O prefeito Valderico Junior (UB) decretou emergência administrativa no município de Ilhéus. Conforme o Decreto nº 329/2025, publicado nesta sexta-feira (31), a decisão levou em conta “o estado de abandono na área administrativa deixado pela gestão antecessora, em que diversos processos licitatórios não foram iniciados e ou concluídos”.
Segundo o gestor, o governo do ex-prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), firmou “contratos municipais com indícios de irregularidades, ilegalidades e atos que configuram ato de improbidade administrativa”.
O prazo da situação de emergência é de 90 dias, podendo ser prorrogado em caso de persistirem os motivos que deram causa ao Decreto. Nesse período, os órgãos municipais estão autorizados a promover contratações emergenciais necessárias à execução dos atos de gestão administrativa, bem como ao funcionamento dos serviços básicos de educação, transporte, infraestrutura, assistência social, dentre outros.
Medida semelhante já havia sido adotada na Secretaria Municipal de Saúde (relembre).