Tempo de leitura: < 1 minuto
.

O comércio de Itabuna cortou 152 postos de trabalho nos oito primeiros meses do ano, segundo levantamento do Sindicom no Ministério do Trabalho e Emprego. Dirigente do sindicato patronal do comércio, José Adauto Vieira disse que o dado preocupa.

O setor é um dos que mais empregam em Itabuna, cidade polo do sul da Bahia. José Adauto lembra da força do comércio local para aceditar numa reversão de quadro. “Esta preocupação não deve ser encarada com pessimismo”.

A julgar pelo crescimento nas vendas em outubro, em torno de 20%, dá para apostar em reversão, desde que boa parte das contratações temporárias de final de ano se convertam em emprego consolidado.

Resposta de 0

  1. O comércio de Itabuna necessita, com urgência, de três coisas: BOM ATENDIMENTO, MAIOR VARIEDADE DE PRODUTOS E PREÇOS ACESSÍVEIS, …!!!

    Do jeito que está, muita gente vai preferir a internet, além das grandes lojas de rede (espécie de comércio predatório para os comerciantes locais, mas que consiste numa coisa inevitável atualmente), …!!!

    Outro dia, juntamente com uma ex-comerciante da cidade (que foi minha colega de escola), fizemos um levantamento e constatamos que é assombrosa a quantidade de lojas locais que fecharam as portas nos últimos anos, …!!!

    Quem quiser, basta lembrar quais eram as lojas tradicionais da cidade, nos mais diversos ramos, e ver quem ainda sobrevive hoje em dia, …!!!

    Além de tudo isso, há muitos aventureiros tirando uma de “comerciante”, de “empresário”. Mais dia menos dia uma loja anoitece funcionando e amanhece fechada, após “dar o tombo” na cidade, …!!!

    Mas como aqui “o muro é baixo”, …!!!

    Não se assustem: É verdade, …, é a dura realidade, …!!!

  2. Sem contar com os “investimentos” feitos pelo poder publico:

    Ruas sujas, esburacadas, mal iluminadas, fedorentas, insegurança pública crescente, demissão de funcionários da Prefeitura, salários atrasados…

    Já pensaram há quanto tempo a situação é esta?
    Não é à toa que o ex prefeito preferiu ir morar em Vitória da Conquista, porque não aguentou morar numa cidade desta!

    Viva, viva, Viva!
    A perseverança dos samaritanos…

  3. Zelão Diz: – É a cara desfigurada de um comércio outrora punjante!

    – “Empresário é aquele, cujo desempenho atual e o desenvolvimento futuro do seu negócio, é fruto do planejamento feito no mínimo a seis meses de antecedência.”

    – “Comerciante, é aquele, que o desempenho atual do seu negócio, é medido pelo resultado do “caixa” do dia anterior.”

    Sem evoluir nos princípios fundamentais do comércio, os antigos “comerciantes” já não conseguem sobreviver em uma economia cada vez mais globalizada e cedem espaço para as grandes empresas e para os aventureiros.

    Paulatinamente vamos perdendo precioso espaço para outros comércios de cidades da Região Sul do Estado, e, assistindo atônitos a invasão das lojas de redes de amplitude nacional. Enquanto isso, nossas entidades ligadas ao comércio, se mostram incapazes de encontrar respostas aos aflitivos problemas estruturais do nosso comércio, a exemplo de: Treinamento da mão-de-obra; pesquisa do mercado regional; marketing de imagem e valorização de conceito da “Marca Comércio de Itabuna”.

    Visto como um comércio que atende mal e cobra caro, nossos empresários (com raras exceções), continuam exergando Itabuna, apenas, até os limites territoriais do município, esqueçendo-se, que ainda somos, o centro geográfico de uma macro região, que congrega cerca de 60 (sessenta) municípios e uma população de cerca de 1,2 mil habitantes e que dispõe da melhor rede de comunicação que nenhum outro município do interior da Bahia, dispõe.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *