Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Itabuna, a cidade campeã brasileira em riscos e falta de perspectiva de vida à juventude, a polícia militar consegue ser irracional.

Confira só este exemplo: de 11h30min às 13h04min desta segunda-feira, seis motos e 12 policiais da Rotam, fortemente armados, aguardavam para fazer a escolta de carro-forte do quilômetro 25 da BR-415, entrada de Itabuna, até a agência central do Banco do Brasil.

Por aqui, dinheiro (de banco) vale mais que vidas.

23 respostas

  1. Nadfa de novidade. Há mais de quatro anos, a PRE e e a ROTAN fazem a escolta da Empresa de Segurança. Pergunta-se: Pagamos duas vezes?
    E a Empresa está pagando aos Comandantes das Corporações Policiais?
    Tá difícil morar no Brasil. Em quem confiar? Tem corrupção aí!

  2. “Um tapa na Cara do Cidadão”

    Quais as atribuições da Polícia Militar?
    Tememos pelo desvio de função. Acreditamos que estamos num emaranhado de corrupção que não desiste de estrangular à cidadania, em prejuízo da vida dos Itabunenes.
    É com tristeza, que percebemos mais um crime contra o cidadão.
    Levantar hipóteses, não nos cabe; julgar, entendemos que a postura da Corporação, já é um pré-julgamento e auto-condenação.
    É o fim da Ética, dos valores e da cidadania. Polícia tomando conta de dinheiro!

    É o fim!

  3. Até que emfim surge uma voz contra essa pouca vergonha, parabens seu pimenta, e mais eles passam por sinais fechados como se fosse uma emergencia para pegar um ladrão e podendo a qualquer hora atropelar um cidadão comun na rua. Isso precisa com urgencia chegar aos ouvidos do governador ao comando geral da PM, ou nosso coronel do 15º batalhão dar uma esplicação aplausivel para nós que estamos carente de segurança. E mais é bom olhar tambem policiais que fazem bico no supermercado meira pois se observarem eles ficam olhando para as pessoas como se todos fossem suspeitos, quando faz a catagem nos caixas eles saem com armas nas maos colocando em risco a vida do cidadão que estar fazendo compras no mercado. Eu não faço mais compras neste mercado.

  4. Caro Senhor!

    Foi isso mesmo que eu li?

    “a polícia militar consegue ser irracional.”

    Quem é você para se dirigir a uma Instituição com com tanto desrespeito, mormente em função do cumprimento sua obrigação constitucional?

    Irracional deve ser aquela que gestou um idiota como você.

    A escolta ao carro de valores vislumbra a inocorrência de fato violento que crie sensação de medo às pessoas, inclusive àquelas que pouco estam se lixando para os índices de homicídio.

    Sua Senhoria já imaginou as consequências de um roubo a um carro forte no centro de Itabuna? Então pense!

    A contrapartida da empresa de segurança é a manutenção da Ranger do Pelotão Especial, colaborando com a segurança de todos.

    O 15º BPM/Itabuna, foi a unidade operacional da PM da Bahia que mais produziu no ano de 2009, saibam todos, apreendemos aproximadamente 300 armas de fogo só em Itabuna, armas estas que deixaram de ser utilizadas para: matar, roubar, furtar ou sabe-se lá mais o que. Certamente se não fossem estas apreensões o número de homicídios teriam sido bem maiores.

    Lave sua boca, ou melhor digira suas palavras antes de lançar seus devaneios midiáticos, tenha um mínimo de compromisso com a verdade e com a informação séria, inclusive não transforme este espaço num pasquim de terceira.

    Nós sequer temos seis motos da ROTAM empregadas num mesmo turno e muito menos 12 PMs neste serviço.

    Da Redação: Os termos usados pelo missivista mostram bem de quem se trata. Eram seis motos. As testemunhas são o blogueiro e mais três pessoas. Aqui, não se fala da escolta, mas da espera – por mais de hora e meia – para um carro-forte!!! Mas aconselhamos que o senhor (que usa codinome, talvez por covardia!) melhore o nível. Essa espera é, sim, irracional, querido!

  5. Não querendo entrar em polêmicas, só tenho uma coisa a dizer:

    No mundo capitalista, o dinheiro vale muito mais que outras coisas, …, inclusive a vida humana, …!!!

    No mundo comunista também, pois a China, que se diz “comunista”, por dinheiro é igual a peru por estrume, …!!!

  6. Caro DAVIDSON!!

    Concordo plenamente com as palavras do colega dirigidas a sua pessoa.O desrespeito com a instituição policial nos remete à um preconceito desmedido e irracional(Não racional; onde a razão não intervém.
    2.Que não raciocina.
    3.Contrário à razão; irracionável, irrazoável).

    O papel da polícia preventiva,consagrada em nossa Carta Magna é preservar e antever o crime a ser cometido através de planejamento e táticas e técnicas operacionais das quais o “Sinhô” desconhece.Planejamento esse que vai desde a comunicação e utilização de armamento e quantidade de policias empregados,estendendo-se a estudo de casos análogos de roubos a carros-forte em outros estados ou cidades.O papel do policial alí é prevenir uma possível ação descontrolada e letal por parte dos criminosos,tendo como vítimas cidadãos que mantêem toda essa estrutura policial.A “PM”=POLÍCIA MILITAR, faz com GARBO e AMOR o seu papel de polícia do povo.Saliente-se,que o dinheiro aqui em questão tão debatido por “Vossa Senhoria” realmente é do banco,protegido por contrato sobre qualquer desvio ou sumiço até o seu destino,mas a VIDA tem valoração inestimável.Antes de criticar qualquer ação de um ente estatal,busque saber,empreenda-se no estudo do assunto,busque respostas junto ao órgão,não tente de forma midiática desqualificar “irracionalmente” tão valoroso serviço,pois vidas de colegas estão alí para proteger a sua no momento em que passou no local.E como bom missivista que és,leve ao povo boa informação,de forma inteligível,imparcial,tratando o assunto com seriedade,fazendo com que o cidadão reflita e não torne-se um alienado da mídia que age com perfídia.Sou policial Militar do 15º BPM e filho desta terra grapiúna,pois daqui sou cria e nunca trairia o meu juramento nem a sociedade a qual faço parte.

    Da Redação: Enquanto isso, Barrigas Azuis e outros do mesmo quilate praticam crimes a torto e a direito. Bairros como São Pedro, tiveram postos da garbosa polícia militar – ou polícia do povo – fechados. O policiamento ostensivo – não com apenas uma viatura nas madrugadas – também não deveria servir para prevenir crimes análogos, prévia e exaustivamente estudados pela corporação que se orgulha de proteger os carros-fortes? Que os proteja. Mas que não deixe que todo esse garbo e amor seja direcionado apenas a esse fim.
    Ademais, nada se fala aqui contra os soldados ou outros militares de menor patente – a menos que estes incorram em ilícitos. O que se critica é a visão estratégica dos comandantes, do que é prioridade, do que merece ou não ser prevenido: o assalto ao carro-forte, cuja empresa detém pessoal e tecnologia para fazer a segurança do sagrado dindin e das vidas de seus homens, ou a população, que morre nas mãos da bandidagem a cada dia.

  7. Engraçado, se ligarmos para informar um assalto, ou que nossa casa esta sendo invadida:

    – Aguarde senhor, uma guarnição está se dirigindo ao local !

    Duas horas se passam:

    – Aguarde senhor, uma guarnição está se dirigindo ao local !

    Quatro horas se passam:

    – Aguarde senhor, uma guarnição está se dirigindo ao local !

    ………………………………………………….

    PM em Itabuna, só serve para fechar bar e escoltar dinheiro do Banco do Brasil !

  8. Eu mesmo presenciei tal situação quando saia da Rádio Nacional por voltas das 13 horas. Eu pensei que era uma mega operação para limpar a cidade dos traficantes, homicidas, assaltantes… quando veio a decepção era uma mera manobra para guardar o dinheiro dos banqueiros. Porque a PM não se queixou da falta de combustível? e da falta de contigente?

    Quando ligamos para o 190 temos que esperar horas para sermos atendidos…Dei um tapa no meu rosto e acordei, afinal meu filho vivemos em uma sociedade meramente capitalista!

  9. Senhor Davidson, assista o Alerta Total é o melhor telejornal para se saber as estatisticas da Pm 15º BPM, lembre perto a policial incomoda distante faz falta.

    Da Redação: Bernardo, quando a PM faz o trabalho dela, nós, do Pimenta, abrimos espaço para tal. Ninguém está acima de qualquer crítica.

    Confira esse link: http://www.pimentanamuqueca.com.br/?p=27894

  10. As vezes a viatura demora de chegar ao local do suposto delito. Porque? Devido a falta de educação da propria população, a cada 10 ligações atendidas 8 são trote. Infelizmente falta educação e concientização dessas mesmas pessoas que cobram.

  11. Vamos botar pimenta nessa muqueca. O negócio é que a “briosa” Polícia Militar é uma cópia dos antigos “capitães do mato”, que viviam de caçar os negros fujões. Com licença dada pelo Estado para matarem à vontade, ela a PM, só protege o patrimônios, e não as vidas humanas. Não temos do que nos orgulharmos dessa Polícia.É vergonhosa a forma arbitrárias que esses policiais abordam pretos e pobres, não importa se trabalhadores, ou não. A cor da pele e o CEP (endereço) do abordado diferenciam as abordagens. A bala tem um peso nas áreas nobres, e outro no subúrbio.

  12. ” A escolta ao carro de valores vislumbra a inocorrência de fato violento que crie sensação de medo às pessoas…”

    Um carro forte na cinquentenario amedronta…
    Um carro forte escoltado por doze policiais amedronta muito mais…

  13. Não sabia que existia PM com amor. Há dois anos liguei para o batalhão para informar que uma mulher estava sendo perseguida pelo marido que queria matá-la a policial que me atendeu perguntou se eu havia bebido, se a mulher a quem me referi havia bebido e o que fazíamos na rua àquela hora. Acabei levando a mulher para minha casa. Com muito amor. De Polícia eu tenho é medo pois tenho filho e amigos e todos somos negros e moradores de periferia.

  14. camarada Davidson

    fique “esperto”! essa turma é dada a retaliações… Conhecemos seu caráter e seu profissionalismo. Tô com vc e não abro.

    axé!!

  15. chame a pólicia no centro da cidade, pra ver se eles aparecem…na rui barbosa mesmo nao aparecem, nem na av.garcia. pos isso nao lavamos boca nenhuma pra falar de vcs seus porcos farDADOS.
    A OBRIGACAO DE CONSERTAR E DAR MANUTENBÇÃO A RANGER E AS MOTOS E DO GOVERNO E NAO DE UMA EMPRESA PARTICULAR. AGORA FICAM AAI FALANDO PALAVRAS DIFICEIS, PRA DAR UMA DE PORRETA. POSITIVO E OPERANTE!!!

  16. É muito preocupante isto. Quem faz segurança aos carros fortes, às agências bancárias não são empresas especializadas em segurança? Que tem a polícia militar em se envolver com tais tarefas?
    Os bandidos estão soltos nas ruas de moto, de bicicleta, e ainda por cima armados. Nós, pobres mortais cidadãos, estamos trancafiados em casas com grades, muros altos e cercas elétricas (para quem pode). Nós pagamos impostos para receber segurança e não para ver a polícia exercendo outras funções que não lhes são atribuídas.Qualquer troca de favores da empresa de valores ou de outras com a instituição militar, a meu ver, não é correto, pois isto cria um vínculo (acho que a polícia tem que ser imparcial). Quando houver algum problema que precise punir a empresa de valores, como ficará a atitude da polícia? Tem policial fazendo segurança particular ou outras coisas que a gente ver denunciadas nos jornais, nas tvs, nas rádios. A instituição militar tem culpa? Desvio de conduta tem em todos os setores da sociedade.Cabe a nós cidadãos cobrar e informar a ouvidoria. Tudo hoje está fácil com a internet e um celular de câmera. Os tempos são outros. Tem coisa que já melhorou muito e há de melhorar mais. Pena que muitos corruptos morrem sem pagar nada.

  17. Concordo com o Davidson.

    Temos um posto da polícia bem na cabeceira da ponte do bairro Conceição, não vejo o tal “planejamento e táticas e técnicas operacionais” para antever o crime a ser cometido. Cadê a PM na Av. Ilhéus / Armando Freire / Juracy Magalhães / Félix Mendonça -apenas para citar alguns lugares preferidos da bandidagem- com o seu Planejamento, a comunicação, utilização de armamento e quantidade de policias a serem empregados, após o estudo de casos análogos de roubos aos cidadãos.
    Também concordo que o papel da policia nas ruas é “prevenir uma possível ação descontrolada e letal por parte dos criminosos,tendo como vítimas cidadãos que mantêem toda essa estrutura policial”, mais uma vez pergunto: cadê vocês quando o cidadão precisa, liga, implora a presença da polícia???.
    Liga pro 190 e pergunta que é o Oficial do dia??? Questiona porque os soldados que estão guardando o Posto Policial, não podem atender a uma chamada, informando que uma mulher está sendo espancada a aproximadamente 300 metros dali?
    Pergunta ao policial que está no posto policial da cabeceira da ponte, porque ele não apreende/retém a motocicleta do motoqueiro que atravessa a ponte de pedestres montada sobre a mesma, e chama a SETRAN? Ele te responde: quem tem que fazer isso são os guardas de trânsito! e por aí vai meus nobres polícias.
    Agora basta disparar o alarme em uma agência bancária, imediatamente, a polícia vai para a porta do Banco.
    Espero que vocês melhorem o Planejamento e as Táticas, aumentem o efetivo, tenham mais viaturas, recebam melhor remuneração e se dediquem mais aos cidadãos que vocês dizem proteger.

  18. Engraçado; no dia de Natal, 25 de dezembro, estava sentado na porta de casa com a mala do carro aberta, com o som baixo e degustando de um bom vinho ai em Itabuna, não sabia que o mesmo ato estava proibido na cidade pois eram apenas 14:00 (a tarde), chegou uma viatura, o policial desceu bem armado e querendo guinchar o meu carro, como se este fosse roubado e eu fosse um bandido,o que me impressiona é da forma qoe os mesmos descem, pois minha única arma era um copo com vinho e o controle remoto de meu som, será que esses policiais despreparados agem assim quando encontram bandidos de verdade? será que agiriam da mesma forma na capital? coitados deles são apenas uns borra botas atrás de uma farda tentando intimidar pessoas de bem.

  19. Caro Davidson,esse tal Sd Neto não podia ser outra coisa senão policial. Com o cérebro obtuso que tem, fica querendo colocar honra onde não existe. O que mais me indigna é perceber que a maioria dos policiais são pretos e pobres, e ainda assim sempre funcionaram como cães de guarda das classes dominantes,(branca,exploradora e corrupta) tomando conta de um patrimônio que nunca vão possuir e desprezando a vida humana. Executam sem piedade, dando vazão ao instinto assassino que Freud indentificou no ser humano, e depois, cinicos, acobertados pelo Estado írresponsável, que não consegue fazer as reformas sociais que devem ser feitas,- nem criam uma polícia verdadeiramente cidadã – dizem que agiram em legítima defesa. Essa política de enfrentamento que o Estado inoperante justifica é muito preocupante. Desculpe voltar ao assunto, mas esse papel assassino que a PM cumpre me deixa apreensivo e revoltado, tanto com o Estado, quanto com esses pobres diabos que , como já disse Raul Seixas em “Ouro de Tolo”, pensam que estão “contribuindo com a sua parte para o nosso belo quadro social”. Abraços

  20. Concordo que sem policia pra controla esse monte de pessoas que anda por aee seria uma desordem total MAS OLHA AEE EM BAIXO

    Aki na minha cidade tem um monte de policial sem ter o que fazer
    como a cidade é uma ‘Merda’ os piliciais ficam zanzando por aee sem ter o que fazer. Quando acontece um briga são os ultimos a chegarem quando todo mundo foi embora vão lah bota banca
    aii quando alguém sai de carro com um sonzinho
    vão lah e so falta mata o cara
    moto então nem se fala so de vc ta andando de moto ja tão em cima
    quando alguém sai da uma volta ficam revistando todo mundo
    e ainda batem sem motivo. Dells
    sera que isso é policia????
    tão aee pra que?? pega bandido ou bate em quem não tem culpa???
    espero que um dia alguem veja isso e de um jeito
    Abraços.

  21. A POLÍCIA BRASILEIRA É TOTALMENTE DESPREPARADA FISICAMENTE, PSICOLOGICAMENTE E O MAIS SÉRIO MORALMENTE.90% DO POVO BRASILEIRO NÃO CONFIA MAIS NA POLICIA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *