Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agerba ‘canetou’ as empresas de ônibus urbano de Itabuna que faziam linha para o Atacadão, no quilômetro 24 da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). A São Miguel e a Cachoeira foram multadas porque faziam transporte na área da loja. Agora, os passageiros de Itabuna que vão às compras no Atacadão têm de andar 500 metros para pegar o ‘busão’ ou esperar ônibus da Rota, o que deixa a viagem mais cara por obrigar o passageiro a toma’r, pelo menos, dois ônibus no retorno para casa.
Há quem veja falta de bom senso por parte da Agerba ao adotar a medida e favorecimento à Rota, que joga solto no sul da Bahia e pouco é incomodada pela agência estadual de fiscalização de transporte. Não custa lembrar que o dono da Rota é Ronaldo Carletto, deputado estadual pelo PP e integrante da base de apoio ao governador Jaques Wagner. Daí que…

21 respostas

  1. Favorecimento à Rota não é novidade!
    Fiz uma denúncia no site da AGERBA contra a Rota porque ela cobra uma tarifa de embarque (R$ 0,50) no ponto de ônibus no centro de abastecimento de Ilhéus. Arquivaram a denúncia! Fiz outra comentando o fato, e perceberam que eu estava acompanhando o processo, aí resolveram desarquivar, mas mesmo assim a Rota continua cobrando a tarifa de embarque!
    Data da Denúncia: 23/03/2010
    Status no Site: Descrição: Informamos que a Procuradoria Jurídica desta agência encaminhou o ofício n° 122/10 à concessionária PAUMA ADMINISTRAÇÃO LTDA, notificando-a quanto a suspensão imediata da cobrança dO TUTE no Ponto Central de Abastecimento, situado no Bairro de Malhado, município de Ilhéus. A Ouvidoria está à disposição para quaisquer dúvidas. Data: 09/06/2010
    E NADA ACONTECEU! Todos continuam pagando a tarifa!
    Quanta inocência! Um simples ofício vai fazer efeito?
    “Eita Brasil véi!”

  2. existe uma questão legal na proibição de transporte coletivo do município de itabuna para o município de ilhéus, principalmente na área de transporte urbano, nem transporte coletivo e nem taxi podem ter pontos fixos em áreas de outros municípios pois o município de itabuna não pode fiscalizar o município de ilhéus e vice versa. agora olha a ironia:
    excetuando a água e o transporte coletivo todos os outros serviços são oriundos de itabuna.

  3. Lamentável o que essa ROTA faz na Bahia. Lamentável a AGERBA também.
    Agora o Atacadão deveria se preocupar com isso, pois diz que vende mais barato então a faixa de clientela não aguenta ir de táxi ou pagar Rota toda hora. Resta a pé? Tenso!

  4. EU JÁ HAVIA FEITO UM COMENTARIO A RESPEITO DO AGERBA.HOJE VOU MAIS ADIANTE, TEM CERTEZA DO QUE ESTOU DIZENDO O AGERBA (DIRETORES E FUNCIONARIOS) SAO FAVORECIDOS PELA EMPRESA ROTA QUE PATROCINA OS AGENTES E POLICIAS QUE EFETUAM AS BLITZ.FORNECENDO ALMOÇO, ESTADIAS, COMBUSTIVEL, DIARIAS E COMISSOES POR APREENÇOES DE VEÍCULOS. INCLUSIVE SEMPLE QUE A GUARNIÇÃO ESTAR NAS RODOVIAS INDICADAS PELA EMPRESA EXISTE UM FUNCIONARIO FISCAL DEDO DURO QUE VAI INFORMANDO OS HORARIOS EM QUE OS TRANSPORTES CLANDESTINOS(PERUEIROS) ESTAO TRAFEGANDO.ESTAS INFORMAÇÕES DEVERIAM CHEGAR AOS ELEITORES PARA SABER QUEM SAO ESSES EMPRESARIOS DA ROTA PRINCIPALMENTE O DEPUTADO RONALDO CARLLETO

  5. Pode até parecer, num primeiro momento, favorecimento à ROTA, mas lei é lei, …!!!
    Se for assim, os coletivos daqui de Itabuna puderem rodar até onde estão situados os atacadões (pois serão dois, dentro em breve), também poderiam transportar os estudantes da UESC, …!!!
    De qualquer forma, foi muito bom isso tudo ocorrer, pois os estudantes podem ganhar força na sua luta, …!!!
    O Vereador Wenceslau se elegeu colocando com bandeira a defesa dos estudantes e funcionários da UESC, …, tá na hora de se manifestar, …, ainda mais que irá pedir voto para o Governador J.W., que é quem poderá soliciar ao pessoal do Governo do Estado que dê un jeito nas coisas, …!!!
    Quanto aos atacadões, …, bem feito, pois quem mandou enviar gente que não conhecia direito a região para escolher a área onde iriam consttuir suas unidades (que deveriam ser na BR 101 e não lá, totalmente fora de mão para quem reside na maioria das cidades do sul da Bahia), …, agora o abacaxi já está pronto (eles que descasquem), …!!!
    Tenho certeza de que o pessoal dos atacadões irão “morder a corda”, pois eles querem, mesmo, é faturar, …!!!
    Dificultar o transporte para quem reside em Itabuna, significa mais ou menos uns 50% de queda das vendas (nem todo mundo tem carro, muito menos poderá pagar taxi, pois a “suposta economia” devido a alguma diferença nos preços irá dissolver na questão do transporte), …!!!

  6. Pode parecer um absurdo, mas a AGERBA está correta em “canetar” as empresas de transporte da vizinha Cidade, vez que o Atacadão situa-se fora dos limites territoriais daquele Município. Portanto, somente uma empresa de transporte intermunicipal poderá explorar tal rota no caso em tela.
    Por outro lado, as empresas de transporte coletivo da Cidade de Ilhéus (BA) deverão acordar e explorar essa nova oportunidade de negócio, extendendo suas linhas Salobrinho até o Atacadão.
    Ademais, a futura praça de taxi deverá ser explorada exclusivamente pelos taxistas da Cidade de Ilhéus (BA). Parece-me que o presidente do sindicato dos taxista de Ilhéus (BA) luta contra sua própria categoria profissional ao ventilar a possibilidade de uma exploração em conjunto com o pessoal da Cidade de Itabuna (BA). É como diz o ditado “atirar no próprio pé” – com todo respeito ao digníssimo Senhor Presidente dos Taxistas, mas o tu és um cabeça de bagre gigantesco. Sugiro, que os taxistas pesquisem no site do Tribunal Superior deste País posicionamento do judiciário acerca deste assunto.
    Sem mais para o momento, agradeço a oportunidade ao tempo em que peço desculpa se ofendo alguém.

  7. Há quem não conheça a legislação! Sem querer defender a Rota, mas empresa de transporte municipal não pode fazer percurso intermunicipal. A competência de autorizar, fiscalizar e cobrar impostos é diferente. A Rota é autorizada e fiscalizada pelo estado e é contribuinte de imposto estadual ( ICMS), enquanto a São Miguel e a Cachoeira são autorizadas e fiscalizadas pela prefeitura de Itabuna e são contribuintes de imposto (ISS) para este municipio. Não podemos esquecer que a loja fica no municipio de Ilhéus.

  8. rapaz, se a são miguel nã0 puder transportar os passageiros de itabuna,,,será no mínimo uma falta de bom senso,,,,,
    confio muito no governo de wagner,,,,,,,e espero q ele acabe com essa bagunça,,,já passou do tempo da ROTA ser responsabilizada pelo péssimo serviço prestado a comunidade,,,,
    o atacadão é praticamente dentro de itabuna,,,,,precisamos pensar no crescimento regional,,,e repito: olharmos com bom senso p/ essa situação

  9. AGERBA AGIU DENTRO DA LEI, POIS O TRANSPORTE COLETIVO DE ITABUNA SÓ PODE OPERAR DENTRO O MUNICIPIO. CASO INVADA OUTRO MUNICÍPIO ESTARÁ FAZENDO TRANSPORTE CLANDESTINO.
    FALTA CAPACIDADE DE DIALOGO DE WESLEY MELO SECRETARIO DE TRÂNSITO DE ITABUNA, JÁ SABENDO DISSO FAZER CONTATO COM A AGERBA E FIRMAR UM CONVÊNIO DE PARCERIA.

  10. Sr. Editor,
    Os Carletos tornaram-se um câncer para o sul e extremo sul da Bahia, no setor sob seus dominio (Agerba, etc…), agem com uma brutal truculência e pervesidade com o povo baiano, e o governador da Bahia aceita as suas malvadeza com estranha passividade.
    Não faz muito tempo Jaques Wagner expulsou a tropa de Toinho Malvadeza que utilizava metodos parecido aos praticados pelos Carleto e atualmente o governador lidera a Bahia com uma saudável forma de fazer politica, aprovado e comprovado pela maioria dos eleitores, esperamos que não se deixe envolver por aliados perniciosos.
    Saudações,
    Pr. Tito Ramos

  11. Então a quem recorrer? Bem que este site deveria fazer um relato mais “apimentado”, pois assim procede em temas digamos menos polêmicos.
    Esta ação trata-se de uma falta de respeito ao contribuinte, somos tratados como meros números, A ROTA presta um péssimo serviço aos estudantes, aos idosos, aos deficientes, enfim a todos… e mesmo assim recebe benefícios inexplicáveis.O dirigentes mudam de opinião política na mesma rapidez que mudam de helicóptero, então o apoio ao governo do estado pode-se classificar de instável, finito e dependente de beneficios.
    Por fim vamos encarar o lado bom, quem não quiser passar por duas vezes pelo “humilhante” irá caminhando, perderá , calorias com peso nas costas, pode sair mais barato que academia.

  12. VIVEMOS ESSE TEMPO TODO SEM ATACADÃO RUMA DE BOBÃO AGORA VAÕ CRIAR CONFUSÃO PODEMOS SIM NEM DAR BOLA PRO ATACADÃO ATE RIMOU RUMA DE BOBÃO……………………………….
    A sim a ROTA é podre pessima ……………………

  13. eu fiz uma viajem de Ubaitaba a Itabuna,embarquei no onibus da rota,chegando em Itajuipe,falei com o motorista que o onibus nao tinha banheiro,que iria ao banheiro da agencia,paguei 0,50 pra ir ao banheiro e quando voltei o onibus mnao se encontrava mas,denuciei o fato a agerba
    tomaram o meu nome endereço telefone,eu dei o nome do motorista,numero do carro,que fazia a linha Ibirataia a Itabuna,diseram que iam entrar em contato comigo pra mim resacir o valor que havia pago,ja fez um ano ,ate hoje eu espero,mora em jequie,a cidade sol é uma empresa do mesmo grupo as vezes viajo pra vitoria da conquista que fica a 153 km de jequie,90% dos onibus da cidade sol que faz esta linha nao tem banheiro,reclamei com a agerba a resposta é que o orgao so exigem carro com banheiro no percuso acima de 200 km,eu acho que deveria ser pelo tempo de viajem ,pois este percurso é feito pelaas outras empresa em 2:50 mas a cidade sol faz em ate 4:00 ak na cidade tem um camarada que é ouvidor da agerba o Eweton almeida,fale com ele por telefone e pessoalmente sobre os dois fatos ocorridos,ate hoje,depois fiquei sabendo que o mesmo estava na mesma quadrilha do antonio lomanto do irmao do grupo da rota que estavam envolvidos na maracutaia da agerda.agora eu pergunto sera que temos em quem confiar.

  14. Afinal de cobtas quem manda no transporte municipal é a Argeba ou o prefeito? Tá na hora dos prefeitos de Ilhéus e Itabuna se unirem e dar a resposta a sociedade, afinal de conta os salários deles quem paga somos nós. A AGERBA tá fazendo isso porque acha que no nosso município não tem prefeito.

  15. É lamentavel a situação do transporte publico em nossa região!todos os feriados é a mesma história ônibus lotado e gente até o teto!!!as empresas Rota e Cidade Sol(a mesma coisa) promovem um verdadeiro desrespeito a vida dos passageiros, e ninguém(AGERBA) faz nada!!!os onibus para o Salobrinho são ainda piores!!!não cumprem intinerários e estão sempre hiperlotados,a varios anos estudantes e moradores pedem uma solução!
    Tenho certeza que agora por interesses comércias de um grande grupo(Carrefour),as “autoridades” terão de tomar providencias.
    Já passou da hora desse monopolio acabar isso é uma vergonha para a Bahia!

  16. Itabuna e Ilhéus estão na ROTA do retrocesso.
    Se os administradores de ambas as cidades tivessem um pouco de bom senso criariam um órgão executivo responsável pela administração da região metropolitana de Ilhéus, ou a “Grande Ilhéus”.
    Isso acabaria com as brigas intermunicipais, com o monopólio da derROTA, com as disputas entre os serviços e outras tantas coisas aqui na região.
    Mas as picuinhas entre ambos os municipios e a politicagem aqui existente não permite isso.
    Contentai-vos com vossa situação.
    Todo e qualquer esforço aqui é energia gasta em vão.

  17. Isso é uma vergonha, em pleno século XXI e as pessoas ainda não sabem defender seus direitos, enquanto essa gente disputa de quem é o trajeto entre Itabuna/Atacadão/Ilhéus, quem sofre com tudo isso são os consumidores que acham estar levando vantagem em se deslocar até o Atacadão pra comprar mais em conta quando no frigir dos ovos paga mais caro do que se comprasse em qualquer um dos supermercados existentes na nossa cidade (Itabuna). É isso mesmo que eles querem, fazer o povo de fantoche, manipulando como eles bem quer e entende, pq na verdade a luta é por quem vai levar mais nessa ou quem vai dominar o trafego, o povo é quem se ferra. Quanto os ilheenses, já q o Atacadão pertence ao municipio de Ilhéus q vcs façam um bom proveito cambada de ignorantes, estupidos. Gostaria de lembrar pra essa gente que é ano politico e os interesses de vc esta em alta, então seria bom que vc tivesse ao menos um pouco de bom senso e pensasse nesse assunto com mais atenção, já que estamos no inferno vamos abraçar o capeta, pois quem tem bom senso irão dar a resposta pra vcs nas urnas. No mais é só.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *