Tempo de leitura: 2 minutos

Estudo internacional com participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) revela um mecanismo que explica o motivo pelo qual ocorrem as reinfecções de covid-19. Testes em laboratório mostraram que a variante Gamma, anteriormente conhecida como P.1, originada no Brasil, é capaz de escapar dos anticorpos neutralizantes que são gerados pelo sistema imunológico a partir de uma infecção anterior com outras variantes do coronavírus.

Os pesquisadores destacam, no entanto, que os resultados foram obtidos in vitro, ou seja, em laboratório. Além disso, o estudo não inclui outros tipos de resposta imune do organismo, como imunidade celular. “É fundamental entender que pessoas infectadas podem ser infectadas novamente”, aponta William Marciel de Souza, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, primeiro autor do artigo. O trabalho foi publicado como artigo na revista científica The Lancet em 8 de julho.

Foram analisadas amostras do plasma de pacientes que tiveram a doença, e também de pessoas imunizadas pela vacina CoronaVac. “A pesquisa mostra que pessoas que foram vacinadas ainda estão suscetíveis à infecção, se você tomou a vacina continue usando máscara, continue com distanciamento social, continue usando as medidas de higiene para evitar a transmissão para outras pessoas”, aconselha o pesquisador.

Souza lembra que os estudos clínicos mostram a eficiência da CoronaVac contra formas graves da doença, reduzindo internações e mortes. “A vacina não é contra infecção, infecção pode acontecer a qualquer momento, com qualquer vacina, o objetivo da vacina é contra a doença, a forma grave, da pessoa morrer, ter sequelas graves.”

OUTROS ESTUDOS

O pesquisador citou outro estudo que analisou casos de covid-19 em idosos moradores de um convento e uma casa de repouso. Ele aponta que, embora os locais fossem pouco movimentados, o vírus entrou nessas moradias e infectou as pessoas com mais 70 anos que estavam vacinadas. “Mesmo com idade bem avançada quase todos foram assintomáticos ou com sintomas leves, não precisaram de hospitalização. Isso mostra a importância das vacinas.”

Sobre a variante Delta, Souza aponta que os estudos também vêm demonstrando a proteção contra formas mais graves da doença. “Mesmo locais com alta taxa de vacinação, por exemplo os Estados Unidos, em que hoje a Delta é a linhagem mais dominante, o número de mortes e hospitalizados não aumentou mesmo com a introdução dela.” Informações Agência Brasil.

Diretor da Conder prometeu iniciar obra de pavimentação da Concha
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Gonçalves Trindade, em Salvador, para a entrega da documentação referente ao convênio de pavimentação do bairro da Concha. A obra, solicitada pelo prefeito Antônio de Anízio, será executada pro meio de convênio firmado entre a Conder e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS). A obra é considerada, também, de forte apelo turístico.

Durante a reunião, o prefeito reforçou que a Concha é das regiões mais visitadas pelos moradores e turistas e onde estão concentrados muitos empreendimentos, principalmente turísticos. José Gonçalves Trindade assegurou que agilizará todo o processo para que as obras sejam iniciadas o mais breve possível, considerando que a reurbanização das ruas da Concha vai melhorar muito mais o turismo da cidade.

Como parte desse trabalho, deverão ser realizados os serviços de pavimentação em blocos intertravados da avenida Jacarandá e das ruas Hibisco, Bromélia, Hortência, Peroba, Pequi Roxo, Pequi Capoeira e Pequi Caxête, no bairro da Conchas do Mar. A reunião contou com a participação dos secretários municipais de Turismo, José Alves, e de Administração, Marcos Vinícios Japu, e do secretário executivo do CDS-Litoral Sul, Luciano Veiga.

Área de 208,5330 hectares fica à margem da BA-262, no trecho entre Ilhéus e Uruçuca
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus declarou de utilidade pública, para desapropriação em regime de urgência, uma área de 208,5330 hectares onde será implantada a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O terreno fica na margem esquerda da BA-262 (Rodovia Ilhéus-Uruçuca), conforme o Decreto 076/2021.

Publicado na última quarta-feira (20) no Diário Oficial Município, o decreto informa que as despesas decorrentes da desapropriação serão cobertas pelo próprio município, no entanto, excepcionalmente, poderão ser pagas pela concessionária do empreendimento, a ZPE Bahia S/A.

Levantamento que ilustra o memorial descritivo da área

O memorial descritivo da área acompanha o decreto – confira aqui (a partir da página 29).

Mineradora em Itagibá exporta mais de 60 mil tonelada de níquel para a China || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Atlantic Nickel, empresa brasileira produtora de níquel sulfetado no município baiano de Itagibá, chegou à marca de 60,3 mil toneladas de concentrado de níquel exportadas em 2021. A marca foi atingida no último domingo (18), quando concluída exportação de mais 11 mil toneladas do minério do Brasil para a China. O volume está próximo do total produzido no ano passado, 67,7 mil toneladas.

Conforme a empresa, “o panorama é um indicativo significante de que o níquel se torna, cada vez mais, um recurso fundamental em escala mundial, como solução sustentável para adoção de fontes de energia limpa, que substituem a combustão e reduzem a emissão de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente”.

Minério é exportado por terminal portuário de Ilhéus

A mina da Atlantic Nickel em Itagibá, no sul da Bahia, situa-se entre as maiores minas de níquel sulfetado a céu aberto do mundo e a única deste segmento em operação no Brasil. A empresa informou ter descoberto novo depósito de níquel no mesmo cinturão geológico, a apenas 26 quilômetros da atual mina, a Santa Rita.

Dados são do Mapa da Inadimplência, elaborado pelo Serasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Brasil tem cerca de 62,5 milhões de consumidores inadimplentes, de acordo com a última edição do Mapa da Inadimplência, divulgado pelo Serasa. O estudo abordou a situação dos brasileiros no mês de maio. O número divulgado é 0,7% menor do que o verificado no mês de abril, quando o indicador estava em 62,98 milhões.

A quantia média de cada dívida atingiu a marca de R$ 1.162,43, superando o salário mínimo. Ainda segundo o Mapa, entre os brasileiros inadimplentes, cada um deve, em média, R$ 3.937,98.

O maior volume de dívidas está na categoria bancos/cartão, representando 29,7% dos mais de R$ 211 milhões de débitos. Em seguida, estão as contas de luz, água e gás, com 22,3%. As compras no varejo representam 13% das dívidas dos brasileiros.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (23), atualização do decreto estadual 20.585, que estabelece normas e medidas restritivas na Bahia em virtude da pandemia do novo coronavírus. A principal mudança é no horário do toque de recolher, que começa a partir de 1h da madrugada até as 5h, a partir desta sexta. A medida valerá até 6 de agosto.

Como consequência, a circulação do transporte metropolitano está permitida até 1h30, voltando a funcionar às 5h. Já o funcionamento do ferry boats será interrompido das 23h às 5h, também até 6 de agosto.

O decreto estadual manteve a proibição de shows e festas, sejam elas públicas ou particulares, independentemente do número de participantes. Também continua autorizada a realização de atividades e eventos com até 100 pessoas.

Os eventos com até 200 pessoas poderão ocorrer somente nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%. Não houve mudança em relação a outros pontos do decreto, originalmente publicado em 8 de julho.

Equipe do "Bom Dia Interativa", que estreia neste sábado (24) na Interativa FM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ederivaldo Benedito, Bené, está de volta ao rádio. A partir do próximo sábado (24), ele comandará o Bom Dia Interativa, na Interativa FM, de Itabuna, das 8h às 10h. A proposta, afirma, é produzir conteúdos jornalístico dando destaque ao dia a dia das cidades, orientação com matérias de serviço e opinião.

“A proposta é dinamizar o rádio sul-baiano e ampliar a comunicação com o público. As emissoras levam a informação quase que de imediato e a Interativa, por meio do programa, levará aos ouvintes, no início das manhãs dos sábados, informação de qualidade. Notícia bem apurada, com credibilidade, não confunde o ouvinte e ele confia”, afirmou Bené. O Bom Dia Interativa é produzido pela empresa AM3-Consultoria & Assessoria.

O programa trará reportagens, entrevistas ao vivo e participação do ouvinte. Terá comentários do radialista e analista político Jairo Araújo,e a participação do advogado Andirlei Nascimento, ex-presidente da OAB de Itabuna, que apresentará o Quadro “Direito & Cidadania”. O operador de áudio é Cosme Denílson, o “Incarcadinho”.

“O Bom Dia vem movimentar, ainda mais, as manhãs dos ouvintes aos sábados com uma proposta diferenciada”, disse o coordenador-geral da Interativa FM, Jorge Lopo. Ao afirmar que a emissora está em fase de renovação na sua programação, Jorge Lopo lembrou que, no último dia 17, iniciou esse processo de mudanças. “O público aceitou com muito carinho as estreias e, no próximo sábado, não será diferente”, garantiu. Uma das estreias da semana que passou foi o Cola na Manu, apresentado por Manuela Berbert, Tarcila Vieira e Alano Gomes.

Contos serão apresentados neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os contos da Cia Esbórnia de Teatro serão apresentados neste sábado (24), a partir das 18 horas. O público poderá conferir os contos “De onde vem a água” e “A Lenda do dia e da noite”, que integram o projeto Caminhos Indígenas em Cordel. A transmissão acontecerá no canal www.youtube.com/ciaesborniadeteatro. A classificação indicativa é livre e, após a contação de histórias, haverá bate-papo com o elenco.

Os contos apresentados pela Cia Esbórnia são inspirados em lendas indígenas dos povos Panará, Kuikuro e Karajá. A adaptação para a Literatura de Cordel foi feita por Márcia Mascarenhas, que também integra o elenco com Karoline Vital e Maurício Lima, diretor artístico. A trilha sonora original foi composta por Danilo Nascimento, diretor musical, executada em parceria com Nanda Conegundes.

O projeto Caminhos Indígenas em Cordel tem apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Polícia diz que companheira matou vereador "Beto Cicatriz"
Tempo de leitura: 2 minutos

Agentes da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e da Delegacia Territorial (DT) de Alagoinhas prenderam, nesta quinta-feira (22), uma mulher de 52 anos,  acusada pela morte do vereador de Irará José Roberto Alves de Oliveira,58. A pessoa detida era companheira do político. “Beto Cicatriz”, como era conhecido, foi assassinado no dia 11 deste mês.

De acordo com a Polícia Civil, a relação do vereador com sua parceira era muito tumultuada e repleta de brigas – inclusive em relação a uma propriedade rural do político. Ao iniciarem as investigações, as unidades obtiveram a informação de que, na madrugada do crime, ela e um homem saíram de um condomínio em Arembepe em direção à zona rural de Irará – o que foi confirmado por imagens às quais os policiais tiveram acesso.

A investigação mostrou as contradições no depoimento da mulher dias antes. “Ela alegou estar em casa na data do crime e que tomou conhecimento do crime por meio de uma ligação telefônica. O homem apontado como comparsa na empreitada criminosa desapareceu, o que reforçou as suspeitas. Após outras diligências que confirmaram o envolvimento de ambos, foram pedidos os mandados de prisão temporária”, explicou o coordenador da 2ª Coorpin, delegado Fábio Santos da Silva.

HOMEM ENTROU NA CASA DA VÍTIMA COM AJUDA DE MULHER

O policial conta que a investigação se iniciou no dia do homicídio. “Equipes da 2ª Coorpin se deslocaram ao local e colheram as informações. Chegando lá, a gente teve a informação de um carro preto que participou do crime. Após a identificação da placa do veículo, descobrimos toda a trajetória dele, desde o horário em que ele saiu”.

Segundo o delegado, a então companheira de “Beto Cicatriz” autorizou a entrada do comparsa, agora foragido, no condomínio, e saiu com ele no carro. “O tempo do retorno do carro ao condomínio condiz com o tempo de viagem do local do crime ao condomínio. Temos uma vasta documentação em provas que denotam a participação dos dois no homicídio”, disse o delegado, que informou ainda que a suspeita exerceu o seu direito de permanecer calada.

Atletas brasileiros participam da abertura dos Jogos Olímpicos
Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta sexta-feira (23), os olhos de boa parte da população mundial estarão voltados para a cidade de Tóquio. Após o adiamento de um ano por causa da pandemia da covid-19 e ameaças de cancelamento, a 32ª edição da Olimpíada de verão ter á a abertura oficial a partir das 8h (horário de Brasília) no Estádio Olímpico de Tóquio.

Pela primeira vez na história, as cerimônias de abertura e encerramento, assim como as competições na capital do Japão, não terão a presença de público. A decisão de proibir espectadores foi tomada por conta da decretação do estado de emergência em Tóquio até o final das competições até 8 de agosto, e em meio a críticas de autoridades de saúde do país e rejeição da população à competição.

Os Jogos de Tóquio são a primeira Olimpíada da era moderna a ter um adiamento. Desde 189 (quando foram realizados os Jogos Olímpicos de Atenas), três edições foram canceladas: as Olimpíadas de Berlim em 1916 (que não foi realizada por causa da 1ª Guerra Mundial), as Olimpíadas de Helsinque em 1940 e as Olimpíadas de Londres em 1944 (ambas canceladas por causa da 2ª Guerra Mundial).

É a segunda vez que Tóquio recebe os Jogos Olímpicos: a primeira foi em 1964, com 5.151 atletas de 93 países. Um dos momentos mais marcantes daquela edição foi o acendimento da pira olímpica: quem fez as honras foi Yoshinori Sakai, nascido em dia 6 de agosto de 1945, em Hiroshima – no mesmo dia que a bomba atômica devastou a cidade.

Além da proibição de venda de ingressos, algumas delegações (incluindo a brasileira) deverão enviar menos atletas para a cerimônia em que a Pira Olímpica é acesa.

Leia Mais

Vilas-Boas comemora decisão da Justiça Federal
Tempo de leitura: 2 minutos

Até esta quinta-feira (22), 202 municípios baianos não registraram óbitos decorrentes da Covid-19 no mês de julho. Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, isso é uma vitória para a sociedade e reflexo da imunização.

“A Bahia ultrapassou a marca de 6 milhões de vacinados com a primeira dose ou dose única de imunizante contra a Covid-19. Isso representa mais de 53% da população baiana com 18 anos ou mais. Outros indicadores positivos se apresentam, como uma queda de até 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, quando comparado os meses de março e junho deste ano”, destaca Vilas-Boas.

Na avaliação do titular da pasta da Saúde da Bahia, “os dados comprovam a eficácia da vacinação, mas isso só está sendo possível graças ao planejamento estadual na aquisição de insumos para a aplicação das vacinas e a logística de distribuição em até 24 horas para os 417 municípios. Os gestores municipais também estão de parabéns ao criarem estratégias para vacinar rapidamente”.

Confira abaixo a lista completa dos municípios que não registraram óbitos relacionados à Covid-19.

Leia Mais

Atendimento está marcado para a tarde desta sexta-feira, a partir das 13h30min, na sede da Rede de Frios do município (antigo Sesp)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os bancários que atuam em Itabuna vão ter nova oportunidade de se vacinar contra a Covid-19. O atendimento ocorrerá na tarde desta sexta-feira (23), das 13h30min às 15 horas, na sede da Rede de frios da Secretaria Municipal de Saúde (antigo Sesp), localizada na Avenida Inácio Tosta Filho.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Itabuna, para receber a vacinar o trabalhador deve apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e cópia do contracheque ou da Carteira de Trabalho.

Construção civil puxa crescimento da economia no estado, aponta estudo || Foto Clodoaldo Ribeiro/Secom-Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia deve crescer 4,6% em 2021, segundo estimativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Um estudo elaborado pela instituição aponta melhora nos três setores da economia neste ano. O percentual de crescimento é elevado porque a base de comparação é a do ano de 2020, quando o PIB do estado recuou 3,4% em decorrência da pandemia de Covid-19.

O Relatório Técnico Estimativas do PIB da Bahia – 2021 aponta que o setor que deve apresentar maior crescimento é o de serviços, com alta de 6%, influenciado pela recuperação do segmento do comércio.

De acordo com o estudo, o setor industrial deve crescer 0,6% em relação ao ano passado, influenciado positivamente pela construção civil, que tem alta estimada de 7,5%.

A indústria extrativa também deve contribuir positivamente para o setor industrial baiano em 2021. O relatório da Fieb prevê crescimento de 13,7%, justificado pelo cenário externo favorável, com alta de preços das commodities minerais.

Por outro lado, a indústria de transformação deve registar queda de 5%, impactada negativamente pelos segmentos de refino e produção de automóveis.

Já outros segmentos industrias importantes, como o químico, a metalurgia e a fabricação de calçados, por exemplo, devem apresentar recuperação da atividade em 2021.

Confira o estudo completo.

O presidente Jair Messias Bolsonaro e sua frase mais sincera: "Eu sou do Centrão"
Tempo de leitura: 2 minutos

Na metáfora batida do campo político como tabuleiro de xadrez, Bolsonaro é aquele peão dobrado no canto, que, ignorado pela estratégia adversária, avança até a casa de promoção: a Presidência da República.

Thiago Dias

O samba Reunião de Bacana, composto por Ari Alves de Souza e Bebeto Di São João, ganhou uma famosa paródia do general Augusto Heleno, em 2018, quando o deputado Jair Bolsonaro vendia, com sucesso, a imagem de que era um político antissistema.

Naqueles tempos, com boa parte da classe política manchada pelas revelações da Operação Lava Jato, interessava ao candidato dizer que não fazia parte do jogo, mesmo estando nele há três décadas. Com o senso de humor e a afinação musical dos generais, Heleno cantou: “Se gritar ‘Pega Centrão!’, não fica um, meu irmão”.

Na boca de um general, a paródia trazia a mensagem de que Bolsonaro não governaria com o toma lá da cá do presidencialismo de coalizão. Afinal, tinha ao seu lado os melhores quadros políticos do país, os militares, a exemplo do general Eduardo Pazuello, especialista em logística em tempos de crise. Sem falar no ilustrado Posto Ipiranga, Paulo Guedes, fiador de Jair nos negócios com o mercado. 

Com esse time de notáveis, quem precisa do Centrão? Candidatos pretensamente outsiders não precisam, mas presidentes fracos, certamente.

Bolsonaro sabe disso e se pôs a listar as legendas pelas quais passou na sua longa estadia na Câmara dos Deputados. “Centrão é um nome pejorativo. Eu sou do Centrão, eu fui do PP metade do meu tempo, fui do PTB, fui do então PFL. No passado, integrei siglas que foram extintas, como PRB, PPB. O PP, lá atrás, foi extinto. Depois, nasceu novamente da fusão do PDS com o PPB, se não me engano”, discorreu o presidente, nesta quinta-feira (22), em entrevista à Rádio Banda B de Curitiba.

Esse foi um dos raros momentos de explanação sincera de Bolsonaro em público. Quando disse “Eu sou do Centrão”, afirmou duas verdades. Primeiro, a de que o antigo deputado falastrão sempre fez parte do clube ironizado por um Heleno que não existe mais. Mesmo distante do centro das decisões sobre o destino do país, tinha lá seus cargos de assessoria para rachar com amigos, apartamento funcional para comer gente, diárias, passagens de avião e um belo salário.

Na metáfora batida do campo político como tabuleiro de xadrez, Bolsonaro é aquele peão dobrado no canto, que, ignorado pela estratégia adversária, avança até a casa de promoção: a Presidência da República.

A segunda verdade é que Bolsonaro é do Centrão não só por sempre ter estado lá, como membro insignificante do clube, mas também porque passou aos antigos correligionários o comando do seu governo. Na Casa Civil, caberá ao futuro ministro Ciro Nogueira (PP-PI) administrar o orçamento de R$ 12 bilhões para emendas parlamentares de autoria secreta. Enquanto isso, na Câmara, Arthur Lira (PP-AL) continua sentado numa pilha de petições de impeachment.

Thiago Dias é repórter e comentarista do PIMENTA. Este comentário não representa, necessariamente, a opinião do site.

Segundo a Polícia Civil, crimes ocorreram no ano passado, no bairro Nossa Senhora da Vitória
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (21), em Ilhéus, investigadores da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam um homem de 23 anos suspeito de tentar matar três pessoas. Segundo a Polícia Civil, as tentativas de homicídio ocorreram no bairro Nossa Senhora da Vitória, no ano passado, e têm relação com a rivalidade entre traficantes de drogas.

No dia 20 dia agosto de 2020, um homem foi atingido por 21 disparos de arma de fogo no bairro. No mês seguinte, a irmã dessa vítima também sofreu um atentado a tiros. O jovem preso ontem é suspeito de ser o autor dos dois crimes. A Polícia não deu informações sobre o terceiro caso com o qual ele teria envolvimento.

O delegado Helder Carvalhal de Almeida, do Núcleo de Homicídios da 7ª Coorpin, explicou que o suspeito agiu para retaliar ações de outras quadrilhas criminosas.

“Sabemos que um comparsa dele já foi preso no final de 2020, pela Polícia Militar. Vamos continuar atuando para efetuar outras prisões”, concluiu o delegado.