Caminhão desgovernado destrói muro e portões de residências no Castália || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um caminhão desgovernado transportando madeira causou acidente com destruição de parte de dois imóveis residenciais no bairro Castália, em Itabuna. O acidente ocorreu por volta das 8h30min desta terça-feira (30), na ladeira da Segunda Travessa Henrique Alves.

O veículo perdeu tração e, desgovernado, voltou de ré já na metade da ladeira. O caminhão somente parou quando atingiu o muro e arrancou portão de dois imóveis residenciais.

Uma equipe da Secretaria de Transporte e Trânisto (Settran) foi acionada para registro da ocorrência e ordenar o tráfego no local. O acidente não deixou feridos, causando apenas prejuízos materiais.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Unidade do SineBahia em Itabuna funciona no Shopping Jequitibá, na Beira-Rio
Tempo de leitura: 3 minutos

Quatro dos principais municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Jequié oferecem 169 vagas de emprego e de estágio remunerado pelo SineBahia nesta terça-feira (30). As oportunidades são em vários setores da economia.

De acordo com o SineBahia, há 91 vagas em Jequié, 31 em Eunápolis, 25 em Ilhéus e 22 em Itabuna. A relação completa de vagas por cidade pode ser consultada mais abaixo.

Os interessados devem procurar o SineBahia ainda hoje. O serviço funciona até as 16h em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis. O expediente em Jequié estende-se até as 17h.

Para o cadastramento, necessário apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE FICA O SINEBAHIA

A unidade SineBahia no município de Itabuna fica no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), bairro Góes Calmon. Já a unidade de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro.

O SineBahia em Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, próximo à Policlínica Regional, no Mandacaru. Em Eunápolis, o atendimento é na Rua 5 de Novembro, no Centro. As vagas anunciadas para hoje podem ser conferidas abaixo, por cidade.

Leia Mais

Prefeitura de Itabuna terá que demitir mais de 300 servidores não concursados || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna anunciou, nesta segunda-feira (29), o desligamento de 316 servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde. Eles ingressaram no serviço público sem processo seletivo ou concurso, contrariando a lei. A medida atende a uma determinação da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna, nos autos de Execução nº 8007899-10.2024.8.05.0113.

A justiça determinou o encerramento dos contratos temporários a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que renovou a Recomendação Administrativa n.º 005/2025. O MP-BA já havia recomendado a nomeação dos candidatos aprovados em Concurso Público Municipal, bem como a substituição dos contratos precários por contratos regularizados por meio da realização do processo seletivo simplificado, especialmente no âmbito da Secretaria de Saúde.

Além disso, o Ministério Público fez advertência de que, dentre outras penalidades, o não cumprimento da Recomendação poderá ensejar a propositura de ação civil por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Augusto Castro (PSD). O Decreto nº 16.589 determinando o desligamento dos contratados foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município  desta segunda-feira.

No decreto, o prefeito Augusto Castro estabelece que as funções que necessitarem de preenchimento após a rescisão das contratações temporárias, deverão ser imediatamente comunicadas à Secretaria de Gestão e Inovação. A pasta avaliará a prioridade para regular preenchimento por meio das convocações do cadastro reserva do Processo Seletivo n.º 001/2025”. Acesse o Diário Oficial do Município aqui.

Coutinho comemora seu primeiro gol pelo Mundial Sub-20 || Foto Divulgação FIFA
Tempo de leitura: 2 minutos

O jogador itabunense Rafael Coutinho foi um dos destaques na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-20, na noite de domingo (28), no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. O meio campista foi autor de um dos gols no empate de 2 a 2 com o México pelo Grupo C. Luighi marcou o segundo gol do Brasil, que saiu perdendo, empatou, virou, mas vacilou no final da partida.

Além de marcar o primeiro gol da Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 deste ano, Rafael Coutinho participou das principais jogadas da equipe, que volta a campo na quarta-feira (1º), às 20h, para enfrentar Marrocos, no Estádio Nacional do Chile, em Santiago.  “Só tenho agradecer a Deus pela oportunidade. Feliz pelo gol. Vamos Brasil!”, publicou o jogador na sua rede social.

As outras duas seleções do Grupo C são Marrocos e Espanha. Antes da estreia do Brasil, Marrocos venceu a Espanha por 2 a 0, também no Estádio Nacional de Santiago. Classificam-se às oitavas de final do Mundial Sub-20 os dois primeiros de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados dos seis grupos.

O Brasil saiu atrás do placar. Quando pressionava o adversário, a equipe foi surpreendida por um ataque certeiro do México, aos 9 minutos do primeiro tempo, com gol de Domínguez. A Seleção Canarinho chegou ao empate aos 21 minutos de jogo, num chute forte de Coutinho, de esquerda, de fora da área.

JOGO SEGUIU INTENSO

No segundo tempo, o México teve mais intensidade nos minutos iniciais e levou perigo à meta brasileira muitas vezes. Mas foi o Brasil quem quase marcou o segundo  gol. Aos 26, em jogada que começou com Coutinho, Gilberto cruzou da direita e, após uma dividida de Erick Belé com um zagueiro mexicano, a bola bateu na trave.

O lance antecedeu o gol da virada, aos 30, num toque de categoria de Luighi depois de uma cobrança de lateral. Ele se antecipou à marcação e encobriu o goleiro do México. Mas, aos 40 da etapa final, o Brasil levou empate, com Uchoa, de cabeça, após cobrança de escanteio.

Serviços de zeladoria chegam à rua Rua Presilino Azevedo, na Conquista || Foto Nadson Carvalho
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus promove serviços de roçagem na rua Presilino Azevedo, conhecida como Rua das Flores, na Conquista, e também no Salobrinho. A iniciativa visa melhorar a mobilidade urbana, a limpeza pública e a qualidade de vida dos moradores.

Os trabalhos incluem corte do mato, limpeza das calçadas e recolhimento de resíduos, garantindo mais segurança para pedestres, ciclistas e motoristas que circulam pelas localidades. Além disso, a ação contribui para a preservação do espaço público e para o combate a focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue.

De acordo com a Prefeitura, ações como esta fazem parte de um cronograma contínuo de manutenção e conservação da cidade, com o objetivo de manter Ilhéus cada vez mais limpa, organizada e segura para todos.

Auxílio de R$ 100 será pago mensalmente a alunos do Ejai || Foto PMC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Coaraci liberou o primeiro pagamento do auxílio financeiro para os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). O benefício foi fixado em R$ 100 por mês. Com o pagamento retroativo, os estudantes receberam R$ 400, referentes a quatro meses.

De acordo com a gestão municipal, o incentivo financeiro é um investimento direto na permanência e no sucesso escolar dos alunos, muitos dos quais conciliam os estudos com o trabalho e outras responsabilidades familiares. O dinheiro ajudará os estudantes com despesas de transporte e material escolar.

Para o prefeito Milton Dias, Miltinho (PSD), a medida reflete o compromisso de seu governo com a valorização do ensino público. “A educação é o maior investimento no futuro da nossa cidade. Com esse apoio, estamos incentivando nossos jovens e adultos a seguirem firmes na caminhada dos estudos, construindo juntos um novo tempo para Coaraci”, acrescentou.

Conforme a Prefeitura, ação reforça a política de inclusão e valorização da educação no município, ampliando as oportunidades para quem busca retomar ou concluir a formação escolar básica.

O presidente Lula na abertura de conferência, hoje (29), em Brasília || Foto Antônio Cruz/ABr.
Tempo de leitura: 3 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (29), a lei que amplia a licença-maternidade e o salário-maternidade quando mãe ou bebê ficarem internados por mais de duas semanas por complicações após o parto. Assim, o afastamento se estenderá por 120 dias após a alta, descontando-se o tempo de repouso anterior ao parto, caso haja.

O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e também a Lei de Benefícios da Previdência Social para que o salário-maternidade seja pago durante o período de internação e por mais 120 dias após a alta, também descontando-se o tempo de recebimento do benefício anterior ao parto, se for o caso.

Hoje, a prorrogação de ambos os benefícios já é amparada por jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula participou da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que segue até quarta-feira (1º/10), em Brasília, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

Leia Mais

Abertura de propostas de licitação está marcada para 15 de outubro || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus publicou edital de concorrência pública eletrônica para a contratação de empresa especializada na execução dos serviços continuados de coleta convencional e conteinerizada de resíduos sólidos domiciliares, comerciais, públicos e industriais, além da limpeza de feiras livres, vias públicas e praias.

O aviso de licitação está publicado na edição desta segunda-feira (29) do Diário Oficial da União. O critério de julgamento será o de menor preço global. A sessão de abertura das propostas está marcada para o dia 15 de outubro, às 9h.

Atualmente, a coleta de resíduos sólidos de Ilhéus está a cargo da empresa FG Soluções Ambientais, contratada em 2021, ainda na gestão do ex-prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD). O terceiro e último aditivo contratual foi firmado em dezembro passado, com prazo de 12 meses, a um custo de  R$ 1.235.378,68 por mês, totalizando R$ 14.824.506,33.

Atividade será transmitida no canal do IAT no YouTube || Foto Suâmi Dias/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promove, nesta terça-feira (30), às 16h, uma live sobre segurança nas escolas, no canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A atividade é voltada para funcionários de segurança, porteiros, apoio e técnicos administrativos da rede pública estadual de ensino.

O tema do evento é “Escola, espaço de cuidado e proteção” e visa formar, preparar e instrumentalizar as equipes das unidades escolares com a entrega de protocolos; sistemas de monitoramento; e adaptação de maquinários de segurança, a exemplo de câmeras e catracas. A proposta principal é construir a cultura da paz por meio de uma configuração curricular voltada para a formação de valores e cidadania.

A programação contará com a participação da secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito; da vice-presidente da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carolina Orrico; que possui vasta experiência no campo da mediação de conflitos escolares; e da diretora do IAT, Vânia Almeida, além da coordenadora do setor de Segurança Escolar da SEC, Margareth Passos.

Kombi cenográfica leva o aconchego nordestino à maior feita de turismo da América Latina || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia vive um momento marcante ao ser representada pela VCA Construtora e pela Axêgu na FIT, em Buenos Aires. A maior feira de turismo da América Latina coloca o estado em uma vitrine de alcance mundial, ampliando a visibilidade de seus potenciais turísticos, culturais e econômicos.

A Axêgu, marca de hospitalidade e gestão condominial da VCA, apresenta seu modelo inovador de segunda moradia e férias. A proposta alia conforto, rentabilidade e a hospitalidade baiana, que agora ganha destaque para investidores e operadores internacionais.

Time da VCA leva marca baiana à maior feira de turismo da América Latina

No estande de 21 metros quadrados, a VCA apresentou a Bahia por meio de experiências imersivas. A Kombi cenográfica remete ao espírito livre das viagens, as redes simbolizam o aconchego do Nordeste e a realidade virtual transporta os visitantes para dentro dos empreendimentos.

Com a presença do CEO Jardel Couto, a iniciativa reafirma que a Bahia tem protagonismo para se consolidar como referência global em turismo, unindo tradição, inovação e autenticidade. Para Tom Lemos, gestor da Axêgu, trata-se de um passo essencial para colocar o DNA baiano e conquistense no mapa do turismo internacional.

Quatro pessoas da mesma família foram internadas com sinais de intoxicação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatro pessoas da mesma família deram entrada em um hospital de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, com sinais de intoxicação. A suspeita é de que o pai tenha envenenado iogurte que serviu à esposa e aos filhos de 12 e três anos. O homem também ingeriu o alimento.

O caso foi registrado no sábado (27). O pai continua internado em estado grave. As crianças também seguem internadas, mas não correm risco de vida. A mãe teve alta.

A mulher contou à Polícia Militar que o marido chegou em casa com iogurtes para toda a família. Após a ingestão do alimento, o casal e os filhos começaram a passar mal, com vômitos e diarreia. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levados para um hospital.

A Polícia Civil investiga o caso. Na casa da família, os investigadores encontraram resíduos de substâncias desconhecidas nos iogurtes. O material será periciado.

Boletim Focus traz projeção de inflação em queda
Tempo de leitura: 2 minutos

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 4,83% para 4,81% este ano. A estimativa foi publicada no boletim Focus desta segunda-feira (29), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2026, a projeção da inflação também caiu, de 4,29% para 4,28%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 3,9% e 3,7%, respectivamente.

A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.

Em agosto, puxada pela redução na conta de energia elétrica, a inflação oficial ficou negativa, ou seja, deflação de 0,11%. Com o resultado, o IPCA acumulado em 12 meses ficou em 5,13%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

JUROS BÁSICOS

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros – a Selic – definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. As incertezas do cenário econômico externo e indicadores que mostram a moderação no crescimento interno estão entre os fatores que levaram à manutenção da Selic, na última reunião, este mês.

A intenção do colegiado é, de acordo com a ata divulgada, manter a taxa de juros atual “por período bastante prolongado” para garantir que a meta da inflação seja alcançada.

A estimativa dos analistas é que a taxa básica encerre 2025 nesses 15% ao ano. Para o fim de 2026, a expectativa é que a Selic caia para 12,25% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida novamente para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando a taxa Selic é reduzida a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PROJEÇÃO DO PIB

Nesta edição do boletim Focus, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano foi mantida em 2,16%. Para 2026, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2027 e 2028, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 1,9% e 2%, respectivamente.

Puxada pelas expansões dos serviços e da indústria, no segundo trimestre deste ano, a economia brasileira cresceu 0,4%. Em 2024, o PIB fechou com alta de 3,4%. O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento, sendo a maior expansão desde 2021, quando o PIB alcançou 4,8%.

A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,48 para o fim deste ano. No fim de 2026, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,58.

Uruçuca goleia Alcobaça e garante vaga na próxima fase do Intermunicipal
Tempo de leitura: 2 minutos

Com uma goleada por 5 a 0, Uruçuca carimbou a classificação para a 3ª fase do Campeonato Intermunicipal de Futebol 2025, neste domingo (28), no Estádio Ferreirão. A equipe poderia até empatar que avançaria no certame, após ter derrotado Alcobaça, na casa adversária, por 2 a 1.

Desde o apito inicial, Uruçuca mostrou domínio absoluto. O grande destaque foi Luiz Felipe, que balançou as redes três vezes e saiu de campo ovacionado pelos torcedores. Ronald e Tibe completaram o placar e selaram a goelada com autoridade.

Prefeita Magnólia cumprimenta torcedores em tarde de goleada no Ferreirão

A prefeita Magnólia Barreto comemorou a atuação do time e a força da torcida. “Nosso time mostrou garra e talento, e nossa torcida fez a diferença. Estamos juntos, vibrando e confiantes em novas conquistas”, declarou.

Uruçuca enfrentará Luís Eduardo Magalhães na próxima fase do Intermunicipal. A seleção do oeste da Bahia perdeu para Brumado, mas ganhou vaga como uma das 12 biônicas da 3ª fase. Com melhor campanha, Uruçuca jogará a partida de ida em Luís Eduardo Magalhães, no próximo domingo, e decidirá a classificação em casa, no dia 12 de outubro.

Torcida empurrou seleção em tarde goleadora em Uruçuca
Augusto Castro e o presidente da Emasa, Ivan Maia, consideram negociação exitosa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Emasa se tornou a primeira empresa de saneamento básico da Bahia a firmar acordo de negociação de dívidas com a Receita Federal. Com isso, a Companhia poderá obter a Certidão Negativa de Débitos (CND) e avançar com mais segurança na busca por investimentos.

O passivo da empresa foi reduzido de mais de R$ 91 milhões — resultante da falta de recolhimento de tributos e encargos sociais como INSS, PIS e Cofins — para aproximadamente R$ 26 milhões, segundo a presidência da Emasa.

O acordo, firmado junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, assegurou descontos de até 65% sobre juros e multas, além do parcelamento da dívida em até 120 meses.

Para o presidente da Emasa, Ivan Maia, a conquista representa uma virada de página na história da empresa. “Essa vitória é fruto de um trabalho coletivo e estratégico, conduzido pela diretoria e pela equipe jurídica, que se dedicaram a resolver um passivo que comprometia a saúde financeira da Emasa há décadas”, afirmou.

MUNICÍPIO COMO GARANTIDOR

O município de Itabuna também participou do processo como garantidor, reafirmando o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade da empresa. A regularização fiscal fortalece a credibilidade da Emasa e abre caminho para a captação de novos recursos e investimentos em obras de expansão e modernização do saneamento básico, beneficiando diretamente a população.

“Assim, como atuamos para tornar o município de Itabuna adimplente, não medimos esforços para que ocorresse o mesmo com a Emasa. Agora, a empresa tem condições de contrair linhas de crédito e avançar na melhoria do saneamento básico da cidade”, disse Augusto.

CONCESSÃO  DA EMASA

Na avaliação da presidência da Empresa, a Emasa conquista mais que estabilidade financeira: “ganha fôlego para investir no futuro, ampliar serviços e consolidar uma gestão de saneamento mais eficiente e responsável em Itabuna”.

Desde o início do ano, o município contratou empresas para estudo e opções de investimentos no saneamento básico. Os serviços de água e esgoto do município poderão ser concedidos à iniciativa privada por um período de 35 anos. A estimativa é de negócio de R$ 650 milhões.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Jequitibá, onde funciona a unidade SineBahia em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 4 minutos

Nutricionista, psicopedago, gerente de loja, auxiliar de almoxarifado, auxiliar administrativo, motorista de ônibus, auxiliar de oftalmologista e preparador de calçados estão entre as vagas anunciadas para hoje.

As unidades do SineBahia em municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste do Estado trazem pouco mais de 150 vagas de emprego e de estágio nesta última segunda-feira de setembro. Hoje (29) foram anunciadas 92 vagas em Jequié, 31 em Eunápolis, 21 em Itabuna e 9 em Ilhéus.

São oportunidades em vários setores da economia. O interessado deve procurar o SineBahia ainda hoje. A orientação é não deixar para a última hora.

Os documentos para o cadastro e disputa de vagas incluem carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 16h. A exceção é Jequié, que tem expediente maior e encerra às 17h.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade em Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro.

Quem está à procura de emprego em Jequié deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, próximo à Policlínica Regional, no Mandacaru. A unidade Eunápolis fica na Rua 5 de Novembro, no Centro. Abaixo, confira as vagas por cidade.

Leia Mais