Imagem Freepik
Tempo de leitura: 4 minutos

Até 2023, os jogos de azar online no Brasil permaneciam em uma zona cinzenta legal. Os jogadores buscavam plataformas com base em avaliações, confiavam na sorte e frequentemente encontravam operadores inescrupulosos. Não se falava em proteção real, mas tudo mudou com a introdução da regulamentação. Hoje, o Brazino777 cassino e outros operadores líderes operam rigorosamente dentro da lei, proporcionando aos usuários um processo de jogo seguro e controlado.

A introdução de novas regras foi um verdadeiro ponto de virada para o setor. A lei não apenas permitiu os jogos de azar online, mas reconstruiu completamente seu modelo, do licenciamento de operadores à proteção dos jogadores em nível legislativo. Requisitos rigorosos para segurança de dados, transações financeiras e políticas de marketing foram estabelecidos. Tudo isso deu aos jogadores a confiança de que seus fundos e informações pessoais estão protegidos de forma confiável.

O QUE MUDOU COM A INTRODUÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO?

Uma das principais inovações foi o licenciamento obrigatório de todos os cassinos online que trabalham com o público brasileiro. Não é mais possível simplesmente “entrar no mercado”, agora, todo operador deve se registrar no país, obter a aprovação do regulador e cumprir todos os requisitos legais. Além disso:

  • Foram introduzidos requisitos rigorosos para o processamento e armazenamento de dados pessoais (em conformidade com a LGPD);
  • Foram estabelecidos os termos de pagamento de ganhos e as regras para a transparência das ofertas de bônus;
  • Foi lançado um mecanismo de controle estatal e de denúncias;
  • Foi introduzido um imposto sobre os ganhos dos jogadores (15%) e o lucro bruto das operadoras (18%).

Este sistema nivelou o campo de atuação para todos, empresas honestas agora trabalham em pé de igualdade com marcas globais, e os jogadores estão protegidos contra riscos ocultos e fraudes. Todas as atividades das operadoras se tornaram transparentes e cada etapa é rastreável.

COMO OS JOGADORES ESTÃO AGORA PROTEGIDOS?

Graças a essas reformas, pela primeira vez, os usuários brasileiros passaram a contar com garantias claras de sua segurança. Hoje, um jogador pode não apenas se familiarizar com a licença do cassino, como também possuir certeza de que, em caso de violação de seus direitos, poderá entrar em contato com órgãos governamentais e receber suporte.

Além disso, regras detalhadas para bônus e apostas estão disponíveis para os jogadores. Agora você não pode “esconder” os termos e condições em notas de rodapé, todas as informações devem ser apresentadas de forma clara, transparente e acessível antes do início do jogo, o que elimina surpresas desagradáveis ​​e aumenta a confiança na plataforma.

O QUE OS OPERADORES LICENCIADOS FAZEM PELA SEGURANÇA?

As empresas que receberam permissão para operar no Brasil seguem rigorosamente um conjunto de padrões técnicos, legais e éticos. Para elas, a segurança não é apenas uma exigência legal, mas um elemento de reputação.

Por exemplo, o Brazino777 implementa uma série de medidas, tais como:

  • Armazenamento de dados em servidores seguros com criptografia;
  • ​​Uso de mecanismos RNG certificados para jogo limpo;
  • Auditoria constante por especialistas independentes;
  • Sistemas antifraude e monitoramento de transações suspeitas;
  • Verificação de identidade obrigatória para grandes pagamentos.

Além disso, o suporte ao cliente está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em português, o que é especialmente importante para um usuário local que deseja resolver um problema rapidamente, sem a barreira do idioma. Plataformas jurídicas são obrigadas a responder às reclamações prontamente e manter um diálogo com o usuário até que a situação seja totalmente resolvida.

QUAIS SÃO OS SINAIS DE UM CASSINO SEGURO EM 2025?

Com o surgimento de um grande número de novas plataformas, é importante que o usuário consiga distinguir recursos legais e seguros daqueles que operam semi-legalmente ou sem licença alguma. Aqui estão os principais sinais aos quais você deve prestar atenção na escolha de um cassino:

  • Disponibilidade de uma licença válida emitida no Brasil ou por um regulador internacional (Curaçao, Malta);
  • Suporte a sistemas de pagamento populares e confiáveis ​​- principalmente PIX;
  • Interface totalmente localizada em português;
  • Regras transparentes para bônus e apostas;
  • Serviço de suporte adequado e rápido.

Importante, esses sinais não apenas ajudam a evitar fraudes, como também garantem ao jogador a satisfação com o processo. Quando não existe dúvidas sobre a honestidade e os pagamentos, o jogo é percebido de forma mais fácil e positiva.

O FUTURO DA INDÚSTRIA APÓS A REGULAMENTAÇÃO

A nova lei se tornou a base para o crescimento sustentável da indústria de jogos de azar no Brasil. Agora é lucrativo para as empresas trabalharem honestamente e para os jogadores participarem sem medo. existe incentivos para inovação, investimento e melhoria da qualidade do serviço.

O que se pode esperar nos próximos anos:

  • Aumento do número de cassinos totalmente localizados;
  • Aumento do número de jogadores devido à confiança nas plataformas licenciadas;
  • Desenvolvimento de ferramentas de segurança digital (monitoramento de IA, biometria);
  • Aumento do nível de transparência financeira e disciplina tributária;
  • ​​Expansão de gêneros e formatos, VR, jogos ao vivo, jogos cripto.

O Brazino777 já aposta na inovação e nas necessidades locais, buscando manter uma posição de liderança diante da crescente concorrência. Segurança aqui não é uma formalidade, mas um verdadeiro padrão de qualidade.

CONCLUSÃO

Estamos confiantes de que a regulamentação se tornou um fator-chave na transição do caos para a ordem no setor de jogos de azar no Brasil. Proteger os interesses dos jogadores, criar condições para negócios honestos e remover operadores aleatórios do mercado, esses são os objetivos que se pretendem alcançar. Nosso site oferece suporte a plataformas legais e licenciadas, pois somente nelas você pode jogar com tranquilidade e prazer.

Consumidores pagarão taxa entra em outubro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, na sexta-feira (26), a bandeira vermelha patamar 1 para o mês de outubro. Isso significa que os consumidores receberão as contas de energia elétrica com aumento de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A medida, segundo a ANEEL, deve-se ao volume de chuvas abaixo da média, o que força o uso das usinas hidrelétricas. Por isso, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras. Nos meses anteriores foi acionada a bandeira vermelha patamar 2, ainda mais cara.

A Agência Nacional de Energia Elétrica explica que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro. Por essa razão, conforme a ANEEL, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta.

SISTEMA INDICA CUSTOS

Criado em 2015 pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no Brasil. As bandeiras mostram o custo variável da produção de energia, a partir da análise da disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia, de acordo com a ANEEL. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

Uesc faz parceria com o UFSB em curso de mestrado em engenharia ambiental
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA), programa associativo entre Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), abriu o processo seletivo para estudantes regulares do mestrado acadêmico. As inscrições poderão ser feitas pelo formulário eletrônico, a partir da próxima quarta-feira (1º).

São ofertadas 24 vagas, quatro das quais destinadas aos quadros efetivos de servidores da UFSB e da Uesc. Podem se inscrever candidatos com diplomas de graduação em qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com atuação nas áreas de Engenharia Civil e Ambiental, interessados em obter uma visão geral dos problemas das cidades e capazes de propor soluções sustentáveis, nas linhas de pesquisa do curso.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro. As aulas da nova turma do mestrado têm previsão de início em março de 2026, na modalidade presencial nos campi da UFSB, em Itabuna, e da Uesc. O mestrado tem duração de 24 meses. Para mais informações sobre inscrições, etapas do processo seletivo, cronograma de seleção, acesse o Edital de Seleção.

Polícia Civil prende mulher acusada de envolvimento de morte do irmão || Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes da Polícia Civil da Delegacia Territorial (DT), em Itabela, no extremo-sul da Bahia, prenderam uma mulher, de 35 anos, acusada de envolvimento no assassinato do irmão identificado como Lucas Quintino Sena, de 23 anos. Eliane Quintino Sena é acusada de enviar mensagem para outras pessoas manifestando desejo da morte do irmão. Ela foi detida na sexta-feira (26).

Lucas Quintino foi assassinado na último dia 23, na Rua Princesa Isabel, no bairro Bandeirantes. A vítima estava em casa quando dois homens armados invadiram o imóvel e fizeram disparos. Ao lado do corpo do jovem foi deixado um bilhete onde os atiradores o acusavam de estupro de uma criança. A situação também é investigada pela polícia.

Durante as investigações, foram identificados indícios da participação da suspeita, incluindo mensagens de áudio enviadas a terceiros, nas quais Eliane Quintino manifesta desejo de morte contra o irmão, segundo a Polícia Civil. O conteúdo, que circulou em redes sociais, foi analisado junto a outros elementos, apontando ameaças explícitas e possível motivação relacionada a desavenças familiares.

A mulher foi encaminhada à delegacia, passou pelos exames e segue custodiada à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que as apurações continuam para identificar todos os envolvidos e esclarecer completamente as circunstâncias do crime.

Apostas podem ser feitas até as 19h
Tempo de leitura: < 1 minuto

As Loterias Caixa promovem neste sábado (27), a partir das 20h, o sorteio do concurso 2.920 da Mega-Sena, que tem prêmio acumulado em R$ 80 milhões.

Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Abono será pago na próxima quinta (2), informa Governo do Estado || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia anunciou, nesta sexta-feira (26), por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, os valores do Abono Extraordinário destinado a professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. A definição foi estabelecida em portaria conjunta das secretarias da Educação, Administração e Fazenda.

O abono alcança 85 mil profissionais, incluindo professores e coordenadores pedagógicos, ativos e inativos, efetivos e contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), independentemente de serem beneficiados pelo pagamento dos precatórios do Fundef.

A portaria conjunta estabelece o valor de R$ 941,86 para quem tem carga horária de 20h semanais, e de R$ 1.881,72 para aqueles com carga de 40h semanais. O Abono deve ser pago na próxima quinta-feira (2).

Sesau vai contratar funcionários de forma temporária || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária de Saúde de Ilhéus, Sonilda Mello, instaurou a comissão que vai organizar o processo seletivo da Pasta. A portaria de nomeação está disponível na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial do Município.

O grupo de trabalho será presidido pelo secretário de Gestão e Inovação, Cristiano Carvalho. Terá ainda a supervisora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Sheila Melo; o chefe de Gabinete do Prefeito, Caio Garcia; a chefe da Divisão de Recursos Humanos da Pasta, Taise de Oliveira; e o chefe de setor Neemias dos Santos.

Caberá à nova comissão encaminhar à Secretaria de Gestão o resultado do processo seletivo, que será o terceiro do Governo Valderico. Os outros dois foram para as secretarias de Educação e de Promoção Social e Combate à Pobreza. A expectativa é de que o certame da Sesau seja concluído até dezembro deste ano.

Prefeitura muda competência para emissão e controle de alvarás
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda de Itabuna (Sicer) assumiu, de forma definitiva, a competência para a emissão, renovação e controle de alvará de funcionamento no município. A Prefeitura formalizou a medida por meio do Decreto nº 16.584/2025. Até então, o processo era conduzido pela Secretaria da Fazenda e Orçamento, que ficará responsável apenas pelo cadastramento inicial das empresas e alterações cadastrais recepcionadas via Juceb.

Para o titular da Sicer, Mauro Ribeiro, a mudança otimiza a burocracia municipal. “Essa medida aproxima ainda mais a Secretaria das demandas dos empreendedores, centralizando em um só órgão os processos de vistoria, análise e emissão do Alvará”.

O chefe do Departamento de Fiscalização, Marcos Souza, afirma que a alteração também vai melhorar o acompanhamento das atividades já licenciadas. “Teremos um controle mais atualizado e transparente das empresas em funcionamento. Isso nos permitirá fortalecer a fiscalização preventiva, garantindo que todos estejam regulares e que o desenvolvimento do comércio ocorra de forma organizada e legal”.

A Sicer terá a missão de integrar o processo com outros órgãos municipais, mantendo atualizado o cadastro das empresas licenciadas e assegurando a publicidade dos atos de licenciamento. O decreto estabelece prazo de até 30 dias para a transferência dos dados, processos e sistemas que estavam sob a gestão da Secretaria da Fazenda e Orçamento.

Donos de veículos movidos a gás natural terão bônus da Bahiagás
Tempo de leitura: < 1 minuto

Donos de automóveis em 12 municípios do sul da Bahia poderão ter acesso a um bônus de R$ 2,5 mil para abastecimento, caso utilize gás natural veicular (GNV). O apoio financeiro valerá, a partir de 6 de outubro, para as 120 primeiras pessoas que aderirem ao Programa de Incentivo ao GNV e instalarem o kit.

A ação contempla residentes em Aurelino Leal, Barro Preto, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Una e Uruçuca.

Os interessados em garantir o bônus de R$ 2.500 devem acessar o site oficial da Bahiagás (www.bahiagas.com.br) a partir de 1º de outubro, preencher o formulário do Programa de Incentivo ao GNV, instalar o kit GNV em uma oficina instaladora autorizada pelo Inmetro, regularizar a documentação do veículo e encaminhar a documentação para a Bahiagás.

Targino Gondim e Cacau com Leite são atrações do Festival, que começa hoje (26) e segue até domingo (28)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Já está tudo pronto para o Festival de Forró de Itacaré, que terá início nesta sexta-feira (26) e seguirá até domingo (28). Puxada por Targino Gondim, a Levada da Rural Amarela abre evento, às 20h, saindo da Praça 2 de Julho (Canhão) até a Praça das Mangueiras. Grande homenageado da festa, Targino Gondim também se apresenta no sábado (27) e domingo (28).

No sábado (27), além da Levada da Rural, o palco da Praça São Miguel recebe, a partir das 22h, os shows da Banda Forró do Meu Nobre, Rennan Mendes, Sebastian Silva, Gel Barbosa, Trio Forró + Eu e Paulo Pootrich e a Fábrica de Som.

No domingo (28), a música vai ficar por conta de Zalela e os Três da Bahia; Targino Gondim e Quinteto Sinfônico; Luana Ingry; Cacau com Leite; Ivan Greg e Marquinhos Café; e Natureza e Forró Bahia.

Promovido pela Prefeitura, o Festival de Forró de Itacaré tem apoio da Câmara de Vereadores, Embasa e Secretaria do Turismo da Bahia.

Na Confraria d'O Berimbau Tyrone Perrucho observava a satisfação de todos e me abastecia de cerveja na cozinha. Na foto, com Walmir Rosário
Tempo de leitura: 4 minutos

 

Construí, mantive e mantenho um monte amigos de verdade, por todo o tempo. Alguns somem no caminho, por falta de alguma liga que cimentaria a verdadeira amizade. Coisa do passado. Mas não esqueçam que amigo é um bem muito caro.

 

Walmir Rosário

De há muito tempo a palavra amigo vem sendo descaracterizada e usada para nomear pessoas que nos batemos no dia a dia, embora não possuímos qualquer requisito de simpatia, confiança, ou quem sequer conhecemos. Às vezes nos referimos a alguém como amigo apenas para fazer uma pergunta e queremos mostrar educação ou alguma intimidade.

Na Canção da América, composta por Fernando Brant e Milton Nascimento, a coisa é mais séria e solenemente expõe: “Amigo é coisa pra se guardar/Debaixo de sete chaves/Dentro do coração…”. No Brasil o vocábulo amigo tem o mesmo poder de um canivete suíço nas mãos de quem se encontra no meio do mato sem cachorro e a usa como em mil e uma utilidades, como se fosse Bombril.

Em nenhum outro país deste mundão de Deus a palavra “amigo” é tão mal utilizada quanto no Brasil, quem sabe para mostrar aos cinco continentes que somos o povo mais bonachão na face da terra. Fora daqui, o brasileiro quebra a cara ao tentar dar um abraço em quem acabou de conhecer e apenas pediu uma simples informação.

Pelos manuais de convivência dos gringos deve ser observado um espaço regulamentar entre as pessoas desconhecidas, embora eu não possa precisar em centímetros. Em Amigo, Alexandre O’Neill destaca: “Mal nos conhecemos/ Inauguramos a palavra amigo!/ Amigo é um sorriso/De boca em boca,/Um olhar bem limpo”.

Existem os que afirmam que alguns amigos são mais que irmãos, pois não nasceram e nem conviveram no mesmo lar, filhos dos mesmos pais, mas que devem não apenas sorrir com a boca quando nos veem, e sim demonstrar com os olhos, quem sabe abrir os braços. Para um conhecido meu, a responsabilidade é tanta, que o amigo tem a mesma obrigação de um padrinho com o afilhado.

Outros, nos quais me incluo, são de opinião que amigos de verdade podem ser adquiridos num bar, desde que tenha a mesma qualidade de sua segunda casa, ou melhor, segundo lar. Os mais exaltados chegam a afirmar, categoricamente, que não se fazem amigos bebendo leite, líquido que não possui nenhuma substância capaz de atrair dois viventes entre a troca de palavras enquanto degustam uma cerveja.

No livro Crônicas de Boteco – um guia sem ordem, de nossa humilde autoria está estampado: “Um bom botequim tem que possuir requisitos essenciais para a volta do boêmio, seja no dia seguinte, no próximo fim de semana, ou quem sabe, muito em breve”.

Como diz a canção de Adelino Moreira tão bem interpretada por Nelson Gonçalves: “Boemia, aqui me tens de regresso/ e suplicando lhe peço a minha nova inscrição/ Voltei, pra rever os amigos que um dia/ Deixei a chorar de alegria/ Me acompanha o meu violão”.

E para reforçar, na mesma canção, até mesmo a mulher amada dispensa com o coração transbordando de amor as aventuras de encontrar os velhos amigos: “Acontece que a mulher que floriu meu caminho/ De ternura, meiguice e carinho/ Sendo a vida do meu coração/ Compreendeu e abraçou-me dizendo a sorrir/ Meu amor você pode partir/ Não esqueça do teu violão/ Vá rever os teus rios, teus montes, cascatas/ Vá cantar em novas serenatas/ E abraçar teus amigos leais”.

Como na música, mesmo sabendo que o boêmio andou distante, os colegas de botequim o acolhem com todo o carinho para matar a saudade do tempo de sumiço. Nada de gente falante a ironizar o afastamento, pois o que interessa mesmo é o retorno do companheiro de mesa, de pé de balcão, para, juntos, beberem novas e infinitas saideiras. Amigos de verdade, amigos do peito, como cantava a Turma do Balão Mágico.

Os amigos não esquecem um do outro. Mesmo que distantes não sossegam enquanto não se encontram. Não falo aqui do amigo de grupos de whatsapp, de conversa decorada, curta. Mas daqueles que Paulo Leminski cita no seu poema Amizade: “Meus amigos/ quando me dão a mão/ sempre deixam/ outra coisa/ presença/ olhar/ lembrança, calor/ meus amigos/ quando me dão deixam/ na minha/ a sua mão”.

De antemão aviso que olhares, sorrisos e gestos são os bens mais preciosos do que presentes materiais, estes esquecidos facilmente. Construí, mantive e mantenho um monte amigos de verdade, por todo o tempo. Alguns somem no caminho, por falta de alguma liga que cimentaria a verdadeira amizade. Coisa do passado. Mas não esqueçam que amigo é um bem muito caro.

Não poderia encerrar sem os gestos simples, consolidadores da amizade e que muitos nem chegam a notar. Um deles, que nos deixou com antecedência, Tyrone Perrucho, chegava ao extremo de observar as feições de todos os amigos da Confraria d’O Berimbau, para, com um simples olhar, descobrir quem por ventura não se sentia bem, satisfeito no momento.

E disso sou testemunha de quando me encontrava na prática do fogão ou churrasqueira, o amigo Tyrone Perrucho chegava sorrateiramente com um copo cheio de cerveja bem gelada e recomendava:

– Aproveite e beba, pois você está se prejudicado, sem beber nesse calorão. Aproveite a farra, pois Deus deixou as boas coisas para todos seus filhos –.

Gesto igual só partindo de um verdadeiro amigo!

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado e autor de  autor de livros como O Berimbau – Valhacouto de boêmios, disponível na Amazon.

Trio da mesma família é detido com armas e malas de dinheiro em Jequié || Foto PC-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil prendeu três acusados de extorsão, posse ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária, nesta sexta-feira (26), em Jequié, no Médio Rio de Contas. O trio seria um grupo de agiotas com atuação no interior da Bahia, segundo as investigações.

Com os homens, que são da mesma família (pai e filhos, de 55, 36 e 27 anos), os policiais apreenderam R$ 3 milhões em espécie, sete armas de fogo, inclusive metralhadora, e joias avaliadas em R$ 500 mil, além de 30 veículos encontrados em um sítio usado pelo grupo.

Policiais apreenderam 30 veículos em sítio usado pelo grupo || Imagem PC-BA

As investigações apontam que os presos exigiam de um médico e sua esposa, moradores de Vitória da Conquista, a entrega de veículos e imóveis avaliados em aproximadamente R$ 3 milhões, mediante ameaças, informa a Polícia Civil.

Três imóveis em fase de transferência tiveram as matrículas bloqueadas pela Justiça, após requerimento da autoridade policial, diante da suspeita de falsificação de documentos para a obtenção de empréstimos fraudulentos em instituições financeiras. Ainda conforme as apurações, em cinco anos, o grupo movimentou cerca de R$ 90 milhões em contas bancárias pessoais.

A ação contou com a participação de 40 policiais e foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista (DRFR), com apoio da DRFR de Jequié, da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e da 10ª Coorpin/Vitória da Conquista.

Cidade Nova, em Ilhéus, sofre com falhas da rede elétrica || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores, comerciantes e estabelecimentos de saúde da Cidade Nova, na região central de Ilhéus, sofrem com a instabilidade da rede elétrica na manhã desta sexta-feira (26), com interrupções recorrentes do fornecimento de energia. As falhas na prestação do serviço começaram cedo, por volta das 7h, e continuavam até as 10h, pelo menos.

Na avenida Vereador Marcus Paiva, uma das localidades afetadas, as quedas de energia prejudicam serviços de saúde e segurança, a exemplo da Policlínica Municipal, de unidade da Unimed e da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

O QUE DIZ A NEOENERGIA COELBA

Com ventania, placa de sinalização danificou rede elétrica, informa concessionária || Fotos Neoenergia Coelba

De acordo com a Neoenergia Coelba, a interrupção de energia registrada na manhã desta sexta-feira (26) foi provocada pela projeção de uma placa de sinalização sobre a rede elétrica após fortes ventos.

“Por meio de manobras no sistema, parte dos clientes tiveram o fornecimento restabelecido às 8h59min. Profissionais seguem atuando na recomposição dos cabos afetados pela placa e normalização dos demais consumidores. A Neoenergia Coelba reforça o seu compromisso em atuar com agilidade em Ilhéus e se mantém à disposição”, acrescentou a concessionária.

Atualizado às 10h36min para acréscimo de informações.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Unidade do SineBahia em Itabuna funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: 4 minutos

Nutricionista, coordenador de produção de chocolate, auxiliar de logística, auxiliar de oftalmologista, auxiliar contábil, auxiliar jurídico, empacotador a mão, instalador de sistemas fotovoltaicos, motorista rodoviário e técnico em eletromecânica são algumas das vagas de hoje.

A sexta-feira (26) tem total de 197 vagas de emprego e de estágio remunerado pelo SineBahia em municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste. São 93 vagas em Jequié, 64 em Itabuna, 30 em Eunápolis e 10 em Ilhéus.

O atendimento no SineBahia vai até as 16h em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis e encerra-se às 17h. Para o cadastramento, o candidato deve apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ONDE FICA O SINEBAHIA

A unidade Ilhéus do SineBahia está situada na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro. A de Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon.

O SineBahia Eunápolis atende na Rua 5 de Novembro, no Centro. Em Jequié, o atendimento é na Avenida Octávio Mangabeira, próximo à Policlínica Regional, no Mandacaru. Abaixo, confira as vagas anunciadas pelo SineBahia para hoje.

Leia Mais

Aumenta o número de trabalhadores por aplicativo || Foto Fernando Frazão/Agência Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos

O número de pessoas trabalhando em aplicativos de transporte e de entrega aumenta a cada ano no Brasil. Entre 2015 e 2025, enquanto a população ocupada no país cresceu cerca de 10%, o número de trabalhadores por aplicativos aumentou 170%, passando de cerca de 770 mil para 2,1 milhões.

O Banco Central apresentou, nesta quinta-feira (25), cálculos que tentam descrever o impacto dos aplicativos no mercado e trabalho no Brasil, imaginando cenários com e sem as plataformas. A análise está no Relatório de Política Monetária referente ao terceiro trimestre de 2025. Os resultados sugerem que esse fenômeno do uso dos aplicativos teve impacto na taxa de participação na força de trabalho, no nível de ocupação e também na taxa de desocupação.

Um dos exercícios propõe três cenários, supondo que as plataformas não existissem: aqueles que hoje trabalham para os aplicativos teriam buscado emprego mas, sem sucesso, teriam se tornado desempregados. Essas pessoas não teriam sequer procurado uma ocupação e teriam passado diretamente para fora da força de trabalho. Uma situação intermediária: parte teria conseguido outra ocupação e parte não.

Nos três cenários, os níveis de ocupação são afetados. A taxa de desemprego aumentaria, por exemplo, entre 0,6 e 1,2 ponto percentual. Atualmente, a taxa de desemprego é 4,3%. Isso significa que, desconsiderados os aplicativos, o desemprego subiria para até 5,5%.

Um segundo exercício propõe um cálculo para estimar a relação entre o crescimento dos aplicativos e a evolução do nível de ocupação. As estimativas apresentadas pelo BC sugerem, nesse caso, que os aplicativos não tiraram trabalhadores das demais ocupações, e que a maioria dos seus trabalhadores estava fora do mercado de trabalho.

O BC conclui, então, que o advento do trabalho por meio de plataformas digitais “representa uma mudança estrutural no mercado de trabalho, que contribuiu para o maior ingresso de pessoas na força de trabalho e na ocupação, com efeitos positivos sobre os principais indicadores. O crescimento extraordinário da quantidade de trabalhadores por aplicativos resultou em elevação do nível de ocupação e da taxa de participação, além de uma redução da taxa de desocupação”, diz a análise.

PESO NA ECONOMIA

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) usados na análise mostram que, apesar do crescimento expressivo, a participação dos trabalhadores de aplicativos de transportes é relativamente pequena: passou de 0,8% para 2,1% da população ocupada, entre 2015 e 2025, e de 0,5% para 1,2% da população em idade de trabalhar (14 anos ou mais) no mesmo período.

O transporte por aplicativos, a partir de 2020, passou a fazer parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida de inflação usada como referência no sistema de meta para a inflação brasileira. Em agosto de 2025, o peso do subitem transporte por aplicativo no IPCA foi de 0,3%, enquanto, em comparação, o peso do subitem passagem aérea foi 0,6%.

“O uso de aplicativos de telefone e internet para contratação de serviços de transporte pessoal e de entrega surgiu cerca de uma década atrás e, desde então, tem crescido e se tornado relevante para a economia brasileira”, diz o BC.

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Embora elevem os indicadores de ocupação, os aplicativos são responsáveis também pela precarização do trabalho. Relatório do Fairwork Brasil mostra que nenhum dos principais aplicativos conseguiram evidenciar o cumprimento de padrões mínimos de trabalho decente, como oferecer uma remuneração justa.

O estudo Plataformização e Precarização do Trabalho de Motoristas e Entregadores no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vai na mesma direção e mostra que o trabalho mediado por aplicativos resultou em jornadas de trabalho mais longas, menor contribuição previdenciária e forte queda da renda média destes trabalhadores.

Segundo a pesquisa, entre 2012 e 2015, enquanto o total de motoristas autônomos no setor de transporte de passageiros era cerca de 400 mil, o rendimento médio ficava em torno de R$ 3,1 mil. Em 2022, quando o total de ocupados se aproximava de 1 milhão, o rendimento médio era inferior a R$ 2,4 mil. A proporção desses trabalhadores com jornadas entre 49 e 60 horas semanais passou de 21,8% em 2012 para 27,3% em 2022.

Já o percentual de motoristas de passageiros que contribuía com a previdência passou de 47,8%, em 2015, para 24,8%, em 2022, de acordo com o mesmo estudo. Da Agência Brasil.