Jacson Cupertino comemora nomeação de juiz titular para comarca de Una || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nomeou o magistrado Bruno Borges Lima Damas como juiz titular da Comarca de Una, no sul do estado. O ato foi comemorado pela subseção ilheense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que há muito tempo cobrava, do TJ, a nomeação de juízo titular para a comarca.

“Nossa Subseção não mediu esforços para que o Tribunal de Justiça da Bahia fizesse esta nomeação. Uma Comarca sem um juiz titular provoca um acúmulo de processos e depõe contra a cidadania e o direito fundamental à justiça”, disse o presidente da OAB Ilhéus, Jacson Cupertino. “Representamos a Casa das Liberdades e precisamos de celeridade e eficiência do judiciário”, completou.
Das mais de 160 vagas, 44 são ofertadas pelo Mix Mateus em Itabuna || Divulgação
Tempo de leitura: 7 minutos

O atacarejo Mix Mateus é um dos destaques entre as empresas que estão selecionando profissionais no eixo Ilhéus-Itabuna. O grupo maranhense tem oferta de 46 vagas em áreas de gerência, caixa, padaria e fiscalização, dentre outros, nesta segunda-feira (17), com seleção via SineBahia.

Há ainda 30 vagas para jovens aprendizes em áreas de telemarketing e auxiliar de linha de produção em Itabuna. Para esta segunda-feira, conforme o SineBahia, são 140 oportunidades em Itabuna e 23 em Ilhéus, que tem oferta de estágio em algumas áreas.

Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia, nos dois municípios, até as 15h30min. A de Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron, no Jardim Vitória (Beira-Rio). A unidade de Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro.

Os documentos exigidos para cadastramento pelo SineBahia são as carteiras de Trabalho (física e digital) e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e residência. Caso possua curso de qualificação na área pretendida, pode apresentar certificado de conclusão. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz disponíveis hoje.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

O Vitória começou bem a Série B do Brasileiro de Futebol, neste domingo (16), ao bater a Ponte Preta, por 3 a 0, no Barradão, em Salvador. O Rubro-Negro baiano construiu o placar com os gols de Zeca, Osvaldo e Rodrigo Andrade.

O primeiro gol veio em cobrança de falta. Aos 18 minutos, Giovanni Augusto sofreu falta na entrada da grande área. Zeca bateu firme – e rasteirinho – para bater o goleiro Caíque França.

O Leão estava inspirado. Ainda no primeiro tempo, fez mais um na Macaca. Osvaldo marcou aos 43 minutos da etapa inicial.

A Ponte Preta teve chances nos dois tempos (veja nos melhores lances), mas o Vitória trabalhou bem para melhorar a imagem de início de ano, quando nem avançou às semifinais do Baianão e foi eliminado da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil. Aos 40 minutos, Rodrigo Andrade não desperdiçou cruzamento. E decretou o placar no Barradão.

O time baiano teve boa estreia e, em número de gols, somente foi superado pelo Guarani. A equipe paulista goleou o Avaí por 4 a 0 na rodada inaugural da Série B do Brasileiro de Futebol. Agora, o Rubro-Negro volta a jogar no próximo domingo (23), às 17h, contra o ABC, em Natal (RN).

NA ELITE, BAHIA PERDE

Ao contrário do Vitória, o Bahia não teve boa jornada neste final de semana em jogo de abertura do Brasileirão de Futebol. Contra o Bragantino, o Tricolor levou uma virada, na cada do adversário, e estreou com derrota. Perdeu por 2 a 1, no sábado (15).

Everaldo abriu o placar em Bragança Paulista, porém Bruninho e Eduardo Sasha deram a vitória aos donos da casa. A próxima partida do Bahia será no dia 24 (segunda), às 20h, na Fonte Nova, em Salvador, contra o Botafogo, que derrotou o São Paulo por 2 a 1, no sábado.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Quem vive como se tudo soubesse ou possuísse perde uma grande oportunidade de ser mais. De viver mais!

 

Manu Berbert 

Tenho resgatado uma das coisas que as responsabilidades do empreendedorismo me furtou, que é o prazer pela leitura e pela escrita. Devagarinho, porque não é todo dia que a gente acorda muito inspirado e talvez seja o excesso de informações (muitas desnecessárias) que as redes sociais nos trazem logo cedo, mas essa pauta eu vou deixar para outro texto…

Tenho seguido sem estabelecer dia, tema ou qualquer outra dinâmica para a escrita, mas, às vezes, já acordo com vontade de abrir o computador e soltar umas palavrinhas ao vento. Experiências, observações sobre o cotidiano e, por vezes, contos enriquecidos com a imaginação fértil desta escritora adormecida são as minhas prioridades. Hoje, por exemplo, abri o computador disposta. Na sequência, como que num chamado sobrenatural, apitou o meu whatsapp e fui dar uma olhadinha. Era um amigo, enviando uma foto de um caminhão de mudança à sua frente, desabafando: “Minha gente, olha como a gente não é nada: minha vida em um caminhão-baú! Depois o corpo vai em outra caixa! E a vida é assim, né?!” Fantástico! Vou escrever sobre isso!

O medo que as mudanças acarreta é altamente proporcional à imprevisibilidade da vida, e a gente nem se dá conta. Não sabemos se estaremos sequer vivos amanhã, mas vivemos como se tudo fosse eterno, apegados a coisas, pessoas e situações por vezes desesperadamente. Lembrei, automaticamente, da minha saída da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Foram oito longos anos no Marketing da instituição até me perceber não mais lá, embora estivesse presente todos os dias. Queria realizar eventos, ser livre para ousar em outras áreas, mas o medo do novo me impedia de avançar. O famoso medo da troca do “certo pelo duvidoso”, que a gente aprende bem pequenininho sem nem saber quem criou!

Um dia acordei cheia de coragem, sentei de frente para o então diretor, André Wermann, e pedi o meu desligamento. Ele pediu que retornasse à minha sala e encaminhasse o pedido via e-mail, com os demais em cópia. Assim o fiz, abri as minhas gavetas e, atônita, decidi não levar nada. Saí, cheguei em casa e chorei muito com uma sensação de “aquilo ali vai funcionar sem mim!”. Um vazio devastador que durou até o anoitecer. No outro dia, quando acordei, sorri do meu próprio sofrimento e segui. Alguns anos se passaram e até hoje tento lembrar quais foram os objetos pessoais que abandonei naquelas gavetas. Mas, claramente, nunca me fizeram falta!

A vida não permite ensaios e o destino não erra de endereço. Quando ele quer que algo aconteça na sua vida, ele vai te encontrar esteja você onde estiver. Porém, ele não entra em portas emocionais fechadas! As mudanças nos trazem novas oportunidades, experiências, pessoas e, claro, lembranças. Quem vive como se tudo soubesse ou possuísse perde uma grande oportunidade de ser mais. De viver mais! E escrevo esse texto para que eu mesma também me recorde disso tudo nos momentos de apego excessivo ao que de fato carece de ir. O que a vida quer da gente, sem sombra de dúvidas, é sempre coragem para seguir!

Manu Berbert é publicitária!
Digital Apparatus Fest agita noite de Ilhéus neste sábado (15)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A festa de lançamento do selo Digital Apparatus Label vai ser neste sábado (15), a partir das 22h, no bar A Baronesa, localizado no Pontal, em Ilhéus. Com entrada gratuita e sem couvert artístico, o evento vai reunir os MCs Billyfat, Safira, Lipin Duarte, Kelv, Ind Angel, Lil Trash, Dog SRD, CH e Teco Kialla, sob o comando dos DJs Brunin Beats e Digital Apparatus.

O palco da Barô também vai receber as participações especiais de Ma Bel, Moa Venus e Natigreza, além do mestre de cerimônia Múcio Caló. Outra atração da noite será a apresentação oficial dos videoclipes Verso Livre e Verso Livre 2, disponíveis abaixo. Confira.

Unex Itabuna lança X-Mission, projeto de intervenção na saúde das comunidades
Tempo de leitura: 2 minutos

Cerca de 450 alunos de nove cursos de graduação da área da Saúde da Unex Itabuna participaram do lançamento da 1ª edição do X-Mission, no Teatro Candinha Doria. O evento, na noite de quinta-feira (13), ainda reuniu mentores, professores, coordenadores de curso, convidados e representantes de entidades e gestores do município.

Embaixadores do X-Mission, o gerente de Cursos de Extensão e Inovação, Fabrício Oliveira, e a vice-presidente de Marketing Integrado da Unex, Milena Oliveira, falaram da essência do projeto interdisciplinar, “baseado em fazer o bem, envolver o acadêmico com a comunidade e contribuir com a sociedade”.

De acordo com Fabrício Oliveira, o X-Mission busca desafiar o aluno a conhecer as necessidades de saúde da sua comunidade e propor soluções inovadoras. Convocando os estudantes a fazerem parte da missão, ele explicou passo a passo o funcionamento, desde a investigação das necessidades de saúde da população de Itabuna, passando pela linha de atuação do SUS, até a proposta de soluções em saúde coletiva.

Lançamento do X-Mission reuniu centenas de estudantes no Candinha Doria

“Estou impressionada com o nível de parceiros engajados no lançamento do X-Mission. Espero que haja integração entre os profissionais de saúde e os alunos para encontrar soluções incríveis e solucionar problemas de saúde daqui da região. Tenho certeza que daqui a três meses, ao final do projeto, vamos receber na banca examinadora projetos incríveis que engrandeçam e que impactem a cidade e as pessoas”, disse a vice-presidente de Marketing da Unex, Milena Oliveira.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SAÚDE

O evento teve palestra do biólogo Joab Santana, que atua com Soluções em Ciência de Dados e Inteligência Artificial e falou sobre o tema para dar um start na missão e inspirar os alunos no campo das ideias. Segundo Joab, a cada ano a evolução da inteligência artificial tem crescido e traz consigo importantes contribuições para a área médica. Os avanços têm sido impressionantes a exemplo dos neurônios artificiais, desenvolvidos com o intuito de acelerar informações através de base de dados.

O palestrante mencionou ainda que a inteligência artificial pode trazer mais precisão para alguns procedimentos na área médica, em função dos algoritmos utilizados para determinadas ações, que são exatos e mostrou exemplos da aplicação desta tecnologia na vida prática, como no diagnóstico de doenças.

Prestigiaram o lançamento do X-Mission o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece, as secretárias municipais de Educação, Adriana Tumissa, e de Saúde, Lívia Mendes, e a secretária executiva da Amurc, Rita Souza. Ainda participaram o presidente do Sindicom, José Adauto Vieira, e o presidente do Rotary Club de Itabuna, o professor Cláudio Vitor Santana, além de outros representantes da sociedade civil e membros da imprensa.

Familiares e amigos de Conceição protestam na Avenida Itabuna || Fotos Julio Gomes
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste sábado (15), familiares, amigos e colegas de trabalho de Maria da Conceição Amorim Silva fizeram uma manifestação para marcar os dez dias da morte da servidora da Prefeitura de Ilhéus. O ato ocupou a Avenida Itabuna, onde a trabalhadora foi atropelada por um ônibus da Viametro ao descer do mesmo veículo, no dia 15 de março. Ele perdeu a perna esquerda no acidente e faleceu no dia 5 de abril.

Conceição morreu após ser atropelada por ônibus da Viametro

“1 mês da tragédia, 10 dias sem seu sorriso. Dói, o pior é saber que nossa dor foi anunciada. Maria da Conceição vive! Viametro lixo”, diz a mensagem escrita na faixa usada no protesto.

Presente no ato, o historiador e advogado Julio Gomes afirmou ao PIMENTA que, apesar da consternação pela perda da trabalhadora, os manifestantes agiram de forma pacífica, e a manifestação foi acompanhada pela Polícia Militar.

“Viametro, máquina de matar”, diz mensagem em cartaz|| Foto Julio Gomes

Auxiliar de serviços gerais, Conceição era servidora do município de Ilhéus desde junho de 1999. Ao longo dos últimos 23 anos, trabalhou na varrição das ruas da cidade. Ela completaria 61 anos no próximo dia 8 de julho.

Jorge Sampaoli fecha com o Flamengo até o final de 2024 || Foto Facebook/Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Flamengo anunciou, nesta sexta-feira (14), a contratação do argentino Jorge Sampaoli para o comando técnico do futebol profissional até o final de 2024. Na Espanha, onde treinou o Sevilla, o treinador deverá ser apresentado formalmente ao elenco após a estreia do Rubro-Negro no Brasileirão 2023, neste domingo (16), às 16h, contra o Coritiba.

Aos 63 anos, Jorge Luis Sampaoli Moya é conhecido do público brasileiro. No Brasil, já esteve à frente do Santos (2019) e do Atlético MG (2020). Fez sucesso na Seleção do Chile, pela qual conquistou a Copa América de 2015. Também venceu a Copa Sul-Americana de 2011, com o Universidad de Chile. Apesar dos bons trabalhos, carrega a sombra do fracasso na Seleção da Argentina, eliminada nas oitavas da Copa do Mundo de 2018.

Policiais em visita a escola no interior do estado || Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil visita escolas do interior da Bahia para levar orientações a gestores, professores e estudantes sobre medidas de segurança para lidar com ameaças à integridade física das pessoas que fazem o dia das comunidades escolares. O trabalho é tocado pelas 26 Coordenadorias Regionais do Interior (Coorpins).

Junto com professores, delegados e investigadores orientam à comunidade escolar sobre os cuidados dentro das instituições de ensino, a importância da denúncia, o combate à desinformação e as notícias falsas, além da forma de agir diante de um fato mais crítico.

CONDUÇÃO DE ADOLESCENTES

Até esta sexta-feira (14), a Operação Escola Segura já identificou e deteve 23 adolescentes, na capital e interior do estado, por atos infracionais relacionais a ameaças e incitação ao crime. Foram lavrados procedimentos relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os quais serão encaminhados ao Ministério Público do Estado.

As unidades da Polícia Civil podem solicitar ao Ministério Público a aplicação de medidas socioeducativas previstas no ECA, que vão desde advertência e obrigação de reparar o dano, até uma internação em um estabelecimento educacional, que pode durar até três anos, para os adolescentes envolvidos com atos infracionais análogos a ameaça ou incitação ao crime.

Para denunciar, as pessoas podem ligar para 181, no Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Para registrar um boletim de ocorrência, podem procurar a delegacia mais próxima ou na Delegacia Virtual, pelo site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

Ronald Kalid visita o Senadinho no Café Pomar
Tempo de leitura: 4 minutos

“A cada convidado ou cliente que chega, o cardápio é a política nacional, estadual e municipal, esta em alto escala. Alguns deles se apresentam como candidatos a candidato ao Executivo ou Legislativo e mostram uma prévia do plano de governo”.

Walmir Rosário

Confesso que me divirto bastante com os meandros da política de Itabuna. Diferente de outras cidades, ela é viva, presente nas esquinas, nos café, bares, becos, escritórios, repartições públicas, enfim, em todos os locais onde se juntam eleitores e pré-candidatos. Nesses locais são discutidos desde as ruas esburacadas, as constantes falta de água, o cumprimento ou não das promessas dos prefeitos e o comportamento dos vereadores.

Um desses lugares é o tradicional Café Pomar, por anos a fio sob o comando da família Mariano, que se aposentou, embora os clientes continuam fiéis aos novos proprietários. À disposição dos clientes, um chá mate especial, doces, salgados e um cafezinho de fazer inveja aos concorrentes. Não só pela qualidade do pó, da água, do modus operandi, ou de quem gentilmente o serve, e sim por uma turma que o bebe pela manhã e à tarde.

Na verdade, alguns deles nem mesmo têm o hábito de tomar café, e sim encontrar seus pares da tradicional conversa política. Não é de hoje que o Café Pomar é conhecido como o “Senadinho”. Esse nome foi dado há décadas, quando ainda a Câmara de Vereadores era localizada no centro da cidade (praças Olinto Leone e José Bastos) e frequentado por alguns vereadores e outros políticos.

Pelas minha lembranças, um outro bar e lanchonete era o local preferido do políticos: o Avenida, de Olímpio, ponto de encontro de prefeitos, vereadores, cacauicultores, profissionais liberais e quem mais gostasse de política e futebol. O prefeito José de Almeida Alcântara era um frequentador habitué e passava pelo Avenida várias vezes por dia, nem que seja para cumprimentar os amigos.

E José de Almeida Alcântara sempre foi um político nato, populista como só ele sabia ser para ganhar as eleições de prefeito ou deputado. Pois um dia Alcântara se encontrava engraxando os sapatos em frente ao Avenida, rodeado por amigos e correligionários, quando um popular se apresentou e pediu uma ajuda financeira. Imediatamente, Alcântara mostrou os bolsos vazios e disse que a única coisa que tinha eram os sapatos.

O popular retrucou que estava precisando e o político os tira dos seus pés, entrega ao pedinte, e vai embora calçado em meias brancas. Pois bem, Alcântara morreu em seu segundo mandato, mas elegeu seu parente Fernando Cordier. Ainda hoje é lembrado pelos antigos eleitores e colaboradores, um deles, seu chefe de Gabinete, Paulo Lima, ou Paulo Índio, jornalista, grande tribuno e um dos líderes das conversas políticas do Café Pomar.

Todos os dias, os jornalistas Paulo Lima e Joselito Reis, entre outros confrades, recebem no Senadinho candidatos a candidatos de todos os matizes para conversas sobre Itabuna e as influências políticas. Por ser um local eminentemente democrático, a frequência muda constantemente, que até temos que lembrar a frase da “raposa política” Magalhães Pinto: “A política é como as nuvens; você olha, está de um jeito. Olha de novo e já mudou”.

A cada convidado ou cliente que chega, o cardápio é a política nacional, estadual e municipal, esta em alto escala. Alguns deles se apresentam como candidatos a candidato ao Executivo ou Legislativo e mostram uma prévia do plano de governo. Encerrado o expediente, uma foto é feita num celular e imediatamente distribuída pelas redes sociais, dando visibilidade ao pretenso futuro prefeito ou vereador.

Um dia desse recebi a foto com uma pequena nota com a presença do empresário, cacauicultor e arquiteto Ronald Kalid, o médico Ronaldo Neto, o ex-prefeito de Barro Preto Sérgio Costa, o aposentado José Verdinho, o advogado Rui Correa, Paulo Lima, dentre outros. Me chamou a atenção Ronald Kalid, tido como o mais capaz secretário de Viação e Obras de Itabuna, um dos responsáveis pela modernização da cidade.

Em 1998, apesar dos esforços para ser o candidato do prefeito Ubaldo Dantas, Ronald declinou do convite, o que equivale a deixar passar o cavalo selado. Em outras eleições, encontrou dificuldades em homologar sua candidatura a prefeito pelo PSDB, partido que se perdeu no tempo e no espaço da política nacional, estadual e municipal. Em Itabuna, não conseguiu eleger um prefeito, só pouquíssimos vereadores.

Dentre as dificuldades encontradas por Ronald Kalid junto aos partidos, estava seu comportamento sisudo, sem a disposição de dialogar com eleitor por meio de artifícios como os tapinhas nas costas e as promessas feitas para não serem cumpridas. Ronald acreditava que o diálogo com o eleitor deveria ser diferente, baseadas na construção de plano de governo bem estruturado e com perfeitas condições de executá-lo.

E aí é que estava – e está – seu maior erro na velha e atual política de tirar vantagem em tudo, principalmente a econômica. Ainda consigo recordar as reclamações dos políticos do PSDB contra uma possível candidatura de Ronald Kalid a prefeito de Itabuna: “Ora, como é que vamos ganhar com um candidato que sequer cumprimenta um eleitor enquanto está caminhando no calçadão da Beira-Rio?”. O PSDB perdeu sem Ronald Kalid, que por sua vez não aceitou ser secretário de Obras de outro qualquer prefeito de Itabuna.

Acho muito simpático o modo do pessoal do Senadinho fazer política, que embora improdutiva, incentiva e promove candidatos a candidatos. E o motivo é somente um: hoje as candidaturas não são mais decididas em redutos como o Café Pomar, mas em Salvador e Brasília, nas reuniões sigilosas em gabinetes da Assembleia Legislativa, Congresso Nacional e sedes de Executivos. Mas a política do Senadinho jamais perderá seu charme.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Xi Jinping e Lula assinam mais de 10 acordos entre Brasil e China || Foto Ricardo Stuckert/PR
Tempo de leitura: 3 minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram, nesta sexta-feira (14), em Pequim, 15 acordos comerciais e de parceria. Lula está em viagem ao país asiático e foi recepcionado no Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês.

Os mandatários participaram de reunião ampliada com os ministros e assessores de ambos os países e tiveram encontro privado. Nessa conversa, além de temas bilaterais, eles trataram do diálogo e negociação para encerrar a invasão da Ucrânia pela Rússia. Um jantar em homenagem a Lula também foi oferecido por Xi Jinping.

Os termos assinados entre os dois países incluem acordos de cooperação espacial, em pesquisa e inovação, economia digital e combate à fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e facilitação de comércio.

Um dos acordos prevê o desenvolvimento do CBERS-6, o sexto de uma linha de satélites construídos na parceria bilateral. De acordo com o governo brasileiro, o diferencial do novo modelo é uma tecnologia que permite o monitoramento de biomas como a Floresta Amazônica, mesmo com nuvens.

Outros documentos assinados tratam de certificação eletrônica para produtos de origem animal e dos requisitos sanitários e de quarentena que devem ser seguidos por frigoríficos para exportação de carne do Brasil para a China. O Brasil é o maior fornecedor de carne bovina para o país asiático e 60% da produção brasileira são vendidos para a China.
Leia Mais

Pirulito e Paçoca convidam população itabunense para o Domingo Kids
Tempo de leitura: < 1 minuto

Presente nos melhores eventos infantis da região, a dupla Pirulito e Paçoca vai estrear seu evento autoral, o Domingo Kids, neste domingo (16), a partir das 9h, no Rosentino Buffet, localizado na Rua Itália, 198, Bairro São Judas, em Itabuna. “Vamos ter muitas atrações para toda a família até as 12h”, conta Leomara Oliveira ao PIMENTA. Ela dá vida à palhaça Paçoca ao lado do marido, Victor de Jesus, intérprete de Pirulito.

Trabalhando juntos há sete anos, Leomara e Victor decidiram criar um evento com as brincadeiras preferidas da criançada, além do show musical e dos equipamentos infláveis. “O futebol de sabão e o sensacional banho de mangueira são os mais pedidos”, diz Victor.

Na estreia, Pirulito e Paçoca vão contar com os parceiros da Fotomania e do Kumon, que terão estandes no evento. Com a parceria, segundo Leomara, o Domingo Kids oferecerá atividades interativas, além dos sorteios. A artista acrescenta que a roupa de banho será o vestuário ideal para as brincadeiras.

O ingresso custa R$ 50 por criança e dá direito a um acompanhante, cuja presença é obrigatória. Limitados, os ingressos podem ser adquiridas pelo telefone (73) 9 8841-5756, via Instagram (@pirulitopacocaoficial) ou na portaria do Rosentino.

Réplica de barcaça leva aroma de cacau para os visitantes da Chocolândia || Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Chocolândia trará um clássico da literatura mundial no próximo domingo (16). A Turma Teatro e Fantasia levará ao piso superior do Shopping Jequitibá a peça Pinóquio, uma atração que encanta todas as idades, a partir das 17h.

A promessa da Turma Teatro e Fantasia é apresentar Pinóquio com cenários e figurinos renovados para o mês da Páscoa em um espetáculo gratuito.

A Chocolândia também oferece aos clientes do Shopping Jequitibá a oportunidade de fazer uma viagem pela história do cacau e do chocolate no sul da Bahia por meio de totens instalados em frente à loja C&A. Os totens mostram o surgimento e o desenvolvimento da lavoura cacaueira, a fabricação de chocolates produzidos com cacau de origem e a magia de uma região celebrizada por Jorge Amado.

O AROMA DO CACAU

Além dos totens, estão em exibição uma réplica de uma área de Cabruca e uma barcaça de cacau com marcas de chocolates sul-baianos, exalando o delicioso aroma da amêndoa da qual é feito o chocolate. Mais informações sobre a programação da Chocolândia em www.shoppingjequitiba.com.br.

Região Central ficará sem abastecimento d´água nesta manhã
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma manutenção preventiva na rede de água suspenderá, temporariamente, o abastecimento nos bairros Mangabinha e Zildolância e no Centro de Itabuna.

De acordo com a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), a previsão é de que o serviço seja concluído até o início da tarde, com a retomada imediata do abastecimento nestas localidades.

Ainda de acordo com o comunicado da Emasa, a ação busca evitar problemas na rede que venham a afetar o abastecimento de água da cidade.

Há 20 vagas para auxiliar de produção em Itabuna; confira mais oportunidades em Ilhéus e Jequié
Tempo de leitura: 7 minutos

Mais de 220 vagas de emprego, estágio e jovens aprendizes são ofertadas, nesta sexta-feira (14), em Itabuna, Ilhéus e Jequié, via SineBahia. São oportunidades para gerência – na área do atacado e varejo, contabilidade, motorista de ônibus, confeccionador de calçados, fiscal de caixa e fiscal de prevenção de perdas, dentre outras. Itabuna oferta 140 vagas, Jequié 62 e Ilhéus 21.

O atendimento no SineBahia vai até as 15h30min nos três municípios. A unidade em Itabuna funciona no andar superior do Shopping Jequitibá, na Beira-Rio. O SineBahia em Ilhéus atende na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, enquanto a unidade de Jequié opera na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Os candidatos devem apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade, além de certificado de cursos na área desejada, caso possua. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas.

Leia Mais