Ameaças contra escolas mobilizaram equipes policiais em Ilhéus || Foto 68ª CIPM
Tempo de leitura: 2 minutos

A série de ataques a escolas no Brasil deixa rastro de medo. Como se não bastasse a violência de fato, os brasileiros também passaram a conviver com o terror de ameaças, que se multiplicaram nas últimas semanas. Não é diferente em Ilhéus, no sul da Bahia, onde publicações sobre possíveis atentados se espalharam rapidamente e provocaram reações. Um dos casos registrados na cidade descambou para a calúnia, conduta de quem, indevidamente, atribui a autoria de crime a outra pessoa.

Alunos de uma escola particular da cidade pegaram a fotografia de praticantes de paintball (esporte que usa armas de tinta em suas disputas) e a publicaram acompanhada da acusação de que os homens da imagem planejavam um massacre em escolas de Ilhéus.

O caso foi parar na 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde os homens caluniados registraram boletim de ocorrência. Após o registro da denúncia, o clube de paintball divulgou vídeo em defesa de seus membros. “São pais de família, pessoas corretíssimas, idôneas, excelentes profissionais. Estão pegando a foto deles pra espalhar uma fake news, dizendo que eles são responsáveis ou serão responsáveis por um massacre em escolas aqui em Ilhéus”, declarou uma representante do clube.

A repercussão da publicação levou a mãe de um dos adolescentes a pedir desculpas, após levá-lo à Delegacia da Polícia Civil. A mulher também gravou um vídeo. “Todo esse comentário sobre o possível massacre foi uma brincadeira, uma brincadeira irresponsável do meu filho com seu amigo. Ele acabou postando, no seu status do WhatsApp, no intuito de brincar [com o amigo], porém ele não teve a noção de que ele estava expondo os dois rapazes nessa situação. Isso tomou uma repercussão muito desconfortável e nós estamos aqui dizendo que não existe massacre”, disse.

ADOLESCENTES VÃO RESPONDER À JUSTIÇA, SEGUNDO DELEGADA 

A delegada Katiana Amorim, coordenadora da 7ª Coorpin, afirmou que os dois jovens responsáveis pelo uso ilegal da imagem de terceiros vão responder pelo ato. “Os autores adolescentes envolvidos irão responder procedimento policial e judicial pelo ato infracional, sim”, assegurou.

Uma das medidas adotadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para lidar com ataques e ameaças contra escolas foi a criação de um canal de denúncia específico, em parceria com a SaferNet Brasil. Informações sobre esse tipo de caso podem ser comunicadas por meio deste link.

Bloqueio da pista será na tarde desta quarta-feira (12)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O trecho dos quilômetros 25 e 26 da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415) será interditado por cerca de 15 minutos nesta quarta-feira (12), às 16h. O bloqueio será necessário para a detonação de rochas na nova ligação Ilhéus-Itabuna (BA-649), no lado direito do curso do Rio Cachoeira.

O alerta de bloqueio da rodovia foi feito pelo Consórcio SVC/Paviservice, que executa as obras de construção da nova rodovia Ilhéus-Itabuna. O bloqueio será em sistema de pare-e-siga.

Fernanda Santos está de malas prontas para viagem à Terra do Sol Nascente
Tempo de leitura: < 1 minuto

Fernanda não estava confiante quando se inscreveu no processo seletivo do Sakura Science High School Program, que levará estudantes de diversos países ao Japão. Ela atribui a falta de confiança à síndrome do impostor, que induz a pessoa afetada a construir uma autoimagem depreciativa. Por isso, a surpresa foi maior ao receber a notícia de que havia sido aprovada para o intercâmbio de curta duração no país asiático, de 16 a 22 abril.

Aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus de Ilhéus, Fernanda Santos Fernandes terá todas as despesas da viagem bancadas pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

A estudante conta que o auxílio da servidora Valquiria Barbosa Santana foi fundamental, assim como o apoio da família, para garantir sua vaga no programa. No Japão, ela visitará centros de pesquisa e universidades e participará de seminários junto a estudantes  japoneses e de outros países.

Agora, Fernanda conta as horas para embarcar rumo à Terra do Sol Nascente. “O objetivo do programa, os lugares e toda a proposta são sobre coisas que eu gosto, que eu tenho trabalhado no IFBA, com projetos de pesquisa na área de ciência e tecnologia. Sou apaixonada por Astronomia. Quando vi que iríamos visitar a Jaxa [Agência Aeroespacial Japonesa], foi a cereja do bolo. Tenho muitas expectativas”, revelou.

Latam e VoePass confirmam compartilhamento de voos (codeshare) || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatro destinos baianos que perderam voos comerciais com o fim da parceria entre a VoePass (Passaredo) e a Gol tiveram notícia alentadora nesta terça-feira (11), quando a empresa de transporte regional anunciou acordo com a Latam. As duas empresas firmaram acordo de compartilhamento de voos (codeshare) a partir de 9 de maio.

Serão mantidos voos nos aeroportos de Barreiras, Lençóis, na Chapada Diamantina, Teixeira de Freitas e Paulo Afonso. A parceria, conforme anúncio, ampliará a malha regional com as ligação entre Feira de Santana e Recife. Uma novidade é a inauguração de voo Valença-Recife-Valença, que atenderá o baixo-sul.

A ação é vista como sustentável pela Latam, que busca atingir destinos com aeroportos de menor porte e sem capacidade para grandes aeronaves. “A ampliação do nosso codeshare com a Voepass complementa a nossa malha atual e reforça esse compromisso, permitindo que mais pessoas possam voar e se conectar nacional e internacionalmente”, ressalta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

“É com muita satisfação que expandimos nosso acordo de codeshare com a Latam . Poder seguir nossa história abrindo e conectando cidades pelo interior do nosso País está em nosso DNA”, afirma José Luís Felício Filho, diretor-presidente da VoePass.

Geraldo Júnior faz elogios ao prefeito Augusto Castro (PSD)
Tempo de leitura: 1 minuto

No comando interino do Governo da Bahia durante a viagem do governador Jerônimo Rodrigues à China, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) está à frente da apresentação do Programa Bahia Sem Fome à sociedade baiana. O ato mais recente da campanha foi em Itabuna, nesta terça-feira (11), com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), a quem Geraldinho fez elogios e agradecimentos.

– [Quero agradecer] ao prefeito que nunca nos deixou, que tem uma marca social do seu Governo. Não há um só dia que Augusto Castro não me ligue ou ao governador Jerônimo Rodrigues para o encaminhamento [de demandas de Itabuna e região]. Você é um orgulho pra essa cidade, pra Bahia e para o nosso Governo. Obrigado pela sua sensibilidade com o povo baiano – disse o governador em exercício.

PARA AUGUSTO, BAHIA SEM FOME VAI POTENCIALIZAR AÇÕES SOCIAIS EM ITABUNA

Ainda no palco do Teatro Candinha Doria, que sediou o evento desta terça-feira, o prefeito Augusto Castro (PSD) disse ao PIMENTA que o Programa Bahia Sem Fome chega para ampliar as ações de combate à fome no município. Ele enumerou as medidas da Prefeitura de Itabuna nessa área.

– Desde o início do nosso mandato, lançamos um programa social muito forte em Itabuna. Lançamos o auxílio municipal no início do Governo. Tivemos a enchente [em 2021] e entregamos o auxílio emergencial de R$ 3.500,00 para 4.200 famílias. Conseguimos manter os nossos equipamentos do Cras e o Programa Comida na Mesa em evidência. Na Semana Santa, entregamos 40 toneladas de peixe mais o kit Semana Santa. No Natal, da mesma forma. Nós temos um programa de entrega mensal de cestas básicas a mais de duas mil famílias – declarou Augusto.

Segundo o prefeito, em breve, o Governo Municipal anunciará a reabertura do Restaurante Popular. “Licitação já está em curso”.

Apostas podem ser feitas até as 19h
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sorteio das seis dezenas do concurso 2.582 da Mega-Sena será realizado às 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo canais da Caixa no YouTube e no Facebook.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis números marcados, custa R$ 4,50.

De acordo com a Caixa, caso um ganhador acerte o prêmio principal e aplique todo valor aplicado na poupança, receberá um rendimento de rende R$ 21 mil no primeiro mês.

APOSTAS FICARÃO MAIS CARAS

A partir do fim do mês, os preços das apostas lotéricas ficarão R$ 0,50 mais caros. Segundo a Caixa Econômica Federal, o reajuste será feito após mais de três anos sem alta dos preços. Duas modalidades terão aumentos no início do próximo mês.

Para a Mega-Sena, a Lotofácil, a Quina e a Lotomania, os novos preços valerão a partir de 30 de abril. Para o Timemania e o Dia de Sorte, o aumento entrará em vigor em 3 de maio.

A Caixa explicou que o reajuste foi necessário para repor a inflação acumulada desde novembro de 2019, quando ocorreu o último aumento.

São mais de 40 vagas em novo supermercado em Itabuna || Imagem Pixabay
Tempo de leitura: 6 minutos

Com oferta de 128 vagas de emprego e outras 50 para jovens aprendizes, as unidades do SineBahia em Ilhéus e em Itabuna estão selecionando profissionais em diversas áreas nesta quarta-feira (12). Itabuna tem oferta 162 vagas e Ilhéus outras 16.

Quem está à procura de emprego em Itabuna tem oferta de 112 vagas, das quais 45 na nova loja do Grupo Mateus. Há, ainda, 50 para jovens aprendizes que estão na faixa dos 18 aos 22 anos, com carga de 4 horas semanais e jornada de segunda a sexta e remuneração de meio salário mínimo.

A unidade do SineBahia em Itabuna está situada no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). A unidade de Ilhéus oferta duas vagas de estágio e 14 de emprego em áreas que vão do marketing à contabilidade. O atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, na unidade do SAC, em frente à Praça Cairu.

O atendimento nestas unidades encerra-se às 15h30min. O candidato não deve esquecer de levar documentação para se cadastrar e disputar vaga. Incluem CPF, carteiras de Trabalho – física ou digital – e de Identidade e comprovantes de escolaridade e de residência.  Veja todas as vagas disponíveis em Leia Mais logo abaixo.

Leia Mais

Nascida em Ibirataia, no sul da Bahia, cantora fez sucesso nacional || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Nascida em Ibirataia, no sul da Bahia, e uma das fundadoras e integrante do Quarteto em Cy, a cantora Cinara de Sá Leite Faria, que recebeu o nome artístico Cynara, faleceu nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro, onde fez muito sucesso na década de 60. Internada no Hospital Prontocor, na Tijuca, Zona Norte, a artista morreu de insuficiência respiratória, aos 78 anos.

Quarteto do sul da Bahia para os palcos do Rio de Janeiro || Foto Marcelo Castello Branco

Cynara estava hospitalizada desde a semana passada, quando quebrou o fêmur e passou por uma cirurgia. Mas o quadro de saúde agravou-se por causa de uma pneumonia que contraiu durante a recuperação. “É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje, dia 11/4/23, terça-feira, pela manhã”, diz um trecho da nota emitida pelo grupo musical nas redes sociais.

Acrescenta ainda que “foi uma jornada musical incrível, muitos projetos, principalmente, pela família, que foi algo sagrado pra ela. Cynara deixa três filhos, João, Irene e Francisco, quatro netos (Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius) e duas irmãs em Cy (Cyva e Cilene). Muito obrigado pelo carinho”, afirma a nota.

Juntamente com as irmãs Cyva, Cylene e Cybele, também nascidas no sul da Bahia, a cantora Cynara fundou o Quarteto em Cy, em 1964. As meninas ficaram conhecidas como lendárias baianas. Elas fizeram muito sucesso interpretando canções próprias e de nomes como Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda e Vinicius de Moraes.

Em 1968, com a irmã Cybele, interpretou a canção Sabiá, de Tom Jobim, Chico Buarque, no Festival Internacional da Canção de 1968, no Rio de Janeiro. No sul da Bahia, a história de sucesso das artistas é praticamente desconhecida. Ela nasceu em 7 de janeiro de 1945.

Luiz Ferreira defende programa de recuperação da cacauicultura no sul da Bahia
Tempo de leitura: 5 minutos

“A cacauicultora sul-baiana passa por maus momentos, mas ainda pode ser importante ao país e sobretudo à Natureza”.

Luiz Ferreira da Silva 

A Natureza proporcionou ao homem dos trópicos úmidos uma árvore frutífera, o cacaueiro, que pudesse ser utilizada sem causar danos ao seu ambiente florestal.

Ao facultar um produto nobre – o chocolate –, adicionou características fisiológicas inerentes ao complexo do seu habitat, quente, chuvoso e rico em espécies consortes e fauna agregada.

Teria que ser uma planta que reciclasse com eficiência, mantendo a capa orgânica do solo, fator importante para alimentar as raízes finas, que têm a função de arejar o solo, agregar as partículas e evitar a perda de nutrientes. Enfim, manter a vida do solo.

E para tanto, sob a mata, recebendo pouca luz, forma um “túnel folear”, com as copas se encontrando, evitando que a luz solar danifique o solo. A luz é para as folhas fazerem a sua “química carboidrática” de transformação – fotossíntese, para os puritanos.

A Natureza ainda deu uma colher de chá. Aumentou a sua “plasticidade fisiológica” – conviver em ambiente mais arejado, a exemplo de uma mata raleada – no limite que ainda mantém o cacaueiro na sua missão fitogeográfica de equilibrar o uso com a conservação.

Neste contexto interativo, o cacaueiro usufrui da fauna, notadamente dos insetos polinizadores, alimentados por frutas em decomposição, oriundos do andar de cima, as árvores tropicais.

A Natureza é sábia. Por um lado, criou o cacaueiro com o fenômeno da incompatibilidade sexuada, que se manifesta quando o pólen de uma flor em uma planta não consegue fecundar os óvulos das flores da mesma planta (autoincompatibilidade) ou de outras plantas (inter incompatibilidade). E até o cacaueiro “macho” ocorre, com raridade nas plantações, com floração e não produtores de frutos.

Pelo outro, resolveu a questão no próprio meio. Criou as mosquinhas chamadas “forcipomyas”, e não havendo polinização adequada, a lavoura não produz satisfatoriamente.

Por essa razão, alertou ao Homem sobre a importância delas, incumbindo-lhe de cuidar de seus criadouros, os seus locais naturais, a exemplo das bromélias.

Chegou o cacaueiro no Sul da Bahia. Uma floresta tal e qual a da sua origem, a Mata Atlântica. Encontrou aí condições favoráveis de clima, solo, topografia e rede hídrica, razões da sua expansão, chegando a ocupar 600 mil hectares, com a equivalência de uma fonte de divisas de quase 1 bilhão de dólares em determinado ano.

Os pioneiros souberam mesclar a lavoura com a floresta, sem macular o meio ambiente, satisfazendo com a produção auferida, com elevada liquidez, mantendo preservado o ecossistema e proporcionando um epicentro gerador de riquezas com o produto cacau, cujos reflexos se irradiaram pelas áreas circunvizinhas, criando uma estrutura de bens e de serviços que permitiu, com outras atividades agrícolas e congêneres, distribuir benefícios para todas as comunidades, o que infelizmente não foram aproveitados na magnitude dos bônus.

Sessenta anos atrás, um cacauicultor com pouco esforço, com seus 100 hectares de cacau, sem usar maquinaria e tudo no lombo do burro, gastando pouco, em sua área cabrocada, mesmo com uma produtividade não tão expressiva, colhia 4 mil arrobas, que o tornava um homem de classe média alta. Com maior presença e bom solo, muitos chegavam a 6 mil arrobas, tornando-se ricos.

Nessas circunstâncias, uma lavoura nota 10. Produtiva e conservacionista.

Leia Mais

Geraldo Júnior discursa na apresentação do Bahia Sem Fome em Itabuna || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Há 20 anos, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia acabado de completar cem dias de seu primeiro mandato, a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003 incluiu a alimentação na lista dos direitos sociais previstos no sexto artigo da Constituição. Naquele ano de 2003, a cidade piauiense de Guaribas foi escolhida para o lançamento do Programa Fome Zero.

De acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), em 2004, 9,50% dos brasileiros passavam fome. Demorou uma década para o Brasil reduzir esse percentual abaixo de 5% (4,70%), critério da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para retirar um país do Mapa da Fome.

A trajetória dessa estatística começou a regredir em 2015 e, em 2022, o Brasil já submetia 15,50% de sua população a algum nível de insegurança alimentar. No final do ano passado, tínhamos 33 milhões de compatriotas com fome. Parte considerável dessa multidão de famintos está na Bahia, conforme alertou o governador em exercício Geraldo Júnior, Geraldinho (MDB), nesta terça-feira (11), na apresentação do Programa Bahia Sem Fome, no Teatro Candinha Doria, em Itabuna.

“Se vocês observarem [os dados da Rede Penssan], são 33 milhões de brasileiras e brasileiros, são 2 milhões de baianas e baianos no Mapa da Fome. A pesquisa constatou que, na Bahia, nós temos 12,9% da população vivendo em situação de fome extrema”, declarou.

Números da fome no Brasil, segundo pesquisa da Rede Penssan || Foto Pimenta

O governador em exercício afirmou que, antes de se aliar ao grupo liderado pelo PT na Bahia, não havia despertado para a necessidade urgente do enfrentamento dessa mazela social. “Não tenho nenhuma cerimônia pra dizer que aprendi o conceito de fome quando tomei a decisão política de estar nesse grupo liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse. Conforme Geraldo, o estado será referência nacional nessa luta. “Vamos dar o exemplo para o Brasil”.

BALANÇO

Geraldinho fez um balanço das duas primeiras semanas do Bahia Sem Fome. Até hoje, o programa arrecadou 226 toneladas de alimentos e distribuiu 180 toneladas. No evento em Itabuna, o Grupo Atakarejo anunciou a doação de outras 50 toneladas.

Segundo o governador em exercício, há longo caminho a ser percorrido. “Esse não é um programa apenas do Governo do Estado, é uma problemática de todos os baianos e brasileiros, e a sociedade civil de todos os territórios está convocada a participar do Bahia Sem Fome”, conclamou.

A solenidade reuniu veículos de imprensa, empresários, políticos e representantes do terceiro setor do Território de Identidade Litoral Sul. Além do governador em exercício, participaram o secretário estadual de Comunicação, André Curvello; a secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes; o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira; o prefeito Augusto Castro (PSD); e parlamentares.

Jerônimo negocia contrato e vinda de montadora em reunião com executivos da BYD || Foto Daniel Senna/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e a direção da BYD, líder mundial em veículos elétricos, negociam reajuste do contrato para construção e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador.

Hoje (11), as duas partes tiveram reunião em Shenzhen, no sul da China, com o CEO da BYD, Wang Chuanfu, e a vice-presidente executiva da empresa, Stella Li. Ainda no encontro, executivos e Jerônimo analisaram a instalação de fábrica de veículos elétricos no estado nordestino.

A BYD foi a vencedora da licitação da obra do VLT. “A empresa argumentou que a pandemia trouxe impactos para o setor, com a elevação do preço do aço e do próprio maquinário que será usado na implantação do VLT. Iremos estudar as condições para realizar essas correções no contrato, e espero que a gente consiga resolver e dar início às obras o mais breve possível”, disse o mandatário baiano.

Jerônimo disse ter dado garantia de total apoio do Estado para que a BYD instale fábrica de veículos elétricos na Bahia, assegurando “incentivos para a ampliação do uso deste tipo de veículo que traz ganho ambiental e é a nova tendência do mercado mundial de automóveis”.

BYD é líder mundial em fabricação de carros elétricos || Foto Daniel Senna/GovBA

VEÍCULOS “MADE IN BAHIA”

Segundo o governo baiano, até o fim desta semana, a empresa se reunirá com o presidente Lula, que decolou nesta terça-feira para a China. A expectativa é que ele também apresente incentivos para que o investimento seja confirmado no estado baiano.

Antes da reunião com a BYD, o governador visitou uma linha de VLT no distrito de Pingshang. O equipamento é similar ao que será instalado em Salvador. Todo o complexo é controlado de forma remota e tem capacidade para transportar 300 mil pessoas por mês. Na quarta-feira (12), Jerônimo segue para Shangai, onde se integra à comitiva do presidente Lula.

Vitor Pereira não é mais treinador do Flamengo || Foto/Divulgação CRF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A notícia mais desejada pela maioria dos torcedores do Flamengo veio nesta terça-feira (11), dois dias após o time sofrer goleada na final do Campeonato Carioca, quando perdeu por 4 a 1 para o Fluminense. O português Vítor Pereira deixa a equipe sem conquistar um título sequer, apesar de disputar 4 no período, dentre eles Mundial de Clubes, Supercopa e, de menor prestígio, o Estadual.

Sob o comando de VP, como também é chamado, o Flamengo disputou 21 jogos. Venceu 12, empatou 2 e perdeu 7. O time marcou 39 vezes e sofreu 25 gols. A passagem do português no Rubro-Negro durou cerca de 3 meses. Ele fechou acordo em 13 de dezembro e assumiu o comando tempos depois.

O sonho da torcida é a volta de Jorge Jesus ao comando do time.

Confira as ofertas de emprego para hoje
Tempo de leitura: 2 minutos

Com vagas para profissionais em áreas como marketing, vendas e serviços, as unidades do SineBahia em Ilhéus, no sul, e Jequié, na região sudoeste, estão com oferta de 70 oportunidades de trabalho nesta terça-feira (11). São 54 em Jequié e 16 em Ilhéus.

Os interessados devem buscar a unidade do SineBahia, pelo menos, até as 15h30min de hoje, munidos de carteiras de Trabalho (física ou digital) e de Identidade, CPF e comprovantes de escolaridade e de residência. Caso possua, deve apresentar certificado de curso na área desejada.

A unidade de Ilhéus do SineBahia está situada na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu e ao prédio da Justiça Federal, e a unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no Bairro Mandacaru. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas para hoje.

Leia Mais

Ministro Lewandowski deixa STF após 17 anos || Foto Fernando Frazão/ABr
Tempo de leitura: 3 minutos

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixa hoje (11) o cargo, após ter antecipado em um mês sua aposentadoria. Ele completa 75 anos em 11 de maio, data em que seria aposentado compulsoriamente.

Lewandowski deixa o gabinete com um acervo de 780 processos, que devem ser herdados por seu sucessor. A partir desta terça-feira (11), cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um novo nome para a cadeira do ministro. Quando anunciou sua aposentadoria, o ministro disse não ter feito indicações a Lula.

Não há prazo para a nova indicação. Lula embarca nesta terça para a China, de onde retorna no próximo domingo (16). Em café da manhã com jornalistas no início do mês, o presidente disse “não ter pressa” para fazer a indicação. “A escolha do substituto dele [Lewandowski] será feita por mim no momento que eu achar que tenha que fazer”, afirmou.

Até o momento, o único nome citado publicamente por Lula foi o do advogado Cristiano Zanin, que o defendeu nos processos da Operação Lava Jato. Nas últimas semanas, intensificaram-se as pressões e campanhas por outros cotados, em especial uma mulher, preferencialmente negra. Lula, contudo, tem rejeitado assumir qualquer compromisso sobre o perfil do indicado.

Antes de assumir, o indicado pelo presidente deverá ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e depois ser aprovado no plenário da Casa, por maioria absoluta (41 votos).

CARREIRA

Com a saída do Supremo, Lewandowski deverá voltar a advogar e focar na carreira acadêmica, segundo contou a jornalistas. Ele é formado pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição pela qual se tornou mestre e doutor e na qual leciona desde 1978.

Sua passagem pelo Supremo, onde chegou em 2006 por indicação do próprio Lula, ficou marcada pelo chamado garantismo, corrente que tende a dar maior peso aos direitos e garantias dos réus em processos.

Leia Mais

Erasmo, primeiro à esquerda, marcou sessão e cancelou evento sem aviso e justificativa
Tempo de leitura: 2 minutos

Um estudo da Organização Não-Governamental Acari sobre segurança alimentar e nutricional apontou a existência de 53 mil famintos em Itabuna, o mais populoso município da região sul da Bahia. Pelo estudo, conclui-se que 1 a cada 4 itabunenses vive em situação de extrema pobreza e não tem o que comer ou, pelo menos, não faz as três refeições diárias.

Os dados foram apresentados a várias autoridades de Itabuna e, também, ao governador Jerônimo Rodrigues. O estado lançou, no mês passado, campanha de combate à fome na Bahia.

O assunto segurança alimentar está na pauta do brasileiro, mas não encontrou espaço na Câmara de Vereadores de Itabuna.

Há cerca de um mês, o presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD), acompanhado do vereador Diego Pitanga (PT), recebeu comitiva integrada por servidores federais, advogados, pastores e entidades para a discussão da segurança alimentar e nutricional em Itabuna.

Naquela reunião no dia 13 de março, no gabinete da presidência, Erasmo reconheceu a necessidade de discussão do tema, além de proposta de unificação de ações e projetos de combate à fome. “E elaborar um plano de ação conjunto para garantir alimentação adequada às populações vulneráveis”, afirmou ele, conforme divulgado pelo próprio legislativo (confira aqui).

A presidência da Casa definiu o dia 29 de março para debate da fome em Itabuna em sessão especial. A surpresa ocorreu no dia marcado. Sem dar nenhuma explicação e sem aviso prévio, conforme entidades, a presidência da Casa cancelou a sessão. A diretoria-executiva da ONG Acari, sustenta que a sessão havia sido confirmada. O cancelamento não recebeu, até a tarde desta segunda-feira (10), uma explicação sequer por parte de Erasmo Ávila.

REVOLTA E INDIGNAÇÃO

O cancelamento da sessão gerou revolta e “causou uma grande indignação em todos os representantes das entidades” envolvidas na pauta. O cancelamento se deu e ocorre num “momento em que se busca a união e a unificação das ações de combate à fome no município e a elaboração de um plano conjunto para garantir alimentação adequada a todos”.

À queixa dos envolvidos na pauta levada à Câmara, some-se o que eles consideram como “forma desdenhosa” pela qual “o presidente do Legislativo local discutiu o assunto e tratou os presentes às duas reuniões”. Erasmo, conforme relatos, teria duvidado do número de pessoas que passam fome em Itabuna, por exemplo.

OUVIDOS PELO PALÁCIO DE ONDINA

Se o debate não recebeu o tratamento devido no principal gabinete do prédio do Espaço Cultural Josué Brandão, na Beira-Rio, a preocupação da entidade encontrou eco no Palácio de Ondina, em Salvador. Governador em exercício da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) vem a Itabuna nesta terça-feira (11) para falar das ações de combate a fome no município e no estado.

O encontro será no Teatro Candinha Doria. Dele participará o prefeito Augusto Castro e o secretário estadual de Comunicação, André Curvello. O governador Jerônimo Rodrigues não estará no evento devido a compromissos na China, onde está há cerca de 10 dias em missão para atração de negócios para a Bahia.

OUTRO LADO

O site buscou ouvir a versão do presidente da Casa, Erasmo Ávila, sobre os motivos para o cancelamento da sessão especial sem nenhum aviso prévio. Foram feitas ligações para o telefone celular da presidência por três vezes, mas não houve êxito na ação.