Itabuna garante vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro em 2024 || Foto Rafael Machado/ECB
Tempo de leitura: < 1 minuto

A campanha histórica do Itabuna Esporte Clube no Baianão de Futebol deste ano assegurou participação do time do sul do estado na Copa do Brasil de 2024. Será a primeira vez que O Dragão do Sul disputará a Copa do Brasil. O Itabuna ainda garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

O Itabuna havia terminado a fase de classificação em quarto lugar, mas a vitória contra o Bahia no jogo de ida das semifinais levou a equipe do sul do estado a superar a Juazeirense em número de pontos (18 a 16).

O time de Juazeiro perdeu as duas partidas contra o Jacuipense, equipe que disputará o título do Baianão pela segunda vez consecutiva, agora contra o Bahia em datas que ainda serão confirmadas pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Programa quer levar médicos para cidades menores || Foto Marcelo Camargo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a promessa de dar prioridade para brasileiros e com atuação de outros profissionais da área de saúde como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais nas equipes, o Ministério da Saúde vai retomar o antigo programa Mais Médicos. Rebatizado de Mais Saúde para o Brasil, o programa será lançado nesta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Além de ampliar o número de profissionais na saúde, [o programa] vai trabalhar para melhorar o SUS com investimentos para construção e reformas de Unidades Básicas, ampliando o atendimento no Brasil”, comemorou pelo Twitter o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, neste sábado (18).

Na mesma publicação, Pimenta lembrou que o programa, criado pela então presidente Dilma Rousseff, “chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. “O desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS”, acrescentou. No novo formato, a expectativa é que sejam anunciados incentivos de permanência dos profissionais nos municípios. Da Agência Brasil.

Bremer volta a ser convocado pela Seleção Brasileira || Lucas Figueiredo/CBF
Tempo de leitura: 2 minutos

Nascido em Itapitanga, no sul da Bahia, o zagueiro Bremer, da Juventus, mais uma vez foi convocado para defender a Seleção Brasileira. Ele substituirá o zagueiro Marquinhos, do PSG, cortado do amistoso contra o Marrocos, no dia 25, em Tânger, no estádio Ibn Batouta,  no país africano, por causa de lesão.

A Seleção Brasileira se apresenta nesta segunda-feira (20), em Tânger. A equipe será comandada pelo técnico interino Ramon Menezes, campeão invicto do Sul-Americano Sub-20 na Colômbia. O treinador da Seleção comandou cinco atividades antes da partida no sábado (18).

Bremer é o terceiro jogador da esquerda para direita ao fundo || Lucas Figueiredo/CBF

Não será a primeira vez que o zagueiro Bremer vestirá a camisa da Seleção Brasileira. Ele esteve na Copa do Mundo do Catar, estreou na partida em que o Brasil sofreu derrota por 1 a 0 para Seleção de Camarões,na última fase de grupos, no Estádio Lusail. No confronto, o então treinador Tite usou uma equipe reserva.

O zagueiro Bremer é desconhecido no Brasil. O atleta começou a carreira em 2014 nas categorias de base do Desportiva Brasil, do interior de São Paulo, onde ficou até 2016. Emprestado ao São Paulo, onde atuou por um ano, teve passe adquirido pelo Atlético Mineiro em 2017, que pagou R$ 380 mil. Depois de um ano, tendo jogado 33 partidas, acabou negociado para o futebol italiano.

DOIS SUL-BAIANOS CONVOCADOS

Bremer se torna o segundo nome do sul da Bahia convocado pelo treinador Ramon Menezes para a partido contra Marrocos. No início deste mês, o volante André, do Fluminense-RJ, também foi chamado para a partida do próximo sábado (relembre aqui). O jogador do Fluzão é natural de Ibirataia. Atualizado às 15h30min.

Moradores do sul da Bahia apostam em bolões para tentar acertar prêmio da Lotofácil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma aposta feita  no bairro São Caetano, em Salvador,  está entre as cinco que acertaram os 15 números da Lotofácil, no sorteio do concurso 2766, realizado na noite de sábado (18), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo.  O sortudo ou sortuda ganhou R$ 286.517,05.  Os outros acertadores são de Ponta Porá (MS), Porto Alegre (RS), Mauá (SP) e São Lourenço do Oeste (SP).

Na noite de sábado também foi realizado o sorteio da Mega-Sena. Ninguém acertou as seis dezenas. Com isso, o prêmio para o concurso da próxima quarta-feira (22) subiu para R$ 54 milhões. As dezenas sorteadas foram: 04, 12, 14, 41, 46 e 53.  Foram registradas 69 apostas com cinco acertos e cada uma receberá R$ 61.915,50.

Na quadra, houve 5.767 acertadores e cada um embolsará R$ 1.058,27.  Entre os contemplados com esse valor estão moradores de Itabuna, Ilhéus, Itororó, Jussari, Santa Luzia  e Uruçuca.  O jogo da Mega pode ser feito em qualquer lotérica, até as 19h do dia do sorteio, e o volante simples custa R$ 4,50.

Fotógrafo Jones morreu em acidente em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo um carro e duas motocicletas, no bairro São Caetano, na noite de sábado (18), resultou na morte do fotógrafo Jones Clei Freitas dos Santos, de 49 anos. De acordo com testemunhas, Jones, como era mais conhecido, estava parado próximo à esquina da rua São Paulo, com a travessa de mesmo nome, quando a sua motocicleta foi atingida por outra.

Acidente entre a Rua São Paulo e travessa de mesmo nome, no bairro São Caetano

Conforme relatos, a moto e fotógrafo Jones foram atingidos por uma segunda motocicleta, envolvida numa colisão com um carro modelo caminhonete Chevrolet. Com a batida, a moto, pilotada por um homem identificado como Jacó Jonatas Pereira Nascimento, 27 anos, voou atingido o fotógrafo. Jones bateu a cabeça no chão e morreu no local, antes da chegada de uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu-192).

O piloto Jacó Jonatas Pereira, da segunda motocicleta envolvida no acidente, foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Não há informações sobre o estado de saúde dele. O velório e o sepultamento do corpo do fotógrafo Jones ocorrem neste domingo (19), em Itabuna.

Itabuna é goleado na Fonte Nova e está fora da decisão do Campeonato Baiano || Foto reprodução TVE-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um pênalti inventado, na tarde deste sábado (18), pelo árbitro Bruno Pereira Vasconcelos comprometeu a classificação do Itabuna para final do Campeonato Baiano. Aos 12 minutos do primeiro tempo, o jogador Elivelton desviou, com o joelho, uma bola chutada por Jacaré, mas Bruno viu um toque de mão. Depois de muita reclamação dos jogadores do Dragão do Sul, o centroavante Everaldo abriu o placar para o Bahia.

Depois da penalidade convertida, o Itabuna não se encontrou mais na partida. Sem força ofensiva, de maneira desorganizada, poucas vezes chegou ao ataque no primeiro tempo. Para piorar, no início do segundo tempo, levou dois gols e viu o sonho da classificação para final ser adiado.

Com 3 a 0 para o Bahia, o Dragão do Sul precisava marca duas vezes para levar a decisão da vaga para as penalidades. Mas só conseguiu um gol, com o artilheiro Cesinha, de cobrança de pênalti. No final da partida, desorganizado, o Itabuna levou quarto gol e a eliminação.

Agora, o Itabuna torce para o Jacuipense vencer a Juazeirense, neste domingo (19), para ficar em terceiro na tabela do Campeonato Baiano e assegurar uma das vagas na Copa do Brasil de 2024. A partida será em Riachão do Jacuípe, e o time da casa precisa de uma empate para ficar com a vaga na final do estadual. Os jogo da decisão estão marcados para os dias 2 de 9 de abril. Assista aos melhores momentos de Bahia e Itabuna, com transmissão da TVE-BA.

Estudante atravessa cruzamento da Receita Federal, que está sem semáforo desde 2021 || Foto de Arquivo
Tempo de leitura: 2 minutos

Multas e taxas de licença e fiscalização de trânsito renderam, em dois anos, R$ 9.714.498,88 aos cofres do município de Ilhéus. Foram R$ 4.057.399,21 em 2021 e R$ 5.657.099,67 no ano passado, segundo consulta feita pelo PIMENTA no sistema de informações do Tribunal de Contas do Municípios (TCM).

De acordo com o artigo 320 d0 Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a receita das multas de trânsito deve ser aplicada, exclusivamente, em melhorias para o setor, ou seja, em sinalização, engenharias de tráfego e de campo, educação, fiscalização e renovação da frota de veículos da autoridade de trânsito, que, em Ilhéus, é a Autarquia Municipal de Transporte e Trânsito, ainda conhecida pela sigla Sutram.

Ao longo dos anos de 2021 e 2022, Ilhéus enfrentou dificuldades para investir, por exemplo, na sinalização de trânsito. O problema persiste neste ano. Diante de faixas de pedestres apagadas e semáforos quebrados, a gestão municipal não consegue apresentar melhorias no sistema de trânsito.

Também faltam meios de transporte para os agentes de trânsito. A Sutram dispõe de um carro e doze motocicletas, mas nove estão quebradas. Ouvido pelo PIMENTA, o diretor da Autarquia, Valci Serpa, afirmou que o conserto das motos depende da liberação de recursos da Prefeitura.

CONTRATO DE MILHÕES

No início deste ano, a Prefeitura de Ilhéus anunciou investimento de R$ 4,2 milhões na compra de semáforos novos. Ao PIMENTA, Serpa esclareceu que, à época do anúncio, a compra ainda não havia sido feita. Ele explicou isso ao refutar denúncia do vereador Augusto Cardoso, Augustão (PT). O parlamentar afirmou que o município teria feito a despesa sem apresentar os novos equipamentos. Segundo Serpa, na verdade, nenhum pagamento foi liberado até então.

Questionado sobre a destinação dos recursos advindos de multas e taxas, Serpa afirmou que a arrecadação parece ser vultosa, mas não é suficiente para as despesas da Sutram, sobretudo porque os equipamentos de trânsito são caros. Conforme o gestor, somente o conjunto semafórico do cruzamento da Rua da Linha com a Avenida Canavieiras, em frente à Receita Federal, custará R$ 958 mil. O dinheiro proveniente das multas também é empregado em operações tapa-buraco e outros serviços de beneficiamento das vias públicas, acrescenta.

“Você pensa que é um valor [arrecadado com multas e taxas] é vultoso, mas, se você for dividir para uma empresa, é um valor pequeno. Para pagar o semáforo [o contrato de R$ 4,2 milhões], a gente vai ter que fazer uma programação [orçamentária], porque a gente não tem saúde financeira para isso tudo”, declarou. Ele também enfatizou que a Sutram tem gestão transparente e informa todas suas despesas ao Tribunal de Contas dos Municípios.

Concurso para professor e coordenador pedagógico recebeu mais de 81 mil inscrições
Tempo de leitura: < 1 minuto

O concurso público da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), que visa o preenchimento de vagas para professores e coordenadores pedagógicos, divulgou, neste sábado (18), os resultados provisórios da terceira etapa. O procedimento abrange a avaliação de títulos, a perícia médica para os candidatos com deficiência e a heteroidentificação dos candidatos que se declararam negros no momento da inscrição. A lista está disponível no site da Fundação Carlos Chagas.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) utilizou suas redes sociais para anunciar os resultados provisórios e ressaltou a importância da educação. “O conhecimento é o caminho para um futuro melhor e não iremos poupar esforços para que todas e todos tenham acesso a um ensino de qualidade. A educação da Bahia só avança”, escreveu.

Os candidatos têm os dias 30 e 31/03 para a interposição de recurso, conforme estipulado pelo edital do concurso. Já o resultado final e a homologação do concurso serão divulgados em 18 de abril.

O certame ofereceu 2.113 vagas para educadores, sendo 1.806 para professor e 307 para coordenador pedagógico, distribuídas em diferentes Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). O edital de abertura, publicado em agosto de 2022, contou com a inscrição de mais de 81 mil candidatos.

Itabuna venceu o Bahia na primeira partida da semifinal do estadual || Foto reprodução TVE
Tempo de leitura: < 1 minuto

O clima é de grande expectativa para o jogo que vale vaga na grande final do Campeonato Baiano 2023. Neste sábado (18), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a partir das 16h, o Itabuna busca uma classificação inédita para final do estadual contra o Bahia, que está pressionado pela torcida depois da eliminação na Copa do Nordeste.

Como venceu a partida de ida, no sábado passado, por 1 a 0, o Itabuna precisa de um empate para ficar com a vaga na final, mas a equipe do técnico Sérgio Araújo promete buscar a vitória nos 90 minutos. Caso não consiga segurar o Bahia no tempo normal, o Dragão do Sul não pode ser derrotado por uma diferença de mais de dois gols para levar a disputa para as penalidades.

A outra vaga na grande final do Campeonato Baiano será disputada entre Jacuipense X Juazeirense. Na partida de ida, em Juazeiro, o Jacuipense venceu por 1 a 0. Por isso, tem a vantagem do empate no jogo de volta, neste domingo (19), no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. A partida está prevista para começar as 16h.

44 apostas baianas acertam na Mega-Sena
Tempo de leitura: < 1 minuto

Acumulada desde o início da semana, a Mega-Sena sorteia, neste sábado (18), a partir das 20h, no Espaço de Loterias, em São Paulo (SP), prêmio de R$ 45 milhões. É o terceiro concurso da Mega-Semana da Mulher, que oferece uma oportunidade extra aos apostadores, com três sorteios nesta semana.

Caso apenas um apostador leve o prêmio e aplique o valor na poupança, receberá R$ 262 mil de rendimento no primeiro mês. Se quiser investir em imóveis, o valor será suficiente para adquirir 14 mansões ao custo de R$ 3,2 milhões cada. O certo é que o prêmio mexe com imaginário de apostadores de todo o país.

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país. O valor de uma aposta simples na Mega é de R$ 4,50.

Restaurante da Uesc amplia oferta de refeição a R$ 1,00 || Foto Uesc
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir desta segunda-feira (20), o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) ofertará total de 2 mil refeições a R$ 1,00. Antes, eram 1.450 refeições diárias a valor subsidiado. O anúncio foi feito pelo reitor Alessandro Fernandes Santana, após reunião com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CAs).

Serão 350 cafés da manhã, 1.200 almoços e 450 jantas a R$ 1,00. Antes, informa a reitoria, eram servidos 250 cafés da manhã, 900 almoços e 300 jantares, 1450 refeições. O reitor explica que essa é a capacidade máxima de produção do restaurante e está buscando, no Governo do Estado, recursos para a construção de um novo restaurante em local mais acessível e também a ampliação da cozinha do atual RU numa ação imediata.

Ainda segundo o reitor, para melhorar a produção e a segurança dos trabalhadores da cozinha, estão sendo adquiridos novos equipamentos para o RU.

Assembleia terá implicações para distribuição de recursos da cultura, segundo conselheira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A presidente interina do Conselho de Cultura de Ilhéus, Lana Santos, convocou Assembleia Geral Extraordinária para hoje (17), a partir das 16h, no Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na Avenida Brasil, na Conquista. Segundo a convocação, a assembleia vai analisar, discutir e votar o regimento eleitoral do Conselho, além de propor minuta de projeto de lei para a reformulação dos setoriais de cultura que compõem o colegiado.

Representante do setorial de cultura afro-brasileira, a ialorixá Bernadete Souza (PSOL) convidou a população ilheense a acompanhar, ativamente, o trabalho do órgão de controle externo e de formulação das políticas públicas do setor. “A comunidade de Ilhéus, quem faz cultura na cidade, artistas, artesãos, enfim, os setoriais representados devem comparecer à assembleia, porque será feita uma reformulação da própria estrutura do Conselho”, declarou ao PIMENTA.

A reunião de hoje, conforme a socialista, também será importante para definir em quais condições a Secretaria Especial de Cultura irá distribuir os recursos de auxílio ao setor cultural provenientes das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. “A população tem que estar de olho”, alerta Bernadete.

Ônibus lotado, no desenho de Marina R. Machado, de 12 anos
Tempo de leitura: 4 minutos

“Um milagroso projeto de lei pretende implantar a obrigatoriedade do cinto de segurança, mesmo nos ônibus que permitem passageiros em pé”.

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

O que deveria ser um tema sério é tratado como vulgaridade, futilidade, desrespeito à segurança e à dignidade humana. E o palco é a Câmara Federal, em Brasília. Pasmem, o projeto mistura alhos com bugalhos e tentaria dar segurança a uma parte dos milhares de passageiros de ônibus urbanos, relegando outra parte ao Deus dará, ao infortúnio que lhes cabe no latifúndio do injusto transporte público brasileiro.

Se por um lado, a lei diz que é obrigatório o uso de cintos de segurança em veículos, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, uma exceção foi colocada para salvar a legislação e diz: onde se é permitido viajar em pé, ou seja, nos malfadados ônibus urbanos, pode, está tudo liberado. E a questão segurança desce esgoto abaixo, num confronto à norma constitucional que declara igualdade entre os seres humanos em toda a nossa pátria.

E a justificativa é a mais estapafúrdia, explicando que se não for permitido passageiros em pé, o serviço seria caríssimo e impraticável, pois o número de veículos passaria para mais que o dobro. Pior, ainda, é que o motorista não poderia dar partida no veículo antes que o passageiro estivesse devidamente sentado. Também, o passageiro, ao pedir para descer no ponto, somente poderia sair do assento após a parada e a consequente retirada do cinto de segurança. Uma pérola, beira ao caos organizado.

Mas, agora, um milagroso projeto de lei pretende implantar a obrigatoriedade do cinto de segurança, mesmo nos ônibus que permitem passageiros em pé. Se lhes parece estranho, vejam a justificativa do parlamentar José Nelto (PP/GO), no Projeto de Lei 2515/2022, para alterar o Código de Trânsito Brasileiro, estabelecendo o cinto de segurança como equipamento obrigatório nos assentos preferenciais, de passageiros, do motorista e cobrador dos veículos de transporte coletivo.

A justificativa do deputado goiano é que, quando houver assentos disponíveis dentro desse meio de locomoção, é de suma importância que haja cinto de segurança, já os demais que não obtiverem uma cadeira dentro do transporte coletivo, finalizarão o percurso em pé, como já é de costume. Vale salientar que não há motivo para que o cobrador e o motorista não usem cinto de segurança, tendo em vista que tal medida assegurará um possível acidente de trabalho.

Em razão do já exposto, continua a justificativa: “tal medida beneficiará idosos que já não possuem tanto preparo e força física necessária para utilizar esse tipo de meio de locomoção, como também auxiliará mães e suas respectivas crianças que dependem desse tipo de transporte para se locomover”. Aos que costumeiramente utilizam o transporte público de passageiros, resta uma pergunta: o deputado já andou em um desses ônibus?

Acredito que não, do contrário não continuaria a justificativa com outras baboseiras, tais como a que se segue: “dessa forma, a presente proposição tem como finalidade instituir tal acessório de enorme e comprovada importância, sem nenhum prejuízo aos passageiros, levando em consideração que aqueles que não conseguirem se assentar, finalizarem a corrida em pé como já feito cotidianamente”. Melhor seria que o desconhecido parlamentar tivesse permanecido calado. Ganharíamos muito com o silêncio do deputado.

Pelo exposto no absurdo projeto, realmente, o parlamentar não tem ou teve, bem como seus assessores, a menor intimidade com um ônibus urbano, notadamente nos horários de maior movimento. Nunca pegou uma fila num ponto ou terminal, jamais viu passageiros viajando pendurados nas portas (abertas, por sinal), muito menos o que acontece quando o motorista aplica um freio de arrumação.

Nem por sonho sabe, ou por ouvir dizer, que os assentos preferenciais foram selecionados nos ônibus para o uso dos mais espertos, dos que chegam mais cedo e se abancam sem qualquer respeito ao que diz a lei, e muito menos aos idosos, gestantes e outros que deveriam ser beneficiados. Mesmo que reclamem, por direito, seus lugares, os infratores não dão a mínima, pois fingem sono profundo, embora não seja o dos justos.

Não creio que o minúsculo e inexpressivo projeto consiga chegar ao plenário, mas será incluído no currículo do inusitado parlamentar e divulgado pela imprensa e campanhas políticas, como prova de seu suado trabalho. Já os que sacolejam diariamente nos ônibus terão melhor sorte, pois se já estão excluídos sem o projeto de lei do deputado José Nelto, continuarão sem causar nenhuma dó ou piedade aos nossos ilustres parlamentares.

Pegando uma carona nesse inexpressivo projeto, relato aqui o acontecido comigo dias recuados, ao embarcar num ônibus da Rota em Feira de Santana com destino a Senhor do Bonfim. Para comprar a passagem, tive que apresentar uma série de documentos e cartão de crédito. No embarque, só faltaram me exigir a certidão de batismo e de óbito, mas, enfim viajei.

Tratamento igual não foi dado aos que paravam o ônibus no meio da rodovia e embarcavam apenas pagando, em reais, moeda nacional, sem as outras exigências a mim cobradas. Lotação esgotada nas poltronas, os viajantes em pé não era alertados pelo motorista – ao contrário de nós – pela falta de uso do cinto de segurança e ainda se recostavam em nossos assentos, alguns sentando-se nos braços das poltronas.

Faltavam educação e fiscalização. E ninguém, sequer, cobrou a segurança. Fineza quem conhecer o deputado José Nelto, autor de diversos projetos, aconselhá-lo a desistir desse infrutífera empreitada. Quem sabe, mudar o foco para que o brasileiro possa ter um transporte digno pode até ter sido uma boa intenção, seria uma proposição relevante, o que não é o caso em questão.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Renilson e Pedrão são os novos presidente e vice da Câmara, respectivamente || Fotos PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Itacaré definiu, em eleição suplementar, a nova composição da Mesa-Diretora, após o falecimento do vereador Lenoildo Ribeiro dos Santos, Canelinha (PL), que presidia a Casa e foi vítima de complicações de um Acidente Vascular Cerebral (relembre). Votação unânime elegeu Renilson Santos (PP) presidente e Pedro Reis, Pedrão (PCdoB), vice.

A sessão especial desta quinta-feira (16) teve a presença do prefeito Antônio Damasceno, Tonho de Anízio, e do vice-prefeito Genilson Souza, ambos do PT, além de secretários municipais e representantes da sociedade civil. Também prestigiaram o ato o delegado Ricardo Ribeiro, o Bispo Cirilo e o Padre Bira.

Para render homenagem à memória de Canelinha, Renilson e Pedrão deixaram a cadeira da presidência da Câmara vazia ao longo de toda a sessão. A nova Mesa comandará o Legislativo até o final de 2024.

Secretaria vai contratar 183 professores temporariamente
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna publicou, nesta quinta-feira (16), o resultado do processo seletivo simplificado da Secretaria Municipal de Educação. O Edital Nº 001/2023  abriu 183 vagas para professores, com reserva de cargos para candidatos negros e com deficiência. Acesse a lista de classificação.

De acordo com a Prefeitura, os aprovados devem ficar atentos à convocação, que será feita por meio do Diário Oficial do Município.

O certame destinou 110 vagas para pedagogos para atuar no ensino infantil e no ensino fundamental I, na zona urbana. Já para a zona rural serão contratados 10 pedagogos. As demais oportunidades foram para professores de História (6), Geografia (6), Educação Física (6), Ciências da Natureza (10), Matemática (15) e Letras (20).

A contratação será por seis meses e poderá ser renovada por mais seis meses. A jornada semanal será de 20h, correspondente a salário de R$ 1.963,22.