Terminal em Ilhéus deverá exportar 650 mil toneladas de manganês || Foto Divulgação/PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) anunciou o retorno das operações de exportação de manganês em larga escala pelo Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus. A previsão é de exportação de 650 mil toneladas do minério para China e Índia pelo terminal ilheense em dois anos.

Ontem (6), dirigentes da Codeba e da Davos Mineração e representantes da Prefeitura de Ilhéus se reuniram no porto. “Nós temos mantido uma relação muito profícua com a Prefeitura de Ilhéus, que colabora e entende o papel do porto na cidade. Por meio desse contrato, viabilizamos a exportação 650 mil toneladas de manganês, oriundo das minas da Bahia”, disse Carlos Autran, presidente da Codeba.

Representando o prefeito Mário Alexandre, o secretário Mozart Aragão destacou a importância da ampliação da atividade portuária. De acordo com a Codeba, os embarques serão perfomados em dois anos, por meio do operador portuário Multilog, com destino à China e à Índia.

Representantes de Codeba, Prefeitura e Davos Mineração em anúncio de operações em Ilhéus || Foto GovIlhéus

EXPORTAÇÃO E BENEFICIAMENTO

Além de ampliar a cadeia produtiva, a iniciativa busca recuperar o ativo mineral manganês e resgatar o preço do minério, que possui alta capacidade de exploração de desempenho para atender as indústrias instaladas no Brasil e no exterior, explicam dirigentes da Davos.

“Ilhéus é uma cidade estratégica, com um Porto que está realmente preparado para fazer todo esse trabalho. Já estamos pensando não apenas na exportação de manganês, mas também no beneficiamento deste minério na região. Eu acho que é um futuro com muitas possibilidades de grande sucesso, graças evidentemente à recepção que estamos tendo aqui”, declarou Hélio Costa, presidente do Conselho da Davos Mineração.

Semestre letivo começa na segunda-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O novo crédito do Programa Mais Futuro já está disponível, nesta sexta-feira (7), na conta dos 9.229 estudantes das quatro universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) beneficiados pelo programa. A iniciativa do Governo da Bahia tem o objetivo de contribuir para que os estudantes façam e concluam suas graduações.

O estudante que mora a até 100 km do campus de matrícula recebe o auxílio permanência no valor de R$ 300. Já o aluno que mora a uma distância superior a 100 km do campus de matrícula, e mudou de domicílio para frequentar o curso, recebe o auxílio moradia no valor de R$ 600.

Desde que foi criado, em 2017, o Mais Futuro já destinou R$ 193 milhões em transferência de renda para os estudantes. Só neste ano, já foram destinados R$ 28,6 milhões ao programa.

O Mais Futuro disponibiliza um auxílio para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial nas quatro universidades estaduais, desde que não tenham concluído nenhum outro curso de nível superior e estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no CadÚnico.

Tempo de leitura: 5 minutos

As unidades do SineBahia divulgaram oferta de mais de 90 vagas de emprego em Ilhéus e em Itabuna, ambas no sul do estado, nesta sexta-feira (7). São 79 vagas em Itabuna e 14 em Ilhéus, de acordo com o serviço estadual que faz a intermediação para o mercado de trabalho.

Os  interessados devem procurar o SineBahia até as 15h30min de hoje, apresentando carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço e escolaridade.

O SineBahia em Itabuna atende no andar superior do Shopping Jequitibá. Em Ilhéus, em frente ao prédio da Justiça Federal, na Praça Cairu, Centro. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis para hoje.

Leia Mais

Consumidor deve ficar atento e menos ansiosos para conseguir melhores preços
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde março de 2020, devido ao surgimento da covid-19, os carros novos sumiram das concessionárias por causa da falta de insumos em sua fabricação, principalmente os semicondutores. Os preços dos carros seminovos e usados foram inflacionados de tal maneira que “ultrapassou” os limites da loucura.

Mesmo com a alta, os consumidores não deixaram de comprar. Os preços continuaram a subir, mas como o “mercado” começou a reagir e as fábricas já começaram a montar o seu estoque. Por isso, é natural que as coisas voltem ao “normal”. Ou seja, os preços dos carros usados já estão caindo. Porém, há muito “murmurinho” sobre os valores, pois muitas pessoas estão pensando que esses vão despencar da noite para o dia. E como num passe de mágica, ele voltará ao preço exercido no período pré-pandemia.

Se você parar um minuto para refletir, lembrará que os valores dos veículos sempre foram decrescentes. Sempre sofreram uma desvalorização. Umas marcas mais, outras menos.

Então, o voltar ao “normal” não significa que o preço cairá 20%, 30%, 40% ou 50% entre um mês e outro, e sim que estará deflacionando na medida em que o tempo vai passando.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Clique e confira mais no Instagram.

Criminosos pegaram táxi no Terminal Rodoviário, no Centro Comercial || Foto Diário Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

As polícias militar e civil iniciaram operação para identificar e prender dois criminosos que mataram um taxista de 69 anos, na noite desta quinta-feira (6), em Itabuna. José Raimundo Honorato atendeu a um pedido de corrida do Terminal Rodoviário, no Centro Comercial, para o bairro São Roque.

De acordo com relatos, outros taxistas teriam recusado fazer a corrida para os dois homens por considerá-los suspeitos. Os colegas de Honorato até sinalizaram, com jogo de luzes dos veículos, para que ele não fizesse a viagem com os criminosos, porém a vítima não teria percebido e atendeu ao pedido da dupla.

LATROCÍNIO

O taxista foi morto nas proximidades do Condomínio Pedro Fontes, no Bairro São Roque, próximo ao Semianel Rodoviário que liga as BRs 101 e 415.

Segundo testemunhas, ele ainda estava no carro com os criminosos e, ao perceber a aproximação de outro veículo, deixou o táxi pedindo socorro. Nesse instante, um dos assaltantes disparou, atingindo a vítima. Na sequência, mais dois tiros, conforme narrou uma das testemunhas ao repórter policial Carlos Barbosa.

Honorato foi socorrido pelo pessoal que se aproximava em outro veículo. Levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), Honorato não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda a caminho do hospital. Os assaltantes deixaram o local levando o carro e todos os pertences da vítima.

UFSB abre vagas para professor || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Sul da Bahia publicou nota, há pouco,  denunciando que o Ministério da Educação (MEC) já fez três cortes de repasses para a instituição que tem campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. De acordo com a UFSB, a primeira redução no envio de verbas ocorreu em 9 de junho, quando o governo cortou 3,1% dos recursos previstos para universidade no orçamento deste ano.

A UFSB voltou a sofrer com redução de 3,1% no dia 23 de junho. O terceiro corte de verbas ocorreu na semana passada. Com isso, segundo informou a instituição de ensino superior, por meio de nota, já foram bloqueados mais de R$ 3 milhões nos últimos meses. A universidade afirma que os contingenciamentos afetam diretamente nas despesas essenciais como água, luz, limpeza, bolsas e auxílios aos estudantes carentes, principalmente os que moram distantes dos campi.

A universidade marcou para esta sexta-feira (7) uma reunião de emergência para discutir quais medidas poderão ser adotadas para minimizar os prejuízos para os estudantes e manter as suas atividades básicas até que a situação possa ser regularizada.

R$ 763 MILHÕES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BLOQUEADOS

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), também, por meio de nota, denunciou que, na sexta-feira (30), às vésperas do primeiro turno das eleições, o Governo Federal publicou o Decreto 11.216, que altera o Decreto nº 10.961, de 11/02/2022, que se refere à execução do orçamento deste ano. A alteração foi feita para confirmar um novo contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação.

Na sexta-feira foi bloqueado, conforme Andifes, um percentual de 5,8% das verbas para as universidades federais, resultando em uma redução na possibilidade de empenhar despesas das instituições de ensino superior no valor de R$ 328,5 milhões. Neste ano, o governo já bloqueou R$ 763 milhões que deveriam ser repassados para as universidades federais.

Tempo de leitura: 2 minutos

Três policiais militares foram presos, nesta quinta-feira (6), suspeitos de envolvimento na morte do adolescente indígena Gustavo Conceição da Silva, de 14 anos. As prisões ocorreram durante a Operação Tupã, da Polícia Federal (PF), que cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão nas cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia.

O adolescente morreu após ser atingido por disparo de arma de fogo em ataque realizado a um grupo de ocupantes de uma fazenda situada no município de Prado, no dia 4 de setembro.

De acordo com a PF, após a prisão, os suspeitos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para fazer o exame de corpo de delito.

Em seguida, os PMs foram levados para a base da Justiça Federal, em Teixeira de Freitas, onde passaram por audiência de custódia. A PF não deu detalhes sobre a investigação, que está em segredo de justiça.

Na ocasião, foram apreendidos celular, armas, notebook e material biológico. A operação da Polícia Federal foi coordenada com a Polícia Civil e a Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP).

O CRIME

O crime aconteceu na madrugada de 4 de setembro. Gustavo Conceição da Silva foi baleado em uma fazenda na cidade de Prado, no extremo-sul da Bahia.

Na época, a Polícia Militar informou que equipes da 88ª Companhia Independente foram acionadas por moradores que informaram a presença de homens armados em dois veículos e que efetuavam disparos de arma de fogo na região de Corumbau.

Os policiais realizaram buscas pelo local, mas não encontraram os suspeitos. A vítima foi levada ao Hospital de Itamaraju, mas não resistiu aos ferimentos.

Gustavo foi assassinado por homens encapuzados || Foto Divulgação

O caso ganhou repercussão com uma foto na qual a vítima segurava uma cartaz com a frase: “os Pataxós pedem socorro”.

O Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, localizado na Terra Indígena Comexatibá, em Prado, publicou uma nota de pesar sobre a morte do jovem, que era ex-aluno da instituição. De acordo com os profissionais responsáveis pela escola, um outro adolescente teria sido baleado, mas não houve confirmação dessa informações na época. Informações do G1 Bahia.

Carro roubado em Salvador é apreendido em Itabuna|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, nesta quinta-feira (6), na BR-101, em Itabuna, uma mulher, de 28 anos, que dirigia um veículo Hyundai HB20 roubado. De acordo com a polícia, a jovem suspeita é moradora do sul da Bahia.

A mulher, que não teve o nome divulgado, foi detida quando trafegava na altura do quilômetro 511. Os policiais rodoviários federais faziam fiscalização de rotina, quando abordaram a suspeita. Durante a inspeção, os policiais descobriram que o carro utilizava placas clonadas, que pertenciam a outro veículo idêntico emplacado na Bahia. O automóvel original havia sido roubado em Salvador.

De acordo com a Polícia Rodoviária, a mulher alegou que o carro foi comprado em um site especializado em vendas de veículos. Ela e o carro foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Itabuna. Após periciado, o automóvel será devolvido ao verdadeiro proprietário.

Crianças são imunizadas na tenda de vacinação instalada na Quinta da Boa Vista para a campanha contra a poliomielite e o sarampo, prorrogada até o dia 22/09 no estado do Rio de Janeiro.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) notificou ao Ministério da Saúde que investiga uma suspeita de paralisia infantil em um menino de 3 anos de idade, do município de Santo Antônio do Tauá, no nordeste do estado.

Em comunicação de risco do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a secretaria pondera que outras hipóteses diagnósticas não foram descartadas, como Síndrome de Guillain Barré.

A suspeita se dá devido à detecção do poliovírus nas fezes do paciente, em exame realizado diante da apresentação de sintomas como paralisia nos membros inferiores.

A criança começou a apresentar os sintomas em 21 de agosto, com febre, dores musculares, mialgia e um quadro de paralisia flácida aguda, um dos sintomas mais característicos da poliomielite. Dias depois, perdeu a força nos membros inferiores e foi levada por sua responsável a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no dia 12 de setembro.

A Sespa informou que presta toda a assistência ao paciente, que se recupera em casa, e que atua para a rápida investigação e esclarecimento do caso.

Mandado de prisão preventiva foi cumprido nesta quinta (6)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu um homem acusado de tentativa de assassinato e ameaça, nesta quinta-feira (6), em Gandu, no baixo-sul da Bahia. De acordo com o Serviço de Investigação da Delegacia de Gandu, os crimes foram cometidos na mesma cidade, em 2020.

Segundo a Polícia, ele tentou matar uma pessoa identificada pelas iniciais M.F.B, por ciúmes da companheira, que foi a vítima da ameaça. O mesmo homem foi indiciado por lesão corporal grave contra outra pessoa, em 2018, também motivado por ciúmes da mulher, de acordo com o Serviço de Inteligência.

Preso de forma preventiva (por tempo indeterminado), o homem de 26 anos permanecerá na carceragem da Delegacia de Gandu até ser transferido para o Conjunto Penal de Valença.

Seminário reuniu propostas para plano de mitigação de impactos das mudanças climáticas em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Seminário Preparando os Municípios para as Mudanças Climáticas elencou recomendações para a formulação do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima de Itabuna, como a atração de pesquisas científicas ligadas à conservação ambiental, a recuperação de áreas verdes, o monitoramento da tríade água, energia e alimentos e a transformação de resíduos sólidos em combustível limpo para a transporte público.

Realizada nesta quinta-feira (6), na Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), a discussão foi promovida pelo Bahia Clima, entidade não governamental. O Governo da Bahia e Bahiagás patrocinaram a iniciativa, que teve o apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Itabuna é um dos dez municípios baianos que iniciaram a discussão sobre as mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade civil, instituições e estudantes do ensino superior, ambientalistas e especialistas.

VULNERABILIDADE

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, discorreu, na abertura do seminário, sobre o histórico da ocupação desordenada do solo de Itabuna, que origina e agrava impactos ambientais.

Já o diretor da Defesa Civil, Kaique Brito, destacou os números levantados sobre os 25 mil habitantes que residem em áreas ribeirinhas e os 30 mil domicílios construídos em áreas de vulnerabilidade.

Responsável pela abordagem sobre as Mudanças Climáticas Globais e os impactos delas no contexto nacional, estadual e local, o coordenador da Bahia no Clima, Virgílio Machado, apresentou dados do Sistema Map Biomas sobre as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Segundo ele, Itabuna é o 31º município baiano que mais emitem gases desse tipo, cerca de 400 toneladas por ano.

Virgílio também apontou medidas que podem ser adotadas contra a desertificação de áreas. “É preciso que Itabuna estimule técnicas construtivas na cidade e no campo aproveitando a energia solar e a chuva que favoreçam o conforto térmico”, concluiu.

Augusto assina decreto antecipando feriado do Dia do Comerciário em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) assinou decreto de antecipação do feriado municipal do Dia do Comerciário de 30 para 17 de outubro. O ato está publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (5) e atende solicitação do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI), Associação Comercial de Itabuna (ACEI) e do Sindicato Comércio Varejista do Município de Itabuna (Sindcom).

De acordo com o decreto e a Convenção dos trabalhadores do setor de supermercados, o comércio lojista, shopping, supermercados, bancos e repartições públicas não funcionarão no dia 17, uma segunda-feira.

Prefeito assinou decreto que confirma antecipação do Dia do Comerciário || Reprodução

FESTA DOS COMERCIÁRIOS NA AFC

Ainda no dia 17, o Sindicato dos Comerciários promoverá dia de atividades voltadas para o lazer e o entretenimento da categoria comerciária. A Festa do Dia do Comerciário será na Associação dos Funcionários da Ceplac (AFC), a partir das 8h, com a realização do tradicional Torneio Caixeiral, atividades para as crianças e música ao vivo, com a banda Lê Bandê.

Prefeito Moacyr Leite Júnior apoia ACM Neto e Bolsonaro em Uruçuca
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Moacyr Leite Júnior (UB) considerou positivo o resultado das eleições para os candidatos que tiveram seu apoio em Uruçuca. Na cidade sul-baiana, o candidato a governador ACM Neto (UB) venceu o primeiro turno com 47,67% dos votos válidos contra 43,69% de Jerônimo Rodrigues (PT).

Além de ACM Neto, Moacyr apoiou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição e recebeu 35,04% dos votos válidos de Uruçuca, votação proporcionalmente maior do que o resultado em toda a Bahia (24,31%). A cidade deu 60,08% dos votos ao ex-presidente Lula, que teve 69,73% da votação de todo o estado.

– Estou muito feliz e agradecido ao povo de Uruçuca, que deu expressivas votações aos candidatos apoiados por nós. Isso mostra que estamos no caminho certo. Tivemos vitórias neste primeiro turno e continuaremos firmes no propósito de eleger os nossos candidatos! É o melhor para a Bahia e para o Brasil – declarou Moacyr Leite Júnior.

DEPUTADOS REELEITOS 

Apoiado pelo prefeito, o deputado federal reeleito Paulo Azi (UB) recebeu 4.653 votos em Uruçuca, num universo de 13.175 votos válidos. A deputada estadual reeleita Kátia Oliveira (UB) também recebeu o apoio de Moacyr e votação expressiva em Uruçuca (2.830 votos).

Lula tem 4% de vantagem sobre Bolsonaro, aponta PoderData
Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira pesquisa PoderData sobre o segundo turno da eleição presidencial mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% das intenções de voto válido ante a 48% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Essa é a menor diferença entre os candidatos já registrada pelo instituto.

A contagem de votos válidos exclui os brancos e nulos. Considerada a totalidade da pesquisa, 48% dos entrevistados manifestaram intenção de voto em Lula e 44% em Bolsonaro; 6% disseram que vão votar em branco ou anular o voto no segundo turno; e 2% estão indecisos.

O levantamento foi feito de 3 a 5 de outubro e entrevistou 3.500 pessoas por telefone. A margem de erro é de 1,8% para mais ou para menos, com 95% de confiança. Os recursos empregados no trabalho foram do portal Poder360. O registro da pesquisa é BR-08253/2022.

Tonho de Anízio considera a votação reconhecimento ao trabalho da equipe e do governo Rui Costa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Antônio Damasceno, Tonho de Anízio (PT), mostrou sua fortaleza de votos no primeiro turno das eleições gerais de 2022. Os candidatos apoiados pelo petista foram os que melhor se saíram nas urnas em 2 de outubro na paradisíaca Itacaré. Os percentuais são superiores à média obtida em comparativo com outros municípios do sul da Bahia.

O ex-presidente Lula (PT) obteve 72,38% dos votos no município contra 24,09 do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Os percentuais consideram os votos brancos e nulos. No placar absoluto, 9.733 votos contra 3.239.

Também se dependesse de Itacaré, não haveria segundo turno na disputa ao governo da Bahia. Por lá, Jerônimo Rodrigues (PT) reinou soberano, obtendo 64,66% dos votos. ACM Neto (UB) ficou com 24,42%.
Na corrida ao Senado Federal em Itacaré, a votação obtida por Otto Alencar (PSD) quase se assemelha à de Lula. O senador reeleito ficou com 70,1% dos votos. Segunda colocada, Raíssa Soares (PL) teve 16,4% dos votos.

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

A fortaleza de Tonho de Anízio fica ainda mais evidente quando analisada a corrida por vagas na Assembleia Legislativa. Candidato do prefeito de Itacaré, Rosemberg Pinto (PT) obteve quase 50% dos votos dados aos deputados no município. Exatamente 46,96% dos votos. Foi a maior votação obtida em um município pelo líder do governo na Assembleia Legislativa e deputado reeleito. Em números absolutos, 6.060 votos.

Na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, os cinco mais votos em Itacaré tiveram apoio do prefeito Tonho de Anízio – Neto Carletto (PP), Alice Portugal (PCdoB), Márcio Marinho (Rep), Jorge Solla (PT) e Paulo Magalhães (PSD). E todos fizeram dobradinha, no município, com o deputado estadual e candidato à reeleição Rosemberg Pinto.

RECONHECIMENTO

Ao PIMENTA, o prefeito Tonho de Anízio diz vê os resultados das urnas no município como reconhecimento da população ao trabalho da equipe do município e atuação do governo baiano em Itacaré. “São muitas obras tocadas pelo município e pelo estado. Rui Costa foi o melhor governador da Bahia e investiu muito em Itacaré. É um reconhecimento da população à gestão”, avalia Tonho.

O trabalho agora é para ampliar a votação em 30 de outubro. Nesta manhã de quinta-feira (6), o prefeito está reunido com colegas gestores municipais e com o governador Rui Costa para traçar estratégias para o segundo turno, quando os baianos voltam às urnas para definir o novo governador da Bahia e o futuro presidente da República.