Azul vai operar mais três rotas ligando interior da Bahia a Recife e Belo Horizonte
Tempo de leitura: < 1 minuto

O interior da Bahia ganhou mais três rotas da companhia Azul Linhas Aéreas. Feira de Santana e Paulo Afonso receberão voos de Recife (PE), enquanto Lençóis, de Belo Horizonte (MG). A venda de passagens ligando estes destinos começou, nesta terça-feira (13), pelo site da empresa. As frequências de voos foram definidas em reunião entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a companhia.

Com aumento de pousos e decolagens, Feira de Santana, na zona turística Caminhos do Sertão, passa a receber cinco voos semanais de Recife (segunda, quarta, sexta, sábado e domingo). Paulo Afonso, na zona Lagos e Cânions do São Francisco, ganhou voos partindo de Recife, três vezes por semana (terça, quinta e domingo).

Lençóis, na Chapada Diamantina, ganhou uma nova opção para os mineiros que pretendem visitar a região, com três linhas semanais partindo do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

“Mesmo com o estímulo do Estado da Bahia, com a isenção do ICMS sobre o querosene de aviação e a construção e requalificação de aeroportos, o avião não pode viajar vazio. Essas regiões têm uma demanda muito alta para os destinos onde serão instalados esses voos”, observou o secretário do Turismo, Maurício Bacellar.

De acordo com o Governo do Estado, nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 152 milhões com recuperação das pistas de pouso e decolagem, taxiway, cercas, sinalização e instalação de equipamentos de navegação. O Aeroporto Jorge Amado, administrado em regime de concessão pela Socicam, está entre os equipamentos com obras em andamento.

Prefeitura de Salvador anuncia concurso público|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta segunda-feira (12), que realizará novo concurso público para o preenchimento de 226 vagas  para candidatos com ensinos médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 3.158,87 a R$12.481,41. O prefeito de Bruno Reis não informou exatamente em qual mês, mas adiantou que o edital do concurso está previsto para ser divulgado ainda este ano.

As vagas serão para os cargos de analista de gestão pública com ênfase em contabilidade, assistente social, médico, enfermeiro, odontólogo clínico, técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal, com atuação distribuída entre as secretarias municipais de Saúde, Gestão e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer.

O prefeito Bruno Reis informou que o novo concurso atenderá à necessidade da administração municipal por novos profissionais, já que todos os aprovados no último concurso público, incluindo aqueles que estavam no cadastro reserva, foram convocados.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O candidato a governador da Bahia pelo PL, João Roma, ironizou o fato de um de seus adversários – ACM Neto (UB) – ter proposto debate apenas com o postulante do PT, Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (12).

“Nos dois debates que eu participei, @acmneto_ se acovardou e fugiu! Agora, ele está propondo um debate apenas com o candidato do PT. Será que ele tem medo de mim? Tá com medo de que, ACM Neto? Por que quando o debate é comigo, você corre do pau?”, escreveu Roma no Twitter.

Ex-assessor de ACM Neto, João Roma conviveu por quase vinte anos com o ex-prefeito de Salvador, desde o tempo em que Neto era deputado federal.

Polícia Civil investigará execução de jovem em Jequié || Imagem TV Sudoeste
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens armados invadiram uma casa na cidade de Jequié, sudoeste da Bahia, e mataram uma adolescente de 15 anos com quatro tiros nas costas, na madrugada do último domingo (11). A garota morreu no local. Nesta segunda-feira (12), os suspeitos ainda não tinham sido presos.

A vítima foi identificada como Érica de Jesus Barbosa. Ela estava em casa com uma amiga e um bebê de 8 meses de idade, quando os suspeitos chegaram ao local. Ainda não há detalhes de quem era a criança, nem se ela e a amiga tiveram ferimentos.

Depois de invadir a casa da jovem, os homens levaram ela até um quarto, tiraram foto do rosto dela e encaminharam ao mandante do crime, para confirmar a identidade de Érica. Com esta confirmação, os suspeitos atiraram contra a vítima e deixaram o local.

Eles fugiram com um comparsa, que os esperava em um carro, do lado de fora da casa. A polícia foi acionada e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local, para fazer a perícia. A suspeita é de que o crime tenha ligação com o tráfico de drogas.

O corpo de Érica foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e ainda não há detalhes se já foi liberado. Não há informações sobre o sepultamento da vítima. Com informações da TV Sudoeste.

Posse de Rosa Weber será às 17h desta segunda-feira (12)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ministra Rosa Weber tomará posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (12), às 17h, em sessão solene na sede da Corte. Ela substituirá o ministro Luiz Fux e permanecerá no cargo por 13 meses.

Rosa Weber será a terceira mulher a ocupar o mais alto posto do Poder Judiciário brasileiro, ao qual chega após 46 anos de magistratura. O ministro Luís Roberto Barroso será empossado como vice-presidente.

Gaúcha de Porto Alegre (RS), Rosa Weber ingressou na magistratura em 1976, como juíza do Trabalho substituta. Ao ser eleita, afirmou que pretende desempenhar a função com serenidade e apoio dos demais ministros, sempre na defesa da integridade e da soberania da Constituição e do regime democrático.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região de 1991 a 2006.

Presidiu o TRT-4 no biênio de 2001 a 2003. De 2006 a 2011, foi ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, onde tomou posse em 19/12/2011. Ela presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020 e é autora de diversos artigos jurídicos.

Neto pede que Jerônimo marca data e local de debate
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ausente nos dois primeiros debates dos candidatos ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB) propôs um debate a Jerônimo Rodrigues, do PT.

“Já que o ex-secretário de educação, Jerônimo, tem falado tanto em debate, gostaria de propor que ele definisse data, local e horário para um debate entre nós dois. Sugiro que seja transmitido ao vivo pelo YouTube e pelas redes sociais dos dois”, escreveu Neto numa rede social, nesta segunda-feira (12).

Neto fez a publicação por volta das 13h. Até o momento, Jerônimo e sua equipe não se manifestaram sobre a proposta. O petista já chamou o adversário de “covarde” por faltar aos primeiros debates.

NÃO CONVIDADOS

A proposta de ACM Neto deixou de fora os demais candidatos a governador da Bahia, João Roma (PL), Kleber Rosa (Psol), Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO).

No debate da TVE, no último dia 6, João Roma chamou Neto de “fujão”. O ex-ministro da Cidadania foi assessor do ex-prefeito de Salvador por quase 20 anos e costuma fazer críticas contundentes ao ex-aliado.

Na publicação, ACM Neto não explicou por que não estendeu a proposta aos demais adversários. Atualizado às 15h23min.

Marina Silva e Lula durante coletiva nesta segunda-feira (12)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a deputada federal Marina Silva (Rede-SP) manifestou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, nesta segunda-feira (12), durante entrevista coletiva em São Paulo.

Marina integrou os quadros do PT por 22 anos. Deixou o partido em 2008 e foi candidata a presidente em 2010, 2014 e 2018. Hoje, ao lado de Lula, afirmou que, no plano pessoal, nunca esteve afastada do ex-presidente.

“Nosso reencontro político e programático se dá diante de um quadro grave da história política, econômica, social e ambiental do nosso país, em que nós temos uma ameaça que eu considero a ameaça das ameaças. A ameaça à nossa democracia. E sempre que a democracia é ameaçada há uma tentativa de corrosão do tecido social em todas as suas dimensões”, declarou a ex-ministra.

Lula agradeceu o apoio e enfatizou que o programa ambiental apresentado pela ex-ministra é ousado e necessário. “Quero dizer à companheira Marina que hoje é um dia histórico para o PT, é um dia histórico para a nossa candidatura. E eu acho que o mais importante é que é um dia histórico para quem sonha em fortalecer a democracia no nosso país”, acrescentou o petista.

Equipe de limpeza em ação no acesso ao Teatro Candinha Doria
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna iniciou a semana com reforço da zeladoria das zonas urbana e rural do município. O trabalho é tocado pelo Departamento de Limpeza Pública, sob a coordenação da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

Nesta segunda-feira (12), as equipes se dividiram em várias frentes para serviços de roçagem, remoção da vegetação que nasce ao longo das fissuras das calçadas, varrição e coleta de resíduos. Os bairros São Lourenço e Novo São Caetano estão no roteiro do trabalho. Outra equipe foi deslocada para a limpeza no entorno do Teatro Municipal Candinha Dória, no Loteamento Nossa Senhora das Graças.

Já as equipes de coleta de lixo e entulho se deslocaram para a Avenida Roberto Santos, campo do bairro Daniel Gomes, Loteamento Gegéu Rocha (Fonseca), Usemi e UPA-24h no bairro Monte Cristo.

“Esse é um trabalho constante. Não podemos parar. Uma cidade limpa e organizada reflete na saúde e bem-estar da população e esse é o compromisso do prefeito Augusto Castro [PSD]”, explicou o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini.

Evento será gratuito e dará direito a certificado de participação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro Encontro Ilheense de Direito Eleitoral será nesta sexta-feira (16), às 8h30min, no auditório da Justiça Federal, localizado na rua Ministro José Cândido, 80, no Centro de Ilhéus. O evento contará com palestras de especialistas em Direito Eleitoral.

A inscrição é gratuita e deve ser feita neste link. Os participantes terão direito a certificado. A iniciativa é da Comissão de Política Públicas da Subseção da OAB em Ilhéus, em parceria com a OAB-BA e a Escola Superior de Advocacia.

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília || Foto Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,61% para 6,4% neste ano. É a 13ª redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje (12), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições para os principais indicadores econômicos.

Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,17%. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,47% e 3%, respectivamente.

A previsão para 2022 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior 5,25%.

Em agosto, a inflação teve novo recuo, de 0,36%, após queda de 0,68% em julho. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,39% no ano e 8,73% em 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

TAXA DE JUROS

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nesse patamar. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11,25% ao ano. Já para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano e 7,5% ao ano, respectivamente.

Leia Mais

Empresas têm oferta de mais de 60 vagas em Itabuna e em Jequié nesta segunda (12)
Tempo de leitura: 4 minutos

Órgão estadual de intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho, o SineBahia anunciou total de 63 vagas de emprego nos municípios de Itabuna, no sul, e de Jequié, na região oeste do estado. O cadastramento do interessado deve ser feito ainda nesta segunda-feira (12).

O atendimento vai até as 15h30min, nas unidades nos dois municípios. São 60 vagas em Itabuna e 3 em Jequié. Em Itabuna, o SineBahia funciona no andar superior do Shopping Jequitibá. A unidade de Jequié funciona na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru.

Os candidatos precisam apresentar comprovantes de escolaridade, residência e de vacinação contra a covid, além de CPF e carteiras de Identidade (RG) e de Trabalho (física ou digital). Caso possua, também deve apresentar certificados de curso para a área pretendida. Clique em Leia mais e confira todas as vagas disponíveis nas duas localidades hoje.

Leia Mais

Viúva promete continuidade dos projetos de Irmão Lázaro|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A viúva de Irmão Lázaro sonha com uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).  Vânia Silva tem percorrido diversas cidades para apresentar as suas propostas e defender os projetos sociais desenvolvidos pelo esposo, que faleceu em março do ano passado, vítima de complicação do novo coronavírus.

Vânia visitou Ilhéus, na semana passada, para dialogar com lideranças locais sobre as ações pensadas para a cidade e o sul da Bahia. Entre as lideranças estavam os empresários Paulo Ceo, Paulo Ganem e Chico Xavier.

A candidata a deputada estadual frisou a importância da representatividade feminina na política. “Queremos ampliar os projetos sociais que já são desenvolvidos, para fortalecer pautas que protejam e defendam não apenas as mulheres, como suas famílias. O meu propósito é ajudar pessoas e servir ao próximo. Deus me dá a força necessária para continuar a missão iniciada pelo meu esposo”.

CENTRO TERAPÊUTICO 

Atualmente, a candidata a deputada é coordenadora do Centro Terapêutico Um Sentimento Novo,  em Feira de Santana, considerado exemplo do trabalho realizado pela família de Irmão Lázaro.

A casa terapêutica tem capacidade para abrigar até 100 pessoas que sofrem com dependência química e presta apoio também para as famílias de quem está internado no local.

Dono de restaurante é condenado por racismo contra funcionária
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) publicou, na edição do Diário Oficial da União de sexta-feira (9), edital que regulamenta o concurso público para formação de cadastro de reserva para cargos efetivos do quadro permanente de pessoal.

As inscrições começam no próximo dia 15 e prosseguem até dia 11 de outubro, por meio do site da Fundação Carlos Chagas. As provas serão aplicadas no dia 4 de dezembro, em Salvador. As vagas contemplam as carreiras de técnico judiciário (nível médio) e analista judiciário (nível superior) em diversas especialidades, com salários que variam de R$ 7.591,37 a R$ 12.455,30.

Para nível médio, o cadastro reserva será para técnico judiciário/área administrativa e para as especialidades de Agente da Polícia Judicial, Enfermagem e Tecnologia da Informação. Já para nível superior, o cargo de analista judiciário/área administrativa e para as especialidades Contabilidade, Arquivologia e Arquitetura.

Há vagas ainda para os cargos de Engenharia Civil, Engenharia em Segurança do Trabalho, Engenharia Elétrica, Estatística, Medicina, Psiquiatria, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação; além de Direito, para o cargo de analista judiciário/área judiciária, e Oficial de Justiça Avaliador Federal.

A taxa de inscrição custa R$ 160 para os cargos de analista judiciário, todas as especialidades; e R$ 110 para os cargos de técnico judiciário. Acesse aqui a página com outras informações sobre o concurso.

Os candidatos ao concurso do TRT-5 serão avaliados com prova objetiva e discursiva-redação. Para a especialidade de Técnico Judiciário/Agente da Polícia Judicial haverá ainda a prova prática de Teste de Aptidão Física (TAF).

As avaliações têm caráter eliminatório e classificatório e estão marcadas para acontecer no dia 4 de dezembro, em Salvador, em dois turnos: manhã, para os cargos de técnico judiciário, todas as áreas e especialidades; e tarde, para os cargos de analista judiciário, todas as áreas e especialidades.

Em Itabuna, Rosemberg prega fortalecimento de bancada de apoio a Lula e Jerônimo
Tempo de leitura: 2 minutos

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) promoveu neste sábado (10), no Grapiúna Tênis Clube, em Itabuna, plenária sobre o seu mandato e perspectivas. O candidato à reeleição reuniu prefeitos, vices, vereadores e outros agentes políticos de 26 municípios do território Litoral Sul, além de candidatos à Câmara dos Deputados.

Para Rosemberg, a Bahia tem evoluído a cada gestão petista, de Jaques Wagner, hoje senador, a Rui Costa, e agora com a perspectiva de Jerônimo governar ao lado de Lula. “Ele [Jerônimo] será o governador que vai ter a oportunidade de cuidar das pessoas, muito mais do que Rui e Wagner, e nós não temos ego, a Bahia é o nosso foco”, disse.

O parlamentar comparou as gestões estaduais junto à União. “No início, Wagner pegou Lula presidente, mas Rui enfrentou duas ‘tranqueiras’ como presidentes da República, Michel Temer e Bolsonaro, que têm contradição com a Bahia”. “[Hoje] Não tem uma obra de expressão do governo Federal na Bahia. Vocês são testemunhas, a ligação Itabuna – Ilhéus está em execução com recursos baianos”, exemplificou.

GOVERNO COM BASE FORTALECIDA

O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa destacou que a principal função do Estado é assistir aos mais pobres e que o Executivo nacional necessitará de deputados federais aliados a Lula. “Nós votamos em Dilma, mas foi eleito um Parlamento que, na sua maioria, desde o primeiro dia, queria tirar a presidente. Precisamos eleger deputados que deem governabilidade a Lula”.

Agora, Rosemberg busca o quarto mandato como deputado estadual. Em 2018, ele obteve, no Litoral Sul, 27% dos 101.945 votos, tornando-se o mais votado da região. É detentor da maior votação do PT e foi o segundo mais votado do Legislativo baiano no último pleito. Lidera a bancada do governo Rui Costa e é titular da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos.

Itabunense fatura 378 mil na Lotofácil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatro apostadores na Bahia estão entre os 79 ganhadores da Lotofácil da Independência, cujo sorteio foi realizado na noite de sábado (10), no Espaço da Sorte, em São Paulo. Os sortudos são moradores de Salvador e cada um receberá R$ 2.248.149,10.

De acordo com a Caixa, três dos acertadores fizeram aposta de R$ 2,50, com 15 números. Um terceiro sortudo investiu R$ 40 para marcar 16 números. A Lotofácil da Independência sorteou pouco mais de R$ 177 milhões, valor abaixo dos R$ 180 milhões previstos pela Caixa para o prêmio especial do ano.

No geral, São Paulo foi o estado com maior número de sortudos. Dos 79 contemplados, 15 são moradores daquele estado. Em Minas Gerais, houve 9 acertadores. Houve  12202 apostas acertando 14 números. Cada uma receberá R$ 1.118,16. Os números sorteados da Lotofácil foram: 01, 03, 05, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 15, 16, 17, 20, 22, 24. O próximo sorteio da Lotofácil será nesta segunda-feira (12), com prêmio estimado em R$ 1,5 milhão.

MEGA-SENA 

Enquanto a Lotofácil fez a alegria de 79 sortudos, a Mega-Sena acumulou mais uma vez. Com isso, o prêmio para o sorteio da próxima  quarta-feira (13) está estimado em R$ 75 milhões. Houve 112 apostas que acertaram cinco dezenas e receberão valores que variam de R$ 39.587,01 a R$118.761,03.

Dois moradores do interior da Bahia bateram na trave no sorteio realizado na noite de ontem. Um é morador de Jequié e outro reside em Teixeira de Freitas. Fizeram aposta simples, escolhendo seis números. Cada um receberá 39.587,01. As dezenas sorteadas foram: 03, 22, 23, 44, 53 e 60.