O prefeito Augusto Castro durante a entrega das cestas de Natal de 2021
Tempo de leitura: < 1 minuto

Augusto Castro (PSD) assegurou que a Prefeitura de Itabuna vai entregar cestas natalinas a famílias carentes do município no Natal deste ano, a exemplo de 2021, e autorizou o início do processo licitatório para a compra dos alimentos.

“Vamos manter essa tradição”, disse o prefeito, após falar sobre a importância do Natal para a grande maioria das famílias do Brasil. Segundo ele, para além do significado religioso, esse tipo de iniciativa é uma forma de aplacar, ainda que pontualmente, a situação de insegurança alimentar que aflige 33 milhões brasileiros.

– O nosso governo tem a sensibilidade e o compromisso de minimizar os efeitos da fome que voltou a assolar nosso país. Entendemos que todas as pessoas têm o direito de confraternizar nesta data – explicou Augusto Castro.

ITENS DA CESTA

Augusto e a primeira-dama Andrea Castro, titular da Semps

De acordo com a Prefeitura, as cestas natalinas vão ser composta por frango (2,5kg), queijo cuia, farofa de mandioca, panetone, milho verde, açúcar cristal, arroz branco, feijão carioquinha, macarrão tipo parafuso, goiabada em barra, leite em pó e bombons sortidos de chocolate.

Encarregada da distribuição das cestas, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) informa que serão atendidas as famílias ligadas aos Serviços de Convivência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com o cadastro ativo no CadÚnico.

Paralisação também afeta as outras três universidade estaduais da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vão paralisar suas atividades nesta quinta-feira (15), por 24h, conforme decisão tomada em assembleia. Eles vão se juntar a docentes das outras três universidades estaduais da Bahia (Uesb, Uneb e Uefs) em ato público em Salvador, em frente à Secretaria de Educação do Estado (SEC).

De acordo com o Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, a ação mais contundente é necessária “para tirar o governo da zona de conforto”.

A categoria cobra a reposição das perdas salariais impostas pela inflação dos últimos anos. “O reajuste escalonado pago em janeiro e março, após sete anos de congelamento salarial, está distante de repor as perdas acumuladas no período, que são de quase 50%”, diz trecho de nota publicada no site da Andes, entidade que reúne sindicatos docentes de todo o país.

O movimento também cobra a retomada do diálogo com o governo estadual. ”Apesar das mais de dez solicitações formais de reuniões, a mesa de negociação está interrompida pelos representantes do governador [Rui Costa] há mais de 800 dias”, afirmam os docentes.

Os professores também denunciam o contingenciamento dos recursos orçamentários das universidades estaduais ao longo dos últimos anos. O percentual da Receita Corrente Líquida de Impostos para as universidades, garantido desde 2015, é de 5%.

– De 2016 até então, o percentual da Receita Líquida de Impostos (RLI) destinado ao orçamento das quatro instituições (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) vem caindo drasticamente. Os valores decresceram para 4,85%, 4,87%, 4,48% 4,31% 4,04% e 3,28%, nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 respectivamente – apontam os docentes.

SCMI lança a Campanha Setembro Verde, a cor da esperança
Tempo de leitura: 2 minutos

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) lançou a Campanha Setembro Verde, que intensifica os esforços para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos para a vida de milhares de pessoas de todo o país. No sul da Bahia, além da SCMI, a iniciativa tem o apoio da Fundação Centro de Estudos Professor Edgar Santos e do Banco de Sangue de Itabuna, integrada à ação nacional da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Além de conteúdos nas redes sociais da instituição, a campanha conta com palestras para agentes comunitários de saúde, mobilização nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, bate-papo com familiares e sensibilização em escola.

Estratégia de sensibilização de doadores foi discutida em reunião

Nesta terça-feira (13), educadores do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares, da Rede Estadual de Educação, e Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, da Rede Municipal de Educação, que atuam com estudantes em tratamento no Centro de Hemodiálise da SCMI, reuniram-se com a equipe técnica de saúde para discutir o fluxo estadual para inclusão na lista de espera para o transplante de rins.

FILA DE ESPERA NA BAHIA

Na Santa Casa, o trabalho de mobilização de doadores é feito pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, coordenada pela enfermeira Patrícia Betyar.

Ela explica que a campanha para reduzir o número de pessoas na fila de espera é realizada durante todo o ano, mas é intensificada no terceiro trimestre, pois 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Mesmo com melhora significativa no primeiro semestre, a taxa de potenciais doadores está 50% menor que a esperada.

Mais de 51 mil pessoas no Brasil estão na fila de espera por um órgão. A Bahia é o quarto estado com maior quantidade de inscritos, com mais de 2.700 esperando a doação de um órgão compatível. A maior procura são por rim (1.587) e 1.088 córnea.

Confira, abaixo, a lista de convocados
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia publicou hoje (14) a convocação de mais 3.201 estudantes universitários pelo programa Partiu Estágio, contemplados pelo Edital 002/2022. Clique aqui para ver a relação completa.

Ao longo desta quarta-feira, o universitário receberá por e-mail todas as informações necessárias para sua apresentação, como prazo, horário, além da lista de documentos exigidos em edital, endereço e telefone do local de estágio.

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) recomenda que o convocado mantenha contato com o órgão indicado para obter orientações complementares para a apresentação. Os selecionados terão dez dias úteis fazer isso, contados a partir de 22 de setembro.

Os convocados que por ventura não comparecem ao local de estágio dentro do prazo indicado poderão perder direito à vaga. Em caso de dúvidas, é possível manter contato com a coordenação do programa pelo e-mail partiuestagio@saeb.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3115-1714.

Esta primeira convocação do segundo edital de 2022 contempla universitários de 110 cursos, que irão atuar em 55 órgãos públicos de 159 municípios, incluindo Salvador. As secretarias de Educação, Saúde e Justiça contam com 65,1% dos convocados.

Do total de selecionados, 1.708 são em Salvador e outros 1.493 estão distribuídos pelo interior do estado, todos recebendo bolsa-estágio, auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.

O estágio vai durar um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para pessoas com deficiência, que poderão estagiar até o fim do seu curso. A carga horária é composta de 4h diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20h semanais.

Quarta (14) de mais de 100 oportunidades de emprego em Itabuna, Ilhéus e Jequié
Tempo de leitura: 4 minutos

Três dos principais municípios do sul e do sudoeste do estado, Itabuna, Ilhéus e Jequié têm oferta total de mais de 100 vagas nesta quarta-feira (14) pelo SineBahia. Jequié e Itabuna têm, cada uma, 46 vagas. Ilhéus, 9.

O cadastramento deve ser feito, presencialmente, em uma das unidades do SineBahia, que, em Itabuna, funciona no andar superior do Shopping Jequitibá. Já a unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru. Em Ilhéus, o atendimento é feito em frente à praça Cairu e Justiça Federal, no Centro.

Os candidatos precisam apresentar comprovantes de escolaridade, residência e de vacinação contra a covid, além de CPF e carteiras de Identidade (RG) e de Trabalho (física ou digital). Caso possua, também deve apresentar certificados de curso para a área pretendida. Clique em Leia mais e confira todas as vagas disponíveis nas três localidades hoje.

Leia Mais

IFBA abre vagas em curso técnico para a unidade de Ubaitaba
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou, na segunda-feira (12), os editais do Processo Seletivo para ingresso no ano letivo de 2023 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (ProSel 2023), na forma Integrada, e para admissão nos cursos técnicos Subsequentes ao Nível Médio.  São mais de 5 mil vagas distribuídas por 21 cidades baianas.

Na modalidade integrada, as inscrições poderão ser feitas pela internet entre os dias 19 de setembro e 11 de novembro. As vagas são para os campi de Ilhéus, Barreiras, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Para o campus de Ilhéus, são ofertadas 150 vagas nos cursos de edificações informática e técnico de segurança do trabalho. Todas no período matutino. Em Porto Seguro, as oportunidades são para ingresso nos cursos técnicos de alimentos (35 vagas), biocombustíveis (35) e informática (25). No campus de Eunápolis, são 180 vagas distribuídas igualmente nos cursos de edificações, meio ambiente e informática.

Para os cursos subsequentes, as vagas são para ingresso nos campi de Ilhéus, Barreiras, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana,  Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Ubaitaba e Vitória da Conquista. Para ambas modalidades, as inscrições são gratuitas.

Na modalidade subsequente, são 60 vagas em Ilhéus nos cursos técnicos de edificações e segurança do trabalho. No campus de Ubaitaba, são 80 vagas para o curso de informática. Acesse aqui a página do processo seletivo e confira mais detalhes.

Garotos de Itacaré conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na Europa|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O sul da Bahia manteve a tradição de ser destaque internacional em provas da canoagem de velocidade. Os nomes da vez não foram os campeões Isaquias Queiroz e Erlon Souza, mas os canoístas revelação do esporte nacional Lucas dos Santos e Mateus Bastos. Os garotos conquistaram, na competição Olympic Hopes, na Eslováquia, quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Os meninos de Itacaré representaram a Bahia e o Brasil na competição, que reuniu os maiores destaques jovens da canoagem velocidade, entre os dias 7 e 11 de setembro, em Bratislava, na Eslováquia, na Europa Central. Os garotos conquistaram uma medalha de ouro e uma de prata na prova do C2 Sub15/16, respectivamente, nos 1000 e nos 500 metros.

Atletas de Itacaré e Ubatã são destaques em competição internacional de canoagem

Os atletas são oriundos do Projeto Remando no Litoral Sul, apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O projeto possui núcleos nas cidades de Itacaré, Ubatã, Ubaitaba e Maraú. Juntos, os quatro núcleos atendem 360 crianças e jovens de baixa renda.

Além de ouro e prata em dupla, os canoístas conquistaram um bronze cada na prova individual. Lucas dos Santos, em sua primeira competição internacional, foi o terceiro colocado na prova do C1 500m Sub-15 e na colocação geral, posição feita pelo evento, que avaliou o bom desempenho de 402 atletas de 40 países. Já Mateus Bastos, foi bronze na prova do C1 1000m Sub-16 e ficou em quinto na colocação geral.

Além deles, Adriely Viana, de Ubatã, terra de Erlon Souza, ficou em quarto lugar na prova do C1 200m Sub-17. Ela também foi aluna do Projeto Remando no Litoral Sul, sendo, agora, treinada junto a outros canoístas brasileiros na Equipe Nacional Permanente, em Capitólio (MG), ligada à seleção de base da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA).

Imóvel comercial no centro de Itabuna será leiloado pela Justiça do Trabalho|| Foto Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) realiza leilões com quase 160 lotes em vários municípios baianos. Entre os lotes estão veículos, eletrodomésticos e imóveis cidades como Itabuna, Eunápolis, Cruz das Almas, Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Alagoinhas, Luís Eduardo Magalhães, Itaberaba e Juazeiro.

No dia 21, serão leiloados 101 lotes, entre imóveis, terrenos, eletrodomésticos e equipamentos industriais. Um dos destaques é um ponto comercial (lote 4), no centro de Itabuna (Rua Almirante Tamandaré, 541). O imóvel possui 222,18m² de área construída, incluindo dois cômodos com recepção, salas internas e banheiros, com lance mínimo de R$ 225 mil. Outra oportunidade é um caminhão caçamba basculante (lote 23) marca/modelo VW/24 280 CRM 6×2, em Cruz das Almas, avaliado em R$ 137 mil.

Já no edital do leilão do dia 22 constam 57 lotes, entre quais duas lojas comerciais no Shopping Imbuí Plaza (lotes 1 e 2) e sete no Shopping Sumaré (lotes 45 a 51), além de terrenos em Camaçari (lote 53), Pirajá (lote 58) e Vilas do Atlântico (lote 59). Acesse aqui para conferir todos os lotes.

Um dos destaques é um apartamento no edifício Floresta Tropical (lote 15), no Corredor da Vitória, bairro da Graça, com a área total de 116,33 m² e avaliado em R$ 490 mil. Outro destaque são as fazendas Sapucaia e São Roque (lote 56), compostas por três imóveis rurais. Avaliadas em R$ 450 mil, elas fazem parte de uma única propriedade, no Teolândia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré vai começar, em breve, a construção do canal de drenagem no Bairro Santo Antônio, na Quinta Travessa do Miranda. As obras de intervenções têm como objetivo conter riscos de alagamento no bairro.

As ações fazem parte de uma parceria entre a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Segundo informa a Prefeitura em nota, a obra foi conseguida por meio da colaboração e trabalho do vereador Djones e da liderança política Nego de Saronga.

“O projeto trará vários benefícios para os moradores do Bairro Santo Antônio. A obra é fundamental para atender nossa comunidade, que sofria constantemente com alagamentos”, explicou o vereador Djones.

O canal vai contar com uma extensão de 700 metros e o seu custo está estimado em R$ 1.000.000,00.

Flávio, Marcelo, Patrícia e Cíntia cobram resposta do poder público || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 3 minutos

Thiago Dias

A zona sul é das regiões mais valorizadas de Ilhéus. Com a maré baixa, a extensa faixa de areia fina é convidativa para caminhadas ou para o tradicional baba de domingo. O terreno plano também é ideal para outros esportes ou para reunir os amigos em volta de uma mesa de tira-gostos e bebidas.

No entanto, nenhuma dessas atividades será agradável se realizada perto dos canais pluviais que desembocam na praia. É que, junto com as águas da chuva e dos córregos, eles levam ao mar o esgoto de ligações clandestinas de casas ou estabelecimentos comerciais, como uma mácula fétida da incivilidade no paraíso.

Água poluída de um dos canais pluviais da Praia do Sul, em Ilhéus

O problema é facilmente driblado por quem vai à zona sul a passeio, mas, para quem investiu alto para morar ali, o mau cheiro de esgoto se tornou uma presença incontornável. É o caso de Cíntia Freire Sá, que mora há cinco anos no Costa Azul, residencial próximo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Um dos canais da rede pluvial deságua na praia ao fundo do condomínio.

“[Me sinto] feliz pela natureza bela e triste pelo esgoto a céu aberto”, disse Cíntia, ao sugerir que o PIMENTA enfatizasse, no texto desta reportagem, o contraste das belezas naturais de Ilhéus com os modos irregulares de habitação comuns na cidade.

Os dias ensolarados reforçam o contraste. O mesmo calor que convida para o banho de mar aquece a água do canal, acentuando o odor exalado na evaporação. O fenômeno é especialmente insuportável na hora do almoço, lamenta Patrícia Bustamante, também moradora do Costa Azul. O apartamento dela fica a menos de 50 metros da desembocadura do canal.

Marido de Patrícia, Marcelo Frange avalia que o problema é tratado com descaso, inclusive pelos ambientalistas. “É uma agressão ao meio ambiente. Ninguém vê? Ninguém se mobiliza?”, questionou.

Moradores do Costa Azul pedem socorro contra esgoto que deságua na praia ao fundo do condomínio || Foto Pimenta

Os moradores do Costa Azul, que receberam o PIMENTA no condomínio, dizem evitar o banho naquela praia. Segundo eles, algumas pessoas já adoeceram após tomar banho ali. A associação desses relatos com a água poluída lhes parece inevitável.

EMBASA E PREFEITURA SE MANIFESTAM

O site levou a reclamação dos moradores ao secretário de Meio Ambiente de Ilhéus, Diego Messias. Ele confirmou que o problema é originado por ligações clandestinas de esgoto e afirmou que enviará equipe de fiscalização ao local, com o objetivo de identificar a origem das ligações e autuar os responsáveis. Segundo o secretário, a inspeção costuma ser feita em conjunto com a Embasa.

O PIMENTA também buscou posicionamento da Embasa. O gerente do escritório local da concessionária em Ilhéus, José Lavigne, explicou, em nota, que a fiscalização da rede pluvial cabe à Prefeitura, segundo o Código Ambiental.

O canal é questão, conforme Lavigne, “é alvo do lançamento de ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem nos bairros Hernani Sá, Barreira, Nelson Costa e adjacências”.

“Todos esses bairros têm Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) com moderno tratamento, devendo cada morador entroncar o esgoto doméstico na rede coletora da Embasa, conforme a lei estadual 7307/1998”, concluiu o gerente.

Área pública foi demarcada como loteamento, segundo moradores
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Castelo Novo, distrito de Ilhéus, afirmam que uma área pública da comunidade, usada como campo de futebol, é alvo de uma tentativa de invasão. Segundo eles, o espaço chegou a ser demarcado, como se fosse um loteamento.

Uma moradora do distrito, que não quer ser identificada, pede que a Prefeitura de Ilhéus adote providências para evitar que o espaço seja invadido.

O desejo da comunidade, segundo ela, é de que o espaço ganhe uma quadra de futebol e um parque infantil. Com informações do site FRN.

Bamor e Os Imbatíveis são enquadradas em ação civil pública
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pediu que a Justiça afaste as torcidas organizadas Bamor e Os Imbatíveis dos estádios por dois anos, em todo o país. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (12).

A promotora de Justiça Thelma Leal também solicitou que os associados das duas torcidas sejam proibidos de frequentar eventos esportivos trajando roupas ou acessórios com símbolos das duas organizações e que sejam obrigados a permanecer fora de um raio de 5 mil metros de locais onde ocorram disputas esportivas.

Bamor e Os Imbatíveis são torcidas do Bahia e do Vitória, respectivamente. No último dia 4, membros das duas organizadas se envolveram numa briga generalizada no bairro de São Caetano, em Salvador.

De acordo com a promotora de Justiça, vídeos registraram as cenas de violência, inclusive o momento em que o motorista de um carro atropelou, de forma proposital, pessoas que estavam na via pública.

A ação requer o fechamento das sedes da Bamor e de Os Imbatíveis para eventos e concentração de torcedores. O MP também requereu que a torcida do Vitória seja obrigada a publicar em suas redes oficiais a decisão judicial, caso seja proferida nos termos do pedido.

Funcionários da Emasa trabalham em rua que recebeu nova camada de asfalto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ruas e avenidas beneficiadas pelo Programa de Reestruturação da Cidade, da Prefeitura de Itabuna, recebem as equipes responsáveis pelo nivelamento dos poços de visita, os populares bueiros. O trabalho é feito pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que também avalia as condições das redes de água e de esgoto após as intervenções.

Gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio explica que o bueiro deve ficar na mesma altura da rua, de modo a evitar incidentes com veículos e prejuízos à própria empresa municipal.

O Programa de Reestruturação da Cidade é tocado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna em parceria com o Governo do Estado. O serviço de pavimentação asfáltica abrangerá 42 quilômetros de ruas e avenidas.

Até o momento, já foram beneficiados os bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro, São Caetano, Castália, São Roque, Santo Antônio, Antique e Santa Inês.

Operação cumpre 4 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão na Bahia || Foto Rafael Rodrigues/SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Força Tarefa de Combate a Extermínio e Extorsões da Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, nas primeiras horas desta terça-feira (13), a Operação Navalha. A ação cumpre quatro mandados de prisão e 14 de busca e apreensão contra policiais militares investigados pelos crimes de extorsão, roubo, violação de domicílio, fraude processual, entre outros.

Os mandados foram expedidos pela Vara de Auditoria Fiscal da Polícia Militar da Bahia e são cumpridos em municípios do estado e em Sergipe.

Mais de 100 policiais das Corregedorias Geral e da PM, do Comando de Operações Policiais Militares ( CPE), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque participam da Operação Navalha.

Mônica Burgos será palestrante de evento sobre liderança feminina
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (15), a empresária Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim, integrará o painel O poder transformador das lideranças femininas, durante o encontro para formação de lideranças promovido pela Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL Bahia), pela CDL Salvador e pelo Sebrae.

O evento será no espaço Cerimonial Rainha Leonor, em Salvador, e visa contribuir para o desenvolvimento das competências de liderança, preparando gestores para os desafios do mundo atual. Mônica dividirá o espaço do talk-show com a empresária Rosemma Maluf e a consultora Rosangela Angonese, coautora do livro Liderança Tóxica.

As inscrições para o 1º Encontro de Lideranças do Movimento Empresarial do Estado são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma do Sympla, com acesso neste link.