Sivaldo diz que Araújo vem em Itabuna "de ano em ano" e ex-deputado rebate
Tempo de leitura: 2 minutos

O vereador Sivaldo Reis foi ameaçado de expulsão do PL depois de entrar em atrito com o presidente estadual do partido, o ex-deputado José Carlos Araújo. A ameaça de expulsão foi manifestada em nota oficial, nesta segunda-feira (14), assinada pelos dirigentes dos diretórios estadual e itabunense do PL.

José Carlos Araújo concedeu entrevista ao site Pauta, na última semana, e disse que a Itabuna está suja e malcuidada. Sivaldo peitou Araújo e disse que ele está afastado da cidade e aparece no município de ano em ano. O ex-deputado e o presidente do PL de Itabuna, Fernando Netto, diz que Sivaldo se mostrou desalinhado com as diretrizes do PL.

– Inclusive, o ataque direto ao comando Estadual, bem como a conduta do parlamentar adotada, põe em risco seu mandato, pois o desalinhamento com as diretrizes da agremiação do Partido Liberal, explicito em sua declaração, caracteriza verdadeira Infidelidade Partidária, capaz de destitui-lo do mandato – expressam os dirigentes em nota conjunta.

“CONDUTAS ANTAGÔNICAS”

Os dirigentes citam ainda, na nota, um encontro com os vereadores da legenda no município (“em breve”) e reforçam, no documento, que o PL não aceitará “condutas antagônicas” dentro do partido. “O fato é que esperamos que todas essas questões devam ser esclarecidas no encontro com os vereadores que acontecerá em breve e teremos noticia a cerca dos acontecimentos”.

Sivaldo Reis é vice-presidente da Câmara de Itabuna. Eleito pelo partido que teve candidato a prefeito – Capitão Azevedo, ele hoje compõe a base de sustentação a Augusto Castro (PSD), assim como o também colega de partido, Gilson da Oficina. Ambos possuem cargos na gestão municipal e não acompanham José Carlos Araújo nas críticas ao prefeito itabunense. Um terceiro vereador do partido é Ronaldão. Para Araújo, Sivaldo Reis “tem medo de povo e de ir às ruas”.

Resta saber qual será a reação do vereador.

Augustão apresenta requerimento para contratação de terceira empresa de transporte || Foto FP
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Carlos Augusto, Augustão (PT), apresentou requerimento para solicitar que a Prefeitura de Ilhéus contrate uma terceira empresa de transporte público. Atualmente, as concessionárias do serviço são a Viação São Miguel e a Viametro.

O Requerimento nº 055/2022 está na pauta de votação da sessão ordinária desta terça-feira (15). Se aprovado, o documento será encaminhado ao prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), a quem cabe decidir se contratará ou não outra empresa.

Augustão também é autor de requerimento para que os membros do Conselho Municipal de Transportes sejam empossados. Instrumento típico da democracia participativa, o conselho não está em atividade.

Prefeitura liberou aulas presenciais em escolas particulares, mas manteve colégios municipais fechados
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) moveu ação civil pública para que a Prefeitura de Teixeira de Freitas, no extremo-sul do estado, seja obrigada pela Justiça a providenciar o retorno das aulas presenciais nas escolas mantidas pelo município, com medidas sanitárias contra a transmissão do coronavírus.

Segundo os promotores de Justiça Moisés Guarnieri e Michele Resgala, autores da ação protocolada em 9 de fevereiro, a Prefeitura publicou decreto, no último dia 4, que mantém as atividades escolares remotas na rede pública municipal, enquanto permite o retorno presencial da rede privada de ensino.

Além disso, conforme os promotores, o mesmo decreto permite atividades como casamentos, formaturas, aniversários, eventos esportivos, atos religiosos, entre outros.

DIREITO CONSTITUCIONAL E VACINAÇÃO

Para o Ministério Público, o Decreto Municipal nº 83/2022 viola direitos constitucionais de acesso à educação de crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal de ensino.

Os promotores também argumentam que, desde a disponibilidade de vacinas contra Covid-19, governos estadual e municipais têm feito adequações nos espaços físicos das escolas para retomada das aulas, seja de forma presencial ou semipresencial. Como exemplo, citam o início das aulas presencias nas escolas da rede estadual desde o último dia 7.

Félix Júnior, ao centro, reuniu lideranças evento no sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O PDT iniciou por Itacaré, no último sábado (12), uma série de encontros municipais para traçar estratégias visando as eleições de 2022, discutir a construção de um projeto de desenvolvimento para a Bahia e formar novas lideranças locais. O evento, realizado no Centro Cultural do histórico bairro do Porto de Trás, contou com a presença do presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Júnior, e do deputado estadual Alan Sanches, que é do União Brasil.

Também estiveram presentes os presidentes municipais do PDT, Ramon Setúbal, do União Brasil, Luiz Quadros, e do MDB, Vladimir Reis, além do presidente da Limpurb de Salvador, Omar Gordilho, que é da Executiva pedetista no estado. “Todos aqueles que não estão satisfeitos com os indicadores da Bahia na segurança, na educação, na geração de emprego e renda, no turismo e em outros setores devem se unir para construir um projeto de transformação em nosso estado. Precisamos de mudança”, discursou Félix.

Durante o evento, lideranças locais e populares cobraram, por exemplo, a complementação asfáltica da BA-654, que liga o distrito de Taboquinhas, em Itacaré, à BR-101. Além disso, a comunidade pediu mais investimentos no turismo e o perdão das dívidas dos pequenos e médios cacauicultores atingidos pelas chuvas.

“Já fizemos uma solicitação ao governo federal sobre o perdão das dívidas dos produtores de cacau. A situação da lavoura já era delicada, e as chuvas só fizeram piorar este quadro. Estamos unindo forças suprapartidárias para aumentar a pressão, inclusive com o apoio dos prefeitos”, salientou Félix, que participa na sexta-feira (18) de uma audiência pública, em Itabuna, para debater esta questão, organizada com o apoio da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).

CENTRO CULTURAL

Félix assumiu, no encontro, o compromisso de destinar emenda parlamentar para a obra de requalificação do Centro Cultural do Porto de Trás, que desenvolve uma série de atividades para o público jovem, a exemplo de aulas de capoeira e dança. O compromisso de ser parceiro da entidade também foi feito pelo deputado Alan Sanches.

“Vocês ganharam dois amigos hoje aqui. Seremos parceiros do Centro Cultural e da comunidade. Vamos trabalhar para trazer benefícios para Itacaré. As lideranças que estão aqui hoje têm esse objetivo em comum. Juntos, somos mais fortes e faremos política de uma forma que resulte em melhorias na qualidade de vida desse bairro e de todo o município”, afirmou o parlamentar do União Brasil.

Atividades desta semana começaram no distrito de Sambaituba || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus divulgou nesta segunda-feira (14) a programação dos serviços de apoio às famílias afetadas pelas enchentes que devastaram parte do município no Natal de 2021. As ações são coordenadas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS).

De acordo com a SPS, o objetivo é levar acolhimento e prestar serviços como solicitação de segunda via de RG e certidão de nascimento, aluguel social, atendimento psicológico, além das doações de colchões de casal e solteiro, cestas básicas, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, água, frango e roupas de cama.

CRONOGRAMA

Na manhã de hoje, o atendimento ocorreu no distrito de Sambaituba. Nesta tarde, a partir das 16h, as equipes da SPS estarão no Alto do Amparo.

Amanhã (15), às 8h, será a vez do povoado de Repartimento. Na quarta-feira (16), às 8h, os servidores municipais atuarão na comunidade de Aderno.

A comunidade de Tibina receberá os serviços e doações às 8h desta quinta-feira (17). O cronograma semanal de atividades será encerrado na sexta-feira (18), no Banco Central, às 8h.

Governador assinou com Tonho de Anízio, ambos ao centro, convênio, acompanhados de Rosemberg Pinto e Ronaldo Carletto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais 464 casas serão construídas para famílias afetadas pelas chuvas em cinco municípios baianos. As autorizações para os convênios entre as prefeituras e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foram assinadas pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (14), em evento no Parque de Exposições, em Salvador. Ainda hoje, Rui ainda entregou 52 tratores e outros equipamentos para 19 consórcios de infraestrutura, beneficiando 266 municípios.

As casas serão construídas nos municípios de Itacaré (49 moradias), Medeiros Neto (77), Santa Inês (104), Jiquiriçá (108) e Vereda (126), com investimentos da ordem de R$ 34,3 milhões. Sobre os convênios para a construção dos imóveis, Rui destacou que o formato está sendo adotado na quase totalidade dos municípios atingidos pelas chuvas:

– O prefeito disponibiliza o terreno e apresenta um projeto de urbanização. O projeto das casas é padrão para todos os municípios. E estamos assinando os convênios como fizemos mais uma vez hoje. A partir daí, as prefeituras licitam as obras, fazem mutirões e, daqui a alguns meses, as pessoas atingidas pelas chuvas terão novamente uma moradia digna – afirmou.

ILHÉUS E ITABUNA

Rui acrescentou que nos municípios de Itabuna e Ilhéus, que tiveram um maior número de casas destruídas, será feito um projeto semelhante ao programa Minha Casa Minha Vida. “Os empresários vão adquirir os terrenos, construir, e a gente paga a unidade habitacional pronta para as pessoas morarem em casas com revestimento de piso, com padrão de alta qualidade”.

UniFTC oferece bolsas e mensalidades reduzidas para o semestre 2022.1
Tempo de leitura: < 1 minuto

Aqueles que estão ansiosos para ingressar em uma instituição de ensino superior e já possuem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antecipada pelo Ministério da Educação no último dia 9, a Rede UniFTC está com Campanha Enem com descontos de 50% a 100% no valor da mensalidade durante todo o curso e para o Vestibular Online desconto de 50% a 65%, além da 1ª e 2ª mensalidades por R$ 49,90, para ambos os ingressos.

Utilizando o Enem como passaporte para vida universitária e facilitando a vida de quem quer aproveitar a oportunidade para entrar em 2022.1 em um curso de nível superior com modelo interprofissional, referência em tecnologia e modernidade, a Rede UniFTC disponibiliza a calculadora online (https://uniftc.edu.br/calculadoraenem/), ferramenta que possibilita ao aluno simular bolsas de 50% a 100%, que serão usada em toda a graduação. Isso, dependendo da nota e curso que escolher.

A condição é válida para todos os cursos do grupo educacional, a exemplo de Direito, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Psicologia e Fisioterapia, exceto Medicina. O candidato pode conferir o regulamento e fazer sua inscrição pelo link https://vestibular.uniftc.edu.br/. A Campanha é válida até dia 28 de fevereiro. Os interessados em participar, podem usar além da nota do Enem 2021, as notas do Exame a partir de 2010.

Corpo de mulher em calçada no centro de Ilhéus || Foto FRN
Tempo de leitura: < 1 minuto

Maria José Ribeiro Santiago, de 49 anos, foi encontrada morta em uma calçada no centro de Ilhéus, na manhã desta segunda-feira (14). As primeiras informações indicam que a mulher foi vítima de infarto ocorrido ainda na noite de domingo (13).

O corpo de Maria foi encontrado em frente à farmácia Drogasil, local muito movimentado. De acordo com o site Fábio Roberto Notícias, apesar de ter moradia fixa, a mulher era sempre vista nas ruas da cidade e era conhecida como Puinha.

O velório de Maria ocorreu no Cafi, localizado na Avenida Itabuna. O sepultamento será na tarde desta segunda-feira (14), no Cemitério do Basílio.

Adélia Pinheiro ressalta papel da imprensa para conscientização social sobre importância da vacina
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (14), em comunicado à imprensa, a secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, afirmou que, considerando todos os públicos habilitados para a vacinação contra Covid-19, o estado tem 5.643.157 doses de vacinas atrasadas.

A secretária ressaltou o papel dos meios de comunicação para o esclarecimento das pessoas sobre a importância da vacina para a saúde pública. “A imprensa é aliada nossa e também da população. Nós precisamos sensibilizar essas pessoas, pais, mães, responsáveis, a vacina de crianças, a vacina de menores de idade é uma responsabilidade definida em lei para os seus responsáveis. Pai e mãe têm dever legal de buscar a vacinação de seus filhos”, disse.

Para Adélia, diminuir o número de vacinas em atraso é uma responsabilidade coletiva. Segundo a secretária, a vacinação está disponível há mais tempo para adolescentes de 12 anos ou mais, no entanto esse público ainda não foi completamente imunizado.

No caso das crianças de 5 a 11 anos, mais de 300 mil doses já foram aplicadas. “Mas, nós precisamos avançar”, concluiu a secretária.

Programação do Verão Costa a Costa em Prado contou com futevôlei e beach soccer
Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição do projeto Verão Costa a Costa em Prado, no extremo-sul baiano, chegou ao fim neste domingo (13) com atividades esportiva e de lazer. Durante o dia, foram promovidos campeonatos esportivos como as disputas de beach soccer.

O presidente da Federação Baiana de Beach Soccer, Francisco Ferreira, comemorou a inclusão da modalidade no evento. “A Federação Baiana de Beach Soccer esteve empenhada muito, o tempo inteiro, para fazer com que este evento tenha sido marcante e significativo para o município de Prado”.

Quem também festejou os resultados no Verão Costa a Costa foi o representante da Federação Baiana de Futevôlei, Marcelus Almeida, que atuou como árbitro dos jogos de futevôlei em Prado. “A intenção principal é mostrar o valor do futevôlei como um esporte reconhecido e trazer ênfase para o respeito como base para o esporte”, explicou.

Crianças, jovens e adultos participaram do evento e demonstraram muito entusiasmo com a iniciativa. O jovem mineiro Arthur Lopes, 17 anos, participou da modalidade stand up paddle. “O evento é bem estruturado, todo mundo seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19 e podendo usufruir gratuitamente de tudo que era ofertado, conheci coisas novas e adorei o stand up”, celebrou.

AGORA, EM ILHÉUS

A próxima edição do projeto será em Ilhéus, nos dias 26 e 27. O Verão Costa a Costa é promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Em Prado, o projeto contou com o apoio da Prefeitura.

Inscrições para o Sisu 2022 começam nesta terça-feira; acesse o edital da Uesc
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) publicou seu edital para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A instituição do sul da Bahia oferta 1.746 vagas em 34 cursos de graduação, inclusive Medicina, que não recebeu novos estudantes no certame de 2021.

Assim como para todas as universidades que aderiram ao Sisu, as inscrições para a Uesc deverão ser feitas a partir desta terça-feira (15) e seguirão até sexta-feira (18).

Os candidatos devem ficar atentos às notas de corte das graduações, que são atualizadas uma vez por dia, obedecendo aos resultados de cada participante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Acesse o edital.

Sofia Manzano, professora da Uesb e pré-candidata à presidência da República pelo PCB
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Sofia Manzano pode até vir a ser um traço eleitoral, mas estará certamente construindo o traçado da história, criando passos para a construção de um Governo Popular.

 

Carlos Pereira Neto Siuffo

O analfabetismo político ou o senso comum muito rebaixado levam a criações bizarras.

É muito comum ouvir de pessoas pouco esclarecidas politicamente frases do tipo: “Só voto para ganhar”; “Não perco meu voto”; “Só voto em quem ganha”. A pessoa vota na propaganda mais divulgada, vota na pessoa mais conhecida, como se fosse um jogo de perde ou ganha.

O PCB lançou Sofia Manzano pré-candidata à presidência da República, e vi gente comentar: “Não tem um traço…”. Ora, essas pessoas pensam o processo político-social como um simples jogo de perde e ganha eleitoral. Não enxergam a história. Para essas pessoas, a vida é estática.

Quem viveu o período da ditadura militar lembra como o MDB era nem um traço. Em 1974, ele explode e vence as eleições de ponta a ponta, mesmo com as inúmeras restrições impostas pelas regras ditatoriais.

O PT, quando surgiu, era uma espécie de patinho feio eleitoral, estigmatizado até por parte da esquerda. Nem traço era, mas tinha um acúmulo de lutas políticas-sociais nas costas e acabou elegendo presidente da República. Depois, foi se degenerando. Perdeu as ligações sociais mais profundas. Virou uma máquina institucional e vai carregando os votos das lembranças.

Não é fácil remar contra a corrente. Imaginem ser oposição no nazismo e no fascismo. Mas, havia. No início, eram poucos e persistentes. Hitler meteu uma bala na própria cabeça e Mussolini foi fuzilado pelos partisans e dependurado num posto.

As eleições são fundamentais e importantes, mas a luta política é muito mais larga e profunda e, em verdade, se não houver forte organização popular e muita pressão, as mudanças são cosméticas. Não se iludam com o imediato e com a visão do palmo da mão.

Se fosse tudo estático, não teria havido golpe nem a besta do Bolsonaro seria o presidente ilegítimo, mas eleito.

Sofia Manzano pode até vir a ser um traço eleitoral, mas estará certamente construindo o traçado da história, criando passos para a construção de um Governo Popular.

A luta continua!

Carlos Pereira Neto Siuffo é professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Fechamento de fábrica da Ford impôs tombo à indústria de transformação, segundo Fieb
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia registrou queda de 14,3% na produção física da Indústria de Transformação em 2021 e ocupa a última posição no ranking dos quatorze estados que participam da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média, a Indústria de Transformação nacional apresentou crescimento de 4,3%.

Além da Bahia, quatro estados registraram desempenho negativo: Pernambuco (-0,4%); Mato Grosso (-1,0%); Goiás (-4,9%); e Pará (-13,7%). Os seguintes estados apresentaram crescimento: Espírito Santo (15,2%); Santa Catarina (10,3%); Paraná (9,0%); Rio Grande do Sul (8,8%); Minas Gerais (8,7%); Rio de Janeiro (7,7%); Amazonas (6,8%); São Paulo (5,2%) e Ceará (3,7%).

PARA FIEB, RESULTADO REFLETE FECHAMENTO DA FORD

Conforme a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o resultado de 2021 é reflexo direto do encerramento das atividades industriais da Ford em Camaçari.

O tombo também entra na conta do segmento de refino, que caiu 18,1% em virtude de parada de manutenção e de outros problema na Refinaria Mataripe.

MINERAÇÃO E OUTROS SEGMENTOS EM ALTA

Apesar dos dados negativos, a expectativa da Fieb é de crescimento para 2022. Um dos setores que devem alimentar esta perspectiva é o da Indústria Extrativa Mineral, que cresceu 7,3% no ano passado e mantém tendência de alta.

Outros seis segmentos da indústria de transformação baiana cresceram em 2021; são eles: couro e calçados (31,2%), equipamentos de informática (15,4%), minerais não metálicos (8,3%), borracha e plástico (5,2%), produtos químicos (4,7%) e celulose e papel (1,6%).

Decisão da Prefeitura de Ilhéus exclui três empresas da concorrência pela reforma da Central
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus habilitou duas das cinco empresas inscritas na Concorrência Pública Nº 001/2021, licitação da reforma da Central de Abastecimento Antônio Olímpio da Silva, no bairro Malhado. De acordo com a decisão divulgada no Diário Oficial do Município, estão habilitadas a Montac Montagens e Construções Ltda e a Viver Empreendimentos e Serviços Ltda.

Já as empresas IFC Engenharia Ltda, a Sagitário Empreendimentos e Serviços Ltda e a Construtora e Serviços Alvim Eirelli foram inabilitadas devido a inconsistências na documentação apresentada no processo licitatório, segundo avaliação da burocracia municipal.

As três companhias excluídas da licitação têm prazo de cinco dias úteis, contados desde 10 de fevereiro, para apresentar recurso contra a decisão da Comissão de Processos Licitatórios.

Durante a inauguração do primeiro trecho da cobertura do canal do Malhado, em novembro de 2021, o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), estimou que a reforma de parte do prédio da Central de Abastecimento custará mais de R$ 30 milhões.

Prefeito Antônio de Anízio em reunião com agentes comunitários
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu com os representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias do Sul da Bahia (Sindiacs/ACE) para discutir pautas para a categoria no município.

O diretor do Sindiacs/ACE, Roberto Lima, destacou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais durante a pandemia e solicitou o apoio da Prefeitura. Durante a reunião foi proposta a criação de uma lei sobre o incentivo financeiro anual, uma iniciativa que a Prefeitura de Itacaré vem cumprindo e já pagou integralmente esse mês de janeiro.

O prefeito Antônio de Anízio também entregou tablets para facilitar o trabalho dos agentes comunitários de saúde e anunciou que já solicitou a compra desses equipamentos para os agentes de combate a endemias. O objetivo, segundo explicou o prefeito, é buscar cada vez mais criar condições de trabalho para que os profissionais prestem um serviço melhor para a comunidade.

Além dos representantes do Sindiacs/ACE, a reunião contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, da diretora de Atenção Básica, Maria Prado, da diretora de Vigilância Sanitária, Elane Matos, do representante do Conselho Municipal de Saúde, Adroaldo Alves Costa, e de diversos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias do município.