Banco Central libera nova consulta de valores a receber
Tempo de leitura: 2 minutos

As consultas ao Sistema Valores a Receber (SRV) do Banco Central (BC) foram retomadas, nesta segunda-feira (14), por meio de uma plataforma exclusiva. O objetivo é evitar que a grande quantidade de acessos coloque em risco o site do próprio BC, como ocorrido no mês passado, quando a demanda inesperada de acessos ao SRV tire o site do ar novamente.

“No momento da consulta em valoresareceber.bcb.gov.br, o cidadão saberá se tem valor a receber [de instituições financeiras] e, caso positivo, receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 7 de março de 2022”, informou o BC.

Caso, por algum motivo, o interessado perca a data, poderá fazer uma nova consulta, a qualquer momento, para ter acesso a novo agendamento. No site, há um passo a passo com todas informações necessárias para o resgate dos valores.

“O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução”, diz nota do BC.

Ainda segundo o Banco Central, para acessar o Sistema Valores a Receber é necessário que o interessado tenha cadastro no site Gov.br, nível prata ou ouro. O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo aplicativo Gov.br ou por meio da internet.

Com o site exclusivo, valoresareceber.bcb.gov.br, não será possível “consultar ou solicitar valores” na página principal do BC, nem dentro do sistema Registrato.

ALERTA PARA NÃO CAIR EM GOLPE

O BC alerta sobre o risco de alguns golpes que podem ser aplicados. O serviço não será disponibilizado em nenhuma outra página da internet. Além disso, não serão feitos contatos telefônicos nem envio de links para as pessoas, para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

“Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Portanto, o cidadão nunca deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram”, informa o BC, acrescentando que nenhum pagamento deverá ser efetuado para que se tenha acesso aos valores.

Confira vagas de emprego e de estágio em Ilhéus e em Itabuna hoje (10)
Tempo de leitura: 3 minutos

Empresas instaladas em Itabuna têm oferta de 61 vagas de emprego e 2 de estágio para esta segunda-feira (14). As oportunidades são para níveis fundamental, médio e superior em áreas como Engenharia Civil, Administração, psicologia e construção civil.

A seleção para as vagas é feita com cadastro no SineBahia, no estacionamento superior do Shopping Jequitibá. O interessado deve apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência, escolaridade e vacinal. O atendimento é por ordem de chegada. Confira as vagas clicando em leia mais.

Leia Mais

Bahia registra quase 5 mil casos de Covid-19 em 24 horas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde da Bahia informou, neste domingo (13), 28.615 casos ativos de Covid-19. Somente nas últimas 24 horas, foram registrados 4.915 casos da doença, 5.595 recuperados e 14 óbitos. Dos 1.457.280 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.400.174 já são considerados recuperados e 28.491 óbitos.

O boletim epidemiológico divulgado hoje contabiliza ainda 1.740.774 casos descartados e 320.168 em investigação. Na Bahia, 60.532 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

VACINAÇÃO

Até o momento, são 11.361.864 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.193.261 com a segunda dose ou dose única e 3.125.155 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 327.951 crianças já foram imunizadas.

As exportações do agronegócio batem recorde em janeiro
Tempo de leitura: 3 minutos

As exportações do agronegócio brasileiro atingiram US$ 8,82 bilhões, valor recorde para os meses de janeiro. O volume representa crescimento de 57,5% em relação aos US$ 5,60 bilhões em vendas externas em janeiro do ano passado.

O crescimento do valor exportado foi influenciado tanto pela expansão dos preços médios de vendas externas, que subiram 19% na comparação com janeiro de 2021, quanto em função do aumento do volume exportado, que cresceu 32,3%.

Com essa expressiva elevação, a participação do agronegócio nas exportações brasileiras cresceu de 37,5% (janeiro/2021) para 44,9% (janeiro/2022).

SOJA

O destaque dos embarques do mês de janeiro foi o complexo soja, com US$ 2,12 bilhões, cifra 338,3% superior aos US$ 484,07 milhões exportados em janeiro de 2021 (+US$ 1,64 bilhão).

A soja em grãos registrou 2,45 milhões de toneladas em exportações (+4.853,6%), ou US$ 1,24 bilhão (+5.223,9%); valores recordes para os meses de janeiro. A previsão é que a China importe cerca de 100 milhões de toneladas neste ano.

Em janeiro, o país asiático adquiriu 80,1% do volume de soja exportado pelo Brasil (1,97 milhão de toneladas). Além da China, União Europeia e Vietnã também importaram mais de 100 mil toneladas do Brasil: 159,8 mil e 136,7 mil toneladas adquiridas, respectivamente.

As exportações de farelo de soja elevaram-se 45,6% em volume, passando de 1,03 milhão para 1,49 milhão de toneladas. As exportações de óleo de soja também apresentaram expressivo crescimento devido à forte demanda indiana e ao aumento da disponibilidade doméstica.

Leia Mais

Vocalista de banda morreu na madrugada deste domingo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou duas pessoas mortas no km 284 da BR-101, na madrugada deste domingo (13), no trecho urbano de Laje, município do Vale do Jiquiriçá.

Uma das vítimas é o cantor sertanejo Samuel Santos, que era vocalista da banda Xote dos Garotos. Ele voltava de um show quando aconteceu o acidente. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a segunda vítima estava no mesmo carro que Samuel. Ela ainda não foi identificada.

Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias que causaram o acidente. O caso foi registrado na delegacia de Laje, que fez a perícia e remoção dos veículos. Testemunhas também foram ouvidas e o caso é investigado.

Nas redes sociais, amigos e fãs do trabalho de Samuel postaram mensagens de pesar. A banda Xote dos Garotos publicou uma mensagem de luto, agradeceu as orações pelas vítimas. Do G1.

Mega-Sena sorteia R$ 12 milhões nesta quarta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Não houve acertador do concurso 2.453 da Mega-Sena, sorteado na noite de sábado (12), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. Os números sorteados foram 10, 14, 15, 24, 34 e 44. O prêmio principal foi estimado em R$ 7,2 milhões.

A quina, em que o jogador acerta cinco números, teve 63 apostas ganhadoras e pagará a cada um, R$ 35.542,46. Na quadra, que teve 3.892 acertadores, cada um receberá R$ 821,89

As dezenas do concurso 2.454 serão sorteadas na próxima quarta-feira (16). Se houver acertadores dos seis números, eles poderão dividir prêmio estimado em R$ 12 milhões.

LOTOFÁCIL

Já a Lotofácil teve um/uma sortudo(a). A aposta acertadora foi feita no município de São João D´Aliança, em Goiás e, e levará R$ 1.549.916,59 para casa. Outros 159 apostadores acertaram os 14 números. Cada um receberá R$ 2.043,91

Saque calamidade é liberado ´para trabalhadores de Itapitanga
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir deste sábado (12), Os trabalhadores de Itapitanga podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das fortes chuvas em vários municípios na Bahia, pode ser solicitada à Caixa Econômica Federal por meio do Aplicativo FGTS.

Os beneficiados são moradores das áreas afetadas em Itapitanga, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. A solicitação de saque pode ser feito até 28 de março. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00. Até o momento, 43 municípios da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade.

Na Bahia, foram contemplados moradores de Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.

Apartamento onde criança estava foi completamente destruído no sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma menina de apenas dois anos morreu num incêndio, neste sábado (12), na Travessa São Francisco, no bairro de Fátima, em Itabuna, no sul da Bahia. Um vizinho chegou a entrar no apartamento, no segundo andar do prédio, para tentar controlar as chamas, mas não teria percebido que havia uma criança no imóvel, que ficou completamente destruído.

O eletricista Eduardo Reis, primeiro a subir até o local do incêndio, acredita que, se tivesse percebido que havia uma criança, teria conseguido fazer o resgate a tempo de salvá-la. Ele conseguiu entrar no imóvel, mas achou que o apartamento estivesse vazio e não atravessou as chamas para ir até o cômodo onde a vítima estava.

A criança só foi resgatada minutos depois, por uma equipe do Corpo de Bombeiros, quando a mãe chegou ao local e informou que tinha deixado a filha dormindo sozinha em casa. A criança ainda foi levada para um hospital, mas não resistiu às queimaduras.

A mulher, que não teve o nome divulgado, prestou depoimento à polícia. Ela teria alegado que a filha estava dormindo enquanto foi a um supermercado no mesmo bairro. O delegado, que investiga o caso, decidiu pedir a prisão da mãe da criança por abandono de incapaz, com resultado de morte. A perícia ainda será feita no imóvel para descobrir o que causou o incêndio.

Cada hectare de cabruca estoca 66 toneladas de carbono, segundo estudo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Já era sabido que a cabruca, sistema agroflorestal de cultivo de cacau em que as árvores nativas da Mata Atlântica são usadas para fornecer sombra aos cacaueiros, tem alto potencial de estocar carbono. No entanto, um estudo inédito buscou compreender a correlação entre a produtividade do cacau, o sombreamento e o estoque de carbono presente nas 17 propriedades estudadas.

A pesquisa é resultado de parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz, o Instituto Arapyaú, a Dengo Chocolates e o World Resources Institute (WRI). O trabalho foi tocado pelo Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação, da Uesc.

Os pesquisadores doutores Larissa Rocha Santos, Deborah Faria, Marina Figueiredo, Eduardo Assad e Camila Estevam concluíram que, na média, a flora da cabruca retém 60% do estoque de carbono do sistema agroflorestal, demonstrando seu potencial mitigador.

O estudo também indica que há uma forte tendência de sinergia entre as principais variáveis de interesse. Ou seja, o sombreamento tem correlação com o estoque de carbono do sistema, devido à maior presença de biomassa.

NÚMEROS DA CONSERVAÇÃO

O trabalho traduziu em números o quanto essa relação sinergética ajuda a mitigar as mudanças climáticas, mensurando o estoque de carbono nas propriedades que utilizam esse sistema agroflorestal. A cabruca é capaz de estocar, em média, 66 toneladas de carbono por hectare.

“O estudo ainda não faz essa comparação, mas estimamos que isso seja quase o dobro da quantidade encontrada no cultivo do cacau a pleno sol, que é de 35,6 toneladas”, explica Camila Estevam, bióloga consultora e uma das responsáveis pela pesquisa.

Os dados sobre o carbono estocado abrem caminho para a estruturação de pagamento por serviço ambiental, o que também estimula proprietários rurais a conservar as áreas de Mata Atlântica.

Telefones tinham sido roubados em loja da Claro || Foto Polícia Rodoviária Estadual
Tempo de leitura: < 1 minuto

Operação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal prendeu três homens e deteve uma adolescente de 17 anos que roubaram mais de 30 celulares da loja da Claro, no centro de Ilhéus, na manhã desta sexta-feira (11). Os policiais localizaram o grupo na BR-415, depois de interceptar o carro em que os assaltantes estavam, um Corsa.

Ao revistar o veículo, as equipes da PM e da PRF encontraram os celulares roubados, um revólver calibre 38, munições e duas pistolas falsas. O trio preso, a adolescente detida e os materiais apreendidos foram levados para a delegacia da Polícia Civil. Com informações do Blog Agravo.

Marão publica lei que formaliza transferência de propriedade ao Aeroclube de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), sancionou nesta quinta-feira (10) a Lei 4.142/2021, que formaliza a doação de terreno do município ao Aeroclube de Ilhéus. A área de dez mil metros quadrados é contígua ao Aeroporto Jorge Amado, no bairro Pontal.

A transferência da propriedade é reivindicação antiga do clube, que exercia a posse do terreno por meio de termo de cessão, instrumento legal cujo prazo venceu em janeiro deste ano.

No próximo dia 28 de junho, aniversário da cidade, o Aeroclube de Ilhéus completará 80 anos. Matéria do PIMENTA, publicada em novembro de 2021, conta parte dessa história (veja aqui).

Semana de Arte Moderna completa 100 anos neste domingo (13)
Tempo de leitura: 2 minutos

Cem anos depois, ainda estamos em uma plena Semana de Arte Moderna, que precisa ressignificar nossa caminhada, quebrar o parnasianismo da elite e desmascarar uma gente que se finge de inocente.

Efson Lima

Após 100 anos da Semana de Arte Moderna, o que temos é um Brasil que procura sua identidade. As inquietações permanecem, e o país está “pluridiversificado”, tem-se uma plêiade de vontades e pouco foi feito até aqui. Uma coisa é certa: de lá para cá jamais fomos os mesmos. As coisas não ficaram no lugar. Deixamos de ser um país rural e adentramos na urbanização. As cidades foram amontoando gente. Para abastecer toda essa gente, a agricultura foi maximizada e continuou a encher os bolsos de alguns.

Nas cidades, os postos do setor de serviços são ocupados por aqueles que, supostamente, são os mais habilitados. A indústria se tornou pujante, cada vez mais tecnológica e empregando menos pessoas. Os nossos cabelos nos centros urbanos são depósitos para as fuligens, que se dispersam nas nossas carapinhas e se impregnam em nossa pele. Os rios se tornaram nossos esgotos, pois conferem maior fluidez para as nossas sujeiras.

O Brasil de ontem é o mesmo de hoje quando o assunto são as castas e quem pode mais na república federativa. O QI ( Quem Indica) continua a desafiar os princípios republicanos e condena a nação no trópico. Cem anos depois, uma elite continua a fazer a festa. Todos podem fazer arte, mas nem todos são valorizados. Apenas os bem “indicados” alcançam um patamar de visibilidade, estes são apresentados na TV e aparecem nos jornais impressos. As revistas fazem o arremate final com bastante tinta e brilho. Os quadros, leiam-se as telas, agora são usados para disfarçar as propinas.

O Brasil continua sendo o país dos corpos. As pessoas malham e se exibem nas ruas e avenidas, que são vitrines. Sem falar nas redes sociais, que potencializam e são senhas para as curtidas. Não vou me fazer de santo: eu adoro! Não sou pudico.

As músicas incentivam os tapas nas mulheres e as ofendem. Colocam-nas no porão da história. As bichas, publicamente, são esquartejadas. Os corpos negros caem nas ruas das cidades. Somos todos fiscalizados e monitorados no maior controle da História. Apologias a crimes contra a humanidade, constantemente, são defendidas por alguns em nome da liberdade de ofender minorias e tragédias humanas.

Sentimos saudade dos rebeldes com causa de 1922. Eles descortinaram nossa realidade e impuseram uma caminhada menos romântica. Seria trágico se pegássemos aquele caminho da pura idealização. O Brasil de hoje é plural e continuará a ser. Tem enormes desafios diante dos quais minha geração “já” fracassou. Precisamos recorrer à próxima geração para amenizar as angústias.

No contexto atual, as mulheres se rebelam, mas as regras estão bem delimitadas. Serão superadas. Os negros buscam quebrar as correntes, mas há quem ache beleza em artesanato com réplicas de pessoas escravizadas para comercialização em aeroporto. Cem anos depois, ainda estamos em uma plena Semana de Arte Moderna, que precisa ressignificar nossa caminhada, quebrar o parnasianismo da elite e desmascarar uma gente que se finge de inocente.

Efson Lima é mestre e doutor em Direito pela UFBA, advogado, professor, escritor e membro da Academia Grapiúna de Letras.

George é suspeito de matar Jéssica
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia prendeu, nesta sexta-feira (11), em Feira de Santana, George Passos Santana, ex-vereador e ex-chefe de gabinete da Prefeitura Santo Estevão. Ele é suspeito de matar Jéssica Regina Macedo Carmo, com um tiro, no sábado passado (5), em Santo Estevão. A esposa do suspeito estava grávida.

Jéssica Regina Macedo estava grávida de nove meses. Os médicos ainda tentaram salvar a criança, mas não conseguiram. De acordo com a polícia, a vítima foi baleado com um tiro nas costas, mas a defesa do acusado alega que o disparo foi acidental.

O ex-vereador passou por exames de corpo de delito e foi levado para a sede da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior em Feira de Santana, onde prestou depoimento. George Passos foi exonerado do cargo de chefe de gabinete da Prefeitura de Santo Estevão na segunda-feira (7).

Serviços fecham 2021 em crescimento
Tempo de leitura: < 1 minuto

O setor de serviços brasileiro cresceu 10,9% em 2021, após ter recuado 7,8% em 2020. Essa foi a maior taxa para um fechamento de ano desde o início da série histórica em 2012. Já na comparação de dezembro contra novembro, o setor cresceu 1,4%, segundo mês seguido de alta, acumulando expansão de 4,1%.

As atividades que mais se destacaram no ano foram transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,1%) e informação e comunicação (9,4%). Com o aumento, as duas atividades superaram as quedas de 7,6% e 1,6%, respectivamente, registradas em 2020.

Os demais avanços vieram de serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%); serviços prestados às famílias (18,2%); e outros serviços (5,0%). No caso de serviços profissionais, administrativos e complementares e serviços prestados às famílias, o crescimento de 2021 não foi suficiente para compensar as perdas de 2020 (respectivamente, -11,4% e -35,6%).

Já a atividade de outros serviços vem registrando aumento desde 2018, tendo crescido 6,8% em 2020.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quadrilha de assaltantes abandonou carro na BR-415 || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatro homens roubaram o carro de um taxista em Ilhéus, por volta da 19h30min, após fingirem que queriam fazer uma corrida normal. Eles anunciam o assalto no bairro Iguape. O taxista conseguiu fugir, mas deixou o veículo para trás.

Acionadas pelo Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública, equipes da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) iniciam buscas para localizar a quadrilha.

Os policiais não encontraram os bandidos, mas acharam o táxi, ainda com o motor quente, na BR-415, próximo à ladeira do Condomínio Morada do Porto.