Homicídio foi cometido por volta das 12h30min desta terça-feira (15)
Tempo de leitura: < 1minuto
Um homem foi morto a tiros na Central de Abastecimento do Malhado, em Ilhéus, por volta das 12h30min desta terça-feira (15). A vítima ainda não foi identificada. O corpo já foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O crime foi cometido numa área muito movimentada da Feira do Malhado, diante de um dos boxes do mercado popular, por um bandido. O motivo do assassinado ainda não é conhecido.
Com medo, alguns comerciantes chegaram a fechar seus estabelecimentos após o homicídio.
Moradores da Bananeira, uma das localidades mais devastadas pela enchente ocorrida em dezembro passado em Itabuna, montaram barricada com pneus e madeiras e bloquearam a BR-101 no trecho próximo ao Viaduto Paulo Souto. Eles cobram da prefeitura a concessão do Auxílio Recomeço. Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros foram acionados.
De acordo com os manifestantes, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna (Semps) deixou de fora famílias atingidas pela enchente e outras que foram cadastradas ainda não receberam os R$ 3 mil para compra de móveis, eletrodomésticos e material de construção. O valor é concedido pela Prefeitura a famílias desabrigadas ou desalojadas pela enchente. No total, a estimativa é de que 3,5 mil recebam o auxílio.
A manifestação começou por volta das 11h da manhã e resultou em quilômetros de congestionamento da BR-101 e das avenidas J.S. Pinheiro e Ibicaraí. Somente foi encerrada às 12h50min, quando um negociador da Semps chegou ao local.
NEGOCIAÇÃO
Os moradores conversaram com o assessor Rafael Sousa, da Semps, que conseguiu controlar os ânimos dos locais. Os manifestantes elogiaram a educação do preposto do município, e logo liberaram o tráfego de veículos na rodovia federal. Rafael informou às famílias que todas as situações serão analisadas.
O município deverá dar agilidade à entrega dos cartões de quem já foi cadastrado e ainda não recebeu o benefício, apesar de situados numa das áreas mais devastadas pela chuva. As exclusões do programa serão revistas pela Semps.
Alessandro Fernandes fala sobre educação a padres e diáconos da Diocese de Ilhéus || Foto Jonildo Glória
Tempo de leitura: < 1minuto
O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, proferiu palestra para 60 padres e diáconos da Diocese de Ilhéus, nesta segunda-feira (14), no Centro de Treinamento de Líderes, em Ilhéus. O bispo diocesano dom Giovanni Crippa presidiu o encontro, que foi inspirado na Campanha da Fraternidade de 2022, cujo lema é “Fraternidade e Educação”.
Professor de Economia da Uesc, Alessandro explicou que a educação é um processo construído em diferentes espaços de convivência, a exemplo da família, da escola e das religiões. “A sociedade precisa se mobilizar através do diálogo, propor caminhos em favor do humanismo integral e solidário”, acrescentou.
SEGUNDO REITOR, FALTA SENSO DE RESPONSABILIDADE COLETIVA AO PAÍS
Alessandro Fernandes afirmou que, no Brasil, a educação não é encarada como responsabilidade de todos. “Não temos essa consciência”. Citou como exemplo a existência de grandes manifestações políticas, capazes de facilitar o impeachment de um presidente da República, enquanto são raras as mobilizações sociais em defesa de melhorias para a educação, os serviços de saúde e a segurança pública.
Para o reitor, a universidade tem papel importante para o momento político do país, ainda mais com o lema da Campanha da Fraternidade deste ano.
“É preciso refletir sobre o papel da família, das comunidades religiosas e da sociedade no processo educativo, com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum, lembra-nos o Papa Francisco”, concluiu.
Homem foi flagrado com dois carros roubados no mesmo dia
Tempo de leitura: < 1minuto
Um homem foi capturado duas vezes no intervalo de 7h, nesta segunda-feira (14), em Salvador, depois de ser flagrado com dois veículos roubados. As prisões foram feitas pela Polícia Militar, no âmbito da Operação Apolo.
A primeira prisão ocorreu no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na manhã de ontem, logo após a polícia receber informação sobre um carro modelo Fiorino roubado.
“As guarnições foram averiguar a denúncia, e o indivíduo se apresentou como proprietário do carro. Durante consulta, os militares confirmaram que a placa era clonada e a original possuía restrição de roubo”, explicou o comandante da Operação Apolo, major Carlos Emiliano.
O homem foi autuado por receptação e deixou a Delegacia de Itinga após pagar fiança.
SEGUNDA PRISÃO
Por volta das 15h30min, outra equipe da unidade especializada fazia rondas na Avenida São Rafael, em Salvador, quando percebeu um homem aparentando nervosismo. Ele estava em um Ônix.
O carro foi interceptado e, ao checar os documentos, os militares confirmaram que o carro também era roubado. Para surpresa da guarnição, após colocar o nome do condutor no sistema de ocorrências, constatou-se que o indivíduo era o mesmo preso pela manhã, em Itinga.
O suspeito foi apresentado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) e autuado novamente pelo crime de receptação. Ele está à disposição da Justiça.
Hospital Materno-Infantil de Ilhéus é gerido pela Fesf-SUS Bahia
Tempo de leitura: 3minutos
Jornadas de trabalho exaustivas e, na média, mais de 30h acima das de outros hospitais e pagamento abaixo do salário mínimo são algumas das irregularidades apontadas pelos trabalhadores do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. A relação, considerada abusiva, foi denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi).
Inaugurada há pouco mais de dois meses, a maternidade estadual é gerida pela Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf-SUS Bahia). De acordo com o presidente do Sintesi, Raimundo Santana, os trabalhadores enfrentam jornadas exaustivas. “A Fesf se nega a cumprir a convenção coletiva e a dialogar sobre essas demandas”.
Raimundo: Fesf se nega a cumprir convenção coletiva
O presidente do Sindicato assegura que algumas categorias são obrigadas a trabalhar em regime diferente dos de outros hospitais. “Categorias que têm jornada de 150 horas mensais em outros hospitais, no Materno-Infantil, essa jornada vai para 180 horas/mês, o que gera sobrecarga para o profissional e afeta a qualidade do serviço prestado”, exemplifica Raimundo Santana.
E completa: “Eles [diretores da Fesf] entendem que tem que trabalhar 15 plantões corridos, desconsiderando a convenção coletiva. Os profissionais trabalham a mais, mas não recebem por isso”.
ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO
Segundo o dirigente sindical, algumas categorias, além de jornada excessiva, têm recebido abaixo do salário mínimo. Raimundo cita como exemplo o técnico de enfermagem. “A Fesf-SUS paga abaixo do salário mínimo [para algumas categorias]. Não é nem o piso da categoria, é o salário mínimo”, ressalta.
Raimundo também acrescenta a isso o fato de a unidade, afirma, não fornecer vale-transporte a profissionais que residem em outros municípios e se negar a instalar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Enquanto o trabalhador não tem vale-transporte, os diretores que residem em Salvador receberiam passagens aéreas para as folgas dos finais de semana.
INTERVENÇÃO DA SESAB
A Fesf-SUS, ressalta Raimundo, também se nega a cumprir normativos da área da saúde. Também não elaborou o Programa de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). “Nem mesmo fardamento estão fornecendo”, afirma.
O Sintesi deverá procurar diálogo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). “Nós estamos tentando abrir diálogo com a Secretaria de Saúde para que eles percebam que a fundação não tem condição de fazer a gestão da Maternidade. Deve intervir para evitar que o pior aconteça”, disse Raimundo. “Defendemos intervir para evitar que o pior aconteça. Não descartamos paralisação na unidade”, complementou.
DIREÇÃO DA FESF DIZ CUMPRIR PISO E LEGISLAÇÃO
Por meio de nota, a Fesf rebateu pontos da denúncia feita pelo Sintesi. Informou que é “cumpridora de todas as garantias trabalhistas e constitucionais” e “não remunera qualquer empregado em valor abaixo do salário mínimo para jornadas de 40 horas semanais”.
Também afirma que as cargas horárias são “distintas e proporcionais, sempre em obediência aos regulamentos profissionais e legais”. Observa que “algumas categorias profissionais têm o teto de 30 horas por vínculo, nestes casos, o limite é respeitado, conforme previsão legal. Exceto para os que estão em função de confiança, pois são dedicação exclusiva”.
Ainda em nota, afirma possuir mesa de negociação permanente e acordo coletivo de trabalho com os sindicatos de todas as categorias com as quais tem vínculo, “e cumpre rigorosamente o que está acordado”.
Informou que o diretor da Fesf, Ricardo Mendonça, “sempre esteve e está disponível ao diálogo, atendendo todos os trabalhadores, sindicatos e imprensa, quando demandado” e que “cumpre a legislação e os acordos coletivos de trabalho no que concerne ao pagamento de vale transporte, garantindo a todos que estão contemplados por esse direito”.
Trabalho beneficia escolas da sede e da zona rural do município
Tempo de leitura: < 1minuto
A Prefeitura de Itacaré anunciou o início de reparos nas escolas da rede municipal de ensino para o ano letivo. O trabalho incluiu limpeza, roçagem e pintura das unidades de ensino da sede e da zona rural do município.
O prefeito Antônio de Anízio (PT) ressaltou a relevância da qualidade dos espaços para o andamento das atividades escolares. “Os alunos querem estudar, e o nosso dever é propiciar uma educação melhor, num espaço mais adequado e em boas condições, por isso é de extrema importância zelarmos pela segurança e tranquilidade das pessoas”.
A reforma das escolas, segundo a secretária de Educação Eliane Camargo, faz parte de um planejamento estratégico da gestão municipal. “As escolas estão ficando bonitas, pintadas e equipadas. Agora é trabalhar a parte pedagógica, pois temos a certeza de que nossos alunos terão um aprendizado de qualidade”, concluiu.
Manifestação do Sindae está marcada para as 13h desta quarta-feira (16)
Tempo de leitura: < 1minuto
O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) convocou a categoria para um protesto contra o Projeto de Lei nº 24.362/2021, que, segundo a entidade, autoriza a privatização da Embasa. A manifestação está marcada para as 13h desta quarta-feira (16), em frente à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), em Salvador.
A escolha do local e da data do protesto levou em conta a informação – recebida pelo sindicato – de que o governador Rui Costa (PT) estaria pressionando os deputados estaduais a aprovar o projeto de lei na sessão legislativa de amanhã.
Conforme o Sindae, o projeto de lei é um “cheque em branco”, pois autoriza o Governo da Bahia a definir como e quando privatizar a Embasa, sem estudo aprofundado dos impactos socioeconômicos da medida ou debate público.
Arnaldo Jabor faleceu na madrugada desta terça-feira
Tempo de leitura: < 1minuto
O cineasta e jornalista Arnaldo Jabor faleceu na madrugada desta terça-feira (15), aos 81 anos, no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo, onde estava internado desde o dia 17 de dezembro, quando sofreu um acidente vascular cerebral.
Segundo a família, complicações do AVC causaram a morte do artista. No final do ano passado, quando se recuperava no hospital, um boletim médico informou que o cineasta apresentava melhora progressiva do sistema neurológico e estava consciente.
Seja bloco de rua ou desfile espontâneo, está tudo proibido até 2 de março na Bahia
Tempo de leitura: < 1minuto
De hoje até o dia 2 de março estão proibidas das festas de rua na Bahia. O decreto proibindo as festas tem como alvo os desfiles de blocos de rua no pré e no período oficial do carnaval foi publicado nesta terça-feira (15).
As proibições valem tanto para os desfiles organizados ou espontâneos de marchinhas, blocos, fanfarras, desfiles e afins, informa o governo baiano. “O objetivo é evitar qualquer tipo de aglomeração e o descumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos contra a Covid-19”, sustenta por meio de nota.
O decreto, porém permite, até 2 de março, eventos e atividades com até 1.500 pessoas, “a exemplo de cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, teatros, cinemas, museus e afins”.
Publicado nesta terça-feira, outro decreto mantém o expediente normal nas repartições públicas do Poder Executivo Estadual nos dias 25 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2022. Os dois decretos foram assinados pelo governador Rui Costa e têm validade a partir da data da publicação.
Lojista Rolemberg Macedo presidiu a CDL de Itabuna e a Cooperativa de Crédito do Comércio local
Tempo de leitura: < 1minuto
Rolemberg Macedo, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDLI), faleceu nesta terça-feira (15). A informação é confirmada por familiares e amigos. O lojista lutava contra um câncer.
Rolemberg Macedo presidiu a CDL de Itabuna e também a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Comerciantes de Itabuna, além de possuir lojas nas áreas de confecções e material de construção no município. Atualmente, presidia o Sindicato do Comércio de Itabuna (Sindicom).
O lojista deixa a esposa, a cerimonialista e colunista social Bethânia Macêdo, e filhos. O corpo de Rolemberg será velado no SAF, em Itabuna, e o sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério Campo Santo.
SineBahia oferece vagas de emprego em Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista
Tempo de leitura: 6minutos
Os principais municípios do sul e do sudoeste da Bahia têm mais de 100 vagas de emprego e de estágio para esta terça-feira (15). A inscrição dos candidatos às vagas deve ser feita em unidades do SineBahia em Itabuna (63 vagas), Ilhéus (11 vagas) e Vitória da Conquista (36 oportunidades).
O candidato precisa comparecer ao SineBahia munido de carteiras de Trabalho e de Identidade, além de comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação. As vagas para pessoas com deficiência pedem, também, laudo médico. Confira todas as vagas no leia mais, abaixo.
A mulher teve a prisão preventiva decretada depois de passar por uma audiência de custódia no fórum local. A justiça acatou pedido da Polícia Civil, que afirma que a mãe deixou a criança sozinha no imóvel, que foi completamente destruído pelo fogo. A criança, Scarlete Dafne Santos Pereira ainda foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos.
O incêndio no apartamento ocorreu na tarde de sábado (12). Um dos vizinhos chegou ao imóvel no primeiro andar, mas não teria percebido que havia uma criança no local.
Os três candidatos mais votados para Procurador Geral do MP-BA
Tempo de leitura: < 1minuto
Os promotores de Justiça Pedro Maia, Norma Angélica Cavalcanti e Alexandre Cruz estão na lista tríplice da qual será escolhido, pelo governador do Estado, o chefe do Ministério Público da Bahia para o biênio 2022/2024. Eles foram os três candidatos mais votados em eleição realizada nesta segunda-feira (14).
Dos 595 procuradores e promotores de Justiça habilitados a participar do pleito, 594 registraram seu voto na urna digital. Pedro Maia obteve 501 votos, Norma Angélica, 481, e Alexandre Cruz, 414. O promotor de Justiça José Renato Oliva também disputou o pleito e obteve 187 votos.
A presidente da Comissão Eleitoral, a corregedora-geral do MP-BA, procuradora de Justiça Cleonice de Souza e Lima, destacou o sucesso do formato digital do pleito. As eleições para o cargo de Procurador Geral de Justiça aconteceram hoje de 10h às 18h e o resultado saiu cinco minutos após o fim da votação.
Prefeito de Itacaré e governador assinam convênio para construção para vítimas de enchentes no município do sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1minuto
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o governador da Bahia, Rui Costa, ambos do PT, assinaram convênio para a construção de 49 casas destinadas às famílias desabrigadas pelas chuvas em dezembro. A assinatura ocorreu nesta segunda-feira (14), em Salvador, contando com a participação do deputado federal Ronaldo Carletto (PP) e do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Rosemberg Pinto (PT).
De acordo com Antônio de Anízio, o município de Itacaré adiantou o processo de preparação da área para a construção das novas casas. O prefeito destacou que a construção dessas moradias significa o recomeço e a esperança de uma vida melhor para as famílias.
Já o governador Rui Costa observou que, para viabilizar o projeto, os prefeitos disponibilizam o terreno e apresentam um projeto de urbanização. “O projeto das casas é padrão para todos os municípios. As prefeituras licitam as obras e fazem mutirões e, daqui a alguns meses, as pessoas atingidas pelas chuvas terão novamente uma moradia digna”, explicou.
Também na manhã desta segunda-feira Antônio de Anízio, que é presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral da Sul (CDS-LS), o deputado federal Ronaldo Carletto e o deputado estadual Rosemberg Pinto receberam do governador Rui Costa mais duas máquinas.
Nessa etapa, o CDS-LS recebeu uma motoniveladora e uma retroescavadeira, que serão utilizadas para a melhoria das estradas na zona rural, bem como no apoio aos municípios atingidos pelas últimas enchentes. Atualizada às 22h57min.
Jabes Ribeiro diz que não deseja retorno às corridas eleitorais, "mas..."
Tempo de leitura: 2minutos
O secretário-geral do Progressistas na Bahia, Jabes Ribeiro, disse ao PIMENTA que não tem vontade de voltar às corridas eleitorais. No entanto, emendou a afirmação com o advérbio adversativo “mas”, abrindo a possibilidade do retorno nas entrelinhas da resposta. Abaixo, reconstituímos trecho deste diálogo, cuja primeira parte foi publicada em entrevista recente (leia aqui).
O site perguntou se Jabes pensa em retornar às disputas eletivas. “Não. Pessoalmente, não desejo, mas claro que, como partido político, nós entendemos que a forma, o grande objetivo do partido é o exercício do poder, para poder promover as transformações que a sociedade deseja. Essa coisa pra mim é simples. Pessoalmente, não [desejo voltar]. Já cumpri o meu papel. Dia 14 de março, eu completo 70 anos. É uma vida. Me sinto absolutamente útil, participativo. Tô feliz com o que estou fazendo. Tenho o respeito dos meus companheiros”, respondeu o ex-prefeito de Ilhéus.
Na sequência, lembrou que teve problemas sérios de saúde. “Estou superando. Graças a Deus, estou superando bem”.
NOVOS CAPÍTULOS
Quando o coronavírus foi identificado no Brasil, em 2020, Jabes se recolheu com a esposa Adryana Ribeiro na residência do casal em Salvador. Aproveitou o confinamento para escrever um livro de memórias sobre as suas quatro décadas na política. “Já escrevi grande parte. Na verdade, não sou escritor, sou político. Eu tô contando a história da minha vida pública desde o início”, disse ao PIMENTA.
Estava disposto a lançar o livro em 2022, mas deixará para o ano que vem. Concluiu que há, pelo menos, mais dois processos políticos importantes para viver no ano em curso, antes de encerrar a obra.
“Os últimos capítulos vão ser a discussão aqui da presidência da Assembleia [Legislativa do Estado da Bahia] e da montagem da chapa [majoritária da base governista]. Com isso aí, creio que dá para encerrar bem essa história que eu tô contando”, declarou.
O futuro revelará se o ex-prefeito já tem em mente outro capítulo a escrever.