Coronel Coutinho entrega a Rosemberg o diploma de Amigo da Polícia Militar || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar da Bahia, que hoje completa 197 anos, concedeu ao deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) o título de Amigo da PM, honraria oficial destinada a personalidades civis de destaque e em reconhecimento pela significativa contribuição ao engrandecimento da Corporação. A honraria foi concedida ao parlamentar pelo comandante-geral da PM baiana, coronel Paulo Coutinho, durante evento na Vila Militar, em Salvador.

O evento cívico-militar teve a presença do governador Rui Costa e de outras autoridades estaduais e municipais. A solenidade teve ainda a entrega de novas viaturas, medalhas por Tempo de Serviço, à integrantes da tropa, e de títulos de Amigo da PM, a personalidades civis.

Rosemberg Pinto disse que se sente extremamente honrado com o título. “Aproveito para parabenizar essa instituição, quase bicentenária, tão importante na vida de todos nós. Muito temos a comemorar, nesses últimos anos, com uma Polícia equipada, do ponto de vista das relações humanas e materiais, criando um processo de inteligência e garantindo uma segurança pública de qualidade e com eficiência”, disse Rosemberg.

COMBATE AO CRIME

Para o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, o trabalho de contenção em defesa da vida, patrulhamento e proteção dos baianos tem avançado com resultados significativos no combate ao crime. “O serviço de Polícia Militar é muito dinâmico e estamos fazendo isso através da utilização da inteligência policial e também com trabalhos interagências. Como parte importante da luta na proteção dos baianos, destaco a redução de 17,5% de homicídios”, comemora.

Durante a solenidade, Rui Costa entregou 177 novas viaturas à PM, das quais 150 motocicletas e 27 caminhonetes. O governador ainda anunciou aumento do efetivo, com mais 2.700 militares, até o final do ano, com o ingresso, com ingresso de 1.000 PMs em março.

Acidente envolveu terceiro veículo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ônibus e dois carros se envolveram em um acidente no Distrito Industrial de Ilhéus, no início da tarde desta quinta-feira (17). Um dos veículos, um Fiat Strada, perdeu a roda dianteira esquerda após bater na lateral do ônibus da Viametro.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o motorista do Fiat sendo amparado por populares, ainda dentro do carro, cuja lateral dianteira foi danificada de modo severo. Aparentemente, o terceiro veículo envolvido na colisão, da Renault, não sofreu maiores danos.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde das pessoas que estavam nos três veículos. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192) foi chamado ao local.

Últimos dias foram de muito diálogo, afirma vice-governador
Tempo de leitura: < 1 minuto

No final da manhã desta quinta-feira (17), em nota à imprensa, o vice-governador João Leão (PP) afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a conservação da base governista na Bahia para as eleições deste ano. Leão e Lula se reuniram nesta quarta-feira (16), em São Paulo.

Segundo o vice-governador, que também é secretário estadual de Planejamento, os últimos dias foram de muito diálogo. “Ouvimos do ex-presidente Lula o estímulo e empenho para a preservação da unidade partidária e a ampliação, se possível, com outras forças democráticas. Foi gratificante trocar ideias e ver o presidente tão motivado para fazer o Brasil crescer e cuidar dos mais necessitados”, diz em trecho da nota.

Subprefeitura vai funcionar em endereço na Praça Pedro Gomes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Subprefeitura de Serra Grande, distrito litorâneo de Uruçuca, vai deixar o imóvel atual, localizado na Rua Rui Barbosa, para ocupar o piso superior do Centro de Saúde Dr. Moacyr Leite, na Praça Pedro Gomes, na região central da vila.

A mudança está em andamento. Por isso, conforme a Prefeitura de Uruçuca, alguns serviços ainda não estão disponíveis no novo endereço. O governo municipal divulgará, em breve, novas informações sobre o atendimento ao público na nova sede.

Vice-governador teve queda de pressão, informa assessoria
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vice-governador João Leão (PP), 75, passa bem após o mal-estar que sofreu na manhã desta quinta-feira (17). A informação é da assessoria do progressista, que também é secretário de Planejamento do Estado.

Ainda conforme a assessoria, o vice-governador teve uma queda de pressão por não ter tomado café da manhã e devido ao calor excessivo que fazia durante a solenidade em homenagem aos 197 anos da Polícia Militar, em Salvador.

Leão recebeu os primeiros socorros no local e depois foi levado para o Hospital Santa Izabel, onde é examinado por equipe médica. Segundo a assessoria, recentemente, o vice-governador fez avaliação geral em São Paulo e está com a saúde em dia.

Novos horários dos ônibus de Ilhéus começam a valer na próxima semana
Tempo de leitura: < 1 minuto

As linhas do sistema de transporte público de Ilhéus terão novos horários a partir da próxima segunda-feira (21), conforme anúncio da Prefeitura.

Segundo o governo Marão, o objetivo das mudanças é adequar o serviço à demanda real e reduzir o tempo de espera dos usuários dos ônibus. Clique aqui para acessar a nova tabela de horários.

João Leão é amparado após dá sinais de mal-estar || Foto Gilberto Junior/Farol da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vice-governador João Leão (PP), 75, passou mal durante a solenidade que marcou os 197 anos da Polícia Militar da Bahia, na manhã desta quinta-feira (17), em Salvador. Ele foi retirado do local em uma maca e levado para uma unidade de saúde.

A assessoria de Leão informou que ele está sendo avaliado por equipe médica e que novas informações serão divulgadas após a emissão de boletim médico.

Segundo o governador Rui Costa (PT), o vice-governador sofreu uma queda de pressão.

Suspeito tentou fugir quando viu policiais; comparsa escapou
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prendeu um suspeito de tráfico de drogas, por volta das 12h desta quarta-feira (16), na Avenida Esperança, em Ilhéus. Além de cocaína, maconha e balança de precisão, o homem estava com um revólver.

Segundo a PM, quando o pelotão especial da companhia fazia ronda na avenida, dois indivíduos fugiram ao notar a presença da viatura. Um deles foi alcançado e preso. O outro conseguiu escapar.

As drogas apreendidas e o suspeito foram levados para a Delegacia da Polícia Civil, no centro de Ilhéus.

Confira vagas de emprego disponíveis hoje
Tempo de leitura: 7 minutos

A quinta-feira (17) começa com oferta de 268 vagas de emprego e de estágio nos municípios de Ilhéus e Itabuna, na região sul, Teixeira de Freitas, no extremo-sul, e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. As vagas são oferecidas por empresas instaladas nestes municípios. Para concorrer a estas vagas, é necessário se cadastrar no SineBahia, o serviço de intermediação de vagas de emprego e de estágio da Bahia.

O maior número de vagas é ofertado pelo SineBahia de Teixeira de Freitas (151), seguido por Itabuna (63), Vitória da Conquista (37) e Ilhéus (17). O atendimento é feito por ordem de chegada e vai das 7h às 16h. O candidato precisa apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade (RG), comprovantes vacinal, de escolaridade e de residência. Clique em leia mais, abaixo, e confira as vagas por município (ordem alfabética).

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Correria, pânico, um assaltante morto e uma comparsa baleada no centro de Itabuna, na noite desta quarta-feira (16). Tudo isso ocorreu na Avenida Firmino Alves, a poucos metros da Praça Olinto Leone, depois que o casal de bandidos tentou assaltar uma pessoa, segundo relatos de testemunhas.

O casal estaria numa motocicleta e tentou encurralar a vítima, mas um homem, que passava pelo local, percebeu ação dos criminosos e atirou contra os dois. O bandido acabou morrendo no local. O corpo dele já foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A motocicleta e uma arma foram apreendidas.

A comparsa do assaltante também foi baleada e levada em estado grave para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Ela seria moradora do bairro Lomanto Júnior. O homem que morreu ainda não foi identificado.

Liminar que liberava policiais da vacina contra Covid-19 é derrubada pelo STF
Tempo de leitura: 2 minutos

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão da Justiça baiana que permitia um policial militar trabalhar sem se vacinar contra a Covid-19. O caso chegou ao STF por meio de uma reclamação constitucional movida pelo Estado, contra a decisão da Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Em um mandado de segurança, o colegiado baiano suspendeu a exigência de vacinação contra a Covid-19 para um policial, permitido o exercício do seu trabalho e o recebimento da sua remuneração, em contrariedade ao Decreto Estadual Número 20.885/2021, em que determinada a vacinação dos servidores públicos estaduais, sob pena de sanções administrativas e acesso ao local de trabalho, nos termos da Lei nº 13.979/2020 e do entendimento firmado pelo STF nas ADIs 6.586 e 6.587.

O Estado da Bahia afirma que não obrigou o policial a se vacinar, e sim que aplicaria medidas indiretas, como permitido pelo Supremo, diante para garantir o direito à vida e à saúde dos indivíduos considerados em coletividade. Para o Estado da Bahia, a manutenção de decisão como esta poderia se tornar um risco maior na disseminação do coronavírus, caso não sejam adotadas medidas restritivas impugnadas pelo policial.

VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA

De acordo com o Estado, a decisão da Seção Cível de Direito Público do TJ viola a autoridade das decisões proferidas pela Suprema Corte nas ADIs 6.586 e 6.587, tendo em vista a constitucionalidade da vacinação obrigatória. Ao cassar a ordem de segurança, a ministra Rosa Weber consigna que a vacinação compulsória não se confunde com a vacinação forçada, tendo em vista “a necessidade de prévio consentimento informado do usuário, prevalecendo o respeito à dignidade, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais das pessoas.

Rosa Weber ainda sentencia que “a eficácia dos imunizantes para conter a mortalidade provocada pelo vírus supera as eventuais reações adversas e possíveis efeitos colaterais decorrentes do seu uso”. Salienta que não há registro de comorbidades por parte do policial de modo a justificar a não vacinação.

Para a ministra, o Estado da Bahia adotou as medidas “razoáveis e proporcionais para incentivar ou compelir a imunização e evitar a transmissão comunitária, como a restrição de acesso ao local de trabalho, enquanto comportamento que coloca em risco as demais pessoas presentes no mesmo ambiente”. As informações são Bahianotícias.

Prefeitura de Itanhém terá que retornar com as aulas presenciais
Tempo de leitura: 2 minutos

A Justiça determinou, em decisão liminar, que a Prefeitura de Itanhém, no extremo-sul da Bahia, providencie o retorno às aulas presenciais da rede pública municipal para o próximo dia 21 de fevereiro, com adoção das medidas sanitárias de prevenção ao contágio da Covid-19.

De acordo com a determinação judicial, o Município de Itanhém deve apresentar e divulgar o plano de retorno em 48 horas. A justiça atendeu a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A ação civil pública foi ajuizada pelo promotor de público Fábio Fernandes Correa na última segunda-feira (14).

A Prefeitura de Itanhém adiou a volta das aulas presenciais, previstas para acontecer na segunda-feira passada, para 22 de março, sob alegação de suposto aumento dos dados epidemiológicos da Covid-19, por conta da variante ômicron, e de que o aumento de casos, pela baixa de trabalhadores, teria afetado em 2021 as reformas das unidades escolares, que teriam permanecido fechadas por todo o ano passado. Mas as obras teriam iniciado somente em janeiro deste ano.

SEM INFORMAÇÕES

O promotor de Justiça destacou que a prefeitura não encaminhou ao MP-BA nenhuma informação ou documento referente às reformas. Fábio Fernandes apontou ainda que, conforme relatos de pais de alunos, “a Escola Municipal Costa e Silva depende apenas de trocas de cerâmica e pintura, mas as obras, que não são emergenciais, ainda não foram iniciadas”; e a reforma do Colégio São Bernardo já teria sido realizada na gestão anterior.

Leia Mais

Cláudio Magalhães anunciou afastamento nesta quarta-feira (16) || Blog do Chicó
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Cláudio Magalhães (PCdoB) licenciou-se da Câmara de Ilhéus por 30 dias, conforme anunciou na tarde desta quarta-feira (16), durante sessão remota. O parlamentar alegou motivos particulares para o afastamento.

Leidinha Xavier assume vaga temporária na Câmara || Reprodução/Facebook

Enquanto Cláudio estiver fora da Câmara, a cadeira do PCdoB será ocupada pela primeira suplente do partido, Marileide Xavier, Leidinha, que é agente comunitária de saúde do município com atuação na Avenida Esperança, antiga Rua da Horta.

Davidson Magalhães, titular da Setre, em reunião remota com Carlos Leahy, presidente da CDL de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O crédito emergencial para comerciantes atingidos pela enchente do ano passado foi tema de reunião remota do secretário estadual Davidson Magalhães, titular da Setre, com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Leahy, nesta quarta-feira (16). O presidente da Desenbahia, Paulo Costa, também participou da conversa.

A Desenbahia, agência de fomento ligada à Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é responsável pela análise dos pedidos de crédito.

A estatal recebeu 3.314 solicitações de comerciantes de todo o estado. Até o momento, 500 empréstimos foram autorizados, totalizando R$ 13 milhões. A Desenbahia promete conceder de R$ 50 milhões a R$ 70 milhões em empréstimos, que podem chegar a até R$ 150 mil cada.

RITMO EMERGENCIAL

O andamento da liberação dos empréstimos solicitados é insatisfatório, segundo reclamação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), que cobrou celeridade à gestão estadual (relembre).

Conforme o governo baiano, a análise do grande volume de solicitações é feita de maneira criteriosa, para que os beneficiados atendam às exigências da linha de crédito emergencial.

Eventuais atrasos na liberação do crédito – ainda de acordo com o governo – decorrem de inconsistências nos documentos enviados e da nova onda de Covid-19, que afetou parte dos técnicos responsáveis pela análise.

Famílias tiveram casas reformadas e outras receberam kits para o lar
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das denominações religiosas mais atuantes do interior da Bahia, a Igreja Batista Teosópolis de Itabuna (IBT) já havia feito a diferença durante a enchente de dezembro, quando reuniu voluntários e fez e entregou mais de 17 mil refeições a desabrigados e desalojados no município sul-baiano. A ação foi reforçada com a doação de kits para o lar e 1.000 cestas básicas.

De acordo com o pastor Geraldo Meireles, da IBT, os beneficiados são moradores dos bairros Mangabinha, Banco Raso, Maria Matos (Rua de Palha), Urbis 4 , Campo Formoso, Sarinha e imediações e Vila Zara. A entrega foi feita pela Ação Social da Igreja, que fez uma busca para verificação das necessidades dos desabrigados. No Gogó da Ema, comunidade carente de Itabuna, foram entregues 396 cestas básicas.

Das cestas básicas, 700 foram doadas por uma associação de lojistas de Petrolina e pela sociedade civil organizada do município pernambucano. As demais 300 cestas básicas foram doadas pela ONG Paz para as Nações. Os alimentos foram enviados especialmente para socorrer as vítimas das enchentes de Itabuna, e escolheram a IBT como instituição para fazer a entrega.

KITS PARA O LAR

Também serão entregues 10 geladeiras, 20 fogões com botijões, 30 camas-box de casal com jogos de cama, 70 vales-gás que dão direito a um botijão cheio e produtos de higiene pessoal e limpeza, além de roupas e calçados. Os produtos foram adquiridos via doações da comunidade pelo PIX da Ação Social da Igreja.

Servidor público federal, Gilson Pinheiro informou que os valores doados foram investidos na aquisição de alimentos, móveis e reforma de casas em vários bairros da cidade. “Todo o recurso recebido está sendo destinado ao seu fim, que é atender aos desabrigados e pessoas em vulnerabilidade social”, ressaltou Pinheiro, que há 14 anos comanda o Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis.

Berenaldo Neto Silva, morador do Maria Matos (Rua de Palha), um dos bairros mais atingidos pelas chuvas, agradeceu a doação. “Eu e minha família e amigos da comunidade da Rua de Palha agradecemos ao pastor Geraldo Meireles, a Ansielmo, a Nivaldo e a Gilson Pinheiro pelo acolhimento e o gesto de humanidade e também a atitude solidária de todos aqueles que doaram”, disse ele.

PROJETO MORAR MELHOR

O pastor Geraldo Meireles comentou que, nesta etapa, a da reconstrução, a Igreja vem trabalhando também o projeto Morar Melhor, que consiste na reforma de imóveis. No total seis casas foram reformadas entregues aos moradores, sendo cinco na Mangabinha e uma na Urbis IV.

“É nossa missão ajudar as pessoas, principalmente aquelas que mais precisam”, disse Meireles. “Procuramos nada tirar do poder público, mas ajudar sempre, como fizemos cedendo um imóvel da Igreja para o funcionamento provisório da Unidade de Saúde do bairro Conceição, através de cessão não onerosa, enquanto a Unidade passava por reformas”, completou o pastor presidente da IBT.