Cai o número de divórcios em 2020
Tempo de leitura: 3 minutos

O número de divórcios no Brasil caiu 13,6% em 2020 em relação ao ano anterior. Em 2019, essa queda havia sido de 0,5%, interrompendo três anos consecutivos de crescimento. A indicativo de que os processos foram afetaados pela pandemia do novo coronavírus.

Com a retração, foram 331,2 mil separações em 2020, o menor número desde 2015. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Essa queda expressiva pode ser explicada pelas dificuldades na coleta dos dados por causa do sistema de trabalho remoto adotado durante a pandemia avalia a gerente das Estatísticas do Registro Civil, Klívia Brayner.

Ela acrescenta que não há certeza de que a produção de sentenças dentro das varas continuou a mesma com o isolamento social. “Muitos processos podem ter sofrido atrasos nesse período, o que pode ter ajudado a reduzir o número de divórcios em 2020. Foi um ano atípico”.

As dificuldades na coleta também justificam o adiamento da divulgação dos dados relativos aos divórcios, como foi explicado na nota técnica, também publicada na sexta-feira (18).

Leia Mais

Apostas para o concurso 2.454 podem ser feitas até as 19h
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sorteio do concurso 2.454 da Mega-Sena será às 20h deste sábado (19), em São Paulo. Acumulado, o prêmio do certame é de R$ 31 milhões.

A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser feita também pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, ou em qualquer lotérica do país, até as 19h.

Marzio Azaro D'Lippi faleceu na madrugada deste sábado (19)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O médico Marzio Azaro D’Lippi faleceu na madrugada deste sábado (19), em Salvador, aos 65 anos, vítima de câncer no fígado.

Cirurgião e clínico geral, ele atuava em diversas unidades de saúde de Ilhéus, inclusive no Hospital Regional Costa do Cacau, onde profissionais de saúde rendem homenagens à memória do colega.

O corpo de Marzio é velado em Salvador e será cremado hoje, às 14h, na capital baiana. O médico nascido em Manaus pediu que suas cinzas sejam jogadas em Ilhéus, cidade onde viveu desde a infância.

MARÃO E NAZAL LAMENTAM PERDA DO AMIGO

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), disse que seu dia começou com muita tristeza e saudades devido ao falecimento de Marzio. “Me faltam palavras nesse momento difícil de tanta dor, porém me apego aos diversos momentos de felicidade que tivemos juntos”.

O ex-vice-prefeito José Nazal (Rede) também lamentou a morte do amigo, com quem estudou ainda nos tempos de ginásio. “Nesses últimos dias ele me aproximou mais de Deus, pois a todo momento eu pedia clemência aos céus, desejando que ele continuasse conosco, mas a Vontade de Deus prevaleceu, o levando para junto Dele”.

Wagner, Lula e Rui: petistas devem voltar a se reunir com aliados em março
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar a Bahia para encaminhar a definição da chapa majoritária governista no estado, segundo fonte privilegiada do PIMENTA. O líder petista deve chegar à Boa Terra no início de março.

A mesma fonte, que participa das negociações partidárias em Salvador, afirma que nenhuma possibilidade sobre a composição da chapa está descartada. “Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo”, diz, referindo-se às movimentações desencadeadas pelas conversas conduzidas por Lula nesta semana (veja aqui).

Ganhou corpo a hipótese de o senador Otto Alencar (PSD) substituir o também senador Jaques Wagner (PT) como pré-candidato a governador, abrindo caminho para a candidatura do governador Rui Costa (PT) ao Senado.

Segundo o Bahia Notícias, Otto teria aceitado a missão de substituir Wagner. Já o petista ainda não deu sinais de que estaria disposto a retirar a pré-candidatura.

Outro ponto em aberto é a escolha do candidato a vice-governador, que, a princípio, cabe ao PP do vice-governador João Leão, que não pode mais disputar o mesmo cargo.

Atendimento será prestado das 8h30min às 12h deste sábado (19)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O posto de saúde do Iguape, na zona norte de Ilhéus, recebe neste sábado, das 8h30min às 12h, mutirão de vacinação contra Covid-19. Segundo a Prefeitura, qualquer pessoa com 12 anos ou mais poderá receber a primeira, segunda ou terceira dose do imunizante, desde que já esteja dentro do prazo de reforço da imunização.

Para receber a vacina, o público deve portar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o atendimento deste sábado não contemplará crianças, que são vacinadas sempre às quartas e sextas-feiras.

Polícia Civil cumpre mais de 100 mandados de prisão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma megaoperação do Departamento de Polícia do Interior (Depin) resultou em mais de 100 prisões no interior da Bahia, nesta sexta-feira (18), duas delas em Itabuna (confira aqui). Os detidos são acusados de estupro de vulnerável, tráfico de drogas, feminicídio, roubo, assalto, homicídio e sequestro, dentre outros crimes.

As prisões ocorreram durante a quarta fase da Operação Unum Corpus, deflagrada em vários municípios baianos. No decorrer do dia foram cumpridos 108 mandados de prisão. Nove dos detidos também foram autuados em flagrante.

Nas quatro fases da operação, 293 pessoas tiveram mandados de prisão cumpridos e foram autuadas em flagrante por diversos crimes. Entre os presos hoje(18), 26 são acusados de homicídios, 11 por estupro de vulnerável, 28 por tráfico de drogas, nove por violência doméstica e 34 por crimes contra o patrimônio e outras modalidades.

ARMAS E DROGAS APREENDIDAS

Durante as ações, que envolveram 421 policiais civis das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), também foram apreendidos 16 armas de fogo, 4,3 quilos de drogas, duas motocicletas e um veículo. A diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo avaliou a operação.

“O sucesso é previsível, considerando a dedicação dos nossos policiais para a melhoria da segurança pública, no interior do estado. Estas prisões, além de retirar criminosos do convívio social, subsidiam a elucidação de diversos crimes, principalmente os praticados contra a vida e o tráfico de drogas”, afirmou.

Bombeiros baianos vão atuar no Rio de Janeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado envia, neste sábado (19), ao Rio de Janeiro, 12 bombeiros militares especializados em salvamentos, soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas. Eles vão ajudar no trabalho de resgate às vítimas das enchentes.

O grupo embarca em aeronave da Polícia Militar da BAhia, às 7h, no Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), para o município de Petrópolis e dará todo o apoio aos bombeiros militares do Rio de Janeiro, que já tem 129 mortes confirmadas. Mais de 100 pessoas estão desaparecidas.

A equipe desloca-se num avião da Polícia Militar da Bahia e levará equipamentos operacionais específicos, entre eles uma câmera utilizada para atuação em áreas onde há escombros. Esse material é de última geração e tem microfone com alta sensibilidade e capacidade de gravação com infravermelho.

O CBMBA atuou, recentemente, nas fortes chuvas que atingiram diversos municípios de diferentes regiões da Bahia e possui vasta experiência nessas atividades de socorro

Agências bancárias não vão funcionar no dia 28 de fevereiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, nesta sexta-feira (18), que o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 28 deste mês e 1º de março (segunda e terça-feira de carnaval) não haverá atendimento ao público nas agências.

Já na quarta-feira de cinzas (2/3) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta o cliente a usar preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

CONTAS DE CONSUMO

As contas de consumo (água, energia, telefone) e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (2). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Para aqueles clientes que irão passar a semana inteira viajando e não dispensam a ida até uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Basta acessar o site Busca Banco e fazer a busca de acordo com o Estado e município desejados.

Acidente também deixou dois feridos; jovens seguiam na mesma bicicleta || Foto G1
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um adolescente morreu e outros dois ficaram feridos na quinta-feira (17), após a bicicleta que eles estavam ser atingida por um caminhão guincho na BR-101, em Itabuna, no sul da Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as três vítimas andavam na mesma bicicleta. Ainda não há detalhes sobre a batida. O adolescente que morreu tinha 15 anos e foi identificado como William de Jesus. Os outros dois foram encaminhados para hospitais da região.

O adolescente mais novo, de 13 anos, passou por cirurgia no Hospital Manuel Novaes e tem estado de saúde estável. A terceira vítima não teve a idade detalhada, mas a polícia informou tratar-se de um adolescente que foi encaminhado para o Hospital de Base de Itabuna .O estado de saúde dele não foi divulgado.

Ainda de acordo com a PRF, o motorista do caminhão prestou socorro às vítimas, mas depois deixou o local do acidente por questões de segurança.

Ele foi conduzido à delegacia, mas a polícia não informou se ele já prestou depoimento.

O corpo de William foi liberado do departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT) na tarde desta sexta-feira (18) e será velado na casa da família, no bairro Jaçanã. Do G1.

Operação resultou em prisões e apreensão de drogas em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A quarta fase da Operação Unum Corpus resultou na prisão de dois homens e apreensão de 100 gramas de cocaína e balança de precisão em Itabuna, no sul da Bahia. A operação foi deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin) em todas as 26 regionais da Polícia Civil contra homicidas, traficantes de drogas e até descumprimento de medida protetiva.

Além das duas prisões preventivas em Itabuna – acusados de descumprimento de medida protetiva e estupro, a polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em processo que investiga tráfico de drogas. A apreensão de cocaína ocorreu em um imóvel no Sarinha Alcântara, porém o investigado, segundo a 6ª Coorpin, não foi encontrado no local.

Sergio Moro será um dos entrevistados do "Frequência Política" deste sábado || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato a presidente da República pelo Podemos, Sergio Moro, é um dos entrevistados do Frequência Política, nas rádios Difusora AM e Interativa FM, ambas de Itabuna, neste sábado (19).

O programa semanal começa às 10h e discute a política regional, nacional e estadual. Binho Shalom e João Matheus serão os entrevistadores do presidenciável.

Augusto prometeu a vítimas da enchente auxílio em até 15 dias || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro se comprometeu a pagar o Auxílio Recomeço a 41 famílias que estavam excluídas do programa. No início da manhã desta sexta-feira (18), as famílias bloquearam a BR-415, em frente à Padim, para cobrar o pagamento do auxílio de R$ 3 mil, após perderem tudo durante a enchente ocorrida em dezembro passado (reveja aqui como foi o protesto).

O acordo foi fechado em reunião que terminou no início da tarde desta sexta e da qual participaram representantes das famílias, patrulheiros rodoviários federais e os secretários Andrea Castro (Promoção Social e Combate à Pobreza) e Alcântara Pellegrini (Relações Institucionais), no gabinete do prefeito.

– Nós temos compromissos com Itabuna e estamos trabalhando para atender às necessidades da população, em especial das vítimas das enchentes no final do ano passado – disse o prefeito por meio de sua assessoria.

MAIS DE R$ 10,5 MILHÕES

O município está pagando cerca de R$ 10,5 milhões em benefício às famílias prejudicadas pela enchente. O valor de R$ 3 mil deverá ser gasto em compra de material de construção, móveis e eletroeletrônicos em lojas credenciadas pela Prefeitura. Dos R$ 10,5 milhões, mais de R$ 2 milhões e 770 mil são oriundos de PIX feito à Defesa Civil do Município por empresas e cidadãos de várias partes do país.

Marão, Soane, Davidson, Bebeto, Wenceslau e Josenaldo || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), e o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) se reuniram nesta sexta-feira (18), em Salvador, com o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, para discutir assuntos de interesse do município de Ilhéus.

Os representantes do governo ilheense solicitaram celeridade no processo de concessão do crédito emergencial para os comerciantes prejudicados pelas enchentes de dezembro passado. Cerca de 50 empreendedores do município solicitaram empréstimos.

Também participaram da audiência a secretária de Desenvolvimento Econômico e primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão, o professor Wenceslau Júnior (PCdoB), ex-vice-prefeito de Itabuna, e o presidente do PCdoB-Ilhéus, Josenaldo Cerqueira.

ANÁLISE CRITERIOSA

O crédito emergencial é ofertado pela Desenbahia, agência de fomento ligada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre). Na última quarta-feira (16), em entrevista ao programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM, Davidson Magalhães informou que a estatal recebeu 3.314 solicitações de comerciantes de todo o estado.

A análise do grande volume de pedidos – conforme o secretário – é feita de maneira criteriosa, para que os beneficiados atendam às exigências da linha de crédito emergencial.

Eventuais atrasos na liberação do crédito, ainda segundo o gestor, decorrem de inconsistências nos documentos enviados à agência e da nova onda de Covid-19, que adoeceu parte dos técnicos responsáveis pela análise.

Até o momento, 500 empréstimos foram autorizados para comerciantes de toda a Bahia, totalizando R$ 13 milhões. A Desenbahia pretende conceder de R$ 50 milhões a R$ 70 milhões em financiamentos, que podem chegar a até R$ 150 mil cada.

DJ's Bruno Vita, Victor Santana e Múcio Caló apresentam Funkyô
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta sexta-feira (18), os DJ’s Bruno Vita, Múcio Caló e Victor Santana lançam o projeto Funkyô, durante o Luau Garden, festa no Mico Leão Music Club, em Olivença, litoral sul de Ilhéus.

O trio ilheense vai abrir as apresentações da noite, que também terá shows dos DJ’s Pureza e Raiz, do grupo soteropolitano Ministereo Público, maior e mais antigo sistema de som da Bahia, explica Múcio Caló em conversa com o PIMENTA.

A festa também reunirá convidados especiais, a exemplo do MC Cijay e da cantora e compositora Deb Sant, membros da nova geração de artistas ilheenses. O set desta noite ainda terá a música da argentina Pali Trombone e do soteropolitano Dentedub e sua escaleta mágica, além do renomado DJ Leandro Vitrola.

Luau no Garden agita noite ilheense

“CONGREGAÇÃO DA MÚSICA ALTERNATIVA”

O propósito do Funkyô – segundo Múcio – é criar espaços de integração dos ritmos contemporâneos da música eletrônica, a exemplo do trap, Miami bass, pagotrap, bregafunk e dos bons e velhos ragga e funk. “É uma congregação da música alternativa”, resume.

Com ingresso a R$ 20,00, o show desta noite vai começar às 23h, sem atraso, garante o DJ. “Pode ter certeza que a gente não vai deixar pra baixo, não, viu? A festa vai começar com 130, 150 BPM, meu fio, sem dengo”.

Um tiro no pé da Ford e do consumidor que opta por veículos com câmbio Powershift || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

A Ford lançou no mercado brasileiro, em 2012, New Fiesta, Ecosport e Focus equipados com o câmbio (automatizado) Powershift (DPS6). Uma transmissão que prometia trocas rápidas, suaves e economia de embreagem, uma para as marchas ímpares e outra para as pares. Enquanto uma estava “trabalhando”, a outra (anterior ou posterior) já estava à espera para entrar em ação.

Logo passou a fase da bonança e começaram os problemas. Trepidação na saída, perda de potência, ruídos, apagões, super aquecimento do câmbio e pane seca (travamento).

No Brasil, a Ford somente se responsabilizou em 2016, após notificação do Procon-SP. Daí deu início aos reparos. Foi constatado, na época, uma contaminação por falha de vedação – um fluído de transmissão estava passando para uma parte seca da caixa. Houve reparação.

A fábrica (Estados Unidos) garantia ter resolvido a situação e ampliou a garantia de 3 para 5 anos ou 160.000 Km. Porém, continuaram os mesmos problemas. Então, a Ford decidiu ampliar a garantia para 10 anos ou 240.000 Km. Mas isso lhe conferiu uma nomenclatura popular. E o câmbio ganhou um trocadilho. Foi “carinhosamente” apelidado pelos norte-americanos de power “shit” (merda).

A Ford teve custos bilionários em procedimento de garantia, atingido a faixa dos 3 bilhões de dólares, além de ter que pagar indenizações aos proprietários, passando a cifra dos 35 milhões de dólares.

Fizeram estudos e análises sobre esses problemas, e constataram que a falha na vedação acarretava na oxidação de garfos e rolamentos, causando o travamento da embreagem, além dos atuadores, que são muito sensíveis à umidade, ficarem muito expostos.

A Ford, apesar disso, insistiu no câmbio até 2019 no Focus. E adotou o CVT somente no Ecosport a partir de 2018. Pela fama de power shit, esses carros perderam bastante mercado, e sua desvalorização só aumentou, além de conferir uma enorme dificuldade de venda, pois o custo de reparo é muito alto e pode chegar facilmente à casa dos R$ 10 mil. Por isso, tanto a Ford quanto o consumidor que adquira um carro com este câmbio atira no próprio pé.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´Car. A coluna é publicada às sextas-feiras.