Policiais restabelecem controle de unidade prisional após rebelião || Foto GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia confirmou que cinco detentos foram mortos por colegas durante a rebelião deste domingo (20) no Complexo Penitenciário Lemos de Brito, na Mata Escura, em Salvador. Outros 18 presos ficaram feridos. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

As secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) investigam a entrada de revólveres e facas no presídio. Conforme as pastas estaduais, uma briga e uma tentativa de fuga resultaram nas mortes.

POLICIAIS IMPEDIRAM FUGA DE DETENTOS

A rebelião começou às 15h45min, quando policiais penais ouviram disparos de arma de fogo no Módulo II da Lemos Brito. Guarnições do Batalhão de Guardas da Polícia Militar foram até o local e impediram a fuga de detentos pela porta principal da unidade.

Na sequência, com reforços de equipes do Bope, Batalhão de Choque, Graer, Apolo, Gêmeos e Rondesp Central, os militares entraram no presídio e restabeleceram o controle da unidade. Armas brancas e de fogo foram apreendidas.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil investiga a motivação dos crimes e os autores.

Procurada pelo PIMENTA, SEC emite comunicado sobre transporte de estudantes em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A vereadora Enilda Mendonça (PT) apresentou requerimento para solicitar que o Governo da Bahia interceda em benefício da regularização do transporte dos estudantes da rede estadual de ensino em Ilhéus, especialmente na zona rural do município (veja aqui). Procurada pelo PIMENTA, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que o serviço já é prestado de forma regular.

“No município de Ilhéus, o transporte escolar para estudantes da zona rural está sendo ofertado regularmente, em parceria firmada com a Prefeitura, através do Programa Estadual do Transporte Escolar no Estado da Bahia (Pete–BA). Com o Pete, a SEC repassa recursos para a Prefeitura, que assume o transporte dos estudantes da rede estadual”, diz e-mail enviado ao site, pela pasta estadual, no último sábado (19).

Quanto ao transporte dos estudantes da zona urbana, conforme a SEC, reunião ocorrida no dia 1º de fevereiro definiu atualização dos horários dos ônibus. As alterações começaram a valer hoje (confira aqui).

A Secretaria Estadual de Educação acrescentou que, neste ano, o Governo da Bahia destinou R$ 100 milhões para a execução do Pete nos municípios.

Kassab defende, ao menos publicamente, a candidatura à reeleição de Otto Alencar || Foto PSD
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ventilada como uma das hipóteses de formação de chapa majoritária na Bahia, eventual candidatura do senador Otto Alencar (PSD) ao governo baiano seria uma punição ao político aliado do PT no estado, afirmou o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em entrevista à Band News.

– Seria punição ao Otto. Rui Costa quer ser senador e Otto também quer. Isso poderia ser um gesto negativo. Muito ruim – disse Kassab.

O presidente nacional da legenda do senador ainda reforçou que o político baiano é tradicional parceiro do PT e é quem mais, dentro da legenda, defende aliança com Lula ainda no primeiro turno.

– Isso [a candidatura ao governo baiano em vez de disputar reeleição ao Senado] é uma péssima sinalização. Acredito que lá sim, Otto sai candidato a senador e isso agrada muito o PSD – afirmou Kassab.

O DESEJO DE OTTO

Numa entrevista recente ao PIMENTA, Otto Alencar deixou claro que o seu desejo é disputar a reeleição ao Senado. “Minha posição é de defesa da minha eleição pro Senado. E espero que a unidade permaneça”, disse ele ao site (reveja a íntegra da matéria aqui).

O rearranjo na chapa governista na Bahia seria reflexo de um suposto desejo do governador Rui Costa (PT) de disputar o Senado. Como em 2022 só há uma vaga em disputa ao Senado, Otto teria que desistir da reeleição e concorrer ao Governo, enquanto o colega e amigo Jaques Wagner (PT) deixaria a disputa ao Palácio de Ondina. A estratégia não agrada a Otto nem a Wagner. Ambos, após reunião com o ex-presidente Lula, na semana passada, rechaçaram a ideia publicamente.

Unidade de Saúde é inaugurada no Quilombo do Fojo, em Itacaré
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Antônio de Anízio, Tonho de Anízio (PT), entregou pontes, nova unidade de saúde e veículos para a comunidade do Quilombo do Fojo, em Itacaré, no sul da Bahia. As entregas ocorreram na manhã deste domingo (20), quando foram inauguradas três pontes e a Unidade de Saúde Delice Felismina dos Santos e o prefeito entregou dois veículos para atender a comunidade.

A Unidade de Saúde da Família do Fojo foi denominada de Delice Felismina dos Santos, numa homenagem à antiga moradora do local que dedicou sua vida em ajudar a comunidade, atuando com simplicidade, força e servindo aos moradores. O posto conta com recepção, consultórios de atendimento médico, banheiros e também a farmácia.

A unidade é um grande sonho dos moradores, que agora contam com um posto de atendimento novo, amplo e próximo de suas residências. As obras foram solicitadas pelo vereador Biro do Fojo e contou com o apoio da Câmara Municipal e da empresa J. Pompeo Botânica Ornamental.

Tonho de Anízio entregou três pontes no Quilombo do Fojo neste domingo || Fotos Divulgação

O líder comunitário Delsic Gomes, antigo morador do local, agradeceu ao prefeito pelas obras e investimentos na comunidade e ressaltou o que todos esses serviços representam melhoria da qualidade de vida dos moradores do Fojo. Também agradeceu pela homenagem à mãe dele, Delice Felismina dos Santos.

INVESTIMENTO EM SAÚDE

Tonho de Anízio destacou a ação do município naquela comunidade e disse que “somente quem mora na zona rural e precisa do atendimento é que sabe o quanto um posto de saúde é necessário”.

O prefeito também falou sobre as novas pontes que foram construídas no local, melhorando o acesso, facilitando o escoamento da produção agrícola e garantindo muito mais segurança para os estudantes e todos os moradores da região. Já os novos veículos estarão a serviço das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano.

A solenidade de inauguração contou ainda com a presença do vice-prefeito Genilson Souza, do presidente da Câmara Lenoildo Ribeiro (Canelinha), dos vereadores, ex-vereadores, secretários municipais, servidores públicos, lideranças comunitárias, agricultores familiares, empresários e representantes de todo o município.

Aumento o número de casos de transtornos mentais
Tempo de leitura: 2 minutos

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, no ano passado, 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas ilícitas e álcool. O número mostra um aumento de 11% em relação a 2020, ano com 356 mil ocorrências. Este domingo (20) é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

O maior número de atendimentos fica entre aqueles que têm entre 25 e 29 anos, que somaram 303,7 mil registros em 2021, seguidos da faixa de 10 a 24 anos (49,4 mil) e,  daqueles com 60 ou mais (38,4 mil). Em todos os cenários, o número de atendimentos de pacientes do sexo masculino é maior que o feminino.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem dos pacientes que tem qualquer tipo de dependência química. A rede também conta com centros especializados nesse tipo de atendimento, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

CONSUMO DE ÁLCOOL
O uso abusivo do álcool foi o mais recorrente, chegando a 159,6 mil, em todos os níveis de atenção, no ano passado, e 125 mil em 2020. Em seguida, vêm os transtornos mentais e comportamentais por uso de cocaína (31,9 mil) e fumo (18,8 mil).

Opiáceos, canabióides, sedativos e hipnóticos, alucinógenos, solventes voláteis e estimulantes (incluindo a cafeína) também fazem parte do levantamento, com números menores de registros. O uso de múltiplas drogas e de outras substâncias psicoativas não listadas individualmente somam 151,3 mil atendimentos.

Segundo o departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, o número de atendimentos em 2020 pode estar relacionado à diminuição da procura pelos serviços de saúde em geral, por conta da pandemia da Covid-19, mas nem por isso a preocupação é menor.

“É importante lembrar que esses números não são suficientes para retratar o problema da dependência química no País, tendo em vista que estamos falando especificamente da quantidade de atendimentos e não do total de pessoas dependentes”, explica o coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Rafael Bernardon.

Familiares de detentos protestaram em frente ao presídio || Foto Muller Nunes/TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Servidores da Polícia Penal do Estado da Bahia (Sinsppeb) informou, neste domingo (20), que quatro detentos, pelo menos, foram mortos durante uma rebelião no Complexo Penitenciário Lemos de Brito, na Mata Escura, em Salvador. Os presos teriam sido massacrados pelos próprios colegas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram detentos com armas artesanais e homens feridos caídos no chão, em meio a móveis destruídos. Mostram ainda aglomeração de presos no que seria uma quadra de esportes. Ainda não há informação sobre o motivo da confusão na prisão neste domingo.

As secretarias de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP) e Estadual de Segurança Pública (SSP) não confirmaram as mortes. No início da noite, familiares de detentos iniciaram um protesto em frente ao Complexo Penitenciário Lemos de Brito. Várias viaturas estão no local.

Barcelona de Ilhéus se classifica pela semifinal do Campeonato Baiano|| Fotoreprodução TVE
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Barcelona de Ilhéus perdeu a chance de marcar mais três pontos no Campeonato Baiano de Futebol. Jogando na tarde deste domingo (20), na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, pela sexta rodada, o time do sul do estado saiu na frente, com gol de Almir, de cabeça, aos oito minutos do segundo tempo, mas o Bahia de Feira chegou ao empate.

O jogo foi igual, condizente com as posições das equipes na tabela. O Barcelona segurou o placar até os 41 minutos da segunda etapa, quando Deon acertou um lindo chute de fora da área para empatar a partida. Com o resultado, os times ficaram com 11 pontos, com a equipe de Feira de Santana na segunda posição por causa do saldo de gols (3 a 2).

O Barcelona segue na terceira colocação. Na próxima rodada, no dia 5 de março, a equipe de Ilhéus volta a jogar na Arena Cajueiro. Enfrenta o Jacuipense, que é líder isolado do Campeonato Baiano, com 18 pontos, e está praticamente classificado para a próxima fase da competição.

No mesmo dia,  o Bahia de Feira joga contra o Juazeirense, que é penúltimo colocado no Campeonato Baiano, com três pontos em cinco jogos. O laterna da competição é o Vitória da Conquista, que tem a penas um ponto em seis partidas. Veja a seguir os melhores momentos de Barcelona de Ilhéus e Bahia de Feira.

 

Paulo Martins acompanhado da esposa, Luziana Medrado || Foto Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

O corpo do policial civil Paulo Roberto Martins foi sepultado na tarde deste domingo (20), em Itabuna. O investigador faleceu na tarde de sábado (19), após sofrer um infarto fulminante em sua residência.

Paulo Martins entrou na Polícia Civil na década de 90, depois de anos atuando como operador de áudio da Rádio Jornal de Itabuna desde os anos 80.

Nas duas áreas de atuação, acumulou amigos e sempre foi reconhecido pelo profissionalismo e paixão. Paulo Martins deixa a esposa, a servidora pública Luziana Medrado, e quatro filhos.

PESAR

Na tarde deste domingo, a presidência da Câmara de Itabuna emitiu nota de pesar pela morte de Paulo Martins, com menção à servidora Luziana Medrado, esposa do policial.

“Nosso pesar é, especialmente, dirigido à colega Luziana Medrado, servidora do Legislativo, no setor de Contabilidade. Uma profissional correta, atenta e que compartilha delicadeza no trato com todas as pessoas com quem convive no dia a dia deste órgão público”, cita a nota assinada pelo presidente Erasmo Ávila (PSD).

Incêndio destrói imóvel no São Caetano
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma loja de equipamentos de refrigeração foi quase que completamente destruída por um incêndio, na noite de sábado (19), no bairro São Caetano, em Itabuna. Moradores relataram ao PIMENTA que as chamas se alastraram rapidamente pelo imóvel. Ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu apagar as chamas já na madrugada deste domingo (20). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as chamas consumindo a loja e o trabalho dos bombeiros. No imóvel havia recipientes com nitrogênio, o que pode ter facilitado o alastramento do fogo com mais rapidez.

Arléo no lançamento da 5ª edição de "Notícia Histórica de Ilhéus", em 2013 || Foto ALI
Tempo de leitura: 6 minutos

 

O professor Arléo foi um defensor da memória regional e, portanto, agora, compete-nos fomentar a preservação da dele, consequentemente, preservaremos a da Nação Grapiúna.

 

Efson Lima || efsonlima@gmail.com

O professor Arléo Barbosa merece inúmeros adjetivos para qualificar suas ótimas características. Para além da amizade que desenvolveu com inúmeros intelectuais sul-baianos, ele foi um profissional exemplar nas relações de trabalho e formou uma geração de jovens grapiúnas, como eu.  O professor Arléo Barbosa não lecionava, ele narrava a História como se estivesse vendo os fatos e com isso transportava-nos para a cena. Provocava-nos paixão pela  disciplina e não importava quais fatos seriam estudados, ele conduzia-nos com tamanha maestria, cativando-nos, sem prejuízo da reflexão crítica. O quadro de giz estava sempre pronto, mas não para receber a sistematização conteudista, e, sim,  as sínteses em forma de linha do tempo que passavam a fazer parte para sempre de nossas memórias.

Infelizmente, os humanos morrem e com a passagem para o além das linhas físicas, impõe-se uma enorme dor e uma saudade que misturada com sofrimento no primeiro momento vai sendo amenizada nos dias vindouros e vai deixando os melhores registros. Comentários maravilhosos não faltarão sobre o professor Arléo Barbosa. Certamente, inúmeros, centenas, milhares estão a aparecer. Lembro-me do dia 11 de setembro de 2001, quando ele me recebeu no Colégio Fênix para conceder uma entrevista sobre  a História de Ilhéus; recordo – me também dele ter me recebido em janeiro de 2020 para conceder entrevista sobre a Academia de Letras de Ilhéus e a atuação dele na Academia. Professor Arléo não limitava tempo; não fazia cara feia e não faltava conteúdo para abordar em suas entrevistas, exposições e aulas.

Tive o prazer de participar do lançamento de uma das edições do livro Notícia Histórica de Ilhéus, sem sombra de dúvida, o primeiro lançamento em que fui na vida, estive acompanhando a então vereadora Marlúcia Paixão e Élvio Magalhães, assessor da edil naquele tempo. Quem não se lembra das revisões do professor Arléo Barbosa, no programa Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, sobre possíveis assuntos a serem cobrados no vestibular da UESC? Professor Arléo lecionou em dois momentos tendo eu na turma: um intensivo para o vestibular da Uesc e durante todo o ano de 2005, no Pré-vestibular Fênix.

O professor Arléo Barbosa vai deixar um império, não do ponto de vista físico ou financeiro, mas toda uma geração que lhe conheceu e lhe renderá tributo pelo compromisso em que sempre teve com a educação e com as pessoas. O professor Arléo foi o maior historiador da Nação Grapiúna. Nas entrevistas, humildemente, ele referendava uma estudiosa americana que havia pesquisado sobre Ilhéus. Professor Arléo juntamente com a professora Horizontina Conceição iniciou uma sistematização sobre a História de Ilhéus. Na sequência,  visando as comemorações dos 100 anos de elevação de Ilhéus à categoria de cidade, conseguiu arregimentar o livro Notícia Histórica de Ilhéus, que alcançou a 5ª edição.

Professor Arléo Barbosa faleceu neste sábado (19), em Ilhéus

Na última conversa que tive com ele, o professor pensava em reeditar a obra. O livro se tornou uma referência para todos e continuará sendo. As obras dele ficarão eternizadas e continuarão a compor as referências de diversos cursos e obras. Mas elas precisam ser incorporadas na vida das escolas e em definitivo na vida acadêmica das universidades da Bahia. Não se pode falar de Bahia sem  abordar a Capitânia de São Jorge de Ilhéus e sem tocar na Nação Grapiúna, e não significa ser bairrista, regionalista. Os fatos evidenciam a necessidade do conteúdo a ser tratado para compreender o chão baiano e a brasilidade que nos movem. Qualquer aspecto fora dessa linhas é tentativa de impor o cerceamento e contar os fatos pela metade.

A região merece fazer inúmeras homenagens ao professor Arléo Barbosa. Lamento profundamente ele não ter recebido o título de doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz, quiçá um póstumo? Mas, não choremos o leite derramado, avancemos: a Universidade pode criar, em parceria com a Academia de Letras de Ilhéus, concurso monográfico/ ensaísta para saudar esse grande mestre. Deixemos as nossas vaidades de lado para reconhecer o mérito daquele que foi gigante no seu tempo e continuará a ser. Não se trata de favor, mas de obrigação e estímulo à promoção da Historiografia. Outras homenagens merecem ser articuladas, que tal Câmara de vereadores, a Prefeitura de Ilhéus entrarem em ação? O professor Arléo foi um defensor da memória regional e, portanto, agora, compete-nos fomentar a preservação da dele, consequentemente, preservaremos a da Nação Grapiúna.

As contribuições do professor Arléo são percebidas na nota da Editus, Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, que lamenta a morte do escritor e ressalta que  ele “durante anos, se dedicou a pesquisar e ensinar a história regional. Atuou como parecerista da Editus por diversas vezes, sempre dedicado e prestativo. Era também integrante da Academia de Letras Ilhéus e nunca poupou esforços para compartilhar conhecimentos e saberes.”

O professor e jornalista Alderacy Júnior, um estudioso da literatura regional, exibiu nas redes sociais a primeira edição do livro Nhoesembé,  exemplar constante na Sala de Leitura Ruy Póvoas, na Casa Ouro Preto, em Ilhéus e para saudar a memória do professor Arléo Barbosa, ele perfilou “ Vou recordar do Arléo como um grande cidadão, uma pessoa que amava história e soube ser o historiador.”  Ele ressalta ainda que ministrava cursos de Redação na Academia de Letras de Ilhéus, quando o professor Arléo Barbosa era o então presidente do sodalício.

O canal Tupy no mundo, no Instagram, gerenciado por Sophia Sá Barretto, fez uma homenagem ao professor Arléo Barbosa, cujo historiador esteve em uma live promovida pelo perfil e mediada pela professora Maria Luiza Heine. Na rede, elas entabularam as homenagens recebidas pelo eterno mestre em vida: “Cidadão Ilheense e detentor da Comenda de São Jorge dos Ilhéus por serviços prestados à cidade. Mestre em Educação na linha de História e Cultura. Membro da Academia de Letras de Ilhéus. Professor da UESC por muitos anos até  sua aposentadoria[…]Um exímio Especialista em História Regional, História Contemporânea e em Educação Brasileira e foi Diretor Pedagógico do  Colégio Fênix de Ilhéus”, concluiu o perfil no Instagram.

As homenagens ao professor Arléo Barbosa sucedem nas redes sociais, diversas pessoas e autoridades postam sobre o falecimento do professor Arléo Barbosa, mas, especialmente, evidenciam a contribuição dele para a formação de cada um e as relações interpessoais sólidas estabelecidas, bem como o vasto subsídio do educador para a educação e a promoção da História Regional.

Alcides Kruschewsky, em caixa alta no Facebook, exclamou “ARLÉO BARBOSA, IMORTAL!” e avançou para considerar que “Faleceu a maior referência viva da educação de Ilhéus, da cultura, do saber…Este era talvez uma das últimas excelentes referências incontestáveis na área educacional da nossa cidade, na nossa cultura. Um patrimônio invejável, um acervo inestimável, um talento inimitável, com uma ternura indispensável.” O ex-vereador em Ilhéus e colega de trabalho em uma repartição bancária não poupa adjetivos para qualificar a vivência afetiva de ambos. Sem dúvida, o professor Arléo Barbosa foi isso para quem o conheceu.

Sem embargo, Nelson Simões, ex-candidato a prefeito em Ilhéus, na postagem do ex-vereador, diz o seguinte:  “Será que existe um único cidadão ou cidadã em Ilhéus que tenha tido o desprazer de ter sido ofendido pelo professor Arléo? Não há! Meu professor de História em 73 e 74 no CEAMEV. Contava a História. Desde os primórdios a vivenciou. Um brilhante intelectual. Ilhéus mais pobre. Arléo Barbosa saí da vida e entra na História”, concluiu de forma brilhante a postagem.

O professor Ramayana Vargens, em áudio aos seus confrades da Academia de Letras de Ilhéus, disse que o professor Arléo Barbosa foi um ser “corajoso e empreendedor na educação. Excelente diretor de escola. Pessoa querida por todos que o conheciam. Um grande humanista”. Ainda Ressalta o papel desempenhado pelo professor na sistematização do livro sobre a história de Ilhéus,  que reverberou para difusão da cidade no Brasil e no exterior.

Infelizmente, temos que oferecer adeus ao eterno mestre e professor Arléo Barbosa, mas é sem pleonasmo. Foi professor e mestre de diversas gerações. Estava sempre com o conteúdo pronto e atualizado na mente, a didática nos dedos e no exercício performático da docência. Para além do império educacional que construiu, pois, sua obra segue em cada um de nós, ele buscou ter uma família generosa. Aproveitemos  para agradecer a professora Cláudia Arléo por tão bem cuidar do homem público que foi o professor Arléo, igualmente, as generosidades dos filhos ( Roberto, Ronaldo, Renato, Rosana e Thiciano) e daqueles que compuseram o conceito ampliado de família.

Efson Lima é doutor, mestre e bacharel em Direito (Ufba), advogado e membro da Academia Grapiúna de Letras  e membro-eleito para a Academia de Letras de Ilhéus.

PM é flagrado roubando farmácia em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia || Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Militar anunciou a prisão de um membro da própria corporação depois dele ser flagrado por imagens de câmeras de segurança roubando uma farmácia. A detenção ocorreu na sexta-feira (18), em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. De acordo com o Comando de Policiamento da Região Sudoeste (Cprso), a prisão foi realizada por uma guarnição da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM / Vitória da Conquista), um dia após o crime.

As imagens mostram o momento em que o policial entra na farmácia e aborda uma funcionária. Em seguida, o suspeito tira uma arma da cintura, aponta para a trabalhadora e entrega um saco para a mulher, para que ela deposite o dinheiro do caixa. Após alguns segundos, o homem deixa o local andando de forma tranquila.

A PM informou, por meio de nota, que o policial foi preso com uma motocicleta utilizada no dia do assalto. Ele pertence à 34ª CIPM (Brumado). Com ele foram encontradas as vestes utilizadas no roubo. Uma pistola calibre .40, pertencente à PM, também foi apreendida.

PLACA ADULTERADA

Além da prisão e apreensão, a Polícia também comprovou que a placa da moto utilizada no crime havia sido adulterada. “O suspeito e o material apreendido foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde uma das vítimas do roubo reconheceu as vestimentas usadas durante o crime”, diz a nota da PM.

Ainda conforme a polícia, o policial poderá ser exonerado da corporação. “O caso também será investigado pela Polícia Civil, que poderá promover a responsabilização do suspeito na esfera penal. Além disso, a Polícia Militar deverá instaurar um processo administrativo, que pode resultar na exclusão do policial das fileiras da corporação”, concluiu. Após ser preso, o homem deve permanecer custodiado no Cprso até a realização da audiência de custódia. Com informações do Metro1.

O sul da Bahia perde Arléo Barbosa
Tempo de leitura: 2 minutos

O sul da Bahia perdeu, neste sábado (19), o professor e historiador Carlos Roberto Arléo Barbosa, de 82 anos. O velório de Arléo Barbosa ocorre na Loja Maçônica Vigilância e Resistência, na Avenida Itabuna. O sepultamento está previsto para este domingo, no Cemitério da Vitória, às 10h30min.

No mês passado, Arléo foi internado no Hospital São José, em Ilhéus, depois de ter sido infectado pela Covid-19. O professor foi intubado, chegou a apresentar melhoras, mas o quadro de saúde dele foi agravado nas últimas horas. Faleceu hoje, deixando uma legião de fãs órfã.

Arléo Barbosa foi presidente da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) no período de 2009 a 2013 e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), de 1974 a 2008, além de escritor admirado e respeitado. Entre as obras de Arléo estão Monarquismo e Educação (1972); Nhoesembé (1973); Ilhéus (2010) e Notícia Histórica de Ilhéus.

Arléo Barbosa nasceu em Jequié, no sudoeste da Bahia, mas ainda  adolescente foi morar em Ilhéus. Em 1988, o professor fundou o Colégio Fênix. Em 2004 foi homenageado com a entrega da Comenda do Mérito São Jorge dos Ilhéus, título dado a homens e mulheres que colaboram para o progresso do município.

ACADEMIA DE LETRAS

Membro da Academia de Letras de Ilhéus, o professor Arléo Barbosa deixa a esposa, Cláudia, cinco filhos – Roberto, Ronaldo, Renato, Rosana e Thiciano – nove netos e quatro bisnetos.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, lamentou a morte do educador e lembrou a sua dedicação e o seu comprometimento com o resgate cultural e histórico do município. “Ilhéus perde um exemplo de mestre, ser humano e de cidadão. O professor Arléo Barbosa fez uma revolução no estudo de História e se tornou a memória da nossa cidade. Deus o acolha no Reino Celestial e, na sua infinita misericórdia, conforte a todos”.

Mega-Sena acumula em R$ 90 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

Não houve ganhador do prêmio principal da Mega-Sena, que no próximo concurso, na terça-feira (22), vai sortear R$ 37 milhões. Na noite deste sábado (19), em São Paulo, foram sorteadas as seguintes dezenas: 21,38,50,53,56, 59.

Houve 44 apostas que acertaram as cinco dezenas sorteadas hoje. Cada aposta receberá R$ 76.582,32.  Outros 3.811 bilhetes acertaram a quadra e cada um vai embolsar R$ 1.263,11.  A posta simples da Mega-Sena custa R$ 4,5 e pode ser feita até as 19 horas do dia do sorteio.

Receita Federal libera lote residual do imposto de renda 2022 || Foto Marcelo Casal JR
Tempo de leitura: 2 minutos

As empresas e instituições financeiras têm até o próximo dia 28 para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Os informes são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2022. O prazo para entrega está previsto para começar em 2 de março.

O calendário de entrega da declaração deste ano será divulgado pela Receita nos próximos dias. Tradicionalmente, o prazo começa no primeiro dia útil de março e vai até o fim de abril. Por causa da pandemia de Covid-19, o prazo final de entrega foi adiado nos últimos anos. A declaração pôde ser entregue até 30 de junho em 2020 e 31 de maio em 2021.

Em relação aos comprovantes de rendimentos, os dados não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e as instituições financeiras podem mandar as informações por e-mail, divulgar links para serem baixados na internet ou fazer a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis. Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar dados e verificar se o contribuinte preencheu informações erradas ou sonegou imposto.

Os documentos fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

Leia Mais

Cai o número de divórcios em 2020
Tempo de leitura: 3 minutos

O número de divórcios no Brasil caiu 13,6% em 2020 em relação ao ano anterior. Em 2019, essa queda havia sido de 0,5%, interrompendo três anos consecutivos de crescimento. A indicativo de que os processos foram afetaados pela pandemia do novo coronavírus.

Com a retração, foram 331,2 mil separações em 2020, o menor número desde 2015. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Essa queda expressiva pode ser explicada pelas dificuldades na coleta dos dados por causa do sistema de trabalho remoto adotado durante a pandemia avalia a gerente das Estatísticas do Registro Civil, Klívia Brayner.

Ela acrescenta que não há certeza de que a produção de sentenças dentro das varas continuou a mesma com o isolamento social. “Muitos processos podem ter sofrido atrasos nesse período, o que pode ter ajudado a reduzir o número de divórcios em 2020. Foi um ano atípico”.

As dificuldades na coleta também justificam o adiamento da divulgação dos dados relativos aos divórcios, como foi explicado na nota técnica, também publicada na sexta-feira (18).

Leia Mais