Vista aérea do Teotônio Vilela, bairro ilheense que completa 40 anos || Foto José Nazal/Arquivo
Tempo de leitura: 4 minutos

José Nazal

Uma das coisas que mais me impressionam, até hoje, é a falta de conhecimento da população no que concerne à história do chão em que vivemos: a história de nossa rua, de nosso bairro, de nossa cidade. Penso que isso se traduz no pouco sentimento de pertença que vemos em parte das pessoas.

A formação das Terras de São Jorge dos Ilhéus remonta aos primórdios da colonização do Brasil, faltando apenas doze anos para se completar 500 anos do que foi a “Capitania dos Ilhéos”. Em sua obra do Século XIX, Historia da America Portugueza, Sebastião da Rocha Pita anotou:

Em quinze graus escassos tem assento a província dos Ilhéus, assim chamada pelos que a natureza lhe pôs na foz do rio. A sua cabeça é a Vila de São Jorge: tem igreja matriz, duas capelas, uma de Nossa Senhora da Vitória, outra de São Sebastião, e um colégio dos religiosos da Companhia. Duas fortalezas a defendem, uma na barra, outra apartada dela, mas sobre um monte eminente ao mar.

O Plano de Desenvolvimento Local Integrado do Município de Ilhéus – PLAMI, finalizado em 1969, traz um completo levantamento da evolução urbana de Ilhéus, com mapas mostrando a ocupação nas primeiras sete décadas do Século XX. A partir daí, o crescimento foi vertiginoso, forçoso e desordenado.

No meio dessa semana, fui procurado pela Superintendência de Comunicação Municipal (SUCOM) com o pedido de concessão de uma fotografia do bairro Teotônio Vilela, com o propósito de ilustrar a matéria divulgação a comemoração dos 40 anos de formação do bairro. Respondendo afirmativamente que cederia, argumentei que a seriam 43 anos e não os 40 informados. Sugeri que buscassem informações para não prejudicar a própria história do bairro e, pior, levar aos moradores uma informação equivocada.

No dia seguinte, vendo a divulgação equivocada (na minha opinião), ratifiquei que os dados oferecidos à SUCOM continham enganos históricos, que poderiam ser observados facilmente pelas datas, como por exemplo: a divulgação de atos atribuídos ao então prefeito Jabes Ribeiro, no ano de 1982. Ora, Jabes foi eleito em 15 de novembro de 1982, assumindo o governo em 1983. Como poderia ser responsável por decretos e leis de 1982 não sendo o prefeito? Nesse ano o prefeito de Ilhéus era Antônio Olímpio Rehen da Silva.

Infelizmente, nos tempos de hoje, há uma prática de se publicar sem aferir devidamente os fatos. Em uma simples consulta ao “Dr. Google” facilmente seriam encontrados dois artigos acadêmicos que tratam da formação do bairro, respectivamente das professoras Gilselia Lemos Moreira e Elzita Ferreira Vidal.

A professora Gilselia Moreira (2005) anotou:

O PLAMI entre outras indicações destinava a expansão da malha urbana para a zona oeste da cidade e propunha a construção de um centro de equipamentos comunitários, um cemitério parque e a estação rodoviária. Em 1977 a prefeitura desapropriou uma área de 261.800 m², conhecida como São Francisco, para a instalação do Centro Administrativo – segundo o Diário Oficial de nº 3.328 de 14 de outubro. […]

Assim, em 30 de janeiro dos anos de1980, através de Decreto nº 017, publicado no Diário Oficial nº 3.434, desapropriou-se uma área com 100.000 m², – antiga fazenda Gomeira. Essa área foi então loteada e várias famílias carentes receberam cada uma um lote, juntamente com um cartão de posse. É exatamente a partir daí que se inicia o processo de ocupação e produção do bairro Teotônio Vilela. No entanto, os moradores do bairro apresentam outra versão dessa história.

E a professora Elzita Vidal (2009) anotou:

Os dados sobre o histórico do bairro, que serão apresentados a seguir, foram coletados através de entrevista com o Presidente da Associação de Moradores do Bairro Teotônio Vilela. A formação do bairro se deu no final dos anos de 1970, com a instalação de pessoas oriundas das fazendas de cacau, desempregadas pela crise nas lavouras de cacau. Estas pessoas ocuparam o loteamento conhecido na época como Gomeira, loteamento este formado na terra desapropriada pela Prefeitura Municipal de Ilhéus para a implantação de um Centro Administrativo, equipamentos comunitários e loteamento popular. […].

Em uma área do loteamento foi construído um cemitério chamado “Horto das Orquídeas”, destinado ao sepultamento de moradores de maior poder aquisitivo da cidade, porém em 1980 o cemitério foi desativado e em seu local foi construído um barracão de madeirite para abrigar a Escola Municipal. No início de 1980, o loteamento recebeu o nome de Teotônio Vilela, em homenagem a Teotônio Brandão Vilela, Deputado, Senador e Vice-Governador de Alagoas. O motivo da homenagem foi a verba federal alocada pelo então Senador, para a indenização da terra invadida, que deu origem ao Bairro Teotônio Vilela. O ano de 1980 marca a consolidação do bairro, com a construção do Posto de Saúde, a iluminação das principais ruas do bairro, e a criação da Associação de Moradores do Bairro Teotônio Vilela. Esta associação conquistou, junto ao Poder Público, o fornecimento de água para o bairro, a instalação de telefone público, melhorias para a Escola Municipal, ampliação do Posto de Saúde, da iluminação pública, instalação do módulo policial com viaturas e, com o crescimento do bairro, novas invasões aconteceram em seu entorno com as seguintes denominações: Vilela Norte, Barro Vermelho e Vilela Sul.

Face ao exposto, ouso sugerir à SUCOM, com o luxuoso apoio da Associação de Moradores do Teotônio Vilela e de moradores mais antigos, para que seja feita justiça à história do Bairro e da Cidade, sobretudo em respeito aos primeiros cidadãos ocupantes da localidade, aqueles mais penaram nessas primeiras décadas de sua formação urbana. Eu conheci a Gomeira desocupada e também visitei muito o sítio Tanguape, dos herdeiros de Líbia Vieira das Neves. Era um bucólico lugar!

José Nazal é fotógrafo, memorialista, ex-vice-prefeito de Ilhéus (2017-2020), ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus e autor de Minha Ilhéus – Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História.

Leia Mais

Governo baiano emite alerta para pensionistas e aposentados com prova de vida atrasada
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia emitiu comunicado, nesta sexta-feira (18), alertando que 2.385 aposentados e pensionistas da Previdência Estadual podem ter seus benefícios bloqueados por pendências do processo de prova de vida. O número corresponde ao total de convocados pela Superintendência de Previdência (Suprev) para fazer o procedimento em janeiro e, até quarta-feira (16), não tinham se recadastrado.

Ao todo foram convocados 11.797 beneficiários. Ao término do prazo, 7.738 pessoas fizeram a prova de vida presencialmente ou por chamada de vídeo. O estado prorrogou o prazo, mas, do total de 4.059 beneficiários restantes, apenas 1.674 resolveram a pendência.

De acordo com a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), Sílvia Machado, o aposentado ou pensionista com benefício bloqueado pode ter a situação normalizada após a realização da prova de vida.

NOVA CONVOCAÇÃO

Neste mês de fevereiro, o Governo do Estado convocou novo grupo de beneficiários. O cronograma segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária. A prova de vida pode ser feita por chamada de vídeo ou presencialmente, nos postos da Rede SAC.

Independentemente da forma escolhida, é necessário fazer agendamento prévio por meio do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou pelos telefones 0800 071 5353 (para chamadas de telefone fixo, celular ou DDD) e (071) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular).

Sisu oferece 222 mil vagas em instituições públicas de ensino superior
Tempo de leitura: 2 minutos

Terminam sexta-feira (18), às 23h59, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. O resultado da chamada única será divulgado em 22 de fevereiro. Nesta primeira edição de 2022 do programa, estão sendo são oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.

Para se inscrever no programa pela página do Sisu os estudantes devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e não podem ter zerado a redação. Os estudantes que não concluíram o ensino médio e participaram do Enem como “treineiros” não estão habilitados para o Sisu. No dia 9, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas da edição de 2021 do exame.

O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, turno e instituição, observando a modalidade de concorrência, como sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas, além de ordem de preferência. As escolhas podem ser alteradas até o prazo final de inscrições, se o candidato mudar de ideia. Passado o prazo final, o sistema não permitirá novas mudanças.

Para facilitar a decisão, o Ministério da Educação (MEC) divulga diariamente um balanço parcial do Sisu 2022/1, no qual o candidato pode ver em qual posição está na disputa pelas vagas desejadas nos cursos que escolheu e quais as notas de corte, podendo mudar de opção se assim desejar.

Leia Mais

Segundo Enilda, governo ilheense não demonstra interesse em superar deficiências do transporte
Tempo de leitura: < 1 minuto

A vereadora Enilda Mendonça (PT) apresentou requerimento, na sessão legislativa desta quarta-feira (16), solicitando que o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, interceda no debate sobre o transporte para estudantes do ensino médio da rede estadual, especialmente nos povoados e distritos de Ilhéus.

Segundo a parlamentar, o governo municipal não demonstra interesse em acabar com os transtornos provocados pelas deficiências do serviço de transporte público, cuja responsabilidade é da Prefeitura de Ilhéus.

“A gente já chamou, já pediu, já implorou, e não há uma solução. No meu entendimento, quem tem ‘na mão’ o poder de resolver o problema do transporte público é o chefe do executivo”, declarou, referindo-se ao prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD).

SEGUNDO GOVERNO, EMPRESAS DE ÔNIBUS CUMPREM ACORDO HOMOLOGADO PELA JUSTIÇA

Ouvido pelo PIMENTA no último dia 8, o superintendente de Transporte, Trânsito e Mobilidade de Ilhéus, Valci Serpa, afirmou que as empresas Viametro e São Miguel, concessionárias do serviço de transporte municipal, cumprem os termos do acordo firmado com a Prefeitura e homologado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus.

“Nós temos um contrato com 120 ônibus e rodam 100, o que equivale a 85%. Existe um acordo judicial que, até a pandemia, tem que rodar 85% e, depois da pandemia, 100% [da frota]”, explicou Serpa.

Com a retomada das aulas presenciais, conforme o superintendente, o sistema de transporte tem plano para atender aos estudantes de escolas públicas e privadas (relembre).

Nesta semana, a Prefeitura de Ilhéus divulgou nova tabela de horários dos ônibus, alegando que as mudanças foram promovidas para melhorar o serviço (veja aqui).

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Termina o primeiro tempo da partida em zero a zero. Os jogadores entram para o segundo tempo e a torcida impaciente começa a gritar: Queremos o Bomba, queremos o Bomba!

 

Walmir Rosário

Confesso que o futebol praticado hoje não mais me emociona e nem mesmo os jogos da seleção brasileira me convidam a uma vaga no sofá na sala, ou numa mesa de bar ou a casa de amigos, como fazia antigamente. Utilizo a televisão de casa para assistir aos filmes, documentários, musicais e aos jogos (não me condenem precipitadamente) do Glorioso Botafogo, costume que adotei do último campeonato brasileiro pra cá.

Confesso que estou bastante satisfeito com as poucas partidas de futebol assistidas, nas quais vejo os valores individuais jogarem para o coletivo, driblando, lançando bolas para os atacantes, fazendo os belos e necessários gols para vencer as partidas. Me recuso – terminantemente – a assistir jogos em que os “craques” de agora têm medo da bola e a maltratam constantemente apenas para satisfazer os caprichos dos pobres treinadores.

Frequentemente sou chamado de saudosista, o que simplesmente não me ofende, ao contrário, me deixa feliz por gostar de apreciar o bom futebol e não esses de planos construídos numa prancheta de um treinador qualquer. Como não gostar dos craques que sabem dominar a bola e fazem acontecer nos campos desse Brasil afora. Relembro dos telefonemas recebidos do saudoso professor Gabriel Saraiva, comentando o show de bola dos craques do Botafogo, e até do Bahia (este não me emocionava).

Pois fiquem os senhores e senhoras sabendo que não apenas os times do Rio de Janeiro e São Paulo possuíam craques capazes de nos emocionar com jogadas maravilhosas, às vezes desconcertantes, terminadas em gols, ou não. Para não ir tão longe, vou me ater aos jogos realizados no meu “terreiro”, com a famosa seleção amadora de Itabuna (hexacampeã baiana) e o Itabuna Esporte Clube.

Para não encher a paciência dos leitores, não citarei aqui centenas de craques que fizeram a história futebolística baiana, embora não possa esquecer Santinho, os irmãos Leto, Carlos, Lua e Fernando Riela, Ademir Chicão, Luiz Carlos, Bel, Tombinho, o baixinho Ronaldo Dantas, Itajaí Andrade, João Xavier, dentre muitos outros. A grande maioria desses jogadores formaram o Itabuna Esporte Clube, criado em 23 de maio de 1967.

Devidamente profissionalizados, os craques tiveram que se adaptar ao novo estilo de preparação física e tática, agora com os profissionais do Rio de Janeiro, São Paulo e até Rio Grande do Sul. Se antes eram uma só família, esse clã cresceu bastante com os novos “parentes” contratados nos estados do sudeste brasileiro, aos poucos, a maioria dos filhos da casa abandonaram (ou foram obrigados a abandonarem) o futebol.

E essa atitude caiu como uma luva para os técnicos daquela época, a exemplo do conhecido “Velha” e outros que o substituíram, entre eles o gaúcho Ivo Hoffmann, que aqui chegavam, avaliavam o elenco e pediam grandes reforços. E assim iam ao Rio de Janeiro com a missão de selecionar craques que não tinham chances nos grandes times e trazê-los para brilhar e fazer brilhar o Itabuna.

Só que muitos desses jogadores eram arrebanhados nos campos de pelada e vinham em sociedade com os técnicos, que levavam uma gorda comissão (e bota gorda nisso). Numa destas viagens, Ivo Hoffmann vai ao Rio de Janeiro para trazer um zagueiro, dois meios-campistas, dois atacantes e um ponta-esquerda, para substituírem os que se encontravam “bichados”, ou que iriam para o banco.

Desta turma toda, a maior necessidade do Itabuna Esporte Clube era o ponta-esquerda, que há muito sofria de uma contusão crônica. Apresentação feita na sede do clube, na rua Barão do Rio Branco, o destaque era um jogador negro, baixinho, gordinho, de nome Bolete (acredito que pela compleição), já nomeado pelo técnico Ivo Hoffmann como a bomba a ser lançada no próximo jogo contra o Leônico, o conhecido “moleque travesso”.

No treino da sexta-feira, que aprontava a equipe para o jogo do domingo, eis que Bolete é convocado para entrar em campo, e se apresenta todo serelepe correndo pela ponta-esquerda. Um sucesso! Terminado o treino, os repórteres esportivos encheram o técnico Ivo de perguntas, sobre o jogo de domingo e a estreia dos jogadores, melhor dizendo, da bomba a ser lançada contra o Leônico.

Nas emissoras de rádio e nos jornais itabunenses as manchetes eram o lançamento da bomba. Bomba pra lá, bomba pra cá, o nome Bolete foi logo substituído por Bomba. No domingo, a vermos a escalação do Itabuna no vestiário do velho Campo da Desportiva, o Bomba ficaria no banco e deveria entrar no segundo tempo, para arrasar o manhoso Leônico da capital.

Termina o primeiro tempo da partida em zero a zero. Os jogadores entram para o segundo tempo e a torcida impaciente começa a gritar: Queremos o Bomba, queremos o Bomba! Lá pelos 15 minutos o ponteiro-esquerdo bichado pede para sair e o campo da Desportiva vai abaixo gritando Bomba, Bomba, Bomba. Ele se aquece com uma rapidez impressionante para o delírio da torcida.

Na primeira bola que pega, sai em disparada pela esquerda em direção ao Jardim do Ó e quando o lateral direito corre em sua direção para contê-lo, eis que o Bomba tropeça em suas próprias pernas e cai. E a torcida, em silêncio sepulcral na Desportiva, assiste a chegada da maca para retirar o Bomba de campo. Ninguém conseguia entender nada. A Bomba deu chabu e o assunto passou a ser proibido no Itabuna, que dispensou o atleta.

Anos depois, numa conversa com Bel (Abelardo Moreira), que integrou o Itabuna, ele me contou que no dia da partida não encontraram no vestiário as chuteiras 39 que calçaria Bolete, o que foi motivo que ele ficasse no banco. A solução encontrada foi ele jogar com duas chuteiras de número 38. Mas como a Lei de Murphy diz que não há nada que não possa piorar, as chuteiras eram ambas para calçar o pé esquerdo.

Desse jeito, não há bomba que resista!

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Rota Transportes fará teste prático neste sábado (19) para contratar 10 motoristas em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Rota Transportes fará teste prático para motorista de ônibus neste sábado (19), em Ilhéus, no sul da Bahia. O teste será feito na filial da empresa em Ilhéus, situada na Avenida Esperança, próximo ao terminal Rodoviário Intermunicipal, a partir das 8h.

A coordenadora de Recursos Humanos e Qualidade da Rota, Jaciara Santos, disse ao PIMENTA que a Rota contratará 10 motoristas de ônibus a partir dos resultados do teste prático.

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter carteira de motorista categoria D, curso de transporte de passageiros, experiência comprovada e residir em Ilhéus. Mais informações pelo telefone (73) 3214-6871.

Moradores de Ferradas e Nova Ferradas interditam a BR-415 por pagamento do Auxílio || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores da região de Ferradas bloquearam a BR-415, trecho Itabuna-Ibicaraí, em Itabuna, nesta manhã de sexta-feira (18) para cobrar o pagamento do Auxílio Recomeço, criado pelo município e que destina R$ 3 mil a famílias atingidas pela chuva. O protesto ocorre em horário de pico e gera grande congestionamento nos dois sentidos da pista, em frente à Padim.

Desta vez, os moradores cobram a presença do prefeito Augusto Castro e da primeira-dama e secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, para negociar o pagamento do Auxílio Recomeço, além de explicações para a não inclusão de famílias no Auxílio. Policiais militares e patrulheiros rodoviários federais estão no local.

3º DIA DE PROTESTOS

Itabuna enfrenta o terceiro dia de protesto de famílias que foram desalojadas ou desabrigadas pela enchente em dezembro do ano passado e cobram o pagamento do Auxílio ou a inclusão na lista de beneficiários. Os protestos começaram na quarta-feira (16) com os moradores da Bananeira, que interditaram a BR-101.

Ainda na quarta-feira, mas à noite, os moradores da Urbis IV bloquearam a BR-415. Na madrugada de ontem e durante parte da manhã, moradores da Rua de Palha (Maria Matos) fecharam outro trecho da 415. À tarde, houve protesto no Sarinha. A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza havia informado a liberação de benefício para 3,5 mil famílias.

“INFILTRADOS”

Há pouco, por volta das 8h20min, a Prefeitura de Itabuna emitiu nota em que informa que a Semps está avaliando a situação de famílias que ainda não foram contempladas com o Auxílio Recomeço e diz que as manifestações teriam agentes políticos, da oposição, infiltrados para insuflar o movimento (“agentes infiltrados mais interessados em tumultuar que cooperar nos esforços”). Apesar da acusação grave, o município não enviou provas nem nomina quem são os infiltrados.

Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina|| Foto Tânia Rego
Tempo de leitura: 2 minutos

Chuvas que caíram no fim desta tarde (17) em Petrópolis voltaram a gerar dificuldades para o município. As ruas Washington Luiz e Coronel Veiga, que ligam o centro histórico ao bairro Quintandinha, foram fechados para o tráfego em decorrência de alagamentos e inundações. “Em uma hora, houve o registro de 60,54 milímetros”, informou a Defesa Civil municipal.

Outras vias da cidades foram interditadas pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Entre elas, a Estrada da Saudade, a Rua Silva Jardim, a Rua do Túnel, a Rua Marques de Pará, a Rua Santos Dumont e um dos sentidos da Rua do Imperador.

ALERTA PARA EVACUAÇÃO 

A Defesa Civil municipal emitiu alerta de mobilização para evacuação de moradores das áreas de risco do Quitandinha. Moradores das comunidades receberam o informe por mensagem de celular e por aplicativos.

“A orientação é que os moradores de áreas de risco, que não tenham a opção de se acolher em casa de familiares em área segura, se desloquem para os pontos de apoio que funcionam na região”, diz a Defesa Civil. Ao todo, 25 escolas foram designadas pela prefeitura para receber os desabrigados.

Até o momento, já foram registradas 117 mortes desde o temporal de terça-feira (15). Segundo o governo do Rio de Janeiro, foi a pior chuva na cidade desde 1932.

Leia Mais

Vírus Ômicron vem causando dezenas de mortes na Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou que 93% dos novos casos de coronavírus na Bahia são da variante Ômicron. A diretora-geral do Lacen-BA, Arabela Leal, explica que a escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado.

De acordo com o Lacen, em paralelo ao crescimento do número de casos, há uma tendência de elevação nas hospitalizações e óbitos, sobretudo, em pacientes que não se vacinaram ou que estão com esquema vacinal incompleto. Os resultados do levantamento foram divulgados no boletim desta quinta-feira (17).

A secretária estadual da Saúde (Sesab), Adélia Pinheiro, destaca a importância da terceira maior unidade de vigilância laboratorial do Brasil no monitoramento da Covid-19. “São mais de 1.700 sequenciamentos desde o início da pandemia, e, nesta última rodada, das 61 amostras, 57 eram da variante Ômicron e apenas 4 da variante Delta”.

Os casos foram identificados de moradores de Abaré, Acajutiba, Alagoinhas, Alcobaça, Amargosa, Amélia Rodrigues, Andaraí, Antônio Cardoso, Araçás, Araci, Aramari, Barra do Choça, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Boquira, Caculé, Cairú, Canarana, Carinhanha, Coronel João Sá, Cruz das Almas, Dias D’Ávila.

Também em Euclides da Cunha, Ibicaraí, Ibotirama, Irecê, Jequié, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Rafael Jambeiro, Salvador, Santa Brígida, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Simões Filho e Vitória da Conquista.

Leia Mais

Fiscais do município de Porto Seguro são acusados de cobrar propina para liberar licenças ambientais
Tempo de leitura: 2 minutos

Presos nesta quinta-feira (17), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, dois fiscais municipais do meio ambiente acusados de envolvimento num esquema de cobrança de propina para liberar licenças. Os mandados de prisão foram cumpridos na segunda fase da “Operação Saneamento”.

Os fiscais ambientais Geomar Jesus Oliveira e Igor Carvalho Nunes também foram denunciados criminalmente junto com mais três pessoas pelo Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O fiscal Igor Carvalho foi denunciado ainda pelo crime de corrupção passiva.

De acordo com o MP-BA, a operação apurou indícios da prática de corrupção por dois ex-secretários municipais e três fiscais ambientais lotados na Secretaria do Meio Ambiente de Porto Seguro.

INDISPONIBILIDADE DOS BENS

Na denúncia, o Gaeco pediu também que a Justiça decrete a indisponibilidade de bens no valor de R$ 500 mil dos denunciados em razão da prática de crimes de corrupção passiva na Secretaria de Obras e de Meio Ambiente de Porto Seguro; e a manutenção cautelar de afastamento do cargo de Geomar Jesus Oliveira.

De acordo com a denúncia, foram coletadas evidências da existência de um esquema de corrupção na Secretaria de Obras e Meio Ambiente, desde as gestões de 2016 e 2017. Foi identificada uma associação criminosa que pode ser dividida em um núcleo público, conforme o MP-BA.

Leia Mais

Audiência debaterá revitalização da lavoura cacaueira sul-baiana
Tempo de leitura: 2 minutos

A revitalização da lavoura cacaueira, com o perdão das dívidas dos produtores atingidos pelas chuvas, será um dos temas da audiência pública que acontece nesta sexta-feira (18), no auditório do Sest/Senat de Itabuna, a partir das 18h. O evento, organizado pelo PDT local com o apoio da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), contará com a presença de prefeitos da região, fazendeiros, entidades da sociedade civil organizada e do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira do Congresso, deputado pedetista Félix Mendonça Júnior.

O principal objetivo da audiência é somar esforços para pressionar o governo federal a adotar medidas em prol da lavoura. A dívida histórica dos produtores com o Banco do Brasil é de cerca de R$ 1 bilhão, e já se tornou impagável, principalmente após as chuvas que castigaram o sul e extremo-sul do estado entre o final de 2021 e o começo de 2022.

“A maior parte dessa dívida foi contraída a partir de orientações equivocadas da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para o combate à vassoura-de-bruxa. Ou seja, o produtor não teve culpa. Para que a lavoura de cacau na Bahia possa voltar a ser pujante, é preciso não só que haja o perdão desse débito e a liberação de novas linhas de crédito. As chuvas só fizeram piorar a situação”, explicou o presidente do PDT de Itabuna, o médico Edson Dantas.

SELO VERDE

A audiência vai debater ainda o projeto do Selo Verde Cacau Cabruca, que já passou na Câmara, no Senado e retornou para apreciação dos deputados. O objetivo é conferir um selo sustentável de qualidade para atestar que os produtores preservam a Mata Atlântica do sul do estado, bem como a legislação trabalhista, assegurando empréstimos com juros mais baratos e outros benefícios. O texto é de autoria de Félix Mendonça Júnior.

“A lavoura de cacau é hoje ocupada, em sua maioria, por pequenos e médios produtores. Acabou aquela coisa de grandes fazendas, como se lia nos livros de Jorge Amado. A reforma agrária já foi feita naturalmente na cacauicultura baiana, que preserva a Mata Atlântica, é ecologicamente correta no modelo cabruca. Por isso que esses pequenos e sustentáveis produtores precisam de incentivos”, disse o deputado.

65 ANOS DA CEPLAC

Outro tema que será debatido é a revitalização da Ceplac, que completa 65 anos no próximo dia 20. Tramita na Câmara um projeto de indicação de Félix que propõe ao governo a criação da Embrapa Cacau, incorporando a estrutura da Ceplac, inclusive a mão de obra e o corpo de pesquisa. “Não podemos deixar que o conhecimento acumulado por essa estrutura se perca. E a Embrapa é forte, reconhecida internacionalmente, a vai colaborar para que novas pesquisas de aperfeiçoamento da lavoura sejam feitas”, concluiu Félix.

Outros 4,2 milhões de baianos estão com a segunda dose ou a de reforço em atraso
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (17), a secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, afirmou que o estado de mais de 1,3 milhões de pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina contra Covid-19. “Além disso, 4,2 milhões de baianos estão com esquema vacinal incompleto porque já estão no prazo e não tomaram a segunda e terceira doses”, acrescentou.

Até o momento, a Bahia tem 11.391.361 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.229.652 com a segunda dose ou dose única e 3.252.043 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 392.435 crianças já foram imunizadas.

VARIANTE ÔMICRON É RESPONSÁVEL POR 93% DOS CASOS NO ESTADO

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) concluiu, também nesta quinta-feira (17), nova rodada de sequenciamento genético do vírus SARS-CoV-2 e detectou que 93% dos novos casos de coronavírus na Bahia são da variante Ômicron.

Projeto da TXS Invest é apresentado a lideranças empresariais da cidade
Tempo de leitura: < 1 minuto

Diretores da TXS Invest apresentaram a empresários de Itabuna o projeto da Agência Privada de Atração de Investimentos, durante encontro no Shopping Jequitibá, nesta quarta-feira (16). A empresa é parceira da Bamin, responsável pela construção do Porto Sul, em Ilhéus, e de parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Diretor de investimentos da TXS, Virgílio Silva explicou que o momento é de ouvir a comunidade regional e os agentes públicos para estabelecer prioridades e oferecer opções de atração de negócios. “A região tem um potencial imenso de desenvolvimento, e a história de Itabuna a credencia a ser um polo econômico de abrangência regional, com um comércio pujante. A agência poderá trazer novas opções nesse sentido”, acrescentou.

Segundo o diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, a comunidade sul-baiana necessita de relação mais estreita com a Bamin, de modo que a construção do porto e da ferrovia seja um vetor de integração regional. Para Neto, a criação da agência facilita esse estreitamento. “Precisamos conhecer a estrutura dos empreendimentos, as transformações socioeconômicas que eles irão promover”.

Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Mauro Ribeiro, vê na agência uma oportunidade de aceleração da complexidade econômica de Itabuna. “Nós temos uma região forte no comércio, no serviço, e precisamos também avançar em outras áreas, na mineração, na parte logística, estruturar o turismo. E, através dessa diversificação, criar novas alternativas e fortalecer as atividades econômicas já existentes”, concluiu.

Além de Itabuna, a agência vai atuar em Canavieiras, Una, Ilhéus, Uruçuca e Itacaré.

Rui afirma que futuro político depende de decisão coletiva
Tempo de leitura: 2 minutos

Na tarde desta quinta-feira (17), em Terra Nova, o governador Rui Costa (PT) foi perguntado sobre o seu futuro político e afirmou que não vê problema em continuar no governo até o final do mandato, o que significaria abrir mão de tentar vaga no legislativo nas eleições deste ano.

Porém, não descartou a possibilidade de seguir outro caminho, se isso for demandado pelo grupo político que integra. Segundo Rui, essa será uma decisão coletiva.

“Eu não tomo decisão – nem de um jeito nem de outro, nem para ser candidato nem para deixar de ser candidato – apenas considerando um voo solo de uma carreira solo. Eu não sou assim. Nunca fiz política assim. Não acredito em que faz política assim”, declarou.

ESPECULAÇÕES

A fala do governador pareceu responder especulações a respeito da reunião que teve, na última terça-feira (15), com o ex-presidente Lula e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PP). Correram notícias de que Rui teria manifestado o desejo de se candidatar ao Senado.

Duas fontes que acompanham as movimentações partidárias em Salvador disseram ao PIMENTA que Rui está mesmo inclinado a disputar a única vaga para a Câmara Alta.

Nesse caso, a cabeça da chapa para o Palácio de Ondina seria Otto, que, até aqui, tem reafirmado a intenção de ser reeleito senador. Ao vice-governador João Leão (PP), caberia assumir o governo do estado em abril e indicar o vice da majoritária governista.

Para refutar o cenário hipotético acima, logo após a reunião de terça-feira (15), Jaques Wagner apressou-se em anunciar que ainda é pré-candidato a governador.

NÃO NOS CONVIDARAM

Ontem (16), o secretário de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães (PCdoB), pôs em questão a continuidade da pré-candidatura de Wagner, conforme declaração ao programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM.

Hoje (17), em nota à imprensa, Davidson esclareceu que falava apenas da dificuldade de o mesmo partido ocupar duas das três posições da chapa majoritária. “Em momento nenhum foi falado da impossibilidade de candidaturas. É bom deixar claro que quem atribui essa afirmativa a mim ou ao PCdoB tem o objetivo claro de criar intriga, pois temos nas relações políticas com o senador Jaques Wagner um grande apreço”.

Na mesma nota, Davidson afirmou que o PCdoB não participou de nenhum articulação sobre a majoritária na Bahia.

Coronel Coutinho entrega a Rosemberg o diploma de Amigo da Polícia Militar || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar da Bahia, que hoje completa 197 anos, concedeu ao deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) o título de Amigo da PM, honraria oficial destinada a personalidades civis de destaque e em reconhecimento pela significativa contribuição ao engrandecimento da Corporação. A honraria foi concedida ao parlamentar pelo comandante-geral da PM baiana, coronel Paulo Coutinho, durante evento na Vila Militar, em Salvador.

O evento cívico-militar teve a presença do governador Rui Costa e de outras autoridades estaduais e municipais. A solenidade teve ainda a entrega de novas viaturas, medalhas por Tempo de Serviço, à integrantes da tropa, e de títulos de Amigo da PM, a personalidades civis.

Rosemberg Pinto disse que se sente extremamente honrado com o título. “Aproveito para parabenizar essa instituição, quase bicentenária, tão importante na vida de todos nós. Muito temos a comemorar, nesses últimos anos, com uma Polícia equipada, do ponto de vista das relações humanas e materiais, criando um processo de inteligência e garantindo uma segurança pública de qualidade e com eficiência”, disse Rosemberg.

COMBATE AO CRIME

Para o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, o trabalho de contenção em defesa da vida, patrulhamento e proteção dos baianos tem avançado com resultados significativos no combate ao crime. “O serviço de Polícia Militar é muito dinâmico e estamos fazendo isso através da utilização da inteligência policial e também com trabalhos interagências. Como parte importante da luta na proteção dos baianos, destaco a redução de 17,5% de homicídios”, comemora.

Durante a solenidade, Rui Costa entregou 177 novas viaturas à PM, das quais 150 motocicletas e 27 caminhonetes. O governador ainda anunciou aumento do efetivo, com mais 2.700 militares, até o final do ano, com o ingresso, com ingresso de 1.000 PMs em março.