Inscrições começaram nesta terça-feira (22)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano oferta 155 vagas para cursos técnicos, na modalidade presencial, no Campus Uruçuca, no sul da Bahia.

A formação profissional é voltada para estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio. Os cursos oferecidos são os de Técnico em Agrimensura, Técnico em Agropecuária e Técnico em Alimentos.

As inscrições começaram nesta terça-feira (22) e seguirão até 8 de abril. Para se inscrever, é necessário acessar a página do IF Baiano e preencher o formulário de inscrição.

A divulgação da lista de selecionados(as) está prevista para o dia 14 de abril. As aulas serão iniciadas ainda neste semestre, com duração de 2 anos. Obtenha mais informações no edital.

Moacyr Leite, Jair Bolsonaro e Águido Muniz durante reunião em Brasília
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (DEM), solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (PL), em reunião nesta segunda-feira (21) em Brasília, apoio do governo federal à retomada do desenvolvimento da lavoura cacaueira no sul da Bahia. O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Águido Muniz, também participou da audiência, assim como representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

Bolsonaro mostrou-se disposto a atender às demandas do agronegócio baiano, segundo Moacyr. O presidente determinou que a ministra Tereza Cristina inclua o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na agenda de trabalho com as lideranças da Bahia.

Moacyr avaliou o resultado da audiência de forma positiva. “Estou feliz muito feliz e satisfeito com a nossa reunião, além de estar extremamente esperançoso com os resultados que virão, na certeza de que a nossa região terá um grande impacto positivo com o apoio e luta do governo federal na missão em prol do nosso desenvolvimento”.

Secretária Sônia Fontes com os ministros João Roma e Tarcísio Freitas || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária de Planejamento de Itabuna, Sônia Fontes, reforçou o pedido de duplicação de trecho da BR-101 que corta a área urbana de Itabuna. Sônia esteve ontem (21) com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Leite dos Santos Filho.

Pelo projeto, o trecho duplicado vai do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sentido Itajuípe, até uma pedreira localizada na região do Serrado, sentido Buerarema. A Prefeitura, afirma Sônia Fontes, está desenvolvendo projeto de implantação de moderna avenida entre a Avenida Princesa Isabel, do final de linha do Bairro São Caetano ligando-a à BR-101.

Sônia Fontes esteve com o diretor-geral e com os ministros João Roma (Cidadania) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura). Tarcísio esteve no sul da Bahia para vistoriar as obras de alargamento de trecho da Rodovia Ilhéus-Itabuna, onde enfrentou protesto de ciclistas que cobram a volta de acostamento na estrada que liga os dois maiores municípios do sul da Bahia. O ministro se comprometeu a apresentar projeto e construir acostamento nos trechos alargados.

Paulo Rangel (PT) preside Alba até o dia 7 de março || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a viagem do titular Adolfo Menezes (PSD) ao exterior, o deputado Paulo Rangel (PT) assumiu, hoje (2), a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. O petista ficará à frente da Alba até o dia 7 de março.

De acordo com a Alba, Rangel, que assume o posto pela segunda vez e está no quinto mandato, presidirá a sessão que examinará 40 decretos de calamidade pública, novo marco regulatório nacional e adequação da legislação estadual e da Embasa.

Rangel promete atuação dentro do que foi traçado pelo presidente Adolfo Menezes e dos ritos da Assembleia. “De forma muito discreta e sem nenhuma inovação”, acrescenta. “Qualquer problema mais espinhoso – que espero não aconteça – será debatido e resolvido com os meus pares da Mesa Diretora e com o próprio presidente Adolfo”, completa.

Petrópolis chega a mais de 180 mortes confirmadas por causa das chuvas fortes || Foto Fernando Frazão/ABr
Tempo de leitura: < 1 minuto

O oitavo dia de buscas em Petrópolis, na região serrana, começou com a confirmação de 182 mortos em consequência do temporal de terça-feira (15). Desde então, a cidade tem enfrentado mais chuva, o que prejudica o trabalho das equipes que atuam nos locais de deslizamentos e desabamentos.

O trabalho de reconhecimento de vítimas fatais continua sendo feito pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Dos 182 óbitos registrados até agora, 111 são mulheres, 71 homens e 32 crianças. Desse total, 168 foram identificados, 152 encaminhados para funerárias e os demais aguardam as famílias para a liberação.

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), além dos 182 corpos, sete despojos, que são fragmentos de corpos, chegaram ao Instituto Médico Legal (IML). Até o momento, conforme a secretaria, 89 registros de desaparecidos foram feitos na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

A Defesa Civil recebe o apoio de diferentes setores do município, dos governos estadual e federal no suporte aos atendimentos que passaram de 1,3 mil ocorrências, a maior parte de deslizamentos. Informações d´Agência Brasil.

Arena do Verão Costa a Costa será montada na Praia do Malhado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O projeto Verão Costa a Costa vai movimentar a Praia do Malhado, em Ilhéus, nesta sábado (26) e no domingo (27), com atividades das 8h às 17h. O projeto da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promoverá atividades e oficinais esportivas de lazer e cultura.

“O Verão Costa a Costa busca fomentar e promover o esporte, o turismo, a cultura e o entretenimento, além de gerar trabalho e renda para a população local. Já levamos o projeto para Prado, Porto Seguro, Alcobaça e Itacaré e estamos retornando a Ilhéus para mais uma edição de sucesso”, explica o titular da Setre, Davidson Magalhães.

ESPORTES RADICAIS

O público ilheense terá acesso a equipamentos de esportes radicais, como arvorismo, bungee trampolim, escalada indoor, full pipi e giromaster.

Para acessar a arena, os interessados deverão fazer cadastro prévio e, no dia do evento, apresentar comprovante de vacinação atualizado, além de usar máscara. A organização do evento também vai monitorar o limite de público, de forma constante, e disponibilizar pontos de álcool em gel para higienização das mãos.

Leia Mais

Homem também é suspeito de agredir ex-companheira, que é mãe das vítimas de estupro
Tempo de leitura: < 1 minuto

No último sábado (19), a Polícia Civil prendeu um homem de 32 anos suspeito de estuprar duas meninas em Gandu, no sul da Bahia.

Os crimes, segundo os investigadores, ocorreram de 2017 a 2019, quando as meninas, que são irmãs, tinham 12 e 13 anos. O homem também é investigado pelo estupro de crianças, uma delas em Vitória (ES).

Além do crime de estupro de vulnerável, o suspeito foi autuado por lesão corporal contra a ex-companheira, que é mãe das adolescentes. Com informações do G1.

Negócio ainda depende da aprovação de instâncias colegiadas do clube carioca
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Club de Regatas Vasco da Gama assinou memorando com o fundo de investimentos norte-americano 777 Partners, que prevê acordo de R$ 1,7 bilhão, informa o jornalista Lauro Jardim em sua coluna no jornal O Globo.

O memorando estabelece que a 777 Partners pagará R$ 700 milhões para se tornar dona de 70% das ações da empresa que surgirá do negócio internacional, a Vasco SAF. Os gringos também assumirão a dívida de outros R$ 700 milhões do clube, com a promessa de também reformar o Estádio São Januário.

O documento, segundo o jornalista, foi assinado em Miami pelo presidente do Vasco, Jorge Salgado, e pelo fundador da empresa estrangeira, Joshua Wander.

Para ser concretizado, o negócio depende do aval de duas instâncias colegiadas do Vasco, a assembleia geral de sócios e o conselho deliberativo. Além disso, os investidores impuseram como condição uma due diligence, espécie de pente-fino nas contas do clube.

 

 

 

Sistema vai prevenir contra risco de acidentes e agravo à saúde do trabalhador
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, iniciou a implantação do Sistema Integrado de Automação em Segurança do Trabalhador (Siast), que atuará no controle, prevenção e cuidado com a saúde dos seus mais de 330 colaboradores.

Além de prevenir contra riscos e agravos à saúde, o Siast também promoverá orientações, palestras e campanhas educativas para reforçar a necessidade de o servidor manter a máxima proteção no seu ambiente de trabalho.

“Dentre as etapas planejadas, está o desenvolvimento de programas para promoção e preservação da saúde dos trabalhadores, levando em consideração as exposições submetidas por cada setor do hospital e suas singularidades”, explica a enfermeira do trabalho Gláucia Marques, que coordena a iniciativa.

PROTEÇÃO

Paralelamente à construção do SIAST, o hospital também trabalha na implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que atua na prevenção de doenças e acidentes de trabalho com intuito de promover a integridade física e saúde do colaborador.

“O médico do trabalho acompanhará a saúde dos colaboradores, por meio de exames específicos para cada função”, esclarece Gláucia, acrescentando que, a partir deste olhar, junto com equipe de Medicina do Trabalho, é possível adotar medidas de segurança no âmbito de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) ou de risco à saúde.

Jaques Wagner e Rui Costa: unidade da base governista passa por acerto dos amigos de longa data
Tempo de leitura: 2 minutos

 

Se a ideia de ficar sem mandato incomoda Rui, o governador também não parece disposto a se candidatar novamente a deputado federal, alternativa que resolveria quase todos os problemas da coalizão governista no estado e, de quebra, teria força para turbinar a chapa proporcional do PT de forma avassaladora.

 

Thiago Dias

É tradição que governadores populares postulem cadeira no Senado. Tradições, naturalmente, não vinculam os agentes políticos, ainda que exerçam influência sobre seus movimentos.

O ex-governador Jaques Wagner (PT), por exemplo, só foi eleito senador em 2018, quatro anos após deixar o Palácio de Ondina. Nas eleições de 2014, o grupo governista escalou Otto Alencar (PSD) e garantiu a única vaga ao Senado.

O cenário atual tem elementos parecidos com o de 2014. Um governador popular no fim do segundo mandato, Rui Costa (PT), e apenas uma cadeira para a Câmara Alta, novamente pleiteada por Otto.

Até o início da semana passada, quando lideranças governistas da Bahia se reuniram com Lula em São Paulo, o roteiro de 2014 parecia consolidado para 2022. A chapa majoritária teria um petista candidato a governador, Wagner, com Otto disputando a reeleição e o PP indicando o candidato a vice-governador.

Ainda durante a reunião daquela terça-feira (15), surgiu a especulação de mudanças à vista, sugerindo a retirada da pré-candidatura de Wagner, que seria substituído por Otto como candidato a governador, abrindo caminho para Rui se candidatar ao Senado. Uma semana depois, ficou claro que as possíveis alterações da composição da majoritária não agradam a Wagner nem a Otto, além de Gilberto Kassab, presidente do PSD, que chamou a hipótese de “punição”.

E a Rui, agradariam? Ao que tudo indica, sim, pois é o próprio governador quem se coloca à disposição dos aliados para ser candidato ao Senado ou se manter no governo até o final da gestão (veja aqui).

A tradição política não torna atraente a governadores a possibilidade de disputar vaga para a Câmara dos Deputados, já que, para estes, o caminho natural é mesmo o do Senado. No entanto, se a ideia de ficar sem mandato incomoda Rui, o governador também não parece disposto a se candidatar novamente a deputado federal, alternativa que resolveria quase todos os problemas da coalizão governista no estado e, de quebra, teria força para turbinar a chapa proporcional do PT de forma avassaladora.

Thiago Dias é repórter e comentarista do PIMENTA.

Aposta premiada é do município de Valença || Foto Mateus de Queiróz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma aposta de Valença, no baixo-sul da Bahia, acertou cinco dezenas do concurso 2.455 da Mega-Sena, sorteado neste sábado (19), e faturou R$ 153 mil, prêmio dobrado em razão do bilhete ter sido preenchido com sete números.

Outras 43 apostas também acertaram cinco dezenas e cada uma vai render premiação de R$ 76.582,32. Além disso, cada um dos 3.811 apostadores que acertaram quatro números garantiu prêmio de R$ 1.263,11.

Como ninguém acertou as seis dezenas, o prêmio da Mega-Sena foi acumulado e poderá chegar a R$ 37 milhões no próximo sorteio, nesta terça-feira (22). Também haverá sorteios na quinta (24) e no sábado (26).

Rui Costa teria o desejo de disputar vaga ao Senado Federal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Numa entrevista à jornalista Miriam Leitão, da GloboNews, nesta segunda-feira (21), o governador Rui Costa (PT) não descartou disputar uma vaga ao Senado Federal. A íntegra da entrevista será exibida às 23h30min de hoje no canal por assinatura.

Ele se disse disposto a ajudar o grupo político na Bahia “da melhor maneira possível” na sucessão estadual, o que incluiria cumprir todo o mandato. “Teria o maior orgulho de ficar”. Porém, afirmou que pode disputar o Senado, se o grupo assim achar melhor. “O meu nome estará à disposição”.

Nos bastidores, a informação corrente é de que o desejo do nome de Rui na corrida pela vaga ao Senado seria um desejo do próprio governador, o que levou a uma reunião dele com o ex-presidente Lula e os senadores Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT).

Wagner, que defendeu o nome de Rui ao governo baiano em 2014, tem ouvido fortes apelos, principalmente no PT, para que não fraqueje na intenção de disputar a sucessão ao Palácio de Ondina. Caso o petista abra mão, o nome seria o de Otto Alencar (PSD) para o governo. Otto, porém deseja disputar a reeleição.

Vetos do prefeito de Ilhéus estão na pauta legislativa desta terça-feira (22)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (22), a Câmara de Vereadores de Ilhéus decidirá se derruba ou mantém veto do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), ao Projeto de Lei n.º 038/2021. Aprovado pela Casa no ano passado, o projeto estabelece o percentual mínimo de 50% de mulheres na composição dos conselhos municipais.

Segundo o prefeito, apesar do nobre propósito da paridade de gênero nos conselhos do município, o projeto contraria dispositivos da Constituição Federal, da Constituição Estadual e da Lei Orgânica do Município.

Os vereadores também vão apreciar veto do prefeito ao Projeto de Lei n.º 040/2021, que propôs a instalação em praças e parques públicos de brinquedos adaptados e desenvolvidos para crianças com deficiências motoras.

Equipe da 69ª CIPM prendeu agressor no Condomínio Sol e Mar
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipe da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) fazia ronda no Condomínio Sol e Mar, em Ilhéus, na noite do último sábado (19), quando flagrou um homem dando socos em uma mulher.

Os policiais se aproximaram do local e constaram que o homem estava com uma faca. A chegada da Polícia Militar conteve o agressor, que foi preso e levado para a delegacia da Polícia Civil, no centro de Ilhéus.

Professor Meirelles, à esquerda, ministra curso de energia solar fotovoltaica
Tempo de leitura: < 1 minuto

O curso de Energia Solar Fotovoltaica foi ministrado, nos dias 17, 18, 19 e 20 de fevereiro, em Itabuna, pela Eletec. Trata-se de um curso de capacitação com aulas teóricas e práticas e que contou com a participação de profissionais de Itabuna e região.

De acordo com o professor e ministrante do curso, Edson Meirelles, os alunos saem preparados para trabalhar com dimensionamento e instalação de sistemas de Energia Solar Fotovoltaica On Grid, Off Grid e de Bombeamento de Água.

A empresa ministrante do Curso, a Eletec Cursos, faz parte do grupo da Escola Técnica Central de Guanambi e já capacitou mais de 1.000 profissionais nos estados da Bahia, Minas Gerais, Tocantins e Maranhão.

“Este é o mercado que mais oferece oportunidades de ingresso e crescimento profissional no Brasil e no mundo. A previsão é de crescimento superior a 300% neste ano, e já está faltando profissional capacitado no mercado”, reforçou o professor Meireles.

CURSO EM ILHÉUS

Segundo ele, é grande a expectativa para a turma de Ilhéus, onde o curso será ministrado nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de fevereiro. Os interessados no Curso de Energia Solar de Ilhéus poderão obter informações pelo WhatsApp (77) 9 9944 6138.