Rio Cachoeira transbordou em alguns trechos em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

As chuvas que caem fortemente no sul da Bahia deixaram, pelo menos, 10 famílias desabrigadas em Itabuna neste final de semana. Os mais atingidos com o grande aumento de volume do Rio Cachoeira foram moradores da zona oeste da cidade. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) prestam socorro às vítimas.

A maioria das famílias foi transferida para o Grupo Escolar Leonor Pacheco, no bairro Maria Matos (Rua de Palha, e outras para a Igreja Assembleia de Deus na localidade. As equipes de apoio atuaram até por volta das 2h da madrugada deste domingo (5) na remoção das vítimas que moram em casas de madeira ou barracos. Quatro famílias estão abrigadas na escola e duas na igreja do bairro.

Outras famílias foram abrigadas em casas de parentes e amigos e outras se negaram a sair do local, mas estão sendo acompanhadas pela Defesa Civil, conforme a Prefeitura de Itabuna. O Rio Cachoeira transbordou na noite de sábado (4). Além de abrigo, as famílias receberam material de higiene e refeições.

RELATÓRIO

De acordo com Relatório de Ocorrência da Semps, as famílias são todas residentes na Rua Eucalipto, no bairro Maria Matos (Rua de Palha). “O motivo da ocorrência se deu pelo alagamento ocorrido em unidades habitacionais improvisadas que ficam às margens do rio. No total foram desabrigadas seis famílias, com 20 pessoas entre gestantes, crianças e adultos”, diz o texto.

No centro da cidade, a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb) iniciou a remoção de grande quantidade de baronesas que se acumulavam na calha do Rio Cachoeira e que, há mais de duas semanas, remontam nos pilares da ponte Miguel Calmon que liga o centro da cidade ao bairro Góes Calmon. Para isso, está sendo utilizada uma retroescavadeira estacionada sobre a ponte, que teve os guarda-corpos removidos para a execução do serviço.

Salvador recebe primeiro voo direto de Florianópolis || Foto Ana Paula Cabral
Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro voo direto da Gol, de Florianópolis para Salvador, pousou na capital baiana na tarde deste sábado (4). Os passageiros foram recebidos por uma equipe da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), ganharam fitinhas do Senhor do Bonfim e posaram para fotos com a tradicional baiana.

A aposentada catarinense Mônica Barroso desembarcou acompanhada da mãe, para passar uma semana em Salvador. “Já conhecemos a cidade, mas é sempre bom voltar. Viemos matar a saudade, visitar um familiar e relaxar”.

Ainda em dezembro, a Gol vai ampliar as conexões de Salvador com outras cidades da Bahia e do Nordeste, por meio da parceria com a companhia Voepass. A oferta de voos regulares será 30% maior que no mesmo mês de 2020.

A capital baiana contará com quase 40 mil assentos distribuídos em 581 voos, em rotas que atendem os municípios baianos de Porto Seguro, Barreiras, Ilhéus e Vitória da Conquista, além de Petrolina (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE).

Programa Médicos pelo Brasil abre vagas em todo o País
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Saúde publicou edital para a seleção de mais de 21,5 mil vagas no Programa Médicos pelo Brasil. Os profissionais poderão atuar em 5.233 municípios brasileiros, ou seja, quase 94% do país. O ato está publicado na edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (3).

Entre os municípios baianos com vagas disponíveis estão Itabuna, Ilhéus, Almadina, Buerarema, Canavieiras, Coaraci, Camacan, Floresta Azul, Gandu, Itajuípe, Ilhéus, Itororó, Ipiaú, Una e Uruçuca. Para Itabuna, são 19 vagas abertas.

A lista inclui ainda municípios como Alagoinhas, Itamaraju, Eunápolis, Porto Seguro, Mucuri, Teixeira de Freitas, Santa Cruz Cabrália, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Salvador, Juazeiro, Camaçari, Guanambi, Paulo Afonso e Valença. Para atuar na capital baiana, serão ofertadas 134 vagas.

PROJETO MAIS MÉDICOS

O programa substituirá gradativamente o Projeto Mais Médicos para o Brasil no provimento desses profissionais para a Atenção Primária à Saúde (APS), a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O edital de adesão está previsto para ser publicado nesta segunda-feira (6). O edital do processo seletivo para médicos também será publicado ainda neste mês.

O Programa Médicos pelo Brasil foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade. O orçamento previsto para execução no primeiro ano de trabalho é de R$ 1,2 bilhão. Acesse aqui a lista de municípios com oferta de vagas.

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Apesar de o governador e a atmosfera política nacional à época dificultarem até o último minuto, todas essas pessoas da nossa comunidade conseguiram fazer a pressão necessária.

 

Mariana Ferreira | marianaferreirajornalista@gmail.com

A nossa Uesc completa hoje 30 anos de estadualização. Ela é a prova cabal de que, quando unida em prol do coletivo, uma sociedade pode mudar seu destino. O marco das três décadas da universidade sul-baiana inevitavelmente traz à luz toda a luta travada pela comunidade regional para que ela fosse, enfim, tornada pública, gratuita, acessível a todos que tivessem o sonho do ensino superior, o que, para orgulho da nossa história, foi concretizado naquele 5 de dezembro de 1991: a Fespi – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna tornava-se, enfim, a Universidade Estadual de Santa Cruz.

A persistência dos alunos, professores, servidores, setores econômicos, poderes públicos, da imprensa e uma gama de outros segmentos, que começou na segunda metade da década de 1980, conquistou a democratização do ensino superior num contexto no qual não mais cabia aquela escola particular, que era mantida por um “tripé” econômico formado por Ceplac, governo do estado e mensalidades pagas pelos alunos, sendo que estas se tornaram exorbitantes em função da crise que cercava a nossa região.

Esse cenário, agravado por uma paralisação geral na Fespi, já sinalizava a necessidade de torná-la pública, como descrito no documentário A Contrapartida, que produzi para contar um pouco dos bastidores dessa história. O documentário está disponível no Youtube e traz entrevistas, vários recortes da época e algumas revelações.

Nesses 30 anos de Uesc, é imperativo aplaudir a sociedade responsável por essa vitória e reverenciar cada indivíduo engajado nessa luta. Essas centenas de pessoas jogaram para escanteio diferenças históricas, disputas partidárias e mostraram a força que aquela união traduzia. Apesar de o governador e a atmosfera política nacional à época dificultarem até o último minuto, todas essas pessoas da nossa comunidade conseguiram fazer a pressão necessária. Portanto, deixo aqui a minha reverência a quem se empenhou e se empenha pela valorização da nossa Uesc, que ano após ano colhe a honra de estar em destaque em alguns dos principais rankings universitários internacionais. A luta valeu a pena.

Mariana Ferreira é comunicóloga e autora do documentário A Contrapartida.

Clique no play e assista ao documentário.

Canoístas baianos conquistam 21 medalhas no primeiro dia do Brasileiro de Canoagem|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Os atletas do sul da Bahia deram um show no primeiro dia de provas nas águas do Parque Municipal Paulo Gorski, em Cascavel, no Paraná, neste sábado (4), pelo Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. A competição é disputada por 380 atletas de diferentes estados.

A delegação baiana conquistou 21 medalhas. São cinco ouros, oito pratas e oito bronze. Na categoria C1 menor Masculino, o ouro foi conquistado por Adalberto Assunção (AUEC-ACC), seguido de Lucas Santos ( ACI) e Tailom Nascimento ( ACI). No C1 Júnior Masculino, o atleta Magno Coutinho (AMC) foi prata e Izaquiel Santos ( AUEC – ACC) bronze.

Na categoria C1 Cadete Masculino, o ouro foi conquistado por Jonata dos Santos (ACC), que foi seguido de Gabriel Nascimento ( AUEC-ACC) e Cauan dos Santos (ACI). No C2 Menor Masculino, a dupla Adalberto Assunção e Diógenes Lopes (AUEC-ACC) ficou com ouro e, Max dos Santos e Guilherme Nery ( AMC) conquistaram a prata. O bronze foi para a dupla Pedro Henrique Silva e Cauan Pimentel ( ACC)

MAIS MEDALHAS

No C2 Cadete Masculino, o ouro foi conquistado pela dupla Jonata dos Santos e Victor Lucas Máximo ( ACC). A prata ficou com Gabriel Nascimento e Luiz Fernando Assunção (AUEC-ACC) e o bronze com Cauan Ivo dos Santos e Andrique Santos (ACI). No C2 Júnior Masculino, a delegação baiana conquistou prata com a dupla Izaquiel Santos e Edenilton Martinhos (AUEC-ACC) e o bronze foi para Aquila Nascimento e Sérgio Gabriel (ACC).

Na categoria C2 Sênior Masculino, a dupla Filipe Vinícius Santana e Evandilson Avelar (ACC) faturou o ouro. A prata ficou com Dalvan Oliveira e Milton Oliveira (ACC) e, bronze foi conquistado por Mateus Cruz e Diego Nascimento (ACI).

Na categoria K1 Menor Masculino, a medalha de prata foi conquistada por Cristian dos Santos (ACI). No K2 Cadete masculino, a dupla Caio Rosário e Nicolás Ferreira (ACI) ficou com o bronze.

Loja será a primeira de materiais de construção em um shopping no Nordeste
Tempo de leitura: < 1 minuto

A rede de lojas de materiais para construção Buriti inaugura a quinta unidade do grupo, na próxima terça-feira (7), no Shopping Jequitibá, em Itabuna. Será a primeira loja do segmento em um shopping center no Nordeste.

A nova loja terá 600 metros quadrados e terá grandes marcas das áreas de iluminação, tintas, metais, porcelanatos, pisos e louças. “É um novo conceito de loja em materiais para construção, possibilitando a grande experiência de fazer compras à noite, em segurança, em horário estendido, e também aos finais de semana”, disse o empresário Luiz Ribeiro.

A nova loja será a quarta do grupo no sul da Bahia. A Buriti também possui filial em Jequié, no sudoeste baiano, inaugurada em 2021, num total de 5 unidades. Com Centro de Distribuição, o grupo atinge neste ano total de 200 colaboradores, segundo Luiz Ribeiro.

Seminário reuniu gestores municipais do sul da Bahia || Foto Rodrigo Macedo
Tempo de leitura: 2 minutos

A apresentação de demandas dos municípios do sul da Bahia encerrou, nesta sexta-feira (3), a edição de 2021 do Seminário Gestão e Inovação – Melhorias da Gestão Pública Municipal, promovido pela Amurc, Uesc e Sebrae. A ideia, segundo o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, é que as pautas anunciadas pelos prefeitos associados possam ser encaminhadas às instâncias específicas de governo.

O evento reuniu prefeitos, secretários municipais, representantes de instituições regionais e estaduais e especialistas na área de Gestão Pública, que levaram temas atualizados. Dentre os assuntos pontuados e eleitos pelos gestores para a carta de encaminhamento do evento, estão Turismo, Resíduos Sólidos, Lutas Municipalista, Coelba, Região Metropolitana, Tabela do SUS, Receitas Municipais, Aposentadoria, TCM e Cacau.

O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, avaliou o evento como um momento extremamente importante de interação entre os gestores para debater as gestões municipais. “Trocamos ideias e pudemos acompanhar as palestras de profissionais que nos trouxeram mais conhecimento para uma melhor atuação na gestão pública”.

Marcone Amaral: troca de ideias e ferramentas para gestão pública

A gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, destacou que o Seminário trouxe novas perspectivas para o futuro desafiante nos próximos anos, com temas relevantes e a participação ampla dos prefeitos que compreendem a necessidade de fazer uma gestão com eficiência e inovar seus modelos de gestão.

“Uma das questões mais urgentes para gestão pública é trabalhar a questão da transformação digital. Colocar a gestão de uma forma cada vez mais digital e entender que os gestores públicos precisam estar preparados para lidar com esse novo momento, mudando os fluxos de processo para que diante da escassez de recursos federais possa ampliar a qualidade de gastos e reverberar em mais investimentos para a sociedade”, disse.

TECNOLOGIA E GESTÃO EFICAZ

Na área de Inovações na Gestão Pública Municipal, o secretário de Governança, Gestão e Transparência de Coronel Fabriciano (MG), José Márcio Gomes Pereira, apresentou alguns projetos desenvolvidos na gestão, a partir da implementação da tecnologia. “Tecnologia é uma ferramenta que vai corroborar na atuação eficaz diária do Gestor Público, com custo menor. Sem tecnologia a gente não consegue alcançar os resultados aos quais as gestões se propõem a está realizando para trazer bem estar ao cidadão”.

O secretário de Planejamento do município de Itacaré, Marcos Vinícius Souza, “Japu”, parabenizou a iniciativa do evento e os insights para o desenvolvimento da inovação na Gestão Pública. “Nesse momento de pandemia, nós precisamos de novas ferramentas e de novos olhares de como fazer uma gestão. O seminário trouxe algumas leituras extremamente importantes de como a gente pode funcionar ainda melhor”, disse.

Wenceslau relembra luta por criação da Uesc: "tivemos a visão contrária de Antônio Carlos Magalhães"
Tempo de leitura: 3 minutos

Thiago Dias

A Lei Estadual 6.344/1991, que criou a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), completará 30 anos na próxima segunda-feira (6). Na última quinta (2), a Câmara de Vereadores de Ilhéus celebrou o marco histórico com sessão especial requerida pelo vereador Cláudio Magalhães (PCdoB). O PIMENTA cobriu a cerimônia e, com esta matéria, inicia série sobre a “maior invenção da civilização grapiúna” – para usar palavras do reitor Alessandro Fernandes de Santana.

Presente na sessão, o professor de Direito Wenceslau Júnior, ex-vice-prefeito e ex-vereador de Itabuna, apresentou ao PIMENTA seu ponto de vista sobre a história da qual fez parte como liderança estudantil. Ele foi o único presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que exerceu o mandato nas duas instituições, primeiro na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi) e, depois da estadualização, na Uesc.

FOGUEIRA DE CARNÊS

Quadro orgânico do Partido Comunista do Brasil, Wenceslau Augusto dos Santos Júnior, 51, relembra que a década de 1980 foi marcada pela ascensão neoliberal. Na presidência de José Sarney (1985-1990), os acordos MEC-USAID ainda pressionavam o Brasil a adotar um modelo de privatização do ensino superior, sob a influência política norte-americana. Na sigla em inglês, USAID significa Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

Como quase tudo no sul da Bahia, a história da Uesc é atravessada pela saga do cacau. A família Nabuco, que doou o terreno onde o Campus Soane Nazaré seria erguido, foi grande produtora do fruto de ouro. A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) chegou a cobrir 70% dos custos da Fespi, conta Wenceslau. “Os outros 30% eram custeados pelas mensalidades”. Além disso, a universidade herdou o patrimônio do Instituto de Cacau da Bahia (ICB), extinto em 1992.

A crise da lavoura cacaueira descambou no fim do financiamento. “A Ceplac perdeu muito recurso e não tinha mais como bancar a universidade. Qual foi a solução encontrada por quem dirigia a universidade na época? Aumentar a mensalidade. O aumento foi de 300%. Mesmo que quisessem, os estudantes não tinham condições de pagar. Isso foi em 1987, por aí”, recorda Wenceslau. Indignados com o arrocho, os alunos fizeram uma fogueira com os carnês da mensalidade. “E, a partir daí, começou essa luta”.

Cláudio Magalhães, o ex-reitor Joaquim Bastos, a ex-reitora Renée Albagli e o reitor Alessandro Fernandes || Fotos PIMENTA

TODA LUTA TEM, PELO MENOS, DOIS LADOS

É quase impossível encontrar alguém que tenha sido contra a fundação da Uesc ou, ao menos, que tenha coragem de dizê-lo. Mas, se pessoas travaram uma luta, significa que a estadualização enfrentou resistência. De quem? “Na Bahia, nós tivemos a visão contrária do então governador Antônio Carlos Magalhães”, respondeu Wenceslau Júnior.

Para o comunista, ACM somebte sancionou a Lei 6.344/1991 quando a pressão popular tornou-se irresistível. Já o antecessor de ACM agira diferente. “Quando cheguei, ainda era Fespi, mas já era gratuita, porque [o então governador] Waldir Pires garantiu a gratuidade em 1988 e fez constar na Constituição do Estado da Bahia, a Constituição de 1989, que iria criar a Universidade Estadual de Santa Cruz”, relembra.

Wenceslau Júnior atribui a Davidson Magalhães, secretário de Trabalho, Renda e Esporte da Bahia e presidente estadual do PCdoB, a leitura política que definiu a estadualização como objetivo do movimento popular. Na época, outra corrente defendia a federalização, mas, segundo o professor de Direito da Uesc, essa era uma perspectiva até ingênua diante da conjuntura histórica.

No auge da luta pela estadualização da Fespi, Davidson era vereador de Itabuna, o ex-deputado federal Haroldo Lima (1939-2021) representava a Bahia no Congresso e o professor Luiz Nova era deputado estadual. Conforme Wenceslau, esses três mandatos do PCdoB deram suporte ao movimento, mas o processo político foi capitaneado pelos estudantes, especialmente os comunistas da Viração, corrente estudantil do partido.

“O movimento docente foi importante, participou, fez greve, assim como os servidores, mas a condução da luta foi do movimento estudantil. Essa vitória foi do movimento estudantil da Uesc, que dirigiu de forma ampla e radical, como dizia Haroldo Lima. Era uma luta radicalizada, mas ampla. Ou seja, quem defendia a bandeira tinha voz e espaço. Como lhe disse, até deputados do PFL acabaram vindo participar, prefeitos de todos os partidos. Enfim, o movimento estudantil teve essa capacidade de dirigir com a radicalidade necessária e com a amplitude também necessária para que essa fosse uma luta da região”.

Diretora do Depin, Rogéria Araújo, é homenageada pela Câmara de Santo Antônio de Jesus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito, e a diretora do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Rogéria da Silva Araújo, foram homenageadas com a Medalha de Honra ao Mérito Maria Quitéria pela Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus durante uma sessão especial, nesta sexta-feira (3).

A honraria homenageia mulheres que desempenharam relevante papel na luta pelo progresso e desenvolvimento da Cidade de Santo Antônio de Jesus. A delegada-geral Heloísa Campos de Brito, por motivos de agenda, não compareceu, mas deixou uma mensagem para a Câmara de Vereadores e a população da cidade.

“É motivo de muita alegria receber uma homenagem como esta, concedida pela Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus. Uma cidade de gente muito batalhadora e acolhedora. Seguimos junto com a sociedade, cuidando e protegendo a todos, principalmente aqueles que mais precisam”, comentou.

A delegada Rogéria de Araújo detalhou a satisfação com a homenagem. “Não posso esquecer minha história com esta cidade, a qual tive a alegria de trabalhar por muitos anos, mas também não posso esquecer a referência de competência que é a nossa delegada-geral Heloísa Campos de Brito”, disse ela. “Hoje agradeço a todos os policiais civis desta região pelo empenho de sempre e esta medalha a todas as Marias Quitérias, aguerridas e corajosas, que vencem as dificuldades e seguem ocupando espaços antes restritos aos homens”, completou.

NOVA SEDE DO NEAM

O município foi contemplado com uma nova sede do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam). O projeto Deam Itinerante também contemplou cidades da região da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio), com a Delegacia Móvel da Polícia Civil, atendendo mulheres em Laje, Mutuípe, Ubaíra e Jiquiriçá.

Aumenta a extrema pobreza no Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

Cerca de 12 milhões de pessoas viviam em extrema pobreza no Brasil em 2020, ou seja, com menos de R$ 155 reais por mês, e mais de 50 milhões, ou 1 em cada 4 brasileiros, estava em situação de pobreza, com menos de R$ 450 por mês. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Instituto utilizou nessa análise os parâmetros do Banco Mundial de US$ 1,90 para extrema pobreza e US$ 5,50 para a pobreza, em termos de Poder de Paridade de Compra a preços internacionais de 2011, dentre outras linhas de pobreza usadas para diferentes propósitos no país.

“Quando falamos de pobreza, nesse estudo, estamos nos referindo à pobreza monetária, ou seja, por insuficiência de renda, sem considerar outras dimensões, como acesso à educação, saúde e moradia adequada”, afirma Barbara Cobo, analista do IBGE.

EXTREMA POBREZA

A incidência de extrema pobreza em 2020 ficou estável quando comparada a 2012, início da série, aumentou frente a 2014, ano com menor nível no indicador, e caiu em relação a 2019. Já a proporção de pessoas em situação de pobreza em 2020 caiu em relação a 2012, ficou estável frente a 2014 e reduziu-se em comparação a 2019.

“É importante frisar que esse comportamento foi muito diferente regionalmente. Considerando a linha de US$ 5,50, por exemplo, Norte e Nordeste tiveram quedas em relação a 2019, enquanto Sul, Sudeste e Centro-Oeste apresentaram estabilidade. O comportamento Brasil foi muito influenciado pelo que aconteceu nas regiões Norte e Nordeste”, destaca Cobo.

Pela primeira vez, o IBGE avaliou o impacto dos programas sociais na incidência de pobreza e extrema pobreza no país. Em um cenário hipotético sem o pagamento de benefícios, de 2012 a 2019, a proporção de pessoas nessas condições estaria num patamar de 2 a 3 pontos percentuais mais elevado, mas o comportamento do indicador seria o mesmo.

Porém, em 2020, ano afetado pela pandemia de coronavírus, o impacto da concessão de programas sociais se intensifica: a diferença de patamar com e sem os benefícios seria de 7,2 pontos percentuais para extrema pobreza e 8,0 pontos percentuais para pobreza.

Além disso, haveria uma inversão no comportamento do indicador em relação ao ano anterior, e a proporção de pessoas em extrema pobreza e pobreza teria aumentado ao invés de diminuído.

Leia Mais

Renovação de matrícula na rede estadual começa na segunda-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual da Educação inicia, nesta segunda-feira (6), a renovação da matrícula para o ano letivo 2022 dos estudantes da rede estadual de ensino matriculados e com frequência regular no ano letivo 2021. Já a matrícula para alunos novos começa em janeiro.

Para a renovação de matrícula, o estudante maior de 16 anos ou responsável legal deve comparecer à unidade escolar onde o aluno está matriculado para assinar a lista de renovação. Será obrigatória a atualização cadastral, com a apresentação do original e da cópia de documentos como CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Vacinação.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da Educação, Manoel Calazans, destaca que o Estado garante vaga para todos aqueles que procurarem, mas destaca que os estudantes da rede precisam fazer a renovação. Caso o estudante não faça a renovação, corre o risco de perder a vaga na escola onde já está matriculado.

Ruas de Ubatã ficaram alagadas nesta sexta-feira|| Foto Ubatã Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

As fontes chuvas que caem no sul da Bahia vêm causando prejuízos. Entre os municípios mais atingidos estão Ubatã, Ilhéus e Itacaré, com dezenas de famílias desabrigadas nos últimos dias.  Nesta sexta-feira (3), um  temporal alagou ruas na parte baixa na cidade de Ilhéus, provocando deslizamento de terra e queda de árvore e poste de iluminação. A Defesa Civil registrou pelo menos 15 ocorrências.

Chuvas deixaram dezenas de famílias desabrigadas em Itacaré

Foram registrados 49 milímetros de chuva em um curto período de tempo nesta sexta, segundo a Defesa Civil.  Na quinta, choveu 33 milímetros de 2 às 4 da manhã, com 12 ocorrências. Duas delas com gravidade, uma no Banco da Vitória e outra estrada Ilhéus-Olivença. Mas não houve vítimas. Pelo menos 40 telhados desabaram na cidade nesta semana.  Pedido de socorro pode ser feito pelos telefones 73) 98178-2255 e (73) 98836-2753.

Em Ubatã, várias famílias ficaram desabrigadas depois que um riacho transbordou e a água barrenta invadiu dezenas de casas.  De acordo com pluviômetro da Ceplac,  choveu 70 milímetros na manhã desta sexta-feira. A previsão é de mais chuva para os próximos dias no município do sul da Bahia.

Em Itacaré, pelo 90 pessoas ficaram desabrigadas no início deste semana, após deslizamento de terra e alagamento de dezenas de casas. O município publicou decreto de emergência e levou parte dos desabrigados para escola. A outra parte foi para casas de amigos e parentes.  O pedido de ajuda deve ser feito pelo telefone (73) 98151-2242.

Para não ficar paraplégico, Valentin precisa de cirurgia orçada em R$ 520 mil || Instagram/Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

O destino reservou a Valentin provações que o desafiam a fazer justiça ao significado do próprio nome. No ano passado, com apenas 2 anos e 9 meses de idade, ele foi diagnosticado com um tipo de câncer raro na coluna. O tumor maligno se espalhou pela região torácica a ponto de amassar os pulmões e desviar o coração e a traqueia do pequeno itabunense para a direita.

Clarissa Ávila, mãe de Valentin, explica que, até obter o diagnóstico do caso em São Paulo, a família levou a criança a hospitais em Itabuna e Salvador. Segundo ela, na cidade do sul da Bahia ele chegou a ser submetido a uma drenagem errada, que agravou seu estado de saúde e causou uma infecção bacteriana. Valentin precisou ser transferido às pressas para Salvador. A viagem na UTI aérea custou R$ 22.000,00 e não foi coberta pelo plano de saúde.

Após a primeira cirurgia na capital baiana, ele foi levado para a cidade de São Paulo, onde fez quimioterapia e radioterapia. Valentin venceu a batalha contra o câncer, mas com sequelas dolorosas. Na segunda cirurgia, os médicos retiraram três costelas do pequeno guerreiro, além de partes de três vértebras. A remoção óssea foi necessária, mas deixou sua coluna instável. Ele desenvolveu desvios posturais que acabaram por comprimir sua medula, o que implica em risco grave de perda dos movimentos das pernas.

Com dores lancinantes, Valentin tem dificuldade de se movimentar. Os dias de brincadeira e vivacidade foram substituídos por medicações que o deixam prostrado, a exemplo da morfina. Ver o neto nesse estado é o que mais abala a comerciante Léia Ávila, conforme relatou ao PIMENTA em conversa por telefone nesta sexta-feira (3). “Ele não tem mais a alegria de brincar, de correr, está bem paradinho”.

Agora, Valentin Ávila depende de uma terceira cirurgia para superar as dores e não ficar paraplégico. O único médico especialista habilitado para fazer o procedimento não pode ser pago por meio do plano de saúde. Com os recursos esgotados devido às despesas com viagens, hospedagem e tratamentos, a família de classe média constatou que não tem condições de pagar a cirurgia de descompressão medular – orçada em R$ 520.000,00 – lançou uma campanha para arrecadar doações. Clique aqui para acessar a página da Vakinha. Até o fechamento desta matéria, o valor arrecadado era de R$ 25.850,00.

Clarissa usa o perfil @ovalentevalentin para contar história do filho no Instagram

AVÓ DECIDE VENDER APARTAMENTO E MÓVEIS DE LOJA PARA AJUDAR VALENTIN

Além da campanha criada por Clarissa, Léia colocou o próprio apartamento à venda e decidiu usar o dinheiro das vendas da sua loja de móveis, a La Decor, no tratamento do Neto. O estabelecimento fica no Condomínio Cidadelle, em Itabuna.

Clarissa usa o Instagram para contar a história do filho, compartilhando informações sobre a campanha e a rotina da família na capital paulista. O nome do perfil é @ovalentevalentin.

Palco do Natal Encantado, em frente à Catedral São Sebastião
Tempo de leitura: < 1 minuto

A abertura do projeto Natal Encantado está marcada para as 18h desta sexta-feira (3), na praça frente à Catedral São Sebastião, no Centro Histórico de Ilhéus, com a presença do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD). A primeira etapa da programação seguirá até o próximo dia 8. Depois, no dia 17 de dezembro, uma missa campal ocorrerá na mesma praça.

Resultado de parceria da Prefeitura com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), o evento chega à terceira edição em 2021 e também conta com o apoio financeiro de empresas do município.

Conforme o prefeito Mário Alexandre, além de valorizar e estimular o comércio local, o Natal Encantado proporciona momentos de lazer às famílias ilheenses e aos turistas. “Assim, valorizamos os lojistas e atraímos mais consumidores. Por isso, convido a todos a realizarem suas compras no comércio da nossa cidade”, acrescentou Marão.

Leninha Vila Nova, diretora do Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul
Tempo de leitura: 3 minutos

A diretora do Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul da Bahia, Leninha Vila Nova, afirmou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado não reflete a realidade do ensino baiano nem faz justiça à competência dos professores e alunos. A gestora falou sobre o assunto nesta quarta-feira (1º), em entrevista ao Café com Pimenta.

O ensino médio da Bahia ocupa a 25ª posição no ranking do Ideb, à frente apenas de dois estados, Pará e Amapá. A pontuação do estado foi de 3,5 em 2019, quando a meta era de 4,5. O resultado virou alvo preferencial das críticas da oposição ao governo Rui Costa.

Segundo Leninha Vila Nova, os dados de evasão escolar pesam muito no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Apenas estudantes matriculados nas datas de corte do calendário escolar, que ocorrem em maio e junho, podem fazer as provas usadas na produção do Ideb. Quando mais de 20% dos alunos selecionados não fazem a avaliação, as ausências prejudicam o resultado coletivo. “Se eu tiver 79% da turma na sala e fizer a prova, mesmo que todos tirem 10, o cálculo derruba a nota”, explicou a diretora.

Sem ignorar que o Ideb é um parâmetro objetivo de avaliação, Leninha lembrou que os estudantes da rede estadual obtêm resultados excelentes em testes mais difíceis, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada do ensino superior. “É o mesmo público que faz a prova do Saeb”.

Leninha e equipe com o jornalista Ricky Mascarenhas no Café com Pimenta

O EXEMPLO DE COARACI 

Para reforçar o argumento sobre o Ideb, a professora Rosilene Vila Nova Cavalcante recorreu ao exemplo da Secretaria de Educação de Coaraci, pasta que dirigiu de 2012 a 2015. “Estive secretária com a prefeita Josefina [Castro], uma pessoa que eu tenho como referência de educação e de gestora pública. Quando cheguei, o nosso Ideb não era legal, era 2,1, 2,2”, recordou.

Quando a gestão municipal se debruçou sobre o problema, concluiu que a baixa frequência e a evasão escolar eram as vilãs da história. Cerca de 30% das escolas não podiam ser avaliadas devido à ausência dos estudantes, explicou Leninha. “Se o menino não for fazer a prova, vai contabilizar como se ele tivesse feito e perdido. A gente diagnosticou que o problema era presença. Não era somente a questão do menino saber, era a presença”, reafirmou.

Feito o diagnóstico, a Secretaria pôs em prática um plano de ação para garantir a presença dos estudantes em sala de aula. Segundo Leninha, com o trabalho, o Ideb de Coaraci saltou para 4,1 em um ano.

“O MELHOR QUADRO DE PROFESSORES”

A diretora do Núcleo Territorial de Educação também saiu em defesa da qualidade do corpo docente da rede estadual. “O melhor quadro de professores está no estado da Bahia, porque são todos graduados. Nós temos escolas que têm muitos professores mestres e doutores, que não estão lá fazendo de conta que ensinam. A gente tem um professorado que cumpre suas atividades, que cumpre seu papel pedagógico. Nós ensinamos aos meninos. Não dá para entender que os nossos gestores e os nossos professores não fazem um trabalho de qualidade”.

Confira a edição completa do programa, fruto de parceria do grupo IPolítica com o Blog do Thame e o PIMENTA.