Afya promove formação para docentes de escolas públicas e privadas || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Afya Itabuna abriu inscrições para o Projeto Move, iniciativa gratuita voltada à capacitação de professores do Ensino Médio de todas as áreas do conhecimento. Promovido pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), o programa dissemina metodologias que buscam tornar as aulas mais dinâmicas e estimulem o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.

A formação é destinada a docentes de escolas públicas e privadas e possui conteúdos teóricos, atividades práticas, acompanhamento e apresentação de resultados. Ao final, os participantes receberão certificado de 40 horas. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas.

INSCRIÇÕES ATÉ SEXTA-FEIRA (22)

As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (22) por meio de formulário online (clique aqui). O primeiro encontro presencial está previsto para o próximo dia 30, às 8h, no campus da Afya Itabuna, na Avenida Ibicaraí, bairro Nova Itabuna. O segundo encontro será online. A data ainda será agendada com os participantes.

De acordo com a professora à frente do Move, Fernanda Azevedo, coordenadora do NAPED da Afya Itabuna, a iniciativa foi desenvolvida para oferecer ferramentas práticas e aplicáveis ao cotidiano escolar. “Trata-se de uma imersão em metodologias ativas com a finalidade de tornar as aulas mais dinâmicas e de trazer o aluno para o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem”, destaca a docente.

Deolane Bezerra é presa pela Polícia Civil em São Paulo || Foto Instagram Deolane
Tempo de leitura: 2 minutos

A influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra foi presa nesta quinta-feira (21), em Barueri, região metropolitana de São Paulo. Ela foi detida numa operação conjunta do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil.

Deolane foi detida em sua casa, uma mansão que fica em Alphaville, bairro que concentra condomínios luxuosos.

A Operação Vérnix investiga lavagem de dinheiro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Marco Herbas Camacho, o Marcola, chefe do PCC, que está preso na Penitenciária Federal de Brasília, também é alvo da operação.

A ação é resultado de uma investigação que ocorre há anos e que identificou um esquema milionário ligado à cúpula do PCC.

Os policiais civis cumprem seis prisões mandados de preventivas, além do bloqueio de valores superiores a R$ 327 milhões e apreensão de 17 veículos de luxo e quatro imóveis.

A as investigações da Vérnix também se concentraram na Itália, Espanha e Bolívia, com os investigados entrando na Lista Vermelha da Interpol.

A Polícia Federal e o Ministério Público auxiliam nas buscas internacionais.

Deolane foi presa pela primeira vez em setembro de 2024, durante desdobramentos da Operação Integration. Ela foi detida em Recife pela Polícia Civil, que investigava um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.

QUEM É DEOLANE

Deolane Bezerra tem 38 anos, e é famosa na internet, conhecida por ostentar sua riqueza nas redes sociais, com mais de 20 milhões de seguidores.

Ela ficou conhecida após a morte trágica de seu então marido, o funkeiro MC Kevin, em maio de 2021, que caiu da varanda do quinto andar de um hotel no Rio de Janeiro.

Ela estava hospedada junto de Kevin no mesmo hotel. As investigações da polícia concluíram que a morte do cantor foi resultado de um acidente. O caso foi arquivado.

Após o episódio, a advogada criminalista ganhou fama e fechou grandes contratos de publicidade.

O forte engajamento na internet levou Deolane para a TV e para o universo publicitário. Ela participou de um reality show e teve presença constantes em programas de TV em vários canais.

Mãe de três filhos, ela foi presa em 2024, no Recife (PE), pela Polícia Civil em operação que investigava um sistema de lavagem de dinheiro do crime organizado. A influenciadora era suspeita de participar do esquema.

Ellen dos Santos Reis faleceu hoje, quando completou 24 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A estudante Ellen dos Santos Reis, vítima de atropelamento na BR-415, faleceu nesta quinta-feira (21), no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, onde estava internada desde o acidente, em março. Ela completou 24 anos hoje.

Aluna da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Ellen estudava no Campus Jorge Amado, erguido em área cedida pela Ceplac, em sua sede regional, às margens da Ilhéus-Itabuna. Ela foi atingida por um Fiat Mobi quando atravessava a rodovia sobre a faixa de pedestre, na noite de 16 de março.

O limite de velocidade naquele trecho da rodovia é de quarenta quilômetros por hora. No dia do acidente, o radar de velocidade do local ainda estava quebrado. Ele viria a ser substituído após manifestações de estudantes e da gestão da UFSB.

Ellen dos Santos Reis estudava Licenciatura em Linguagens e era de Mascote, município do sul da Bahia. O corpo será velado hoje, em Mascote, e sepultado amanhã à tarde, na mesma cidade.

Nesta sexta-feira (22), às 13h30min, um ônibus será disponibilizado para os amigos que desejarem se despedir de Ellen. O embargue será na Reitoria da UFSB, em Itabuna. Atualizado às 11h54min para acréscimo de informação.

Em nota, município rechaça irregularidades na gestão de recursos da alimentação escolar || Foto Danilo Matos/Ilhéus24h
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus rechaçou, em nota, a existência de irregularidades na execução de recursos da alimentação escolar na rede municipal de ensino, objeto de investigações da Operação Merenda Digna, deflagrada hoje (21) pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com o governo municipal, a denúncia que deu origem às apurações foi formalizada na 1ª Vara Criminal de Ilhéus. “A Prefeitura, ao tomar conhecimento do feito, manifesta que referida denúncia possui, claramente, cunho político, utilizando-se do aparato investigativo contra uma gestão séria e comprometida com a população”, afirmou.

“Os documentos oficiais da administração vão comprovar, de forma inequívoca, que a denúncia não possui qualquer fundamento. Todo o processo licitatório, a execução dos contratos e a prestação de contas referentes à merenda escolar seguem estritamente a legislação vigente e aos ditames dos órgãos de controle interno e externo”, acrescentou a gestão municipal.

O contrato sob suspeita é de 2025, firmado em caráter emergencial, no valor aproximado de R$ 15,5 milhões, segundo a PF e a CGU. De acordo com a Prefeitura, a gestão colabora com as investigações e fornece todos documentos e dados solicitados pelas autoridades responsável pelo controle externo. “Essa colaboração continuará sendo prestada de forma irrestrita, certa de que, ao final do processo, a verdade prevalecerá”, assegurou.

Abaixo, leia a íntegra.

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação, vem a público prestar esclarecimentos a respeito da Operação Merenda Digna, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga supostas irregularidades na aplicação de recursos destinados à alimentação escolar no município.

Em primeiro lugar, reafirmamos que a atual gestão sempre pautou suas ações pelos mais rigorosos princípios da transparência, da legalidade e do respeito ao dinheiro público. A alimentação escolar é uma prioridade absoluta desta administração, tratada com seriedade, responsabilidade e com todos os controles exigidos pelos órgãos de fiscalização.

A referida operação teve origem em uma denúncia formalizada na 1ª Vara Criminal de Ilhéus. A Prefeitura, ao tomar conhecimento do feito, manifesta que referida denúncia possui, claramente, cunho político, utilizando-se do aparato investigativo contra uma gestão séria e comprometida com a população.

Vale destacar que a Prefeitura de Ilhéus, desde o primeiro momento, tem colaborado integralmente com as investigações, fornecendo todos os documentos, informações e esclarecimentos solicitados pelas autoridades competentes. Essa colaboração continuará sendo prestada de forma irrestrita, certa de que, ao final do processo, a verdade prevalecerá.

Os documentos oficiais da administração vão comprovar, de forma inequívoca, que a denúncia não possui qualquer fundamento. Todo o processo licitatório, a execução dos contratos e a prestação de contas referentes à merenda escolar seguem estritamente a legislação vigente e aos ditames dos órgãos de controle interno e externo.

Por fim, a Prefeitura confia plenamente na Justiça e acredita que, após a devida apuração, ficará demonstrada a lisura de todos os atos praticados. Ao denunciante, restará a lei no sentido punitivo, mas também a que resguarda a honra de uma administração séria, honesta e comprometida com as crianças e jovens da rede municipal de ensino. Temos compromisso com a verdade, transparência e legalidade.

Ilhéus-BA, 21 de maio de 2026.

Prefeitura de Ilhéus

Veículo capotou na Rodovia Ilhéus-Itabuna por volta das 7h20min de hoje || Fotos PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um carro de passeio capotou em um trecho da Rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo à Vila Cachoeira, nesta quinta-feira (21). De acordo com as primeiras informações, o motorista do Fiat Cronos teria perdido o controle do veículo, por volta das 7h20min, numa região que possui sequência de curvas, colidiu contra estrutura rochosa e árvore e capotou. A pista estava escorregadia devido a chuviscos na madrugada e início da manhã.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionada para atendimento aos ocupantes do veículo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para registro da ocorrência e providenciar a liberação da pista, que ficou parcialmente bloqueada no sentido Ilhéus. Atualizado às 8h51min.

Titular da Seinfra-BA, Saulo Pontes fala sobre obras em Uruçuca, Cairu e Maragogipe
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, divulgou vídeo em que usa um mapa do estado para detalhar intervenções do Governo do Estado em três estradas que dão acesso à BA-001, no litoral baiano. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) vai autorizar as obras nesta quinta-feira (21), com a primeira solenidade às 10hmin, em Torrinhas, no município de Cairu.

Na solenidade, Jerônimo assinará a ordem de serviço da pavimentação de 6,4 quilômetros até o Atracadouro de Torrinhas. A benfeitoria, segundo Saulo Pontes, vai encurtar o tempo de acesso à praia Gamboa do Morro e a Morro de São Paulo, ambos na Ilha de Tinharé, e à Ilha de Boipeba, que também pertence ao arquipélago paradisíaco de Cairu.

Ainda nesta quinta-feira (21), às 15h, em Uruçuca, Jerônimo autoriza a pavimentação dos 38 quilômetros da estrada que liga a sede do município ao distrito de Serra Grande, às margens da BA-001.

O pacote de obras também inclui a pavimentação de 16,5 quilômetros de estrada em Maragogipe, do entroncamento com a BA-001 até São Roque do Paraguaçu, “canteiro de obras da ponte Salvador-Itaparica”, acrescentou Saulo. De lá, o trecho que será beneficiado segue até o Porto de Enseada.

A soma dos investimentos ultrapassa R$ 87 milhões, de acordo com o secretário. Abaixo, assista ao vídeo.

Festa vai agitar a cidade de 12 a 14 de junho || Foto IE
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus abriu o credenciamento de pessoas com deficiência interessadas em acessar a área VIP reservada ao público PCD durante o Meu São João Amado 2026, de 12 a 14 de junho. O edital foi publicado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza e prevê 50 vagas por dia, além do direito a um acompanhante para cada selecionado(a).

As inscrições começam ao meio-dia desta quinta-feira (21) e seguem até as 23h59min do dia 25 de maio. O cadastro será feito exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Prefeitura de Ilhéus em seu site. A seleção ocorrerá por ordem cronológica de inscrição, após análise da documentação exigida.

Para participar, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência atualizado em Ilhéus e laudo médico ou outro documento que comprove a deficiência, com indicação da Classificação Internacionais de Doenças (CID). O credenciamento será pessoal e intransferível, válido apenas para o dia escolhido no momento da inscrição.

Segundo o edital, a estrutura contará com sanitários adaptados e equipe de saúde para atendimentos durante o evento. A lista dos selecionados será divulgada no dia 29 de maio, no Diário Oficial do Município.

ATRAÇÕES MUSICAIS

O Meu São João Amado 2026 terá shows de Joelma, Amado Batista, Raí Saia Rodada, Magníficos e Cavaleiros do Forró. A grade também inclui Targino Gondim, referência do forró tradicional nordestino.

A festa ainda terá shows de Tayrone, Kevi Jonny, Danniel Vieira, Vina Calmon, Netto Brito, Kátia Cilene, Aduílio Mendes e Matheus do Acordeon. Relembre a lista completa.

Hospital foi estadualizado e será ampliado || Foto Leonardo Rattes/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia publicou hoje o chamamento público que vai definir a Organização Social responsável pela gestão do Hospital Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim. A unidade foi estadualizada e passará de 87 para 115 leitos, com aumento de 32% na capacidade de internação.

Com a incorporação à rede estadual, o hospital se torna a quinquagésima sexta unidade hospitalar administrada pelo Estado. O novo perfil assistencial prevê atendimento 24 horas em urgência e emergência para adultos, crianças e gestantes, além de internação clínica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica. A estrutura contará ainda com UTI Adulto, UTI Neonatal e unidades intermediárias neonatais.

O hospital também vai oferecer exames e serviços como tomografia, ultrassonografia, hemodiálise, endoscopia e colonoscopia. Segundo o governo, a unidade será referência para municípios como Andorinha, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu e Ponto Novo, atendendo mais de 300 mil moradores da região.

O Estado informou que investirá R$ 21,4 milhões em obras e equipamentos. A primeira fase da operação estadualizada começa ainda em maio, com os 87 leitos atuais. Após a conclusão das obras de adequação, prevista para outubro, o hospital alcançará a capacidade total de 115 leitos e ampliará a oferta de cirurgias e serviços especializados.

Partidos como UB, PL e PP querem transição de 10 anos para novas regras e redução do FGTS || Foto Antônio Cruz/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados adiou para a próxima segunda-feira (25) a apresentação do parecer sobre a proposta que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40h e acaba com a escala 6×1. O texto seria apresentado nesta quarta-feira (20) pelo relator, deputado Leo Prates (REP-BA).

O adiamento ocorreu em meio à pressão de empresários, partidos da oposição e legendas do Centrão para incluir uma regra de transição de dez anos. Parlamentares também defendem a exclusão de categorias consideradas essenciais da redução da carga horária e a diminuição da contribuição patronal ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O presidente da comissão, deputado Alencar Santana(PT-SP), afirmou que as negociações ainda não foram concluídas, mas manteve a previsão de votação do parecer para o dia 26 de maio. Segundo ele, ainda há pontos em discussão sobre a transição das novas regras.

EMENDAS

Duas emendas apresentadas por deputados do PP propõem uma transição de dez anos para o fim da escala 6×1 e mantêm a jornada de 44h para setores considerados essenciais.

Uma das propostas também reduz de 8% para 4% a contribuição patronal ao FGTS e prevê isenção temporária da contribuição previdenciária das empresas. O governo federal defende a redução da jornada sem corte salarial e sem regra de transição. Com Agência Brasil.

Família da jovem chegou a registrar ocorrência policial || Foto Ilustrativa PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma jovem de 18 anos foi encontrada pela polícia nesta terça-feira (19), após fingir o próprio sequestro em Guanambi, no sudoeste da Bahia, segundo a Polícia Civil. As buscas começaram depois que familiares denunciaram o desaparecimento dela na segunda-feira (18).

O pai da jovem procurou a delegacia após não conseguir localizá-la em diferentes lugares da cidade. O namorado dela também prestou depoimento e apresentou mensagens recebidas por aplicativo.

As mensagens partiram de um número desconhecido e continham ameaças de morte, além de pedidos de dinheiro relacionados a um suposto sequestro. A polícia iniciou as investigações para localizar a jovem e identificar os responsáveis pelos contatos.

Durante as diligências, os policiais encontraram a jovem e descobriram que o sequestro havia sido forjado, ainda de acordo com a Polícia.

Ponte de madeira será substituída por uma de concreto, informa a gestão municipal || Foto Nadson Carvalho/Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus iniciou nesta semana a requalificação da Ponte do Japu, distrito da zona rural. A obra prevê a substituição da antiga estrutura de madeira por uma ponte de concreto. A intervenção envolve as secretarias de Infraestrutura e Defesa Civil e do Interior.

A antiga ponte não recebia manutenção havia anos e oferecia risco a moradores, estudantes e produtores rurais, segundo a gestão municipal. A Prefeitura também faz o patrolamento da estrada de acesso e abriu desvio para a passagem de veículos durante a execução dos serviços.

A nova estrutura deve melhorar a segurança e as condições de tráfego na comunidade do Japu, além de facilitar o deslocamento de moradores e o escoamento da produção rural, conforme previsão do governo.

O prefeito Valderico Junior (UB) acompanhou o início do trabalho no local. “A visita de hoje é na ponte de madeira do Japu. Veja essa imagem agora, porque eu me comprometo a postar uma foto com um novo acesso depois”, escreveu o gestor na legenda de imagem publicada nas redes sociais, na segunda-feira (18).

Município estima investimento de R$ 2 milhões em reconstrução e ampliação do prédio da Ficc || Foto Peleja Blog
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna abriu, pela terceira vez, processo licitatório para contratar empresa responsável pela reconstrução e ampliação da sede da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). O novo edital estima investimento de R$ 2,08 milhões e marca sessão pública para 9 de junho.

Publicado hoje (20), o processo administrativo nº 188.369/2026 prevê a contratação de empresa de engenharia para executar a reconstrução do prédio atual e construir um anexo na sede da Fundação. O edital define prazo de 12 meses para execução da obra e vigência contratual de 18 meses.

No termo de referência, a Prefeitura afirma que o imóvel está em estado de fadiga de infraestrutura, abandonado e sem funcionalidade. Também aponta que parte das atividades da Ficc funciona atualmente em locais provisórios, o que gera custos extras e dificuldades de gestão.

A proposta inclui reconstrução do prédio existente, ampliação da estrutura e construção de novos ambientes culturais e administrativos. Segundo a Prefeitura, a obra pretende transformar o espaço em um polo cultural e ampliar a capacidade de atendimento da Fundação.

Policiais militares foram presos em Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira (20) || Foto MP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Operação Disclosure prendeu, nesta quarta-feira (20), em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, quatro policiais militares suspeitos de sequestrar, manter em cárcere privado e assassinar João Vítor Gomes dos Santos e Fabrício Lima da Silva, desaparecidos desde 9 de novembro de 2025.

O cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão mobilizou equipes do Ministério Público da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e da Polícia Militar. Além das prisões, os investigadores apreenderam armas, munições, notebook e celulares.

De acordo com o MP-BA, câmeras de segurança registraram João Vítor e Fabrício saindo juntos em uma motocicleta alugada por volta das 19h daquele dia. Às 22h26min, uma viatura da Polícia Militar abordou os dois. As imagens mostram os jovens entrando no compartimento traseiro do veículo. Esse foi o último registro dos dois com vida.

Dados de geolocalização indicam que a motocicleta permaneceu entre 22h35min e 1h13min em um galpão abandonado próximo à Avenida São Paulo. Câmeras também registraram viaturas dos investigados no local. Depois, alguém abandonou a moto às margens da BR-101, na Estrada de Vila Maria.

O MP informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer o paradeiro das vítimas.

Consumidores baianos terão desconto na conta de luz
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19), regras para a devolução de dinheiro para os consumidores de distribuidoras de energia elétrica do Nordeste e Norte, além de clientes do Mato Grosso e de partes de Minas Gerais e do Espírito Santo. A previsão é de que R$ 5,5 bilhões sejam devolvidos aos consumidores, dentre os quais os residentes na Bahia.

A medida, conforme a Aneel, visa a atenuar as tarifas de energia de consumidores dos estados do Nordeste, Norte, Mato Grosso e da partes de dois estados do Sudoeste. A Agência informa que a decisão ocorre porque muitos dos imóveis que serão beneficiados possuem menos consumidores que a média nacional e custos mais elevados relacionados à energia, como a compra de diesel para usinas em áreas isoladas.

Os recursos para devolução dos recursos para os consumidores virão de um encargo chamado Uso de Bem Público (UBP), valor pago pelas usinas hidrelétricas à União pelo uso dos rios para geração de energia elétrica. Até o início deste ano, o encargo era depositado pelas geradoras em parcelas mensais na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), com juros aplicados a esse parcelamento.

A Lei nº 15.235 do ano passado abriu a possibilidade de as geradoras quitarem o montante anual do UBP à vista, com desconto de 50%, e que o valor pago adiantado pelas geradoras seria revertido em desconto para os consumidores cativos de energia nas áreas da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A Agência informou que já tem aplicado, desde abril, uma prévia do desconto nas tarifas de distribuidoras como Neoenergia Coelba e Companhia de Eletricidade do Amapá. Durante o processo tarifário, essas distribuidoras encaminharam pedido de antecipação de recursos da UBP, beneficiando os seus consumidores de energia antes mesmo de começaram a receber os recursos.

Municípios brasileiros partilham R$ 2 bilhões da 2ª parcela de maio do FPM || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os municípios brasileiros partilham, nesta quarta-feira (20), a parcela do segundo decêndio de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de R$ 2 bilhões. O repasse terá alta de 9% na comparação com o do mesmo período de 2025, quando foi de R$ 1,8 bilhão.

No sul da Bahia, Itabuna e Ilhéus vão receber R$ 1.830.527 cada. Depois, vem Canavieiras, com R$ 490 mil, e Camacã, com R$ 448 mil. Itacaré vai faturar R$ 429 mil e Belmonte, R$ 406 mil. Na faixa de R$ 367 mil, estão Ibicaraí, Itajuípe, Coaraci, Una e Uruçuca. Na sequência, Buerarema, com R$ 345 mil.

Ainda na região, Santa Luzia tem direito a R$ 306 mil, enquanto Floresta Azul, Itapé e Arataca ficam com R$ 245 mil para cada. Já Pau Brasil fatura R$ 224 mil. Na prateleira de baixo, estão Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Almadina, Itaju do Colônia, Jussari e Barro Preto, que vão receber R$ 183 mil cada.

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional formada por 22,5% da arrecadação da União com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A distribuição dos recursos entre os municípios varia conforme a população e é atualizada anualmente com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).