Materiais trazidos da China em navio já atracado na Baía de Todos-os-Santos || Foto Thuane Maria/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia recebeu as primeiras peças destinadas às obras da Ponte Salvador-Itaparica. O navio com mais de 800 toneladas de materiais vindos da China atracou no Porto de Salvador nesta segunda-feira (18), após sair de Xangai em 30 de março e percorrer cerca de 17 mil quilômetros. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) conferiu a chegada do material.

A carga reúne 1.550 itens, distribuídos em 44 contêineres, incluindo painéis de vigas Bailey, estruturas metálicas, parafusos e pinos de trava. O material, avaliado em US$ 3,5 milhões, mais de R$ 17 milhões, será levado para canteiros em Maragogipe e Vera Cruz.

Os equipamentos serão usados na montagem de uma plataforma provisória no mar. A estrutura dará suporte à circulação de máquinas, equipes técnicas e equipamentos nas primeiras frentes de serviço. A previsão do governo baiano é iniciar as obras no começo de junho.

A implantação da plataforma deve gerar cerca de 200 empregos diretos na fase inicial, segundo o estado. Ao longo de toda a construção da ponte, a estimativa é de 7 mil vagas diretas e indiretas. A obra integra uma Parceria Público-Privada com concessão prevista por 35 anos.

PM negocia liberação de mulher rendida por homem || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem em aparente surto psicológico fez a própria esposa refém na manhã desta terça-feira (19), no bairro Iguape, zona norte de Ilhéus. Ele utilizou uma faca para ameaçar e render a vítima.

Equipes da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar cercaram o imóvel, negociaram com o homem e conseguiram a liberação da vítima, que não foi ferida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) também participou da abordagem ao suspeito.

Após o atendimento no local, o Samu encaminhou o homem para unidade hospitalar. A mulher passa bem.

IF Baiano abre inscrições para contratação de professores || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano abriu processos seletivos simplificados para contratação de professores substitutos em cinco cidades baianas. Ao todo, são sete vagas distribuídas entre os campi de Governador Mangabeira, Itapetinga, Guanambi, Senhor do Bonfim e Uruçuca. As inscrições são gratuitas.

Os contratos terão duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. A remuneração varia entre R$ 4.326,60 para graduados e R$ 8.340,33 para doutores. Os selecionados também poderão receber auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar. A seleção ocorrerá por meio de prova didática e análise de títulos.

No campus de Governador Mangabeira, há uma vaga para professor de Química. As inscrições vão de 21 a 27 de maio, por e-mail.  Em Uruçuca, a seleção é para Atendimento Educacional Especializado (AEE), com inscrições de 21 a 27 de maio.

Em Itapetinga, o IFBaiano oferece duas vagas, nas áreas de Química e Geografia, com inscrições abertas até 30 de maio. Já em Guanambi, a seleção contempla uma vaga para Geografia, com inscrições entre 19 e 25 de maio. O campus de Senhor do Bonfim abriu duas vagas, uma para Sociologia e outra para Pedagogia, com períodos de inscrição distintos.

Como seria um prédio da PF na Soares Lopes, segundo imagem de inteligência artificial divulgada nas redes sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Agora é oficial. A União formalizou o termo de entrega de área de 12.560,80 metros quadrados na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, para a construção da nova sede regional da Polícia Federal. O PIMENTA, que relevou a destinação do terreno para a PF, obteve o extrato do ato administrativo publicado nesta terça-feira (19).

Responsável pela PF, o Ministério da Justiça e Segurança Pública é o beneficiário formal do termo, que estima o valor da área em R$ 5.035.875,93.

De acordo com o Governo Federal, a medida encontra fundamento no artigo 79 do Decreto-Lei nº 9.760/1946. O dispositivo atribui à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) “competência privativa para a entrega de imóvel para uso da Administração Pública Federal direta”.

A área em questão é considerada de marinha acrescida, pois foi formada pelo acúmulo de sedimentos após a construção do Porto Internacional de Ilhéus, inaugurado em 1971.

NAZAL: TENDÊNCIA É DE QUESTIONAMENTO NA JUSTIÇA

Legislação veta esse tipo de obra na área verde da Avenida, alerta Nazal

O Plano Diretor de Ilhéus define a área verde da Avenida Soares Lopes, onde a Polícia Federal pretende construir um prédio, como Zona Especial de Interesse Ambiental, conforme explicou ao PIMENTA o fotógrafo e memorialista José Nazal, ex-vice-prefeito e ex-secretário da extinta Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável.

“A Lei de Uso e Ocupação do Solo não tem parâmetros urbanísticos que permitam construção [de um prédio naquela área]”, acrescentou.

Nazal também chamou atenção para o fato de o Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, erguido na área verde da Soares Lopes, ter sido edificado em 1998, antes da existência do Plano Diretor, criado em 2006, e da Lei de Uso e Ocupação do Solo, de 2015. “O projeto deverá ser questionado judicialmente”, prevê.

VALDERICO FOI CONTRA PROJETO SEMELHANTE DO MP-BA

Quando o beneficiário de área para construção de prédio na Soares Lopes foi o Ministério Público da Bahia, em 2025, o prefeito Valderico Junior (UB) se posicionou contra a iniciativa e manifestou essa posição diretamente ao chefe do MP-BA, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia.

Agora, há expectativa em torno do posicionamento do gestor sobre o projeto semelhante da PF. O PIMENTA entrou em contato com a gestão municipal e aguarda retorno.

SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA 

Após a matéria do PIMENTA que revelou a destinação de área da Soares Lopes para a nova sede regional da PF, 28 grupos da sociedade civil organizada assinaram nota pública contra o projeto (relembre).

Nova regra começou a valer nesta terça-feira (19) || Foto Rafa Neddermeyr/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam validar, a partir desta terça-feira (19), novos empréstimos consignados por biometria facial no aplicativo ou site Meu INSS. A exigência foi criada pela Lei nº 15.327/2026 para ampliar a segurança dos beneficiários e reduzir fraudes.

Com a mudança, a proposta de crédito ficará com status de “pendente de confirmação” no Meu INSS. O beneficiário terá até cinco dias corridos para confirmar a contratação por reconhecimento facial. Sem a validação no prazo, o contrato será cancelado automaticamente.

A nova regra também proíbe a contratação de consignado por telefone ou por procuração de terceiros. O prazo máximo de pagamento passou de 96 para 108 parcelas, e o início do desconto poderá ocorrer até três meses depois da contratação. Com Agência Brasil.

Moradores conseguiram juntar o lixo nesse ponto de coleta no Monte Cristo|| Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Muito lixo espalhado pelas ruas e forte odor de restos de comida. Sacos rasgados por animais, principalmente urubus. Esse ainda é o cenário em muitos bairros de Itabuna na noite desta segunda-feira (18), depois da paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana. Eles retornaram 100% das atividades hoje, mas não deram conta de atender boa parte dos bairros.

Moradores de bairros como Califórnia, Parque Verde, Monte Cristo, Fátima, Nova California, Santa Inês, São Roque, João Soares, Monte Líbano, Santo Antônio e Parque São João estão entre os que reclamam que a coleta de lixo não é feita desde a última sexta-feira (15), quando foi iniciada a paralisação nacional de dois dias dos trabalhadores da limpeza pública.

Na sexta-feira (15), a Prefeitura de Itabuna informou que, para reduzir os impactos à população e manter a cidade limpa durante os dois dias de paralisação, o prefeito Augusto Castro havia determinado a realização de uma força-tarefa emergencial de coleta, com utilização de caçambas. A operação emergencial foi montada para assegurar a limpeza em pontos estratégicos da cidade.

A operação, segundo a prefeitura, teria contado com equipes e veículos atuando de forma emergencial, priorizando áreas de maior circulação, avenidas principais e locais com maior volume de descarte, buscando minimizar o acúmulo de resíduos até a normalização completa do serviço. O PIMENTA questionou o município sobre a previsão da normalização dos serviços em toda a cidade. A informação será atualizada assim que for enviada.

Isaquias e Gabriel conquistam medalhas em mundial de canoagem || Foto CBCa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Atletas do sul da Bahia brilharam na etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade 2026, em Brandenburg, na Alemanha. No sábado (16), Isaquias Queiroz, de Ubaitaba, e Gabriel Assunção Nascimento, de Ubatã, conquistaram dois lugares no pódio da Final A do C1 Masculino 500 metros.

Isaquias Queiroz ficou com a medalha de ouro após completar a prova em 1:52.55. A medalha de prata foi conquistada pelo chinês Ji Bowen, que terminou com o tempo de 1:52.65. Fechando o pódio, Gabriel Assunção Nascimento ficou com a medalha de bronze. Ele registrou o tempo de 1:54.60, garantindo uma dobradinha brasileira.

“Prova cansativa. Tentei fazer o meu melhor aproveitando o vento a nosso favor. Senti um pouco nos últimos 100 metros, mas consegui chegar bem e segurar o adversário chinês, que também estava muito bem preparado fisicamente. Essa medalha é só o começo, tenho muito a trabalhar ainda”, afirmou Isaquias.

FORÇA DA CANOAGEM BRASILEIRA

O campeão olímpico também destacou a força da equipe brasileira e a renovação da modalidade. “Além da minha felicidade, me realizo vendo o Gabriel do meu lado, o Jacky, o Filipe e o Mateus, todos prontos para me substituir. Quando eu precisar e eles ganharem de mim, vou ficar feliz também. Agradeço ao COB, à CBCa, patrocinadores e toda a torcida. Grato pelo carinho e apoio de todos”, completou.

Gabriel Assunção celebrou sua primeira grande conquista internacional no C1 500 metros. “Saí um pouco mal, mas me recuperei no final. Muito feliz com o resultado, minha primeira conquista no C1 500 metros. Feliz também por ganhar essa medalha junto com meu parceiro. Grato a todos pela torcida. Valeu Brasil!”, disse.

Neymar vai para sua quarta Copa do Mundo || Foto Lucas Figueiredo/CBF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O técnico Carlo Ancelotti divulgou, há pouco, a lista com os 26 jogadores que vão representar o Brasil na Copa do Mundo da Fifa, que terá início no dia 13 de junho, e será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Maior suspense em torno da convocação, o atacante Neymar Jr vai disputar seu quarto mundial.

“Foi muito difícil escolher esses 26 jogadores, porque a concorrência neste país é muito alta”, disse o treinador italiano. “Sei perfeitamente que alguns jogadores que estiveram conosco não estarão contentes com essa lista. Sinto muito por isso”, acrescentou.

Abaixo, confira a lista de convocados.

Goleiros

Alisson (Liverpool)

Ederson (Fenerbahçe)

Weverton (Grêmio)

Defensores

Alex Sandro (Flamengo)

Bremer (Juventus)

Danilo (Flamengo)

Douglas Santos (Zenit)

Gabriel Magalhães (Arsenal)

Ibañez  (Al-Ahli)

Léo Pereira (Flamengo)

Marquinhos (PSG)

Wesley (Roma)

Meio-campistas

Bruno Guimarães (Newcastle)

Casemiro (Manchester United)

Danilo (Botafogo)

Fabinho (Al-Ittihad)

Lucas Paquetá (Flamengo)

Atacantes

Endrick (Lyon)

Gabriel Martinelli (Arsenal)

Igor Thiago (Brentford)

Luiz Henrique (Zenit)

Matheus Cunhas (Manchester United)

Neymar Jr (Santos)

Rafinha (Barcelona)

Rayan (Bournemouth)

Vini Jr (Real Madrid)

Legislativo cria comissão para estudar viabilidade da tarifa zero no município || Foto CMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O debate sobre a tarifa zero no transporte público deu os primeiros passos em Ilhéus, que promoveu audiência pública sobre o tema, na sexta-feira (15), por meio da Câmara de Vereadores, e foi palco de ato de rua, no sábado (16), com a presença de partidos como o PT e do movimento estudantil.

Estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), feito no ano passado, aponta que o número de cidades brasileiras com tarifa zero no transporte coletivo chegou a 154 até maio de 2025. Desse total, 127 adotam gratuidade universal, válida para toda a população, em todas as linhas e durante todos os os dias da semana.

Segundo o levantamento, 73% dessas iniciativas começaram a partir de 2020, impulsionadas pelo aumento dos subsídios públicos ao transporte após a pandemia. A maior parte das cidades com tarifa zero (79%) tem até 100 mil habitantes.

O estudo analisa 12 cidades com mais de 100 mil habitantes que adotaram tarifa zero universal. Caucaia (CE) é a maior delas, com cerca de 355 mil moradores. O relatório ressalta que essas cidades somam menos de dois milhões de habitantes, número inferior à população de capitais como Fortaleza.

DESAFIOS E BENEFÍCIOS

A NTU afirma que grandes cidades e regiões metropolitanas enfrentam mais dificuldades para implantar tarifa zero por causa dos altos custos operacionais, da necessidade de redes mais amplas de transporte e da dependência de subsídios públicos.

Entre os resultados observados nas cidades analisadas, o estudo cita aumento das vendas no comércio, crescimento da arrecadação municipal, redução de acidentes e economia no orçamento das famílias. Também aponta problemas, como falta de dados sobre demanda e oferta de transporte em parte dos municípios.

Produto esboçou recuperação, mas voltou a perder valor nos mercados interno e internacional || Foto Helene Santos/GovCE
Tempo de leitura: < 1 minuto

O preço da amêndoa do cacau esboçou recuperação na primeira quinzena de maio, quando chegou a subir mais de 10% no último dia 11 (relembre). Passada uma semana, a commodity voltou ao viés de baixa e já perdeu 6% de seu valor nesta segunda-feira (18), na Bolsa de Nova York, onde a tonelada do produto é negociada a 3.756 dólares, equivalente R$ 18.870,89 na cotação atual, a poucos minutos do fechamento do mercado.

Já nas praças do sul da Bahia a arroba de cacau deve fechar o dia a R$ 220, 12% a menos que o valor registrado há uma semana, R$ 250.

O movimento se deve à expectativa de aumento da oferta do produto, segundo o site especializado Mercado do Cacau. Essa prognóstico tem superado os impactos da elevação do preço do petróleo e as ameaças climáticas atreladas aos riscos de que o fenômeno El Niño ganhe versão ainda mais severa neste ano.

Atendimento para todos os públicos será no sábado (23), no posto de saúde do Pontal || Imagem PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus promove, no próximo sábado (23), uma ação de multivacinação na Unidade de Saúde Herval Soledade, próximo à Praça São João Batista, no bairro Pontal. A mobilização ocorrerá das 8h às 12h e será aberta a moradores de todo o município.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde busca ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Durante a ação, equipes da unidade vão aplicar diferentes tipos de vacinas previstas no calendário nacional de imunização, a exemplo do imunizante contra a gripe Influenza.

Para receber a imunização, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação contribui para a prevenção de doenças e para a proteção coletiva da população, reduzindo a circulação de vírus e outros agentes infecciosos no município.

Habitações serão destinadas a famílias prejudicadas pela enchente de 2021 || Foto Guthierry Andrade/Secom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A União oficializou a doação de uma área de 14.268,93 metros quadrados para a implantação do Residencial Jaçanã, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida em Itabuna. Serão erguidos 135 apartamentos para famílias de baixa renda. O terreno, avaliado em R$ 2.078.983,10, fica na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano, ao lado do Núcleo Habitacional da Ceplac, em frente ao Lar Fabiano de Cristo.

A doação foi formalizada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O ato integra o processo do Ministério das Cidades que incluiu Itabuna entre as propostas de habitação urbana financiadas com recursos do FAR.

A construtora Souza Gomes deve executar o projeto, caso a proposta avance até a contratação definitiva. Segundo a Prefeitura de Itabuna, os apartamentos serão destinados a famílias que vivem em áreas de risco e já possuem cadastro junto ao Governo do Estado.

FAMÍLIAS PREJUDICADAS PELA ENCHENTE DE 2021

De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, a prioridade será atender famílias desalojadas pelas enchentes de dezembro de 2021. Entre os possíveis beneficiados estão moradores da Rua da Bananeira, Rua da Palha, Nova Itabuna e outras localidades às margens do Rio Cachoeira.

Sônia Fontes também lembrou que, em julho de 2024, o Governo do Estado e o município entregaram 80 apartamentos do Programa Bahia Minha Casa para famílias atingidas pelas enchentes. As unidades ficam no Bairro Jaçanã, em prédios de quatro andares, com 16 apartamentos por bloco.

Universidade tem reconhecimento de bacharelado renovado por mais seis anos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Estadual de Educação da Bahia aprovou a renovação do reconhecimento do curso de Bacharelado em Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, por mais seis anos. A decisão consta no Parecer CEE nº 226/2026, aprovado na sessão ordinária do Conselho Pleno em 12 de maio e publicado no último sábado (16).

O curso tem carga horária de 9.300 horas e oferta 42 vagas anuais. O ato também torna válidos os documentos expedidos pela Universidade, inclusive diplomas, desde 10 de novembro de 2023 até a publicação da decisão.

Na mesma sessão, o Conselho renovou por quatro anos o reconhecimento do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no campus de Teixeira de Freitas. O curso tem 40 vagas anuais e carga horária de 3.290 horas.

Bairro Nova Califórnia, em Itabuna, é uma das localidades contempladas pelo programa Periferia Viva || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério das Cidades selecionou propostas para obras de melhorias habitacionais em comunidades de Ilhéus e Itabuna dentro do programa Periferia Viva – Reformas nº 01/2025. O PIMENTA teve acesso à relação.

A Pasta aprovou quatro propostas em Ilhéus. A empresa ABM Agrimensura Ltda teve selecionado projeto para o bairro Teotônio Vilela, com previsão de atendimento a 140 domicílios. O Instituto Social Universo aparece como proponente da proposta para o Alto Bela Vista, no Nelson Costa, voltada para 30 moradias.

Já a Lex Construtora Ltda teve aprovados os projetos para as comunidades do Boa Vista, Mambape e Paraguai (Nelson Costa), com 120 domicílios, e Rua da Palha, com mais 140 unidades habitacionais beneficiadas.

ITABUNA

O programa do governo federal comtemplou três propostas em Itabuna. A Lex Construtora Ltda teve selecionados os projetos do Nova Califórnia, com 120 domicílios, e do Santa Inês, também com 120 moradias previstas. Já a Grau Engenharia e Arquitetura Ltda foi habilitada para executar melhorias em 86 habitações no bairro Novo Horizonte.

Segundo a portaria, o programa prevê intervenções como instalação de caixas d’água, construção e reforma de banheiros, fossas sépticas, melhorias hidrossanitárias e outras adaptações estruturais nas residências atendidas.

O Ministério das Cidades informou que as propostas selecionadas em todo o país somam 485 projetos e abrangem mais de 30 mil domicílios.

Ariel Pimentel recupera a história das Copas do Mundo de Futebol || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O historiador Ariel Pimentel abriu a 24ª Semana dos Museus da Uesc com palestra sobre a história das Copas do Mundo de Futebol, na última sexta-feira (15), no Centro Cultural Teosópolis (CCT), no último final de semana. Ariel abordou O Mundo em Campo: A história das Copas do Mundo.

Promoção da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a Semana dos Museus terá exposições até o próximo dia 22 e integra programação nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus Unindo um Mundo Dividido”, a iniciativa busca fortalecer o papel dos museus como espaços de diálogo, memória e construção do conhecimento, reunindo estudantes, professores e a comunidade em geral.

Durante a semana, serão promovidas atividades educativas, palestras e visitas guiadas a exposições permanentes — como “Hélio Lourenço: uma vida marcante, um pastorado que edifica” e “A Ação Fraternal de Itabuna e seus fundadores” — e temporárias. Entre os destaques estão as mostras “O mundo em campo: a história das Copas do Mundo”; “Casa Verde: um lugar de memória”, “Cem anos sem Rui Barbosa” e “A Batalha do Sequeiro do Espinho”.

PROGRAMAÇÃO

A programação inclui ainda as palestras “Vozes do Conflito: Memórias da Batalha do Sequeiro do Espinho”, com o pesquisador Fabrício Matos Costa, e “Museus-casa: conceitualização e desenvolvimento”, ministrada pelo professor doutor Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. As atividades ocorrem nos turnos da manhã e da tarde, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, além de programações específicas em datas e horários distintos.

Para a coordenadora do projeto e professora da Uesc, Janete Ruiz de Macedo, a Semana de Museus é oportunidade de aproximar a comunidade do patrimônio histórico e cultural, incentivando a reflexão sobre identidade, memória e diversidade. O evento conta com a parceria do Centro Cultural Teosópolis, além do apoio institucional do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.