Inscrições devem ser feitas no Teatro Candinha Doria || Foto PMI/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) abriu inscrições para processo seletivo voltado à contratação temporária de profissionais de diferentes áres. O prazo segue até o dia 19 de maio, com atendimento presencial no Teatro Candinha Doria, em Itabuna, das 8h30min às 13h30min.

As vagas disponíveis incluem funções de serviços gerais, motorista, vigia, técnico e auxiliar administrativo, designer e técnico em produção de eventos. A seleção será feita por meio de análise curricular, em caráter classificatório.

Entre as exigências estão documento oficial com foto dentro do prazo de validade, currículo com comprovações e comprovante de escolaridade compatível com a função pretendida.

A FICC orienta os candidatos a organizarem a documentação com antecedência para evitar problemas durante o período de inscrição, pois não aceitará inclusão ou alteração de documentos após a conclusão do cadastro.

Músicos vão agitar o Meu São João Amado 2026 || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Valderico Junior (UB) anunciou as atrações já confirmadas para a festa junina de Ilhéus, Meu São João Amado 2026, que vai agitar a cidade nos dias 12, 13 e 14 de junho. Os músicos Targino Gondim, Joelma e Amado Batista são destaques da programação.

O festejo também terá shows de Raí Saia Rodada, Cavaleiros do Forró, Magníficos, Tayrone, Katia Cilene e Aduíllio, Vina Calmon, Netto Brito, Kevi Jonny, Danniel Vieira e Matheus do Acordeon. E, ainda, Cacau com Leite, Xote Apimentado, Elio e Felipe, Zabumbahia e Mel de Forró, além de concurso de quadrilhas juninas.

Prefeito Valderico Junior apresenta atrações da festa junina || Foto Nadson Carvalho/Sucom

“Estamos organizando um São João com estrutura, acolhimento, responsabilidade e valorizando o verdadeiro forró, a tradição nordestina e os artistas que fazem parte da nossa cultura”, afirmou o prefeito durante a cerimônia de lançamento do evento, nesta terça-feira (12), em um hotel na zona sul da cidade.

José Carlos foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio || Foto site Fabio Roberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares prenderam um homem de 21 anos por tentativa de feminicídio, nesta terça-feira (12), no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. O suspeito é acusado de atacar a ex-companheira com uma marreta. Ferida, a vítima foi levada para um hospital da cidade.

O homem foi identificado como José Carlos Silva Santos, conforme o site Fabio Roberto Notícias. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que policiais militares foram acionados para averiguar uma situação de violência doméstica. Ao chegarem ao endereço solicitado, os PMs localizaram o suspeito e a vítima, que estava ferida.

“O suspeito foi apresentado na unidade policial, onde foi autuado em flagrante e permanece à disposição da Justiça. Guias de lesão corporal foram expedidas e oitivas são realizadas para o esclarecimento dos fatos”, acrescentou a Polícia Civil, em nota.

Curso vai introduzir alunos em desenho de traço livre e narrativa gráfica || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estão abertas as inscrições para a oficina Desenho Ilustre-Ação: Oficina de Traço Livre e Narrativa Gráfica, que será ministrada entre junho e julho, sempre às segundas-feiras, das 17h às 20h, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. A participação é gratuita, mediante doação de um quilo de alimento não perecível.

O projeto é voltado para desenhistas iniciantes e terá aulas sobre fundamentos do desenho, figura humana, caricatura, perspectiva, iluminação, histórias em quadrinhos e construção de narrativas gráficas. As inscrições seguem até 25 de maio, por meio de formulário on-line disponível neste link.

A oficina será ministrada pelo artista grapiúna Sebáh, graduado em Comunicação Social pela Uesc, especialista em Artes Visuais e mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA. Segundo a organização, o objetivo é estimular o desenvolvimento do traço autoral e incentivar a prática do desenho fora do ambiente digital.

Ao final das atividades, os participantes receberão certificado, kit de desenho e terão trabalhos publicados em um e-book do projeto. São 12 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, pessoas negras e pessoas surdas. Podem participar candidatos a partir de 16 anos.

"Não adianta torcer o nariz", diz ex-deputado ao pedir apoio a ACM Neto || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) afirmou que apoiará ACM Neto (UB) na eleição deste ano para o Governo da Bahia. O político, que está nos Estados Unidos da América (EUA), descartou neutralidade no pleito e disse que os eleitores contrários ao PT acabarão convergindo para o nome do ex-prefeito de Salvador.

“O voto nulo não vai resolver nada, e o PT você pode descartar. Então, gostando ou indo por um processo de exclusão, você vai chegar em ACM Neto”, declarou o ex-deputado em entrevista ao Jornal Comunica Brasil. “A política é a arte do possível”, argumentou.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também avaliou que a reaproximação entre ACM Neto e João Roma (PL), pré-candidato ao Senado, pode fortalecer a oposição baiana na disputa contra o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo ele, aliados avaliam que a divisão entre os dois grupos prejudicou Neto na eleição passada.

“Alguns amigos da Bahia falam que ele teria ganho se tivesse feito um acordo com o João Roma”, disse Eduardo Bolsonaro. “O Neto voltou a ter uma boa relação com o João Roma, então isso faz com que tenha realmente uma possibilidade grande de eleição”, acrescentou.

Prefeito Augusto Castro fala aos feirantes do São Caetano em reunião no Ciebtec || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna prepara licitação para terceirizar a administração e a vigilância da nova Feira do São Caetano, cuja inauguração deve ser feita até o final deste mês. A medida veio a público nesta segunda-feira (11), por meio da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, em reunião que também contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), de outros secretários e dos feirantes, no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Ciebtec).

Conforme a titular da Siurb, o município já mobiliza serviços de iluminação pública, abastecimento de água e os procedimentos para contratar a empresa responsável pela gestão e segurança do equipamento. A nova feira foi construída pelo Governo da Bahia, mas ficará sob responsabilidade da Prefeitura após a entrega.

ISENÇÃO DE TAXAS

O prefeito Augusto Castro afirmou que os comerciantes participarão das definições finais sobre o funcionamento do espaço e anunciou isenção de taxas para os feirantes no período inicial de operação do equipamento. A gestão municipal também criou uma comissão com representantes dos setores de alimentação, hortifrúti, frigorífico, peixaria, cereais e variedades para acompanhar os ajustes da nova feira.

Durante o encontro, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Roberto José da Silva, informou que o município conclui o recadastramento dos comerciantes para emissão dos termos de concessão dos boxes. A Prefeitura também anunciou a instalação de lixeiras, portas de rolar, telas de proteção e estacionamento rotativo no entorno da feira.

Força-tarefa vai devolver veículos recuperados aos proprietários || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Noventa veículos com sinais de adulteração e restrição de furto ou roubo foram identificados durante o primeiro dia da Operação Ressonância, deflagrada nesta segunda-feira (11) pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A ação ocorreu em Itabuna, Eunápolis, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus.

A operação reúne equipes das polícias Militar, Civil, Técnica e Rodoviária Federal, além do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Ao todo, 720 veículos passaram por fiscalização nas quatro cidades. Ao PIMENTA, a SSP-BA esclareceu que os veículos já estavam apreendidos e passaram por vistoria nos pátios onde estão custodiados.

As equipes utilizaram equipamentos tecnológicos para identificar possíveis clonagens e adulterações em chassis, placas e outros sinais identificadores. Segundo a SSP-BA, o objetivo é combater fraudes veiculares, recuperar automóveis ligados a organizações criminosas e fortalecer a produção de provas técnicas para responsabilização criminal.

A Secretaria da Segurança Pública informou ainda que a operação terá um Dia D, em data ainda não divulgada, para a entrega simbólica de veículos recuperados aos proprietários.

Guerra no Oriente Médio e clima na África elevam valor do cacau || Foto Helene Santos/GovCE
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (11), na Bolsa de Nova York, a tonelada da amêndoa de cacau foi negociada a 4.675 dólares, o equivalente a R$ 22.953,32 na cotação atual. O valor é 10,21% maior que o de sexta-feira (8). Já nas praças do sul da Bahia, a arroba fechou o dia a R$ 250, um aumento de 8,7%, conforme levantamento do PIMENTA.

São os maiores valores do produto nos últimos três meses. De acordo com o jornalista Claudemir Zafalon, do site Mercado do Cacau, a elevação se deve ao aumento das tensões no Oriente Médio, onde a República Islâmica do Irã resiste às agressões militares e diplomáticas dos Estados Unidos da América (EUA) e do Estado confessional de Israel.

As incertezas sobre o clima nos países africanos produtores de cacau também pressionam o preço da commodity, segundo o analista:

– Além do fator geopolítico, persistem preocupações com o clima na África Ocidental. As chuvas seguem irregulares em importantes regiões produtoras da Costa do Marfim e de Gana, enquanto o mercado monitora com atenção o risco de retorno do fenômeno El Niño nos próximos meses. A combinação entre instabilidade climática e custos crescentes de produção mantém elevada a percepção de risco para a oferta global de cacau.

Serviços preventivos e de manutenção são executados nos residenciais São José e Aurora || Foto Roberto Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) executa serviços de reforma e manutenção nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) dos condomínios residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), em Itabuna. Nesta etapa, os trabalhos beneficiam os conjuntos Aurora, no bairro Daniel Gomes, e São José, em Ferradas.

Segundo a empresa, as ações incluem limpeza, desobstrução das estações, pintura e instalação de cercas em áreas consideradas necessárias. O serviço faz parte de um cronograma elaborado pela Gerência de Saneamento para atender todos os residenciais do programa habitacional no município, acrescentou a companhia pública, em nota.

Os trabalhos começaram em março nos condomínios Pedro Fontes I e II, no bairro São Roque. De acordo com o gerente de Saneamento da empresa, Ailson Sousa, a manutenção busca melhorar as condições de operação das estações e evitar problemas no sistema de esgotamento sanitário.

PREVENÇÃO

O presidente da Emasa, Tauan Sampaio, explicou que a iniciativa pretende prevenir extravasamentos de esgoto e melhorar as condições de moradia dos residentes dos condomínios atendidos.

Após a conclusão dos serviços nos residenciais Aurora e São José, as equipes devem atuar nos condomínios Jubiabá e Gabriela, no bairro Nova Ferradas. Depois, a programação prevê manutenção nas estações de tratamento administradas pela própria Emasa, começando pelas unidades das vilas de Mutuns e Itamaracá.

Município e órgão de controle externo elaboram plano de recuperação do Hospital Régis Pacheco || Foto MP-BA/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público da Bahia (MPBA) e a Prefeitura de Canavieiras firmaram acordo para acompanhar a reestruturação do Hospital Municipal Régis Pacheco. O compromisso foi formalizado na quinta-feira (8) e prevê a execução de um plano voltado à recuperação física da unidade, regularização sanitária e reorganização da assistência à população.

Segundo o MP, vistoria técnica feita em setembro de 2025 identificou funcionamento improvisado do hospital apenas na ala antiga do prédio, além de problemas estruturais considerados incompatíveis com o atendimento de saúde. Entre as irregularidades apontadas estão infiltrações, mofo em paredes e tetos, ausência de climatização nas enfermarias e falta de gerador de energia elétrica.

O relatório também apontou obras inacabadas no centro cirúrgico e na sala de raio-x. A unidade possuía 33 leitos, número considerado insuficiente diante das normas técnicas, com déficit estimado em 32 vagas.

PLANO

O acordo estabelece a criação de um Plano de Transformação Estrutural e Acompanhamento Conjunto. O documento prevê metas semestrais, indicadores de execução, reuniões bimestrais e monitoramento por um Comitê de Implementação e Monitoramento (CIM), formado por representantes do Município e do Ministério Público. As informações deverão ser divulgadas para permitir acompanhamento público das ações.

Pelo acordo, a Prefeitura de Canavieiras assume a responsabilidade de executar as medidas previstas no plano, indicar responsáveis técnicos e manter a documentação organizada. Já o MP ficará responsável por acompanhar a execução das ações e concentrar as demandas relacionadas ao hospital durante o período de vigência do compromisso.

As intervenções deverão ser financiadas por meio de convênio firmado entre o Município e o Governo da Bahia, publicado em maio deste ano. O acordo prevê investimento de R$ 17 milhões para reforma, ampliação e modernização do Hospital Municipal Régis Pacheco.

A promotora de Justiça Alice Koerich afirmou que o acordo busca garantir a conclusão das obras e a melhoria do atendimento à população. O prefeito Paulo Carvalho (Avante) declarou que a medida permitirá avanços na estrutura de saúde do município.

Lula sancionou novas regras para produção e rotulagem de chocolates no Brasil || Foto Ricardo Stuckert/PR
Tempo de leitura: 2 minutos

Chocolates comercializados no Brasil terão de seguir percentuais mínimos de cacau na composição, previstos por lei. Além disso, os fabricantes precisarão informar, de forma clara, a quantidade do ingrediente nos rótulos dos produtos vendidos no país, sejam eles nacionais ou importados.

A Lei nº 15.404/2026, que define critérios para a produção, classificação e rotulagem de produtos derivados de cacau no Brasil, está publicada na edição desta segunda-feira (11) do Diário Oficial da União, após sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A norma passa a vigorar em 360 dias, período em que a indústria deverá se adaptar às novas exigências.

Um dos principais avanços previstos é a obrigatoriedade de informar nos rótulos o percentual total de cacau do produto. De acordo com a lei, a indicação deverá aparecer na parte frontal da embalagem, ocupando pelo menos 15% da área e com destaque suficiente para facilitar a leitura.

A informação será apresentada no formato “Contém X% de cacau”, de acordo com os percentuais a seguir:

    • Cacau em pó – mínimo de 10% de manteiga de cacau;
    • Chocolate em pó – mínimo de 32% de sólidos totais de cacau;
    • Chocolate ao leite – mínimo 25% de sólidos totais de cacau e 14% de sólidos totais de leite ou derivados;
    • Chocolate branco: mínimo 20% de manteiga de cacau e 14% de sólidos totais de leite;
    • Achocolatado ou cobertura: mínimo de 15% de sólidos de cacau ou 15% de manteiga de cacau.

O texto também proíbe práticas que possam induzir o consumidor ao erro, como o uso de imagens, cores ou expressões que sugiram tratar-se de chocolate quando o produto não atende aos critérios estabelecidos. Em caso de descumprimento das regras, os responsáveis estarão sujeitos às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, além de outras penalidades sanitárias e legais cabíveis. Informações da Agência Brasil.

À esquerda, obra do viaduto sobre a BR-415 || Foto Clóvis Saraiva/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia informou que o novo sistema viário entre Ilhéus e Itabuna segue em fase final de execução, mas aguarda o desenlace de pendência fundiária para a conclusão do viaduto que integra a obra. Segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), o Estado aguarda a imissão na posse de uma área necessária para executar o aterro de um dos encontros da estrutura.

“Para finalizar os trabalhos no viaduto, a Seinfra aguarda imissão na posse de área para executar o aterro de um dos encontros”, informou a Pasta, em nota.

A intervenção faz parte do Sistema Viário da BA-649, conjunto de obras que recebeu investimento superior a R$ 290 milhões. O projeto inclui a implantação de 18 quilômetros de rodovia, quatro pontes, um viaduto e novos acessos entre os dois municípios. A Seinfra afirma que a previsão é concluir os serviços ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o governo estadual, a BA-649 está com 92% de execução. As pontes 01 e 04 alcançaram 98% e 99%, respectivamente, enquanto o viaduto chegou a 95%. Já as pontes 02 e 03, que integram outra etapa da obra, estão com 70% dos serviços executados.

Quando entrar em operação, o sistema funcionará em binário com a BR-415. O tráfego no sentido Itabuna–Ilhéus será direcionado pela BA-649, enquanto o fluxo contrário seguirá pela BR-415. As duas vias serão interligadas pelas pontes e pelo viaduto em construção (veja detalhes aqui).

Seleção ilheense é uma das quatro semifinalistas da competição || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Seleção de Ilhéus confirmou a vaga nas semifinais da Copa Cacau CDS Litoral Sul ao vencer novamente a Seleção de Itabuna. A equipe ilheense bateu a adversária por 2 a 1, neste domingo (10), no Campo do Caic, no bairro Jardim Primavera, em Itabuna.

Ilhéus já havia aberto vantagem no primeiro jogo das quartas de final, quando venceu por 3 a 1 no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Com o resultado, a seleção podia até perder por um gol de diferença para garantir a classificação.

A campanha encerrou um jejum de 10 anos da Seleção de Ilhéus sem disputar fases eliminatórias da competição e agora está entre os quatro semifinalistas da Copa Cacau.

Além de Ilhéus, também avançaram às semifinais as seleções de Itajuípe, Itapé e Itapitanga. Na rodada deste domingo, Itajuípe goleou Itacaré por 4 a 0, Itapé venceu Barro Preto por 1 a 0 e Itapitanga superou Uruçuca por 5 a 4. Os jogos de ida da próxima fase serão no próximo domingo (17).

Bernardete, Mary, Dr. Paulo Jorge, Magno Lavigne, Elba e Kátia durante visita na quinta-feira (7)
Tempo de leitura: 2 minutos

O pré-candidato a deputado estadual Magno Lavigne (Rede-Psol) cumpriu agenda no sul da Bahia. Magno visitou o bairro Maria Pinheiro e a Fundação Dr. Baldoíno Lopes de Azevedo, no bairro de Fátima, em Itabuna, quando foi recebido pelas diretoras Kátia Azevedo e Elba Dórea, além da coordenadora-geral Bernadete Amaral.

Na Fundação Baldoíno Azevedo, o ex-secretário do Ministério do Trabalho conheceu a rotina da entidade que acolhe cerca de 60 idosos em situação de vulnerabilidade. O trabalho da Fundação assegura dignidade e qualidade de vida aos internos.

Magno dialoga com moradores do Maria Pinheiro e fala do seu trabalho no MTE

Magno também se reuniu com moradores do Maria Pinheiro, um dos bairros mais carentes de Itabuna, com a recepção da liderança Dona Marli. Ele pôde falar das suas propostas para o pleito de 2026 e da sua atuação no Ministério do Trabalho, onde foi secretário nacional de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda.

Ministro Marinho, ao centro, com Zé Neguinho e Magno Lavigne em Brasília

SEGURO-DEFESO

Antes de desembarcar no sul da Bahia, Magno esteve, junto com o presidente da Colônia de Pescadores Z-34, Zé Neguinho, no Ministério do Trabalho e Emprego. Ambos apresentaram ao ministro Luiz Marinho a situação das 612 famílias da colônia que aguardam pagamentos retroativos de 2023, 2024 e 2025.

O ministro determinou que a Secretaria de Proteção ao Trabalhador monitore o caso junto ao INSS para acelerar a liberação dos recursos. Segundo Magno, a entrega da lista nominal dos beneficiários é um passo decisivo para destravar o processo. “Levamos a voz de quem vive da pesca e precisa desse suporte para garantir a dignidade de suas famílias”, afirmou.

Água inundou casas nas imediações da Colônia Z-34 || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A chuva que caiu em Ilhéus na madrugada deste sábado (9) fez o canal do Malhado transbordar na Rua Ipanema, transversal entre as avenidas ACM e Luís Eduardo Magalhães (Litorânea Norte). No início da manhã, a água chegou a inundar casas nas imediações da Colônia de Pescadores Z-34.

A Rua Ipanema em imagem de arquivo do Google Maps

No mês passado, o mesmo trecho do canal transbordou, mas não alagou imóveis.