Tempo de leitura: < 1minutoImagem do santo na procissão deste ano (Foto Pimenta).
Os rodoviários de Itabuna promoveram homenagens ao santo padroeiro da categoria, São Cristovão, nesta quarta, 25. Os profissionais circularam em dezenas de ônibus, caminhões, táxis e veículos de passeio pelas principais avenidas da cidade exibindo a imagem de São Cristovão.
A data do padroeiro é tradicionalmente festejada pelo Sindicato dos Rodoviários (SindRod) com muitos fogos de artifício e atividades religiosas como tema missão “Tempo de Graça”. Os festejos de São Cristovão na cidade foram iniciados no final da década de 60 pela radialista Edna Silva e seu falecido marido e também radialista Germano Lopes da Silva.
Neste ano, a exemplo das edições anteriores, a procissão saiu da catedral de São José, onde o padre Moisés deu a benção aos veículos, em direção à paróquia Santa Maria Madalena, no bairro Emanoel Leão. Lá, o Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e região mandou celebrar a missa festiva.
Tempo de leitura: 2minutosKátia Cristina e Valderlins “Pinho”, as vítimas.
A Polícia Civil de Itabuna anunciou nesta terça-feira, 24, ter esclarecido dois homicídios de grande repercussão no sul da Bahia. As vítimas foram a empresária Kátia Cristina Lima dos Santos, executada em 27 de dezembro de 2010, em Camacan, e o vereador Valderlins Pinheiro Matos, o Pinho, de Pau Brasil, morto no dia 1º de fevereiro de 2012.
O delegado Moisés Damasceno, titular da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia (Corpin) concedeu entrevista coletiva no Complexo Policial de Itabuna e falou dos dois crimes. O policial confirmou que as diligências foram realizadas na Bahia e no Espírito Santo, contando com a cooperação da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil da Bahia e da Polícia Civil capixaba.
As diligências resultaram na prisão de Ovídio Santos Sampaio, apontado pelo delegado como chefe de pistolagem na região de Camacan. Seus comparsas são os pistoleiros Wesley Ferreira Serafim e Reginaldo Santos Amaral. O empresário Marcos Santos Rocha, também de Pau Brasil, é acusado de ser o mandante do homicídio.
O pistoleiro Wesley Serafim, conforme a polícia, foi o autor dos disparos que mataram a empresária de Camacan, executada com três tiros após sair de uma igreja evangélica, em 27 de dezembro de 2010. O marido dela, Edvan Ribeiro dos Santos, também preso, é acusado de ser o mandante do crime. O grupo de pistolagem de Ovídio é acusado de 10 homicídios, oito dos quais com sua participação direta.
Tempo de leitura: < 1minutoColegas pedem cabeça de Marilene.
A greve dos professores da rede estadual da Bahia, que completa hoje 105 dias, esteve o tempo todo marcada pelo impasse entre os representantes da categoria e o governo. Agora, o impasse chegou dentro do comando de greve.
Nesta segunda (22), educadores pediram que fosse votado o afastamento da diretora do setor jurídico da Associação dos Trabalhadores em Educação (APLB-Sindicato), Marilene Betros – uma das principais interlocutoras do movimento -, e do diretor Claudemir Nonato.
De acordo com alguns professores, na última assembleia, Betros adotou discurso favorável ao fim da paralisação. A posição da professora gerou desconfiança dentro do comando. Durante a assembleia desta terça-feira (23), o afastamento das lideranças pode ser colocado em pauta. Leia mais no Correio.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu 21,5 toneladas de pele bovina em Vitória da Conquista durante fiscalização em salgadeiras no sudoeste baiano. De acordo com a direção da Adab, os estabelecimentos já haviam sido notificados das irregularidades, mas insistiram na comercialização sem o documento sanitário obrigatório e em péssimas condições de higiene.
Segundo comunicado da agência, todo o material apreendido foi inutilizado no aterro de Vitória da Conquista. “Cada pele comercializada clandestinamente equivale a um bovino abatido da mesma forma”, alerta o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.
Tempo de leitura: < 1minutoSede do jornal A Tarde em Salvador: empresa demitiu 81 funcionários (Foto Tito Garcez).
Depois de dispensar a jornalista Ana Cristina Oliveira, com 25 anos de atuação, A Tarde fechou a sucursal em Itabuna. As sucursais de Eunápolis, Juazeiro e Vitória da Conquista já haviam sido fechadas. A empresa passa por reestruturação.
As sucursais de Santo Antonio de Jesus e Barreiras devem ser preservadas. As duas são comandadas por jornalistas com mandato sindical e que trabalham em sistema de homework.
Na tarde desta segunda-feira, 23, os dois funcionários da unidade itabunense receberam o comunicado e a ordem para comparecer à sede do jornal, em Salvador, na quinta-feira, 26. Devem ser dispensados o repórter-fotográfico e repórter Joa Souza e o motorista Fábio Lessa.
A notícia do fechamento da sucursal Itabuna causou comoção entre jornalistas mais antigos que por lá passaram. A lista inclui Vily Modesto, Kleber Torres, Luiz Conceição, Joel Filho e Rose Marie Galvão.
A reestruturação é reflexo de problemas de gestão do mais antigo jornal baiano, que perdeu a liderança para o Correio da Bahia. Neste ano, A Tarde comemora seu primeiro centenário, dia 15 de outubro.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA) estará promovendo caravanas pelo interior do estado para divulgar suas ações. Os primeiros encontros estão marcados para as cidades de Vitória da Conquista e Itabuna e Ilhéus, entre terça, 24, e sexta, 26.
Além de divulgar o órgão, o seminário vai informar sobre a nova forma de funcionamento, o processo de estruturação e o seu papel para a sociedade. As três cidades têm hoje, 147 arquitetos e urbanistas registrados no CAU. O seminário para os profissionais de Itabuna e Ilhéus será na Unime, na próxima quinta, 26, às 19h.
Os seminários estão aberto aos arquitetos e urbanistas locais e representantes do Ministério Público, de cartórios de registro de imóveis, prefeitos, secretários de Planejamento, desenvolvimentos urbanos, de obras e responsáveis por licenciamento e fiscalização de empreendimentos.
O CAU foi criado pela Lei 12.378/2010. Entre os temas a serem enfocados estão o impacto na vida profissional de arquitetos e urbanistas e o CAU na vida das cidades e dos cidadãos, além da apresentação do Sistema de Informação e Comunicação do CAU (Siccau). O seminário contará com a participação da presidente do CAU-BA, arquiteta Jandira França, e dos conselheiros federais e estaduais, representantes da região, como palestrantes.
Tempo de leitura: 2minutosJovens foram maioria na caminhada pela paz em Itabuna (Foto Pimenta).
Cerca de 800 pessoas, a maioria estudantes de escolas particulares, percorreram a Avenida do Cinquentenário, centro, na manifestação contra a violência em Itabuna. A Caminhada pela Paz, convocada pelo Grupo de Ação Comunitária (GAC), foi encerrada com ato público na Praça Adami e a oração do Pai Nosso.
Neste ano, o município aparece em 8º lugar no ranking nacional do Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari e Ministério da Justiça. O mesmo estudo mostra Itabuna entre os quatro municípios mais violentos para jovens de até 19 anos em todo o País. O levantamento engloba os 22 anos do Estatuto da Criança e Adolescente.
Para o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, a caminhada pacífica foi um grito silencioso de paz que deve tocar – principalmente – no coração dos jovens que são as maiores vítimas da violência. “Esperamos que este movimento da sociedade chegue à juventude que, em grande parte, está desorientada e sem rumo”.
Segundo o líder católico, “é urgente que as autoridades ajam para criar oportunidades de educação e trabalho. O que pensa um jovem sem aulas na rede pública há 100 dias? Que futuro o espera? Não há outro caminho para a justiça social que não seja pela educação”, comentou.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa e Segurança Pública, Washington Cerqueira, também criticou a indiferença dos políticos e a omissão de grande parte da sociedade. “A sociedade civil precisa acordar. Há descrença na política e eventos como esse reforçam a necessidade de sua lutar contra a violência”, declarou.
Tempo de leitura: < 1minutoBeto Meira: preso com dinheiro falso, arma e munições.
O empresário Hebert Moreira Dias, o Beto Meira, acabou preso em flagrante pela Polícia Federal por porte ilegal de pistola 9 milímetros, 80 munições e 150 cédulas de dinheiro falso. A prisão ocorreu durante a operação Mercado Livre, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta, 18, em Ilhéus.
A PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Ilhéus. A operação visa combater a sonegação fiscal e a utilização de “laranjas” pelos proprietários da rede de supermercados Meira, que possui 11 lojas, sendo 2 em Itabuna e 9 em Ilhéus e preparava a inauguração de nova unidade em Ilhéus.
Beto Meira, segundo as investigações, constituiu diversas empresas com o nome fantasia da rede, mas com a razão social em nome de laranjas. O objetivo era fazer com que os verdadeiros proprietários se eximissem de responsabilidades tributárias. O prejuízo aos cofres públicos, conforme a PF, ultrapassa R$ 17 milhões.
Para facilitar o esquema, os sócios não são detentores do capital nem administram as empresa. Conforme a investigação da PF, isso facilita o fechamento das empresas criadas de fachada. A dívida fica para o erário.
Tempo de leitura: < 1minutoSeverino e família comemoram prêmio da campanha do Itão.
O aposentado Severino da Paz Lima “papou” o maior prêmio da campanha “São João Olímpico”, promovida pela rede de supermercados Itão. No sorteio, ele levou um Fiat Pálio zerinho.
“A sorte estava a meu favor. Quero agradecer a Deus por ter sido contemplado”, disse o sorridente, na entrega da premiação, ocorrida na loja da rede no São Caetano, em Itabuna.
A entrega do prêmio foi feita por Leandro Magalhães, Iran Santos, Josival Nascimento e Vanderlino Souza Rocha, da rede de supermercados. A campanha sorteou três carros e R$ 40 mil em vales-compras.
Tempo de leitura: 2minutosVida de Vestibulete traz dicas sobre hidrocarbonetos para quem vai disputar vestibular e Enem.
O primeiro vídeo alcançou mais de 230 mil visualizações em apenas seis dias no Youtube. A aula-paródia Área do Conetransformou os estudantes itabunenses Spartakus Santiago, Mariana Rosas e Paula Lavinsky em fenômenos da internet e alçou o trio à condição de celebridade.
Depois de aula de geometria espacial, agora a turma de alunas e ex-aluno do Colégio Sistema, de Itabuna, envereda pelos mistérios da Química. Traz dicas dos hidrocarbonetos (confira o vídeo logo abaixo).
Spartakus e Mariana têm agora as companhias de Andreza Santana e Laís Xavier em Vida de Vestibulete, paródia para Vida de Empreguete, trilha das personagens Penha, Cida e Rosário, da novela global Cheias de charme.
O vídeo foi criado para uma gincana da escola. Andreza interpreta Penha, Mariana é Rosário e Laís faz o papel de Cida. Paula, que interpretou Pauloncé em Área do Cone, desta vez não pôde participar porque estava doente no período das gravações.
SUCESSO NACIONAL
Spartakus dirige, filma, edita e compõe.
Spartakus rememora o sucesso alcançado pelo primeiro vídeo. Além de grandes publicações brasileiras, ele, Paula e Mariana apareceram em programas de grandes redes de televisão. “Aparecemos no Hoje em Dia (Record), Eliana (SBT), Jornal da Globo (Globo) e Leitura Dinâmica (RedeTV!)”, afirmou ao PIMENTA.
Rolou também convite para participar do Pânico, na RedeTV, mas a data disponível já estava agendada para gravações no programa de Eliana. O trio também apareceu em programas regionais.
Spartakus mudou-se de cidade após aprovação para cursar publicidade no Rio de Janeiro. As gravações de Vida de Vestibulete ocorreram no período de greve nas universidades federais.
– Com a greve, vim pra Bahia e aproveitei pra participar de mais um vídeo – disse ao PIMENTA. Spartakus é o responsável pela direção, filmagem, letra e edição de Vida...
Confira o novo vídeo-aula sobre os hidrocarbonetos:
Uma criança de nove meses que foi internada no Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa, com suspeita de ter ingerido cocaína, morreu na noite de sexta-feira (13). A criança foi submetida a exames toxicológicos, cujo resultado deve ser divulgado na segunda-feira.
A criança deu entrada no hospital com crises convulsivas, apresentou três paradas cardiorrespiratórias e estava inconsciente na UTI. De acordo com a diretora administrativa do hospital, Aline Nery, no momento da internação os pais da criança relataram que ela havia lambido um papelote de cocaína.
Segundo Nery, os pais estão abalados e não querem se pronunciar sobre o caso. Um representante do Conselho Tutelar esteve na manhã de ontem no hospital e acompanhará o caso.
Lenon Fontes, que representa o Conselho, disse que já comunicou o fato à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Criança e Adolescente e que o caso ainda poderá ser encaminhado ao Ministério Público, caso seja confirmada a ingestão de drogas por parte da criança. Informações do Correio da Bahia.
O prefeito de Itabuna e candidato à reeleição, Capitão José Nilton Azevedo, disse não temer os pedidos de impugnação à sua candidatura apresentados à Justiça Eleitoral pelo Ministério Público Eleitoral e o PC do B. As ações foram protocoladas na sexta-feira, 13.
Capitão Azevedo e o candidato a vice-prefeito Renato Costa (PMDB) fizeram um corpo-a-corpo pela Avenida do Cinquentenário.
Para o candidato à reeleição, a campanha começa bem. “Estamos começando a caminhada com muita humildade, confiando na avaliação positiva da população ao nosso trabalho”, disse Azevedo.
O prefeito afirmou que muitas obras estão sendo realizadas com recursos do governo federal numa prova de que os projetos apresentados pela sua gestão têm qualidade para a captação de recursos.
O candidato a vice-prefeito Renato Costa também se disse confiante na vitória pelas demonstrações de carinho que a chapa recebeu do público durante a caminhada pela artéria comercial da cidade.
Tempo de leitura: < 1minutoAgência foi alvo de quadrilha há um mês.
Uma quadrilha composta por aproximadamente 10 homens assaltou a agência do Banco do Brasil de Una nesta segunda-feira, 9, e fizeram um refém.
Equipes das polícias militar e civil das regiões de Ilhéus e Itabuna foram acionadas para tentar capturar os bandidos e negociar a libertação do refém.
Os bandidos saíram da agência com os reféns e espalharam terror na cidade ao efetuar vários disparos para o alto. Todas as entradas da cidade foram fechadas pelas polícias.
A quadrilha usou dois veículos para promover o assalto à agência. Há 30 dias, outro bando havia detonado explosivos num dos caixas eletrônicos do BB do município (relembre).
ARRASTÃO NA ZONA RURAL
Localizado no sul da Bahia, Una tem sofrido com o baixo efetivo policial. No sábado, bandidos promoveram arrastões na estrada que liga o município a São José da Vitória.
Os assaltantes estavam em duas motos, renderam as vítimas e levaram objetos pessoais, dinheiro, documentos pessoais e carteiras. As vítimas eram crianças, adolescentes e trabalhadores rurais.
Tempo de leitura: < 1minutoDenilson: discussão complementar e sensibilização.
Juízes, advogados e mestres em educação serão conferencistas de seminário que discutirá o sistema penitenciário em Itabuna, no próximo sábado, 7, no auditório do Sest-Senat, na Avenida J.S. Pinheiro. O evento é promovido pela Oficina da Cidadania.
O seminário será aberto às 8h30min e terá como primeiro conferencista o juiz da Vara da Infância e Juventude de Itabuna, Marcos Bandeira, que discutirá direitos dos apenados e o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Antonio Carlos Rodrigues Moraes, juiz da 2ª Vara Crime de Itabuna, abordará a questão penitenciária em Itabuna.
O evento reservará o período da tarde para discutir a condição humana e o aprisionamento com a mestre em educação pela Universidade de Brasília (UnB), Dinalva Melo Nascimento, e a política municipal de ressocialização, com o vereador, advogado e professor da Uesb, Wenceslau Júnior.
Presidente da Oficina da Cidadania (Instituto de Promoção da Igualdade), Denilson Melo afirma que o seminário se propõe a “não só criar espaço de formação complementar para estudantes de Direito, mas também sensibilizar a comunidade sobre questão tão complexa”.
A inscrição de estudantes e profissionais do Direito pode ser feita na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil e Calçadista (Sintratec), na Rua Ruffo Galvão, 105, centro de Itabuna, e custa R$ 30. Informações pelo (73) 8863.6934, 8146.4268 e 9191.6186.
Nova picape S-10 lançada ontem em Itabuna (Foto Jorge Bittencourt/Pimenta). Abenhaim apresenta conceito da nova picape (Foto Jorge Bittencourt).
A nova picape Chevrolet S10 será vendida em aproximadamente 60 países, além do Brasil, conforme o diretor de vendas do Grupo Brandão, David Abenhaim. As novas versões da picape mais vendida no país foram apresentadas ontem durante evento de lançamento na Topvel, do Grupo Brandão, por Abenhaim e o gerente de vendas da concessionária em Itabuna, Roque Cícero.
Abenhaim ressaltou que 2012 é um ano especial para a Chevrolet, que atinge o centenário e 86 anos de presença no Brasil com lançamentos mundiais como a S10.
Fora do país, a picape será batizada como “Colorado”. Aqui, o nome será mantido, como explica Abenhaim, “pela força que conquistou no Brasil”, onde foram comercializadas 450 mil unidades. Roque Cícero, da Topvel Itabuna (Foto Pimenta).
A S10 foi lançada no Brasil em 1995 e esta foi a primeira grande transformação e visa brigar com outras grandes concorrentes no segmento picapes médias. “A gente tem um carro extremamente vencedor e sabe que acertou 100% na concepção do produto”.
A nova picape foi concebida na unidade de desenvolvimento da Chevrolet de São Caetano do Sul (SP) e adota conceito global, assim como o Cobalt.
A estratégia da Chevrolet é de renovação do portfólio. Roque e Abenhaim lembram que o Grupo Brandão tem o maior número de concessionárias da montada no país e a que mais vende picapes na Bahia.
Os primeiros resultados apareceram em janeiro, quando a montadora alcançou a liderança em unidades de carros vendidas no Brasil (relembre aqui).
O novo modelo da S10 apresenta 13 diferentes configurações e versões diesel e flex. A picape apresenta valores de saída de R$ 58.868 a R$ 135 mil, na versão mais luxuosa.