Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira estação de distribuição de gás natural (ETC) do interior baiano será inaugurada em Itabuna, nesta quinta (28), às 16h30min. A estação atenderá à área industrial do município e terá capacidade para fornecer 500 mil metros cúbicos de gás natural ao sul da Bahia.
O presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, e o governador Jaques Wagner inauguram a ETC, acompanhados pelo prefeito Capitão Azevedo. A estação de transferência está interligada ao Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), da Petrobras. Posto Universal, Delfi-Cacau e Trifil serão as primeiras empresas atendidas. Até o final do ano, o gás natural também chegará ao residencial Villa Verde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A desvalorização do dólar teve efeito negativo sobre o preço do cacau. Segundo o empresário e produtor rural Helenilson Chaves, o valor da tonelada de cacau teve queda de 30% devido à desvalorização da moeda americana frente ao real.
O raciocínio de Chaves: os agricultores produzem mais e ganham menos sem mudança na política cambial. A opinião do presidente do Grupo Chaves foi externada ao jornalista e blogueiro Daniel Thame (confira).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Folha
Para combater a impotência sexual masculina em Serra, no Espírito Santo, a prefeitura irá investir R$ 58 mil na aquisição de 36,3 mil comprimidos de Sildenafila – comercializado sob o nome de Viagra. A medicação estará disponível em 30 dias.
Segundo o secretário da Saúde de Serra, Silvani Alves Pereira, “apenas o médico da rede municipal especialista em andrologia poderá emitir a receita para o medicamento”.
Antes de ir à clinica especializada, porém, os homens com impotência sexual deverão buscar ajuda na unidade de saúde do seu bairro –que será responsável pelo encaminhamento à Clinica do Homem.
A aquisição custará aos cofres públicos R$ 58.876,59. No total, serão distribuídos 25,5 mil comprimidos de 50 mg, 5,4 mil de 100 mg e 5,4 mil de 25 mg.

Tempo de leitura: 2 minutos

Escola assaltada ontem à noite não tem guarda municipal para vigilância (Foto Pimenta).

Duas professoras e uma estagiária de pedagogia foram assaltadas dentro de uma escola de Itabuna, por volta das 19h30min desta terça (26). O assalto ocorreu no Grupo Escolar Municipal Firmino Alves, na rua São José, bairro de Fátima.
Os três bandidos aproveitaram o horário de entrada na escola e se misturaram entre os alunos para enganar o porteiro, que xerocava documentos na hora da invasão. Depois, avançaram pelo pátio, chegando à secretaria escolar, onde um deles puxou a arma e exigiu que os professores entregassem os celulares. Uma aluna também foi roubado.
Entrada e pátio da escola assaltada ontem (Foto Pimenta)

Após o roubo, os assaltantes fugiram em uma bicicleta. A região onde está situada a escola é das mais violentas da cidade. Um aluno da próprio grupo escolar foi visto, minutos antes, conversando com os assaltantes.
O PIMENTA apurou que o grupo escolar está sem guarda municipal deste abril do ano passado, o que facilitou a ação dos bandidos.
A direção do colégio entrou em contato com o secretário de Educação, Gustavo Lisboa, que assegurou o envio de um guarda, o que não aconteceu até o meio-dia, quando o blog esteve no local.
Uma professora reagiu à falta de segurança, ontem, ao prestar queixa no Complexo Policial de Itabuna: – esse povo pensa que somos feitas de aço.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje o ranking das maiores operadoras de telefonia celular do país. A liderança continua com a Vivo (29,47% de participação), seguida pela Claro e TIM, ambas com 25,55%.
A OI vem em terceiro, com 19,1% do mercado. A CTBC tem 0,3% de participação. O interessante é que a diferença entre a Claro e TIM é de apenas 9.019 aparelhos habilitados – ou acessos, na linguagem técnica.
No mês passado, o Brasil atingiu a marca de 217.345.962 celulares habilitados, dos quais 14.238.543 na Bahia. No estado, apenas 1.437.167 são na modalidade pós-pago.
Agora, vamos fazer nosso ranking da que presta o pior serviço? Deixe seu pitaco na seção comentários.

Tempo de leitura: 2 minutos

A mera expectativa de direito à nomeação, por parte de candidato aprovado em concurso cujo prazo de validade ainda não venceu, transforma-se em direito subjetivo de ser nomeado quando a contratação de servidores temporários comprova a necessidade da administração em preencher vagas existentes. Com essa consideração, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou decisão do ministro Napoleão Nunes Maia Filho e garantiu a nomeação de uma candidata ao cargo efetivo de médica oftalmologista na Universidade Federal Fluminense (UFF).
A candidata entrou na Justiça do Rio de Janeiro alegando que, apesar de ter ficado em terceiro lugar no concurso público, foi preterida pela administração, que contratou, em caráter temporário e excepcional, profissionais médicos para a prestação de serviço no Hospital Universitário Antônio Pedro – entre eles um oftalmologista.
Segundo a defesa da candidata, a contratação precária de servidores temporários dentro do prazo de validade do concurso transforma a mera expectativa de direito à nomeação em direito líquido e certo, pois comprova a existência de vagas e o interesse público no seu preenchimento.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Luan: 26 anos de prisão (Arquivo Radar).

Luan de Jesus, o Luan da Luz Vermelha, acabou condenado a 26 anos de prisão pelo assassinato de um idoso de 88 anos. O julgamento foi nesta segunda (25) no Fórum Ruy Barbosa, em Itabuna. O júri condenou Luan por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
O assassino matou o aposentado José da Silva Virgens, em 17 de junho do ano passado, na rua do Coqueiro, no Santa Inês, Itabuna. Junto com os menores R.J.M. E R.A.S., Luan invadiu a casa da vítima, amarrou os pés e as mãos da vítima e desferiu-lhe uma sequência de pauladas na cabeça.
Depois de constatar que José estava morto, o trio enrolou o corpo da vítima e levou para uma propriedade do tio de Luan, ainda no Santa Inês. O corpo do idoso somente foi descoberto uma semana depois, enterrado numa cova rasa na “Fazenda de Dinga”. De acordo com a sentença proferida pela juíza Cláudia Panetta, da Vara do Júri, Joel cumprirá a sentença em regime fechado no Conjunto Penal de Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

EXCLUSIVO
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) definirá na próxima sexta (29), às 9 horas, se acaba com o vestibular e adota as notas de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de acesso aos 33 cursos de graduação.
Conforme apurou o PIMENTA, a tendência é manter o vestibular como forma de acesso a 50% das vagas em 2012. A outra metade teria como critério a nota obtida na prova do Enem que ocorrerá em outubro. O desempenho no exame nacional valerá para todas as vagas em 2013.
A proposta de adesão da universidade ao sistema do MEC será votada na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uesc.
Proposta aprovada pelo conselho, a Uesc poderá aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, já neste ano. Assim, em 2013 o estudante terá que se inscrever no Enem e depois no SiSU para disputar vaga na instituição de ensino superior sulbaiana.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (23) houve nova eleição para escolha do síndico e subsíndico do condomínio Itaisa, a fábrica de chocolate e derivados que fechou as portas em 1995 e deixou 150 empregados a ver navios. Dirigentes do Sindicacau reclamam de irregularidades no processo eleitoral de hoje em que Heraldo Fraga acabou reeleito. É uma espécie de Fidel Castro do condomínio. Não larga o osso. O próprio Sindicacau, segundo o presidente Luiz Fernandes Andrade, não teve direito a votar ou ser votado, embora cotista.
Enquanto isso, diz, a venda do patrimônio da antiga fábrica de derivados de cacau, emperrou. A empresa que comprou os galpões, a Sol Bahia Construções, pagou apenas vinte por cento dos R$ 6,05 milhões devidos e alega não ter recursos para quitar a compra fechada em setembro do ano passado. A dívida somente seria quitada se a compradora conseguir atrair outras três ou quatro empresas para a antiga área da Itaisa. “Muitos trabalhadores já morreram sem ver o dinheiro dessa indenização a qual teriam direito”, lamenta Fernandes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os Jovens Adventistas do Fátima promovem neste sábado, 23, a partir das 19 horas, ao lado da FTC de Itabuna, evento com a participação do grupo Cânticos Vocal. Os ingressos custam R$ 5,00 mais um quilo de alimento não-perecível.
O dinheiro será destinado às obras de reforma da Igreja Adventista do bairro de Fátima e os alimentos beneficiarão as famílias atendidas pelos projetos sociais realizados pela denominação religiosa.
 


Tempo de leitura: < 1 minuto

O subprocurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou, em parecer divulgado nesta quinta-feira (21), que o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) viola o princípio constitucional do direito ao trabalho e à liberdade de exercer uma profissão.
A prova aplicada pela entidade é condição para que o bacharel em direito se torne advogado e atue na profissão.  A reportagem procurou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti, que está em recesso e não foi localizado. A reportagem também não conseguiu contato com o presidente interino.
“Não contém a Constituição mandamento explícito ou implícito de que uma profissão liberal, exercida em caráter privado, por mais relevante que seja, esteja sujeita a regime de ingresso por qualquer espécie de concurso público”, afirmou Janot no parecer.
A análise foi feita pelo subprocurador ao examinar o recurso ajuizado pelo bacharel em Direito João Antonio Volante, no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele contesta a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que julgou legítima a aplicação da prova pela OAB. O caso será analisado pelo relator no STF, ministro Marco Aurélio Mello.
Para o representante do MPF, o exame da Ordem não garante que será feita a “seleção dos melhores advogados” e pode até ser entendido como reserva de mercado. Informações do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nunca antes na história deste estado uma jovem ligada ao tráfico de drogas teve tanto espaço na mídia como Kelly Salles da Silva, a Kelly Cyclone, de 23 anos, morta na madrugada de segunda (18), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
O assassinato da “Patroa do Tráfico”, como ficou conhecida na capital baiana, é motivo de matérias que retratam a influência da jovem e a ousadia diante da polícia quando presa na “Festa do Pó”, em 2010.
O termo Kelly Cyclone é dos mais procurados na internet e as mídias tradicionais (rádio, tevê e jornal) descobriram o “filão” e concedem espaços generosos para tratar da morte e da vida de Cyclone, além das circunstâncias do crime ocorrido na segunda.
A preocupação é com os reflexos deste espaço para os que ficam e foram “rendidos” pelo tráfico. Estes, veem na “patroa” um exemplo. Pior, a ser seguido. Nas redes sociais, a moça coleciona milhares de seguidores, número que aumentou principalmente depois do assassinato.
E o fim de Kelly foi semelhante ao de milhares de traficantes e de quem se aventura (aventurou) neste “comércio”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na foto acima, pedestre se espreme na calçada enquanto lavador de carros dá uma mãozinha à loja de perfumaria e cosméticos ao tentar desobstruir a boca de lobo. Lojistas e comerciários reclamam da falta de manutenção dos bueiros. Basta uma chuva “fraquinha” e o cruzamento da rua Adolfo Maron e com a Ruffo Galvão vira piscinão. Para colaborar, ainda existem os “porquinhos” que lançam de embalagens plásticas a papéis em via pública.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Obras na BA-654 estão paralisadas há quase um ano.

Um protesto bloqueia há mais de três horas a BR-101, trecho de Ubaitaba, sul da Bahia. Os manifestantes exigem do governo baiano a retomada das obras de asfaltamento da BA-654.
A rodovia possui 40 quilômetros de extensão e liga a BR-101 à BA-001, conhecida como estrada Taboquinhas-Itacaré. O Derba iniciou a terraplenagem da rodovia em 2009, mas paralisou as obras no ano passado.
A BA-654 une a região onde residem cerca de 20 mil pessoas nos municípios de Itacaré, Uruçuca, Aurelino Leal e Maraú. Além de escoar a produção agrícola, a rodovia também é acesso para alguns dos pontos turísticos mais belos da Costa do Cacau.
Entre as paisagens, estão a Cachoeira de Tijuípe, entre Uruçuca e Itacaré, e o distrito de Taboquinhas, em Itacaré, localidade onde o Rio de Contas oferece a terceira melhor corredeira do mundo para a prática de rafting.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Itabuna será inaugurada nesta sexta-feira (22), às 17h, pelo procurador-chefe do órgão na Bahia, Marcelo Brandão, e a coordenadora local, Letícia Vieira. O MPT atenderá agora na rua Duque de Caxias, 665, centro. A regional itabunense do MPT cobre 44 municípios e conta com três procuradoras (Letícia Vieira, Cláudia Soares e Vanessa Rodrigues).