Tempo de leitura: < 1 minuto

Edvaldo Dias, o Nego Paim, assassinado no Antique (Reprodução Radar Notícias).

O vigilante Edvaldo Dias da Silva, Nego Paim, foi assassinado a tiros na manhã desta quarta (6), na rua Água Branca, Antique, em Itabuna. Ele levou vários tiros na cabeça. O corpo foi encontrado a 50 metros da moto Broz e um coldre que pertenciam ao morto.
Nego Paim era homicida confesso e tinha na ficha uma morte ocorrida no bairro Santa Inês, também em Itabuna. O homem sofreu tentativa de homicídio no início do ano.
Segundo informações do Radar Notícias, as suspeitas do crime de hoje recaem sobre o bando de um traficante conhecido como Diego Babão. O assassinato do vigilante é o 68º do ano em Itabuna, conforme a Polícia Civil.

Tempo de leitura: < 1 minuto


Este buraco no meio da Rua José Bonifácio, no Conceição, Itabuna, foi aberto pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) no início de maio para conserto na rede de abastecimento. O vazamento foi contido, não há mais desperdício d´água, mas a empresa não recompôs o calçamento da rua, deixando para trás um buraco de mais de metro de fundura.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou ontem o resultado do Exame de Ordem realizado em dezembro do ano passado reprovou 88,27% dos candidatos (reveja aqui). Hoje, a instituição liberou a lista dos 90 cursos de Direito que obtiveram aprovação zero. Exatamente dez dos cursos estão localizados na Bahia.
Dos cursos, seis são de Salvador (Isec, FSBA, Faculdade São Salvador, Faculdade São Tomás de Aquino, FTE e Faculdade Maurício de Nassau). Os demais estão localizados em Itabuna (Facsul), Luís Eduardo Magalhães (FAAHF), Camaçari (Famec) e Feira de Santana (FAN). Os resultados do exame unificado da OAB no país serão encaminhados ao Ministério da Educação (MEC).
Confira a lista completa

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um advogado de 56 anos invadiu um hotel em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, na noite desta segunda-feira (4), e esfaqueou três pessoas que participavam de uma palestra no auditório do estabelecimento. O acusado, José Raimundo Orrico de Moraes, foi contido por participantes do evento e atribuiu a ação a uma vingança. Segundo o agressor, um dos homens que participavam da palestra teria atingido seu rosto com um soco há dois meses.
As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional e não correm risco de morte. Wilton Araújo de Carvalho, 31 anos, foi atingido no abdômen, Uivalle Rui da Silva, 26 anos, recebeu um corte no braço, e Vanderson Farias dos Santos, 28 anos, foi perfurado no tórax. Os policiais civis que prenderam o acusado acreditam que se trata de um surto psicótico. Informações dos sites Voz da Bahia e Bahia Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Modelos populares da Honda lideram vendas.

A Fiat liderou as vendas de carros no primeiro semestre de 2011 no Brasil. A montadora italiana ficou com 22,37% de participação no mercado, seguido pela Volkswagen (20,63%), GM (18,5%) e Ford (9,52%).
Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O país comercializou 1.638.082 carros nos seis primeiros meses deste ano contra 1.495.691 em igual período de 2010.
MOTOS LIDERAM
A lista da Fenabrave de veículos mais vendidos nestes primeiros seis meses traz surpresas. Sabe qual o mais vendido no Brasil? Trata-se da moto Honda CG-150. Foram vendidas 211.410 unidades deste modelo. E o segundo lugar é ocupado pela Honda CG-125 (197.094 unidades).
APROVEITE E CONFIRA OFERTAS DE SEMINOVOS NO CLASSIPIMENTA
Somente na terceira colocação entre os mais vendidos é que aparece um carro, o Volkswagen Gol, com 146.457 unidades. O Fiat Uno vem em quarto (134.413). As duas posições na sequência também são ocupadas por motocicletas da Honda: Biz (106.923) e NRX-150 Bros (99.738).
As três posições seguintes são de carros: GM Celta (72.734), Corsa Sedan (62526) e Fiat Strada (59.185). E o 10º lugar? Moto Yamaha YBR-125 (56.821).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com as alterações no Código de Processo Penal (após aprovação da Lei 12.403/11), que passam a vigorar nesta segunda (4) no Brasil, algo em torno de 7.700 presos em toda a Bahia ganham chance de sair de trás das grades para responder às acusações em liberdade – praticamente metade da população carcerária no Estado, que é de 15.500 pessoas, de acordo com o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça.
Conforme a nova lei, somente os presos que ainda aguardam julgamento e respondem por crimes cuja pena máxima não ultrapassa quatro anos de detenção – como casos de furto simples, receptação de mercadoria roubada e homicídio culposo (quando não há intenção de matar) – podem ser beneficiados. Porém não significa que ganharão liberdade imediata.
“Não vai ser uma espécie de passe livre. Todo o histórico de vida do cidadão será analisado antes de qualquer decisão”, ponderou a juíza Nartir Weber, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia. Assim como ela, o professor Marcos Paulo Dutra, mestre em direito processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e defensor público naquele Estado, avalia que o principal foco da nova lei é atenuar a superlotação nas prisões. Informações d´A Tarde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A subseção da OAB-Itabuna, o Ministério Público estadual e a Associação Grapiúna dos Paraplégicos (AGP) entraram com medida cautelar contra a Rota e o Governo da Bahia, para que os deficientes visuais tenham assegurada a gratuidade nas linhas intermunicipais que cobram tarifa única no sul da Bahia.
A ação teve a assinatura de, pelo menos, dez deficientes visuais, das promotoras públicas Cleide Ramos e Renata Lazzarini e do presidente da OAB-Itabuna, Andirlei Nascimento. Eles alegam que a gratuidade é garantida pela Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD), da qual o Brasil é signatário. A gratuidade valeria em linhas que partem de Itabuna para municípios como Ilhéus, Buerarema, Itajuípe e Barro Preto, consideradas com características semiurbanas.
Desde o mês passado, os deficientes visuais realizaram quatro protestos, o maior deles na última quarta (29), quando fecharam a avenida Inácio Tosta Filho, centro de Itabuna, por quatro horas, retendo ônibus da empresa. A Rota divulgou nota de esclarecimento em que afirma ser ilegal a concessão de gratuidade aos deficientes. A empresa alega que, para isso, necessitaria de lei estadual e não reconhece o previsto na CDPD.

Tempo de leitura: < 1 minuto

"Jairão" morreu em acidente no trecho da BR-101 em Camacan (Foto José Nazal).

O empresário Jairo Seixas morreu em acidente automobilístico, hoje, na BR-101, trecho de Camacan, no sul da Bahia. O velório ocorre na capela do Hospital São José, em Ilhéus. No acidente, Luciana, filha do empresário, ficou gravemente ferida, sendo levada para o Hospital Calixto Midlej Filho. Ela sofreu fratura nas duas pernas. O empresário, a filha e um genro, apenas identificado como Júnior,  retornavam de Porto Seguro. Júnior teve ferimento leve.
A morte do empresário do setor de combustíveis chocou a comunidade ilheense. Jairão era bastante querido no município e tinha vida ligada aos movimentos sociais. O enterro está previsto para amanhã, às 10h.
Atualização às 18h59min – O acidente teve uma outrao vítima, Eranilton Ferreira Santos, de Itabuna, que trafegava na própria mão e foi surpreendido pela Toyota Hilux dirigida por Jairão. Eranilton foi enterrado neste domingo, 16h, em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma idosa de 74 anos foi atropelada por volta das 17h30min, na avenida Princesa Isabel, no São Caetano, nesta sexta (1º), mas cinco horas e meia depois do acidente ela ainda espera por atendimento médico especializado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. Maria Isabel Santana sofreu corte na cabeça e deslocamento na região do ombro e aguarda por um médico ortopedista.
Ela foi atropelada por uma motocicleta e socorrida pelo Samu 192, sendo logo depois encaminhada para o Hospital Calixto Midlej Filho. Após receber atendimento de um médico clínico, recomendou-se uma tomografia para avaliar a paciente. E aí, outro problema: o tomógrafo do hospital não funciona e dona Maria Isabel esperou ainda mais para ser transferida para o Hospital Manoel Novaes, onde havia tomógrafo, segundo um dos filhos da idosa.
A paciente sente muitas dores por causa do deslocamento ou fratura da clavícula, relata o filho Carlos Calazans. O médico ortopedista de sobreaviso não apareceu no hospital. Calazans diz que o setor de observação não possui cobertor, obrigando familiares a trazê-lo de casa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas entrou em vigor hoje (1°). A partir de agora, os plugues, vendidos isoladamente ou em aparelhos eletroeletrônicos expostos no mercado brasileiro, só poderão ser de dois tipos: com dois ou três pinos redondos.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), antes da padronização, que começou a ser implementada em 2000, havia pelo menos 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes no mercado.
Em balanço de fiscalizações recentes, divulgado esta semana, o Inmetro não identificou abuso de preços ou desabastecimento de mercado com a substituição das peças e registrou um índice de irregularidades abaixo de 5%, que é o percentual máximo tolerado pelo órgão. A multa para casos de produção ou venda de produtos fora do novo padrão, a partir de hoje (1°), pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
A principal mudança é a entrada definitiva no mercado dos plugues de três pinos, em que um dos pinos tem a função de fazer o aterramento. Além da redução do risco de choques, o novo formato permite contato mais eficiente entre a tomada e os aparelhos, evitando desperdício de energia, segundo o Inmetro. Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois gerentes da agência do Banco do Brasil e familiares foram seqüestrados ontem, em Coaraci, no sul da Bahia, por uma quadrilha de assalto a banco em uma ação ousada que teve desfecho por volta das 10h desta sexta (1º). Os bancários foram seqüestrados quando saiam da agência, no centro da cidade.
As primeiras versões confirmadas pela polícia são de que os sequestrados foram levados para a casa do subgerente da agência.  Além dos funcionários do BB, a mãe da gerente geral e a esposa e filhos do gerente jurídico foram feitos reféns pela quadrilha. Os nomes dos gerentes não foram divulgados oficialmente.
Logo cedo, os dois gerentes voltaram à agência com os bandidos, mas até agora não foi informado se a quadrilha conseguiu levar algum dinheiro.
Os familiares dos bancários foram libertados por volta das 10h no trevo de acesso a Uruçuca, na BR-101, de acordo com as primeiras informações.  As polícias militar e civil foram mobilizadas. As vítimas permaneciam até há pouco na delegacia de polícia em Coaraci. As investigações são comandadas pelo coordenador regional, delegado Moisés Damasceno.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição online d´A Tarde informa a pretensão da Vulcabras/Azaleia de transferir a produção da unidade de Itapetinga para a Índia, o que provocaria a demissão de 18 mil funcionários em 13 municípios do centro-sul baiano. Somente nos últimos sete meses, a fabricante de calçados eliminou três mil postos de trabalho em Itapetinga.
Há quase dois meses, a Vulcabras fechou a unidade matriz em Parobé (RS) e anunciou a abertura de fábrica no continente asiático. De acordo com o jornal, a empresa busca produzir na Índia porque a mão de obra lá é bem mais barata (salário de US$ 85,00 contra US$ 353,00 no Brasil).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 1.200 membros e familiares são esperados para o XXI Encontro Estadual dos Alcoólicos Anônimos, em Teixeira de Freitas, neste sábado e domingo (dias 2 e 3). O evento será realizado no Centro Diocesano do município do extremo-sul e terá como tema “Lideranças em A.A. – Sempre uma necessidade vital”.
Os organizadores do evento estadual dizem que o objetivo é a “troca de experiências entre membros da irmandade” e traçar diretrizes para expansão do A.A, que trabalha no auxílio às pessoas dependentes de bebida alcoólica.
Na Bahia, existem 213 grupos do Alcoólicos Anônimos, além de outros sete em experiência. Os contatos podem ser mantidos por email (distrito23deaa@gmail.com) ou pelo telefone (73) 8819-5194 (Gildásio).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em nota enviada ao PIMENTA, o Sindicato dos Comerciários de Itabuna, comandado pelo PCdoB, afirma que a entidade fez parte de um acordo firmado dentro do Conselho Municipal de Transportes em 2009, pelo qual não seria concedido reajuste da tarifa do transporte coletivo no ano seguinte, postergando-se o aumento para 2011.

“Foi o acordo possível naquele momento para conter a ganância por lucro dos empresários de transportes coletivos de Itabuna num intervalo de dois anos e tranquilizar a população”, esclarece a nota. O acordo foi aprovado pela unanimidade dos membros do conselho, inclusive pela representação estudantil.

A nota informa que “o DCE da Uesc e o movimento estudantil secundarista têm assento no Conselho Municipal de Transportes e não se opuseram ao referido acordo, à época” (confirmado o diagnóstico da bipoloridade).

Ainda segundo o esclarecimento encaminhado ao blog, “o Sindicato dos Comerciários defende com intransigência a melhoria do transporte coletivo em Itabuna e, dentro do Conselho, tem cobrado a realização de uma nova licitação para que outras empresas possam oferecer melhores serviços, além de renovação da frota, o que não acontece há muito tempo”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pessoas que têm ações tramitando na Justiça do Trabalho em Itabuna acusam um médico perito do TRT de reter processos relacionados a doenças ocupacionais. Alguns têm mais de dois anos na “geladeira”, aguardando a boa vontade do doutor.

Segundo a denúncia, o médico tem contrato com várias empresas da cidade, o que tornaria sua condição de perito do TRT no mínimo inadequada.