Um adolescente de 14 anos é suspeito de matar um jovem de 19, em um ônibus de Salvador, na tarde desta sexta-feira (29).
Segundo a polícia, o coletivo da empresa Barramar fazia a linha Estação Pirajá/ Mussurunga. O crime aconteceu nas proximidades do loteamento Vilamar, no bairro de Nova Brasília. A vítima Kleberson de Oliveira da Cruz estava acompanhada de um amigo quando foi atingido por tiros na cabeça. Ele chegou a ser encaminhado para o posto Médico de São Marcos, mas não resistiu. Do G1/Bahia
Expressões populares, frases feitas e eufemismos constituem o apanágio de cada língua. Às vezes, tais construções mal conseguem disfarçar a carga de superstição e preconceito que carregam, levando o povo a dar voltas à imaginação e nós na língua, para evitar o nome verdadeiro das coisas. Há comunidades que nunca pronunciam a palavra diabo, tenho uma amiga que não fala em azar (ela prefere “má sorte”), em outros tempos não se dizia que uma pessoa estava com tuberculose, câncer é palavra que muitos não usam – e na grande fase do Santos a torcida adversária não pronunciava, durante o jogo, o nome de Pelé: era somente… Ele.Para a palavra morrer, há dois grupos de eufemismo, ambos dando cores e odores próprios à língua. O respeitoso: falecer, descansar, fechar os olhos, desencarnar (entre espíritas) e dar o último suspiro – além do detestável “passar para o andar de cima”, ao gosto de quem aprende português com a Globo. Do lado gaiato: bater as botas, esticar as canelas, ir comer capim pela raiz, bater a caçoleta, botar o bloco na rua (por certo, lembranças serão despertadas). Tenho minhas preferidas nos dois conjuntos: no primeiro, formal, gosto de “faltar”; no jocoso, destaco “subir no telhado” (resquício de uma das melhores piadas de português de todos os tempos).
E por falar em português, sem gracinhas, reporto-me a Guerra Junqueiro (1850-1923), com cuja poesia abono o eufemismo para morrer, a que me referi. No poema “Os simples”, ele canta (chora!): A minha mãe faltou-me era eu pequenino,/mas da sua piedade o fulgor diamantino/ficou sempre abençoando a minha vida inteira,/como junto dum leão um sorriso divino,/como sobre uma forca um ramo d´oliveira! Penso que “minha mãe morreu” não teria jamais a pungência de “minha mãe faltou-me”. E imagino tempestivo lembrar que esse Abílio Manuel Guerra Junqueiro nasceu num lugar de nome lindo, ao norte de Portugal: Freixo de Espada-à-Cinta, pois, pois.
Nossa língua é mais do que caminho de expressão de ideias e sentimentos. Ultrapassa a utilidade imediata da comunicação entre as pessoas para ser ferramenta da história, da cultura, dos valores do passado, da construção do presente, da projeção do futuro. Bem lembra Bilac que, em português, ”Camões chorou, no exílio amargo, o gênio sem ventura e o amor sem brilho”. A linguagem é herança, patrimônio que nos legaram – e do qual nos cabe cuidar, conservar o que precisa ser conservado, transformar o necessário e passar esse conjunto às gerações próximas, com orgulho e responsabilidade.

Dentro do monstro habitava, além do panfletário temido, um poeta de belos versos. É, esse David Nasser de tão degradada biografia, um dos letristas mais festejados da MPB, parceiro de grandes músicos, sobretudo de Herivelto Martins. É autor de pérolas como Canta Brasil (com Alcir Pires Vermelho), Confete (Jota Júnior) e Normalista (Benedito Lacerda). Com Herivelto, fez Atiraste uma pedra, Pensando em ti e Camisola do dia, (as de que me lembro), uma memorável série de tangos (Estação da luz, Carlos Gardel e Hoje quem paga sou), além da vinheta de fim de ano usada pela Globo ( “Adeus ano velho, feliz ano-novo…”), em parceria com Francisco Alves.
Na minha memória, quem mais gravou David Nasser foi Nelson Gonçalves. Maria Betânia – que pode não ser a cantora que dizem, mas é dona de indiscutível bom gosto e cultura musical – regravou Atiraste uma pedra e A camisola do dia (Gal Costa também cantou Atiraste uma pedra) e Caetano recuperou Pensando em ti. Percebam como o jornalista, ao contrário de muitos coleguinhas por aí, não se permite cair na armadilha dos pronomes da segunda pessoa: eu amanheço (e anoiteço) pensando em “ti”, eu não “te” esqueço, vejo a vida pela luz dos olhos “teus”, “te” vejo nas espirais de fumaça, se leio um livro, em cada frase “tu” estás – e por aí vai. Uma aula.
(O.C.)

Empurrado pelo canto de “time de guerreiras” vindo da arquibancada, o Rio de Janeiro atropelou as rivais e retomou o trono: 3 sets a 0, parciais de 25/23, 30/28 e 25/19. Conquistou o heptacampeonato (1997/1998, 1999/2000, 2005/2006, 2006/07, 2007/08, 2008/2009 e 2010/2011). Informações do GE.
Camila Meira | A Tarde
A Polícia Federal de Ilhéus (a 455 km de Salvador) prendeu nesta sexta-feira, 29, três índios tupinambás acusados de extorsão e formação de quadrilha. Entre eles, está o líder da tribo, cacique Gildo, que responde pela cobrança ilegal de pedágio em uma estrada de acesso local na altura do km-22 da rodovia Ilhéus-Una, no distrito de Olivença.
A ação desta sexta foi um desdobramento da operação realizada no último dia 5, quando dois índios foram presos em flagrante após tentar cobrar pela passagem de agentes da PF na estrada que dá acesso ao Areal Aliança, de propriedade da empresária Linda Souza Cerqueira.
“No dia da operação, alguns índios evadiram-se do local e nós sabíamos do envolvimento deles. As investigações também apontam o cacique Gildo como mandante da cobrança de pedágios à empresária Linda Souza, para que ela pudesse ter acesso ao areal de sua propriedade”, explica a delegada da PF Denise Dias.
Além do cacique Gildo, também foram presos outros dois índios que não tiveram os nomes confirmados. Eles foram ouvidos na sede da PF em Ilhéus e encaminhados nesta sexta mesmo ao Presídio Aryston Cardoso, onde ficarão à disposição da Justiça.
Vários motoristas embriagados já foram conduzidos para a 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior, em Ilhéus, e de lá saíram sem registro de ocorrência ou maiores problemas. Segundo informações colhidas pelo PIMENTA, a polícia ilheense não dispõe de bafômetro e e o exame clínico ou de sangue não é realizado no Departamento de Polícia Técnica porque não há médico à disposição.
Sem a prova do crime, os bêbados irresponsáveis que cometem barbaridades no trânsito ficam livres para continuar aprontando.
Para melhorar um pouco sua imagem com o funcionalismo municipal, o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, anunciou que o governo fará nesta sexta-feira, 29, o pagamento dos salários de toda a folha de pessoal. A promessa é de que o dinheiro estará nas contas bancárias a partir das 18 horas de hoje, antevéspera do feriado do Dia do Trabalhador.
Na verdade, o calendário de pagamentos de salários começou a se normalizar no início deste ano, depois que Geraldo Pedrassoli assumiu a Secretaria da Fazenda. Antes, sabe-se lá porque, o dinheiro nunca sobrava para pagar os barnabés em dia.

Diretamente de Londres, o empresário Nérope Martinelli e o memorialista Nilton Ramos (Nilton Jega-Preta), dirigentes do bloco Casados I…Responsáveis, mandam notícias do casamento do príncipe William com a agora duquesa Kate Middleton.
“Infelizmente, nem todos da bateria do Casados I…Responsáveis puderam ir, mas apresentamos nossas sinceras desculpas à realeza”.
A bateria do I… Responsáveis fizeram questão de presentear o casal com suvenirs do sul da Bahia e que lembram também o mais tradicional bloco carnavalesco de Itabuna. “Eles agradeceram muito as doses de catuaba selvagem, o mel de cacau e o chocolate concentrado”. O bloco chega a Itabuna na próxima segunda e promete uma exposição de fotos… Coloridas, claro!!!

Está encerrada a enquete sobre quem o PCdoB deveria lançar como candidato a prefeito de Itabuna. A maioria dos 1.239 votos apurados indica preferência pelo ex-vereador e diretor do Sindicato dos Bancários, Luís Sena, que em 2008 ocupou a vice na chapa encabeçada pela petista Juçara Feitosa. Agora, os comunistas dizem não haver possibilidade de repetir a parceria com o PT na cabeça.
Na enquete do PIMENTA, Sena teve 40% dos votos, seguido de perto pelo vereador Wenceslau Júnior, que somou 34% das preferências. Em terceiro e último lugar ficou o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, que seria o melhor candidato comunista para 26% dos leitores.
A partir deste momento, o blog quer saber quem deve ser o candidato do PT a prefeito de Itabuna. As opções são Geraldo Simões, Juçara Feitosa e Vane do Renascer, e a escolha é sua. A enquete está no lado direito do blog. Boa votação.
O Rio de Janeiro, que vai sediar as Olimpíadas de 2016 e as finais da Copa 2014, acaba apresentar uma grande inovação no futebol: jogo à meia-noite. É o que está acontecendo no Engenhão, onde Fluminense e o paraguaio Libertad se enfrentam valendo a primeira partida da segunda fase da Libertadores. E tudo porque, pela segunda vez consecutiva, falt energia elétrica no estádio. A primeira, lembremos, ocorreu no domingo passado, no Fla-Flu.
Um deslizamento de terra no entorno da rodoviária de Ilhéus prejudicou o trânsito durante boa parte da tarde no terminal e nos acessos a Itabuna e às praias do Norte, incluindo Serra Grande e Itacaré. Uma empresa que presta serviços à Coelba estava no local refazendo as redes de distribuição de energia elétrica danificadas.
O trânsito transformou-se num verdadeiro caos entre as 14h e as 16h, com agentes de trânsito tentando botar ordem na coisa. Só que em vez de fluir o tráfego em mão de contramão pela conhecida rua do Mosquito, ônibus, caminhões e veiculos de passeio tinham que fazer malabarismo para se dirigir a Itabuna ou às praias do Norte, tal a “desinteligência” do desvio criado.
Da Folha:
Os Correios estão autorizados, a partir de hoje, a montar uma empresa de telefonia celular, a ter uma frota de aviões própria para o transporte de carga e a investir na construção do trem-bala.
A estatal também poderá criar seu próprio banco e se associar a outras empresas financeiras, de serviço de logística e postal eletrônico.
A permissão consta em medida provisória assinada ontem pela presidente Dilma Rousseff, que reforma o estatuto dos Correios, de 1979.
Clique AQUI e leia matéria completa (se for assinante da Folha ou UOL).
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) publicará na edição de amanhã (30) do Diário Oficial do Estado a relação de mais 700 profissionais aprovados aprovados no último concurso público do setor. Os convocados deverão se apresentar na sede da Sesab, em Salvador, na quarta ou quinta (dias 5 e 6) para imediata contratação.
Pelo cronograma da secretaria, 3 mil concursados serão chamados até 2013. Estes profissionais vão substituir os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

A violência associada ao tráfico de drogas chegou de vez também às pequenas cidades, como a antigamente pacata Barra do Rocha, que fica na região de Ubatã, sul da Bahia, e tem pouco mais de 6 mil habitantes.
Na noite desta quinta-feira, 28, o jovem Joilson Batista de Oliveira, de apenas 15 anos, foi alvo de tiros quando se encontrava num ponto de ônibus com a namorada. Os autores dos disparos teriam chegado encapuzados, em um carro preto.
O menor foi conduzido para o hospital de Ubatã, mas chegou sem vida. A namorada conseguiu fugir do local onde ocorreu o homicídio, mas a polícia suspeita de que o objetivo dos assassinos era matar somente Joilson Batista.
Segundo o blog Notícias de Barra do Rocha, há indícios de que o crime esteja relacionado ao tráfico.