Tempo de leitura: < 1 minuto

Pelo menos 12 alunos do curso de Comunicação Social da Uesc estão com sintomas típicos da gripe suína (H1N1) depois de uma viagem a Curitiba (PR). Cerca de 40 estudantes universitários da região cacaueira estiveram no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado na cidade que é uma das regiões mais infestadas pelo vírus da gripe A.

Os alunos do curso de Rádio e TV da Uesc estão apresentando febre alta, moleza e dores no corpo. O que preocupa é o tempo em que muitos desses alunos passaram sem ser medicados. Apenas depois de voltarem a freqüentar a sala de aula os alunos se deram conta de que havia similaridade entre os sintomas que vários deles apresentavam com os da gripe suína.

“Estávamos inicialmente acreditando numa coincidência e, depois, numa possível virose, já que muitos viajaram juntos. Mas nos últimos dias, cresceu muito o número de colegas com um mesmo sintoma e isso tem preocupado a todos”, contou um dos alunos, que pediu o anonimato.

O Paraná já registrou cerca de 1.400 casos da doença e 220 mortes. Alguns dos estudantes que participaram da viagem já começam, inclusive, a procurar os hospitais de Ilhéus e Itabuna e alguns já estão sendo monitorados pelos serviços de saúde. Os principais sintomas da gripe suína são febre alta (39º), falta de apetite, dores musculares e tosse.

As informações são do Bahia Online

Tempo de leitura: < 1 minuto
Carro ficou praticamente destruído na colisão (Foto Xilindró).
Carro ficou praticamente destruído na colisão (Foto Xilindró).

Um grave acidente ocorrido na noite de ontem, 12, no km 478 próximo ao entroncamento de Uruçuca, resultou na morte do pastor e ex-cabo da Polícia Militar Marcos Cardoso dos Santos, conhecido como “Marcos Galinha”. Além dele, saíram feridos Luiz Eduardo Menezes dos Santos, de 27 anos, e um menor com as iniciais R. S, de 15 anos, estes últimos de Ilhéus.Conforme as informações, Luiz Eduardo teria perdido o controle do carro e provocado a colisão.

Existe a suspeita de que Luiz Eduardo estivesse embriagado, porém, a polícia não confirma essa versão.Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) “Marcos Galinha” conduzia um veículo Fox, já os rapazes que saíram feridos estavam num carro Cross Fox de cor prata, com placas JPV 7225. A PRF também revelou que, o carro encontrado com os sobreviventes, tem restrições de roubo e é licenciado em Salvador.

Do www.xilindroweb.blogspot.com

Tempo de leitura: < 1 minuto

Alô, alô, Coelba!

Desde as 16h deste domingo que boa parte do bairro da Conceição está no escuro. Os moradores ligam para o 0800 da companhia de energia elétrica, mas nada de solução até o momento.

A empresa precisa explicar o que tem provocado sucessivas quedas de energia em Itabuna e Ilhéus. Ontem, a área do bairro de Fátima e Parque Verde ficou também às escuras, das 18h às 19h50min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatro homens foram presos logo após assaltar uma casa comercial no bairro Banco da Vitória, em Ilhéus, às margens da BR-415 (rodovia Ilhéus-Itabuna). Eles levaram quase R$ 1 mil do estabelecimento e fugiram em duas motos em direção a Itabuna.

Genilson Silva de Souza, o “Pura”; João Felipe Rodrigues Silva, o “Noiadeiro” ou “Mau”; Paulo César Souza Araújo, o Paulinho; e Deleon dos Santos estavam em fuga quando avistaram uma blitz no posto rodoviário, a poucos quilômetros do local do crime, e fizeram o retorno para tentar escapar do flagrante.

A polícia rodoviária percebeu a movimentação estranha, acionou policiais do 2º Batalhão da PM em Ilhéus e iniciou a perseguição. Os bandidos ainda tentaram se livrar do dinheiro e toca CD, mas foram presos com os quase R$ 1 mil, pistola 380 com munição, dois revólveres calibre 38 e um toca CD. Todos são de Itabuna e têm entre 22 e 24 anos. As informações são do repórter Costa Filho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac (Emarc) de Uruçuca abriu inscrições para o preenchimento de 180 vagas para o ingresso de novos alunos no ano de 2010 distribuídas nos cursos técnicos em Agropecuária, Agrimensura, Turismo e Hotelaria e Alimentos.

As inscrições podem ser feitas nos 52 Escritórios Locais da Ceplac em municípios da Região Cacaueira da Bahia ou na sede da Emarc até o próximo dia 9 de outubro mediante apresentação de Documento de Identidade, requerimento e pagamento de taxa de R$ 10.

Em caráter especial 40% das vagas para o curso de Agropecuária estão reservadas a alunos que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio e que sejam oriundos de assentamentos rurais, agricultura familiar, escolas famílias agrícolas, índios e quilombolas, cujas inscrições são feitas exclusivamente na Emarc mediante apresentação de declaração assinada pelo diretor ou coordenador do assentamento ou presidente de associação rural, indígena ou quilombola.

Qualquer pessoa maior de idade poderá inscrever candidato por procuração particular e apresentação da documentação exigida. A prova constará de Redação sobre temas atuais e de 50 questões objetivas abrangendo conteúdo das disciplinas Português, Matemática, História, Geografia, Biologia e Química.

A prova será realizada no dia 15 de novembro, a partir das 8 horas, horário de Brasília, nas cidades de Camacan, Camamu, Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Gandu, Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Jequié, Laje, Porto Seguro, Ubaitaba e Uruçuca. Mais informações, acesse o site. Informações da Ascom/Ceplac.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

A situação de sucateamento de um dos maiores colégios públicos de Itabuna levou a comunidade escolar a se unir para reclamar providências. A queixa de professores, alunos e pais de alunos é que falta transparência na gestão do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf). A diretora Adeildes Batista sofre contestação de todos os lados.

Professores fizeram paradas em dois turnos na última terça-feira, 8, com o apoio do alunado. Era um alerta contra o estado de abandono e desmando administrativo. O Ciomf tem cerca de 3,3 mil alunos nos três turnos e já foi considerado referência em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Sodré discutiu saúde do trabalhador com diversos sindicatos
Sodré discutiu saúde do trabalhador com diversos sindicatos

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação (Sindalimentação) participou recentemente de um encontro em Moçambique, que teve representações de sindicatos e centrais sindicais da Alemanha, Nigéria, África do Sul, Moçambique e Brasil. Entre os brasileiros, marcaram presença representantes do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia (Sindalimentação-Itabuna)

De acordo com o diretor Eduardo João Sodré, o encontro serviu para discutir e trocar informações sobre o adoecimento nos locais de trabalho, através do projeto Vida Viva. “O projeto identifica as doenças provocadas pelas condições e atividades nos locais de trabalho e chama o trabalhador a refletir sobre sua vida social, por meio de uma análise da tríade vida, saúde e trabalho”.

Sodré explica ainda que o Vida Viva busca desenvolver nos trabalhadores  maior habilidade para compreender o processo de adoecimento e sua relação com o trabalho, com objetivos de fortalecer ação do sindicato e dos trabalhadores na luta pela melhoria das condições insalubres do trabalho.

O projeto está presente em países como Brasil, Moçambique, México, Estados unidos, África do Sul, Senegal, Turquia, Bangladesh, Sri Lanka, Alemanha e Nigéria.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.

Os principais aspectos relacionados à formação de consórcios intermunicipais serão abordados em um seminário no dia 15, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. O evento é dirigido principalmente a gestores e servidores das áreas de saneamento, infraestrutura e turismo.

A Associação dos Municípios das Regiões Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) está incentivando gestores a participar da atividade. O presidente da entidade, Moacyr Leite, destaca a importância dos consórcios intermunicipais “como estratégia para a superação de dificuldades comuns aos municípios”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi grande a insatisfação de aposentados e pensionistas essa manhã no banco Itaú, na praça Jornalista Manuel Leal, no centro de Itabuna. Uma mudança na forma de atendimento pegou centenas de idosos de surpresa, e a grita foi geral.

Em vez de atendê-los nos vários caixas, como era feito até o mês passado, hoje, que foi o primeiro dia de pagamento dos benefícios de agosto, todos foram encaminhados para as máquinas de auto-atendimento. Dois funcionários ajudavam os idosos, que eram obrigados a percorrer duas ou três máquinas para conseguir retirar o valor integral do benefício.

A gerência informou que a mudança era para beneficiar os clientes. Mas, pelo volume de reclamações, ninguém se sentiu melhor naquele imenso caracol que transformou o saguão do banco.

Teve gente que saiu de lá prometendo ir ao Ministério Público. Sem falar que muitos ainda reclamam da dificuldade que é subir as escadas para ter acesso a estabelecimento.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Será concluído nesta quinta-feira (27) o curso de capacitação sobre o uso do portal Cidade Compras, destinado à realização de pregões e cotações eletrônicas. Os participantes, quase todos membros de comissões permanentes de licitação de prefeituras sul-baianas, também estão recebendo treinamento em pregões presenciais.

O curso está sendo ministrado na Casa do Educador de Itabuna, desde ontem, e é promovido pela Amurc, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Núcleo Cuidar, que desenvolve trabalho dirigido a portadores de necessidades especiais em Itabuna, participa no próximo domingo (30) do projeto Arte na Praça (Praça Otávio Mangabeira), a partir das 16 horas. Estão programadas apresentações de dança e sorteio de prêmios.

Os recursos obtidos serão destinados às obras de reforma da futura sede do Núcleo, situada no bairro São Caetano.

O Núcleo Cuidar existe há cinco anos e atende 91 famílias com portadores de necessidades especiais. As atividades de apoio são desenvolvidas com a participação de voluntários e incluem fisioterapia, musicoterapia, terapia ocupacional e aulas de dança.

Tempo de leitura: 2 minutos

VIGILÂNCIA INTENSIFICA COMBATE
NOS BAIRROS COM MAIOR INFESTAÇÃO

Mosquito volta a preocupar a população
Mosquito volta a preocupar a população

A partir desta segunda-feira (24), a Vigilância Epidemiológica de Itabuna vai iniciar uma operação de emergência contra a dengue. O objetivo é atacar os bairros nos quais o índice de infestação por focos do mosquito Aedes aegypti já é superior a 20%.

Encontram-se nesse grupo de risco os bairros Pedro Jerônimo, Carlos Silva, Novo Horizonte, Sinval Palmeira e Nova Ferradas. Para trabalhar exclusivamente nesses locais, foram escalados 60 agentes de controle de endemias, que receberam treinamento especial da Funasa e da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).

Itabuna registrou 150 casos neste mês de agosto, havendo ainda uma morte com suspeita de dengue hemorrágica. Do final do ano passado até abril deste ano, a cidade foi líder nacional em infestação por focos do mosquito transmissor da dengue e contabilizou mais de 13 mil casos, com oito mortes.

A mobilização que se inicia nesta segunda-feira pretende impedir que o município volte a viver o clima de pânico que se instalou nos primeiros meses de 2009. Grande parte das vítimas da doença foram crianças.

Além da aplicação de larvicida em reservatórios, as equipes da Vigilância darão o conhecido alerta sobre os maus-hábitos que precisam ser evitados para que o combate à dengue seja eficaz.

Caixas d’água e tonéis destampados, garrafas e pneus largados em quintais, pratos de caqueiros com água acumulada, somente para citar alguns exemplos, são convites tentadores para o mosquito da dengue. Enfim, tudo o que possa juntar água parada serve de foco para o Aedes e deve ser eliminado.