Tempo de leitura: 2 minutos
Condomínio terá 460 apartamentos.
Condomínio terá 460 apartamentos e clube com 20 equipamentos.

Acompanhando o boom do setor imobiliário em Itabuna, a Construtora Runa lança na próxima quinta-feira, 24, às 18h, no estacionamento do Shopping Jequitibá, o Residencial Villa Verde. De acordo com Marcel Valente, o projeto é o maior investimento do setor imobiliário dos últimos anos no sul da Bahia.

O residencial será construído numa área de 32 mil metros quadrados, na avenida J.S. Pinheiro, com 460 apartamentos e clube com 20 equipamentos de lazer.

A infraestrutura, segundo a construtora, é de “condomínio de alto nível, aliando conforto, praticidade e segurança”.

A estratégia de venda contará até com uma réplica de apartamento em suas dimensões normais. As parcelas mensais são a partir de R$ 246,92. A Construtora Runa pertence aos ex-fundadores das faculdades Facsul, hoje Unime.

A localização do condomínio, na J.S. Pinheiro, é um dos pontos considerados positivos pelos empreendedores. O grupo estima que sejam gerados 1.500 empregos na fase de construção do Residencial Villa Verde.

O lançamento do Residencial Villa Verde, um empreendimento da Construtora Runa, empresa dos fundadores da FacSul, será na próxima quinta-feira, dia 24, às 18 horas, no estacionamento do Shopping Jequitibá. O projeto, considerado o maior investimento do setor imobiliário dos últimos anos no Sul da Bahia, está sendo aguardado com expectativa pelo mercado. O Residencial Villa Verde, com 32 mil metros quadrados, terá infra-estrutura completa de um condomínio de alto nível, aliando conforto, praticidade e segurança, além de um clube com cerca de vinte equipamentos de lazer.
Tempo de leitura: 2 minutos
O secretário Nelson Pellegrino entrega a Marcel Leal, placa de reparação (Foto Manu Dias).
O secretário Nelson Pellegrino entrega a Marcel Leal, placa de reparação.

O governo do estado atendeu recomendação da Corte de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e reconheceu que houve falhas na apuração do assassinato do jornalista Manoel Leal, ex-proprietário de A Região, semanário de Itabuna. O ato de reparação à morte do jornalista ocorreu na manhã de hoje, no salão principal do Hotel Pestana, no Rio Vermelho, em Salvador.

O filho do jornalista, Marcel Leal, foi quem recebeu a placa de reparação, das mãos do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino. A esposa de Manoel Leal, Wanda Vincentini, também esteve presente no ato.

Leal foi assassinado no dia 14 de janeiro de 1998. Quando descia do carro para abrir o portão do sítio onde morava, o jornalista recebeu seis tiros mortais, disparado por homens que o esperavam numa picape Silverado. Apesar de passados 11 anos do crime, os mandatos não foram presos ou até mesmo identificados.

Governador fala do papel da imprensa na sociedade.
Governador fala do papel da imprensa na sociedade.

Dos acusados de participação no assassinato, Mozart Brasil chegou a ser condenado, mas tem regalias na prisão, e o ex-presidiário Marcone Sarmento foi julgado e absolvido em júri composto por funcionários e parentes do ex-prefeito Fernando Gomes.

O ato de reparação ocorreu em solenidade que marcou a edição de número 100 do programa Conversa com o Governador. Cerca de 150 profissionais da imprensa baiana participaram do evento.

Além do governador Jaques Wagner, a festa comemorativa contou com as presenças de secretários estaduais, dentre eles Robinson Almeida (Comunicação), e do deputado federal Geraldo Simões e do presidente da Assembleia Legislativa baiana, Marcelo Nilo (PDT).

Tempo de leitura: < 1 minuto

VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI

Três policiais civis baianos condenados por tráfico de drogas foram demitidos, “a bem do serviço público”, pelo governador Jaques Wagner. O decreto das demissões foi publicado na edição deste final de semana do Diário Oficial do Estado. Os policiais são Herielson Lopes dos Santos, Anatalício Brito de Almeida e José Jorge Fernandes de Jesus.

Lotados na 28ª Delegacia de Polícia (Nordeste de Amaralina) como investigadores da polícia civil, foram condenados a 15 anos de prisão em regime fechado por associação ao tráfico de drogas e extorsão. Herielson, o “Xuxa”; José Jorge, o “Cabeça”; e Anatalício eram acusados de comandar o tráfico no Aeroclube, Marback, Empório Imbuí e praia do Flamengo.

Herielson foi notícia nacional, ano passado, quando o governador Jaques Wagner o promoveu junto com outros 416 policiais civis. Herielson não teve direito à promoção porque, como rezava o decreto, havia sofrido condenação.

Tempo de leitura: < 1 minuto
‘Carobinha` acaba de ser eliminado do reality.

Tristeza para a família, que reside no bairro da Conceição, em Itabuna. Tido como um dos favoritos ao prêmio máximo de R$ 500 mil, o itabunense Marcelo Guimarães, o `Carobinha`, está fora do No Limite, reality show da Rede Globo.

No ‘portal’, uma espécie de ‘paredão’, ele obteve três votos contrários e acaba de deixar o programa que terá finalíssima no próximo domingo, 27 de setembro.

O programa começou com 20 participantes e o itabunense foi o 15º eliminado, ficando a uma semana de levar os R$ 500 mil.

Segundo a produção do programa global, ele foi convidado a participar da eliminatória de No Limite enquanto surfava no litoral paulista. O reality é gravado no litoral cearense.

Tempo de leitura: < 1 minuto
.
.

Um evento com cerca de 150 profissionais convidados de veículos de comunicação da capital e do interior, dentre os quais o Pimenta na Muqueca, vai comemorar a edição de número 100 do programa Conversa com o Governador, nesta segunda, às 8h30min, no Hotel Pestana, em Salvador. O centésimo programa será lançado com a participação de Jaques Wagner, secretários estaduais e demais autoridades de todo o estado.

O evento ainda será marcado por homenagens a radialistas e ato de reparação à morte do jornalista Manoel Leal, ex-proprietário do jornal A Região, de Itabuna. A família do jornalista assassinado em 14 de janeiro de 1998 estará presente no evento. O ato de reparação foi uma exigência da Corte de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Blitz em central de abastecimento resultou em prisão em flagrante.
Blitz em central de abastecimento resultou em prisão em flagrante.

O Ministério Público Estadual, as polícias militar e civil e a Vigilância Sanitária apreenderam cerca de 100 quilos de carne comercializada de forma irregular, em ganchos externos e sem resfriamento do produto. A blitz ocorreu na Central de Abastecimento do Malhado e em açougues dos bairros Teotônio Vilela e Nelson Costa e do centro de Ilhéus.

A ação foi realizada no início da manhã da sexta-feira, 18, na Central de Abastecimento. Apesar da apreensão da carne comercializada sem embalagem e fora de câmara frigorífica, bastou o Ministério Público e téncicos da Vigilância Sanitária retornar à Central de Abastecimento, dois dos comerciantes insistiram na venda de carne do lado externo do balcão refrigerado.

Um deles foi preso em flagrante e o segundo fugiu ao perceber o retorno dos fiscais da Vigilância e do MP, que estavam com reforço da Polícia Civil. O comerciante preso foi conduzido para  delegacia. A promotora de Justiça Karina Cherubini alerta que a venda de carne em condições impróprias para o consumo humano é crime com pena de dois a cinco anos de detenção.

Tempo de leitura: 2 minutos

Início da tarde de sexta-feira, a polícia federal aciona três viaturas para investigar supostas três mortes de índios tupinambás na região entre Una, Buerarema e São José da Vitória, no sul da Bahia. As mortes não foram confirmadas, mas agentes da PF encontraram um cenário de tensão e destruição na Fazenda Boa Sorte, uma das cinco invadidas por tupinambás na última quarta-feira, 16 (confira aqui).

A tensão atingiu níveis mais elevados nos últimos dias porque os descendentes de indígenas, além de confrontos com produtores e donos de terras numa região de mais de 47 mil hectares que envolve quatro municípios, agora brigam entre si. Os caciques Babau e Moisés disputam quem invade mais propriedades e, consequentemente, toma mais terras.

A disputa, que começou na última quarta, resultou em derrota aparente para o grupo do cacique Moisés. Babau, cujo nome é Rosivaldo Ferreira, é a principal liderança dos descendentes de tupinambás. Moisés foi quem acionou a Polícia Federal, ontem. Ele é acusado pelo grupo de Babau de ter se aliado a traficantes de drogas para tomar as fazendas, na última quarta. E se voltar à região, afirmam seguidores de Babau, será escorraçado.

Está mais do que na hora das autoridades estaduais e federais voltar suas atenções para a região em litígio. São 47.376 hectares onde, além dos descendentes tupinambás, existe uma legião de produtores, trabalhadores, empreendedores da área de turismo. Uma morte misterioso ocorreu no início de junho e até agora não foram divulgadas as circunstâncias do que parece ser um possível assassinato. O homem era trabalhador rural de uma fazenda invadida pelos indígenas.

A tensão foi ainda mais agravada após a divulgação de relatório da Fundação Nacional do Índio (Funai), publicado no Diário Oficial da União em 20 de abril, que reconhece a região que compreende os municípios de Ilhéus, Una, São José da Vitória e Buerarema como sendo, originariamente, de propriedade dos descendentes tupinambás. Ou há posicionamento dos governos federal e estadual ou se caminha para derramamento de sangue na área dos mais de 47 mil hectares.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A prefeitura de Itabuna fez muita propaganda no início da Operação Sossego, criada para combater os abusos sonoros nos bairros e centro. Ela levou tranquilidade a bairros onde o som abusivo não deixava ninguém dormir. 

A operação é executada pela Polícia Militar, com apoio e acompanhamento do Ministério Público, das secretarias de Transporte e Trânsito e de Indústria e Comércio de Itabuna. Ou era.

Já na segunda semana de atividade, no fim de semana passado, o que se viu foi a PM e o MP atuarem sozinhos, porque a Settran e a secretaria de Indústria e Comércio simplesmente não apareceram.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto
Água 'batizada' mata a sede de moradores do Banco da Vitória e de quem trafega pela Ilhéus-Itabuna.
Água 'batizada' mata a sede de moradores do Banco da Vitória e de quem trafega pela Ilhéus-Itabuna.

O estudo é daqueles ‘top secrets’ e o resultado desaponta, frustra a comunidade do Banco da Vitória, bairro ilheense localizado às margens da BR-415 (Rodovia Ilhéus-Itabuna).

E é às margens da rodovia e nos limites do bairro que está localizada uma fonte de água mineral que socorre a muitos, inclusive ciclistas que costumam trafegar na Ilhéus-Itabuna. Também atrai as atenções de turistas.

Daí que a Embasa fez uma análise da água e descobriu a presença de coliforme fecal. Um técnico da empresa explicou que a origem do problema está no avanço de construções no entorno da fonte. Sem uma rede de esgotamento ‘honesta’, os moradores são induzidos a construir pequenas fossas.

O ‘conteúdo’, então, contamina o lençol freático e ‘batiza’ a água, que a análise concluiu ser – de fato – mineral. O resultado da análise era guardado a sete chaves. Era…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os alunos do 7º semestre do curso de farmácia da Unime-Itabuna promovem, de 17 a 19 de setembro, o I Simpósio Multidisciplinar sobre Doenças Cardiovasculares. O evento começa às 19h no auditório do campus 2 da Facsul-Unime.

A palestra de abertura abordará o tema morte súbita, e será proferida pelo médico cardiologista Jairo Xavier. Logo em seguida, o professor Fabrício Rios fala sobre “Farmacoterapia baseada em evidências: princípio na cardiologia”.

O simpósio vai até sábado e tem como público alvo estudantes e profissionais das áreas de farmácia, fisioterapia, enfermagem, educação física, nutrição e medicina. O I Simpósio Multidisciplinar sobre Doenças Cardiovasculares é apoiado pela Formandu´s Eventos e Formaturas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3215-1705.

Tempo de leitura: 2 minutos
.
Mais gente teve que recorrer ao benefício em agosto.

Serviços, comércio e indústria foram os setores que mais puxaram para baixo os índices de geração de emprego de Itabuna no mês passado (confira os números aqui). De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram cortados 44 postos de trabalho no setor de serviços, 38 no de comércio e 22 na indústria. A construção civil voltou a contratar e registrou saldo positivo de 25 novas vagas em agosto.

O saldo é extraído da diferença entre número de admissões e demissões. No caso do setor de serviços, foram abertas 175 vagas e demitidos 219 profissionais. O comércio registrou 227 contratações com carteira assinada e 265 desligamentos. A indústria não seguiu tendência de outros meses ao contratar 170 e demitir 192.

Em Ilhéus, o saldo foi positivo por conta das contratações na administração pública (35 novos postos) e a construção civil. A economia ilheense registrou no comércio (-20 vagas), agropecuária (-13) e serviços (-12) os seus piores desempenhos no mês que passou.

Se o saldo foi positivo na geração de empregos em agosto, Ilhéus não tem muito a comemorar quando se leva em conta o retrospecto dos oito primeiros meses de 2009. O município registrou 3.981 contratações com carteira assinada, porém, demitiu 4.319 trabalhadores. Ou seja, cortou 338 postos de trabalho. Do outro lado, Itabuna registrou 864 novos empregos no ano, apesar do resultado negativo em agosto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os dados do emprego no Brasil revelam que Itabuna caminhou em tendência contrária ao da economia do país em agosto, quando foi registrado recorde de emprego no Brasil (242.126 empregos com carteira assinada). Os números foram divulgados há pouco pelo Ministério do Trabalho e Emprego,

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município eliminou 55 postos de trabalho no mês passado. Foi o 6º pior resultado entre os 81 municípios baianos acima de 30 mil habitantes. Os melhores foram Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itapetinga e Camaçari.

A economia itabunense registrou 681 contratações contra 736 demissões, gerando o saldo negativo de 55 vagas. Já o município de Ilhéus conseguiu se sair um pouquinho melhor ao criar irrisórias 12 novas vagas, resultado direto das 476 contratações em agosto, ante 464 desligamentos de trabalhadores com carteira assinada.

Em instantes, os dados completos sobre o emprego nas duas maiores cidades sul-baianas.

Além de Itabuna, os campeões do desemprego no mês de agosto foram Porto Seguro (-71 vagas), Cruz das Almas (-82), Sento Sé (-168), Muritiba (-292) e Teixeira de Freitas (-444 vagas). Observe que entre os seis municípios que mais cortaram vagas formais em agosto, três são sul-baianos: Itabuna, Porto Seguro e o campeoníssimo Teixeira de Freitas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) abre nesta quarta-feira, 16, o prazo de inscrição ao vestibular 2010. A inscrição somente poderá ser feita no site da instituição (clique aqui), a partir das 13h desta quarta. O último dia para garantir participação no exame é 10 de outubro. O valor da taxa é de R$ 85,00.

As provas estão previstas para os dias 10, 11 e 12 de janeiro. A Uesc aderiu ao sistema de cotas, para o qual destinou metade das vagas (conheça as regras no site da instituição). São 1.440 vagas para os 18 cursos de bacharelado e 11 de licenciatura. A universidade obteve conceito 4 no Índice Geral de Cursos, do Ministério da Educação (MEC), e nota média 3 no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), antigo provão.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes comunitários de saúde estão cadastrando pacientes diabéticos e hipertensos em Itabuna. O procedimento visa mostrar a realidade do número desses pacientes no município, para que as políticas públicas de saúde tenham efeito, afirma a diretora do departamento de Atenção Básica da secretaria da Saúde, Fernanda Cândido Ludgero.

De acordo com ela, o número de pacientes hipertensos e diabéticos que a secretaria dispõe é muito baixo, considerando os mais de 210 mil habitantes de Itabuna. A distribuição de medicamentos de uso continuado, como a insulina pelos diabéticos, é baseada nesses dados. “Temos que trabalhar com números reais parar darmos uma assistência melhor a esses pacientes”.

Segundo a secretaria, está regularizada a distribuição de todos os medicamentos fornecidos nos postos de saúde. As únicas exceções são os medicamentos Diclofenaco e Dipirona em comprimidos, que tiveram a distribuição proibida pelo Ministério da Saúde, devido aos problemas que causavam, especialmente problemas hepáticos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em mais uma reunião ordinária, realizada ontem, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus (Condema) debateu ‘uma extensa pauta’. No plenário, conselheiros, ambientalistas, autoridades e empreendedores.

Pelo menos dois assuntos eram dos mais palpitantes: licenciamento ambiental para construção de casas do programa “Minha Casa Minha Vida”, no bairro do Iguape, e exploração de recursos minerais de forma desordenada. Aí entram os areais e as pedreiras ilegais.

Sobre o primeiro o plenário decidiu pela criação de uma Câmara Técnica, que passará a vigorar depois da publicação da Resolução que normatizará os seus trabalhos. Também ficou decidido que quando isso ocorrer, haverá rodízio entre os conselheiros. Já é um avanço.

Sobre o outro assunto de grande interesse público, o problema da exploração desordenada dos recursos minerais no município, a única informação é que foi “amplamente debatido”.

Pra arrematar, o presidente do Condema, Antônio Fernando Ribeiro Silva, propôs a realização de reunião extraordinária para o próximo dia 28. Nessa, serão discutidas – e aprovadas, garante Silva – alterações no Regimento Interno do Conselho.