Tempo de leitura: < 1minutoSul da Bahia: exportação de búfalo.
A exportação de bubalinos é o novo nicho descoberto por produtores sul-baianos. Quem desbrava o mercado internacional é Abelardo Ribeiro Filho, da Fazenda Bom Sossego, em Uruçuca. Ela já garantiu a exportação de 76 cabeças de gado para as Filipinas, no continente asiático.
A primeira leva sai hoje de sua propriedade, com destino a Campo Florido (MG), para um período de aclimatação. A exportação está prevista para dezembro, pelo Porto de Santos (SP). Existem ainda outras 400 exemplares da raça murrah na propriedade. A empresa pretende ampliar a produção para atender ao mercado internacional, segundo comunica Abelardo.
O retorno para casa depois do feriado prolongado via ferry boat pode se traduzir em um pesadelo nesta segunda (2). Devido a problemas técnicos, duas das cinco embarcações escaladas pela TWB, empresa que opera o serviço, foram retiradas das operações, restringindo o número de viagens.
O ferry Ipuaçu teve um problema no sistema de injeção de combustível, enquanto o Rio Paraguaçu durante a manhã teve vazamento nos cilindros e precisou parar urgentemente para reparos. A situação é complicada ao ponto de a TWB recomendar aos passageiros que não façam a travessia entre 16h e 23h. É exatamente o início do período de maior fluxo de retorno. As informações são do Bahia Notícias.
Tempo de leitura: 2minutosFélix Mendonça: aposta em eventos para movimentar o mercado regional
Com um formato que vai aliar informação e entretenimento, a Tudo FM promete movimentar o mercado publicitário e a atividade de radiodifusão e entretenimento na região. Essa é, segundo o deputado federal Félix Mendonça, a grande preocupação da empresa que entra em atividade nos próximos dias. O lançamento foi na noite dessa sexta-feira, no hotel Tarik Fontes, em Itabuna.
A Tudo FM Sul, que transmite dos antigos estúdios da antiga Tropical FM, em Itajuípe (96,1), já está no ar em caráter experimental. Nos próximos 10 dias, segundo os diretores, receberá novos transmissores para expandir seu sinal e começar a operar oficialmente. A empresa, de Salvador, está no mercado há cinco meses, e forma rede com a inauguração de outras emissoras na região sisaleira (Serrinha) e na região do feijão (Irecê).
Mendonça, que é pai de um dos sócios da rádio, Félix Mendonça Filho, afirmou que a emissora vai resgatar eventos como concursos de beleza, com o objetivo de levantar a auto-estima da região e sacudir “um pouco” o mercado publicitário. “Vamos apoiar várias iniciativas nesse sentido, para movimentar essa atividade”.
Exaltando a qualidade dos profissionais da comunicação itabunense, ele ainda afirmou que quer fazer parcerias com jornalistas locais, a fim de garantir uma cara regional à rádio. “Dois de nossos âncoras em Salvador são de Itabuna, Raimundo Varela e Samuel Celestino. Mas assim como eles, a região tem vários nomes, com os quais queremos firmar parcerias”, revelou.
O diretor Fábio Lima, por sua vez, explicou que a FM terá em Itabuna sua base operacional, além de um estúdio de apoio. “A direção será instalada em Itabuna, que é o centro econômico da região”. Por enquanto a parte jornalística será retransmitida de Salvador, mas em breve o jornalismo local estará no ar pela manhã (6 às 8 horas), e ao meio-dia (13 às 14 horas).
A publicação do edital de concurso público da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) ocorreu nesta sexta-feira. Com salários que variam de R$ 883,10 a R$ 4.091,60, estão sendo oferecidas 2.270 vagas para os níveis médio, médio técnico e superior em toda a Bahia.
As provas estão previstas para acontecer no dia 24 de janeiro. As inscrições começam no dia 13 de novembro e vão até oito de dezembro, conforme o edital. A taxa é de R$ 40,00 para nível médio, R$ 60,00 para o técnico e R$ 90,00 para os cargos de nível superior. As provas e a organização do concurso estão a cargo do Cespe/UnB.
As famílias dos articulistas políticos Eduardo Anunciação e Marco Wense estão de luto. Dona Nair Queiroz, de 92 anos, morreu nesta quarta-feira, 28. Ela era avó de Wense e tia de Anunciação.
O corpo de Nair está sendo velado no SAF e será sepultado amanhã, às 9h, no cemitério Campo Santo, em Itabuna.
Tempo de leitura: < 1minutoDeslizamento destruiu quarto das crianças (Foto Dino Rocha).
As mortes das crianças Rebeca e Isabele Batista, de 3 e 4 anos, provocou revolta nos moradores do Alto do Seringal (Avenida Esperança), em Ilhéus. Eles interditaram a avenida que é uma das principais ligações da rodovia Ilhéus-Itabuna com a zona norte de Ilhéus e a estrada para Itacaré.
Os moradores juntaram pneus e pertences destruídos no deslizamento de terra nesta madrugada na avenida e atearam fogo. A pista foi interditada e nem mesmo a polícia conseguiu liberar o trânsito. As crianças morreram soterradas no deslizamento de terra na 8ª Travessa, nesta madrugada.
Rebeca e Isabele estavam com os avós, que não conseguiram salvar as crianças. Na hora do deslizamento, a primeira área da casa atingida foi o quarto onde as duas crianças dormiam.
Segundo o Jornal Bahia Online, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, avaliou os estragos causados pela chuva nesta madrugada e decidiu decretar estado de emergência no município.
A Secretaria Estadual de Saúde, através da sua assessoria de comunicação, informou há pouco que tiveram resultado negativo os exames realizados em 22 pacientes tratados como suspeitos de meningite meningogócica em Porto Seguro.
Os pacientes foram atendidos no Hospital Regional de Porto Seguro e apresentavam febre e dor de cabeça. Os exames foram feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
De acordo com a Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Lorene Pinto, “estes resultados deixam os técnicos que acompanham o caso mais tranquilos, pois sinalizam que as medidas de bloqueio adotadas, de maneira incisiva e efetiva pela Sesab, estão obtendo êxito”.
Seguindo protocolo internacional, a Sesab ainda não descarta o surto de meningite em Porto Seguro. Segundo Lorena, há necessidade de se aguardar pelo menos dez dias para confirmar “a interrupção do ciclo de transmissão” no município, notadamente em Trancoso.
Todos os casos foram registrados no dia 21 de outubro e, até o momento, nenhum outro caso foi registrado. No dia 18 de outubro, ocorreu uma festa em Trancoso, localidade de Porto Seguro.
Três dias depois, no dia 21, oito jovens, que participaram do evento, foram hospitalizados com suspeita de meningite meningocócica. Quatro das pessoas morreram e outras três vítimas sobreviveram. Falta ao Lacen o resultado do exame de uma das oito vítimas.
A maior operadora de turismo do Brasil, a CVC, anunciou expectativa de atrair cerca de 150 mil turistas à Bahia na temporada de verão 2009/2010, gerando algo próximo de R$ 150 milhões, segundo Fernando Del Cistia. O diretor da CVC se reuniu com a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, e o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.
Grande parte dos 150 mil visitantes terá como destino Porto Seguro, Salvador e Ilhéus. O volume de turistas é 23% superior à temporada 2008/2009. Os números foram divulgados em reunião do Del Cistia e os dirigentes estaduais no congresso da ABAV, no Rio de Janeiro.
O comércio de Itabuna espera vendas recordes neste final de ano. Tanta expectativa se explica pelo fim da crise econômica mundial. E a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL) vai no embalo e lança, nesta terça-feira (20), a sua campanha natalina.
Para fisgar o consumidor, a entidade vai sortear 100 vales-compras de R$ 400,00 cada, quatro motos e dois veículos “zero”. A campanha “Natal Genial no Comércio de Itabuna” será apresentada pelo presidente da CDL, Carlos Leahy, e o publicitário Ruy Carvalho, da RCM Propaganda, às 19h, na Columbia Veículos, na avenida J.S. Pinheiro.
A campanha será a última sob a presidência de Carlos Leahy. Após dez anos, ele deixa a presidência da CDL para dedicar-se à Morena FM e à titularidade da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Quem assume a entidade é o empresário Jorge Braga, da Braga Veículos. A eleição será na próxima quinta-feira, 22, às 19h, na sede da CDL. Braga é candidato de consenso.
Tempo de leitura: < 1minutoAlmeida: planos para a Biofábrica.
O novo diretor-geral do Instituto Biofábrica de Cacau, Henrique Almeida, concede entrevista coletiva, na próxima quinta, às 8h, para explicar o seu plano de gestão para o órgão ligado à agricultura sul-baiana. A coletiva será no Palace Bistrô, em Itabuna. Almeida assumiu o Instituto Biofábrica, após articulações que resultaram na queda do técnico agrícola Moacir Smith Lima, ligado ao deputado federal Geraldo Simões (PT).
O novo diretor-geral assume com o apoio dos grandes produtores e do secretário estadual de Agricultura, Roberto Muniz. Almeida é ligado a Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus e secretário-geral estadual do PP, partido que comanda a pasta da Agricultura. O diretor-geral também é presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC).
Tempo de leitura: < 1minutoChapa é formada por Ary, Andirlei, Jurema, Rui e Raimunda.
A eleição da OAB-Itabuna deverá ser a mais disputa de todos os tempos. Após dois mandatos, o atual presidente, Oduvaldo Carvalho, vai passar o bastão ao eleito no dia 25 de novembro. O primeiro a registrar chapa foi o advogado trabalhista Andirlei Nascimento, hoje à tarde.
Andirlei será candidato a presidente, tendo como vice Jurema Cintra. Ainda compõem a chapa “OAB Forte e Atuante” Ary Barboza (tesoureiro), Raimunda Oliveira (secretária-adjunta) e Rui Santana Filho (secretário-geral).
A chapa conta com o apoio do atual presidente, mas o embate não será nada fácil. Andirlei terá pela frente Rafle Salume, Luilson Pinho e José Lessa. Estes são tidos ainda como pré-candidatos. O prazo de registro de chapas vai até 25 de outubro.
Moradores das ruas Duque de Caxias, Santo André, José Bonifácio e Catucicaba, no bairro Conceição, em Itabuna, estão indignados com o descaso da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Até agora a secretaria não recompôs o calçamento em bloquete destruído pelo excesso de peso de caminhões de entrega de mercadorias ou pelas obras de recuperação da rede de esgotamento sanitário executadas pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento Ambiental (Emasa) nas duas primeiras artérias.
As chuvas concluíram o “trabalho” com a formação de crateras. Nos dias de estiagem, a poeira toma conta das casas, já que em alguns locais bloquetes foram acumulados sobre os passeios ou simplesmente afundaram. Donas de casa se irritam e também lamentam a quantidade de lixo e dejetos nas bocas-de-lobo.
Na rua Santo André, bloquetes e entulhos foram lançados na calçada.
Tempo de leitura: < 1minutoTeste vocacional é gratuito e pode ser feito no Shopping.
Vai fazer vestibular e ainda não descobriu qual é a sua praia? Para ajudar a encontrar a resposta, alunos e professores do curso de Psicologia de uma faculdade particular de Itabuna estão disponibilizando, gratuitamente, teste de orientação vocacional para estudante do ensino médio ou de cursinhos pré-vestibulares.
O teste pode ser feito em um estande no Jequitibá Plaza Shopping até a próxima sexta, dia 25. O publicitário e coordenador de marketing da FTC/Itabuna, Sílvio Roberto, explica que a ideia é auxiliar o jovem na tomada de decisão em relação à carreira profissional que deseja seguir e com a qual tem maior afinidade.
O serviço funciona das 10h às 22h. O estudante preenche um cadastro para – segundo promete a faculdade – concorrer a brindes.
Tempo de leitura: 2minutosEstado libera máquinas e recursos para limpeza de canais.
O governo do estado assegurou a liberação de recursos e máquinas para fazer a limpeza dos canais de macrodrenagem de Itabuna. A medida é preventiva e visa impedir que o município, novamente, seja assolado por uma epidemia de dengue.
O governo do estado, através da Secretaria de Infraestrutura, vai liberar duas retroescavadeiras e 10 caçambas para a operação. Os detalhes foram definidos em reunião da Sétima Dires, 8ª Residência do Derba e representantes das áreas de saúde e desenvolvimento urbano da prefeitura de Itabuna.
A limpeza abrangerá, inicialmente, 20 quilômetros de canais de alguns dos principais bairros e do centro. O comando do Derba acionou a representação local ainda ontem à noite e solicitou a reunião e informações para a ação de limpeza. A solicitação foi feita pelo deputado federal Roberto Brito, ontem, e atendida pelo novo diretor do Derba, Wilson Britto.
Especialistas em combate à dengue consideram a ação importante, mas de pouca eficácia. “É bom limpar os canais. Mas em relação à dengue, o impacto é mínimo, pois 80% dos focos do mosquito se encontram em imóveis residenciais e comerciais e terrenos baldios”.
Entre janeiro e maio deste ano, Itabuna registrou mais de 13 mil casos de dengue. A epidemia causada pelo mosquito Aedes aegypti matou, pelo menos, oito pessoas. Nos últimos 45 dias, a doença voltou a preocupar com o registro de mais de 200 casos.
Tempo de leitura: < 1minutoNa avenida Manoel Chaves (Kennedy) animal pasta no canteiro central.
Carro, moto, bicicleta, pedestre? Que nada. Os donos dos canteiros centrais e ruas de Itabuna são eles. A foto aí acima é um flagrante do último domingo, à tarde, na avenida Manoel Chaves, que interliga bairros populosos como o São Caetano à BR-101.
A avenida é dos principais corredores urbanos de Itabuna. O risco de acidente é grande. E o que faz o Centro de Controle de Zoonoses ou a prefeitura? Por enquanto, nada…