Uma embarcação com tripulante e 16 passageiros de Salvador virou, ontem à tarde (28), ao sair da Ponta do Curral, em Valença. A lancha Pura Liberdade tinha como destino Morro de São Paulo, em Cairu, um dos destinos mais procurados da Costa do Dendê. Tripulante e passageiros foram resgatados por uma equipe da Capitania dos Portos.
A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) recomendou no final da noite de ontem “cautela e cuidado” ao adquirir passagens entre Salvador e o Morro de São Paulo. Três empresas operam este tipo de serviço no Terminal Náutico da Bahia, na capital baiana. São elas a Biotur, a Ilha Bela e a Farol do Morro.
A Astramab denuncia que, na alta estação, “agentes sem qualquer autorização dos órgãos fiscalizadores – Marinha e Agerba – e sem qualquer embarcação própria, intensificam as ações irregulares, fazendo transporte para o Morro de São Paulo sem qualquer critério e à margem da lei – via terrestre e marítima”.
A Marinha divulgou ontem que uma investigação foi aberta e deve ser concluída em até 90 dias. Ela vai determinar o que causou o acidente com os 16 passageiros mais o tripulante em Ponta do Curral.
Sob sol intenso, o cerimonial da Presidência da República fez hoje (28), na Esplanada dos Ministérios, o ensaio da cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, marcada para quinta-feira (1º), em Brasília.
O motorista Valdeci da Silva Ribeiro, que dirigiu o Rolls Royce presidencial no ensaio, será o mesmo que conduzirá o veículo na solenidade oficial. “Tive a honra de fazer parte da história conduzindo a primeira mulher presidenta do Brasil [em 2010] e, agora, tenho a segunda oportunidade. Faremos um grande desfile de posse para o segundo mandato. Com certeza, estaremos todos prontos”, disse ele.
Além do carro oficial, participaram do ensaio a cavalaria da Guarda Presidencial, homens da Forças Armadas, das polícias Federal, Civil e Militar e agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. No próximo dia 1º, mais de 4 mil homens participarão do esquema de segurança da solenidade de posse.
São esperadas para a cerimônia de posse delegações de 60 países e 27 chefes de Estado de Governo, entre eles o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, os presidentes do Uruguai, José Mujica, da Venezuela, Nicolás Maduro, e do Chile, Michelle Bachelet.
“Hoje vamos fazer o treinamento nos moldes do que vai acontecer no dia da posse. A previsão é que a presidenta saia às 14h30 do Palácio da Alvorada em comboio normal e se desloque até aqui, a Catedral de Brasília”, informou o coordenador do Escalão Avançado da Presidência da República, Flávio Lucena de Assunção. Segundo ele, na catedral, vai haver um transbordo para carros abertos.
Cinco pessoas faleceram hoje (28) em acidente ocorrido na BR-101 em Camacan, no Sul da Bahia, por volta das 9h30min da manhã, próximo à Pousada Rainha do Sul. Quatro das cinco vítimas estavam em um GM Celta e a quinta vítima estava no acostamento da rodovia, em São João do Panelinha.
O Celta rodou na pista, segundo testemunhas, quando o motorista perdeu o controle da direção do veículo ao sofrer ultrapassagem de um terceiro caminhão. O carro de passeio foi colhido por um caminhão que vinha em sentido oposto. O condutor do outro caminhão fugiu do local sem prestar socorro. Os ocupantes do Celta morreram presos às ferragens.
Os ocupantes do Celta foram identificados como Marcelo Oliveira Santos (motorista), Zilda Maria Teixeira, Mário Júnior Lourenço Lima e Catarino Rodrigues Novaes. Solineide da Cruz Nascimento Santos foi a vítima que estava no acostamento, quando ocorreu o acidente. Ela teve morte instantânea. Com informações do Tempo Jornalismo.
Um motorista acabou preso ao quase atropelar uma mulher e – não satisfeito – homenageá-la com “belas palavras”, no final da noite de ontem, no Bairro Jaçanã, em Itabuna.
Edson Tibúrcio dos Santos foi denunciado e preso por prepostos da polícia militar. É que, além de xingar, o motorista também teria ameaçado de morte a senhora.
Depois dessa, talvez aprenda a respeitar o próximo.
A Comissão Estadual da Verdade – Bahia (CEV-BA) entrega, nesta segunda-feira (29), ao governador Jaques Wagner, seu primeiro relatório de atividades, com cerca de 300 páginas, recomendando “a reinterpretação ou mudança da Lei de Anistia”. O ato de entrega acontecerá às 9h, na Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.
O objetivo do relatório é responsabilizar os agentes públicos autores de torturas e ocultação de cadáveres, somando-se às posições já externadas por organizações da sociedade civil, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil, no nível nacional e na Bahia.
APURAÇÃO
A CEV-BA apurou as violações dos direitos humanos cometidas na Bahia de 1964 a 1985 e identificou 538 pessoas vítimas da repressão política no Estado. Dos 426 brasileiros mortos ou desaparecidos, 32 são baianos e, dentre esses, 10 tombaram na Guerrilha do Araguaia. Foram ouvidas 69 pessoas em Salvador e Feira de Santana, entre vítimas e parentes de vítimas da ditadura.

A página tira dúvidas sobre o fundo e disponibiliza uma lista dos questionamentos mais comuns, como direitos e condições para utilizar os recursos para aquisição da casa própria, por exemplo.
O site reúne também informações para quem quer sacar o FGTS e como o trabalhador que não tem acesso à internet pode consultar o extrato do fundo. Além dessas dicas, dá informações sobre os demais canais de atendimento disponíveis e como sacar os recursos no exterior, além de vídeos. Com Agência Brasil.
Um ônibus da São Geraldo com 32 pessoas caiu em uma ribanceira de aproximadamente 40 metros de altura, nesta madrugada, na Serra, Região Metropolitana de Vitória (ES). As primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal são de que, pelo menos, oito pessoas morreram.
O motorista do ônibus teve um corte na mão e se apresentou no posto da PRF, no mesmo município, bem próximo ao acidente. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que dois hospitais receberam 23 feridos. Destes, 17 foram levados para o Hospital Jaime Santos Neves, na Serra, e seis, foram para o Hospital São Lucas, na capital do Espírito Santo. A Sesa ressaltou que quatro pacientes estão em estado grave.
O ônibus saiu de Porto Seguro para o Rio de Janeiro. O motorista contou que, ao fazer uma curva encontrou um caminhão fazendo uma ultrapassagem indevida. Para não bater, ele jogou o ônibus para o acostamento. Ele não conseguiu parar e o veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 40 metros de altura.
Segundo sobreviventes, as vítimas são artesãos que há três anos viajam juntos. Um passageiro contou que algumas pessoas trabalham como vendedores ambulantes e iriam trabalhar nas festas de fim de ano no Rio de Janeiro. Redação com informações do G1 ES.
O vereador Edmilson Freitas (PSB) acabou reeleito para a presidência da Câmara Municipal de Firmino Alves. O vereador tornou-se conhecido para além da pequena Firmino Alves não pelos seus feitos como edil, mas por ter espancado a namorada da sua filha no segundo semestre deste ano. Edmilson foi reeleito com o apoio do prefeito Lero Cunha, segundo o site Políticos do Sul da Bahia.
Após ter fugido e reaparecer dias depois, o vereador disse que confundiu a namorada da filha com um ladrão. Bateu nela porque estava escuro no quintal.
A versão, inverossímil, foi repetida na polícia. Edmilson não concordava com o namoro das duas adolescentes e afirmou que criou a filha para casar com homem. A filha também foi espancada. Levou algumas açoitadas de facão.
Com o maior movimento nos aeroportos do país devido às férias escolares e festas de fim de ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou hoje (26) nota com informações que podem ajudar os viajantes a lidar com contratempos comuns nos momentos de partida e de chegada das viagens.
O CNJ lembra que problemas relacionados aos direitos dos consumidores de companhias aéreas podem ser resolvidos nos juizados especiais que alguns tribunais mantêm nos aeroportos.
De acordo com o CNJ, o atendimento no Juizado Especial é gratuito e tem por objetivo solucionar questões que envolvam valores até 20 salários mínimos, sem a necessidade de advogado. Entre os problemas a serem resolvidos por esses tribunais estão os de atrasos de voos, overbooking e extravio de bagagem.
A partir da primeira hora de atraso do voo contratado, as empresas têm de dar condições para que os passageiros se comuniquem por meio de internet ou por telefone. Quando o atraso chega a duas horas, a companhia aérea deve proporcionar ao passageiro alimentação adequada, proporcional ao tempo de espera até o embarque.
Caso o atraso supere quatro horas, o passageiro pode requerer acomodação em local adequado – segundo o CNJ, isso corresponde a um “espaço interno do aeroporto ou ambiente externo em condições satisfatórias para aguardar reacomodação” – ou hospedagem e transporte ao local da acomodação.
Cada juizado tem equipe de funcionários e conciliadores sob a coordenação de um juiz, que tentará solucionar os conflitos por meio de acordo entre os viajantes e as companhias aéreas ou órgãos do governo, informou o CNJ. Havendo conciliação, o processo é encaminhado e redistribuído ao Juizado Especial Cível da comarca de residência do passageiro para prosseguimento e julgamento.
Ainda segundo a nota do CNJ, é aconselhável que, em um primeiro momento, o consumidor se dirija à empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também recebe reclamações contra empresas aéreas, que podem resultar em sanções administrativas, caso seja constatado o descumprimento de normas da aviação civil.
Indenizações por danos morais ou materiais podem ser reivindicadas nos órgãos de defesa do consumidor, bem como por meio de juizados especiais cíveis. Nesses casos, lembra o CNJ, é importante guardar o comprovante do cartão de embarque, comprovantes de gastos (alimentação, transporte, hospedagem e comunicação) ou documentos relacionados à atividade profissional que seria cumprida no destino.
Confira abaixo a localização e os contatos dos juizados dos aeroportos:
Bahia
Aeroporto Internacional de Salvador
Local: Saguão de Desembarque – Térreo
Horário: 7h às 19h
Telefone: (71) 3365-4468
Leia Mais
Operários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) executaram operação tapa buraco na Rua Ruffo Galvão. Até aí, beleza. O problema é que a mesma secretaria esqueceu que passeio não é lugar para entulho. O cascalho retirado da via foi lançado bem na esquina da Ruffo Galvão com a Nilo Santana.
O pedestre é obrigado a caminhar pela rua (bastante movimentada). Como a prefeitura não deu exemplo, há quem tenha começado a usar o trecho como ponto de entulho.

Ao fazer avaliação de 2014, Aldenes deixou implícito que não ficará barato o aperto sofrido. Criticou o fato do prefeito manter “secretários com superpoderes”. Os alvos: Oton Matos (controlador-geral), Marcos Cerqueira (Fazenda) e Silas Alves (chefe de Gabinete).
Se os dois lados não se entenderem, o Governo Vane terá acabado lá em 30 de novembro, quando o PCdoB conseguiu manter o controle da presidência da Câmara, enquanto os “Homens de Vane” decidiram apoiar o ex-presidente Ruy Machado – e se deram mal.
só teremos que engolir uma Kátia Abreu no Ministério da Agricultura e uma equipe econômica conservadora (inclusive anunciando abertura de capital da Caixa Econômica Federal), porque a bancada de esquerda dentro da bancada do governo diminuiu.
Está claro para os mais de 54 milhões de eleitores de Dilma na última eleição que ela ganhou por causa do voto popular, alinhado sempre ao clamor da militância. O PSDB causa tanto medo quanto desconforto que, uma possível eleição de Aécio foi enxergada muitas vezes como a ruína das conquistas dos últimos dez anos de governos trabalhistas.
Porém, ao que parece, Dilma iniciou seus ajustes de mudança ministerial com mãos de ferro. Na equipe econômica, acariciou o mercado. Na agricultura, alisou o agronegócio. Acaba de destacar os nomes de importantes ministérios, como é o caso da Educação para Cid Gomes e a pasta dos Esportes para George Hilton.
Essas indicações causaram muito desconforto aos eleitores que nunca foram indecisos sobre voto na presidenta. Em parte porque o eleitor não elege um presidente, mas consigo uma pauta que o eleitor deseja ver cumprida. Na contrapartida, as escolhas da presidenta são altamente políticas.
O desejo contingente da presidenta se estabelece entre a tentativa de acalmar o coro fisiologista na bancada governista no congresso. Liderado pelo PMDB, esse coro agora será comprado por 5 ministérios. O mesmo se deu com a variedade de partidos atendidos com ministérios. Essa é uma prova de que as escolhas quiseram cobrir qualquer tentativa do congresso em desestabilizar o segundo mandato da presidenta.
Uma coisa é certa: só teremos que engolir uma Kátia Abreu no Ministério da Agricultura e uma equipe econômica conservadora (inclusive anunciando abertura de capital da Caixa Econômica Federal), porque a bancada de esquerda dentro da bancada do governo diminuiu.
A Dilma do segundo mandato é aquela que pisa em ovos, que ganhou por causa da militância tradicional, mas a que vai governar se o congresso permitir. É uma encruzilhada necessária numa democracia em que as alianças colocadas são para garantir governabilidade e não recondução. Um governo de coalizão é resultado da disputa na correlação de forças, em que a bancada do governo no congresso segue dirigida pelo PMDB.
Gabriel Nascimento é professor, mestrando em Linguística Aplicada pela UnB, presidente da APG Ieda Delgado-UnB e vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos.
A presidente Dilma Rousseff desembarcou ontem em Salvador e deve ficar na Base Naval de Aratu, na Praia de Inema, até a próxima segunda (29). O local tem sido o escolhido pela presidente para descanso desde a sua posse.
A dirigente retorna à capital do País para, também, anunciar os titulares de vinte ministérios. Na última terça, à noite, Dilma divulgou relação com 13 novos ministros, dentre eles o governador da Bahia, Jaques Wagner, que comandará o Ministério da Defesa e atuará na coordenação política do governo.
Pablo continua em ascensão no mundo da música. O cantor vai se apresentar no Réveillon em Salvador na Praça Cayru, no Comércio, e receberá mais pelo show do que cantores já consagrados, como Daniela Mercury e Carlinhos Brown, que também se apresentam no evento de fim de ano da Prefeitura.
Dos artistas divulgados, Pablo vai receber R$ 250 mil. Brown e Daniela receberão R$ 200 mil, assim como Wesley Safadão. O cantor Saulo receberá R$ 180 mil. Por fim, o grupo de pagode Harmonia do Samba vai faturar R$ 90 mil pela participação na festa. Outros artistas que vão se apresentar no Réveillon de Salvador, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Psirico, não tiveram os cachês divulgados até agora.
Os valores acima foram publicados no Diário Oficial do Município do dia 23. A publicação ainda traz valores para o Festival de Jazz na Barra e a Feira da Cidade em São Joaquim, também parte da programação de Ano Novo da cidade. No Festival de Jazz, Yamandu Costa receberá R$ 56 mil, Wagner Tiso R$ 24.910, Hermeto pascoal R$ 77 mil, Ed Motta R$ 58.255 e a Orquestra Neojibá R$ 25 mil, entre outros.
Para tocar na Feira da Cidade, Otto tem contrato de R$ 65 mil e BaianaSystem de R$ 45 mil. O custo total para os oito dias de festa (de 28 a 4 de janeiro), que ainda inclui a Feira de São Joaquim e um festival de jazz na Barra, deve ser de R$ 6,5 milhões – mas, de acordo com a prefeitura, 70% do valor será bancado pela iniciativa privada. Informações do Correio.
Uma criança de 10 anos morreu eletrocutada em uma praça do município de Itamaraju, no sul da Bahia, no final da tarde desta quinta-feira (25), segundo a 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itamaraju).
De acordo com informações preliminares, a criança brincava descalça e pisou em um fio descoberto. Procurada pelo G1, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) disse que o acidente está relacionado com a iluminação pública municipal, que é de responsabilidade da Prefeitura.
Conforme a 43ª CIPM, a criança foi socorrida por populares que acionaram a viatura utilizada no encaminhamento da vítima para Hospital Municipal de Itamaraju. O menino, entretanto, não resistiu aos ferimentos e morreu. Até a publicação desta matéria, o G1 tentou contato com a prefeitura local, mas não obteve sucesso.



































