Caiu a vantagem de Marina Silva (PSB) para Dilma Rousseff (PT) numa provável disputa de segundo turno entre as duas candidatas à presidente da República, segundo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Transportes à MDA.
Na pesquisa feita no período de 25 a 27 de agosto, Marina aparecia com 43,7% e Dilma alcançava 37,8%.
Agora, no levantamento de 5 a 7 de setembro, a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais. Marina tem 45,5% e Dilma atinge 42,7% das intenções de voto.
Com folga, Dilma e Marina batem Aécio Neves (PSDB) em cenário de segundo turno. Dilma crava 47,5 ante 33,7% de Aécio. Marina vai a 52,2% e Aécio atinge 26,7%.
PRIMEIRO TURNO
A pesquisa mostra que Dilma e Marina crescem no primeiro turno. A petista saltou de 34,1% para 38,2% entre a pesquisa feita no final de agosto e a divulgada agora. Marina saiu de 28,2% para 33,5%. Aécio oscilou de 16% para 14,7%. As intenções de voto em Pastor Everaldo (PSC) atingiu 1% e a soma dos demais candidatos deu 1,1%, segundo o Instituto MDA.
Foram ouvidos 2.002 eleitores em 137 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de protocolo oo574/2014.
APROVAÇÃO SOBE
A elevação das intenções de voto em Dilma ocorre em momento em que subiu, também, a aprovação do desempenho pessoal e caiu a rejeição à candidata. A aprovação saltou de 47,4% para 52,4% no período. A desaprovação caiu de 47,4% para 42,9%. Não sabe ou não respondeu, 4,7%.
Dilma, no entanto, tem potencial positivo de voto inferior a Marina: 65% a 56,3%. Aécio tem 48,1%, segundo esta pesquisa.
Os servidores da Prefeitura de Itabuna decidiram paralisar as atividades até que saia o salário de agosto. Uma assembleia foi realizada no Centro Administrativo Firmino Alves nesta manhã de terça (9).
– Não poder se organizar para pagar suas dívidas é muito ruim e constrangedor. Por isso, o Sindserv e os servidores estarão mobilizados para garantir que o atraso de salários não mais ocorra – disse Wilmaci Oliveira, presidente do sindicato que representa os servidores municipais.
Representantes dos servidores foram recebidos pelo prefeito Claudevane Leite, nesta manhã. O gestou disse que houve redução nas receitas do município, mas prometeu o pagamento do salário de agosto amanhã (10). As dificuldades financeiras, alertou, também podem afetar o pagamento de salário de setembro.
A autorização para que seja licitada a obra de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415) é marcada por desconfiança em Itabuna. O governo baiano não concluiu nem deu andamento a duas das obras relacionadas à terra onde nasceu Jorge Amado: a construção da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, e a reforma do Centro de Cultura Adonias Filho, ambas iniciadas no ano passado.
Das obras tocadas pelo estado em Itabuna, apenas a reurbanização de grandes avenidas – como a Princesa Isabel e a Aziz Maron e Mário Padre – foi concluída (e no tempo previsto).
Durante coletiva ontem, Wagner explicou que não houve acordo com a construtora que tocava a barragem. A empresa cobrou reajuste dos valores da obra. O caso foi parar na Justiça.
Agricultores familiares, estudantes e pais de alunos bloquearam por mais de três horas o trecho Itajuípe-Coaraci da BA-261 nesta manhã de terça (9). Eles cobram melhorias de estradas vicinais do município de Itajuípe.
As péssimas condições das estradas da zona rural dificultam o escoamento de produção e o transporte de alunos para escolas da sede do município. O bloqueio da rodovia causou congestionamento de aproximadamente dois quilômetros nos dois sentidos da rodovia.
Por volta das 10 horas, a Polícia Rodoviária Estadual conseguiu liberar parte da pista. O protesto terminou às 11h, após negociações. Tanto agricultores como alunos e pais de alunos ameaçam somente terminar com o protesto com a chegada de máquinas.
O governador Jaques Wagner anunciou para a próxima sexta-feira (12) a decisão do Ibama quanto à concessão da licença de instalação do Porto Sul. A licença era aguardada para o dia 29 de agosto, mas o Ibama exigiu mais informações sobre condicionantes e programas de redução de impactos ambientais. O Porto demandará investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões e será construído em Aritaguá, localizado na zona norte de Ilhéus.
Ontem, Wagner participou do ato de assinatura de duplicação do trecho Ilhéus-Itabuna da BR-415 e da aula magna da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna. A duplicação da rodovia poderá começar em novembro, segundo estimativa do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do diretor do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), Saulo Pontes.
Licença ambiental e projeto executivo foram justificativas apresentadas pelo ministro Paulo Sérgio Passos para que a obra só tenha saído agora. Para Wagner, o importante é que obstáculos foram vencidos. “Saímos da dúvida para a certeza. A obra vai sair”, emendou.
O trecho duplicado na margem direita da rodovia terá cerca de 18 quilômetros, incluindo construção de acessos e três pontes de interligação da nova pista com a atual, que receberá novos investimentos. O diretor do Derba, Saulo Pontes, acredita em conclusão da obra em um prazo de um ano e meio a dois anos.
O custo da obra deve girar em torno de R$ 116 milhões a R$ 180 milhões, o que será somente conhecido quando for concluída a licitação. O certame será pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), uma espécie de leilão para escolha da empresa que construirá a rodovia. Pelo regime, as empresas apresentam envelopes com as propostas, mas podem baixá-las sucessivamente desde que não seja menor que o preço usado como referência pelo Derba ou pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O procurador de Justiça Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto foi escolhido novo desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia em lista tríplice encaminhada ao governador Jaques Wagner. A indicação ao TJ baiano está publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado de hoje. A lista continha, ainda, os nomes dos procuradores Washington Carigé e Elna Leite Ávila Rosa.
Lidivaldo comandou o MP baiano por duas gestões, de 2006 a 2010. Ele ingressou no MP em 1991 e atuou nas comarcas de Taperoá, Camamu e Valença, sendo promovido para a Promotoria de Execução Criminal, em Salvador, em 1995. Também foi secretário-geral do Ministério Público por duas vezes e estava atuando na Procuradoria de Justiça Criminal.
O Instituto Babesp divulgou os dados da sua pesquisa ao governo baiano e aponta um crescimento de 12 pontos percentuais de Rui Costa (PT), que saltou de 15% para 27%, enquanto Paulo Souto (DEM) surge com 39%.
Lídice da Mata (PSB) tem, segundo o Babesp, 9%. O instituto aponta Renata Malet (PSTU), Marcos Mendes (PSOL) e Da Luz (PRTB) com menos de 1%, cada um. O instituto sofre forte carga de acusações por parte do DEM baiano.
SEGUNDO TURNO
Paulo Souto e Rui Costa aparecem empatados, tecnicamente, quando apadrinhados. Souto cai para 37% com apoios de ACM Neto e Aécio Neves, enquanto Rui Costa salta para 32% com apoio de Dilma, Wagner e Lula.
Lídice da Mata vai a 10% com apoio de Marina Silva. Neste cenário, a eleição seria decidida em segundo turno.
Os demais candidatos somam menos de 1% das intenções de voto, segundo o instituto.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas no período de 3 a 8 de setembro em 80 municípios. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00018/2014. A pesquisa foi encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT). O instituto está sob suspeita da campanha do líder da pesquisa, Paulo Souto.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O instituto informa que Dilma Rousseff (PT) aparece com 54% das intenções de voto ante 27% de Marina Silva (PSB). Aécio Neves tem 8% e Pastor Everaldo 1%. Os outros concorrentes à presidência têm menos de 1%, conforme o instituto. Atualizado às 10h30min.
O incidente em que prepostos do município atiraram spray de pimenta contra professores será investigado, segundo assegurou o prefeito Claudevane Leite. Um inquérito administrativo será instaurado para investigar responsabilidades. O incidente ocorreu nesta segunda (8) durante manifestação de professores na sede da prefeitura (confira nota mais abaixo).
O prefeito ordenou à Secretaria da Administração e à Procuradoria-Geral do Município que instaure o inquérito. “Ao contrário do que foi afirmado por algumas pessoas, a Guarda Civil Municipal não usa spray de pimenta e não houve sequer ordem para dispersão do movimento”, diz a nota do governo municipal.
A promessa do governo é para que o episódio do uso de spray de pimenta seja “apurado com rigor e, tendo sido ação de servidor, a punição será exemplar”.
O atraso de salário na Prefeitura de Itabuna pode levar a uma greve geral do funcionalismo, segundo anunciou nesta tarde a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), Wilmaci Oliveira. Uma assembleia dos servidores foi convocada para as 17h desta segunda (8), no auditório do Sindicato dos Comerciários, na Cinquentenário.
A greve, disse ela, pode ser por tempo indeterminado ou, pelo menos, até que os salários sejam pagos. “A assembleia é soberana. Os servidores decidirão coletivamente o que fazer. O que não dá mais para tolerar são estes absurdos atrasos no pagamento dos salários, que já viraram rotina. Os servidores merecem respeito”, disse Wilmaci.
De acordo com a sindicalista, estão ocorrendo constantes atrasos no pagamento de salário em Itabuna. O município alega queda nos repasses constitucionais. Em agosto, a queda teria alcançado 20% em repasses como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do correspondente ao ICMS.
PROFESSORES
Hoje, dezenas de professores fizeram manifestação no Centro Administrativo Firmino Alves, quando aguardavam audiência com o prefeito Claudevane Leite, que não compareceu. Uma comissão de secretários se reuniu com representantes da categoria e confirmou pagamento do salário para a próxima quarta (10).
A Oi abriu inscrições para 418 vagas de estágio com carga horária de 20 ou 30 horas semanais em todo o Brasil. Só na Bahia, são 19 vagas abertas, sendo 11 para o nível superior e 8 para nível técnico.
O Programa Geração Estágio 2014 do segundo semestre oferece 243 vagas para alunos de graduação, e 175 para estudantes de cursos técnicos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 20/09 no site www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi.
O processo seletivo está previsto para terminar na 1ª quinzena de outubro e inclui provas online, painel para desenvolvimento de case e entrevistas com a área de RH e gestores.
Além da bolsa-auxílio, a Oi oferece plano e aparelho de celular, vale-transporte, vale-alimentação, seguro de vida e plano de desenvolvimento elaborado especialmente para o grupo de estagiários, que inclui ações online e presenciais. Do Correio.
Após protestar no desfile do 7 de Setembro, os professores ocuparam os corredores da prefeitura de Itabuna nesta manhã de segunda (8). Houve princípio de tumulto porque o prefeito Claudevane Leite não compareceu à reunião agendada para esta manhã.
Professores reclamaram que spray de pimenta foi usado para dispersar os manifestantes. Por volta do meio-dia, assessores municipais foram destacados para negociar com a categoria.
Os educadores cobram pagamento do salário de agosto. Desde a sexta (5), o governo anunciou que o salário será pago na quarta (10). Culpa a redução nos repasses dos governos estadual e federal para o município, o que teria afetado a capacidade de pagamento.
A promessa dos manifestantes é também fazer protesto na aula inaugural da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), prevista para as 18h de hoje.
A construção de um hospital regional em Senhor do Bonfim foi prometida hoje (8) pelo candidato ao governo baiano pelo DEM, Paulo Souto, após carreata no município. A proposta apresentada por ele é a de construção de cinco hospitais regionais em quatro anos, incluindo Senhor do Bonfim:
– A construção de um hospital regional em Senhor do Bonfim vai melhorar sensivelmente o atendimento às pessoas de toda a região, tornando a cidade num polo de prestação de serviços de saúde – disse o candidato.
De acordo com ele, os hospitais serão construídos em municípios de localização estratégia para a rede de saúde. Souto anunciou cinco hospitais regionais como ofensiva à campanha do adversário petista, Rui Costa, que promete sete hospitais e o critica por ter construído apenas um, o do Oeste, em oito anos de gestão.
O então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, chegou a anunciar, num encontro de reitores, que a reitoria da UFSB seria em Porto Seguro. Fizemos gestões junto ao ex presidente Lula e à presidente Dilma, além do governador Jaques Wagner, para que Itabuna ficasse com a reitoria, o que de fato aconteceu.
O Sul da Bahia vive um dia histórico nesta segunda-feira, 8 de setembro, com duas importantes conquistas: o início das atividades da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no campus Jorge Amado, em Itabuna, que também é a sede da reitoria; e o anúncio, pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo governador Jaques Wagner, da licitação para a realização das obras de duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna.
A Universidade Federal do Sul da Bahia começou a ganhar corpo em 2003, quando, como prefeito de Itabuna, solicitamos a implantação de uma universidade federal em Itabuna ao então presidente Lula. Em 2004, chegou-se a ventilar a implantação de um campi da Universidade Federal da Bahia (Ufba), como foi eleito outro candidato, este não se interessou pela proposta.
Como deputado federal, iniciamos a mobilização junto à bancada baiana no Congresso Nacional para que a reitoria e o campus principal fossem em Itabuna, ação retomada assim que tomamos conhecimento de que a presidenta Dilma Rousseff pretendia implantar uma universidade federal no Sul da Bahia.
O então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, chegou a anunciar, num encontro de reitores, que a reitoria da UFSB seria em Porto Seguro. Fizemos gestões junto ao ex presidente Lula e à presidente Dilma, além do governador Jaques Wagner, para que Itabuna ficasse com a reitoria, o que de fato aconteceu.
Participamos na Câmara dos Deputados e acompanhamos no Senado, todo o processo que culminou na sanção da presidente Dilma, criando a universidade que hoje dá seus primeiros passos. Certamente, se consolidará como umas das principais instituições de ensino superior do país, beneficiando milhares de jovens sul-baianos e criando em torno de si toda uma cadeia que impulsiona a economia nas cidades em que ela está inserida.
A duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna é a consolidação de um sonho de várias décadas e terá impacto positivo nas duas maiores cidades do Sul da Bahia, que, longe de serem rivais, se completam em suas atividades socioeconômicas e em suas potencialidades
Desde nosso mandato como deputado estadual, na década de 90, como líder da bancada do PT, trabalhamos por essa obra. Mas, infelizmente, apesar de sucessivas promessas, a proposta foi ignorada pelos sucessivos governos calistas, incapazes de compreender a importância da duplicação e de retribuir o muito que essa região contribuiu com o estado nos tempos em que o cacau era a base da economia baiana.
Leia Mais

Do Bahia Notícias
Os três candidatos ao governo da Bahia que mais pontuam nas pesquisas de intenção de votos já gastaram mais de R$ 14,1 milhões, no total, para o financiamento dos dois meses de campanha, de acordo com as prestações de contas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nenhum dos três, até o momento, apresenta déficit durante a corrida eleitoral. Rui Costa (PT), considerado o postulante ao cargo estadual que mais arrecadou em todo o país – com uma receita apresentada de R$ 14,6 milhões –, gastou até o momento R$ 8.162.336,19, em dados oficiais.
Já o primeiro nas pesquisas de intenção de votos, Paulo Souto (DEM), revelou uma despesa de R$ 4.236.732,43, ante os R$ 5.600.485,90 já arrecadados. A senadora Lídice da Mata (PSB) mostrou gastos no valor de R$ 1.780.777,33. Sua arrecadação foi de R$ 2.502.000,00 na 2ª parcial das prestações de contas. O postulante Marcos Mendes (PSOL) não apresentou receita ou despesa de sua campanha, de acordo com os dados do TSE.
Os maiores gastos entre os candidatos foram para produção para TV e rádio, despesa com o pessoal e combustível. No total, a quantia dos candidatos baianos não chega ao dispêndio de alguns estados que, apesar de menor população e menor força econômica, estão entre os que possuem as campanhas mais caras para governador.
De acordo com levantamento da Folhapress, em Mato Grosso do Sul, com o eleitorado de 1,8 milhões de pessoas, os seis candidatos declararam despesas somadas de R$ 31 milhões até agora. No ranking dos gastos, o estado fica somente atrás das despesas dos postulantes em São Paulo. Adicionadas as despesas de Renata Mallet (PSTU), que totalizam R$ 28.885,23 – Rogério da Luz (PRTB) também não lançou o seu orçamento –, os candidatos baianos para o cargo no Palácio de Ondina gastaram, ao todo, R$ 14.208.730.

Candidato a deputado federal pela Bahia, o presidente nacional do PTB, Benito Gama, contratou ilegalmente aliados políticos e distribuiu entre eles R$ 2,2 milhões com dinheiro da campanha.
Esses pagamentos foram incluídos na primeira prestação de contas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na rubrica “serviços prestados por terceiros”. Estão na lista ex-vereadores, ex-prefeitos e até pastores evangélicos.
Cada um recebeu até R$ 300 mil para subcontratar serviços para a campanha. Essa contratação indireta de serviços, porém, é vedada pela legislação, segundo o TSE.
Na prestação de contas, Benito declarou gasto de R$ 3 milhões, ante arrecadação de R$ 2,2 milhões. Deputado federal de 1990 a 2002, ele assumiu a presidência do PTB em 2012, quando Roberto Jefferson, preso pelo mensalão, afastou-se do cargo. Em 2013, assumiu uma vice-presidência do Banco do Brasil, mas, neste ano, levou a sigla para a oposição, apoiando Aécio Neves para o Planalto.
Leia mais


































