Tempo de leitura: 2 minutos

Dilma e Marina empatam no segundo turno e Aécio cai.
Dilma e Marina empatam no segundo turno e Aécio cai.

Caiu a vantagem de Marina Silva (PSB) para Dilma Rousseff (PT) numa provável disputa de segundo turno entre as duas candidatas à presidente da República, segundo pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Transportes à MDA.
Na pesquisa feita no período de 25 a 27 de agosto, Marina aparecia com 43,7% e Dilma alcançava 37,8%.
Agora, no levantamento de 5 a 7 de setembro, a diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais. Marina tem 45,5% e Dilma atinge 42,7% das intenções de voto.
Com folga, Dilma e Marina batem Aécio Neves (PSDB) em cenário de segundo turno. Dilma crava 47,5 ante 33,7% de Aécio. Marina vai a 52,2% e Aécio atinge 26,7%.
PRIMEIRO TURNO
A pesquisa mostra que Dilma e Marina crescem no primeiro turno. A petista saltou de 34,1% para 38,2% entre a pesquisa feita no final de agosto e a divulgada agora. Marina saiu de 28,2% para 33,5%. Aécio oscilou de 16% para 14,7%. As intenções de voto em Pastor Everaldo (PSC) atingiu 1% e a soma dos demais candidatos deu 1,1%, segundo o Instituto MDA.
Foram ouvidos 2.002 eleitores em 137 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de protocolo oo574/2014.
APROVAÇÃO SOBE
A elevação das intenções de voto em Dilma ocorre em momento em que subiu, também, a aprovação do desempenho pessoal e caiu a rejeição à candidata. A aprovação saltou de 47,4% para 52,4% no período. A desaprovação caiu de 47,4% para 42,9%. Não sabe ou não respondeu, 4,7%.
Dilma, no entanto, tem potencial positivo de voto inferior a Marina: 65% a 56,3%. Aécio tem 48,1%, segundo esta pesquisa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Servidores prometem só retornar ao trabalho com salário em conta.
Servidores prometem só retornar ao trabalho com salário em conta.

Os servidores da Prefeitura de Itabuna decidiram paralisar as atividades até que saia o salário de agosto. Uma assembleia foi realizada no Centro Administrativo Firmino Alves nesta manhã de terça (9).
– Não poder se organizar para pagar suas dívidas é muito ruim e constrangedor. Por isso, o Sindserv e os servidores estarão mobilizados para garantir que o atraso de salários não mais ocorra – disse Wilmaci Oliveira, presidente do sindicato que representa os servidores municipais.
Representantes dos servidores foram recebidos pelo prefeito Claudevane Leite, nesta manhã. O gestou disse que houve redução nas receitas do município, mas prometeu o pagamento do salário de agosto amanhã (10). As dificuldades financeiras, alertou, também podem afetar o pagamento de salário de setembro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A autorização para que seja licitada a obra de duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415) é marcada por desconfiança em Itabuna. O governo baiano não concluiu nem deu andamento a duas das obras relacionadas à terra onde nasceu Jorge Amado: a construção da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, e a reforma do Centro de Cultura Adonias Filho, ambas iniciadas no ano passado.
Das obras tocadas pelo estado em Itabuna, apenas a reurbanização de grandes avenidas – como a Princesa Isabel e a Aziz Maron e Mário Padre – foi concluída (e no tempo previsto).
Durante coletiva ontem, Wagner explicou que não houve acordo com a construtora que tocava a barragem. A empresa cobrou reajuste dos valores da obra. O caso foi parar na Justiça.

Tempo de leitura: 2 minutos

Manifestação interditou rodovia por mais de três horas.
Manifestação interditou rodovia por mais de três horas.

Agricultores familiares, estudantes e pais de alunos bloquearam por mais de três horas o trecho Itajuípe-Coaraci da BA-261 nesta manhã de terça (9). Eles cobram melhorias de estradas vicinais do município de Itajuípe.
As péssimas condições das estradas da zona rural dificultam o escoamento de produção e o transporte de alunos para escolas da sede do município. O bloqueio da rodovia causou congestionamento de aproximadamente dois quilômetros nos dois sentidos da rodovia.
Polícia Rodoviária negociou liberação de pista.
Polícia Rodoviária negociou liberação de pista.

Por volta das 10 horas, a Polícia Rodoviária Estadual conseguiu liberar parte da pista. O protesto terminou às 11h, após negociações. Tanto agricultores como alunos e pais de alunos ameaçam somente terminar com o protesto com a chegada de máquinas.
Protesto formou longas filas na rodovia.
Protesto formou longas filas na rodovia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Wagner mostra autorização para duplicar rodovia (Foto GovBA).
Wagner mostra autorização para duplicar rodovia (Foto GovBA).

O governador Jaques Wagner anunciou para a próxima sexta-feira (12) a decisão do Ibama quanto à concessão da licença de instalação do Porto Sul. A licença era aguardada para o dia 29 de agosto, mas o Ibama exigiu mais informações sobre condicionantes e programas de redução de impactos ambientais. O Porto demandará investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões e será construído em Aritaguá, localizado na zona norte de Ilhéus.
Ontem, Wagner participou do ato de assinatura de duplicação do trecho Ilhéus-Itabuna da BR-415 e da aula magna da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna. A duplicação da rodovia poderá começar em novembro, segundo estimativa do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do diretor do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), Saulo Pontes.
Licença ambiental e projeto executivo foram justificativas apresentadas pelo ministro Paulo Sérgio Passos para que a obra só tenha saído agora. Para Wagner, o importante é que obstáculos foram vencidos. “Saímos da dúvida para a certeza. A obra vai sair”, emendou.
O trecho duplicado na margem direita da rodovia terá cerca de 18 quilômetros, incluindo construção de acessos e três pontes de interligação da nova pista com a atual, que receberá novos investimentos. O diretor do Derba, Saulo Pontes, acredita em conclusão da obra em um prazo de um ano e meio a dois anos.
O custo da obra deve girar em torno de R$ 116 milhões a R$ 180 milhões, o que será somente conhecido quando for concluída a licitação. O certame será pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), uma espécie de leilão para escolha da empresa que construirá a rodovia. Pelo regime, as empresas apresentam envelopes com as propostas, mas podem baixá-las sucessivamente desde que não seja menor que o preço usado como referência pelo Derba ou pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lidivaldo Britto foi escolhido para vaga do MP no Tribunal baiano.
Lidivaldo Britto foi escolhido para vaga do MP no Tribunal baiano.

O procurador de Justiça Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto foi escolhido novo desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia em lista tríplice encaminhada ao governador Jaques Wagner. A indicação ao TJ baiano está publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado de hoje. A lista continha, ainda, os nomes dos procuradores Washington Carigé e Elna Leite Ávila Rosa.
Lidivaldo comandou o MP baiano por duas gestões, de 2006 a 2010. Ele ingressou no MP em 1991 e atuou nas comarcas de Taperoá, Camamu e Valença, sendo promovido para a Promotoria de Execução Criminal, em Salvador, em 1995. Também foi secretário-geral do Ministério Público por duas vezes e estava atuando na Procuradoria de Justiça Criminal.

Tempo de leitura: 2 minutos

Lídice, Marcos Mendes, Souto, Mallet, Da Luz e Rui (Google).
Lídice, Marcos Mendes, Souto, Mallet, Da Luz e Rui (Google).

O Instituto Babesp divulgou os dados da sua pesquisa ao governo baiano e aponta um crescimento de 12 pontos percentuais de Rui Costa (PT), que saltou de 15% para 27%, enquanto Paulo Souto (DEM) surge com 39%.
Lídice da Mata (PSB) tem, segundo o Babesp, 9%. O instituto aponta Renata Malet (PSTU), Marcos Mendes (PSOL) e Da Luz (PRTB) com menos de 1%, cada um. O instituto sofre forte carga de acusações por parte do DEM baiano.
SEGUNDO TURNO
Paulo Souto e Rui Costa aparecem empatados, tecnicamente, quando apadrinhados. Souto cai para 37% com apoios de ACM Neto e Aécio Neves, enquanto Rui Costa salta para 32% com apoio de Dilma, Wagner e Lula.
Lídice da Mata vai a 10% com apoio de Marina Silva. Neste cenário, a eleição seria decidida em segundo turno.
Os demais candidatos somam menos de 1% das intenções de voto, segundo o instituto.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas no período de 3 a 8 de setembro em 80 municípios. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00018/2014. A pesquisa foi encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT). O instituto está sob suspeita da campanha do líder da pesquisa, Paulo Souto.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O instituto informa que Dilma Rousseff (PT) aparece com 54% das intenções de voto ante 27% de Marina Silva (PSB). Aécio Neves tem 8% e Pastor Everaldo 1%. Os outros concorrentes à presidência têm menos de 1%, conforme o instituto. Atualizado às 10h30min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O incidente em que prepostos do município atiraram spray de pimenta contra professores será investigado, segundo assegurou o prefeito Claudevane Leite. Um inquérito administrativo será instaurado para investigar responsabilidades. O incidente ocorreu nesta segunda (8) durante manifestação de professores na sede da prefeitura (confira nota mais abaixo).
O prefeito ordenou à Secretaria da Administração e à Procuradoria-Geral do Município que instaure o inquérito. “Ao contrário do que foi afirmado por algumas pessoas, a Guarda Civil Municipal não usa spray de pimenta e não houve sequer ordem para dispersão do movimento”, diz a nota do governo municipal.
A promessa do governo é para que o episódio do uso de spray de pimenta seja “apurado com rigor e, tendo sido ação de servidor, a punição será exemplar”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wilmaci diz que atrasos são constantes.
Wilmaci diz que atrasos são constantes.

O atraso de salário na Prefeitura de Itabuna pode levar a uma greve geral do funcionalismo, segundo anunciou nesta tarde a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv), Wilmaci Oliveira. Uma assembleia dos servidores foi convocada para as 17h desta segunda (8), no auditório do Sindicato dos Comerciários, na Cinquentenário.
A greve, disse ela, pode ser por tempo indeterminado ou, pelo menos, até que os salários sejam pagos. “A assembleia é soberana. Os servidores decidirão coletivamente o que fazer. O que não dá mais para tolerar são estes absurdos atrasos no pagamento dos salários, que já viraram rotina. Os servidores merecem respeito”, disse Wilmaci.
De acordo com a sindicalista, estão ocorrendo constantes atrasos no pagamento de salário em Itabuna. O município alega queda nos repasses constitucionais. Em agosto, a queda teria alcançado 20% em repasses como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do correspondente ao ICMS.
PROFESSORES
Hoje, dezenas de professores fizeram manifestação no Centro Administrativo Firmino Alves, quando aguardavam audiência com o prefeito Claudevane Leite, que não compareceu. Uma comissão de secretários se reuniu com representantes da categoria e confirmou pagamento do salário para a próxima quarta (10).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Oi abriu inscrições para 418 vagas de estágio com carga horária de 20 ou 30 horas semanais em todo o Brasil. Só na Bahia, são 19 vagas abertas,  sendo 11 para o nível superior e 8 para nível técnico.

O Programa Geração Estágio 2014 do segundo semestre oferece 243 vagas para alunos de graduação, e 175 para estudantes de cursos técnicos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 20/09 no site www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi.

O processo seletivo está previsto para terminar na 1ª quinzena de outubro e inclui provas online, painel para desenvolvimento de case e entrevistas com a área de RH e gestores.

Além da bolsa-auxílio, a Oi oferece plano e aparelho de celular, vale-transporte, vale-alimentação, seguro de vida e plano de desenvolvimento elaborado especialmente para o grupo de estagiários, que inclui ações online e presenciais. Do Correio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após protestar no desfile do 7 de Setembro, os professores ocuparam os corredores da prefeitura de Itabuna nesta manhã de segunda (8). Houve princípio de tumulto porque o prefeito Claudevane Leite não compareceu à reunião agendada para esta manhã.
Professores reclamaram que spray de pimenta foi usado para dispersar os manifestantes. Por volta do meio-dia, assessores municipais foram destacados para negociar com a categoria.
Os educadores cobram pagamento do salário de agosto. Desde a sexta (5), o governo anunciou que o salário será pago na quarta (10). Culpa a redução nos repasses dos governos estadual e federal para o município, o que teria afetado a capacidade de pagamento.
A promessa dos manifestantes é também fazer protesto na aula inaugural da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), prevista para as 18h de hoje.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Souto durante carreata em Senhor do Bonfim (Foto Valter Pontes/Divulgação).
Souto cumprimenta eleitor em Senhor do Bonfim (Foto Valter Pontes/Divulgação).

A construção de um hospital regional em Senhor do Bonfim foi prometida hoje (8) pelo candidato ao governo baiano pelo DEM, Paulo Souto, após carreata no município. A proposta apresentada por ele é a de construção de cinco hospitais regionais em quatro anos, incluindo Senhor do Bonfim:
– A construção de um hospital regional em Senhor do Bonfim vai melhorar sensivelmente o atendimento às pessoas de toda a região, tornando a cidade num polo de prestação de serviços de saúde – disse o candidato.
De acordo com ele, os hospitais serão construídos em municípios de localização estratégia para a rede de saúde. Souto anunciou cinco hospitais regionais como ofensiva à campanha do adversário petista, Rui Costa, que promete sete hospitais e o critica por ter construído apenas um, o do Oeste, em oito anos de gestão.

Tempo de leitura: 3 minutos

Geraldo Simões 3Geraldo Simões

O então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, chegou a anunciar, num encontro de reitores, que a reitoria da UFSB seria em Porto Seguro. Fizemos gestões junto ao ex presidente Lula e à presidente Dilma, além do governador Jaques Wagner, para que Itabuna ficasse com a reitoria, o que de fato aconteceu.

O Sul da Bahia vive um dia histórico nesta segunda-feira, 8 de setembro, com duas importantes conquistas: o início das atividades da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no campus Jorge Amado, em Itabuna, que também é a sede da reitoria; e o anúncio, pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo governador Jaques Wagner, da licitação para a realização das obras de duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna.
A Universidade Federal do Sul da Bahia começou a ganhar corpo em 2003, quando, como prefeito de Itabuna,  solicitamos a implantação de uma universidade federal em Itabuna ao então presidente Lula. Em 2004, chegou-se a ventilar a implantação de um campi da Universidade Federal da Bahia (Ufba), como foi eleito outro candidato, este não se interessou pela proposta.
Como deputado federal, iniciamos a mobilização junto à bancada baiana no Congresso Nacional para que a reitoria e o campus principal fossem em Itabuna, ação retomada assim que tomamos conhecimento de que a presidenta Dilma Rousseff pretendia implantar uma universidade federal no Sul da Bahia.
O então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, chegou a anunciar, num encontro de reitores, que a reitoria da UFSB seria em Porto Seguro. Fizemos gestões junto ao ex presidente Lula e à presidente Dilma, além do governador Jaques Wagner, para que Itabuna ficasse com a reitoria, o que de fato aconteceu.
Participamos na Câmara dos Deputados e acompanhamos no Senado, todo o processo que culminou na sanção da presidente Dilma, criando a universidade que hoje dá seus primeiros passos. Certamente, se consolidará como umas das principais instituições de ensino superior do país, beneficiando milhares de jovens sul-baianos e criando em torno de si toda uma cadeia que impulsiona a economia nas cidades em que ela está inserida.
A duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna é a consolidação de um sonho de várias décadas e terá impacto positivo nas duas maiores cidades do Sul da Bahia, que, longe de serem rivais, se completam em suas atividades socioeconômicas e em suas potencialidades
Desde nosso mandato como deputado estadual, na década de 90, como líder da bancada do PT, trabalhamos por essa obra. Mas, infelizmente, apesar de sucessivas promessas,  a proposta foi ignorada pelos sucessivos governos calistas, incapazes de compreender a importância da duplicação e de retribuir o muito que essa região contribuiu com o estado nos tempos em que o cacau era a base da economia baiana.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Da Luz, Rui Costa, Renata Mallet, Marcos Mendes, Lídice da Mata e Paulo Souto.
Da Luz, Rui Costa, Renata Mallet, Marcos Mendes, Lídice da Mata e Paulo Souto.

Do Bahia Notícias
Os três candidatos ao governo da Bahia que mais pontuam nas pesquisas de intenção de votos já gastaram mais de R$ 14,1 milhões, no total, para o financiamento dos dois meses de campanha, de acordo com as prestações de contas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nenhum dos três, até o momento, apresenta déficit durante a corrida eleitoral. Rui Costa (PT), considerado o postulante ao cargo estadual que mais arrecadou em todo o país  – com uma receita apresentada de R$ 14,6 milhões –, gastou até o momento R$ 8.162.336,19, em dados oficiais.
Já o primeiro nas pesquisas de intenção de votos, Paulo Souto (DEM), revelou uma despesa de R$ 4.236.732,43, ante os R$ 5.600.485,90 já arrecadados. A senadora Lídice da Mata (PSB) mostrou gastos no valor de R$ 1.780.777,33. Sua arrecadação foi de R$ 2.502.000,00 na 2ª parcial das prestações de contas. O postulante Marcos Mendes (PSOL) não apresentou receita ou despesa de sua campanha, de acordo com os dados do TSE.
Os maiores gastos entre os candidatos foram para produção para TV e rádio, despesa com o pessoal e combustível. No total, a quantia dos candidatos baianos não chega ao dispêndio de alguns estados que, apesar de menor população e menor força econômica, estão entre os que possuem as campanhas mais caras para governador.
De acordo com levantamento da Folhapress, em Mato Grosso do Sul, com o eleitorado de 1,8 milhões de pessoas, os seis candidatos declararam despesas somadas de R$ 31 milhões até agora. No ranking dos gastos, o estado fica somente atrás das despesas dos postulantes em São Paulo. Adicionadas as despesas de Renata Mallet (PSTU), que totalizam R$ 28.885,23 – Rogério da Luz (PRTB) também não lançou o seu orçamento –, os candidatos baianos para o cargo no Palácio de Ondina gastaram, ao todo, R$ 14.208.730.
Tempo de leitura: < 1 minuto

benito gamaDa Folha
Candidato a deputado federal pela Bahia, o presidente nacional do PTB, Benito Gama, contratou ilegalmente aliados políticos e distribuiu entre eles R$ 2,2 milhões com dinheiro da campanha.
Esses pagamentos foram incluídos na primeira prestação de contas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na rubrica “serviços prestados por terceiros”. Estão na lista ex-vereadores, ex-prefeitos e até pastores evangélicos.
Cada um recebeu até R$ 300 mil para subcontratar serviços para a campanha. Essa contratação indireta de serviços, porém, é vedada pela legislação, segundo o TSE.
Na prestação de contas, Benito declarou gasto de R$ 3 milhões, ante arrecadação de R$ 2,2 milhões. Deputado federal de 1990 a 2002, ele assumiu a presidência do PTB em 2012, quando Roberto Jefferson, preso pelo mensalão, afastou-se do cargo. Em 2013, assumiu uma vice-presidência do Banco do Brasil, mas, neste ano, levou a sigla para a oposição, apoiando Aécio Neves para o Planalto.
Leia mais