A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) acionou três candidatos ao governo baiano e ao Senado Federal por terem cometido propaganda eleitoral antecipada. Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT), candidatos ao governo, e Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato ao Senado, sofreram representação por parte da PRE, além dos seus respectivos partidos.
A propaganda antecipada, de acordo com a procuradoria, foi cometida por meio de vídeos exibidos em inserções comerciais veiculadas em maio na TV Bahia. O espaço era reservado aos partidos, mas foi usado para promover os então pré-candidatos.
Na propaganda do PMDB, ACM Neto aparece exaltando supostas qualidades de Geddel Vieira Lima, fazendo o mesmo em vídeo do DEM em que o prefeito de Salvador elogia Paulo Souto, companheiro de partido. O vídeo do PT traz o ex-presidente Lula sugerindo Rui Costa como o melhor nome para o governo baiano.
As representações são do procurador André Batista. Para ele, “em nenhuma medida os segmentos apresentados se destinam à divulgação de ideias, atuações, metas ou programas dos partidos em relação a temas políticos comunitários, conforme dita o art. 45 da Lei nº 9.096/95. Esta prática, diz Batista nos documentos, provoca desmedido prejuízo ao equilíbrio do pleito, revelando-se absolutamente reprovável em todos os aspectos”.
O procurador pede multa de R$ 203 mil para o DEM e Paulo Souto, R$ 49,8 mil para o PMDB e Geddel Lima e de R$ 144,3 mil para o PT e Rui Costa. Os valores são para cada um dos acionados e levam em conta a quantidade de inserções exibidas pela emissora. A multa para propaganda eleitoral antecipada, segundo a Lei nº 12.034/2009, é de cinco a R$ 25 mil ou, se for maior, o valor da propaganda.

Os contribuintes que têm dívidas com a União, vencidas até 31 de dezembro de 2013, têm até a próxima segunda-feira (25) para pedir o parcelamento do Refis da Crise, programa de renegociação de débitos federais. O programa para a adesão está disponível no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).
O Refis da Crise prevê o parcelamento em até 180 meses (15 anos) de dívidas de pessoas físicas e jurídicas com a União. A renegociação abrange tanto tributos em atraso, devidos à Receita Federal, como débitos inscritos da dívida ativa da União, cobrados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Todos os parcelamentos terão isenção de encargos e descontos escalonados de multas e juros conforme o número de prestações. Em relação às multas de mora e de ofício, o abatimento varia de 100%, para débitos quitados à vista, a 60%, para dívidas parceladas em 180 meses. O desconto nos juros ficará entre 45% e 25% na mesma comparação.
Criado em 2009, o Refis da Crise originalmente renegociou dívidas com a União, vencidas até dezembro de 2008. No ano passado, o programa foi reaberto para incluir débitos vencidos até 2012, e fez o governo obter R$ 21,8 bilhões em receitas extraordinárias. O dinheiro ajudou no cumprimento da meta de esforço fiscal, em 2013.
Neste ano, o governo decidiu ampliar o programa e permitiu o parcelamento de dívidas vencidas até 31 de dezembro do ano passado. Originalmente, a equipe econômica esperava obter R$ 12 bilhões com a reabertura do Refis, mas a estimativa foi aumentada para R$ 18 bilhões após o governo reduzir a parcela mínima de adesão e permitir a entrada de mais empresas no programa.
Originalmente, o contribuinte deveria quitar 10% de dívidas até R$ 1 milhão e 20% de débitos acima de R$ 1 milhão para entrar na renegociação. Depois, o governo fez escalonamento diferente. Reduziu a parcela de entrada para 5% nas dívidas até R$ 1 milhão, fixou quitação mínima de 10% nos débitos entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões, criou a faixa de 15% de pagamento inicial nas dívidas entre R$ 10 milhões e R$ 20 milhões e manteve a exigência mínima de 20% para o pagamento de dívidas acima de R$ 20 milhões.
Leia Mais
Duas pessoas ficaram feridas gravemente e outra morreu na colisão em um acidente ocorrido às 22h40min deste sábado (23) em frente ao Maxxi Atacado, no quilômetro 25 da Rodovia Ilhéus-Itabuna.
O motociclista Alexsandro Santos Pereira, de 37 anos, faleceu quase uma hora depois da colisão de sua moto Honda CG Titan com uma Honda XRE na qual estava o casal Lindemberg Santos Borges e Thais Oliveira Reis dos Santos, de Ilhéus.
Alexsandro seguia para Itabuna e o casal retornava para Ilhéus, quando houve a colisão das duas motos na curva após o viaduto e em frente ao supermercado. Os motociclistas e a carona foram parar em margens opostas com o impacto da colisão. Três ambulâncias do Samu 192 foram acionadas para atender as vítimas.
Uma equipe do Samu Avançado tentou reanimar Alexsandro por três vezes, mas o motociclista, que teve fraturas expostas no braço esquerdo e no fêmur, não resistiu aos ferimentos, falecendo antes de dar entrada no Hospital de Base de Itabuna.
De acordo com relatos, o acidente ocorreu durante uma tentativa malsucedida de ultrapassagem. Existem versões conflitantes sobre quem estava na contramão. Ao PIMENTA, a Polícia Rodoviária Estadual relatou dificuldades para localizar testemunha que tenha presenciado o acidente. O casal afirma que estava em sua mão, quando a outra moto invadiu a mão contrária. Mas testemunhas relatam que a colisão ocorreu em tentativa de ultrapassagem da XRE. Atualizada à 1h55min.
A CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), empresa do governo baiano vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração, investirá US$ 100 milhões (equivalente a R$ 228 milhões) em ações com o objetivo de fortalecer grupos produtivos no semiárido. O investimento está relacionado ao início do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Semiárida Baiana (Pró-Semiárido).
Os recursos para o projeto são fruto de contrato assinado esta semana entre o governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). De acordo com o diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça, a nova operação atenderá 70 mil famílias da zona rural.
“Os recursos serão aplicados na continuidade do Projeto Gente de Valor, ampliando sua atuação, que em conjunto com as demais operações executadas pela CAR avançarão nos investimentos para transformação de vidas”, afirma Vivaldo. Ele cita entre os alvos do projeto a construção de agroindústrias, sistemas de abastecimento de água, formação técnica e atuação em redes de cooperação socioprodutiva.

Um seminário realizado ontem à noite (21) em Canavieiras discutiu princípios maçons como respeito aos poderes constituídos e à família e abusa de uma sociedade mais justa. O evento, promovido pela Loja Maçônica União e Caridade, de Canavieiras, comemorou o Dia do Maçom (20 de Agosto).
O advogado e inspetor litúrgico da Grande Loja do Estado da Bahia, José Carlos Oliveira, proferiu palestra, que teve como debatedores o delegado distrital Raimundo Antônio Tedesco e o orador Euvaldo Cardozo Sena.
A Maçonaria, explicou José Carlos Oliveira, “é uma instituição que tem por objetivo tornar melhor o homem como cidadão, chefe de família, profissional, e em todas as suas relações com a humanidade”.
Leia Mais
A falta de medicamento em unidades de saúde, a violência contra a mulher e a excessiva demora na marcação de consultas e exames pelo SUS em Itabuna foram discutidos na “Conversa com o Ministério Público”, hoje pela manhã, no auditório da FTC. Das discussões, participaram diversas autoridades e o chefe do Ministério Público estadual, o itabunense Márcio Fahel.
Cerca de 180 pessoas participaram da conversa. Durante mais de três horas, a comunidade pôde conhecer mais sobre o Ministério Público e suas atribuições, conhecer seus projetos estratégicos e apresentar ao chefe da instituição e aos promotores de Justiça da região quais são suas principais demandas.
Durante a reunião pública, os membros do MP também destacaram a necessidade de promover uma aproximação maior com as comunidades. “Estamos aqui para apresentar à população o que é o Ministério Público e para ouvi-la. Nenhuma instituição pode pretender sozinha resolver os problemas da sociedade. Precisamos nos unir”, afirmou o coordenador da Promotoria Regional de Itabuna, promotor de Justiça Patrick Pires da Costa.
O procurador-geral de Justiça falou sobre a necessidade de fortalecer parcerias com as instituições e com a sociedade civil, por isso a importância de melhorar cada vez mais a comunicação social. O chefe do MP frisou, ainda, que os problemas sociais não podem ser resolvidos como em uma mágica, mas que é possível obter êxitos progressivamente. Para que isso aconteça de forma mais abrangente, ele pediu o apoio da comunidade ao trabalho dos promotores de Justiça.
O prefeito de Canavieiras, Almir Melo (PMDB), foi um dos destaques da carreata do candidato ao governo pelo PT, Rui Costa, no sul da Bahia, ontem (21). Apesar do PMDB estar na coligação de Paulo Souto (DEM), Almir reafirmou seu apoio à eleição de Rui.
– Devemos lembrar dos benefícios que o governo estadual já trouxe para nossa região, a exemplo do asfaltamento e recuperação de várias rodovias e a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Tive acesso ao plano de governo de Rui logo que foi formulado e consta um empenho específico para com a região cacaueira e, digo mais, com a nossa cidade – disse Almir.
Rui agradeceu o prefeito peemedebista pelo esforço para beneficiar Canavieiras com obras. Na próxima semana, segundo Almir, o governo estadual iniciará o asfaltamento das avenidas Assis Gonçalves, Enelzita Matos e Osmário Batista.
O ex-secretário da Casa Civil também informou a Almir que o Derba já autorizou o reinício das obras de recuperação da BA-270, que liga Canavieiras e Santa Luzia à BR-101. “A rodovia é de grande importância para a economia de Canavieiras, tanto no que se refere ao turismo, quanto à circulação de mercadorias produzidas na região”.
O professor de Educação Física e técnico itabunense João Rosário acompanha mais um desafio das atletas joinvilenses Nicole Zaniz e Flávia Ferreira, atuais campeã e vice de kettlebell lifting na América Latina. Amanhã (23), elas participam do campeonato de Kettlebell USA Nationals, em Nova Iorque.
A competição reúne os melhores atletas das Américas e é classificatório para o mundial da modalidade, que será no dia 20 de novembro em Hamburg, Alemanha. O kettlebell Sport (também conhecido como Girevoy Sport), foi originalmente praticada e eleito como o treinamento físico principal dos militares russos na década de 70, e desde então vem ganhando projeção nos Estados Unidos e América Latina.
O esporte consiste em movimentar o kettlebell – um peso no formato de uma bola de ferro com alça – executando alguns movimentos específicos, o que, segundo especialistas, melhora o condicionamento físico geral com ganho expressivo de força, potência e resistência.
As atletas joinvilenses competirão na modalidade long cycle até 58 kg, onde o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito até acima da cabeça. Nicole utilizará um kettlebell de 12 kg na modalidade iniciante e Flávia de 16 kg, no amador. Quem fizer mais repetições no tempo de 10 minutos vence a competição.
O campeonato USA Nationals é realizado pela American Kettlebell Alliance (AKA) e é o principal evento das Américas apoiado pela União Internacional de Kettlebell Lifting (IUKL).
MEDALHAS
A estreia das atletas de Joinville em competições foi em sete de julho no torneio Latino Americano na Argentina e elas contaram com o apoio da Federação Brasileira de Kettebell Lifting- F.B.K.L, que esteve representada no evento pelo seu presidente, João Rosário – que também é técnico das atletas Nicole Zaniz e Flávia Ferreira- e da vice-presidente Mônica Pimenta.
Já na estreia elas conquistaram medalhas. Nicole Zaniz foi a primeira colocada na prova jerk, com 87 repetições com um kettlebell de 16 kg e Flávia Ferreira conquistou a segunda colocação na categoria long cycle executando 111 repetições com um kettlebell de 16kg.
João Rosário, técnico das atletas, foi o pioneiro no treino com kettlebell em Santa Catarina no ano de 2009 e explica que com o fortalecimento da Federação Brasileira de Kettlebell Lifting, fundada em fevereiro deste ano, vai ser possível organizar campeonatos de kettlebell no Brasil, fortalecendo assim o esporte e apoiando os times e atletas que estão se formando no país.
A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) terá duas atrações neste final de semana. Hoje (22), a Cia de Dança Sôanne Marry apresenta Casa de Farinha, às 20h. Neste sábado (23), MCs e DJs participam do encontro Consciência Alternativa, a partir das 17h.
O espetáculo de dança Casa de Farinha é inspirado nos livros Farinha, Madeiras e Cabotagem: a capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial, do historiador Marcelo Henrique Dias, e Tambores de Angola, de Robson Pinheiro.
O encontro Consciência Alternativa terá dez apresentações de grupos de jovens talentos sul-baianos. Para cada espetáculo, o ingresso custa R$ 20,00 e R$ 10 para estudantes e idosos. A meia vale também para titulares do cartão fidelidade TPI.
Um soldado da Companhia de Policiamento Especializado (Cipe-Cacaueira) sofreu um infarto fulminante enquanto disputava partida de futebol, hoje de manhã, em Ilhéus. A vítima foi identificada como Roberto Melgaço (Beto).
O soldado participava de uma partida de futebol em torneio promovido pela Associação de Praças da Polícia Militar (APPM), em Ilhéus. O policial ainda foi levado para o Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF). Com informações do Tabuleiro e do Ilhéus24h.
Sam Alves, cantor e vencedor do The Voice Brasil (Rede Globo), participa de uma sessão de autógrafos no Shopping Jequitibá, em Itabuna, às 17h.
Amanhã, às 21 horas, o cantor se apresenta em show de lançamento do seu primeiro trabalho, após ganhar o The Voice. O espetáculo será no Centro de Convenções de Ilhéus.
Após o pouso forçado ontem (21) em Presidente Tancredo Neves, o candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, precisou usar uma outra aeronave para seu compromisso político em Juazeiro.
Ontem, Rui viajava em um helicóptero para Jequié quando precisou fazer pouso não previsto em uma fazenda no município sul-baiano devido ao mau tempo.
Depois da parada de segurança, tripulação e passageiros seguiram para o aeroporto de Ilhéus. Depois partiram para gravação em Jequié e carreata em municípios sul-baianos, começando por Almadina.
A programação foi encerrada em Ibicaraí em ato que reuniu prefeitos como Lenildo Santana (Ibicaraí), Josefina Castro (Coaraci) e Pedro Jackson Pedrão (Itapé). A mudança de aeronave também tem a ver com a distância percorrida e os locais do compromisso.

A Universidade Federal do Sul da Bahia, que recebe seus primeiros estudantes no mês que vem, propõe uma formação diferenciada. A centralidade está no estudante.
Lembro-me de, há alguns anos, estar no meio de uma aula na universidade e perceber uma estudante com o celular apontado para mim, filmando minha explicação. Ao ser “flagrada” ela pareceu bastante tímida e foi logo se desculpando. Interrompi as explicações e disse: tudo bem, pode gravar. É até bom que, em caso de dúvidas, pode rever alguma explicação.
Depois de algum tempo e de atentar para falas de alguns colegas docentes, percebi o motivo da preocupação demonstrada pela estudante após ter seu ato notado: muitos professores se incomodam com a ideia de sua aula ser gravada.
Recentemente, ouvi professores se queixarem da ideia de terem suas aulas registradas. Poderiam, entre outros argumentos, não “estar inspirados” naquele dia. Ora, independente das tecnologias envolvidas, onde fica então o planejamento? Onde ficam os objetivos da ação educativa?
Particularmente, creio que a função de um professor (em sala ou fora dela) deva ser orientar a obtenção da maior quantidade de conhecimento possível para o maior grupo possível de estudantes. Não há sentido no conhecimento para poucos. A universidade não é um panteão para privilegiados detentores do saber. Ela deve ser um espaço de fronteiras cada vez mais alargadas – assim como os conhecimentos que ela propaga.
E, nesse processo, o centro nunca deve ser no professor. O centro é o estudante. No mundo repleto de tecnologias em que vivemos, não vejo o menor sentido em negar a um estudante que faltou a uma aula a chance de assisti-la em casa. Ou proibir aquele que não entendeu bem de ouvir novamente a explicação.
Toda celeuma em torno da presença da tecnologia em sala – seja gravando aula ou servindo de fonte de pesquisa – passa, no meu entendimento, por um processo de insegurança dos docentes. É mais simples “controlar o ambiente” e repetir o mesmo conteúdo por sucessivos períodos letivos. O estudante com visão ampliada, com as paredes da sala de aula derrubadas, representa sempre um desafio maior, um “incômodo” para muitos docentes.
A Universidade Federal do Sul da Bahia, que recebe seus primeiros estudantes no mês que vem, propõe uma formação diferenciada. A centralidade está no estudante. Todos terão suas formações baseadas em pedagogias ativas. A tecnologia é uma parceira e uma edificadora do aprendizado e não uma inimiga.
A sociedade contemporânea exige que sejamos todos educadores (e consequentemente aprendizes). Que bom que cada vez mais as “novas” tecnologias estão sendo aproveitadas. O papel e a caneta que os estudantes utilizavam são tecnologias. O papel evoluiu, o caderno evoluiu. Qual o pecado em, ao invés de copiar, fotografar o quadro? Gravar o áudio de uma explicação ou filmar uma aula? A sociedade mudou. A relação com o conhecimento mudou. O modo de aprender mudou. O modo de ensinar, também. Aprendem aqueles que ensinam. Estejamos todos dispostos a aprender.
Felipe de Paula é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Uma roda gigante do grupo Marabilândia, do empresário Antônio Peixoto, está entre as principais atrações da programação de inauguração das obras da nova orla da Barra, em Salvador. A roda tem altura de 20 metros, equivalente a um prédio de sete andares, o que permite imagens panorâmicas da região revitalizada.
Por dez dias, nativos e turistas poderão desfrutar, gratuitamente, do novo visual de um dos cartões postais da capital baiana. A atração tem capacidade para 64 pessoas e ganha iluminação especial à noite.



































