A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna concluiu a reforma da Maternidade do Hospital Manoel Novaes (HMN), que atende pacientes de todo o sul da Bahia. A obra incluiu adaptação de postos de enfermagem, climatização das enfermarias e melhorias na sala de cuidados para recém-nascidos.
O objetivo da intervenção foi promover a adequação de 18 leitos. De acordo com o provedor Almir Alexandrino, a reforma resultou na “modernização do espaço e dos equipamentos, garantindo uma assistência mais humanizada”.
A diretora técnica do Novaes, Fabiane Irla, explica que a reforma também visou atender exigências da Vigilância Sanitária.
A Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com os 417 municípios baianos, inicia na segunda-feira, 4, a vacinação contra a hepatite A. A meta é imunizar 2009 mil crianças com até 1 ano, 11 meses e 29 dias de idade.
De acordo com o Ministério da Saúda, para o início da vacinação, estados e municípios receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados ainda este ano, e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo.
A coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Fátima Guirra, explica que a hepatite A é uma doença habitualmente benigna, de incidência frequente e precoce nas populações de baixa renda que vivem em más condições de saneamento básico.
A vacina é injetável, de vírus inteiro inativado, altamente purificado, que ajuda a prevenir a infecção causada pela doença.
Em sessão realizada na tarde desta quinta-feira, 31, o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou pelo sexto ano consecutivo as contas do ex-prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Desta vez foram reprovadas as contas referentes ao exercício de 2012. Ele já tinha sofrido a mesma punição por irregularidades em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011.
O TCM determinou que o ex-prefeito devolva R$ 794.336,86 para os cofres públicos e aplicou duas multas: uma no valor de R$ 51.480,00 e outra de R$ 40.263,00. Além disso, será encaminhada cópia do parecer sobre as contas para Ministério Público Estadual para que seja movida ação por improbidade administrativa.
De acordo com o relator das contas, conselheiro Mário Negromonte, Newton Lima gastou mais de 54% da receita do município com a folha de pagamento de pessoal, deixou de apresentar as informações sobre as despesas de 2012 e investiu apenas 23,13% na educação, quando deveria ter aplicado no mínimo 25%, como previsto em lei.
Na saúde o ex-prefeito investiu 14,08% dos impostos e transferências, sendo que o percentual mínimo é 15%. O TCM detectou ainda despesas de R$ 4.086.273,15 sem licitação, e o não encaminhamento de processos de licitação, dispensa e/ou inexigibilidade de licitação no montante de R$ 183.115.396,60.
A Justiça decretou, nesta quinta-feira, a prisão do fazendeiro Jucélio Lima Gonçalves, que é o principal suspeito de assassinar, na noite da última segunda-feira, 28, o vaqueiro Alexsandro Neves de Souza, 31 anos. Ele foi morto a tiro na zona rural de Alcobaça. Foi decretada também a prisão da mulher do fazendeiro, que teria sido responsável por esconder os dois filhos da vítima.
A principal testemunha do crime é a viúva do vaqueiro, Irineuza Costa Chaves, 28 anos, que sobreviveu depois de ser atingida com 14 facadas e um tiro. Nesta quinta-feira, a mulher contou que só conseguiu escapar porque fingiu que estava morta. Ela disse que o fazendeiro teve ajuda de outros dois homens ainda não identificados pela polícia.
Irineuza Costa foi colocada na carroceria de um carro junto com o corpo do marido, além dos dois filhos do casal, um de dois e outro de três anos, que tiveram suas vidas poupadas pelos criminosos. Ela pulou do veículo em movimento e pediu socorro. As crianças foram encontradas ontem em um abrigo em Teixeira de Freitas.
A mulher afirmou que o marido foi morto porque o patrão não queria pagar o que lhe devia. O corpo do vaqueiro deve ser enterrado no interior do Espírito Santo, nesta sexta-feira.
A cidade de Ilhéus esteve na ordem do dia para alguns candidatos nesta quinta-feira (31). Entre eles, o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), que disputa a reeleição e fechou o apoio de duas lideranças locais: o vereador Lukas Paiva (PMN) e o presidente da subseção local da OAB e ex-vereador Marcus Flávio.
Agora à noite, a movimentação na terra da Gabriela ficou por conta do PCdoB, com os candidatos a deputado estadual, Aldenes Meira, e a federal, Davidson Magalhães. Os comunistas inauguraram comitê na Avenida Dois de Julho, com a presença de cinco vereadores e várias lideranças sindicais.
Neste sábado (2), Aldenes lança campanha em Brumado, no sudoeste, ao lado do deputado federal Daniel Almeida.
O candidato a governador pela coligação “Unidos pela Bahia”, Paulo Souto (DEM) cumpre agenda no extremo-sul do Estado nesta sexta-feira (1º).
Souto participará de caminhada em Teixeira de Freitas, programada para as 9 horas. À tarde, o candidato da oposição estará em carreata pelas cidades de Caravelas, Alcobaça, Prado e Itamaraju.
O candidato petista ao governo baiano, Rui Costa (PT), defendeu a execução de projetos que ampliem a desconcentração do desenvolvimento do Estado. A defesa foi feita em um encontro promovido em Salvador, nesta quinta-feira (31), pela Federação do Comércio (Fecomércio) e Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb).
Referindo-se a projetos iniciados pelo governo Wagner, o petista afirmou que pretende “manter o conceito que deu grandes passos à frente no desenvolvimento do Estado”. Segundo ele, esse modelo tem os “polos regionais como elementos dinamizadores da economia”.
Ao público formado por empresários, o candidato falou em fortalecer as cadeias produtivas, como a dos setores químico e petroquímico, petróleo e gás, alimentos, papel e celulose, e do turismo.
O candidato disse ainda que trabalhará pela atração de novos recursos para o Nordeste. “Serei um articulador firme na criação do Fundo de Investimento do Nordeste, que terá recursos e políticas específicas, com taxas e valores diferenciados para quem investir na região, e eu falo da Bahia”, sinalizou.
Do Correio
A Polícia de Itagimirim investiga se a morte do prefeito do município, (PMDB), 51 anos, foi provocada por uma dívida com ciganos. Segundo a Coordenadora da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), Valéria Fonseca, a suspeita surgiu a partir de um boato entre moradores do município.
A esposa da vítima ainda deve prestar depoimento ao delegado da cidade, José Hermano, para esclarecer a suspeita. “A esposa deve ter conhecimento dessa dívida, caso ela realmente existiu”, declarou a coordenadora Valéria Fonseca.
O delegado de Itagimirim já ouviu testemunhas do crime e o primo da vítima, que acompanhava o prefeito em um bar no momento do crime. Segundo Valéria, ele desmentiu a versão inicial do homicídio, que apontava dois envolvidos no caso: “Ele disse que um homem encapuzado desceu de uma motocicleta com dois revólveres e disparou. Ele era o único ocupante do veículo”, relata.
O acusado pelo crime, que aconteceu na última terça-feira (29), ainda não foi encontrado. O delegado José Hermano ainda deve ouvir policiais militares que estavam fazendo ronda no momento do crime, incluindo o PM que prestou socorro ao prefeito.
Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira a portaria 1.282, que prorroga a atuação dos homens da Força Nacional de Segurança Pública na região de conflitos entre fazendeiros e autodeclarados índios tupinambás.
Assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, portaria determina que as operações nos municípios de Buerarema, Ilhéus e Una sejam mantidas por mais 90 dias. Os homens da Força Nacional estão no sul da Bahia desde o ano passado, quando os autodeclarados índios iniciaram uma série de invasões de fazendas.
De acordo com o ministro da justiça, a prorrogação do prazo de atuação da Força Nacional atende a um pedido do governador Jaques Wagner.
Da Agência Sebrae
Estão abertas as inscrições para o seminário Empretec, em Ilhéus. Com o objetivo de desenvolver as características do empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios, o seminário conta com metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada em 34 países. Os interessados devem passar antes por uma entrevista, agendada para os dias 18 a 22 de agosto.
De acordo com o gestor de atendimento da Unidade Regional do Sebrae de Ilhéus, Michelangelo Lima, a entrevista visa “identificar o perfil do empreendedor e saber se ele está no momento ideal, já que é possível participar do Empretec somente uma vez”, explica. Com carga horária de 60 horas, o seminário trabalha dez temas: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, disposição para correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.
No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 190 mil pessoas. Numa pesquisa realizada com os empreendedores que já participaram do seminário, foi constatado que mais de 90% dos entrevistados confirmaram aumento nos lucros após a experiência. Os interessados devem acessar o endereço http://www.sebraemais.com.br/solucoes/empretec ou ligar para os números (73) 3634-4068 / 9974-2263.
Dois bandidos roubaram um malote com R$ 42 mil do Posto São Caetano, na Avenida Princesa Isabel, em Itabuna. O assalto ocorreu no final desta tarde, quando o gerente do posto se dirigia à agência da Caixa Econômica Federal. A agência fica em frente ao posto.
O gerente, que teve o nome omitido por questões de segurança, foi abordado por um homem armado. Após roubar o malote, ele correu até uma moto estacionada na rua de acesso ao BNH, no Banco Raso. Um outro bandido dava cobertura ao assaltante.
Confira mais no Blog do Tom
Um senador e cinco deputados baianos integram a lista dos Cabeças do Congresso em 2014. Elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a lista traz os nomes de três petistas, dois comunistas e um tucano.
Pelo PT, fazem parte os deputados Amauri Teixeira e Nelson Pelegrino e o senador Walter Pinheiro. Os nomes baianos do PCdoB na lista foram Alice Portugal e Daniel Almeida. Completa a lista dos seis baianos o tucano Antônio Imbassahy.
O estado ainda trouxe outros três nomes em “ascensão” no parlamento nacional. São eles Afonso Florence (PT), Waldenor Pereira (PT) e Roberto Britto (PP).

Ruy Nestor Bastos Mello será o novo chefe da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) na Bahia a partir do próximo dia 1º, tendo Mário Alves Medeiros como substituto. Desde novembro do ano passado, Mello era o PRE substituto e atuava também como procurador eleitoral auxiliar. As designações estão na Portaria PGR/MPF nº 548, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 17 de julho, seção 2, página 59.
Mello assume a vaga de PRE deixada pelo procurador José Alfredo de Paula Silva, que foi promovido por merecimento, em abril deste ano, ao cargo de procurador Regional da República e passará a atuar na Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR-1), em Brasília.
Mello atuou na área eleitoral no Ministério Público Federal em Sergipe, inclusive como procurador Regional Eleitoral no biênio 2010 a 2012.
Mello e Medeiros ficam no cargo até 30 de setembro de 2015, quando ainda podem ser reconduzidos. Além da dupla, a equipe da PRE conta também com os procuradores auxiliares Samir Cabus Nachef Júnior e André Luiz Batista Neves.
Os desembargadores Mário Alberto Hirs e Telma Brito reassumiram as funções no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os dois magistrados tinham sido afastados em novembro de 2013 pelo Conselho Nacional de Justiça durante as investigações de irregularidades na Justiça baiana.
Na semana passada, o presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, concedeu liminar para que os desembargadores voltassem a trabalhar. Hirs e Brito estavam afastados do TJ desde novembro do ano passado. Ambos são investigados sob a acusação de pagar, ilegalmente, R$ 448 milhões em precatórios. Com informações do G1.

































