Tempo de leitura: 2 minutos

Dilma Rousseff em foto Celso Júnior.
Dilma Rousseff em foto Celso Júnior.

Da Redação
A abertura da Copa do Mundo teve cenas memoráveis e algo para esquecer: o xingamento, impublicável, direcionado à presidente Dilma Rousseff.
O negócio foi tão vergonhoso para o país que o site da BBC Brasil preferiu dizer que parte da torcida gritava “slogans” contra a presidente e à cúpula do futebol mundial no Itaquerão, em São Paulo.
As vaias sempre foram da política e não há político que diga que foi surpreendido por ela, a temida e temível.
Hoje, a Folha publica matéria que descreve quem foi que, de forma grosseira, mandou a presidente ir lá para o “monossílabo da cobra”.
Sim, eram os endinheirados de Sampa – e do Brasil, que ganham acima de dez salários mínimos. Receberam cortesias ou pagaram, no mínimo, R$ 1.000,00 para estar na ala “VIP” do estádio (muitos preferem “Arena”, o que vem a calhar nesses dias tão estranhos).
Baseando-se em números do Datafolha, o diário paulistano “justifica” que, na capital paulista, a presidente é aprovada por apenas 19% da população e este percentual cai para 11%, quando considera apenas os que recebem acima de dez salários mínimos.
Comentaristas (de política ou futebol – ou ambos) como Juca Kfouri, Josias de Souza e José Trajano classificaram o episódio de lamentável e típico de futebol de várzea.
Houve quem, no calor dos acontecimentos, tenha preferido surfar na estupidez.
O tucano Aécio Neves, que um dia foi vaiado no Mineirão em um Brasil x Argentina e comparado (em coro) a Maradona na arte de aspirar, está neste grupo. Disse que a presidente colhia o que plantou e ficou “sitiada” no Itaquerão. Foram estas as palavras do presidenciável:
– O que fica para a história é que nós tivemos depois de algumas décadas no mundo, uma Copa do Mundo onde o chefe de Estado não se vê em condições de se apresentar à população. Isso é reflexo do que está acontecendo no Brasil. Nós temos hoje uma presidente sitiada, uma presidente que só pode aparecer em eventos públicos protegida
Ficou feio para ele. Quase um dia depois, após a repercussão negativa e até opositores saírem em defesa da presidente, Aécio buscou se redimir. Disse o aspirante a presidente.
– Por mais compreensível que seja o sentimento dos brasileiros, acredito que a sua manifestação deve se dar no campo político, sem ultrapassar os limites do respeito pessoal. No que depender de mim, o debate eleitoral se dará de forma democrática e respeitosa.
Dizem que nunca é tarde para uma desculpa. Esta veio após o ex-governador mineiro sentir que os xingamentos/agressões acabaram por transformar o alvo em vítima.
E a vítima era não menos que a presidente da República, não por acaso a sua adversária nas urnas em outubro próximo. A vítima era, antes de tudo, uma mulher. E o palco dos xingamentos/agressões foi não uma arena, mas um estádio, onde, como lembrou Dilma Rousseff, estavam crianças e famílias. Mas estúpidos não escolhem local ou hora para os seus desatinos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de São João do Paraíso, distrito de Mascote, estão assustados com a onda de violência, principalmente em finais de semana, quando (sempre) há confronto entre traficantes. “Aqui, não passa uma semana sem que haja duas, três mortes”, diz um morador de Mascote.
No bairro da Jaqueira, moradores têm que pagar pedágio de até R$ 10,00 para passar por um acesso pelo antigo hospital. O pedágio começa a ser cobrado sempre após as 18h, segundo vítimas.
Ou paga, ou…

Tempo de leitura: 2 minutos

Manuela BerbertManuela Berbert | manuelaberbert@yahoo.com.br

Claudia Leite brilhou pela presença. Na vida, conquista seus sonhos quem é forte, e ela estava ali, linda, representando um país que tanto a critica.

Tem copa sim, e isso inclui erros e acertos como qualquer evento, como qualquer relacionamento, como qualquer ser humano que tem a oportunidade de melhorar quando encara, sem insegurança. Posso explicar melhor o meu pensamento? Pois bem. Fiquei um bom tempo olhando para a televisão sem acreditar na abertura, quando Galvão Bueno citou a autoria da produção. Não, não foi um brasileiro/brasileira quem idealizou aquilo tudo. “Inacreditável”, repeti comigo umas cinco vezes. Mas se era para mostrar ao mundo a nossa cultura, por que diabos contrataram alguém de fora?
A gente dá show nos carnavais, ornamentações de eventos típicos nordestinos, teatros, festivais folclóricos da Amazônia etc, então por que não fomos nós? Procurei alegria e emoção, e não vi. Não vi sorrisos, não vi vida. Não vi as nossas cores, nem a nossa capacidade de encantar e emocionar, tão comprada e imitada das nossas novelas. A gente poderia ter feito muito melhor.
Por outro lado, Claudia Leite brilhou pela presença. Na vida, conquista seus sonhos quem é forte, e ela estava ali, linda, representando um país que tanto a critica. A expressão de quem esteve o tempo todo tentando segurar o choro, ao lado de Jennifer Lopez, que, aparentemente, estava achando tudo muito normal, conseguiu me emocionar mais que a abertura em si.
Dar a cara à tapa, diariamente, sendo alvo de chacota de um país inteiro, é para os fortes, e a resposta foi dada. O segredo da vida é a perseverança e a segurança em si mesmo, e o sucesso do nosso país é o seu povo e suas histórias de vida. Quantos jogadores de futebol foram descobertos em campos nobres? A história de vida dessa turma que carrega a raça no olhar e a garra nas pernas é nossa, e isso não pode passar despercebido num momento histórico como esse. Como não poderia ter passado na abertura.
Aqui pra nós, parece que somos ainda mais fortes no coletivo. Depois da apresentação formal do nosso hino, por exemplo, cantarolamos unidos e seguimos juntos: os jogadores, já em campo; milhares de torcedores no estádio; nós, em nossas casas, bares etc, seguimos cantarolando o Hino Nacional sozinhos, firmes. Gigantes pela própria natureza, cantamos com esperança, mais ou menos como fizemos há meses atrás, ganhando as ruas das cidades de todo o país e bradando que as coisas não estão legais por aqui. É que NÓS SOMOS O MELHOR DO NOSSO PAÍS, mas ainda precisamos acreditar um pouquinho mais nisso. AVANTE, BRASIL!
Manuela Berbert é publicitária e colunista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Welington Ferraz, Ilana, Lussiede e agente de crédito na entrega de prêmio.
Welington Ferraz, Ilana, Lussiede e a agente de crédito Raquel Cristiane.

Clientes do Banco do Povo de Itabuna, um dos mais relevantes projetos de crédito solidário do país, participaram de uma campanha promocional relacionada à copa do mundo. A microempresária Lussiede Bastos dos Santos Silva foi a ganhadora da Copa Premiada do Banco do Povo, faturando um televisor de 43 polegadas no sorteio.
Segundo Ilana Queiroz, diretora executiva do banco, Lussiede é cliente desde 2013 e atua no setor de cosméticos. O prêmio foi entregue momentos antes da estreia do Brasil no mundial. “Há 12 anos o banco vem premiando seus clientes em campanhas realizadas durante todo o ano”, acrescenta Cíntia Fortaleza, coordenadora operacional da instituição.
O Banco do Povo já emprestou mais de R$ 14 milhões a microempreendedores até o final de 2013. Neste ano, a instituição de crédito solidário pretende atingir a marca de R$ 4 milhões em empréstimo com crédito orientado.

Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Claudevane Leite (Foto Gabriel Oliveira).
O prefeito Claudevane Leite (Foto Gabriel Oliveira).

As coisas andam tão devagar na Secretaria da Saúde de Itabuna que nem o prefeito Claudevane Leite (Vane do Renascer) aguenta mais. Numa reunião com representantes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, o prefeito abriu o verbo e exigiu mais celeridade por parte do secretário Plínio Adry na formatação do contrato entre município e a instituição.
– Plínio, já tem sete meses e [até agora] só enrolação? – questionou, para desconforto do secretário e dos presentes.
O que se diz internamente é que as equipes técnicas da Saúde e da Santa Casa definem as bases do contrato de serviço para os pacientes do SUS, mas a negociação emperra quando chega à mesa de Plínio.
A equipe é considerada boa. E por que as coisas não avançam?
O secretário, em conversas com o PCdoB, que o indicou para o cargo, alega ingerência de outras áreas do governo em sua pasta. E a ingerência é a que mais “dói”, a financeira, o que criaria problemas para poder fechar contratos e… pagar, claro.
Comunas suspeitam de um boicote, embora reconheçam deficiência técnica no secretário.
Enquanto isso, o pobre cidadão que necessita do serviço sofre nos hospitais. Não é novidade que o atendimento em hospitais da Santa Casa está cada vez mais precário quando o paciente é do SUS. Quem dúvida, é só dar uma averiguada em hospitais como o São Lucas e o Manoel Novaes.
Desde abril o contrato entre Santa Casa e município vem sendo mantido na base da saliva. Verbalmente. O dinheiro atrasa mais que o normal e já há fuga de médicos da instituição para outras regiões do estado e até do país. É o bolso. O cenário não é animador.
O próprio PCdoB tem entrado em campo nas negociações. Até mesmo o ex-presidente da Bahiagás Davidson Magalhães já foi acionado para um dedinhos de prosa com a provedoria da Santa Casa. O comuna até sugeriu à entidade uma “reduzida” no volume da dívida alegada, conforme apurado pelo PIMENTA. A conversa não evoluiu.
Há, dentro da Santa Casa, quem defenda “chutar o balde”. O provedor, Erick Ettinger, vem segurando as pontas.
Plínio é sério candidato a cair. Por enquanto, o prefeito diz aos mais próximos que deverá esperar o pós-eleições. Sim, mas a paciência está acabando.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Van Persie e Robben marcaram duas vezes cada um (Foto Alex Grimm/Getty Image-Fifa).
Van Persie e Robben marcaram duas vezes cada um (Foto Alex Grimm/Getty Image-Fifa).

A sexta-feira, 13!, foi daqueles dias para espanhol esquecer quando o tema é futebol. Foi uma tarde-noite de três jogos na Copa do Mundo e inacreditáveis 11 gols. Não pela quantidade do todo, mas de uma das partes, a que diz respeito ao confronto Espanha x Holanda. Agora, um resumo. Na sequência, o que temos para hoje.
México 1 x 0 Camarões, em Natal [Melhor em Campo: Giovani dos Santos].
Espanha 1 x 5 Holanda, em Salvador [Melhor em Campo: Robin van Persie].
Chile 3 x 1 Austrália, em Cuiabá [Melhor em Campo: Alexis Sánchez].
Neste sábado (14), a Copa 2014 terá:
Colômbia x Grécia, às 13h, em Belo Horizonte (MG);
Uruguai x Costa Rica, às 16h, em Fortaleza (CE);
Inglaterra x Itália, às 18h, em Manaus (AM); e
Costa do Marfim x Japão, às 22h, em Recife (PE).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cobrança da Zona Azul começou no dia 7 na região central (Foto Pedro Augusto).
Cobrança da Zona Azul começou no dia 7 na região central (Foto Pedro Augusto).

No início desta noite (13), a Prefeitura de Itabuna emitiu nota em que sustenta ter recomendado à empresa Dom Parking a suspensão da cobrança pelo serviço Zona Azul.
No dia 10, o juiz Ulysses Maynard Salgado, da Vara da Fazenda Pública, determinou a suspensão da cobrança e da licitação suspeita da qual saiu vencedora a Dom Parking.
Tanto a prefeitura como a empresa desrespeitaram decisão anterior, do mesmo juiz, que determinava a suspensão do processo licitatório. O governo deu continuidade à licitação e declarou a empresa catarinense como vencedora.
O mandado de segurança havia sido impetrado pela empresa Item Hotelaria e Estacionamento, de Itabuna.
A nota de hoje informa que a recomendação foi feita, após o prefeito Claudevane Leite ouvir o procurador-geral, Harrison Leite. Confira nota abaixo, no leia mais.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem imaginaria um chocolate com gosto de laranja em plena Fonte Nova, hoje, na revanche entre Espanha e Holanda?
Pois é. A sexta-feira foi 13 para os espanhóis em Salvador, na Bahia, em um dos jogos mais bonitos da história recente das copas.
A Espanha até que ameaçou manter a escrita. Abriu o placar. E ficou nisso, pois, na sequência, os holandeses não tiveram dó – nem piedade, dos rivais. Fizeram mais quatro e construíram um placar improvável na Fonte Nova, aplicando 5 a 1 nos campeões da Copa 2010, justamente em cima da “Laranja”.
Em tempo: Os campeões do mundo foram atropelados bem onde contam com a segunda maior comunidade espanhola no Brasil, Salvador.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Liberdade Provisória puxa o arrasta-pé (Foto Walmir Rosário/Cia da Notícia).
Liberdade Provisória puxa o arrasta-pé (Foto Walmir Rosário/Cia da Notícia).

Forró Sergipano e Liberdade Provisória são as atrações do Forró Papa-Jaca, promovido pela subseção itabunense da OAB, a partir das 19h desta sexta (13), na Duque de Caxias, no centro de Itabuna.
Uma atração sempre festejada desse arrasta-pé anual é a banda Liberdade Provisória, composta por advogados-músicos.
Há pouco, os organizadores finalizavam a estrutura de palco. A festa tem o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e Caixa de Assistência do Advogado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

violenciaHá dois dias, um médico de Itabuna sofreu sequestro-relâmpago.
Rommel Pires sofreu ameaças, teve a casa invadida e filha de oito anos e babá tomadas como reféns pelos bandidos.
Os criminosos, para executar o crime, renderam antes um taxista, usado como motorista na ação.
Os bandidos conseguiram levar televisores, notebooks, joias e relógios do médico, além de R$ 10 mil, sacados da conta da vítima em uma agência do Santander em Itabuna.
Passadas mais de 48 horas, os autores do crime ainda não foram presos. A Polícia Civil é a responsável pela investigação do caso.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois militares do Exército foram presos em flagrante, na quinta-feira (12), na BR-101, próximo a Itabuna, sob suspeita de vender gasolina de um caminhão da corporação para um veículo civil. As informações são da Policia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o órgão, os militares foram encaminhados pela Polícia Federal (PF) para o 18º Batalhão de Operações, na cidade de Ilhéus, onde estão à disposição da Justiça Militar.
Ainda de acordo com a PRF, o motorista do caminhão civil fugiu do local e irá responder pelo crime, assim que for identificado. Até a publicação desta reportagem, o suspeito ainda estava foragido. Com informações do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

UFSB oferece 720 vagas neste Sisu de meio de ano (Foto Pimenta).
UFSB oferece 720 vagas neste Sisu de meio de ano (Foto Pimenta).

Os estudantes aprovados na primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta sexta-feira (13) para confirmar matrícula na instituição para a qual foi aprovado.
Quem não conseguir matricular-se no prazo, perderá a vaga. A segunda chamada do Sisu está prevista para ser divulgada no dia 24 de junho.
O sistema garante acesso a instituições de ensino superior e profissionalizante a estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior. A vaga no Sisu é obtida de acordo com o rendimento obtido no exame.
No sul e extremo-sul da Bahia, o Sisu ofereceu 720 vagas nos campi da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Itabuna, onde funciona a reitoria, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Tempo de leitura: 2 minutos

Jabes: "centenas de demissões".
Jabes: “centenas de demissões”.

Jabes Ribeiro, prefeito de Ilhéus, criou uma comissão e deu prazo de 15 dias para que a mesma apresente soluções para ajustar a despesa com folha de pagamento à receita do município. O prefeito fala em demissão de centenas de servidores (400, conforme os cálculos do ano passado), caso não haja saída.
Por meio de sua assessoria, o prefeito disse ter tentado estabelecer um pacto com os sindicatos, mas, ressaltou, “muitos dos seus dirigentes não querem compreender a conjuntura econômica de Ilhéus”.
Jabes diz ter sido orientando até a demitir servidores concursados, caso não consiga o ajuste. “Esse não é o interesse do governo, mas se não houver entendimento, não teremos outra opção”, assinala. Hoje, a despesa estaria em 68%, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece o limite de 54% de despesa com pessoal.
O prefeito disse ter deixado o governo, em 2004, com índice de despesa de pessoal em 44% e recebeu em 78%.
ACUSADO DE ASSÉDIO MORAL
A posição do prefeito foi criticada por, pelo menos, um dos sindicatos. A Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB-Sindicato) emitiu nota na qual acusa Jabes de praticar assédio moral contra os servidores.
A presidente da APPI, Enilda Mendonça, diz que o gestor municipal intimidou e ameaçou professores durante seminário realizado na Faculdade de Ilhéus, na última terça (10). O seminário foi realizado para discutir novos parâmetros curriculares da Educação Infantil, mas o prefeito apareceu e, no seu discurso, disse da ameaça de demissão de centenas de servidores.

Tempo de leitura: 2 minutos

Fonte Nova será palco de Espanha x Holanda hoje (Foto Manu Dias).
Fonte Nova será palco de Espanha x Holanda hoje (Foto Manu Dias).

Três partidas serão jogadas nesta sexta-feira (13) pela Copa do Mundo. Pelo Grupo A, o mesmo do Brasil, se enfrentarão México e Camarões, às 13h em Natal (RN). Pelo Grupo B se enfrentarão Espanha e Holanda, às 16h, em Salvador (BA); e Chile e Austrália jogarão às 18h, em Cuiabá (MT).
Apesar de ser o atual campeão olímpico, tendo derrotado o Brasil pelo placar de 2 a 1 na final, o México ocupa apenas a 20ª posição no ranking da Fifa. O selecionado mexicano tenta, nesta Copa, superar sua melhor campanha na competição, que foi chegar às quartas de final – feito obtido nas duas edições em que sediou a Copa (1970 e 1986).
Camarões é a nação africana que inaugurou uma nova fase para o futebol de seu continente em copas do Mundo, após ter saído invicta da Copa de 1982, disputada na Espanha. Na oportunidade, conseguiu um histórico empate em 1 a 1 com a Itália, campeã daquela edição. Oito anos depois, no jogo de abertura da Copa de 1990, disputada na Itália, fez outro registro histórico: derrotou a Argentina, campeã da Copa de 86 no México.
O jogo de abertura do Grupo A foi ontem e terminou com uma vitória do Brasil sobre a Croácia pelo placar de 3 a 1.
Atual campeã mundial e líder no ranking da Fifa, a Espanha enfrenta a Holanda, pelo Grupo B, reeditando a final da Copa de 2010, disputada por essas duas tradicionais seleções. Em seguida, jogarão Chile e Austrália, completando a rodada do grupo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O juiz Ulisses Maynard Salgado, da 1ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu a licitação que definiu a empresa administradora do sistema Zona Azul. Porém, a prefeitura deu continuidade ao processo mesmo sem julgamento do mérito. No entendimento do magistrado, a Dom Parking teria vencido o certame de forma irregular (veja no Políticos). “(…) nenhuma empresa poderia ser contratada para prestação dos serviços, até que houvesse novo julgamento”, anotou Salgado em sua nova decisão.
O mandado de segurança foi impetrado pela concorrente, a Item Hotelaria Turismo e Estacionamento. Será mais pano para manga.