O Brasil bateu a Croácia por 3 a 1 na abertura da Copa 2014. E de virada, após sofrer um gol contra marcado por Marcelo. Foram 18 minutos de tensão, apesar do time ter melhorado após sofrer o golpe. Neymar recebeu passe de Oscar, o “cara” do jogo, e empatou. Oscar novamente dá passe para Fred, que cava pênalti, convertido por Neymar, já no segundo tempo. Caminhando para o final da partida, Brasil levando sufoco da Croácia. De novo, Oscar. De bico, define a partida: 3 a 1 Brasil. Infelizmente, o troféu de melhor da partida vai para apenas um jogador. Ficou com Neymar. Poderia dividir com o companheiro.
Agora, é preparação para dia 17, em Fortaleza, quando enfrenta o México.
Maria Elisabete Teixeira Soares, do Conceição, em Itabuna, faturou o primeiro dos três VW Gol 0KM da campanha Goleada de Prêmios, da Rede de Supermercados Itão, em sorteio realizado ontem (11), no Hiper do São Caetano.
A promoção vai até dia 17 de julho, segundo Rodinei Marikson, gerente do Hiper Itão São Caetano, e envolve as lojas de Itabuna e Ilhéus. Serão sorteados mais dois VW Gol, dias 3 e 17 de julho, e 50 vales-compras de R$ 400,00 cada um.
Ele ainda ressalta o interesse cada vez maior dos clientes pelas campanhas. “Os clientes veem a transparência das campanhas e o impacto de cada uma delas, que são as mais valiosas do Sul da Bahia”, afirma.
“O Itão tem 50 anos de história e essa é mais uma forma de premiar nossos clientes”, assinala o gerente de compras do Itão, Iran Lima. A campanha oferece mais de R$ 110 mil em prêmios.
A cliente Sílvia Maria Almeida assistiu ao sorteio, após depositar cinco cupons. “Sou cliente desta loja do São Caetano desde quando foi inaugurada, mas é a primeira vez que venho acompanhar o sorteio”. Sílvia espera levar um dos próximos carros a serem sorteados. Os veículos serão entregues no dia 23 de julho. Confira vídeo do sorteio.
O policial militar José Januário Neto e o presidente da subseção itabunense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Andirlei Nascimento, estiveram reunidos ontem (11). Um dos líderes da PM em Itabuna agradeceu ao envolvimento da OAB nas reivindicações e defesa dos policiais. “Elogiamos a direção da OAB por colocar a entidade mais perto da sociedade”, disse José Januário.
Neto afirmou que quando os policiais em Itabuna “foram presos injustamente”, em 2012, a OAB prestou solidariedade e deu suporte aos seis soldados, tanto vendo as condições de tratamento no 15º Batalhão da PM como apoiando a causa.

Se até cães podem ser adestrados com reforços positivos, por que os seres humanos, com cérebro tão avantajado e evoluído, precisariam de castigos físicos para entender o é errado e fazer o que é certo?
Parei a alguns centímetros da garrafa que passou rolando à minha frente, caindo da calçada em uma poça de lama. Olhei para o lado e vi um garotinho, de aproximadamente dois anos, observando o trajeto da tal garrafa. Em segundos, apareceu uma mulher irada, puxando-o pelo braço. Enquanto chacoalhava e xingava o menino – que nada respondia em sua defesa, além do olhar assustado – ela cerrou o punho e simulou um soco no queixo dele, empurrando sua cabeça para trás.
Segui meu caminho com aquele episódio lamentável na minha mente. A mulher não tinha aparência de miserável para que, no máximo, dois reais fizessem falta para sua existência. Ela não o machucou fisicamente, mas não deixou de ser violenta. Aí, logo me veio à cabeça toda discussão sobre a famigerada Lei da Palmada ou Lei Menino Bernardo.
Fiquei imaginando como aquela mulher tratava o menino quando tinha sua privacidade garantida. Afinal, não se constrangeu em humilhar em público aquele ser pequenino, que ainda está descobrindo e entendendo o mundo. Aparentava ser a mãe, o que lhe dá autoridade para fazer o que julga melhor pela boa educação do filho. Mas, o que seria “melhor” em seu conceito? Quais seriam suas atitudes para fazer com que o guri ande na linha?
Em nossa cultura, criança pouco ou nada tem direito sobre o próprio corpo. O reconhecimento de sua individualidade só vem quando atinge a idade adulta e olhe lá! Muita gente afirma categoricamente que o castigo físico é a solução para frear a rebeldia, que a “palmada educativa” não mata e ainda nutre um enorme sentimento de gratidão aos pais por cada tabefe que levou, etc.
Repetimos as brutalidades sofridas na infância sem questionarmos sua real eficácia. Dando uma busca rápida pela internet, é fácil encontrar vários artigos e pesquisas de autoridades científicas mostrando que somos inteligentes o suficiente para aprendermos sem pancada e que crianças agredidas tendem a se tornar adultos agressores. Se até cães podem ser adestrados com reforços positivos, por que os seres humanos, com cérebro tão avantajado e evoluído, precisariam de castigos físicos para entender o é errado e fazer o que é certo?
Criança é um ser meio selvagem, um desafio à maturidade, paciência e equilíbrio emocional de qualquer um. Por isso, a seguinte frase atribuída a Platão faz sentido: “Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los”. Pois, acima de tudo, criança também é gente, com direitos que devem ser garantidos e, efetivamente, cumpridos.
Karoline Vital é jornalista.
O Brasil começa nesta quinta (12) a caminhada rumo ao hexacampeonato mundial. Em casa. Às 17 horas, no Itaquerão (SP), a Seleção Brasileira estreia contra a Croácia. Será em casa, com o apoio ainda maior da torcida. É, indiscutivelmente, uma das favoritas ao título. Joga em seus domínios, tem história a favor e a seleção está no nível das melhores, como Alemanha e Espanha, de quem ganhou a Copa das Confederações, por 3 a 0, no ano passado. Mas não há como comparar. Agora é outro campeonato, outra história. É Copa do Mundo. Rumo ao Hexa, pois.
A Primore – Consultoria em Gestão com Pessoas – tem vagas de emprego na área de vendas em Itabuna, para trabalhadores cadastrados no banco de dados da empresa. As oportunidades são para atuar como consultor de vendas externas, consultor de vendas ou comprador, sendo necessário comprovar experiência.
Os candidatos podem ser do sexo masculino ou feminino e ter o ensino médio completo. Para as três funções, está previsto pagamento de salário e comissão.
A Primore oferece também diversas vagas para trabalho temporário neste mês de junho. Interessados devem ligar para (73) 3613-1279.
Há pouco, torcedores fanáticos da Holanda cruzaram Itabuna a caminho de Salvador em um ônibus de dois andares nas cores da seleção europeia. Os “Oranje Fans” assistirão ao jogo de estreia da Holanda na Copa 2014 na Arena Fonte Nova, na sexta (13). Partida duríssima contra a campeã mundial Espanha.
Antes de chegar a Salvador, os holandeses farão uma parada no litoral ilheense. A passagem por Itabuna foi flagrada pelo fotógrafo Marcos Souza. Na paradinha próximo à Praça José Bastos, o Ônibus Laranja Holandês (Dutch Orange Bus) atraiu olhares curiosos.
SALVADOR
A seleção holandesa desembarcou em Salvador nesta quarta (11). Os fans holandeses chegam à capital baiana nesta quinta (12).
A polícia civil prendeu 13 funcionários terceirizados de uma empresa de telefonia e TV por assinatura na Bahia. A operação foi deflagrada hoje (11) com a execução de 13 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão na casa dos técnicos terceirizados envolvidos com o “Gatonet”.
Os funcionários se infiltraram em vários cargos dentro da empresa. O esquema reunia, segundo a polícia, técnicos que instalavam equipamentos nas residências de clientes a funcionários internos, responsáveis pela liberação de sinal de TV a cabo. Durante a operação, a polícia apreendeu antenas, decodificadores e cabos nos endereços de vários técnicos presos.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, foram presos os técnicos Cleiton da Silva Santos, Janderson Paixão das Neves, Danilo Oliveira Abdon, Tássio Martins de Lima, Danylo Pontes dos Santos, Andre Buri, Elder Ayram Menezes Tana, Antônio Barbosa de Figueiredo Filho, André Luis de Oliveira Souza, Itamar de Figueiredo Pitanga, Rodrigo Santos E. Silva, Jean Leite Costa e Diego Magalhães Batista.
O delegado coordenador do Grupo Especial de Repressão a Crimes por Meios Eletrônicos (GME), Charles Leão, disse que os golpistas usavam o cadastro de uma prefeitura baiana, com RG, CPF e endereços das vítimas.
O valor cobrado pelas assinaturas fraudulentas variava entre R$ 50 e R$ 100 por pacotes que custavam até R$ 400 para a operadora. A polícia informa que outras 15 pessoas já tiveram prisão preventiva decretada por envolvimento com o esquema.
Os funcionários da unidade da Nestlé em Itabuna aprovaram greve por tempo indeterminado. A votação ocorreu em assembleia no final da tarde desta quarta (11). Os funcionários cobram piso salarial único para todas as unidades e reajuste salarial de 9%, mas a multinacional oferece 7,5%
De acordo com Eduardo Sodré, dirigente do SindiAlimentação, o piso para funcionários da Nestlé na Bahia é R$ 1.075,00 ante R$ 1.240,00 em São Paulo e R$ 1.100,00 em Minas Gerais. A unidade da Nestlé em Itabuna tem 343 funcionários, conforme o sindicalista.
A Nestlé foi notificada da decisão tomada em assembleia, segundo Sodré. A empresa receberá, em até 48 horas, um prazo para retomada de negociação. “A diferenciação de piso salarial nas diversas unidades revoltou os funcionários”, disse o sindicalista. “Além disso, a empresa, que patrocina Copa do Mundo, quer dar apenas 0,5% de aumento real”.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, se reuniu com moradores de Nova Ferradas e prometeu atender às reivindicações da comunidade. Obras de esgotamento sanitário e pavimentação serão executadas no bairro. As negociações continuam.
Monteiro disse que obras serão executadas nas ruas do Cajueiro, Frei Ludovico e Bela Vista. Já os moradores, aguardam o cumprimento da palavra. Ou voltam a fazer novas interdições e reter ônibus (veja posts mais abaixo).
Os ônibus ainda não foram liberados. Todos estão com pneus esvaziados.
Atualização às 16h22min
O primeiro trecho do metrô de Salvador começou a circular nesta quarta (11) em viagem inaugural feita pela presidente da República, Dilma Rousseff, e o governador Jaques Wagner, no trecho com as estações Lapa, Campo da Pólvora e Acesso Norte.
O serviço será operado pela CCR Metrô Bahia. Até 14 de setembro, o metrô funcionará gratuitamente, das 12h às 16h. Os investimentos totais para que o metrô seja complementado chegará a R$ 3,6 bilhões dos governos federal e estadual e da CCR. O último trecho, até Lauro de Freitas, deve ficar pronto em 2017.
O metrô começa a circular após 14 anos de disputas entre governo federal e prefeitura de Salvador. Em abril do ano passado, o prefeito ACM Neto entrou em acordo com o governador Jaques Wagner e o metrô passou às mãos do Governo Baiano.
– Num prazo de quatro meses, viabilizamos a transferência do metrô para o estado, desatando um nó que provocou, inclusive, descrédito na população de Salvador – disse ACM Neto, por meio de sua assessoria, na qual reconhece a agilidade do governo baiano.
Para o governador Jaques Wagner, “o sonho virou realidade e, para que chegássemos a esse dia de orgulho e satisfação, foi muito importante o processo de transferência do sistema do município para o Estado”.
A presidente Dilma Rousseff classificou esta quarta como “um dia histórico depois de 14 anos, nos quais houve uma série de impedimentos”. Dilma ainda afirmou que o mais importante é “mostrar que é possível fazer a obra e ir entregando trecho a trecho”.
Após o período de operação assistida, o metrô passará a cobrar tarifa que vai variar de R$ 3,10 a R$ 3,90.
Garoto propaganda da campanha eleitoral do prefeito Claudevane Leite, o deputado federal Acelino Popó (PRB) anunciou em uma rede social que o seu partido apoiará o pré-candidato ao governo baiano pelo DEM, Paulo Souto. A postagem foi reproduzida pelo site Políticos do Sul da Bahia.
O ex-pugilista diz que o PRB decidiu seguir a linha adotada por ele “há alguns meses”. Curioso é que Popó encerra o anúncio com uma frase que caracteriza a propaganda do governo baiano e a mensagem subliminar do petista Rui Costa, ao dizer que a “Bahia quer mais”.

Omissão de socorro é crime, mas, na maioria dos casos, os profissionais de saúde são tão vítimas do sistema quanto nós pacientes.
Arleane Oliveira dos Santos é uma brasileira que, como todo cidadão e cidadã, espera que nosso País nos devolva aquilo que nos é de direito, que temos direito por pagar a maior carga tributária do mundo. A jovem Arleane foi protagonista, na madrugada de domingo para segunda-feira, de um momento que podemos batizar de “Filme dos Horrores”, como noticiado aqui no Pimenta.
Em trabalho de parto a mãe saiu peregrinando pelas maternidades de Itabuna em busca de atendimento médico para dar à luz. Na Fundação Ester Gomes (Maternidade da Mãe Pobre), recebeu o primeiro não. Buscou o Hospital Manoel Novaes, entidade filantrópica mantida com recursos públicos, a exemplo da Ester Gomes.
O Hospital Manoel Novaes serviu de local para cenas que chocariam o mais malvado dos malvados. Arleane teve mais uma vez negado o atendimento e sentido fortes dores, após duas horas de apelo e muita humilhação pedindo por atendimento a parturiente, teve a bolsa estourada e entrou em trabalho de parto na recepção do hospital, que é tido como referência e tem o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef.
Como descrito por William Oliveira, que estava no local e filmou toda a cena, os momentos que seguiram após a bolsa se romper faz jus ao título desse artigo. “Uma paciente ouvindo os gritos de socorro saiu da enfermaria sendo que esta estava com uma criança de mais ou menos quatro meses, deixou sua filha com um desconhecido e começou a tentar puxar a criança que estava nascendo, saiu o tórax, mãos, ombro, e a criança estava se mexendo mesmo com a mãe não tendo quase força, porém pelo motivo do parto espontâneo ter acontecido primeiro pelos pés e não na forma corriqueira, quando chegou a parte da cabeça o canal vaginal se fechou e a criança morreu estrangulada, todos viram o corpo da criança se debatendo por cerca de uns três minutos”, narrou Willian.
As cenas desse filme que não têm nada de ficção tiveram a participação de uma enfermeira que negou o atendimento, alegando que a médica de plantão Luciana Leite estava realizando outro parto e no hospital não havia mais vagas. Omissão de socorro é crime, mas, na maioria dos casos, os profissionais de saúde são tão vítimas do sistema quanto nós pacientes.
A maior responsabilidade por sermos obrigados a ver e viver cenas como essas é dos nossos governantes: prefeitos, governadores e presidente ou presidenta. São de vereadores, deputados e senadores, que se elegem prometendo representar os interesses do povo e, na mais pura das verdades, apenas e tão somente defendem os seus próprios interesses e fazem da política uma profissão, uma empresa que passa de pai para filho. Sendo que muitos até desviam os recursos da saúde para suas próprias contas ou para “contas dos laranjas”.
O pior de tudo é saber que essas cenas voltarão a repetir, podem até mudar os diretores ou gestores, mas o roteiro é o mesmo. E, como todo filme de terror, esse também tem continuação.
Cláudio Rodrigues é jornalista e empresário.
Um protesto iniciado por volta das 15h de ontem (10) deixa os moradores dos bairros Ferradas e Nova Ferradas sem ônibus. A manifestação também atinge os moradores da vila rural Roça do Povo.
Até agora, os moradores da região retiveram 12 ônibus. Desde ontem, eles exigem a presença do prefeito Claudevane Leite ou de um representante do governo para que negociem melhorias na área do Cajueiro, em Nova Ferradas.
Quando a manifestação começou, ontem, quatro veículos ficaram retidos. Hoje, os moradores decidiram descer até a região da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na BR-415, e reter também os ônibus da São Miguel e Expresso Cachoeira que fazem linha para os dois bairros e, ainda, para a Roça do Povo.
INTERDIÇÃO DA BR-415
Os moradores de Nova Ferradas exigem melhoria nas vias da região do Cajueiro e, ainda, serviços de esgotamento sanitário. “Até agora ninguém apareceu para conversar conosco. Será que o governo não tem líder?”, questiona um dos manifestantes.
Apenas agentes de trânsito e de fiscalização de transportes do município estão no local. “Não podemos fazer nada”, disse um dos agentes ao PIMENTA. Os moradores não descartam bloquear a BR-415.
Do Arena Blog
Um garoto de apenas 7 anos de idade foi sequestrado, ontem à noite, em Ibicaraí, quando a mãe saía de uma academia e foi rendida por três homens fortemente aramados. A mulher, que é gerente do banco do Brasil em Ibicaraí, foi levada pelos bandidos. Os sequestradores exigiram que a gerente fosse hoje cedo sacar todo dinheiro da agência sem falar nada com ninguém.
Algumas pessoas perceberam a movimentação e acionaram a polícia, que conseguiu frustrar o pagamento do resgate. Hoje cedo, a criança foi abandonada em Ibitupã, próximo a Iguaí, no centro-sul do estado, e está retornando para Ibicaraí. Os sequestradores fugiram tomando rumo ainda ignorado.
A Cipe Cacaueira, polícia militar especializada em conjunto com as polícia rodoviária federal e estadual, além de policiais civis estão neste momento em diligência na tentativa de capturar os sequestradores.
Confira mais no Arena Blog, com Carlos Barbosa
































