Tempo de leitura: < 1 minuto

Guima é prefeito de Buerarema, eleito pelo PDT (Foto Gilvan Martins).
Guima é prefeito de Buerarema, eleito pelo PDT (Foto Gilvan Martins).

A surpresa do evento da chapa das oposições em Itabuna foi a presença do prefeito de Buerarema, Guima Barreto. O gestor do município sul-baiano é filiado ao PDT e teve seu nome anunciado como um dos novos apoiadores de Paulo Souto.
Guima se juntará ao principal adversário político em Buerarema, o ex-prefeito Orlando Filho, e o presidente da Câmara, Geraldão (PSD). A ida do prefeito ao evento soutista ocorre dois dias antes de o seu partido, o PDT, anunciar oficialmente apoio a Rui Costa, pré-candidato do PT ao governo baiano. O anúncio ocorrerá na próxima segunda (12), em Salvador, com a presença do ex-presidente Lula.

Tempo de leitura: 2 minutos

smartphoneDa Agência Brasil
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) deverá começar a oferecer, até o fim do ano, serviços de telefonia celular. A autorização do Ministério das Comunicações para a prestação de serviços de telefonia móvel virtual, chamada de MVNO (Mobile Virtual Network Operator, ou operadora móvel com rede virtual, em tradução livre), foi divulgada esta semana e permite que a estatal firme parceria com empresas do setor de telecomunicações para oferecer o serviço a seus clientes.
A primeira etapa de atuação dos Correios, prevista para ser implantada em outubro, terá a comercialização de chips e recarga de créditos. A segunda etapa incluirá venda de aparelhos e está prevista para o primeiro semestre de 2015. A previsão é levar o serviço a 8 milhões de pessoas em cinco anos, tanto nos grandes centros, como em localidades menores e mais remotas. O serviço de MVNO consiste na prestação do serviço móvel celular por meio da rede de uma operadora tradicional, atuando sem rede própria em nichos de mercado onde as operadoras tradicionais não tenham interesse de atuar.
O regulamento que criou o operador virtual foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em em 2010, para permitir o ingresso no mercado de prestadores que não têm licença para uso de frequências nem infraestrutura de rede de telecomunicações.
Para prestar o serviço, os operadores virtuais precisam firmar acordos comerciais com operadores móveis tradicionais, que têm licença e infraestrutura em operação. As empresas que oferecem o serviço alternativo têm obrigações semelhantes às de uma empresa tradicional de telefonia móvel, inclusive no cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Tempo de leitura: 2 minutos

Paulo Souto, de amarelo, visita centro de convenções (Foto Valter Pontes).
Paulo Souto, de amarelo, visita centro de convenções (Foto Valter Pontes).

O ex-governador Paulo Souto deixou há pouco o galpão onde funcionou a Kildare, após visitar as obras inacabadas do Centro de Convenções de Itabuna. Fez imagens nos dois locais para usar usadas em inserções do seu partido, o DEM, e de legendas aliadas na televisão.
A visita foi acompanhada pelos deputados Augusto Castro e Antônio Imbasashy, ambos do PSDB, do ex-deputado José Carlos Aleluia e pelos vereadores Zé Silva (PSDB) e Chico Reis (PRP).
O antigo balcão da Kildare foi doado pelo governo baiano ao município para construção de uma feira livre. O projeto não vingou. Já o Centro de Convenções teve as obras interrompidas pelo próprio Paulo Souto, logo após a derrota eleitoral em outubro de 2006. Wagner, como se sabe, alegou erros estruturais na obra e, há duas semanas, disse que o espaço será utilizado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
FG DIZ QUE ROMPEU COM SOUTO
POR CAUSA DE OBRA INACABADA
O centro de convenções, inacabado, foi alvo de uma disputa judicial em 2012, quando o Ministério Público estadual descobriu uma negociata em que o município reverteria para o ex-prefeito Fernando Gomes não apenas o terreno como todas as benfeitorias. A ação barrou o malfeito.
Fernando, aliás, disse numa entrevista ao Diário Bahia que brigou politicamente com Paulo Souto, em 2006, porque este teria, por retaliação, cortado os recursos para continuidade da obra. Hoje, FG retorna aos braços de Souto, inclusive apoiando o filho do ex-governador, Fábio Souto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quatrocentos computadores desapareceram de um dos galpões do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, na avenida Beira Mar, no Bonfim, em Salvador. Segundo o TJ-BA, o sumiço foi registrado na 3ª Delegacia (Bonfim), que vem investigando o caso.
O possível furto foi constatado no dia 24 de abril, quando uma servidora do TJ percebeu a ausência dos computadores e informou a polícia. O local já passou por perícia.
O galpão serve para guardar bens provenientes de demandas judiciais e é administrado pela Corregedoria Geral da Justiça, informa em nota o TJ. Do Correio da Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Líderes do tráfico em Itabuna foram transferidos há um ano (Foto Jorge Cordeiro).
Líderes do tráfico em Itabuna foram transferidos há um ano (Foto Jorge Cordeiro).

Macedo: facção quer aniquilar família de rivais (Foto Diário Bahia).
Macedo: facção quer aniquilar família de rivais (Foto Diário Bahia).

A briga pelo comando do tráfico de drogas fez surgir uma nova facção criminosa em Itabuna, segundo afirma o delegado Marlos Macêdo em entrevista ao Diário Bahia. A facção DMP reúne bandidos dos bairros Daniel Gomes, Maria Pinheiro e Pedro Jerônimo e seria a responsável por boa parte das mais de cinquenta mortes ocorridas em Itabuna só em 2014.
Titular da Delegacia de Homicídios, Macêdo afirma que a DMP foi criada por ex-integrantes das facções Raios A e B. As mortes são uma tentativa de aniquilar adversários, segundo a autoridade policial.
A facção tomou corpo após a mega-operação que transferiu os chefes do tráfico em Itabuna para o presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O objetivo dos criminosos, por enquanto, é aniquilar os rivais.
A disputa pelo comando do tráfico no município – ou, pelo menos, na região do DMP – levou o grupo a metralhar a residência de um dos antigos chefes do crime no município, Sidmar Soares Santos, o Bolota.
Segundo o delegado, a disputa tem como alvo, também, os familiares dos bandidos presos. O ataque, conforme Macêdo, teria sido ordenado pelo chefe do DMP, Thiago Penteado, que tem contra si um mandado de prisão.
Macêdo voltou a repetir que tem a sensação de que a polícia enxuga gelo ao tentar combater o tráfico de drogas. E explica:
– Quanto mais prendemos, citando a PM e a Civil, a gente observa que sempre há alguns adolescentes assumindo os postos de comando do tráfico de drogas. Estamos sempre prendendo as mesmas pessoas.
Clique e confira a reportagem de Simone Nascimento no Diário Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

honkabluesEstá cansado de axé, pagode, arrocha e assemelhados?
Neste sábado (10), as bandas The Honkers, de Salvador, e Mendigo Blues, de Itabuna, se apresentam no Grapiúna Tênis Clube no “HonkaBlues Let´s Rock”, a partir das 22 horas. A noite ainda terá a participação do DJ Danley Rodrigues.
A soteropolitana The Honkers é conhecida por suas performances extravagantes e sofisticação em composições inspiradas no rock dos anos 1960. Já a Banda Mendigos Blues, traz uma mistura de sucessos do rock com composições de seu primeiro CD, lançado em novembro do ano passado.
O ingresso para a noite de rock e blues custará R$ 15,00 e pode ser adquirido na Backdoor do Shopping Jequitibá oupelos telefones (73) 8845 – 2054, 9180-3212, 8819-2376 e 9108-8964. O evento tem apoio da Backdoor, Lojas Wense, Bar da Tia, Autoescola Regional, CodiPilates e Academia Vital Fitness.
Confira vídeo com uma das atrações, a Banda The Honkers.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Souto, Joaci e Geddel compõem chapa oposicionista.
Souto, Joaci e Geddel compõem chapa oposicionista.

Pré-candidato ao governo baiano pela quinta vez, o democrata Paulo Souto promove ato neste sábado (10), a partir das 16h, na quadra poliesportiva da Ação Fraternal de Itabuna, na Avenida Amélia Amado.
Além do ex-governador, participam do ato da chapa das oposições o pré-candidato a vice, Joaci Góes (PSDB), e o pré-candidato ao Senado Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB).
A expectativa fica em torno da participação – ou não – de Capitão Azevedo (DEM). A cúpula do partido tem promovido um silencioso boicote ao ex-prefeito itabunense. A última delas foi o retorno de Fernando Gomes ao partido.
“Cuma”, como também é conhecido o ex-prefeito, apoiará o filho do ex-governador, Fábio Souto (DEM), a uma vaga à Assembleia Legislativa, como parte da estratégia para forçar um embate de Azevedo com o também ex-prefeito petista Geraldo Simões na corrida por uma vaga na Câmara Federal (entenda aqui).

Tempo de leitura: 2 minutos

helenilson-chaves1Helenilson Chaves

Estamos, lamentavelmente, formando legiões de pessoas sem perspectivas, que não raro mergulham no caminho sem volta da marginalidade e das drogas.

O que será do Sul da Bahia daqui a 20 anos. Muitos de nossos cidadãos, após décadas de crise e diante de algumas perspectivas, vislumbram o paraíso.
Uma visão mais realista, entretanto sinaliza na direção contrária, diante da ausência de fundamentos básicos para que esse novo ciclo de desenvolvimento se consolide.
O ponto principal é a ineficiência na formação dos futuros responsáveis pela condução das ações que levem ao progresso e à distribuição de riquezas de maneira adequada. O que vemos, hoje, é a destruição do futuro.
Observemos que a formação de nossas crianças e adolescentes, através do ensino fundamental e médio, deveria promover uma educação que efetivamente capacitasse e incutisse a noção de cidadania plena.
Esses propósitos não tem sido realizados pelos responsáveis por essas ações. As escolas de ensino fundamental e médio encontram-se numa situação que as torna incapazes de exercer o papel que lhes cabe.
Aqui no Sul da Bahia temos cidades em que o ano letivo nem começou ou começou com atraso considerável, cargas horárias ineficientes, exigências absurdas de material escolar, pais sendo obrigados a comprar fardamentos e merenda deficiente, além da estrutura precária.
Como se estivéssemos pintando o quadro de horror, essa geração que é o futuro não conseguirá exercer adequadamente profissões nem atender demandas que possam resultar na criação e distribuição de riquezas regionais.
Estamos, lamentavelmente, formando legiões de pessoas sem perspectivas, que não raro mergulham no caminho sem volta da marginalidade e das drogas. E o futuro, que poderia ser brilhante, torna-se uma opera canhestra, numa sinfonia desafinada.
Sejamos,  porém, otimistas. É possível sim reverter esse quadro. E só há  um único caminho: a Educação de qualidade, em todos os níveis e acessível a todos. Porque sem Educação no presente, simplesmente não hvará futuro.
Helenilson Chaves é presidente do Grupo Chaves.

Tempo de leitura: < 1 minuto

vane2O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, pode ficar diante de uma situação embaraçosa. O seu partido, o PRB, estuda seriamente pular de galho, deixando a base governista para apoiar o  candidato a governador pelo DEM, Paulo Souto.
O namora do PRB com o candidato democrata, conforme apurado pelo PIMENTA, teria a finalidade de barrar um acordo entre Souto e o bispo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus. O PRB é ligado à Igreja Universal.
Nos bastidores da política em Salvador, comenta-se que Valdemiro Santiago estaria disposto a jogar alto na campanha de Souto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Brasil terá mais de 140 milhões de eleitores neste ano (Foto ABr).
Brasil terá mais de 140 milhões de eleitores neste ano (Foto ABr).

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, anunciou hoje (9) que houve crescimento de 4,43% no número de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro.
De acordo com balanço parcial divulgado pelo ministro, o pleito deste ano contará com 141,8 milhões de eleitores. Em 2010, foram 135,8 milhões, o que representa aumento de 6 milhões de eleitores.
Os dados revelam ainda que foi superada a meta de cadastramento de eleitores pela biometria. As informações foram divulgadas após o fim do prazo para regularização do título de eleitor, na última quarta-feira (7). O balanço final será concluído até o dia 21 de julho.
Os números também mostram aumento de mais de 600% no número de solicitações de pessoas com deficiência para votar em seções especiais. De 1º de janeiro a 7 de maio, 1,04 milhões de eleitores fizeram o pedido na Justiça Eleitoral. Nas eleições de 2010, o número chegou a 148 mil.
De acordo com o levantamento, houve diminuição de 47,32% no número de eleitores que pediram transferência de domicílio eleitoral. Neste ano, foram 1,13 milhão de transferências efetivadas, contra 2,13 milhões no pleito passado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aldenes Meira está entre os dirigentes da legenda no município.
Aldenes Meira está entre os dirigentes da legenda no município.

Os filiados do PCdoB em Itabuna participam, nesta tarde, de um seminário para avaliar a participação da legenda no governo municipal e discutir estratégias para as eleições deste ano.
O encontro terá a participação do secretário de Planejamento e vice-prefeito, Wenceslau Júnior, e dos pré-candidatos a deputado Davidson Magalhães (federal) e Aldenes Meira (estadual).
O encontro começa às 16h.

Tempo de leitura: < 1 minuto

hhh
Acidente destruiu Pálio e tirou vida de jovem (Foto Clerson Bittencourt).

A imprudência tem sido a maior causa de acidentes de trânsito com morte no Brasil. No final da noite de ontem, um funcionário do Hospital de Base de Itabuna morreu em colisão no quilômetro 25 da Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415). José Maurício Sousa Santos dirigia um Fiat Pálio. O acidente ocorreu no momento em que Maurício tentava fazer uma ultrapassagem, segundo testemunha ouvida pelo PIMENTA.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Júlio Messias será homenageado em projeto beneficente (Foto FB).
Júlio Messias será homenageado em projeto beneficente (Foto FB).

A programação deste final de semana do Teatro Zélia Lessa, em Itabuna, terá cinema e dança. Hoje, a partir das 19h30min, será lançado o projeto Nossos Nomes, Nossos Curtas, quando serão exibidos curtas-metragens sobre Caboclo Alencar, do ABC da Noite, a história dos cinemas de Itabuna e, ainda, o Teatro Zélia Lessa, inaugurado em 1986.
A dança toma conta da programação de sábado (10). Das 15h às 17h de amanhã, os coreógrafos Micneias Lima e Wirlley Salles ensinarão os passos do zouk e dança de salão.
Já às 19h30min, ocorre a primeira apresentação do projeto “Dançando para Júlio”. Serão dez coreografias apresentadas em homenagem ao dançarino Júlio Messias, falecido há quase dois meses em Sergipe.
Segundo a atriz e diretora teatral Eva Lima, o “Dançando para Júlio” ocorrerá pelos próximos quatro sábados, reunindo artistas dança, poesia e teatro. O ingresso custa R$ 5,00 e um quilo de alimento. A renda será revertida para a mãe de Júlio.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Atividades de programa estadual ainda não começaram.
Atividades de programa estadual ainda não começaram.

Alunos contemplados no curso preparatório do Programa Universidade para Todos, no sul da Bahia, reclamam que até agora não foram convocados para a matrícula nem há previsão de quando as aulas começam.
As aulas serão ministradas por monitores selecionadas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Apesar do calendário informar que as aulas começariam na última segunda (5), a instituição havia informado, na semana passada, que não havia previsão de início das atividades do programa.
A queixa maior dos alunos é que, enquanto o programa sofre atraso, o Ministério da Educação já divulgou o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As inscrições começam na segunda (12) e encerram-se no dia 23. Já as provas, serão aplicadas dias 8 e 9 de novembro.