Tempo de leitura: < 1 minuto

Ney Franco deixa o Vitória rumo ao Flamengo.
Ney Franco deixa o Vitória rumo ao Flamengo.

Ney Franco deixou o comando do Vitória nesta segunda-feira (12) para ser o técnico do Flamengo, que demitiu Jayme de Almeida, após o rubro-negro carioca ser derrotado pelo Fluminense por 2 a 0, ontem.
Franco assumirá o Flamengo pela segunda vez. Antes, já havia comandado o time na conquista da Copa do Brasil em 2006 e Campeonato Carioca de 2007.
Já o técnico Jayme de Almeida está magoado com o Flamengo. O técnico soube de sua demissão pela imprensa, conforme revelou em entrevista ao canal de esportes Sportv. “Todo mundo me ligou e ninguém do Flamengo me ligou para dar uma satisfação”. Para ele, houve desrespeito por parte da diretoria do rubro-negro carioca.
Jayme de Almeida está entre os possíveis substitutos de Franco no Vitória. Outros nomes são Gilson Kleina, ex-Palmeiras, e Dorival Júnior, ex-Vasco.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Geddel, Souto e Aécio Neves em Feira (Foto Valter Pontes/CPhoto).
Geddel, Souto e Aécio Neves em Feira (Foto Valter Pontes/CPhoto).

A Bahia será um dos principais alvos do tucano Aécio Neves e do pessebista Eduardo Campos durante a batalha eleitoral deste ano. A dupla está em visita ao estado nesta segunda-feira.
Aécio acabou de participar de evento em Feira de Santana, o segundo maior colégio eleitoral do estado. Campos participa de evento com universitários no terceiro maior colégio eleitoral baiano, Vitória da Conquista.
Para não perder terreno, o PT convocou o ex-presidente Lula, que também está na Bahia. Vem para solenidades em São Francisco do Conde e Salvador, onde anuncia apoio ao pré-candidato ao governo baiano pelo PT, Rui Costa.
Há pouco, Aécio disse em Feira que a aliança construída pelo PSDB, DEM e PMDB está entre as mais sólidas do país. “A chapa dos pré-candidatos Paulo Souto, ao governo, e Geddel Vieira Lima, ao senado, é o resultado da aliança política mais bem construída até agora no Brasil”, disse o tucano.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Este blog publicou matéria falando da queda do preço da gasolina em Itabuna, após a inauguração de um posto de combustível na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415).
Há pouco, o leitor Marcelo Bacelar enviou foto comprovando que gasolina mais barata no eixo Ilhéus-Itabuna é possível. Um posto em frente à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) está cobrando R$ 2,79 no litro da gasolina comum.
Só para efeito de comparação, os postos em Itabuna estavam cobrando entre R$ 3,05 e R$ 3,09 pelo litro da “gasosa”. Ou seja, economia de até R$ 0,30 centavos. Pra encher um tanque, então, a economia pode ultrapassar os R$ 16,00!

Gasolina cai a R$ 2,79 após guerra de concorrentes no eixo Itabuna-Ilhéus (Foto Marcelo Bacelar).
Gasolina cai a R$ 2,79 após guerra de concorrentes (Foto Marcelo Bacelar).

Tempo de leitura: 2 minutos

Manuela BerbertManuela Berbert | manuelaberbert@yahoo.com.br

Esse cenário de revolta cresce à medida que se destaca também o número de falcatruas e negociações ridículas descobertas e expostas para conhecimento de todos.

“Uma tentativa frustrada” foi a frase repetida inúmeras vezes por um amigo, e que ficou ecoando na minha mente. Eleitor do PT até o ano de 2010, ele lembrou que a maioria dos brasileiros tinha depositado suas expectativas de melhoras na então oposição. O amigo comentou o quanto é frustrante acompanhar hoje um desgoverno que bate recorde em roubos e desdenha do povo brasileiro diariamente.
É nítida a frustração de milhares de pessoas com o assistencialismo barato que oferece uns trocados ao povo humilde e lhe rouba a dignidade quando fecha os olhos para a situação precária das escolas públicas, dos hospitais, e quando ignora o índice de violência que destrói o nosso país.
Se o PT aparecia, há um tempo, como possível salvador da pátria, hoje aparece como o grande vilão que a sociedade pretende erradicar. Esse cenário de revolta cresce à medida que se destaca também o número de falcatruas e negociações ridículas descobertas e expostas para conhecimento de todos.
Um governo que surgiu da tentativa de acabar com a corrupção dos então governantes, hoje figura os maiores percentuais de roubos já descobertos no Brasil, e vê sua imagem desfigurar-se aos poucos nos noticiários de quase todas as emissoras de TVs, rádios, e nas redes sociais.
Aqui na Bahia, as propagandas do governo tornaram-se piada coletiva, e a população brinca dizendo que gostaria de morar nas cenas maquiadas que mostram municípios com água em abundância, salas de aula decentes e estradas que levam os cidadãos ao mundo do progresso. Ou desconhecem a realidade atual do nosso estado, ou fingem desconhecer, seguindo os passos dos maiores governantes atuais, eternos inocentes brasileiros. Tenham vergonha, companheiros!
Manuela Berbert é publicitária e colunista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: 2 minutos

Agora, postos cobram até R$ 2,87 pelo litro da gasolina.
Agora, postos cobram até R$ 2,87 pelo litro da gasolina.

Um posto recém-inaugurado no quilômetro 25 da Rodovia Ilhéus-Itabuna forçou a concorrência a baixar o preço da gasolina em até R$ 0,18 em Itabuna.
O município tem uma das gasolinas mais caras do interior da Bahia, apesar de contar com uma base do poliduto da Petrobras, no Centro Industrial.
O posto Makro abriu há menos de duas semanas. Na abertura, cobrou R$ 2,89 pelo litro do combustível aditivado ou comum ante, na média, R$ 3,05 da concorrência, conforme levantamento feito pelo PIMENTA.
A corrida de donos de veículo ao novo posto fez com que redes como Postos Universal e outros concorrentes baixassem o valor do combustível. Um posto da Juracy Magalhães, o Jocel, reduziu a R$ 2,87 o litro da “gasosa”.
O novo posto, que funciona em frente ao Espaço Cidadelle, cobra R$ 2,89 tanto para a gasolina comum quanto para a aditivada. O valor é mantido mesmo na venda a crédito.
Os novos preços cobrados em Itabuna fazem uma diferença grande ao encher o tanque de um carro de 55 litros, por exemplo. A economia chega a ser de R$ 9,90. “Quero essa promoção também para o álcool”, brinca o funcionário público Sidney Souza.
Nas redes sociais, há mobilização de consumidores que divulgam o preço do combustível no município e quanto cada posto está cobrando o litro. Resta saber se essa concorrência se manterá ou a cartelização falará mais alto…
Atualizado às 13h15min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

marco wense1Marco Wense
A pregação dos presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) sobre a indispensável união da oposição não passou de uma conversa mole.
Propuseram até um messiânico pacto de não agressão em nome da salvação do país. O problema é que o tucano e o socialista pensam que são políticos diferenciados, mas são iguaiszinhos aos outros.
Estagnado nas pesquisas de intenção de voto, Campos, ex-lulista de carteirinha, começa a perceber que essa aliança só ajuda o tucanato, feliz da vida com o consolidado terceiro lugar do governador de Pernambuco.
E mais: o PSB, com esse pacto, só faz fortalecer a polarização entre o PT e o PSDB, entre Dilma Rousseff, que busca o segundo mandato (reeleição), e o senador Aécio Neves.
O namoro acabou. A pomba não quer mais saber do esperto tucano. Vão se bicar. Entre mortos e feridos, todos depenados.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Tempo de leitura: 6 minutos

concursosMais de 90 concursos em todo o país oferecem total de 28.327 oportunidades para os níveis superior, médio, médio técnico e fundamental.
A maioria das vagas é para quem possui nível superior, num total de 14.355 vagas. Outras 7.748 se destinam a profissionais de nível médio e 2.093 para nível técnico. Para quem tem o fundamental, são 4.131 vagas, segundo a publicação especializada Folha Dirigida.
Vagas e editais e a relação de concursos podem ser conferidos no link “leia mais”, abaixo. Basta clicar.
 
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uesc oferece mais de 1,6 mil vagas pelo Enem em cursos de graduação.
Uesc oferece mais de 1,6 mil vagas pelo Enem em cursos de graduação.

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 começam nesta segunda (12) e vão até o próximo dia 22. As provas do exame foram marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. A inscrição para não isentos custará R$ 35,00.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR SITE DO ENEM
O Enem, além de avaliar a qualidade da ensino médio, também é exigido para acesso a universidades públicas e institutos federais de educação, a exemplo das universidades Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Federal do Sul da Bahia (UFSB) e dos institutos federais como o Ifba, em Ilhéus.
O exame também funciona como meio de acesso para obtenção de bolsas integrais ou parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni) em faculdades particulares. Para isso, o candidato depende do rendimento nas provas do exame.
O estudante pode tirar dúvidas relacionadas ao Enem no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Neste ano, há opção de leitura do edital em sistema para pessoas com deficiência visual ou em Libras para deficiência auditiva.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aldenes Meira na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Macaúbas
Aldenes Meira na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Macaúbas

Em pré-campanha para a Assembleia Legislativa, o vereador Aldenes Meira (PCdoB/Itabuna) encara o desafio de ampliar o conhecimento de seu nome no Estado. Por esse motivo, tem aproveitado os finais de semana para visitar diversos municípios em todas as regiões da Bahia.
Nos últimos dias, o comunista fez um périplo que incluiu cidades como Brumado, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa e Macaúbas. Nessas viagens, reforça alianças que começaram a ser construídas nos tempos de militância no Movimento de Luta pela Terra (MLT) e na Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag).
Além de Itabuna, Aldenes trabalha para ter votação em pelo menos 52 municípios.

Tempo de leitura: < 1 minuto

apoiojutahy

O deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) conquistou dois novos apoios em Itabuna para sua reeleição. Na noite deste domingo (11), os vereadores Chico Reis (PRP) e Ailson Sousa (PRTB) fecharam acordo com o tucano, cerrando fileiras com o também vereador José Silva (PSDB), que já havia definido a aliança com Jutahy.
O acordo foi articulado pelo deputado estadual Augusto Castro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bahia e Vitória empataram em jogo válido para quarta rodada do Brasileirão. Mais de 20 mil torcedores assistiram ao jogo que terminou 1 a 1, gols de Souza e Pará, na Fonte Nova.
Com o resultado, o tricolor pulou para a 4ª colocação. O Vitória, que vencia até os 46 minutos do segundo tempo, está em 12º lugar.
O Rubro-negro baiano enfrentará o Palmeiras no domingo (18), às 18h30min, em Salvador. Antes, o Tricolor jogará o Sport, às 16h, no Recife. Confira os gols em vídeo do Esporte na Rede.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Colo-Colo bateu o Jacobina na fase de classificação (Foto José Nazal).
Colo-Colo bateu o Jacobina na fase de classificação por 1 a 0 (Foto José Nazal).

Colo-Colo e Jacobina carimbaram passaporte e estão garantidos na elite do futebol baiano em 2015. Hoje, o Tigre Ilheense derrotou o Flu de Feira, por 2 a 0, no Joia da Princesa, conquistando o direito de jogar a segunda partida das finais em casa.
O Jacobina derrotou o Jequié por 3 a 0. Com 20 pontos e melhor saldo de gols que o Fla de Guanambi, o Jegue da Chapada enfrentará os ilheenses na final.
O Tigre Ilheense venceu sete das nove partidas e empatou duas. Mais que isso, terminou a fase classificatória invicto e sofreu apenas um gol, de pênalti, contra o Itabuna. O adversário venceu seis jogos, empatou dois e perdeu uma vez.
Os dois times se enfrentaram na fase de classificação. O resultado foi positivo para o Colo-Colo: 1 a 0 na partida disputada no Estádio Mário Pessoa, no dia 30 de março. De acordo com a tabela da Federação Baiana de Futebol (FBF), as partidas serão disputadas nos dias 18 (Jacobina) e 25 (Ilhéus).

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal investiga, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaças de morte ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa, em perfis de redes sociais na internet.
Em um dos dois inquéritos de investigação, a PF descobriu que um dos que ameaçaram o ministro foi Sérvolo de Oliveira e Silva, secretário de organização do diretório do PT em Natal e membro da Comissão de Ética do partido no Rio Grande do Norte.
“Contra Joaquim Barbosa toda violência é permitida, porque não se trata de um ser humano, mas de um monstro e de uma aberração moral das mais pavorosas”, postou o petista no perfil do Facebook com o nome de Sérvolo Aimoré-Botocudo de Oliveira. Do Portal R7.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Rui diz que Souto paralisou obra em Itabuna.
Rui diz que Souto paralisou obra em Itabuna.

As críticas do ex-governador Paulo Souto à falta de conclusão do Centro de Convenções de Itabuna geraram reação do ex-secretário da Casa Civil e pré-candidato ao governo baiano pelo PT, o deputado federal Rui Costa.
Por meio do Twitter, o petista enfatizou que o próprio Paulo Souto foi quem paralisou as obras do centro de convenções e do teatro municipal. “Aliás, não só esta, muitas outras”, completou em resposta a uma nota do PIMENTA postada no microblog.
Rui Costa ainda alfinetou o ex-governador: “[Ele] deve ter substituído o Protetor Solar por Óleo de Peroba”. A propósito, hoje caiu uma chuva daquelas em Itabuna, momentos antes do evento na Ação Fraternal.
A reação de Rui Costa às críticas de Souto (Reprodução Pimenta).
A reação de Rui Costa às críticas de Souto (Reprodução Pimenta).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Membros da Torcida Jovem fazem protesto na despedida do Itabuna.
Membros da Torcida Jovem fazem protesto na despedida do Itabuna.

Os membros da Torcida Jovem do Itabuna levaram um caixão para simbolizar a despedida melancólica do Azulino na edição de 2014 da Série B do Campeonato Baiano de Futebol. O protesto ocorreu neste sábado (10), no Estádio Luiz Viana Filho, quando o Itabuna enfrentou o lanterninha Ipitanga, derrotando-o por 3 a 0.
Os torcedores pedem mudanças na diretoria do Azulino. O Itabuna é comandado há quase 20 anos por João e Ricardo Xavier, mandatos que sofreram intervalo com a gestão de “Zé Baixinho”.
A revolta da torcida aumentou ainda mais na edição em que o time vê o Colo-Colo garantir vaga na Série A 2015 com campanha invicta e aproveitamento de 83,33%. O Tigre Ilheense joga amanhã (11), às 15h, contra o Flu de Feira, no Estádio Joia da Princesa.
Caixão para simbolizar a campanha fracassada do Itabuna.
Caixão para simbolizar a campanha fracassada do Itabuna.