Ney Franco deixou o comando do Vitória nesta segunda-feira (12) para ser o técnico do Flamengo, que demitiu Jayme de Almeida, após o rubro-negro carioca ser derrotado pelo Fluminense por 2 a 0, ontem.
Franco assumirá o Flamengo pela segunda vez. Antes, já havia comandado o time na conquista da Copa do Brasil em 2006 e Campeonato Carioca de 2007.
Já o técnico Jayme de Almeida está magoado com o Flamengo. O técnico soube de sua demissão pela imprensa, conforme revelou em entrevista ao canal de esportes Sportv. “Todo mundo me ligou e ninguém do Flamengo me ligou para dar uma satisfação”. Para ele, houve desrespeito por parte da diretoria do rubro-negro carioca.
Jayme de Almeida está entre os possíveis substitutos de Franco no Vitória. Outros nomes são Gilson Kleina, ex-Palmeiras, e Dorival Júnior, ex-Vasco.
A Bahia será um dos principais alvos do tucano Aécio Neves e do pessebista Eduardo Campos durante a batalha eleitoral deste ano. A dupla está em visita ao estado nesta segunda-feira.
Aécio acabou de participar de evento em Feira de Santana, o segundo maior colégio eleitoral do estado. Campos participa de evento com universitários no terceiro maior colégio eleitoral baiano, Vitória da Conquista.
Para não perder terreno, o PT convocou o ex-presidente Lula, que também está na Bahia. Vem para solenidades em São Francisco do Conde e Salvador, onde anuncia apoio ao pré-candidato ao governo baiano pelo PT, Rui Costa.
Há pouco, Aécio disse em Feira que a aliança construída pelo PSDB, DEM e PMDB está entre as mais sólidas do país. “A chapa dos pré-candidatos Paulo Souto, ao governo, e Geddel Vieira Lima, ao senado, é o resultado da aliança política mais bem construída até agora no Brasil”, disse o tucano.
Este blog publicou matéria falando da queda do preço da gasolina em Itabuna, após a inauguração de um posto de combustível na Rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415).
Há pouco, o leitor Marcelo Bacelar enviou foto comprovando que gasolina mais barata no eixo Ilhéus-Itabuna é possível. Um posto em frente à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) está cobrando R$ 2,79 no litro da gasolina comum.
Só para efeito de comparação, os postos em Itabuna estavam cobrando entre R$ 3,05 e R$ 3,09 pelo litro da “gasosa”. Ou seja, economia de até R$ 0,30 centavos. Pra encher um tanque, então, a economia pode ultrapassar os R$ 16,00!

Esse cenário de revolta cresce à medida que se destaca também o número de falcatruas e negociações ridículas descobertas e expostas para conhecimento de todos.
“Uma tentativa frustrada” foi a frase repetida inúmeras vezes por um amigo, e que ficou ecoando na minha mente. Eleitor do PT até o ano de 2010, ele lembrou que a maioria dos brasileiros tinha depositado suas expectativas de melhoras na então oposição. O amigo comentou o quanto é frustrante acompanhar hoje um desgoverno que bate recorde em roubos e desdenha do povo brasileiro diariamente.
É nítida a frustração de milhares de pessoas com o assistencialismo barato que oferece uns trocados ao povo humilde e lhe rouba a dignidade quando fecha os olhos para a situação precária das escolas públicas, dos hospitais, e quando ignora o índice de violência que destrói o nosso país.
Se o PT aparecia, há um tempo, como possível salvador da pátria, hoje aparece como o grande vilão que a sociedade pretende erradicar. Esse cenário de revolta cresce à medida que se destaca também o número de falcatruas e negociações ridículas descobertas e expostas para conhecimento de todos.
Um governo que surgiu da tentativa de acabar com a corrupção dos então governantes, hoje figura os maiores percentuais de roubos já descobertos no Brasil, e vê sua imagem desfigurar-se aos poucos nos noticiários de quase todas as emissoras de TVs, rádios, e nas redes sociais.
Aqui na Bahia, as propagandas do governo tornaram-se piada coletiva, e a população brinca dizendo que gostaria de morar nas cenas maquiadas que mostram municípios com água em abundância, salas de aula decentes e estradas que levam os cidadãos ao mundo do progresso. Ou desconhecem a realidade atual do nosso estado, ou fingem desconhecer, seguindo os passos dos maiores governantes atuais, eternos inocentes brasileiros. Tenham vergonha, companheiros!
Manuela Berbert é publicitária e colunista do Diário Bahia.
Um posto recém-inaugurado no quilômetro 25 da Rodovia Ilhéus-Itabuna forçou a concorrência a baixar o preço da gasolina em até R$ 0,18 em Itabuna.
O município tem uma das gasolinas mais caras do interior da Bahia, apesar de contar com uma base do poliduto da Petrobras, no Centro Industrial.
O posto Makro abriu há menos de duas semanas. Na abertura, cobrou R$ 2,89 pelo litro do combustível aditivado ou comum ante, na média, R$ 3,05 da concorrência, conforme levantamento feito pelo PIMENTA.
A corrida de donos de veículo ao novo posto fez com que redes como Postos Universal e outros concorrentes baixassem o valor do combustível. Um posto da Juracy Magalhães, o Jocel, reduziu a R$ 2,87 o litro da “gasosa”.
O novo posto, que funciona em frente ao Espaço Cidadelle, cobra R$ 2,89 tanto para a gasolina comum quanto para a aditivada. O valor é mantido mesmo na venda a crédito.
Os novos preços cobrados em Itabuna fazem uma diferença grande ao encher o tanque de um carro de 55 litros, por exemplo. A economia chega a ser de R$ 9,90. “Quero essa promoção também para o álcool”, brinca o funcionário público Sidney Souza.
Nas redes sociais, há mobilização de consumidores que divulgam o preço do combustível no município e quanto cada posto está cobrando o litro. Resta saber se essa concorrência se manterá ou a cartelização falará mais alto…
Atualizado às 13h15min.

A pregação dos presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) sobre a indispensável união da oposição não passou de uma conversa mole.
Propuseram até um messiânico pacto de não agressão em nome da salvação do país. O problema é que o tucano e o socialista pensam que são políticos diferenciados, mas são iguaiszinhos aos outros.
Estagnado nas pesquisas de intenção de voto, Campos, ex-lulista de carteirinha, começa a perceber que essa aliança só ajuda o tucanato, feliz da vida com o consolidado terceiro lugar do governador de Pernambuco.
E mais: o PSB, com esse pacto, só faz fortalecer a polarização entre o PT e o PSDB, entre Dilma Rousseff, que busca o segundo mandato (reeleição), e o senador Aécio Neves.
O namoro acabou. A pomba não quer mais saber do esperto tucano. Vão se bicar. Entre mortos e feridos, todos depenados.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

A maioria das vagas é para quem possui nível superior, num total de 14.355 vagas. Outras 7.748 se destinam a profissionais de nível médio e 2.093 para nível técnico. Para quem tem o fundamental, são 4.131 vagas, segundo a publicação especializada Folha Dirigida.
Vagas e editais e a relação de concursos podem ser conferidos no link “leia mais”, abaixo. Basta clicar.
Leia Mais
As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 começam nesta segunda (12) e vão até o próximo dia 22. As provas do exame foram marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. A inscrição para não isentos custará R$ 35,00.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR SITE DO ENEM
O Enem, além de avaliar a qualidade da ensino médio, também é exigido para acesso a universidades públicas e institutos federais de educação, a exemplo das universidades Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Federal do Sul da Bahia (UFSB) e dos institutos federais como o Ifba, em Ilhéus.
O exame também funciona como meio de acesso para obtenção de bolsas integrais ou parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni) em faculdades particulares. Para isso, o candidato depende do rendimento nas provas do exame.
O estudante pode tirar dúvidas relacionadas ao Enem no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Neste ano, há opção de leitura do edital em sistema para pessoas com deficiência visual ou em Libras para deficiência auditiva.
Em pré-campanha para a Assembleia Legislativa, o vereador Aldenes Meira (PCdoB/Itabuna) encara o desafio de ampliar o conhecimento de seu nome no Estado. Por esse motivo, tem aproveitado os finais de semana para visitar diversos municípios em todas as regiões da Bahia.
Nos últimos dias, o comunista fez um périplo que incluiu cidades como Brumado, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa e Macaúbas. Nessas viagens, reforça alianças que começaram a ser construídas nos tempos de militância no Movimento de Luta pela Terra (MLT) e na Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag).
Além de Itabuna, Aldenes trabalha para ter votação em pelo menos 52 municípios.
O deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) conquistou dois novos apoios em Itabuna para sua reeleição. Na noite deste domingo (11), os vereadores Chico Reis (PRP) e Ailson Sousa (PRTB) fecharam acordo com o tucano, cerrando fileiras com o também vereador José Silva (PSDB), que já havia definido a aliança com Jutahy.
O acordo foi articulado pelo deputado estadual Augusto Castro.
Bahia e Vitória empataram em jogo válido para quarta rodada do Brasileirão. Mais de 20 mil torcedores assistiram ao jogo que terminou 1 a 1, gols de Souza e Pará, na Fonte Nova.
Com o resultado, o tricolor pulou para a 4ª colocação. O Vitória, que vencia até os 46 minutos do segundo tempo, está em 12º lugar.
O Rubro-negro baiano enfrentará o Palmeiras no domingo (18), às 18h30min, em Salvador. Antes, o Tricolor jogará o Sport, às 16h, no Recife. Confira os gols em vídeo do Esporte na Rede.
Colo-Colo e Jacobina carimbaram passaporte e estão garantidos na elite do futebol baiano em 2015. Hoje, o Tigre Ilheense derrotou o Flu de Feira, por 2 a 0, no Joia da Princesa, conquistando o direito de jogar a segunda partida das finais em casa.
O Jacobina derrotou o Jequié por 3 a 0. Com 20 pontos e melhor saldo de gols que o Fla de Guanambi, o Jegue da Chapada enfrentará os ilheenses na final.
O Tigre Ilheense venceu sete das nove partidas e empatou duas. Mais que isso, terminou a fase classificatória invicto e sofreu apenas um gol, de pênalti, contra o Itabuna. O adversário venceu seis jogos, empatou dois e perdeu uma vez.
Os dois times se enfrentaram na fase de classificação. O resultado foi positivo para o Colo-Colo: 1 a 0 na partida disputada no Estádio Mário Pessoa, no dia 30 de março. De acordo com a tabela da Federação Baiana de Futebol (FBF), as partidas serão disputadas nos dias 18 (Jacobina) e 25 (Ilhéus).
A Polícia Federal investiga, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaças de morte ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa, em perfis de redes sociais na internet.
Em um dos dois inquéritos de investigação, a PF descobriu que um dos que ameaçaram o ministro foi Sérvolo de Oliveira e Silva, secretário de organização do diretório do PT em Natal e membro da Comissão de Ética do partido no Rio Grande do Norte.
“Contra Joaquim Barbosa toda violência é permitida, porque não se trata de um ser humano, mas de um monstro e de uma aberração moral das mais pavorosas”, postou o petista no perfil do Facebook com o nome de Sérvolo Aimoré-Botocudo de Oliveira. Do Portal R7.
As críticas do ex-governador Paulo Souto à falta de conclusão do Centro de Convenções de Itabuna geraram reação do ex-secretário da Casa Civil e pré-candidato ao governo baiano pelo PT, o deputado federal Rui Costa.
Por meio do Twitter, o petista enfatizou que o próprio Paulo Souto foi quem paralisou as obras do centro de convenções e do teatro municipal. “Aliás, não só esta, muitas outras”, completou em resposta a uma nota do PIMENTA postada no microblog.
Rui Costa ainda alfinetou o ex-governador: “[Ele] deve ter substituído o Protetor Solar por Óleo de Peroba”. A propósito, hoje caiu uma chuva daquelas em Itabuna, momentos antes do evento na Ação Fraternal.
Os membros da Torcida Jovem do Itabuna levaram um caixão para simbolizar a despedida melancólica do Azulino na edição de 2014 da Série B do Campeonato Baiano de Futebol. O protesto ocorreu neste sábado (10), no Estádio Luiz Viana Filho, quando o Itabuna enfrentou o lanterninha Ipitanga, derrotando-o por 3 a 0.
Os torcedores pedem mudanças na diretoria do Azulino. O Itabuna é comandado há quase 20 anos por João e Ricardo Xavier, mandatos que sofreram intervalo com a gestão de “Zé Baixinho”.
A revolta da torcida aumentou ainda mais na edição em que o time vê o Colo-Colo garantir vaga na Série A 2015 com campanha invicta e aproveitamento de 83,33%. O Tigre Ilheense joga amanhã (11), às 15h, contra o Flu de Feira, no Estádio Joia da Princesa.


































