Agência Brasil
O papa Francisco pediu hoje (11) publicamente perdão pelos abusos sexuais de crianças cometidos por padres, que têm motivado duras críticas à Igreja Católica nos últimos anos. Durante pronunciamento aos membros do Escritório Internacional Católico para a Infância, o papa disse que a Igreja não dará qualquer passo atrás ao abordar o problema e aplicar sanções.
“Eu me sinto compelido a assumir pessoalmente todo o mal cometido por alguns padres, poucos em número, obviamente, não comparáveis ao total de padres e a pedir, pessoalmente, perdão pelos danos que eles causaram por terem abusado sexualmente de crianças”, disse Francisco. “Temos de ser muito fortes. Com as crianças, não se brinca”.
Essa foi a primeira vez que o papa pediu perdão pelos casos de abuso sexual. Francisco já havia criado uma comissão, composta por oito representantes, encarregada de adotar medidas que promovam a proteção de crianças e adolescentes. Faz parte da comissão, a irlandesa Marie Collins, de 66 anos, que foi vítima de abusos sexuais por parte de um religioso quando era criança e se tornou ativista para denunciar estes casos.

“A substituição foi feita por ajustes nas negociações e viabilizou a definição da chapa com a participação do PSDB na vice”, argumenta o deputado. Segundo Augusto, o ex-prefeito João Gualberto é uma liderança expressiva no tucanato baiano e “teve papel importante no crescimento do PSDB na Bahia”.
“O nosso partido tem muito a agradecer a João Gualberto, que comandou com competência, por oito anos, um dos mais atraentes roteiros turísticos da Bahia e do Nordeste ”, registrou o deputado. A chapa, com Paulo Souto (DEM) na cabeça, Joaci Góes (PSDB) na vice e Geddel Veira Lima (PMDB) como candidato ao Senado, será apresentada formalmente na próxima segunda-feira (14), em Salvador.
O plano de modernização da Polícia Militar baiana terá custo de aproximadamente R$ 45 milhões anuais, segundo o governador Jaques Wagner. Ainda será definida a política de remuneração dos policiais.
A proposta foi apresentada na Governadoria hoje (11) e prevê a emancipação do Corpo de Bombeiros, concessão de aposentadoria para policiais femininas com 25 anos de serviço efetivo (mudança que beneficiará também policiais civis femininas e do DPT) e novo código de ética, além de promessa de maior transparência na promoção interna.
O plano também prevê melhoria no acesso à carreira com a criação de cargos de cabos, sargentos e subtenentes, mas aumenta o tempo para ascensão, de quatro para cinco anos.
Para chegar à proposta de hoje, foram nove meses de trabalho e discussões reunindo governo e associações de policiais militares e bombeiros. Agora, a proposta deverá ser avaliada pelos policiais até que seja definido o plano que será enviado à Assembleia Legislativa baiana para votação.
GREVE NÃO É DESCARTADA
A apresentação visa conter a insatisfação da tropa, que ameaça deflagrar nova greve em assembleias previstas para a próxima terça (15). Os policiais revelaram insatisfação principalmente quanto à não incorporação do subsídio aos soldo, que hoje é de um salário mínimo.
Professores da rede municipal em Santa Cruz da Vitória encerraram greve de 20 dias, após aceitarem 4% de aumento. A negociação foi concluída ontem (10). Os profissionais começaram a retornar às aulas de aula nesta sexta (11).
Os professores pediam reajuste linear de 7%, mas o prefeito Jackson Bonfim (PP) disse que o município não teria condições de bancar a proposta. Os educadores começam a planejar a reposição dos dias parados.
A manutenção da rede de distribuição de água no Basílio afetará o abastecimento em sete bairros de Ilhéus, além do presídio e da Universidade Estadual de Santa Cruz. A manutenção será feita a partir das 8h da próxima segunda (14), segundo o escritório regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).
As localidades afetadas, segundo a empresa, serão Alto do Basílio, Nova Esperança, Morada do Bosque, parte alta do Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Salobrinho e Vila Cachoeira, além do presídio Ariston Cardoso e Uesc.
A manutenção deve ser concluída até a meia-noite de segunda e a previsão é de regularização do abastecimento em até 24 horas. “Os moradores de imóveis com reservação suficiente para as necessidades diárias não sentirão os efeitos da falta de água”, segundo nota da Embasa.
Os professores dos níveis II e III da rede municipal em Itabuna terão reajuste de 8,32%, após negociação fechada ontem à noite entre o sindicato da categoria e representantes da prefeitura. Procurada pelo blog, a secretária de Educação, Dinalva Melo, não pôde comentar a proposta, pois, segundo a sua assessoria, participava da reinauguração de uma escola na Califórnia.
A proposta ainda será analisada pelos educadores em assembleia marcada para as 14h30min, no auditório da Unime. O percentual foi o reivindicado pelo sindicato dos professores municipais, o Simpi.
Carminha Oliveira, do Simpi, não quis comentar o percentual nem informar as condições em que o reajuste poderá ser concedido. “O percentual será informado aos professores na assembleia”, disse ela ao PIMENTA. “A categoria vai decidir se aceita”.
Os professores conseguiram os 8,32% após rejeição à proposta inicial do governo, que era 5,91%, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com a proposta, os professores conseguem percentual aplicado aos profissionais do nível I, que recebem o Piso Nacional.

O que era tido como “brincadeira” hoje reúne mais de 220 mil curtidores (seguidores), superando páginas de grandes empresas de comunicação e entretenimento no estado. “Cheguei a esse número naturalmente”, diz, enfatizando que nunca fez anúncios pagos no Facebook.
Para Laize, o número de curtidas e as repercussões das postagens refletem a preocupação crescente do brasileiro pelos hábitos saudáveis. E revela: “O interesse maior dos seguidores é por alimentos que podem ajudar no processo de emagrecimento e auxiliar no treino”.
A nutricionista itabunense conversou com o PIMENTA sobre o que fez de Nutrição com Amor um exemplo de sucesso nas redes sociais e revela seus planos e até a receita de sucesso da fanpage.
BLOG PIMENTA – Como surgiu a ideia de lançar a fanpage?
LAIZE ANDRADE – Surgiu quando eu ainda estava fazendo o curso de graduação em nutrição. Inicialmente, a intenção das publicações era apenas para o meu próprio aprendizado, pois eu pesquisava assuntos da área dos quais achava interessante e, em seguida, publicava. Com o tempo, percebi que essas publicações não interessavam só a mim. Assim, pude ver que o número de compartilhamentos dos posts foram aumentando e, à medida que algo era publicado, crescia cada vez mais o número de seguidores (curtidores).
PIMENTA – A página reúne mais de 220 mil fãs. Como agregar tantos seguidores em tão pouco tempo?
LAIZE – A nutrição e a qualidade de vida caminham juntas. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, a alimentação e com a estética e isso é o reflexo de tantas pessoas seguirem a página.
O humor também está presente nas publicações e envolve bastante os seguidores.
______________
PIMENTA – Quais os segredos do sucesso da página?
LAIZE – Dedicação, amor e interesse pela nutrição. Eu me vejo como seguidora. Então, procuro fazer publicações que me interessariam também. Procuro abordar diversos temas relacionados à alimentação e qualidade de vida, atender aos pedidos e responder as dúvidas do público. O humor também está presente nas publicações e envolve bastante os seguidores.
PIMENTA – A página tem várias atualizações diárias. Como faz para mantê-la e, ainda, interagir com quem curte a fanpage?
LAIZE – Adicionar publicações na página faz parte da minha rotina. Muitas são de minha autoria, outras são pesquisadas na internet. Procuro ser fiel aos meus seguidores tirando dúvidas, trocando experiências, atendendo aos pedidos e passando um pouco do meu conhecimento.
PIMENTA – Você diria que o brasileiro tem se preocupado mais com a qualidade do que come?
LAIZE – Sim. A busca pela qualidade de vida e bem-estar é uma preocupação cada vez maior. A alimentação correta, saudável, equilibrada e com suficiente aporte de calorias e nutrientes é essencial para o bem-estar e qualidade de vida. Boa alimentação com hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, são essenciais na promoção da saúde e prevenção de doenças.
______________
A reeducação alimentar é a receita para emagrecer com saúde, de forma mais saudável, na medida certa.
______________
PIMENTA – Suas postagens chegam a ter centenas de comentários e milhares de curtidas. Quais são as maiores dúvidas e que tipo de abordagem o seguidor mais gosta?
LAIZE – As dúvidas mais frequentes são a respeito do que se alimentar, se tal alimento faz mal ou bem para a saúde, se ajuda a emagrecer ou a engordar. Falar de alimentação é muito amplo, mas o interesse maior dos seguidores é por alimentos que podem ajudar no processo de emagrecimento e auxiliar no treino.
PIMENTA – A ideia surgiu quando você ainda estudava Nutrição. Já está trabalhando na área?
LAIZE – Sim. Estou fazendo atendimento domiciliar e proferindo algumas palestras. Estou me atualizando a cada dia e também estou aberta a descobrir novos horizontes.
PIMENTA – O que você sugere para quem tenta se reeducar em relação à alimentação?
LAIZE – Em primeiro lugar, procurar um profissional nutricionista. Ninguém melhor que ele para auxiliá-lo na alimentação correta. A reeducação alimentar é a receita para emagrecer com saúde e para sempre, e consiste em começar a alimentar-se de forma mais saudável, na medida certa. Se você quer mudanças duradouras, esteja preparado para se alimentar corretamente. Para adquirir práticas novas e saudáveis, é preciso que você se empenhe e participe dessa mudança.
PIMENTA – E de onde veio a motivação para fazer este curso? Quais seus projetos, agora que concluiu a graduação?
LAIZE – Eu sempre gostei de ter hábitos saudáveis, como fazer exercícios físicos, tentar estar sempre bem com o meu corpo. Foi aí que eu percebi que a alimentação era muito importante nesse processo. Eu amo a nutrição, me identifico bastante. Por isso escolhi esse curso. Penso em me atualizar mais, fazer mais cursos, participar de mais congressos na área, fazer outra pós ou mestrado e sempre poder estar contribuindo para a melhoria da saúde das pessoas.
Um show em Salvador nesta sexta (11) comemora os 20 anos e a nova fase da Banda Cacau com Leite. A apresentação abre a temporada de apresentações da banda itabunense em Salvador. O show começará às 22 horas, no Coliseu do Forró, em Patamares.
“Será um verdadeiro encontro de forrozeiros”, promete Ari PB, líder da banda que entoou sucessos nacionais como Vim vim, Volte logo e Que saudade do teu cheiro.
Bruninho do Acordeon, Ricardo Boa Nova, Cleison Bastos, Flor de Maracujá e Marquinhos Café são alguns dos convidados da noite de hoje.
Criada por Ari PB e Filemon Carvalho, a banda itabunense tem mais de dez CDs lançados. Álbuns chegaram a vender mais de 100 mil cópias, a exemplo de É só emoção, o quinto da história do Cacau com Leite.
O seu rosto é pouco conhecido do grande público, mas Jayme Oliveira do Amor é figura conhecidíssima de políticos influentes da Bahia. Agora, amarga uma prisão domiciliar após ser acusado de formação de quadrilha e dar sumiço em um corpo de um quilombola na comunidade Boa Vista do Pixaim, em Muquém do São Francisco.
A prisão de Jayme do Amor ocorreu na terça (8), mas foi divulgada ontem pela Secretaria de Segurança Pública. Além dele, Carlos Galdino Serafim, o “Carlão”, e Vonílson Barbosa de Sousa, o “Ninho”, foram presos na Operação Compadre D´Água, deflagrada pelo Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau).
Para prender o milionário, a polícia civil baiana envolveu efetivo dos municípios de Barreiras, Itabuna, Luís Eduardo Magalhães e Salvador.
Mandados de prisão temporária foram cumpridos em Morpará e Muqém do São Francisco. Além das prisões, foram apreendidos rifles, espingardas, pistolas, carabinas e 244 munições. O trio é acusado de crimes que vão de formação de bando armado, sequestro e homicídio qualificado.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a operação contra o empresário foi realizada após investigações solicitadas pela Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, presidida pelo Ouvidor Agrário Nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho.
Jayme conseguiu converter a prisão temporária em prisão domiciliar. Já os capangas, estão presos na cadeia pública de Baianópolis. A polícia ainda procura outros membros do bando.

Os prefeitos argumentam que, a cada ano, os municípios têm perdido receita, enquanto o governo central (União) abocanha 60% de tudo que é arrecadado em impostos no País. Estados ficam com 25% e municípios com apenas 15%.
Cálculos da Confederação Nacional dos Municípios apontam uma perda de repasse de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em torno de R$ 12 bilhões.
Prefeitos sul-baianos devem participar, hoje (11), de encontro na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.
O Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo. Levantamento do Escritório sobre Drogas e Crime das Nações Unidas com base em assassinatos ocorridos no ano de 2012 aponta Maceió como a quinta cidade em homicídios por cada 100 mil habitantes. Fortaleza está na sétima posição e João Pessoa fica em nona.
Além de Maceió, Fortaleza e João Pessoa, foram listadas pelo levantamento Natal (12ª posição), Salvador (13ª), Vitória (14ª), São Luís (15ª), Belém (23ª), Campina Grande (25ª), Goiânia (28ª) e Cuiabá (29ª).
A América Latina desbancou a África como a região mais violenta. Já Honduras é hoje o país com maior número de assassinatos por 100 mil habitantes. O índice registrado naquele país aponta para o que os pesquisadores chamam de “situação fora de controle”. O segundo país mais violento é a Venezuela, seguido por Belize e El Salvador.
De acordo com a pesquisa da ONU, foram assassinadas 437 mil pessoas em 2012, das quais 36% nas Américas, a maior parte na Central e na do Sul. O Brasil é o país com mais cidades na lista da violência, seguindo pelo México, com seis – ambos são os países mais populosos da América Latina. Venezuela e Colômbia têm três cidades e Honduras e Estados Unidos, duas. Com informações d´O Globo.
Nesta sexta-feira (11), às 9 horas, o governador Jaques Wagner apresentará o Plano de Modernização da Polícia Militar. O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da PM, Alfredo Castro, participam da apresentação, na Governadoria, em Salvador.
De acordo com o governo, o plano foi elabora por um grupo de trabalho e busca a modernização da corporação por meio de reforma da Lei de Organização Básica e, ainda, do Estatuto da PM.
A depender do resultado do plano, PMs podem anunciar greve na próxima terça (15).
Gente & Mercado
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a quarta e quinta frequências semanais dos voos da Azul Linhas Aéreas para o destino Paulo Afonso-Salvador. O município, situado a 480 quilômetros da capital baiana, passa a ter voos regulares também aos domingos e às terças-feiras. O início das operações está previsto, respectivamente, para o próximo dia 13 de abril e 6 de maio -, que se somam às frequências já existentes às segundas, quartas e sextas-feiras.
Além dos cinco de Paulo Afonso, na segunda quinzena de abril, o município de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, também ganha novos voos da Azul procedentes de Maringá e Curitiba (PR) e Ribeirão Preto (SP). Com isso, Porto Seguro passa a contar com 77 voos semanais. No total, a Bahia conta com 1.090 voos nacionais, sendo 861 de Salvador, 57 de Ilhéus, 46 de Vitória da Conquista.
Investigadores da Polícia Civil prenderam um casal especialista em roubar dados de empresários e executivos para emitir cartões de crédito. Os estelionatários Lindson Cardoso Lins, de 34 anos, e Priscila dos Santos Moreno, 30, foram presos no Bairro do Tomba, em Feira de Santana.
Os investigadores do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME) da Civil encontraram com os estelionatários cartões de crédito com limites entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.
Segundo o delegado Charles Leão, os cartões eram utilizados em compras pela internet e em estabelecimentos comerciais em Feira, Senhor do Bonfim e Juazeiro. “Entre as vítimas estão profissionais de empresas do ramo alimentício, companhias aéreas, varejo e agronegócios”, explicou o delegado.
Lindson criou uma empresa chamada Lindson Cardoso Lins Ayala Eletrons (CNPJ 19.197.531/0001-44), habilitando-se a ter acesso ao banco de dados de instituições de regulação de crédito. Era a chave para ter acesso aos dados de terceiros. Mais que isso, pesquisava pessoas com poderio financeiro na internet e em revistas, descobrindo, em seguida, dados das vítimas, como números de documentos pessoais, endereços e filiação.
CARTÃO ADICIONAL
O falsário solicitava cartões de crédito em nome das vítimas e em seu nome, como adicional, para ser entregue no endereço onde ele residia, no Tomba. O crédito era utilizado para comprar, principalmente, eletroeletrônicos e celulares, pela facilidade de revenda desses produtos.
Segundo Charles Leão, uma denúncia foi encaminhada aquela unidade, informando que o casal recebia dezenas de cartões de crédito por semana, no endereço ocupado por eles. No momento da prisão, Priscila havia acabado de receber dois envelopes contendo cartões em nome de terceiros.
Na casa deles, estavam ainda fichas de consultas de dados cadastrais e anotações com números de documentos de vítimas. O casal vai responder por estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documentos. A polícia acredita que o casal lesou mais de 100 vítimas nos últimos meses.
Instado a comentar a chapa oposicionista anunciada nesta quinta (10), o governador Jaques Wagner disse que não houve surpresa.
– Eles fizeram uma composição que já era esperada com o DEM, PMDB e PSDB. Nós vamos jogar o jogo com a chapa que eles montaram. Eu sempre disse isso. A nossa chapa está montada e com a base totalmente unificada – disse em entrevista ao jornal A Tarde.
A chapa terá Paulo Souto (DEM) para o governo, o empresário e escritor Joaci Góes (PSDB) como vice e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) como candidato ao Senado (reveja aqui). A surpresa ficou por conta de João Gualberto. O tucano era tido como o nome da vice.
Do lado do governo, o ex-secretário da Casa Civil Rui Costa (PT) será o nome ao governo, tendo João Leão (PP) como vice e Otto Alencar (PSD) disputando o senado.
Outra candidatura a governador já anunciada é da senadora Lídice da Mata (PSB), cuja chapa terá a ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, disputando vaga ao Senado.


































