Tempo de leitura: < 1 minuto

jairoO PCdoB desistiu da indicação de Chico Baterias para o cargo de coordenador administrativo do Samu 192.
O comerciante seria o substituto do enfermeiro e especialista em urgências Sérgio Augusto Farias, que se colocou à disposição do prefeito após perseguição do secretário da Saúde, Plínio Adry.
Ontem, o vereador Jairo Araújo (PCdoB) disse em plenário que o partido escolherá um nome técnico para o cargo. Antes, negou que a legenda tenha indicado Chico Baterias para o Samu. A repercussão negativa, na verdade, provocou o “meia volta, volver”…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Torpedos com ameaças são enviados para celulares dos professores.
“Torpedos” são enviados para celulares dos professores.

Professores de uma escola rede estadual no Malhado, em Ilhéus, estão sendo ameaçados de morte por supostos traficantes. Vários profissionais receberam mensagens em telefones celulares com números identificados, segundo a direção da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB-Sindicato).
Os traficantes ameaçam matar os educadores porque estes teriam acabado com supostas bocas de fumo no Centro Estadual de Educação Profissional (Colégio Estadual de Ilhéus). Os educadores também são xingados nas mensagens, de acordo com a direção do sindicato da categoria.
A direção da APPI informou que encaminhará denúncia à Secretaria Estadual de Educação, Ministério Público Estadual e Procuradoria Geral do Estado da Bahia. As vítimas das ameaças prestaram queixa na 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (7ª Corpin).
Os professores dizem desconhecer a existência de boca de fumo no colégio estadual.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Geddel ameaçou, esperneou, mas será vice de Souto.
Geddel ameaçou, esperneou, mas será candidato ao Senado.

Enfim, a chapa das oposições foi definida. O peemedebista Geddel Vieira Lima aceitou a condição do DEM e será candidato ao Senado. Pela composição, Paulo Souto disputará o governo e o vice será o escritor Joaci Góes.
A chapa foi anunciada nesta quinta (10) em comunicado da estadual do DEM. O anúncio oficial ocorrerá na próxima segunda-feira (14). A promessa é de um grande evento.
– Hoje pela manhã, com a presença do prefeito ACM Neto, foi selada a união das oposições, que culminou com uma aliança histórica e a composição da mais forte chapa para disputar e vencer o pleito eleitoral, colocando os interesses da Bahia em primeiro plano – diz a nota do DEM baiano.
O DEM teria aceito “pacotão” de Geddel. A imposição daria, segundo comentário de bastidores, a vice de ACM Neto na eleição de 2016 ao PMDB. É o sonho de o partido voltar a administrar a prefeitura de Salvador em 2018, quando Neto, se reeleito prefeito, sairia para a disputa ao governo estadual.
Geddel também avaliou a possibilidade de, sendo candidato, fragmentar a oposição e favorecer o petista Rui Costa. A pesquisa feita pelo PMDB indicaria que o candidato de Wagner, por ser mais desconhecido, teria menor rejeição dentre os pré-candidatos até agora.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cana Brava oferece mais de 30 vagas de emprego em seleção.
Cana Brava oferece mais de 30 vagas de emprego em seleção.

O Grupo Cana Brava deve contratar até 40 profissionais em várias áreas da hotelaria em seleção aberta nesta semana. As contratações serão pelo regime celetista. As vagas são para os hotéis Opaba e Cana Brava Resort, ambos em Ilhéus.
A rede de hotéis contratará camareira, garçom, steward, recepcionista, piscineiro, jardineiro, eletricista e manutenção hidráulica. A seleção visa contratar imediatamente e formar cadastro (banco de dados), segundo Constança Fraga, do RH do Cana Brava.
Os interessados devem enviar currículo até o dia 22 de abril para os emails rh@canabravaresort ou manual@canabravaresort.com.br.  A rede exige experiência comprovada em carteira. Mais Informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3269-8000, ramal 8404.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o Mais Médicos deve chegar a 14 mil profissionais trabalhando em todo o país. Durante reunião do Conselho Nacional de Saúde, ele lembrou que o programa tinha como meta 13 mil profissionais, mas, diante do pedido de cerca de 3 mil municípios, o governo ampliou as contratações.
“Abrimos inscrição e, para a nossa surpresa, 735 médicos se inscreveram em quatro dias”, disse. Do total de inscritos, 164 brasileiros e 53 estrangeiros confirmaram participação, além de 667 médicos cubanos cooperados. Ao todo, 884 médicos devem começar a trabalhar nas próximas semanas.
Durante a prestação de contas, o ministro informou que 279 municípios desistiram do programa. Os profissionais que estavam nessas localidades foram remanejados para parte dos 3 mil municípios que solicitaram número maior de médicos. Informações da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moacir tem contas rejeitadas pelo TCM.
Moacir: contas rejeitadas pelo TCM.

As contas do ex-prefeito de Uruçuca Moacir Leite Júnior (PP) foram rejeitadas nesta quarta (9) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Moacir terá de devolver R$ 140.745,90 aos cofres municipais devido a pagamentos sem notas fiscais e contabilização de receitas a menor.
O ex-prefeito também sofreu multa de R$ 48.427,20, pela não publicação dos relatórios fiscais, e de R$ 10.000,00 por irregularidades.
Moacir teve as contas rejeitadas, dentre outros motivos, por não deixar dinheiro em caixa para cobrir restos a pagar e aplicar só 24,95% em educação, quando o mínimo exigido é 25%.

O tribunal também anotou que o prefeito não fez prestação de contas, o que obrigou a corte a realizar a tomada de contas. “A tomada foi determinada uma vez que as contas referenciadas não foram prestadas voluntariamente, resultando em evidente prejuízo à transparência da gestão fiscal mediante inteiro comprometimento do controle externo a cargo da sociedade civil”, anota o TCM em relatório. Moacir ainda pode recorrer da decisão. Em 2010, as contas do ex-prefeito também sofreram rejeição.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Três pessoas que trabalhavam como dentistas sem a qualificação para tal foram presas em Vitória da Conquista, sudoeste baiano, ontem. Otaviano Nascimento, 82 anos, Gilderlandio Silva, 53, e Gildete de Eça, 54, foram autuados em uma operação do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba) com a Polícia Militar.
Segundo informações da equipe de fiscalização do conselho, os falsos dentistas ofereciam vários serviços, como confecção de próteses, extrações e restaurações, entre outros. Os consultórios funcionavam sem autorização, sem a presença de cirurgião-dentista e sem cuidados de higiene. O trio responderá por exercício ilegal da profissão. Informações do Correio da Bahia.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ajoelhado, jogador comemora gol. Mas a fase, é de orações (Foto José Nazal).
Ajoelhado, jogador comemora gol. Mas a fase é de orações (Foto José Nazal).

Os jogadores do Colo-Colo decidiram entrar em greve por causa de salários atrasados. O elenco do time vice-líder da Série B do Baianão só retorna aos treinamentos com a grana no bolso e pode não entrar em campo no sábado (12) contra o Jequié. Os jogadores cobram o salário de março, segundo o Jornal Bahia Online.
O site informa que vereadores tanto da base como da oposição assinaram requerimento ao prefeito Jabes Ribeiro. O esforço é para ver se o município concede ajuda emergencial ao clube.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Trabalhadores fizeram protesto no Calixto e ameaçam fazer greve.
Trabalhadores fizeram protesto no Calixto e ameaçam fazer greve.

Sem ainda terem recebido o salário de março, os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna fizeram uma manifestação pública nesta quarta (9), em frente ao Hospital Calixto Midlej Filho. Eles decidiram pela realização de assembleia na próxima sexta (11), quando votarão se deflagram greve.
A instituição filantrópica mantém, além do Calixto, os hospitais Manoel Novaes e São Lucas. São aproximadamente 1,8 mil funcionários. A entidade alega atrasos nos repasses do município, mas os funcionários lembra que são empregados da Santa Casa e não do poder público. A manifestação foi conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Joselito Reis e Waldyr Montenegro coordenam pesquisa (Foto Viviane Cabral).
Joselito Reis e Waldyr Montenegro coordenam pesquisa (Fotos Viviane Cabral).

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna está resgatando a sua própria história com uma ampla pesquisa no Arquivo Público de Itabuna José Dantas de Andrade e no Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC) da Uesc. O objetivo é promover exposição para contar aos itabunenses os 105 anos da associação que é mais antiga que a própria cidade.
A pesquisa é comandada pelos jornalistas Waldyr Montenegro e Joselito Reis e conta com apoio dos profissionais do Cedoc da Uesc e do Arquivo Municipal.
A partir desta pesquisa, sabe-se que a ACI nasceu durante uma mobilização de empresários contra o arrocho fiscal. Era 14 de junho de 1908.
–  A ideia é promover uma semana de exposição de fotos e documentos do arquivo da entidade e, em seguida reunir esses fatos em um livro para ser distribuído nas escolas de Itabuna, de modo que a sua história continue viva – diz o presidente da entidade, Luiz Ribeiro.
Além das consultas aos arquivos públicos, a entidade também está contando com a colaboração de interessados, que podem sugerir documentos históricos  – também valem fotografias e recortes de jornais. As sugestões podem ser feitas por meio de telefone – 73-3613.1171 – ou por emial (aceitabuna@gmail.com).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Josefina: mantida no cargo.
Josefina: mantida no cargo.

Em primeira mão
O juiz da 135ª Zona Eleitoral, Izaqueu Lourenço da Silva, julgou improcedente ação que pedia a cassação da prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), por abuso de poder econômico e compra de votos.
O resultado do julgamento foi tornado público há pouco. O resultado também mantém o vice, Sérgio Fraiffe.
Com base em um vídeo, a coligação do segundo colocado nas eleições de 2012, Jadson Albano, acusava um dos apoiadores de Josefina, Lourival Júnior, de oferecer vantagens a eleitores.

Tempo de leitura: 2 minutos

Mototaxistas são recebidos por Vane na guarita da prefeitura.
Mototaxistas são recebidos por Vane na guarita da prefeitura.

Mototaxistas e motofretistas fecharam a Avenida Princesa Isabel nesta tarde (9) para cobrar flexibilização dos prazos de regulamentação do serviço em Itabuna. O protesto acabou há pouco, após os manifestantes serem recebidos pelo prefeito Claudevane Leite (Vane do Renascer).
De acordo com o presidente da associação, Emerson Silva, o mototaxista terá de desembolsar até R$ 1,2 mil para cumprir as exigências do edital da Prefeitura de Itabuna. A associação cobra mais prazo, já que o cadastramento e vistoria começa dia 12 de maio. Confira a entrevista concedida pelo líder dos mototaxistas ao PIMENTA.
BLOG PIMENTA – O que ficou decidido no encontro com o prefeito há pouco?
EMERSON SILVA – Marcamos a reunião para a segunda-feira, às 10 horas, na Settran. Vamos aguardar para ver o que o prefeito decide. Se não tiver acordo, vamos fazer protestos diários até a data de cadastramento e vistoria.
PIMENTA – Quantos mototaxistas e motofretistas são cadastrados pela associação?
EMERSON – Pelo nosso levantamento, temos 1.700. A prefeitura cadastrou 700. Nós queremos que permaneçam os que já fazem parte da categoria, que são os 1.700.
PIMENTA – E quanto aos outros pontos do edital, quais as reivindicações de vocês?
EMERSON – Nós queremos mais prazo. A gente gastaria R$ 1 mil a R$ 1,2 mil para atender ao que pede [o edital]. É custos com curso, plano de saúde, higienização de capacete, custos com plotagem de moto na cor da bandeira do município…
PIMENTA – O cadastramento e vistoria começam quando?
EMERSON – O cadastramento começa no dia 12 de maio. Será por placa e vai até dia 23 de maio.

Tempo de leitura: 2 minutos

Mototaxistas fecharam a Princesa Isabel em protesto na prefeitura.
Mototaxistas fecharam a Princesa Isabel em protesto na prefeitura (Foto Pimenta).

protesto mototaxista foto Daniel Thame 9.4.2014
(Foto Daniel Thame).

Cerca de 300 mototaxistas de Itabuna fizeram protesto pelas principais ruas do centro da cidade e terminaram a manifestação em frente à prefeitura, no São Caetano. Eles cobram mais prazo para adequação ao edital que regulamenta o serviço de mototáxi e motofrete. O limite, conforme edital do município, é 25 de maio.
Os manifestantes estão conversando neste momento com o chefe de gabinete do prefeito, Silas Alves.  Além de prazo de um ano para troca de moto, a categoria também cobra que a concessão de alvará valha para quem tem menos de dois anos de habilitação.
Outra reivindicação dos manifestantes é para que não seja exigida a contra-apresentação do pagamento de IPTU, além de aulas na autoescola municipal. O edital do município exige que os mototaxistas tenham moto com ano de fabricação 2012.
Atualização às 16h46min
Os mototaxistas chegaram a interditar a Ponte Lacerda (São Caetano) por cerca de dez minutos. Liberaram há pouco, após o prefeito Claudevane Leite deixar o gabinete para recebê-los no estacionamento do Centro Administrativo Firmino Alves.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Lenildo lidera campanha por mais recursos para municípios.
Lenildo: municípios cobram maior fatia no “bolo”.

Municípios sul-baianos aderiram ao protesto nacional para que a União “reparta” melhor o bolo tributário. Atualmente, a União fica com 60% de tudo que é arrecadado em impostos no Brasil, enquanto estados levam 25% e o restante (15%) vai para os municípios.
A ofensiva para que o pacto federativo seja revisto é liderada pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) na região cacaueira. A recomendação é para que, na sexta (11), as prefeituras fechem as portas, mantendo apenas os serviços essenciais, decretando ponto facultativo.
Há pouco, o prefeito ilheense, Jabes Ribeiro, anunciou adesão à campanha nacional. Ao PIMENTA, o prefeito Claudevane Leite, de Itabuna, também confirmou a paralisação, mas de forma diferenciada: apenas a área administrativa não prestará atendimento externo. Postos de saúde e escolas funcionarão normalmente.
O presidente da Amurc, Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí, disse que estudos feitos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelam perdas de R$ 11,09 bilhões de 2009 a 2014 em repasses do Fundo de Participação dos Municípios.
O mesmo estudo, segundo Lenildo, aponta que 54 dos 63 programas na área de saúde não se sustentam com os repasses feitos pela União e Estados aos municípios. Os prefeitos baianos terão audiências com deputados e senadores, na sexta, às 9h, na sede da UPB, em Salvador.