Tempo de leitura: < 1 minuto

emaranhadoO Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI) debaterá na próxima quarta (12) os sucessivos atrasos no pagamento aos prestadores de serviço do SUS. A questão será avaliada durante reunião ordinária prevista para as 17h.
De acordo com representantes do CMSI, a situação está se tornando insustentável com um déficit mensal de R$ 2.065.000,00. O secretário de Saúde, Plínio Adry, deverá participar da reunião.
O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi), Raimundo Santana, antecipou ao PIMENTA que a devolução do comando da gestão da média e alta complexidade da saúde para o governo do Estado.
Na avaliação do dirigente, a situação está se aproximando do insustentável. Devido à negociação mal feita, o município acabou ficando com déficit mensal superior a R$ 2 milhões”, observa. O governo municipal possui maioria no CMSI.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pequenos produtores dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema se reúnem no próximo domingo (9), na sede do Sindicato Rural de Ilhéus, às 9 horas. Os agricultores discutirão questões relacionadas ao processo de demarcação de região de 47,3 mil hectares, que envolve os três municípios.
Além disso, os produtores definirão plano de ação para cobrar resposta do governo para o assassinato do agricultor Juraci Santana, executado a tiros no Assentamento Ipiranga, em Una, no dia 11 de fevereiro. Juraci era ameaçado por supostos tupinambás, que tentavam obrigá-lo a autodeclarar-se tupinambá.

Tempo de leitura: 2 minutos

Jairo Araújo (PCdoB) afirmou que houve um "processo de destruição" nos oito anos anteriores ao governo Vane, mas também admitiu falhas na atual gestão
Jairo Araújo (PCdoB) afirmou que houve um “processo de destruição” nos oito anos anteriores ao governo Vane, mas também admitiu falhas na atual gestão

A Secretaria da Saúde de Itabuna voltou a ser alvo de críticas na Câmara de Vereadores. Na sessão plenária desta quinta-feira (06), quem puxou o cordão dos insatisfeitos com a gestão foi o petista Júnior Brandão, que disse ter visitado unidades básicas e constatado situações como a falta de médicos e remédios.
“Mesmo com a gestão plena e com a mudança no comando da Secretaria (a troca de Renan Araújo por Plínio Adry, no ano passado), o setor continua sem atender bem à população”, declarou o vereador. Segundo ele, na unidade de saúde Alberto Teixeira Barreto, do bairro Califórnia, há limite para a realização de nebulizações. “Crianças podem fazer apenas uma nebulização por dia, mas todos sabem que isso não é suficiente”, observou Brandão.
O petista sugeriu que os vereadores do PCdoB – Jairo Araújo e Aldenes Meira – intermedeiem um convite para que o secretário Plínio Adry compareça à Câmara a fim de prestar esclarecimentos. Em resposta, ambos disseram que não haveria dificuldade para atendimento desse pleito.
“São questões preocupantes e que precisam ser resolvidas”, reconheceu Araújo, cujo partido abonou a indicação do secretário. Segundo ele, Adry já avisou que tem interesse em ir à Câmara prestar esclarecimentos. O vereador do PCdoB responsabilizou tanto governos passados como o atual pela situação.
De acordo com Araújo, a falta de autonomia da Saúde no início da gestão Claudevane Leite prejudicou a pasta. “O processo licitatório era extremamente lento, realizado fora da Secretaria da Saúde, e houve diversos desencontros, aliados à destruição que atingiu o setor nos últimos oito anos”, pontuou o comunista.
Araújo também falou sobre o retomada do comando único do SUS pelo município, observando que “a gestão plena veio sem a integralidade dos recursos”. Ele acredita que “o município assumiu muitas tarefas sem contrapartida na ampliação das receitas”.
Em artigo publicado no PIMENTA, o coordenador administrativo do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Raimundo Santana, sustenta que os problemas no retorno do comando único têm a ver com equívocos na negociação conduzida pelo atual governo (confira).

Tempo de leitura: < 1 minuto

adauto u. urgente
(Foto Ubaitaba Urgente).

Do Diário Bahia
Um crime chocou a pequena população do distrito de Travessão, em Camamu. Um agricultor foi misteriosamente executado no início da noite de ontem (06). Adauto Martins da Silva tinha 60 anos e era conhecida como “Xôxo”.
Três tiros atingiram a vítima no maxilar, na nuca e no tórax. O homem ainda foi socorrido com vida e levado, inicialmente, para o hospital de Ubaitaba. De lá, seria transferido para o Base, em Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo dentro da ambulância, durante a viagem.
Segundo testemunhas, o agricultor estava em frente à residência dele, quando foi surpreendido pelo criminoso, que chegou em uma motocicleta. Na tentativa de se proteger dos tiros, Adauto chegou a colocar uma mesa plástica em frente ao corpo. Mas foi em vão.
Confira a íntegra da matéria

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os comunicadores da Rádio Difusora decidiram, há pouco, parar a programação normal da emissora. Os profissionais tomaram a decisão para protestar contra a demissão do operador de áudio Iran Roberto (confira nota abaixo).
A manifestação já é sentida pelos ouvintes. Desde as 9 horas, a emissora toca apenas música.
– Paramos em solidariedade a Iran [Roberto] – disse um dos comunicadores ao PIMENTA.
Comunicadores respeitados como Orlando Cardoso, Oziel Aragão e Cacá Ferreira aderiram ao protesto que visa rever a demissão de um dos profissionais mais queridos da emissora. Ao mesmo tempo, o clima é de revolta contra a diretora de jornalismo, Cátia Gomes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As aulas na rede estadual de ensino na Bahia começam na próxima segunda-feira (10). De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o ano letivo vai até o dia 26 de janeiro de 2015.
O recesso de meio de ano ocorrerá de 12 de junho a 13 de julho, devido à Copa do Mundo. Por causa do calendário “esticado”, haverá recesso natalino (de 20 de dezembro a 4 de janeiro do próximo ano).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Iran Roberto: demitido da Difusora (Foto Nas Ondas do Rádio).
Iran Roberto: demitido (Foto Nas Ondas do Rádio).

O operador de áudio Iran Roberto foi demitido, sumariamente, ontem (6) da Rádio Difusora de Itabuna. As circunstâncias da demissão ainda não estão claras. Profissionais do meio atribuem a decisão à diretora de jornalismo, Cátia Gomes.
A demissão ocorreu no momento em que Iran trabalhava durante o programa O crime não compensa, apresentado por Oziel Aragão.
Quem ouvia o programa, pode ter percebido que algo ocorria nos estúdios da emissora. Oziel protestou no ar, sem citar nomes.
Em sua página pessoal no Facebook, o profissional lamentou o ocorrido e prestou homenagem a Iran, sendo seguido por dezenas de amigos e profissionais, como o vereador e radialista Nadson Monteiro.
Iran é reconhecido como um dos melhores profissionais do rádio itabunense. As circunstâncias da demissão jogam pressão sobre a emissora. Oziel disse, ainda no Facebook, que não conhecia os motivos da demissão, mas lamentava a forma como ocorreu.
A decisão da diretora causou revolta entre profissionais da emissora e onda de solidariedade de comunicadores.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma moto Honda Twister ano 2007 foi roubada na última quarta (5) na Mangabinha, em Itabuna, por dois homens armados.
O assalto ocorreu por volta das 17h de quarta. Os dois bandidos estavam armados, segundo a vítima, e levaram ainda um smartphone Samsung Galaxy SII da vítima. A moto foi vista no bairro Lomanto, conforme investigacão particular, e seria vendida nesta sexta-feira (7).
Os bandidos que levaram a moto são descritos pela vítima como sendo  altos, magros e negros.
Atualização às 18h — A moto foi recuperada nesta tarde. Os bandidos abandonaram o veículo em um terreno baldio na Bananeira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nilton Ramos (à esq.), com a irreverência de sempre, brinca com o amigo Luís Carlos, ex-goleiro da seleção de Itabuna
Nilton Ramos (à esq.), com a irreverência de sempre, brinca com o amigo Luís Carlos, ex-goleiro da seleção de Itabuna

Lenda viva de Itabuna, o folclórico Nilton Ramos completa 8o anos de vida nesta sexta-feira (07). Uma vida muito bem vivida, diga-se de passagem.
Nilton Ramos é servidor público aposentado, fundador do bloco Casados I…Responsáveis e um grande conhecedor da história grapiúna. Além de tudo, é figura alegre e carismática, que coleciona uma legião de amigos.
As oito décadas desse grande itabunense serão celebradas com missa, marcada para as 18 horas, na casa de praia da família no bairro São Miguel, em Ilhéus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Centro de Saúde está fechado há quatro meses (Foto Pimenta).
Centro de Saúde está fechado há quatro meses (Foto Pimenta).

A Prefeitura de Itabuna mantém fechada uma das principais unidades de saúde do município. O Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) foi interditado pela Vigilância Sanitária em novembro do ano passado. À época, o secretário de Saúde, Plínio Adry, prometeu reabrir a unidade em até 20 dias. Quatro meses depois, as obras de reforma não foram iniciadas.
A promessa não cumprida gera queixas de usuários de programas como os de tratamento à tuberculose e hanseníase ou de atenção a hipertensos e diabéticos, a maior parte concentrada na Policlínica 2 de Julho, em frente à unidade de saúde, no centro da cidade.
O PIMENTA entrou em contato com a Secretaria de Comunicação de Itabuna. Após contato da Secom com a Secretaria de Saúde, a informação é de que os técnicos ainda definirão a data de reabertura da unidade de saúde.

Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem da década de 90 traz vários remadores e caiaques à beira do Cachoeira (Foto Grito da Água).
Imagem da década de 90 traz vários remadores e caiaques à beira do Cachoeira (Foto Grito da Água).

Um grupo de itabunenses planeja para o dia 22 de março, às 10 horas, uma grande manifestação pública em defesa do Rio Cachoeira. O “Grito da Água” defende mais investimentos em saneamento básico e traz imagens antigas e atuais de um dos principais rios da Bahia, responsável por abastecer cerca de 25% da população de Itabuna. A concentração para o Grito começará às 10h, no Jardim do Ó, no centro.
Uma das imagens usadas pelo coletivo “Grito da Água” em sua página no Facebook é da década de 90. Ela mostra vários caiaques de atletas que participaram de competição no leito do rio exatamente na área urbana central de Itabuna. Hoje, a cena é outro. Até mesmo a velha Ilha do Jegue está sumindo.
O Grito da Água em Itabuna será promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água Esgoto e Meio Ambiente na Bahia (Sindae) e o coletivo Fiscal Grapiúna. Erick Félix Maia, do Sindae, diz que o “Grito” é realizado em Salvador há 12 anos e será a primeira vez em Itabuna.
O ato defende mais investimentos em saneamento básico, mas também levanta outras bandeiras, como liberdade religiosa, melhoria nos serviços públicos e combate à corrupção. “Não é apenas saneamento básico”, diz Erick Maia ao PIMENTA.
O dirigente regional do Sindae lembra que Itabuna é o quinto maior município em contingente populacional, mas está entre os últimos em saneamento básico. Cerca de 14% do esgoto produzido em Itabuna é tratado, o que acelera ainda mais o processo de degradação do Cachoeira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

(Foto A Região).
(Foto A Região).

O Shopping Jequitibá deve inaugurar somente no primeiro semestre de 2015 as novas salas de cinema. Pelo menos é a previsão dos dirigentes do centro de compras itabunense. Inicialmente, as salas seriam inauguradas em outubro do ano passado.
O Grupo Chaves decidiu rever os planos, após o plano de investimentos do grupo em novos shoppings na Bahia, dentre os quais um em Jequié. Sendo mantidos os planos, o cinema com cinco salas será inaugurado junto com a nova expansão, provavelmente em maio de 2015.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Bandeira sofre derrota no STJ.
Bandeira sofre derrota no STJ.

A ministra Assusete Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou provimento a agravo interposto pelo ex-prefeito de Juazeiro (BA) e suplente de deputado federal Joseph Bandeira (PSB), contra decisão do Tribunal de Justiça da Bahia. O recurso não foi aceito porque a advogada não tinha procuração para atuar no caso.
Acusado de desviar recursos públicos para financiar festividades de formatura dos acadêmicos dos cursos de direito e de agronomia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em 2003, o ex-prefeito foi condenado a três anos e seis meses de reclusão, em regime inicial aberto. Ele alega que não houve desvio e sim aplicação indevida de recursos.
O ex-prefeito de Juazeiro sustentou que o STJ já firmou entendimento no sentido de ser possível a juntada posterior da procuração ou de substabelecimento, para fins de regularização processual.
Segundo a relatora, o recurso especial não pode ser admitido porque foi interposto por advogada sem procuração ou substabelecimento válido, conforme entendimento consolidado na Súmula 115 do STJ: “Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos.”

Tempo de leitura: < 1 minuto

iptuApós atraso na confecção, a Prefeitura de Itabuna começa a entregar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na próxima semana.  O contribuinte terá desconto de 15%, caso opte pelo pagamento em cota única até o dia 31 de março.
O imposto chega com reajuste de 5,6%, percentual definido pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) do período. Caso queira adiantar o pagamento, o contribuinte pode retirar o boleto do IPTU pela internet. O endereço é o prefeituradeitabuna.com.br/iptu.
PREMIAÇÃO
De acordo com a assessoria de comunicação, o município decidiu manter a premiação a contribuintes que pagam em dia o tributo. Serão sorteados 17 prêmios, dentre eles sete veículos. O primeiro sorteio será de um carro zero, programado para dia 26 de abril. A este prêmio, concorre apenas os que quitarem o IPTU em cota única até o dia 31 deste mês.
O imposto poderá ser parcelado em até oito vezes. A primeira parcela vence dia 31. Neste ano, estão isentos do pagamento imóveis com IPTU igual ou menor a R$ 24,00.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Carros transitavam sem placa ou autorização (Divulgação PRF).
Carros transitavam sem placa ou autorização (Divulgação PRF).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 35 carros da Renault na noite desta quarta-feira (5) na Região Metropolitana de Curitiba.
Os veículos transitavam irregularmente pela BR-277, no trecho entre a fábrica e o pátio terceirizado da empresa, em São José dos Pinhais.
Os veículos estavam sem documentação ou nota fiscal, segundo a PRF. A prática era realizada para evitar o transporte por caminhão-cegonha.
Os 35 carros permanecem no pátio da PRF, no quilômetro 59 da rodovia, até que a situação seja regularizada. Informações do CGN Uol.