
No período de Wellington à frente do MP (2010-2012 e 2012-2014), o promotor itabunense foi secretário-geral do órgão e chefe de gabinete do procurador-geral. Em 2010, Wellington acabou escolhido mesmo sendo o menos votado.
O nome do novo procurador será escolhido pelo governador Jaques Wagner a partir da lista tríplice com os mais votados para o cargo: Márcio Fahel, Ediene Lousado e Millen de Moura.
Cálculos da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) apontam que Salvador recebeu 550 mil turistas durante o período do carnaval, sendo 13% deles estrangeiros, vindos principalmente de Argentina, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Franca e Reino Unido.
Dos turistas brasileiros, a maioria veio de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Sergipe. A estimativa é de que cada turista tenha gasto, em média, R$ 2 mil em Salvador, movimentando mais de R$ 1 bilhão.
Nos cálculos, segundo o secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, estão incluídos hospedagem, passagem, compra de abadás, acesso a camarote e alimentação. O gasto médio diário ficou em R$ 373,00.
Daniel Lima | Agência Brasil
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 começou hoje (6), às 8h. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita desde o último dia 26. O programa pode ser instalado em quase todos os computadores disponíveis no mercado, nas versões para os sistemas operacionais Windows, Linux, Solaris e Mac OS e aplicativo multiplataforma.
Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituições nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Terão também prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, e pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.
As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas no último dia 21 no Diário Oficial da União. O prazo final de entrega é 30 de abril. São esperados em 2014 aproximadamente 27 milhões de documentos.
A declaração poderá ser preenchida também em dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple).
Leia Mais
Com a exibição gratuita do filme Jogo de cena, o Sindicato dos Comerciários de Itabuna presta homenagem à mulher nesta quinta (6), a partir das 18h30min, no auditório do sindicato, na Avenida do Cinquentenário.
Jogo de cena, do documentarista Eduardo Coutinho, traz a história de 23 mulheres selecionadas há quase oito anos. Os dramas, as conquistas, tristezas e alegrias destas mulheres foram interpretados por várias atrizes, dentre elas Marília Pêra, Fernanda Torres e Andréa Beltrão. Confira trailer.
O Brasil começa a oferecer na próxima segunda (10) a vacina gratuita contra o vírus do papiloma humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos. A expectativa é vacinar, pelo menos, 5 milhões de jovens desta faixa etária em todo o país, sendo 5,1 mil em Itabuna.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabuna, a vacinação será feita em 55 escolas do município. A dose deve ser disponibilizada também nas unidades de saúde. A segunda dose deve ser aplicada após seis meses. Já a terceira dose, cinco anos depois.
A dose de agora será oferecida até abril e protege contra quatro tipos de vírus do HPV, que causam verrugas genitais e câncer de colo de útero. Pais ou responsáveis precisam autorizar a aplicação da vacina.
A vacina não protege contra todos os mais de 100 tipos de HPV. A recomendação é para que toda mulher, mesmo após a vacinação, realize sempre, a partir dos 25 anos, o exame preventivo do colo de útero (papanicolau).
Um veículo roubado na última quinta-feira (27) em frente ao Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, foi abandonado pelos ladrões e recuperado pela polícia ontem (5) na estrada de acesso a Mutuns, no Semianel Rodoviário.
O carro foi levado por três bandidos no momento em que a dona do veículo estacionava o carro para que uma pessoa descesse no colégio. Um dos assaltantes apontou a arma para a cabeça de E.LF., obrigando-a a descer do veículo e entregar a chave (relembre aqui). A polícia ainda não conseguiu prender nenhum dos bandidos.

Não fazer um carnaval local e popular é, na verdade, uma jogada de marketing para passar uma falsa imagem de austeridade, tal como cortar o cafezinho servido nas repartições para mostrar contenção de despesas. Pura balela.
Começou no sábado à noite, e não na sexta-feira, como sempre foi de costume nos carnavais de Ilhéus. Mesmo assim, de forma tímida, vacilante, sem nenhuma decoração específica. Mas o povo veio, embora em pouca quantidade. E foi bom, deu para pular carnaval até 1 ou 2 horas da madrugada, horário em que a última banda encerrou a apresentação.
A segunda noite teve um público melhor, embora nada que lembrasse os grandes carnavais de Ilhéus. É importante dizer que, de fato, este carnaval com bandas locais ou, no máximo, regionais, sem renome na mídia, em nada se compara àqueles que já tivemos em Ilhéus, com bandas e artistas nacionalmente conhecidos. Mas valoriza os artistas de nossa cidade, e talvez por isso muitos deles se apresentam dando o melhor de si.
Na terceira noite já havia uma quantidade de pessoas digna de um carnaval. Os blocos afros, marca do carnaval de Ilhéus, infelizmente se apresentaram muito juntos. Ficou a impressão de que o show proporcionado por estas importantes agremiações poderia ser melhor aproveitado. Mas estavam presentes os elementos que caracterizam um carnaval: presença e alegria popular, e blocos diversos. Ao fim dos shows no palco, uma tremenda chuva alagou completamente a Avenida Soares Lopes. Ninguém controla a natureza.
Leia Mais
O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), aproveitou o período momesco para reforçar contatos políticos. Em Brumado, onde passou o feriado, o comunista se encontrou com o prefeito Aguiberto Dias (PSL), que deverá apoiar a candidatura de Aldenes a deputado estadual.
Na foto, o vereador no meio da folia, entre o prefeito e o cantor Kokó do Lordão.
Do Blog do Noblat
Há pouco, de passagem pelo bairro do Flamengo, a multidão que desfila com o bloco Orquestra Voadora gritou a plenos pulmões: “Ei, Cabral, vai tomar no …”
Como os cariocas são irreverentes, não são?
Os baianos, mesmo autoridades baianas, também são irreverentes.
Na última quinta-feira, na entrada do camarote da banqueteira Marta Goes, na Barra, a primeira dama da Bahia, Fátima Mendonça, reagiu assim à multidão que vaiava seu marido, o governador Jacques Wagner: deu o dedo para a multidão.
Comentário de Wagner feito no calor dos acontecimentos:- Eu me contive. Mas Fatinha, que tem mais liberdade, reagiu dessa forma.
Fatinha explicou:- Vaiar, todo mundo pode. Mas eu também tenho o direito de reagir.

O peemedebista diz que não pleiteia nenhuma outra candidatura que não a de governador, descartando de bate-pronto a postulância ao Senado. Paulo Souto nada diz e segue – como diria Paulinho da Viola – tal qual “velho marinheiro, que, durante o nevoeiro, leva o barco devagar”.
O Carnaval chega ao fim e as oposições baianas atravessaram o circuito da folia sem definir quem irá puxar o bloco. Nem estava previsto que tal anúncio viesse a ocorrer, portanto não há que se falar em quebra de expectativa.
Aliás, ocorreu tudo dentro de um samba-enredo já bem conhecido. Do PMDB, um Geddel afoito como sempre, sem titubear e afirmando que sai do Carnaval mais candidato do que nunca; do DEM, um Paulo Souto sisudo, tenso e circunspecto, sem dizer se vai ou se fica, se quer ou se não quer.
Fala-se que ACM Neto sempre quis Paulo Souto e lhe deu a preferência. Até que este declinou da candidatura, vindo depois a aceitá-la como obrigação partidária. Porém, a esse ponto Geddel já havia se habilitado a ocupar o posto do aliado vacilante e desde então uma nuvem de conflito paira sobre a unidade das oposições.
O peemedebista diz que não pleiteia nenhuma outra candidatura que não a de governador, descartando de bate-pronto a postulância ao Senado. Paulo Souto nada diz e segue – como diria Paulinho da Viola – tal qual “velho marinheiro, que, durante o nevoeiro, leva o barco devagar”.
Pode haver algo calculado nessa atitude low profile, talvez uma intenção de demonstrar sobriedade, quem sabe um quê de maturidade e sabedoria. No entanto, às vezes aparenta certa falta de vontade, enquanto esta sobra em Geddel e ele não esconde. Muito pelo contrário.
Não se sabe se isso terá alguma influência na definição de uma candidatura, mas o fato é que, na vitrine do Carnaval, o PMDB aproveitou melhor o espaço para expor seu produto.
Ricardo Ribeiro é advogado.
Policiais militares que estão trabalhando no carnaval de Salvador denunciam que comida estragada vem sendo servida à tropa. Além disso, reuniões têm ocorrido em áreas fétidas, mesmos locais onde policiais fazem refeição.
De acordo com a associação que reúne bombeiros e militares, a Aspra, o descaso foi denunciado ao comando-geral da PM e à prefeitura de Salvador, mas as condições de higiene não mudam. Nem a qualidade da comida.
O sentimento é de revolta na tropa, mas nada muda. Todos os anos – e não importa o governo – o tratamento é quase sempre o mesmo. Cerca de 23 mil policiais militares trabalham na folia em Salvador.
Duas cervejarias estão patrocinando o carnaval de Salvador, o que levou a prefeitura a proibir a comercialização de outras marcas que não sejam Itaipava (no circuito Barra/Ondina)e Schin (Campo Grande). A “Liga dos Baianos” fez um vídeo bem legal sobre a liberdade de escolha no carnaval.
Ao PIMENTA, Icaro Sukerman diz que a proposta foi satirizar, “de forma bem sutil, o cerco armado para impedir a venda de determinadas marcas dentro dos circuitos da folia, que não sejam aquelas que patrocinam o Carnaval deste ano”. Dê um play e confira o resultado final.

Na tentativa de deixar menos burocráticas as viagens para o exterior levando animais de estimação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começou a emitir na última semana o passaporte para cães e gatos. O documento é uma alternativa ao Certificado Veterinário Internacional (CVI), que era o único existente anteriormente. Enquanto o CVI deve ser solicitado novamente a cada viagem, o passaporte vale por toda a vida do animal.
Por enquanto, ele só é aceito nos países do Mercosul – a Argentina, o Paraguai, Uruguai e a Venezuela -, que têm acordo de equivalência com o Brasil. Pode ainda ser usado em viagens domésticas, substituindo o atestado de saúde animal.
“A gente já pediu consulta a outros países [fora do Mercosul] para que aceitem. O passaporte é válido enquanto o animal estiver vivo, mas o proprietário tem que manter sempre em dia as vacinas”, explica Mirela Eidt, chefe da área animal do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura. Mirela esclarece também que o governo não cobra taxas para a emissão, cujo prazo é 30 dias úteis após a solicitação. No entanto, é obrigatório implantar um microchip no animal detentor do documento.
“[A implantação do chip] pode ser feita em clínica particular à escolha do proprietário. É um jeito de ligar o animal ao passaporte, como a foto, no nosso caso. A foto não é obrigatória para eles e o microchip tem código de barras”, diz. O passaporte é emitido pelas superintendências federais agropecuárias nos estados, mas nem todas já têm o sistema adequado operando. É preciso entrar em contato para saber as que estão aceitando requisições para o documento. “Para emitir, é necessário ter uma leitora de microchip. A orientação é consultar sobre as unidades habilitadas”, ressalta Mirela Eidt.
Leia Mais





























