Tempo de leitura: < 1 minuto

fraude consumidorAgência Brasil
As tentativas de fraude contra o consumidor aumentaram 8,2% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2013, de acordo com o indicador da empresa de consultoria Serasa Experian. Foram registradas, no mês, 186.549 tentativas de fraude, o que representa uma tentativa a cada 14,4 segundos no país. Em relação a dezembro, houve queda de 2%.
A Serasa considera tentativa de fraude contra o consumidor o roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica, ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos.
Entre os segmentos, a telefonia respondeu por quase metade das tentativas de fraude. Foram, em janeiro, 84.310 registros, o que representa 45,2% do total. O setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias e seguradoras, teve 51.517 registros, o equivalente a 27,6% do total.
Os bancos ficaram em terceiro lugar no ranking de registros. Em janeiro, foram 33.734 tentativas de fraude, o que representa 18,1% do total. O segmento varejista teve 13.531 mil tentativas, ou seja, 7,3% do montante.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O carnaval antecipado de Uruçuca atraiu cerca de 30 mil foliões e movimentou R$ 1 milhão, segundo dados da prefeitura. O balanço parcial agradou a gestão e a prefeita Fernanda Silva (PT) disse que a festa em 2015 também será antecipada.
A folia foi realizada no último final de semana em Serra Grande, reunindo atrações como Harmonia do Samba, Lordão, Magary Lord e Filhos de Jorge, na praça do balneário de Uruçuca.

Tempo de leitura: < 1 minuto

São 576 vagas ainda em aberto nos cursos de graduação.
São 576 vagas ainda em aberto nos cursos de graduação.

Os estudantes que se inscreveram para a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e foram convocados ou habilitados pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) têm até hoje (dia 25) para entregar documentação.
O atendimento vai até as 16h, no colegiado do curso para o qual foi chamado. São 576 vagas ainda em aberto nos 36 cursos de graduação da universidade sul-baiana. Quem não entregar a documentação hoje, perderá a vaga (no caso dos convocados) ou sai da lista de espera para novas chamadas (situação específica dos habilitados).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Wagner obtém 28% de aprovação (Foto Pimenta).
O governador da Bahia, Jaques Wagner, revelou ao jornal A TARDE, que vê com simpatia a ideia da chapa governista com uma mulher no posto de vice. No entanto, Wagner ponderou que essa é uma definição que passa pelas lideranças do PP e do PDT, portanto depende de conversas.
Por enquanto, os dois partidos da base aliada apresentaram barbados para o segundo posto da chapa: Mário Negromonte (PP) e Marcelo Nilo (PDT). A escolha de uma mulher, porém, é percebida como estratégica por muitos governistas.
Caso o apelo feminino vença, as opções mais ventiladas são Eliana Boaventura (PP), Alice Portugal (PCdoB) e Andréa Mendonça (PDT).

Tempo de leitura: 2 minutos

manuela berbert3Manuela Berbert |manuelaberbert@yahoo.com.br
 

Achando pouco assinar um contrato engessado onde a FIFA tem poderes sobre quase todos os produtos lucrativos durante o evento, o Brasil ainda renunciou aos principais impostos durante sua candidatura, a fim de sediar a competição.

 
Embora a Copa seja o segundo evento esportivo mais assistido no mundo e que a competição tenha efeitos significativos para o desenvolvimento do país-sede, é de conhecimento de todos que um país menos desenvolvido pode sofrer consequências desastrosas, por conta principalmente das despesas com as instalações desportivas.
Convido-os a uma conta simbólica, de apenas um dos itens enquadrados nas normas técnicas brasileiras e recomendadas pela FIFA: os assentos. Cada um, de modelo simples, para o público em geral, custa em média 400 reais. Como estamos falando de 12 estádios com uma média de 60 mil lugares em cada um deles, estamos falando num montante de quase 300 milhões. Fora camarotes e áreas VIPS, onde o padrão de excelência faz com que alguns cheguem a custar mais de mil reais cada. Enquanto isso, uma maca em lona dobrável, de modelo simples, custa em média 250 reais e falta em quase todos os postos de saúde do país.
Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Fahel, Ediene Lousado e Millen Castro integra a lista tríplice (Foto Humberto Filho).
Fahel, Ediene Lousado e Millen Castro integra a lista tríplice (Foto Humberto Filho).

O promotor de Justiça Márcio Fahel foi o mais votado dentre os dez que se candidataram ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A eleição ocorreu nesta segunda (24) e Fahel obteve 271 votos, seguido por Ediene Lousado (208) e Millen Castro (180).
Os três comporão listra tríplice para que o governador Jaques Wagner escolha quem comandará o MP baiano no período de 2014 a 2016. A lista já foi entregue nesta segunda à noite (24) ao governador pelo procurador-geral de Justiça, Wellington César Lima e Silva.
Márcio Fahel tem 42 anos e ingressou no MP em 1993. Atuou nas promotorias de Mucuri, Aurelino Leal, Ibicaraí e Itabuna, de onde foi promovido para Salvador em 2009.
No período em que foi promotor em Itabuna, teve atuação destacada em causas coletivas e exerceu papel decisivo em questões como a tentativa de privatização da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Além da Igreja Católica e partidos políticos, o promotor impediu que o ex-prefeito Fernando Gomes vendesse a empresa a franceses e italianos.
LISTA TRÍPLICE
O fato de Fahel ter sido o mais votado na disputa não é garantia de que seja o novo procurador-geral. Em 2010, Wagner escolheu o menos votado da lista tríplice para o cargo (relembre aqui). A decisão gerou reações.
À época, aqui no PIMENTA, Fahel comentou que as críticas à escolha do governador eram “insatisfações pessoais e ataques emotivos”. O escolhido foi justamente o procurador-geral Wellington César Lima e Silva. Nos dois períodos, Fahel foi secretário-executivo do MP e chefe de gabinete.

Tempo de leitura: < 1 minuto

ddd
Ricardo Xavier dá a “letra” aos jogadores (Foto Diário Bahia).

Debaixo de nuvens carregadas nesta tarde chuvosa, o presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier, apresentou a equipe azulina que disputará a Segundona do Baiano de Futebol (Série B). Na comissão técnica, nenhuma surpresa: o treinador será o mesmo com o qual o Azulino foi rebaixado em 2012, Gelson Fogazzi.
O elenco tem atletas com experiência internacional e jogadores vindos de São Paulo e Rio Grande do Sul. O presidente Ricardo Xavier disse ao Diário Bahia que o time terá todas as condições possíveis para tentar o retorno à elite do futebol estadual.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Comércio de Itabuna não abrirá na segunda e terça de carnaval.
Comércio de Itabuna não abrirá na segunda e terça de carnaval.

O comércio de Itabuna terá funcionamento especial no período da folia momesca. Seguindo convenções coletivas assinadas por representantes de patrões e empregados, as lojas – inclusive as do Shopping Jequitibá – fecharão nos dias 3 e 4 (segunda e terça de carnaval).
Os supermercados podem abrir na segunda (3), mas fecharão na terça (4).
As lojas poderão reabrir em horário normal na Quarta-Feira de Cinzas em horário normal. Porém, muitas preferem seguir o horário bancário. As agências vão abrir a partir do meio-dia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

dinheiroHá uma semana, usuários do SUS que procuram a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna para fazer exame de ressonância magnética não conseguem atendimento.
Ao chegar à recepção da unidade, recebem a informação de que a empresa prestadora do serviço (que é terceirizado) está há cinco meses sem receber. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde de Itabuna informa que os repasses estão em dia.
No meio da pendenga, o pobre usuário do SUS.

Tempo de leitura: < 1 minuto

augustoO deputado estadual Augusto Castro (PSDB) afirmou, na tarde desta segunda-feira (24), que considera  a crítica feita pelo deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) ao PSDB um sintoma de “tensão pré-eleitoral”.
“ O PT é nosso adversário em comum nas eleições para governador e presidente da República e o PSDB tem feito sua parte na construção de uma chapa forte das oposições, inclusive abrindo mão, nesse momento final, de ter seu próprio candidato ao governo da Bahia”, diz o tucano. Augusto declarou ainda que, “do mesmo jeito que está empenhado em garantir uma chapa vitoriosa no Estado, o PSDB baiano vai trabalhar para ter êxito nas eleições para a Presidência da República”.
O deputado observa que o processo pela unidade das oposições no Estado, iniciado com vários pré-candidatos sob a coordenação do prefeito de Salvador, ACM Neto, afunilou com Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM) e deverá ser concluído logo depois do Carnaval.
“Aquele que for definido como candidato ao governo terá total apoio do PSDB”, garante o deputado. No entanto, segundo ele,  o partido não abre mão de integrar a chapa majoritária com o nome do ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto.

Tempo de leitura: 2 minutos

helinton ceplacO diretor geral da Ceplac, Helinton Rocha, pode pensar em não fazer muito piseiro por essas bandas de agora em diante.
O homem, que também se faz conhecer pela alcunha de “Tom”, assumiu o cargo dizendo que tinha linha direta com a presidenta Dilma, “profunda conhecedora da Ceplac”, nas palavras dele, pisou feio na bola com os ceplaqueanos na semana passada. Mais uma vez.
Foi durante uma reunião com lideranças das diversas entidades de defesa dos funcionários do órgão, formadas por aliados dos deputados Josias Gomes e Geraldo Simões.
Para elogiar Geraldo, disse que Josias era um deputado “que não opera, e se porta de forma ambígua nas demandas da Ceplac”.
A declaração do diretor causou mal-estar para todos. “Para os aliados de Geraldo, que não precisa de uma puxada dessas, e para os de Josias, que têm consciência de que a luta pelos interesses da Ceplac fazem parte da agenda constante do parlamentar”, afirma um dos presentes à reunião.
Só para ilustrar, segundo esse ceplaqueano, foi Josias quem agendou a única reunião que o diretor teve com o ministério do Planejamento, quando ainda se falava em concurso para a Ceplac. “Logo ele, tão próximo da presidenta Dilma, não consegue sequer agendar uma reunião dessas”.
Os comentários dão conta de que, aos poucos, o diretor que chegou com a licença 007 – numa referência ao espião britânico James Bond –, vai se tornando um Zero Um, como na cena antológica do filme Tropa de Elite, de José Padilha. “Não demora e ele ‘pede pra sair’”, prevê o ceplaqueano indignado.
O problema é que na obra de Padilha, o Zero Um foi “desistido” pelo impiedoso Capitão Nascimento. Relembre a cena…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por meio do departamento de comunicação, o Exército negou que fuzileiros tenham lançado gás de pimenta contra alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na última sexta (21), por volta do meio-dia, quando um comboio de 5 veículos da tropa passou em frente à universidade.
Alunos que participavam de trote à margem da BR-415 afirmam que um dos fuzileiros atirou gás de pimenta contra o grupo.
Segundo o oficial de comunicação da 6ª Região Militar, Costa Neto, não houve “algum tipo de denúncia formal”que pudesse servir de base para investigação. Segundo ele, postagens no Facebook relatando o assunto teriam “contradições”.
Costa Neto disse que estava no primeiro veículo do comboio e não percebeu “nenhuma anormalidade ou conduta inadequada da tropa”. Ainda segundo o oficial, quando as viaturas se depararam com os estudantes, eles prontamente deram passagem. “Os nossos militares encararam com muita naturalidade a atividade dos alunos na rodovia”.
Ainda segundo o oficial de comunicação, “qualquer desvio de conduta não será admitido e qualquer denúncia formal recebida será prontamente investigada, sendo os envolvidos devidamente responsabilizados, de acordo com os preceitos legais vigentes”.

Tempo de leitura: 2 minutos

Parte da carga foi perdida devido a condições inadequadas de estocagem (Foto Pimenta).
Parte da carta foi doada, mas estava estragada (Foto Pimenta).

Cerca de dez toneladas de arroz doadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao município de Itabuna estragaram em um área da Secretaria de Assistência Social de Itabuna, na Avenida Inácio Tosta Filho. Apesar disso, o produto está sendo doado a eleitores e entidades assistenciais.
De acordo com funcionários ouvidos, o arroz tinha como destino o Restaurante Popular, mas as condições inadequadas de armazenamento estragaram boa parte da carga.
“O arroz não presta. Está cheio de gorgulho, mofo”, constatou dirigente de uma das entidades atendidas. O destino do produto tem sido o lixo.
Tanto pessoas carentes como dirigentes de entidades anotam que, curiosamente, não podem levar o produto em sua embalagem original. “Eles ordenam que levemos sacolas ou vasilhames para retirar o arroz, mas o produto já está ruim”.
Na última sexta, o PIMENTA esteve na sede da Assistência Social e constatou as condições precárias de armazenagem do arroz. O local é o mesmo onde, há quase quatro anos, um servidor municipal contraiu leptospirose e faleceu (relembre aqui).
Carro oficial transporta arroz já fora da embalagem (Reprodução Pimenta).
Carro oficial transporta arroz já fora da embalagem (Reprodução Pimenta).

Tempo de leitura: < 1 minuto
noblat 2
Trecho em que Noblat rebatiza Luiz Fux para Luís Fucks

O experiente colunista político Ricardo Noblat cometeu uma derrapagem em sua coluna publicada nesta segunda-feira (24) no jornal O Globo, com reprodução no soteropolitano A Tarde. Ao mencionar o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, Noblat o chamou de “Luís Fucks“.

No caso, o sobrenome acabou virando a conjugação de indecoroso verbo na terceira pessoa do singular, em inglês of course. Só não se sabe se o deslize foi um ato falho, tendo em vista a atuação do ministro na Ação Penal 470, popularmente conhecida como Ação do Mensalão.
Em certo sentido, o verbo demonstraria o que Fux fez com os réus.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Aldenes afirma que pretende dar transparência às ações do legislativo itabunense
Aldenes afirma que pretende dar transparência às ações do legislativo itabunense

A Câmara de Vereadores de Itabuna decidiu utilizar as redes sociais para estabelecer uma relação mais próxima com a comunidade. Agora, os internautas podem acompanhar o dia-a-dia do legislativo municipal por meio de um canal no Facebook (Facebook.com/Camaradeitabuna). Em breve, a casa pretende lançar no YouTube a TV Câmara Online, onde serão exibidos vídeos das sessões plenárias e de comissões técnicas.
São medidas que, segundo o vereador Aldenes Meira (PCdoB), presidente da Câmara, “contribuem para dar transparência e permitir  uma maior participação popular no acompanhamento dos trabalhos legislativos”.