A Banda Filhos de Jorge encerrará o carnaval antecipado de Serra Grande, balneário de Uruçuca, no sul da Bahia, neste domingo (23). A festa começou na última sexta-feira (21) e reúne atrações como Lordão, Adão Negro e Harmonia do Samba na praça do balneário.
O cálculo é de que a folia tenha atraído cerca de 15 mil pessoas, por noite, à bela Serra Grande. “Foi um carnaval fora de época com muito pagode, axé, reggae e arrocha. O importante é ter essa interatividade com os municípios vizinhos e elevar o nome do turismo da região para todo o país”, disse a prefeita Fernanda Silva.

A esperança passa a ser depositada no exercício da cidadania além do voto para forçar os gestores a sair da inércia.
Itabuna é uma cidade com tantas urgências, que chega a ser complicado falar de certas demandas. Muitos irão considerar adiável, por exemplo, a oferta de áreas de lazer e esporte, parques, quadras, ciclovias etc. No entanto, estas são necessidades que governo após governo têm negligenciado, enquanto a comunidade segue cada vez mais aprisionada, os filhos reféns de computadores e videogames; e os pais, dadas as circunstâncias, até aliviados pelos guris estarem em casa e não na rua.
O fenômeno dos “rolezinhos”, principalmente em São Paulo, foi sintoma de que a juventude da periferia clama por opções públicas de lazer. Esse sentimento não é peculiar à garotada de ermos bairros paulistanos. Um dia, fatalmente, tais sinais irão se manifestar em outros lugares, como Itabuna, uma cidade que, como todos estão cansados e entediados de saber, cresceu sem planejamento e qualquer preocupação com o bem-estar de seus moradores. E assim continua porque os governantes de plantão preferem olhar para trás, não por gostar de história, mas por uma crônica incapacidade de focar no futuro e planejar uma cidade decente.
O governo sempre dirá que precisa primeiro tapar os buracos, das contas públicas e das ruas, organizar as escolas e os postos de saúde, para depois, se der tempo e sobrar dinheiro, pensar no lazer da população. Seria uma forma de reproduzir a máxima de que “primeiro a obrigação, depois a diversão”, mas – à vera – o que pensar, se nem mesmo da “obrigação” se cuida a contento?!
Nesse ritmo, passam-se o tempo e os governos numa estagnação desesperadora, sem que o quadro se altere. E a cidade continua a crescer desorganizada, sufocada, travada, suja, desumana. Até a próxima campanha eleitoral, em que os prefeituráveis voltarão a prometer realizar o sonho de uma Itabuna melhor para todos.
Faz bem renovar a esperança e, de tempos em tempos, voltar a apostar no futuro. Porém, quando a frustração sucede a expectativa o resultado é a descrença. E não é outro o motivo que leva tanta gente às ruas para protestar, senão a convicção cada vez mais evidente de que os governos têm se mostrado incapazes de atender às aspirações dos governados.
A esperança passa a ser depositada no exercício da cidadania além do voto para forçar os gestores a sair da inércia.
Ricardo Ribeiro é advogado.
Coluna Tempo Presente (A Tarde)
A pretensão do PP de emplacar o major Márcio Branco, hoje um dos coordenadores de área, na direção geral do Detran esbarrou num probleminha para além das picuinhas políticas: o atual diretor, major Maurício Botelho, faz um bom trabalho e é pessoa reconhecidamente idônea.
Jaques Wagner quer saber qual é a razão por que querem tirá-lo.
Vai saber agora: politicagem. Branco é apadrinhado do deputado Ronaldo Carleto.

Num instante em que um grupo de petistas reúne coragem e argumentos para pedir-lhe que substitua Dilma Rousseff na urna eletrônica de 2014, Lula decidiu agir em sentido inverso. Em privado, voltou a desautorizar o coro do ‘volta, Lula’. Reafirmou seu apoio à presidente. Mencionou duas razões: 1) ela “tem direito de pleitear” a reeleição; 2) ela “tem todas as condições de ser reeleita.”
Lula se irritou com a retomada do assunto. No relato de um petista que diz ter testemunhado a irritação, o padrinho de Dilma ele classifica a pregação em favor do seu retorno como “uma burrice”. Para ele, em vez de perder tempo com tais “tolices”, o PT deveria se unir para ajudar Dilma a prevalecer no primeiro turno.
Na visão de Lula, os cultores do passado tendem a silenciar quando ele começar a percorrer o país pedindo votos para Dilma. Algo que planeja iniciar até o final de março.
Como tem feito há 13 anos, a comunidade da Ponta da Tulha, na zona norte de Ilhéus, organizará sua animada festa no período momesco. A folia, a partir do próximo sábado (1º), terá a irreverência dos blocos Barriga de Aluguel e As Kaprixosas, ambos sob a coordenação de Janilton Cirne (o Delegado) e apoio de Jane Borges.
As fantasias estão à venda e custam 20 reais. Interessados devem ligar para (73) 3656-9110 ou (73) 8846-8261.
Estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foram surpreendidos com jatos de spray de pimenta, na última sexta (21), lançados por um fuzileiro do Exército. Os estudantes faziam “pedágio” quando um comboio passou por eles, em frente à universidade.
Os jovens estudantes participavam de trotes e, no momento, homens estavam vestidos de mulher – era parte da recepção aos calouros. O fuzileiro (misógino?) parece não ter gostado de ver a rapaziada de saia e reagiu com spray. A ação nefasta ocorreu por volta do meio-dia.
– Jogaram [gás de pimenta] porque a gente tava fazendo pedágio, vestido de mulher – disse um dos estudantes ao PIMENTA.
Dois anos depois de fugir da cadeia pública de Almadina, Wellington Abutrab Moreira foi recapturado por policiais militares em Itabuna na madrugada deste sábado (22). Abutrab estava curtindo no Bar do Aterro, no centro comercial, e acabou flagrado com um revólver calibre 32, Taurus.
A guarnição da PM prendeu o fugitivo por porte ilegal de arma. Abutrab foi encaminhado para o Complexo Policial de Itabuna. O fugitivo estava entre os cinco detentos que serraram grades e escalaram a parede da delegacia de Almadina com uso de “teresa” (reveja aqui).
Familiares e amigos de Nadson Pereira de Almeida, de 14 anos, participam de missa de Sétimo Dia da morte do adolescente neste domingo (23). A missa será às 8h da manhã, na Igreja Menino Jesus, no Bairro Lomanto.
Nadson morreu no último domingo (16) após perseguição policial no Lomanto. De acordo com testemunhas, viatura da Polícia Militar tocou no fundo da moto, lançando o corpo do jovem à frente. Quando o corpo caiu no chão, o carro passou por cima do corpo. Nadson morreu ainda no local.
A morte do menor provocou revolta de moradores do bairro. Ônibus e carros de passeio foram incendiados no bairro e na BR-101 (relembre aqui).
A presidente Dilma Rousseff participou na manhã de hoje (22) da oficialização de dom Orani Tempesta como cardeal na cerimônia do Consistório, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O evento foi acompanhado por autoridades, delegações oficiais, fiéis e teve a presença do papa emérito de Francisco, Bento XVI.
A presidente também cumprimentou o cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta. Os 19 novos cardeais receberam do papa um anel, que é símbolo do compromisso universal com a igreja. Informações da Agência Brasil.
O pré-candidato petista ao governo da Bahia, Rui Costa, viu-se cercado por mulheres na plenária realizada neste sábado (22) em Itabuna. Conforme registrou o blog O Trombone, um “time de prefeitas” fez parte da mesa oficial do evento.
Durante a plenária, Rui ouviu apelos para que uma mulher seja sua companheira de chapa.
A nova pesquisa Datafolha praticamente não traz novidade em relação à última, realizada em novembro passado. Dilma Rousseff, do PT, manteve os 47% de intenções de voto, enquanto Aécio Neves, do PSDB, escorregou de 19% para 17%. Eduardo Campos, do PSB, saiu de 11% para 12%.
O Datafolha entrevistou 2.614 pessoas em 161 municípios na quarta (19) e quinta (20), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.Veja os resultados obtidos:
Cenário A
– Dilma: 47%
– Aécio: 17%
– Campos: 12%
– Brancos/nulos: 18%
– Não sabe: 6%
Cenário B
– Dilma: 43%
– Marina: 23%
– Aécio: 15%
– Brancos/nulos: 14%
– Não sabe: 5%
Cenário C
– Lula: 54%
– Aécio: 15%
– Campos: 9%
– Brancos/nulos: 15%
– Não sabe: 6%
Cenário D
– Lula: 51%
– Marina: 19%
– Aécio: 14%
– Brancos/nulos: 11%
– Não sabe: 5%
Com informações do G1.
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E A COMISSÃO DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DA OAB DA BAHIA vêm a público manifestar o seu repúdio à infame declaração do secretário municipal da Fazenda Mauro Ricardo, no dia 20 de fevereiro, que trouxe ao povo de Salvador – formado em sua maioria por afrodescendentes – a vergonhosa memória de violência, arbítrio e crime da escravidão.
Durante entrevista ao vivo a uma emissora de rádio local, ao ser questionado por um cidadão sobre a demora na cobrança de inadimplentes com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o secretário respondeu:”Antigamente se botava as pessoas no pelourinho pra poder pagar as suas dívidas. INFELIZMENTE hoje não é mais assim. Hoje é a Justiça. É a Justiça quem define e o prazo é o prazo estabelecido pela Justiça.”
A OAB da Bahia considera intolerável que – na cidade mais negra fora do continente africano – um gestor municipal lamente a abolição do pelourinho, poste colocado em praça pública onde se expunham e se castigavam os escravos insubmissos aos desmandos dos seus senhores, num espetáculo hediondo planejado para incutir medo nos corações dos que pensassem em se rebelar.
A OAB da Bahia considera inaceitável que uma autoridade do Executivo municipal venha à público lamentar a impossibilidade do uso de violência física na cobrança de tributos, prática há muito banida pelo direito e pela justiça, para o bem da civilização.
Em nome do direito e da justiça, e em defesa da população de Salvador, a OAB da Bahia ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) contra o escorchante aumento do IPTU, planejado e executado pelo secretário.
Honrando seu compromisso constitucional com a cidadania, a OAB da Bahia tem resistido firmemente a ataques covardes e antiéticos dirigidos contra a instituição e os seus representantes. E resistirá agora, ainda mais, ao escárnio da própria justiça e do direito e ao elogio de crimes que o tempo nunca apagará da nossa memória.
Deste modo, a OAB da Bahia proclama o seu mais veemente repúdio à declaração do secretário, reiterando à sociedade que se manterá em sua defesa, para que fatos como este não mais aconteçam.
Comissão de Direitos Humanos
Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial
Salvador, 22 de fevereiro de 2014
O pré-candidato do PT ao Governo Baiano, Rui Costa, reuniu mais de duas mil pessoas na AABB de Itabuna, hoje, para discutir propostas do plano de governo de sua pré-campanha. Cerca de 40 prefeitos sul-baianos e vários deputados e pré-candidatos também participaram da plenária, além do pré-candidato ao Senado Federal, o vice-governador Otto Alencar (PSD). A chapa majoritária governista ainda definirá o candidato a vice. O nome escolhido deve sair do PDT ou do PP.

Dentre tantas outras, uma trouxe preocupação ao governo: a doação de passagens e cestas básicas a uma aposentada sem a devida investigação social. Mas não é isso que tira o sono de Vane – e do próprio Trindade.
O detalhe mais importante é que a aposentada que aparece como tendo recebido o benefício no ano passado faleceu, veja só!, em 2008. Há um corre-corre, um jogo para esconder documentos…
Trindade está por um fio. Só não deixou a pasta porque o Bispo Marinho já avisou: se tirar Trindade, o ex-vereador Reginaldo Silva deverá ser o secretário. Como Vane não se bate com Reginaldo…
Após firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MP-BA), a Assembleia Legislativa da Bahia abre inscrições, na próxima terça (25), para concurso público com a finalidade de preencher 97 vagas em cargos de carreira.
As provas deverão ser aplicadas até abril e a homologação do resultado deve ocorrer até maio, conforme o termo de ajustamento. O legislativo baiano não fazia seleção pública para preencher vagas há mais de quatro anos.
A Fundação Getúlio Vargas será a organizadora do concurso da AL-BA.






























