O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), admitiu que sua equipe de governo ainda não se mostra capaz de atender às demandas da população. Na reunião para a qual convocou o secretariado, no sábado (1º), o prefeito disse que a administração tem todas as condições para avançar já a partir deste mês e estabeleceu prazo para o cumprimento de metas.
A maior prioridade, de acordo com o gestor, é área da Saúde. Vane chegou a convocar as demais secretarias a dar “mais apoio” ao setor da Saúde. Segundo ele, esse suporte intersetorial é importante para que as demandas da população sejam atendidas.
O prefeito deu prazo até abril para que os resultados apareçam, sempre enfatizando a saúde. “Encontramos uma situação de calamidade na saúde, incluindo desvio de finalidade nas aplicação de recursos que eram para reforma das unidades; mas essa parte já enfrentamos, agora é tempo de dar respostas e é isso o que eu exijo da minha equipe”, declarou Vane.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reavaliou as contas de 2012 do ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), que tinham sido rejeitadas no ano passado. A deliberação ocorreu nesta quarta-feira (5), na primeira sessão da corte realizada este ano.
O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, proferiu outro parecer após análise de novos relatórios anexados ao pedido de reconsideração. Segundo Marconi, o gestor “apresentou comprovação de que na Fonte Convênio houve excesso de arrecadação de R$ 1,5 milhão”. Esse valor, somado a outras fontes nas nas quais já havia sido apurado excesso de arrecadação, num total de R$ 22,3 milhões, além de decretos de adequações orçamentárias de R$ 9,1 milhões, confirma a existência de saldo superior aos créditos suplementares.
Com a nova análise, de acordo com Marconi, foi sanado o “apontamento feito no Parecer Prévio”. João Gualberto comemorou a decisão, afirmando que teve aprovadas todas as contas de seus oito anos como prefeito de Mata de São João. Com informações do Bahia Notícias.
O Conselho Municipal de Cultura de Canavieiras foi instalado nesta quarta (5), após nomeação e posse dos cinco membros: Ary Santana Coutinho, Denyse dos Santos Reis Carvalho, Durval Pereira da França Filho, Eunice Maria Castro e Maria José Andrade Reis. Agora, o município está entre os poucos do Território Litoral Sul que possuem conselho de cultura (relembre matéria).
A lei de criação do colegiado foi sancionada pelo prefeito Almir Melo em dezembro do ano passado, integrando o Sistema Municipal de Cultura. Segundo o secretário da Cultura, Jorge Carvalho, o Sistema tem a finalidade de estimular o desenvolvimento municipal com o exercício dos direitos culturais, promovendo a economia da cultura e o aprimoramento artístico-cultural no município.

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul deu nesta quarta-feira (6) o primeiro passo para mudar a forma como é calculada a correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), após decidir que o julgamento das ações sobre o caso valerá para todos os trabalhadores que aplicam no fundo –os que têm carteira assinada.
O ponto central é discutir o aumento do reajuste anual do FGTS.
Até agora, as decisões da Justiça eram pontuais, para decidir os casos apenas de quem havia ingressado com ações. As decisões favoráveis aos contribuintes –ainda em primeira instância– determinavam a correção por um índice de inflação, como o IPCA (o oficial), maior que a TR (Taxa Referencial), usada na composição do reajuste atual.
As ações solicitam que, além da remuneração anual de 3%, já paga hoje –e que seria mantida– o saldo do FGTS seja atualizado também por um índice de preço, e não pela TR.
O juiz Bruno Brum Ribas, da 4ª Vara Federal de Porto Alegre (RS), recebeu hoje a ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União. De acordo com o despacho do magistrado, as decisões proferidas ao longo do processo terão validade para todo o país.
Leia a íntegra aqui

Enquanto as praias mais simples de Barra Grande e Porto Seguro oferecem cadeiras e até poltronas confortáveis, artesanais ou de design arrojado, a maioria das barracas de praia de Ilhéus ainda oferece uma estrutura física de deixar qualquer cidadão entristecido
#novantagem Recebo emails com promoções de passagens o dia todo, todos os dias, e quase nunca vejo Ilhéus na parada. Dificilmente uma companhia aérea inclui Ilhéus nas suas listinhas promocionais. A conta é simples: se é mais fácil e mais barato sair do estado ou do país por Salvador, chegar também é. Comuniquem-se com o mundo, autoridades!
#noatração Se o Batuba Beach não produzisse aquelas festinhas de final de ano, com atrações conhecidas nacionalmente, o que seria do verão de Ilhéus? Chega meado de janeiro e fevereiro e não há o que fazer por lá. Em dias normais, às 23 horas não há onde gastar a energia que a gente guarda durante o ano para gastar nas férias. Apenas uma casa noturna lotadíssima faz a alegria da galera. Nos demais bares, restaurantes e pizzarias chegam ao ponto de apagar as luzes para que o cliente “entenda” que está na hora de tirar a soneca. Invistam, autoridades!
#noconforto Se o turista ilheense quiser conforto nas belíssimas praias, que leve sua cadeirinha de casa. Enquanto as praias mais simples de Barra Grande, Morro de São Paulo e Porto Seguro oferecem cadeiras e até poltronas confortáveis, artesanais ou de design arrojado, a maioria das barracas de praia de Ilhéus ainda oferece uma estrutura física de deixar qualquer cidadão entristecido, com cadeiras de plástico emprestadas das cervejarias, muitas danificadas. Isso, claro, quando não somos surpreendidos com banquinhos de madeira com um preguinho enferrujado aparente. Organizem a parada, autoridades!
#noinvestimento Se o turista ilheense, hospedado no centro da cidade, tiver vontade de praticar algum esporte ao ar livre, ele que se organize para fazê-lo antes das 17h. A Avenida Soares Lopes, dona de uma área belíssima e aconchegante para caminhadas e corridas, fica completamente escura ao anoitecer. Acendam a luz do progresso, Autoridades!
Manu Berbert é publicitária e colunista do Diário Bahia.
O tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, 30 anos, um dos militares que passaram mal durante um curso da Polícia Militar em dezembro de 2013, morreu na tarde desta terça-feira, 4. Ele veio a óbito por falência múltipla dos órgãos, informou a assessoria do Hospital São Rafael, onde estava internado desde o dia 17 de dezembro.
A Polícia Militar enviou à imprensa uma nota de pesar lamentando a morte de Joserrise. O tenente já estava na corporação havia seis anos. A PM também informou que o inquérito aberto para apurar o caso já passou pela fase de oitiva, foi enviado para conclusão e aguarda os resultados dos laudos periciais. Confira a íntegra da nota abaixo.
Além dele, que sofria de problemas hepáticos, outros três policiais passaram mal durante o curso, sendo que os soldados Luciano Fiuza de Santana, 29 anos, e Manoel dos Reis Freitas Júnior, de 34 anos, morreram. Já o soldado Paulo David Capinam da Silva Pedro, 26 anos, recebeu alta no dia 19 de dezembro.
Leia mais n´A Tarde
Após o sucesso da plaquinha de um banheiro privado, no Centro Histórico de Porto Seguro, os donos do modesto toalete resolveram dar uma turbinada no reclame. Por lá – e por enquanto, não há taxa para a flatulência…
O Jornal Bahia Online traz as versões de tupinambás e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre o caso de uma criança de dois anos que, no domingo (2), foi resgatada por policiais federais na região de mata da Fazenda São José, na Serra do Padeiro, entre Una e Buerarema.
A Polícia Federal entregou a criança ao Conselho Tutelar de Ilhéus, enquanto o Cimi e lideranças tupinambás afirmam que o menino foi sequestrado. Conforme ofício, agentes da PF foram à fazenda para averiguar se a propriedade havia sido invadida por “criminosos foragidos da Justiça”. Confira matéria completa aqui.
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) consertou a rede de esgoto que havia estourado na Rua Francisco Benício, no cruzamento com a Avenida Juracy Magalhães, no Alto Mirante, em Itabuna. O serviço foi executado ontem (4).
Uma equipe da Emasa esteve no local no sábado à tarde (1º), após denúncia de moradores no PIMENTA, quando ficou constatada a necessidade de serviço de escavação para, além de desentupir a rede, fazer a troca de manilhas e tubos.
Geovar Soares, da equipe de manutenção em saneamento básico, informou que foram trocados 30 metros de rede e substituídas manilhas de barro antigas por tubos reforçados. Já o calçamento da via deve ser restaurado nesta quarta (5).
Lepo, lepo, do Psirico, é candidata a música mais tocada do carnaval baiano, mas acaba de ganhar uma resposta que já foi vista mais de 110 mil vezes no Youtube em menos de 12h. A criação de Amanda Valverde, de Brasília, bombou nas redes sociais e agradou, principalmente, o público feminino. A jovem havia conquistado fãs com uma versão resposta para Foi daquele jeito.
A letra-resposta para Lepo, lepo revela uma fêmea traída que dá a volta por cima e manda o “finado” procurar a “louca” com que ele foi flagrado. E, na sequência, despeja: “E hoje eu tenho carro // eu tenho teto // e já não ouço mais o seu lero lero //Mereço mais que “lepo lepo”. Confira o vídeo:
O jornalista Antônio Lopes lançará na próxima quinta-feira (6), às 19h, na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), a nova edição do livro de crônicas Luz sobre a memória. O livro foi lançado em 2001.
O escritor apresenta novidades nesta edição. Às 34 crônicas da edição anterior, somam-se outras duas, inéditas.
Gustavo Felicíssimo, da Editora Mondrongo, informa que as crônicas foram feitas para o atual momento e as demais foram atualizadas em sua linguagem por Lopes.
A nova edição teve grande lançamento na Casa da Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, em dezembro.
A obra tem apresentação do saudoso Marcos Santarrita, que coloca o jornalista Antônio Lopes entre grandes nomes da crônica brasileira, dentre eles Machado de Assis e Fernando Sabino.
Dois carros colidiram na Avenida Fernando Cordier (Beira-Rio), no centro de Itabuna, por volta das 19h30min desta terça (4). Um dos veículos virou e foi parar a menos de dois metros do Pretexto Bar, localizado na esquina da Fernando Cordier com a Rua Sóstenes de Miranda. A colisão lateral envolveu um Fiat Siena (NZC-8560) e um GM Ônix (DUR-5670). Ambos seguiam em direção à Praça Otávio Mangabeira (Camacã).
Um dos ocupantes do Ônix disse que o veículo entraria na Sóstenes de Miranda, quando o motorista percebeu a aproximação rápida do Fiat Siena e desfez a manobra para tentar evitar a colisão. “O carro bateu na lateral e subiu no pneu [do Ônix] em seguida”, afirmou. O trânsito ficou parcialmente interditado no sentido centro-Jardim do Ó por aproximadamente 30 minutos.
A colisão assustou clientes do Marco Sam e do Pretexto Bar, dentre eles o ex-vereador Roberto de Souza e o vereador Ruy Machado, que conversam em um dos bares na esquina da Fernando Cordier com a Sóstenes de Miranda, o Marco Sam.
Após a colisão entre o Siena e o Ônix, um motociclista e a carona ficaram machucados ao seguirem pela Beira-Rio, enquanto um curioso parava o carro e abria a porta para ver o acidente.

– A democracia imperou na votação dos diretores – disse Robson Pinto, diretor da Escola ACM.
A jornada na rede ficou definida para o período de 6 a 7 de março e 22 do mesmo mês. O início das aulas na rede estadual está previsto para 10 de março. Para Robson, as datas definidas não representam “prejuízo aos docentes e educandos”.

Organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), com o apoio da Amurc e do (Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi (Ciapra), o encontro de orientação está programado para a próxima sexta-feira (7), das 8 às 18 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus.
Haverá discussões sobre despesas de pessoal com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, transparência e controle, orientações sobre prestação de contas e os principais pontos que levam à rejeição de contas.
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no local do evento.
Uma paciente internada há 20 dias no Hospital São Lucas, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, necessita com urgência de sangue do tipo “A” negativo. De acordo com o hospital, a paciente apresenta quadro de anemia.
Os doadores devem se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa e fazer a doação em favor de Thayane Dias de Almeida. O Banco de Sangue funciona em um prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho e atende de segunda a sexta, das 7 às 17 horas, e aos sábados, das 7h às 13h.
Além de sangue “A” negativo, a Santa Casa também está com baixos estoques do sangue do tipo “O”, com o mesmo fator RH. Segundo a instituição, a quantidade de bolsas disponíveis não tem sido suficiente para atender a uma demanda que vem crescendo nas últimas semanas.






























