Tempo de leitura: < 1 minuto

Empresa terá que retirar entulho despejado na pista do aeroporto (foto Wilson Oliveira / Ascom)
Empresa terá que retirar entulho despejado na pista do aeroporto (foto Wilson Oliveira / Ascom)

Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) confirmaram a denúncia de que uma empresa de construção estava descartando entulho na pista do aeroporto de Itabuna. A informação foi publicada no sábado (1º), pelo PIMENTA.
A empresa responsável pela irregularidade se comprometeu a fazer a limpeza da pista e o nivelamento do entulho que foi colocado nas laterais. O compromisso foi firmado com a prefeitura e representes do Aeroculube de Itabuna. Segundo nota do governo municipal, o nivelamento atende a uma necessidade do aeroclube, que já havia reivindicado a terraplenagem da área.
Segundo o presidente do aeroclube, Francisco de Assis Lima Menezes, nenhuma empresa está autorizada a descartar material naquela área. O descarte de material em qualquer área de Itabuna só pode ser feito mediante autorização do poder público e seguindo as diretrizes do Código de Obras e de Posturas e da Lei nº 2.195/2011, que estabelece a Política Ambiental do Município. Os dispositivos preveem multa e outras punições contra o descarte irregular de entulho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Personagens Félix (Matheus Solan) e Niko (Thiago Fragoso) terminaram novela juntos.
Personagens Félix (Matheus Solan) e Niko (Thiago Fragoso) terminaram novela juntos.

O primeiro beijo gay em uma novela da Rede Globo (Amor à vida) levou o deputado estadual Pastor Isidório (PSB) a apresentar, na Assembleia Legislativa baiana, moção de repúdio à emissora dos Marinho.
No último capítulo da novela, na sexta (31), os personagens Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Matheus Solano) selam a união gay com um beijo na boca. O deputado considerou a cena inapropriada para o horário em que foi exibida (faixa das 21h).
O parlamentar alega, ainda, que a Globo vem promovendo campanha contra conceitos éticos, morais e religiosos ao exigir cenas “tão fortes de sexo, beijos entre homossexuais, traições conjugais, homicídios e tentativas de homicídios, assédio moral, humilhação, dentre outras”.
Para o deputado, o que a emissora vem fazendo é “atentado violento ao pudor”. Segundo Isidório, a ação judicial terá a finalidade de promover “reparação e o respeito à família tradicional”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Professora aparece em cena de sexo com aluno (Reprodução).
Professora aparece em cena de sexo com aluno (Reprodução).

Um dos tios do adolescente que aparece em vídeo com a professora Mônica Souza Santos, de 30 anos, afirmou que o rapaz “está traumatizado” com a repercussão do caso. Leandro Silva disse ao Correio que a família não comentará o caso.
Na semana passada, Mônica, que é estudante de Direito, trabalhava como contratada do município de Palmas de Monte Alto e dava banca no município. O vídeo, segundo ela, foi gravado há um mês, quando orientou o estudante a ter cuidado com a gravação. A professora responderá à acusação de estupro de vulnerável.
Segundo o tio, o adolescente de 13 anos estuda em Guanambi, terra natal da professora flagrada no vídeo com as cenas de sexo oral (confira aqui). O advogado de Mônica, Custódio Lacerda, disse considerar “precipitado” dizer que o caso se configure “estupro de vulnerável”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Abrigos de ônibus da Uesc: cobertura ameaça cair e ferrugem danificou assentos.
Abrigos de ônibus da Uesc: cobertura ameaça cair e ferrugem danificou assentos.

Abrigos de ônibus instalados na área externa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) tornaram-se uma ameaça devido à falta de manutenção. Os assentos estão enferrujados e a cobertura corre risco de desabar na cabeça de quem se dispõe a esperar pelo busão em um desses abrigos.
Os locais são utilizados para propaganda de empresas, o que leva um aluno a questionar quem está explorando estes espaços (se o DCE, que foi a entidade que batalhou pela construção dos abrigos)? E, se há exploração comercial, por que este dinheiro não é revertido para a manutenção dos abrigos?

Tempo de leitura: < 1 minuto

Geraldo está entre os primeiros em número de discursos.
Geraldo está entre os primeiros em número de discursos.

O ranking dos deputados federais que mais sobem à tribuna para expor sobre problemas nacionais ou regionais tem um baiano na liderança: Amauri Teixeira (PT).
Na sequência, levando em conta apenas a bancada baiana, aparecem Alice Portugal (PCdoB) com 119 discursos. O PT segue nas posições seguintes com Valmir Assunção (115), Geraldo Simões (114) e Afonso Florence (114).
A oposição aparece com a metade do espaço ocupado na tribuna, com Jutahy Júnior (PSDB), que discursou 57 vezes durante o ano, número próximo ao de Claúdio Cajado (DEM), 54, e Antônio Imbassahy (PSDB), 27.
BANCADA DO “SILÊNCIO”
Já a “Bancada do Silêncio” é liderada por Marcos Medrado (SDD), que não subiu à tribuna uma vez sequer em 2013. Na sequência, vêm Erivelton Santana (PSC) e Luiz Argôlo (SDD), que se pronunciaram apenas duas e quatro vezes, respectivamente. Com informações do Bahia Notícias.

Tempo de leitura: < 1 minuto

vane-aldenes

Apesar das divergências em torno do projeto de lei que cria a meia passagem, o clima parece ser de paz entre o presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), e o prefeito Claudevane Leite (PRB). Tanto que recentemente o comunista, que é pré-candidato a deputado estadual, teve aval do prefeito para cabalar apoio entre lideranças evangélicas, meio sobre o qual Vane exerce influência.
Por esses dias, o vereador também visitou a comunidade terapêutica Renascer, que é coordenada por  Cida Leite, esposa do prefeito. Ele foi recebido pela própria primeira dama, com todas as honras, e conversou com internos e parentes destes.
Aldenes elogiou o trabalho realizado pelo Renascer na recuperação de dependentes químicos e disse defender o apoio do poder público à ampliação do número de centros terapêuticos e fortalecimento dos que já existem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Se alguém tem dúvida de como são escolhidos os “aprovados” em seleções públicas simplificadas pela Bahia afora, o vereador Roque do Sesp, em Ilhéus, ajuda a dar uma clareada.
O vereador conversa com cabo eleitoral e negocia uma vaguinha na seleção pública da Saúde, promovida pela Prefeitura de Ilhéus. Os diálogos foram capturados pelos sites Ilhéus 24h e Blog do Gusmão.
A eleitora pede ajudinha de Roque na seleção e ele informa que até procurou fazer contato, mas não obteve sucesso. Os diálogos colocam a seleção da saúde sob suspeição.

Conversa revela seleção no velho método QI (Quem Indica).
Conversa revela seleção no velho método QI (Quem Indica).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Primeiros 500 estudantes são beneficiados com passe livre.
Primeiros 500 estudantes são beneficiados com passe livre.

Cerca de 500 estudantes foram os primeiros beneficiados com o passe livre no sistema de transporte público de Teixeira de Freitas. Ontem (3) eles receberam as carteiras. O benefício vale para estudantes das redes municipal, estadual e federal e universitários do Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que tenham registro no CadÚnico.
O cadastro pode ser feito na sede da Secretaria de Assistência Social de Teixeira de Freitas, na Avenida Getúlio Vargas. A adoção do passe livre no município do extremo-sul baiano ficou definida no semestre passado, após as manifestações de rua promovidas em junho.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Expedição reuniu participantes de Ilhéus, Una e Canavieiras.
Expedição reuniu participantes de Ilhéus, Una e Canavieiras.

Canavieiras, no Sul da Bahia, está aproveitando suas potencialidades com a criação de um novo roteiro turístico, a Expedição pelo Rio Pardo, no qual alia ecologia, aventura e história. A primeira atividade foi no último domingo (2).
Reunindo participantes de Ilhéus, Una e Canavieiras, a expedição teve como ponto de partida o berço da cacauicultura sul-baiana, a Fazenda Cubículo. A Primeira Canoagem do Rio Pardo teve dez quilômetros de remada até o cais do porto.
Secretário de Esporte e Turismo de Canavieiras, Fernando Volpi diz que a expedição prevê um traçado ainda mais rico, com os participantes largando de Mascote e descendo pelo Rio Pardo até Canavieiras. Volpi enfatiza que as diretrizes da Bahiatursa estimulam a criação de novos produtos turísticos – e estes não devem se limitar apenas a praia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Geddel: turbinado pelas inserções na TV.
Apesar de haver forte tendência de que o candidato da oposição ao Governo da Bahia seja Paulo Souto (DEM), o PMDB ainda trabalha para emplacar o nome de Geddel Vieira Lima.
Uma das questões é que o peemedebista ainda rejeita a opção da candidatura ao Senado, entre outros motivos porque é improvável que alguém derrote Otto Alencar nessa disputa. Mas o argumento mais forte do PMDB é o de que um eventual pleito entre Paulo Souto e Rui Costa provocará comparações que não favorecem o candidato do DEM.
“Se você pegar os investimentos durante os dois governos de Paulo Souto e comparar com os dois de Wagner, o petista, por incrível que possa parecer, ganha em praticamente todos os itens”, afirma uma fonte que pede o anonimato.
Como se vê, a briga por essa candidatura promete.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Alexandre foi atingido quando retornava para casa (Reprodução Plantão Itabuna).
Alexandre foi atingido quando retornava para casa (Reprodução Plantão Itabuna).

Duas pessoas ficaram feridas e uma morreu em um tiroteio próximo à Igreja Sagrada Família, no São Pedro, em Itabuna, ontem à noite. Alexandre José da Silva, 19 anos, foi atingido por oito tiros nas costas, segundo a Polícia Militar, e morreu no local. Ele trabalhava em uma distribuidora de água.
Elias Santos Machado, de 20 anos, foi atingido na face. Encaminhado ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, ele não corre risco de morte. O tiro atingiu a face da vítima, de raspão. Elias afirmou à polícia que tentou fechar a janela ao ouvir os disparos, quando acabou sendo atingido. Um jovem de 15 anos também foi atingido.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Mosquito da dengueA Secretaria de Saúde de Itabuna fez mais um Levantamento de Índices Rápidos de Aedes aegypti (LIRAa) no final da semana passada. A expectativa era para números superiores aos 27,5% registrados no início de dezembro.
Os dados devem ser conhecidos divulgados, oficialmente, até a próxima quarta (5).
O percentual de imóveis infestados por larvas do mosquito da dengue em dezembro era mais de 26 vezes superior ao aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O caso de dengue hemorrágica, há duas semanas, despertou a atenção de autoridades no município.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma professora que dava aula de reforço escolar a um aluno de 13 anos em Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, aparece em vídeo fazendo sexo oral no estudante. O caso é investigado pelo Conselho Tutelar, Polícia Civil e Ministério Público da Bahia (MP-BA).
A professora tem 30 anos, é formada em Educação Física e estuda Direito e foi identificada como Mônica Souza dos Santos. Com a repercussão do vídeo, decidiu retornar para a cidade natal, Guanambi, onde se apresentou à polícia hoje (3). De acordo com o depoimento na 22ª Coordenadoria de Polícia, o vídeo foi gravado há cerca de um mês. O caso começou a ser investigado na semana passada.
A professora pode responder por estupro de vulnerável. Na gravação, ela aparece pedindo ao aluno para que tenha cuidado com a gravação, feita em um telefone celular. As imagens trazem a profissional masturbando o estudante. A gravação é interrompida quando ele pede para iniciar a penetração.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Terreno Avenida IlhéusUm terreno ao lado da Igreja São Judas Tadeu, na Avenida Ilhéus, Alto Mirante, em Itabuna, está tirando o sono da vizinhança. O mato tomou conta do local e uma lagoa se formou, atraindo vários tipos de insetos. Ratos, rãs e muriçocas são os novos “vizinhos” do pedaço. Os moradores de áreas próximas cobram posição do governo municipal, pois acreditam que a água acumulada no terreno pode se tornar criadouro do Aedes aegypti, o mosquito da dengue.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Paulo_SoutoEnquanto a situação discute o vice (ver nota abaixo), a oposição define seu candidato ao governo. E o nome é o do ex-governador Paulo Souto (DEM), fato praticamente irreversível. Na sexta-feira (31), o prefeito de Salvador, ACM Neto, venceu os últimos senões do correligionário e, após a conversa, o próprio Souto passou a falar como candidato, sem as reticências de antes.
O anúncio oficial somente não ocorrerá logo, porque falta aparar as arestas com o PMDB e estabelecer o papel de Geddel Vieira Lima no processo sucessório. O peemedebista já avisou que não gostaria de ser candidato ao Senado, o que é uma preocupação.
A ordem no grupo é evitar qualquer risco de rachadura no casco do navio oposicionista.