Tempo de leitura: < 1 minuto

Chico de Gois | O Globo

O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei complementar que abre a possibilidade para criação de novos municípios por intermédio das Assembleias Legislativas dos estados. A matéria havia sido aprovada pela Câmara em junho deste ano, mas, como foram feitas alterações, uma vez que o projeto era originário do Senado, retornou para que os senadores analisassem as mudanças. O projeto de lei tramitava no Congresso desde 2002. Votaram favoravelmente à proposta 53 senadores; cinco foram contrários e três se abstiveram.

A farra da criação de novos municípios havia sido interrompida em 1996, quando uma emenda constitucional exigiu a aprovação de lei federal que definisse novos critérios para criação, incorporação, desmembramento de novas cidades.

Tempo de leitura: < 1 minuto

lannsA derrubada de árvores na praça do Jardim Primavera, em Itabuna, gerou revolta entre moradores e líderes comunitários (veja aqui e aqui). Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lans Almeida, o corte foi necessário porque as plantas estavam oferecendo riscos à estrutura das residências próximas à praça e, também, às redes elétrica e de drenagem.

Lans também afirmou, por meio de assessoria, que a derrubada foi autorizada após análise feita por um biólogo da própria secretaria. Uma árvore conhecida popularmente como sombreiro mexicano também será eliminada, conforme o secretário, por estar apodrecendo por dentro.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Luiz Felipe Silva de Queiroz, 19 anos, foi baleado e morto na noite desta quarta-feira, 16, na Rua da Linha, centro de Ilhéus. Segundo informações do site Ilhéus 24h, o rapaz tentou assaltar um salão de beleza, mas foi surpreendido com a presença de um policial militar no local.

O PM deu voz de prisão, mas o assaltante teria reagido e atirado, sem atingir o policial. Este, contudo, acertou um tiro no abdome do assaltante.

Segundo o site, o policial, que não foi identificado, aguardou o registro da ocorrência no local.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Homens da prefeitura promoveram a derrubada de árvores.

O advogado e tenente da Polícia Militar, Tácio Dê, representante da Associação de Moradores do bairro Jardim Primavera, protestou contra o corte de árvores em praça da comunidade. A medida foi tomada pela Prefeitura, sob alegação de que houve pedidos de moradores da área.

Segundo Tácio, que classificou a atitude como “desastrosa”, a associação e “toda a comunidade” foram pegas de surpresa. O representante declarou já ter solicitado à Prefeitura que não autorize novos cortes de árvores no bairro e criticou a ação executada à revelia do conjunto dos moradores.

“Repudiamos a ação individual e imperativa de quem se diz prejudicado, sem levar a situação à coletividade em busca da melhor solução”, condenou. Ele disse ainda que a associação estará atenta para impedir que fatos semelhantes voltem a ocorrer.

Tempo de leitura: < 1 minuto

De acordo com a reportagem do Correio da Bahia, a delegada Jussara Souza, da 7ª Delegacia Territorial de Salvador, negou que a médica Kátia Vargas Leal tenha tentado fugir na noite desta quarta-feira, 16. A médica permanece internada no Hospital Aliança e deverá ser presa assim que receber alta, por força de uma preventiva decretada pela justiça.

Kátia Leal é investigada pela autoria de duplo homicídio, cometido contra os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias. Na sexta-feira, 11, os dois seguiam em uma moto pela Avenida Oceânica, na capital, quando quando foram perseguidos pela médica, que dirigia uma Sportage. A perseguição teria ocorrido após um incidente no trânsito e acabou com o carro atingindo a traseira da moto, de maneira proposital, segundo afirmam testemunhas e sugerem as imagens do sistema de monitoramento do tráfego.

A delegada disse ao Correio que o mandado de prisão contra a médica não tem prazo para ser cumprido. Um laudo do Departamento de Polícia Técnica afirma que Kátia Leal já poderia ter recebido alta, mas o boletim médico do Aliança recomendou ontem (16) um período de observação de 24 a 48 horas.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Forno de micro-ondas e tablet estão na nova lista

Da Agência Brasil

Os mutuários do Programa Minha Casa Melhor, que financia a compra de móveis e utensílios domésticos pelos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, poderão comprar mais tipos de produtos. Em reunião extraordinária, o Conselho Monetário Nacional (CMN) incluiu fornos de micro-ondas, móveis para cozinha, estantes ou racks e tablets na lista de produtos que podem ser financiados pela linha de crédito.

Os preços máximos dos itens que podem ser financiados foram os seguintes: R$ 800 para tablets, R$ 350 para micro-ondas, R$ 600 para móveis de cozinha e R$ 350 para estantes e racks. De acordo com o Ministério da Fazenda, a inclusão desses itens atende a uma demanda dos beneficiários do programa por novos produtos.

O CMN também reajustou os valores limites para aquisição dos produtos que já estavam na lista do Minha Casa Melhor. Segundo a Fazenda, o aumento do limite estimula a competição entre os fabricantes e permite que o comprador tenha mais opções disponíveis e possa comprar produtos de melhor qualidade.

Leia mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia perdeu por 2 a 1 para o Flamengo nesta quarta (16), no Maracanã (RJ). Os gols aconteceram somente no segundo tempo. O resultado foi ruim para o Esquadrão de Aço, que perdeu a chance de descolar-se da Zona de Rebaixamento.

André Santos cruzou na medida para Paulinho abrir o placar. Jogo caminhando para o final e pressão tricolor. Fernandão recebeu de Souza e fuzilou o goleiro Felipe com um chute cruzado, empatando o jogo, aos 33min. Mas aí aparece, no finalzinho, aos 40min, o “Rei do (novo) Maracanã”, Hernane: Flamengo 2 x 1 Bahia, após cruzamento – “no limite” – de Léo Moura.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Médica tentou fugir de hospital, segundo TV.
Médica tentou fugir de hospital, segundo TV.

A TV Record/Itapoan divulgou no início da noite de hoje que a média Kátia Vargas tentou fugir do Hospital Aliança, onde está internada desde a última sexta (11). A médica é acusada de provocar, intencionalmente, a colisão que matou os irmãos Emanuel e Emanuele Gomes Dias, em Salvador (relembre aqui).

De acordo com as notícias divulgadas pela emissora, a médica tentou fugir em uma ambulância do Samu 192. A fuga só não ocorreu por causa do chefe de vigilância do hospital.

O Ministério Público Estadual investiga porque a médica foi levada para o hospital privado, pois deveria ter sido encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). No entendimento da promotoria, houve privilégio à médica.

Emanuel e Emanuelle morreram após colisão intencional (Reprodução).
Emanuel e Emanuelle morreram após colisão intencional (Reprodução).

DELEGADA NEGA QUE MÉDICA TENHA TENTADO FUGIR DE HOSPITAL

Tempo de leitura: 2 minutos

josivaldo gonçalvesPor 13 a 10, o sindicalista Josivaldo Gonçalves foi eleito, há pouco, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CSMI) em disputa contra a chapa encabeçada pela enfermeira Gisleide Lima Silva. O pleito ocorre meses depois de uma tentativa de golpe por parte do Governo Vane (relembre aqui).

A chapa vencedora é formada, ainda, pelo comerciário Francisco Gomes Filho, a bancária Liamara Bricídio e o secretário de Assistência Social de Itabuna, José Carlos Trindade. A composição é governista, mas Josivaldo Gonçalves assume o cargo com discurso de “independência”.

Um dos mais duros difíceis desafios dos novos conselheiros será decidir quanto ao retorno da Gestão Plena e o que é necessário para que o município volte a administrar os recursos da média e alta complexidade em Saúde. É uma bolada anual que pode chegar a, aproximadamente, R$ 140 milhões. Ainda comemorando a vitória, Josivaldo concedeu rápida entrevista ao blog, por telefone.

BLOG PIMENTA – Quais serão os primeiros desafios do novo conselho?

JOSIVALDO GONÇALVES – O desafio é trabalhar para que o conselho volte à normalidade. Temos para analisar o Plano Ação da Saúde, votar a prestação de contas [dos ex-gestores da Saúde] e decidir sobre o retorno da Gestão Plena.

PIMENTA – A chapa eleita é encabeçada por membros do PCdoB ou do governo. Como vai agir o novo conselho? Será governista, também, nas ações?

JOSIVALDO – A linha nossa vai ser pela lisura e moralidade. Quando o governo assumiu, nós [agentes de saúde e agentes de combate à dengue] fizemos greve e manifestação. Mostramos que somos aliados, mas agimos com independência.

PIMENTA – Mas o Conselho terá também independência?

JOSIVALDO – Sim. Não negamos que somos do PCdoB, mas a posição é de independência. Aprovaremos o que for bom, positivo para a cidade.

Tempo de leitura: < 1 minuto

empregoOs dois maiores municípios do sul da Bahia fecharam setembro no vermelho, apesar do Brasil ter apresentado um dos melhores saldos de novos empregos dos últimos anos. Itabuna cortou 26 postos de trabalho. Ilhéus atingiu 219 no mês passado.

O saldo negativo é ainda maior quando se leva em conta os nove primeiros meses do ano. Itabuna cortou 399 vagas de emprego com carteira assinada no período. Ilhéus foi além: 407.

O desemprego em Ilhéus em setembro foi puxado pelo setor da construção civil, que cortou 189 vagas formais. O mesmo setor abriu 9 postos de trabalho em Itabuna no último mês.

Nas duas cidades, o saldo em nove meses na construção civil é negativo:  corte de 86 vagas em Ilhéus e 106 no município vizinho.

Os resultados auferidos em 2013 estão entre os piores dos últimos dez anos, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em Itabuna, apenas o setor de serviços fechou o mês de setembro com ‘boa’ folga: 78 novas vagas.

A área industrial cortou 80 vagas em setembro e 486 no ano. O comércio apresentou saldo negativo de 35 vagas no mês passado. No acumulado de janeiro a setembro, menos 36 vagas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Maurino Júnior, Andrei Sansil, Murilo Pitombo e Jonatas Davi estreiam, no próximo sábado, às 14h, na Rádio Jornal de Itabuna, o programa Pirão Baiano. O quarteto já trabalha com rádio, internet e TV e agora traz uma proposta similar a de programas de grande sucesso no eixo sul-sudeste do País, a exemplo do Pânico, da Jovem Pan, e do Pretinho Básico, da Atlântica FM.

Segundo os “pirões”, o programa não terá roteiro, porém, terá quadros pré-programados (Piadas do John, entrevistas do Repórter Enviado e comentários de esporte de Murilo Pitombo).

O internauta também vai poder acompanhar o programa pela internet no site da emissora ou pelo Ilhéus24h. A interatividade com o ouvinte também vai rolar pela internet, via Facebook, onde serão mostrados os bastidores do Pirão Baiano.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Homens da prefeitura promoveram a derrubada de árvores.
Homens da prefeitura promoveram a derrubada de árvores.

Moradores do Jardim Primavera estão revoltados com uma decisão da Prefeitura de Itabuna. Árvores de praça pública do bairro foram derrubadas, sob o argumento de que dois vizinhos do logradouro estavam reclamando da folhagem.

Foto com a prova do crime cometido pelo município foi parar em redes sociais. Moradores do bairro compartilharam a imagem e comentaram que o bairro está entre os campeões de invasões de praças públicas.

A imagem acima, postada no Facebook pelo morador Edmilson Gustavo Souza, em pouco tempo contava com quase 50 comentários e 20 compartilhamentos.

– Em pleno Século XXI funcionários da prefeitura derrubando todas as árvores dizendo que receberam ligação de 2 vizinhos pedindo pra derrubar as árvores de 3 década por que suas portas estavam caindo folhas em plena Primavera – comentou Edmilson.

Atualizado às 20h

Tempo de leitura: 3 minutos

Professor Aldineto MirandaAldineto Miranda | erosaldi@hotmail.com

Vigiem senhores e senhoras! Vigiem seus pensamentos, palavras e ações, pois podem se tornar cruéis atitudes ou posturas belíssimas. A decisão é sempre nossa.

“A religião é o ópio do povo”. Com essa frase Karl Marx, pensador alemão, define com maestria uma das facetas que a religião pode adquirir. Certamente, estamos vivenciando uma epocalidade de crise: meio ambiente clamando por cuidados, relativização de valores, desenvolvimento tecnológico convivendo com a miséria e sofrimento de muitos seres humanos, adultos infantilizados, crianças e adolescentes tragados pelo tráfico, ou dependentes de drogas; alienados, depressivos, oprimidos.

Em meio a toda essa crise social, vemos o proliferar de igrejas – das mais variadas denominações – prometendo as benesses de um céu perfeito, e, para isso, fomentam o fanatismo e incitam o ódio contra qualquer outro tipo de postura diferenciada, fazendo com que muitos jovens e adultos utilizem uma forma de alienação que não é química (das drogas ilícitas), porém é uma forma de alienação ideológica ocasionada pelo entorpecimento das consciências. Ambas possuem o mesmo efeito: destróem o cérebro, a capacidade de escolha,  deixando as pessoas, que escolhem fazer uso delas, sem poderem mais escolher, abrem mão de ser indivíduos e se tornam fantoches.

O desespero é o terreno fértil para o fanatismo e a intolerância, e o discurso religioso que exclui, marginaliza, seleciona, é cruel, ainda que se realize em nome de Deus – na verdade, ser realizado em nome de um ser superior é o que o torna ainda mais nefasto.

Quem diz que A ou B vai está condenado à perdição eterna, inferno, ou algo parecido,  porque tem outro pensamento religioso, uma orientação sexual  diferente, uma opção de vida incomum, assume uma postura intolerante e intransigente, e se identifica com tudo que é mais diabólico. Lembrem que a palavra diabo, etimologicamente, provém do grego diabolo e significa separação, divisão. Ou seja, tudo o que exclui, separa, é diabólico. O contrário dessa categoria é o símbolo, tudo o que une, acrescenta, mistura, é simbólico. O sincretismo é simbólico, o amor provoca sinergia, por isso é um sentimento lindo que cria beleza, prazer e vida!  Cristo sabia disso, por isso ressaltou o amor como principal mandamento.

Dentre as religiões, ressalto a beleza da mística do candomblé, que resistiu ao racismo eurocêntrico sincretizando-se com o catolicismo e outras manifestações religiosas. Por ser uma religião que agrega, nele não há espaço para o diabo, pois não existe o diabólico. Tudo é simbólico!

Ouso não concordar totalmente com  o Marx. Eu não diria que a religião é o ópio, mas diria que algumas posturas, pseudo religiosas, são uma praga para o desenvolvimento da humanidade, tão grave quanto o crack. A religião é uma faca de dois gumes bem afiados,  podendo libertar ou aprisionar o indivíduo.

O problema não é a religião em si. Gandhi, líder religioso indiano, representativo de uma postura  respeitosa e amorosa, já afirmava que um homem sem religião é como um barco sem direção. O que critico, indignadamente, são as denominações religiosas e pessoas recheadas de intolerância e fanatismo, pois disto tenho medo, tenho muito medo! Medo que mais uma vez o horror de uma espécie de inquisição contemporânea volte a acontecer.

Ao mesmo tempo sinto um fio de esperança ao ver um líder religioso, como o papa Francisco, ao ser perguntado sobre a postura homossexual, responder: “Quem sou eu para julgar?”, afirmando posteriormente que não se deve marginalizar as pessoas. Postura humilde, de um líder carismático e sensato.

Leia Mais