Tempo de leitura: 2 minutos
Reúne Ilhéus divulgação
Placar exibido pelo movimento nos 90 dias de resistência.

Os meninos e meninas do coletivo Reúne Ilhéus dão uma demonstração de resistência e certeza de objetivos aos movimentos sociais no sul da Bahia. Estão prestes a completar 100 dias em frente ao Palácio Paranaguá, em Ilhéus, para cobrar do município respostas concretas e que resultem em melhoria do sistema de transporte coletivo.

É natural que um movimento assim não encontre respaldo tanto no governo – afinal, está sendo acossado – e em outros setores da sociedade que fazem questão de se tornarem dependentes do Poder Público.

Se não têm apoio de movimentos organizados do patronato e de poderes públicos, as doações de alimentos recebidas de empresários e de ilheenses comuns reforçam a justeza de propósito do movimento. Afinal, o ilheense tem uma das passagens mais caras do interior do país – R$ 2,40, concedido pelo governo anterior – e só não houve reajuste por causa da pressão da sociedade e, claro, da resistência dos membros do Reúne Ilhéus, que pedem tarifa a R$ 2,00.

Mas o “Reúne” demonstrou que não é só isso. É exigir o passe-livre estudantil, é exigir que se abra a caixa-preta do transporte coletivo urbano – e cobrar melhorias no sistema. É, também, cobrar dos vereadores que investiguem a “mina de ouro” ilheense.

É natural, pois, que este movimento contrarie muitos, pois as mesmas empresas que são alvos do Reúne Ilhéus são aquelas que, geralmente, beneficiam políticos em busca de conquistar – ou manter – mandatos.

O prefeito Jabes Ribeiro, por exemplo, recebeu R$ 150 mil da família Carletto em sua campanha pelo Palácio Paranaguá. E a família é, justamente, a controladora da ViaMetro, uma das empresas que exploram o transporte público urbano no município.

Força, Reúne Ilhéus. Haverá quem, ainda hoje, diga que o movimento pode ficar desacreditado. Estes, podem estar sendo financiados pelos ocupantes do poder de plantão. Ou pelas empresas…

P.S.: Hoje, o grupo já é considerado o maior ato de ocupação do País. Estranho é que muitos poderosos se unam para que o movimento se desfaça, mas não se reúnem para analisar as propostas da “gurizada”. É a sociedade que temos…

Tempo de leitura: < 1 minuto
trambolho
Obras foram paralisadas em 2006

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato do Magistério Público de Itabuna (Simpi) e Associação Cultural dos Amigos do Teatro (Acate) se reuniram em uma mobilização que defende a retomada das obras do Teatro e Centro de Convenções de Itabuna, paralisadas desde 2006, quando a Bahia ainda era governada por Paulo Souto.

Nesta sexta-feira (18), às 15h, essas e outras instituições participam de audiência pública na Câmara de Vereadores com o objetivo de discutir o tema e avaliar estratégias para convencer o governo baiano a dar continuidade ao projeto, hoje mergulhado em controvérsia judicial, já que o benemérito doador da área, o Sr. Fernando Gomes de Oliveira, com o beneplácito do amigo José Nilton Azevedo, usou de prerrogativa contratual para reaver o terreno.

O Ministério Público, naturalmente, trabalha para barrar a investida, que tem base em contrato, mas viola a Constituição, por ser imoral. O presidente da subseção local da OAB, Andirlei Nascimento, quer que o MP também exija o reinício das obras.

Tempo de leitura: 2 minutos

Eugênio Spengler foto Rafael MartinsA participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, no Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, na quarta-feira (16), em Ilhéus, teve um único objetivo: defender o decreto que regulamenta a cabruca, sistema de plantio de cacau debaixo de árvores da Mata Atlântica, típico do sul da Bahia. O decreto ainda será publicado, conforme apurou o PIMENTA, o que deve ocorrer até o final do ano, nas previsões de Spengler.

A minuta do decreto foi colocada para análise da sociedade, que pode apresentar sugestões de alteração do texto até a próxima segunda-feira (21). Na semana passada, um grupo de produtores, técnicos da Ceplac e ambientalistas discutiram propostas que alteram a redação de diversos itens do decreto, o que já foi apresentado à Sema.

Em sua fala no congresso, Spengler lembrou que o decreto será o reflexo do desejo de desenvolvimento econômico e social da comunidade regional, aliado à necessidade de conservação das espécies arbóreas e toda biodiversidade abrigadas pela cabruca.

Ele lembrou que o anúncio da legislação despertou interesses os mais diversos. “Uns, queriam derrubar as árvores para aumentar a produtividade do cacau. Outros, obrigar a fechar ainda mais a cobertura arbórea. O decreto encontrou uma solução, que está em discussão até segunda”.

O secretário destacou a participação da Ceplac na elaboração do texto e afirmou que será o órgão federal, por meio de um acordo de cooperação técnica com o Inema – órgão de fiscalização ambiental da Bahia – que vai garantir a validação dos processos, a medição dos ativos em madeira nas fazendas, e o inventário das espécies, com georreferenciamento de todas as árvores da cabruca.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Venturini e Margareth Menezes são atrações do (Montagem Ibahia).
Venturini e Margareth Menezes são atrações do Vozes do Brasil (Montagem Ibahia).

Do Ibahia

Depois de abrir a turnê em Porto Seguro, no início de outubro, o projeto Vozes do Brasil desembarca agora em Ilhéus, com shows de Flavio Venturini e Christiano Reiz, no dia 1° de novembro, e Margareth Menezes e Juba Gonzaga, no dia 02.

As apresentações acontecem às 19h, no Centro de Convenções de Ilhéus, com ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos no Stand do Karioka, em Ilhéus, e Bicho Festeiro (Shopping Jequitibá), em Itabuna.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Rubro-negro resiste à pressão botafoguense e fica mais perto do G-4 (Foto EVC).
Rubro-negro resiste à pressão botafoguense e fica mais perto do G-4 (Foto EVC).

O Vitória bateu o Botafogo por 1 a 0 no Barradão, há pouco, e alcançou a quinta colocação na Série A do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado pela revelação William Henrique, aos 32 minutos da etapa final, após receber cruzamento de Euller.

O rubro-negro chegou aos 43 pontos, ficando a seis do time carioca, quarto colocado. O líder é o Cruzeiro, com 62 pontos. O próximo jogo do Vitória será contra a Portuguesa, no Canindé, domingo (20), às 18h30min. Já o Fogão, enfrentará o Vasco no mesmo dia e horário. Confira o gol.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Fedor foi preso ao final da tarde de hoje (Foto Radar Notícias).
Fedor foi preso ao final da tarde de hoje (Foto Radar Notícias).
José Urbano foi assassinado na Juracy Magalhães (Foto Pimenta).
José Urbano foi assassinado na Juracy Magalhães (Foto Pimenta).

Agentes da Delegacia de Homicídios em Itabuna prenderam no final da tarde desta quinta (17) um homem até agora identificado como Júnior Fedor. Ele é apontado como o autor dos três tiros que mataram o mototaxista José Urbano Oliveira Simões, na manhã de terça (15), na Avenida Juracy Magalhães, Alto Mirante.

Fedor teria assumido a autoria do crime, recebendo R$ 3 mil para a execução. O bandido foi preso na região conhecida como Alto do Cuscuz, informa o Blog do Tom. A polícia ainda procura o mandante do crime.

Desde o primeiro momento, investigadores descartavam a hipótese de assalto para o crime, conforme revelou um agente ao PIMENTA ainda no local do assassinato. Mais informações em instantes.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Mercado do Cacau

Juvenal aposta em programa para aumento de produção.
Juvenal aposta em programa para aumento de produção.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, assinou na terça-feira, 16, o decreto sobre a gestão ambiental do Estado da Bahia, que cria o Programa de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais do Estado e disciplina as etapas do processo. A assinatura ocorreu durante o Simpósio do Cacau que aconteceu no Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, em Ilhéus.

Dentre outros, o Decreto, define o que é Sistema de Produção de Cacau Cabruca, o que, poderá viabilizar o manejo das árvores, que sombreiam as lavouras na região, incentivando também o plantio de árvores nativas em substituição de árvores exóticas, preservação de nascentes e recuperação de APP.

Para o Superintendente da Comissão Executiva do Plano Executivo da Lavoura Cacaueira (Ceplac) Bahia, Juvenal Maynart, o decreto poderá viabilizar economicamente os produtores: “O decreto define que é sistema de produção e o que é Mata Atlântica, dessa forma ele poderá favorecer a busca da viabilidade econômica através da definição clara do espaço que é passível de exploração econômica, que não é o caso da Mata Atlântica”.

Tempo de leitura: 2 minutos

Jorge Wamburg |Agência Brasil

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre racismo no Brasil, divulgado nesta quinta-feira (17), revela que a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior do que um branco. Segundo o estudo, existe racismo institucional no país, expresso principalmente nas ações da polícia, mas que reflete “o desvio comportamental presente em diversos outros grupos, inclusive aqueles de origem dos seus membros”.

Intitulado Segurança Pública e Racismo Institucional, o estudo faz parte do Boletim de Análise Político-Institucional do Ipea e foi elaborado por pesquisadores da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado das Instituições e da Democracia (Diest).

“Ser negro corresponde a [fazer parte de] uma população de risco: a cada três assassinatos, dois são de negros”, afirmam os pesquisadores Almir Oliveira Júnior e Verônica Couto de Araújo Lima, autores do estudo.

Na apresentação do trabalho, em entrevista coletiva na sede do Ipea em Brasília, o diretor da Diest, Daniel Cerqueira, que, do Rio, participou do evento por meio de videoconferência, apresentou outros dados que ratificam as conclusões da pesquisa sobre o racismo institucional.

Segundo ele, mais de 60 mil pessoas são assassinadas a cada ano no Brasil, e “há um forte viés de cor/raça nessas mortes”, pois “o negro é discriminado duas vezes: pela condição social e pela cor da pele”. Por isso, questionou Cerqueira, “como falar em preservação dos direitos fundamentais e democracia” diante desta situação?

Para comprovar as afirmações, Cerqueira apresentou estatística demonstrando que as maiores vítimas de homicídios no Brasil são homens jovens e negros, “numa proporção 135% maior do que os não negros: enquanto a taxa de homicídios de negros é de 36,5 por 100 mil habitantes. No caso de brancos, a relação é de 15,5 por 100 mil habitantes”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Joaquim Bastos, secretário de Planejamento e Tecnologia de Ilhéus, esclareceu que o município está inscrito no Programa Cidades Digitais, porém ainda não foi selecionado. Segundo o secretário, a lista divulgada nesta semana no Diário Oficial da União contemplou apenas municípios na faixa dos 50 mil habitantes.

– Caso Ilhéus seja selecionada, passaremos a ter 24 pontos de atendimento à população – disse ele, culpando a gestão anterior por não ter incluído o município no programa. Nesta semana, o blog divulgou a lista dos municípios baianos selecionados para o Cidades Digitais (relembre).

Tempo de leitura: < 1 minuto
Maurino, Andrei, Murilo e Jonatas...
Os apresentadores Maurino, Andrei, Murilo e Jonatas, que aparece… enfeitado.

Eles prometem informação, diversão e entretenimento com muito humor, sem perder o ponto. Maurino Júnior, Andrei Sansil, Murilo Pitombo e Jonatas Davi entraram na fase final dos ajustes para a edição de estreia do Pirão Baiano, neste sábado (17), às 14 horas, na Rádio Jornal de Itabuna (560 AM).

Antes da estreia, os “cozinheiros” prepararam umas amostras do Pirão Baiano que será servido a partir de sábado.

Os bastidores do programa podem ser conferidos na fanpage (clique aqui). Além do site da emissora, o internauta poderá ouvir o Pirão pelo site Ilhéus 24h.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Roberto José, presidente da Ficc, ao lado da atriz Eva Lima (foto Thiago Pereira)
Roberto José, presidente da Ficc, ao lado da atriz Eva Lima (foto Thiago Pereira)

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) está apostando no trabalho dos agentes de cultura para combater a violência nos bairros da cidade e criar novas referências para os jovens.

O tema foi tratado recentemente pelo presidente da instituição, Roberto José da Silva, em entrevista ao PIMENTA, e voltou a ser lembrado nesta quinta-feira, 17, quando a Ficc reuniu a imprensa e colaboradores para fazer um balanço dos primeiros dez meses da atual gestão e apresentar projetos.

Segundo Roberto José, os agentes de cultura têm a missão de fomentar o gosto pela arte e descobrir talentos nas comunidades, para as quais já foram selecionados 25 “operadores culturais”. Outros seis foram garimpados no Conjunto Penal de Itabuna e farão o mesmo trabalho dentro da unidade carcerária. O presidente afirma que a ação está relacionada ao projeto “Cidade de Paz”.

No encontro desta quinta-feira, a Ficc informou sobre os projetos que já cadastrou para captação de recursos junto ao Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), Petrobras, Embaixada da Alemanha e Fundação Palmares, entre outras instituições. A fundação também lançou hoje o primeiro número de seu boletim informativo e manifestou apoio à campanha Outubro Rosa,  de prevenção do câncer de mama.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Servidores de prefeituras sul-baianas participam nesta sexta-feira, 18, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) de uma oficina de elaboração de projetos, que faz parte do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul (AGIR-LS).

A oficina será ministrada das 8 às 17 horas, no primeiro andar do pavilhão Pedro Calmon (Departamento de Economia), e é uma iniciativa da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia, em parceria com a instituição de ensino.

De acordo com os organizadores, a atividade é pré-requisito para participação no Curso Prático do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), que será realizada nos dias 21, 22 e 23, também na Uesc.

Tempo de leitura: < 1 minuto
Comércio não abre em Itabuna - foto - e Ilhéus nesta segunda.
Comércio não abre em Itabuna – foto – e Ilhéus nesta segunda.

Uma acordo dos sindicatos patronal e dos empregados fará com que o comércio dos dois maiores municípios do sul da Bahia não abra na próxima segunda, 21. Em Itabuna, o prefeito Claudevane Leite atendeu ao pedido dos dois segmentos e decretou feriado municipal.

Já em Ilhéus, o comércio não abre, mas bancos e serviços públicos funcionarão normalmente, pois não foi decretado feriado.

O Dia dos Comerciários é o 30 de outubro. A comemoração neste ano, no entanto, será antecipada nos dois municípios.

Tempo de leitura: 2 minutos
Assaltante recebeu voz de prisão ainda no local do crime (Reprodução).
Assaltante recebeu voz de prisão ainda no local do crime (Reprodução).

– DEPUTADO DIZ AO PIMENTA QUE CAPITÃO FOI
AFASTADO E ESTÁ SEM TELEFONE FUNCIONAL

– PM REBATE DEPUTADO E ALCKMIN
DIZ QUE AÇÃO FOI LEGÍTIMA

O deputado estadual Major Olímpio (PDT) denunciou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o comando da Polícia Militar durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa paulista. Segundo o major, o capitão Antônio Bernardo foi punido por ter impedido o roubo de uma Honda Hornet, no último sábado (12). O capitão deve ficar afastado das ruas por, pelo menos, seis meses, conforme o parlamentar.

O capitão é comandante do 51º Batalhão da PM-SP e foi testemunha de assalto contra um vigilante que trafegava pela zona leste de São Paulo com a sua moto, avaliada em R$ 35 mil, abordado por dois assaltantes. O capitão passava pelo local e conseguiu frustrar o roubo.

O assaltante Leonardo Escarante Santos, de 18 anos, reagiu ao receber voz de prisão. Ao tentar sacar a arma, foi atingido na perna e no abdome pelo capitão. O outro bandido conseguiu escapar. Toda a ação foi filmada por uma câmera acoplada ao capacete da vítima (relembre aqui).

A postura do policial militar foi elogiada por órgãos de Direitos Humanos e pela ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, mas o comando da PM e o governador Geraldo Alckmin assim não entenderam, conforme a denúncia do deputado estadual.

O PIMENTA entrou em contato com o mandato do deputado, por meio de telefone. Segundo Major Olímpio, Capitão Antônio Bernardo foi afastado do cargo de comandante do 51º Batalhão da PM-SP e já está sem o telefone funcional. “A gente soube da punição ontem”, afirmou ao blog.

OUTRO LADO

No início da tarde, às 13h33min, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou nota na qual nega que o capitão tenha sido afastado de suas funções. Também rebate que ele tenha sido incluído em programa de avaliação psicológica. Já o governador Geraldo Alckmin afirma que a atitude do capitão foi “legítima”.

Confira o vídeo em que o deputado faz a denúncia.

Atualizada às 10h28min (18/10)

Tempo de leitura: < 1 minuto

Chico de Gois | O Globo

O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto de lei complementar que abre a possibilidade para criação de novos municípios por intermédio das Assembleias Legislativas dos estados. A matéria havia sido aprovada pela Câmara em junho deste ano, mas, como foram feitas alterações, uma vez que o projeto era originário do Senado, retornou para que os senadores analisassem as mudanças. O projeto de lei tramitava no Congresso desde 2002. Votaram favoravelmente à proposta 53 senadores; cinco foram contrários e três se abstiveram.

A farra da criação de novos municípios havia sido interrompida em 1996, quando uma emenda constitucional exigiu a aprovação de lei federal que definisse novos critérios para criação, incorporação, desmembramento de novas cidades.